You are on page 1of 7

AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gesto Estratgica e Qualidade DISCIPLINA: Responsabilidade Social Empresarial MATRCULA: ALUNO: Luiz

z Fernando Rodrigues NCLEO REGIONAL: DATA: 25/07/2013 QUESTO 1: Como podemos definir desenvolvimento sustentvel e como este conceito se relaciona com o de Responsabilidade Social Empresarial. Indicao da pgina do mdulo onde este assunto apresentado:

Pgs. 17 a 19 e 30.
Indicar referncias de pesquisa complementar (livros: bibliografia e sites: endereo eletrnico) OPCIONAL:

http://www.empresaresponsavel.com/entendamais.php
Resposta (com as suas palavras):

Desenvolvimento sustentvel refere-se a toda forma de evoluo no contexto social, econmico e ambiental, que se d enquanto considera mudanas e acontecimentos nesses 3 tipos de cenrios em tempos futuros. Sua relao com o conceito de responsabilidade social empresarial acontece uma vez que esse ltimo transmite em seu significado a preocupao das organizaes, no somente com suas aes e fatores internos, mas como tambm para com os mesmos 3 contextos citados no incio desse pargrafo. A instituio, visando perpetuar sua vida no mercado em que est inserida, bem como sua boa reputao, possui como ao permanente se preocupar com as questes da comunidade que est inserida e planejar aes para sua evoluo. Evoluo essa que por ser planejada, ocorre de forma sustentvel.

QUESTO 2: Muitos autores consideram que aes de responsabilidade social so portadoras de valores mais consistentes e fomentadores de capital social. Como os projetos de responsabilidade social empresarial fomentam capital social, incluso e diminuem a desigualdade existente no pas? Indicao da pgina do mdulo onde este assunto apresentado:

Pg. 15.
Indicar referncias de pesquisa complementar (livros: bibliografia e sites: endereo eletrnico) OPCIONAL:

Cimbalista, Silmara. "Responsabilidade Social: um novo papel das empresas" empreende.org. 06 2001. 07 2013 <http://empreende.org.br/pdf/Responsabilidade %20social/Responsabilidade%20Social%20-%20Um%20novo%20papel%20das %20empresas.pdf>. Resposta (com as suas palavras):

Se uma empresa detm em sua poltica a preocupao com a responsabilidade social empresarial, a mesma naturalmente pressupe que suas aes tenham um reflexo positivo na sociedade em que est inserida. Tais aes possuem por finalidade atender as necessidades inerentes da comunidade em que a instituio se encontra. E nesse contexto, se insere o fomento ao capital social, uma vez que a instituio muitas vezes no age sozinha, mas sim em conjunto para com sua comunidade, juntamente com outras organizaes, entidades e a prpria populao. Da mesma forma, a incluso, j que muitas das aes procuram integrar a maior quantidade possvel da populao carente. E por fim, a diminuio da desigualdade que por consequncia tambm se aplica, visto que ao se considerar todas as parcelas da populao em aes que geram a incluso, as pessoas comeam a exercer suas posies de igualdade na referida sociedade.
QUESTO 3: Qual a importncia dos stakeholders para o desenvolvimento da responsabilidade social empresarial? Indicao da pgina do mdulo onde este assunto apresentado:

Pgs. 14 e 15.
Indicar referncias de pesquisa complementar (livros: bibliografia e sites: endereo eletrnico) OPCIONAL:

http://touroloucoadm.blogspot.com.br/2007/03/os-stakeholdersresponsabilidade-social.html
Resposta (com as suas palavras):

Cada parte interessada num projeto, ao, entidade, ou organizao fundamental para seu bom desenvolvimento. Ao falarmos de responsabilidade social empresarial essa importncia consegue ser

ainda mais aprofundada, pois as aes a elas inerentes so direcionadas prpria sociedade, que por si s compreende muitas classes de stakeholders. Os stakeholders internos possuem sua importncia voltada a execuo das aes. Os externos, por sua vez, possuem uma importncia colaborativa, participativa e de continuidade. E somente com o real engajamento de todas as partes, que toda a proposta levantada e pleiteada por uma poltica de responsabilidade social empresarial, poder chegar ao xito.
QUESTO 4: A partir das leituras e reflexes realizadas, aponte criticamente, duas vantagens decorrentes do trabalho voluntariado, seja para o prprio voluntrio ou mesmo para a entidade na qual est inserido. Indicao da pgina do mdulo onde este assunto apresentado:

A partir da pg. 79.


Indicar referncias de pesquisa complementar (livros: bibliografia e sites: endereo eletrnico) OPCIONAL:

http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/Responsabilidadesocial-trabalho-voluntario-e-comunidade
Resposta (com as suas palavras):

O trabalho voluntariado possui como essncia a mo de obra gratuita e espontnea de pessoas para com aes em prol da sociedade em que se encontram. Se mescla com o conceito de responsabilidade social empresarial, pois essa ltima integra a fora e influncia corporativa com a da comunidade em que est inserida, para que assim possa dar seguimento as suas aes. Ao ter disposio, a fora de trabalho voluntria, uma instituio pode aumentar suas expectativas de sucesso para as aes que venha a promover em prol da comunidade. Uma vez alcanado o xito, sua imagem perante a sociedade consumidora, somente ficar mais favorvel e bem vista, repercutindo diretamente em seu potencial de mercado. Ao mesmo tempo, a pessoa voluntria exerce seu papel de cidad e vista pela prpria sociedade como um bem valioso, dotado de valores sustentveis e sociais. Atualmente, o agir social at mesmo muito valorizado por empresas no momento de seleo de pessoal para vagas de trabalho. uma via de mo dupla, onde todos as partes

interessadas ganham. Corporao, voluntrio e comunidade.

ATENO:
Na realizao das avaliaes (AV1 e AV2), procure desenvolver uma argumentao com suas prprias palavras. Observe que importante voc realizar uma pesquisa aprofundada para atender aos objetivos propostos consultando diferentes autores. No entanto, fundamental diferenciar o que texto prprio de textos que possuem outras autorias, inserindo corretamente as referncias bibliogrficas (citaes), quando este for o caso. Vale lembrar que essa regra serve inclusive para os nossos mdulos, utilizados com freqncia para as respostas das avaliaes. Em caso de dvidas, consulte o material sobre como realizar as citaes diretas e indiretas ou entre em contato com o tutor de sua disciplina. AS AVALIAES QUE DESCONSIDERAREM ESTE PROCEDIMENTO ESTARO SEVERAMENTE COMPROMETIDAS.

AV2 Trabalho Acadmico de Aprofundamento CURSO: Gesto Estratgica e Qualidade DISCIPLINA: Responsabilidade Social Empresarial MATRCULA: ALUNO: Luiz Fernando Rodrigues NCLEO REGIONAL: DATA: 25/07/2013 Atividade Sugerida: Nos vrios textos trabalhados, encontramos algumas vezes a seguinte afirmao: o termo responsabilidade social no homogneo . O que significa esta afirmao? Disserte sobre duas possveis definies de Responsabilidade Social. Municpio pesquisado/Estado:

De acordo com o material de estudo de textos disponibilizados, poderiamos chegar a concluso de que a resposa certa a essa questo seria a co-existncia das responsabilidades sociais INTERNA e EXTERNA. Ao passo que a primeira lida com a preocupao com seus funcionrios e corpo de trabalho da instituio, no que tange a sade, segurana, direitos pleiteia colaborar para a e assistncias at mesmo a seus comunidade em que est inserida. familiares; a outra diz respeito a desenvolvimento que a corporao Entretanto, de se pensar que a questo e sua resposta tenham um sentido mais profundo. Pois se relembrarmos a essncia do conceito de responsabilidade social, chegaremos a diversos outros conceitos que so complementares a esse, e por isso mesmo, no menos importantes. Dentre esses, est o conceito de cidadania. Tal palavra exprime o direito e dever inerente a qualquer pessoa e ser social. Mas as aes de responsabilidade social so um direito desses indivduos, no verdade? Ao mesmo tempo, esses, na figura de agentes sociais, possuem por sua vez o direito de colaborar e fomentar essa mesma responsabilidade. E disso que se trata tal afirmao. A responsabilidade social no pode ser encarada de forma unilateral a grandes corporaes ou outras instituies que se valham dessa prtica ao longo da histria. uma ao sinrgica, onde o agente recebedor de direito, mistura sua participao com seu dever cidado. E por isso a responsabilidade social no pode ser homognea. Deve ser conciliadora e recrutadora, a fim de que a proposta maior, seja alcanada.

You might also like