You are on page 1of 17

1.

INTRODUO
1.1. Processos de Fabricao
Fabricar transformar matrias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos. A idia de fabricar teve incio a milhares de anos, quando o homem pr-histrico percebeu que, para sobreviver, precisava de algo mais que pernas e braos para se defender e caar. Sua inteligncia logo o ensinou que se ele tivesse uma pedra nas mos, seu golpe seria mais forte, e se a pedra tivesse um cabo esse golpe seria mais forte ainda. Se essa pedra fosse afiada poderia cortar a caa e ajudar a raspar a peles dos animais. Foi a partir da necessidade de se fabricar um machado que o homem desenvolveu as operaes de desbastar, cortar e furar. Durante centenas de anos a pedra foi a matria-prima, mas por volta de 4000 A.C. ele comeou a trabalhar com metais, comeando com o cobre, depois com o bronze e finalmente com o ferro para a fabricao de armas e ferramentas. Para se ter uma idia do nmero de fatores que devem ser considerados num processo de fabricao vejamos, por exemplo, a produo de um simples artigo: o clipe. Primeiro ele deve ser projetado para atender o requisito funcional que segurar folhas de papis juntas. Para tanto, ele deve exercer uma fora suficiente para evitar o deslizamento de uma folha sobre a outra. Eles so, geralmente, feitos de arame de ao, embora hoje se encontre no mercado clipe de plstico. O comprimento do arame requerido para sua fabricao cortado e ento dobrado vrias vezes, para dar a forma final prpria. Por sua vez, o arame feito por um processo de trefilao a frio. Neste processo a seo transversal de uma haste longa reduzida, ao passar por uma matriz de fieira, que tambm confere algumas propriedades mecnicas ao material, como resistncia e dureza. A haste por sua vez, obtida por processos como a trefilao e a extruso de um lingote. Para evitar delongas, nenhuma informao quanto ao processo de obteno deste lingote ser abordada. A fabricao de um simples clipe envolve projeto, seleo de um material adequado e de um mtodo de fabricao para atender os requisitos de servio do artigo. As selees so feitas no somente com base em requisitos tcnicos, mas tambm com base nas consideraes econmicas, minimizando os custos para que o produto possa ser competitivo no mercado.

1.2. Usinagem
O termo usinagem compreende todo processo mecnico onde a pea o resultado de um processo de remoo de material. Existem vrios processos de usinagem, entre eles, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furao, brochamento, eletroeroso entre outros. A usinagem comeou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje em dia evolui muito com o uso de mquinas de alta preciso, por exemplo chamadas CNC (com comando numrico computadorizado), que so controladas por computador.

A preciso de tal mquinas chega a ser to pequena quanto 1 mcron. Para se ter uma idia, um fio de cabelo tem o dimetro de 80 microns. A usinagem atende, hoje em dia, a diversos mercados, como automotivo, naval, aeroespacial, eletrnico, eletrodomsticos etc. A usinagem reconhecidamente o processo de fabricao mais popular do mundo, transformando em cavacos algo em torno de 10% de toda a produo de metais, e empregando dezenas de milhes de pessoas em todo o mundo. Aps esta rpida introduo de Usinagem veremos uma classificao destacando as principais operaes, pois o foco de nosso trabalho o processo de retificao um dos principais processos de usinagem utilizados atualmente.

2. Retificao
Retificadoras so mquinas operatrizes derivadas dos tornos mecnicos. So altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peas e componentes cilndricos ou planos. Assim, a retificao tem por objetivo: a) Reduzir rugosidades ou salincias e rebaixos de superfcies usinadas com mquinas ferramenta, como furadeira, torno, plaina, fresadora; b) Dar superfcie da pea a exatido de medidas que permita obter peas semelhantes que possam ser substitudas umas pelas outras; c) Retificar peas que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento trmico; d) Remover camadas finas de material endurecido por tmpera, cementao ou nitretao. Geralmente, este tipo de usinagem posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento de superfcie. O sobremetal deixado para o processo de retificao de 0,2 a 0,5 mm, porque a retificadora uma mquina de custo elevado e seu emprego encarece o produto. Os materiais ou peas geralmente precisam ser submetidos a tratamento trmico de tmpera para serem retificados. Os virabrequins de motor a exploso, por exemplo, depois de confeccionados, tm suas medidas de acabamento terminadas numa retificadora. Outro exemplo seriam os corpos como barramentos e prismas de preciso das prprias mquinas operatrizes, que so acabados em suas medidas finais por retficas planas e cilndricas. O processo de retificao executado por ferramentas chamadas de esmeratrizes, que so pedras fabricadas com materiais abrasivos cujos formatos podem ser cilndricos, ovalizados, esfricos, etc. Em geral, as pedras so presas a eixos (pontas montadas) e giram em altssima rotao. Dessa forma, o componente a ser retificado montado num suporte, numa mesa coordenada ou num eixo, e recebe o atrito da esmeratriz, que vai retirando o material em quantidades muito pequenas, at chegar ao ponto ou dimenso determinados pelo projeto.

2.1 Caractersticas do processo


o processo de usinagem abrasiva que apresenta maior emprego na Indstria. Caracteriza-se pela remoo de material da pea pela ao conjunta de gros abrasivos ativos. A impossibilidade de definir geometricamente os gumes das ferramentas abrasivas levou ao nome de usinagem com gumes de geometria no-definida. um processo geralmente utilizado para as operaes de acabamento de peas. Os rebolos so ferramentas cortantes, constitudas por partculas abrasivas ligadas entre si por meio de ligante ou aglomerante. Foras altas, maior gasto de energia, temperaturas altas,... Forma mdia dos gros de ferramentas de retificao definida estatisticamente. Gros abrasivos so frgeis e quebram com cantos afiados Partes protuberantes atuam no processo de corte. Gumes tem geometria negativa em penetram em trajetria quase plana, ocorrendo deformaes plsticas e elsticas. Difcil pesquisa de fenmenos da retificao. Microestrutura das ferramentas complexa. Remoo de material por muitos gumes simultaneamente. Remoo de material na faixa de micrometros (observao difcil). Cavacos com seo varivel.

2.2 Variveis do processo


Espessura mdia de Cavaco: os grandes, induzem foras maiores sobre o gro abrasivo, gerando uma superfcie retificada mais rugosa. Foras maiores induzem maior auto-afiao no rebolo. E as finas h um aumento no risco de queimas de retfica. Taxa de Remoo: corresponde quantidade de cavacos removidos por unidade de tempo. Em geral, usa-se a unidade mm3/s. Velocidade de Corte: corresponde velocidade perifrica do rebolo, combinada com a velocidade da pea (da mesa da mquina). Taxa G de remoo de material: corresponde relao entre a quantidade de material removido pela retfica e a quantidade de material removido do rebolo, durante a operao.

3. Classificao das retificadoras


H basicamente trs tipos de retificadora: a plana, a cilndrica universal e a cilndrica sem centros (center less). Quanto ao movimento, em geral as retificadoras podem ser manuais, semi-automticas e automticas. No caso da center less, ela automtica, pois se trata de uma mquina utilizada para a produo em srie.

3.1. Retificadora Plana


Esse tipo de mquina retifica todos os tipos de superfcies planas: paralelas, perpendiculares ou inclinadas. Na retificadora plana, a pea presa a uma placa magntica, fixada mesada retificadora. Durante a usinagem, a mesa desloca-se em um movimento retilneo da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo com que a pea ultrapasse o contato com o rebolo em aproximadamente 10 mm. H tambm o deslocamento transversal da mesa. O movimento transversal junto com o movimento longitudinal permitem uma varredura da superfcie a ser usinada. O valor do deslocamento transversal depende da largura do rebolo. A retificadora plana pode ser tangencial de eixo horizontal e de topo de eixo vertical.

3.2. Retificadora Cilndrica Universal


A retificadora cilndrica universal retifica superfcies cilndricas, externas ou internas e, em alguns casos, superfcies planas em eixos rebaixados que exijam faceamento. A pea fixa, por exemplo, a uma placa universal como a utilizada no torno, que dotada de um movimento de rotao. O rebolo em movimento de rotao entra em contato com a pea e remove o material.

3.3. Retificadora Sem Centros (center less)


Esse tipo de retificadora muito usado na produo em srie. A pea conduzida pelo rebolo e pelo disco de arraste. O disco de arraste gira devagar e serve para imprimir movimento pea e para produzir o avano longitudinal. Por essa razo, o disco de arraste possui uma inclinao de 3 a 5 graus, que responsvel pelo avano da pea.

4. Rebolo
A ferramenta de corte utilizada na retificadora o rebolo, cuja superfcie abrasiva, ou seja, apresenta-se constituda de gros de xido de alumnio ou de carbeto de silcio, entre outros. Por isso, a usinagem com rebolo designada como um processo de usinagem por abraso. Trata-se do mesmo sistema empregado pelo dentista quando ele utiliza um instrumento giratrio com uma espcie de lixa redonda para limpar ou polir nossos dentes. O desgaste do material a ser usinado muito pequeno, porque o rebolo arranca minsculos cavacos durante a operao de corte, quando a aresta dos gros abrasivos incide sobre a pea. O ngulo de ataque desses gros geralmente negativo. O rebolo apresenta cinco elementos a serem considerados.

Abrasivo material que compe os gros do rebolo. Granulao tamanho dos gros abrasivos. Aglomerante material que une os gros abrasivos. Grau de dureza resistncia do aglomerante. Estrutura porosidade do disco abrasivo.

Abaixo formato da estrutura de um rebolo:

Existem vrios tipos e formas de rebolo, adequados ao trabalho de retificao que se deseja fazer e, principalmente, natureza do material a ser retificado. Veja a tabela a seguir.

Para que a superfcie retificada apresente exatido dimensional e bom acabamento, necessrio levar em conta o tipo de material a usinar, o tipo de trabalho a ser feito e o tipo de granulao e o aglomerante do rebolo.

Tabela para ao no temperado

O aglomerante vitrificado, utilizado na maioria dos rebolos fabricados, est entre 70% e 80% do total.

Quanto a sua composio de seus gros:


Smbolo A C AA GC Abrasivo Material xido de Alumnio Aplicao

Ao carbono sem tratamento trmico, forjado, fundido, etc Carbono de Silcio Ferro fundido, no ferrosos e no metlicos xido de Alumnio Branco (99% de pureza) Aos temperados, ao rpido, vidros, etc. Materiais extremamente duros: Carbureto Carboneto de Silcio Verde de tungstnio (Vdia)

Quanto velocidade da mesa, existem as seguintes relaes:

Quanto dureza do rebolo:

Quanto estrutura:

4.1 Operaes do rebolo


Limpeza Operao que tem objetivo a desobstro dos poros do rebolo. Perfilamento Operao que tem objetivo dar forma ao rebolo Dressamento uma espcie de reafiao, que consiste em remover gros arredondados (rebolo espelhado) ou limpar rebolos carregados de cavacos (rebolo empastado) Afiao Operao que tem objetivo remover o ligante entre os gros abrasivos, geralmente utilizada aps a dressagem em rebolos com ligantes resinides.

Possveis problemas que podem ocorrer nas operaes dos rebolos:

5. Rugosidade
Rugosidades so irregularidades micromtricas que se formam na superf cie da pea, durante o processo de usinagem. Na retificao, elas podem ser causadas por folgas nos eixos, irregularidades no movimento da mesa, desbalanceamento do rebolo e granulao do abrasivo, entre outras causas. Observe no quadro abaixo a relao entre rugosidade (Ra), granulao do abrasivo e a profundidade de corte do rebolo.

6. Lubrificao e refrigerao
Todo processo de retfica trabalha com refrigerao. - Os principais objetivos dos lquidos refrigerantes de corte so: Resfriar a pea que est sendo retificada; Lubrificar a interface pea/partcula abrasiva; Arrastar os cavacos.

A regio chamada de hot spot (figura abaixo) a regio da interface pea/rebolo onde a temperatura mais elevada. A efetividade da refrigerao depende do

refrigerante conseguir romper a barreira de ar em volta do rebolo e chegar junto ao hot spot na rea de contato.

Isso conseguido se a velocidade do lquido refrigerante se aproximar da velocidade superficial do rebolo fazendo com que o refrigerante penetre a barreira de ar.

7. Principais vantagens do Processo


Trabalhar com tolerncias apertadas; Acabamento superficial de alta qualidade;

8. Principais desvantagens do Processo


Baixa velocidade quando comparada a outros processos de fabricao; Suscetvel a danos graves na pea quando no executada corretamente. Chamados de tenses e trincas de retfica. Trincas e tenses de retfica A escolha errada de um rebolo ou dos parmetros de retfica, resulta em considervel risco de causar danos superficiais a pea. Danos trmicos conforme descritos abaixo: - Oxidao: Oxidao da pea e/ou do fluido refrigerante, gerando uma fina camada na superfcie retificada.

Fresa fabricada em ao rpido, apresenta oxidao devido retfica.

- Super Revenimento: Ocorre quando a temperatura da pea atinge valores superiores ao do ltimo revenido, durante o processo de retfica. - Retmpera: A queima devido retmpera, ocorre quando a temperatura na superfcie que est sendo retificada supera a temperatura de autenitizao do ao, causando transformao de fases durante o resfriamento provocado pelo fluido refrigerante. - Tenses Residuais: medida que a temperatura aumenta, devido s restries impostas pela superfcie dilatao e contrao do material durante a operao, surgem tenses residuais de trao.

Corte metalogrfico de uma geradora de engrenagens, mostrando a superfcie queimada por retempera e super revenimento.

Pea apresentando severo dano por trincas na superfcie aps retfica.

9. Cuidados na Hora de Retificar


Para se obter uma boa operao de retfica, alguns cuidados devem ser tomados, tais como: Escolha da mquina e caractersticas tcnicas, cuidados na instalao e manuteno, rigidez, sistema de guias e mancais; Escolha do tipo de rebolo e da especificao; Determinar corretamente o momento de dressagem do rebolo e nunca deixar este momento ser ultrapassado sem que a dressagem seja realizada; Escolha do tipo de fluido refrigerante; Forma da pea, material esobremetal;

Cuidados na preparao e no setup so igualmente importantes e um bom planejamento das operaes pode proporcionar garantia de qualidade, menor tempo de setup e flexibilidade de produo de vrios modelos de peas.

10. Informaes Complementares


Neste item colocamos as tabelas de relao entre os processos de usinagem, cada qual com sua peculiaridade, qualidade superficial e dimensional. Diviso de Usinagem segundo a preciso atingvel:

Relao entre preciso e mecanismo de usinagem:

Relao entre processo de fabricao e qualidade superficial:

You might also like