You are on page 1of 47

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Ol aluno(a)!

Como est? Firme e forte nos estudos? Essa nossa segunda aula desse curso, sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente PNMA (Lei n. 6.938/1981) e seu regulamento (Decreto n. 99.274/1990). Antes de comear, vou esclarecer uma coisa para vocs. O edital do IBAMA apresentou o Item 3 da parte de Legislao do Setor de Meio Ambiente da seguinte forma: 3- Lei n 6.938/1981 e alteraes, Lei n 10.165/2000 e alteraes, Decreto n 99.274/1990, Decreto n 6.792/2009 e alteraes (Poltica Nacional do Meio Ambiente). Acontece que a Lei n. 10.165/200 uma das alteraes da Lei n. 6.938/1981. Da mesma forma, o Decreto n. 6.792/2009 uma das alteraes do Decreto n. 99.274/1990. Portanto, essas duas normas que o edital citou esto incorporadas s normas da nossa aula, ok? Portanto essa aula se refere a todas as normas do Item 3 da parte de Legislao do Setor de Meio Ambiente do nosso edital. Animados e preparados? Ento vamos comear:

AULA 1 : POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (LEI N 6.938/1981) E SEU REGULAMENTO (DEC N 99.274/1990)

I POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (LEI n. 6.938/1981)

A Poltica Nacional do Meio Ambiente, instituda pela Lei n. 6.938 de 31 de agosto de 1981, a lei mais importante do Direito Ambiental brasileiro. com base em seus princpios, objetivos e instrumentos, que todas as outras leis e atos normativos sobre meio ambiente foram editados. A grosso modo, podemos dizer que existe a seguinte ordem de importncia dentro do Direito ambiental:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI

A PNMA, como conhecida, se divide em 5 (cinco) partes. Vamos ver cada uma delas:

I.I - A Poltica Nacional do Meio Ambiente: Nessa parte a lei traz o que a poltica, seus princpios e as definies, segundo a legislao, dos termos ambientais utilizados. Ento vamos ao conceito de PNMA que est no art. 2:

Art. 2. A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento socioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princpios: [grifei]

Portanto, a PNMA uma poltica que busca trs objetivos: PRESERVAO, MELHORIA E RECUPERAO da qualidade ambiental. Para que? Para assegurar o desenvolvimento, segurana nacional, e dignidade da vida humana, ok?
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Agora vamos aos princpios. Eles so os norteadores dos instrumentos da PNMA. Como eu j havia comentado, essa a lei ambiental mais importante e, portanto, os princpios dela regem tambm todas as outras leis ambientais. Vamos a eles:

Art. 2. A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento socioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princpios: [grifei] I - ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; II - racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar; III - planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais; IV - proteo dos ecossistemas, com a preservao de reas representativas; V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras; VI - incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais; VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental; VIII - recuperao de reas degradadas; IX - proteo de reas ameaadas de degradao; X - educao ambiental a todos os nveis do ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente.

Esses 10 (dez) princpios costumam ser cobrados em prova e pode ser que aparea uma questo sobre eles na sua prova. A minha dica para voc memoriz-los focar nas primeiras palavras de cada inciso, pois elas

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI automaticamente remetem ao princpio como um todo. Para facilitar, coloquei o quadro dos princpios da PNMA abaixo:

PRINCPIOS DA POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

AO GOVERNAMENTAL RACIONALIZAO PLANEJAMENTO E FISCALIZAO PROTEO CONTROLE E ZONEAMENTO INCENTIVO ESTUDO E PESQUISA ACOMPANHAMENTO RECUPERAO PROTEO EDUCAO AMBIENTAL

Vamos ver como isso j foi cobrado em prova: 1 IBRAM/DF (2009) Cargos de Nvel Mdio No que se refere Poltica Nacional de Meio Ambiente (PNMA), julgue o item que se segue. Com o objetivo de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propcia vida e de assegurar, no pas, condies ao desenvolvimento socioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, a PNMA dever atender, entre outros, os princpios de planejamento e fiscalizao de uso dos recursos ambientais e do controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras. Esse item ligou corretamente o conceito da PNMA, expresso no art. 2, caput, com dois de seus princpios. Ele comea elencando os trs objetivos conceituais da PNMA: PRESERVAO, MELHORIA E RECUPERAO, e, em seguida, apenas transcreveu o restante da definio do art. 2. No fim relacionou com dois dos princpios, quais sejam: PLANEJAMENTO E FISCALIZAO (art. 2, inciso III) e CONTROLE E ZONEMAMENTO (art. 2, inciso V). Item CERTO. DICA: Uma coisa que deve ser observada por voc, que o CESPE costumam cobrar basicamente a letra da lei em questes sobre legislao ambiental. Vamos resolver mais uma questo: Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 2 IBRAM/DF (2009) Analista Ambiental Um dos princpios constitutivos da PNMA o monoplio governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, tendo em vista o meio ambiente como patrimnio pblico de uso coletivo a ser necessariamente assegurado e protegido. Olha o peguinha da questo. Um dos princpios no o monoplio, mas a ao governamental, conforme inciso I do art. 2 (tambm est no quadro dos princpios que eu coloquei). Alm disso, a ideia do monoplio governamental na preservao do meio ambiente fere a Constituio Federal no seu art. 225, no qual afirma que impe-se ao Poder Pblico E COLETIVIDADE a preservao do meio ambiente, ou seja, tanto os governos quanto os cidados so responsveis pela proteo do meio ambiente. Mas fique tranquilo que veremos isso com mais calma na nossa prxima aula. Item ERRADO.

Aps a definio e princpios, a PNMA traz 5 (cinco) conceitos importantes. Esses conceitos so utilizados tambm pelas demais leis ambientais. Apenas uma ressalva sobre eles deve ser feita: Esses conceitos so da legislao e podem divergir um pouco dos conceitos acadmicos mais utilizados nas cincias ambientais. Mas para esta prova, o que vale o conceito da lei, ok? Ento vamos a eles, previstos no art. 3:

Art. 3 - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; II - degradao da qualidade ambiental, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente; III - poluio, a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota;
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos; IV - poluidor, a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental; V - recursos ambientais: a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

Vou dar algumas dicas para no causar confuso entre os conceitos: 1- Cuidado para no confundir meio ambiente com recursos ambientais. O meio ambiente mais amplo. o conjunto de todos os recursos ambientais E SUAS INTERAES. Guarde isso! 2- No confundir degradao com poluio. Degradao qualquer alterao adversa (para pior) do meio ambiente. Poluio uma das formas de degradao e, para a lei, ela necessariamente resulta de uma atividade. Por exemplo, uma enchente com causas naturais uma forma de degradao, pois altera a qualidade ambiental para pior, mas no poluio j que no resultou de atividade. Toda poluio gera degradao, mas nem toda degradao poluio, ok? 3- Poluidor aquele que causa poluio OU degradao e, como vimos, so coisas diferentes.

Vamos ver como isso j foi cobrado em prova: 3 - MPE/RN (2009) Promotor de Justia Substituto (Adaptada) Entende-se por poluio a degradao da qualidade ambiental resultante apenas de atividades que afetem diretamente de forma desfavorvel a biota. O item afirmou que a poluio a degradao da qualidade ambiental resultante apenas de atividades que afetem diretamente de forma desfavorvel a biota. Porm, conforme o conceito do inciso III do art. 3 da PNMA, a poluio a degradao resultante de atividades que DIRETA E INDIRETAMENTE afetem desfavoravelmente a biota (alnea c). Item ERRADO
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Prxima: 4 TJ/ES (2010) Juiz Substituto (Adaptada): Meio ambiente definido como o conjunto de interaes, condies, leis e influncias fsicas e bioqumicas que origina e mantm a vida em todas as suas formas, de acordo com a PNMA. O examinador simplesmente copiou o art. 3, inciso I, e colou na prova! exatamente essa a definio de meio ambiente, de acordo com a PNMA. Item CERTO

I.II Objetivos da Poltica Nacional do Meio Ambiente: Os objetivos so aquilo que a lei busca alcanar, ou seja, aonde a lei quer chegar. So 7 (sete) e esto expressos no art. 4:

Art. 4 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente visar: I - compatibilizao do desenvolvimento econmico social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico; II - definio de reas prioritrias de ao governamental relativa qualidade e ao equilbrio ecolgico, atendendo aos interesses da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; III - ao estabelecimento de critrios e padres da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; IV - ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologia s nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais; V - difuso de tecnologias de manejo do meio ambiente, divulgao de dados e informaes ambientais e formao de uma conscincia pblica sobre a necessidade de preservao da qualidade ambiental e do equilbrio ecolgico; VI - preservao e restaurao dos recursos ambientais com vistas sua utilizao racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manuteno do equilbrio ecolgico propcio vida; VII - imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usurio, de contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos 7 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI

Observe que os objetivos esto diretamente ligados aos princpios. Vamos ento fazer um quadro semelhante para facilitar a memorizao, pois as primeiras palavras tambm indicam o objetivo como um todo:

COMPATIBILIZAO DO DESENVOLVIMENTO DEFINIO DE REAS PRIORITRIAS OBJETIVOS DA POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE ESTABELECIMENTO DE CRITRIOS E PADRES DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DIFUSO DE TECNOLOGIAS PRESERVAO E RESTAURAO IMPOSIO DE INDENIZAR/RECUPERAR

Alm dos objetivos, a lei traz em seguida orientaes aos entes federados para que esses objetivos sejam alcanados, conforme art. 5:

Art. 5 - As diretrizes da Poltica Nacional do Meio Ambiente sero formuladas em normas e planos, destinados a orientar a ao dos Governos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios no que se relaciona com a preservao da qualidade ambiental e manuteno do equilbrio ecolgico, observados os princpios estabelecidos no art. 2 desta Lei. Pargrafo nico. As atividades empresariais pblicas ou privadas sero exercidas em consonncia com as diretrizes da Poltica Nacional do Meio Ambiente

Vamos ver como esse assunto j foi cobrado em prova: 5 MMA (2008) Analista Ambiental (Adaptada) Entre os objetivos da Poltica Nacional do Meio Ambiente, incluem-se a compatibilizao do desenvolvimento econmico e social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico e o estabelecimento de critrios e padres da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e ao manejo de recursos ambientais.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Nesse item o examinador se limitou a unir a redao dos incisos I e III do art. 4 da PNMA. Eu avisei que o CESPE gosta da letra da lei em questes sobre legislao ambiental! Item CERTO.

I.III Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) Pessoal, o CESPE adora o SISNAMA! Quase toda prova que cai a PNMA aparece pelo menos um item sobre isso! Por isso vou me estender um pouco mais sobre esse tema, ok? O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) o conjunto de rgos, entidades e fundaes pblicas responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, e estruturado em 6 (seis) organismos, conforme art. 6:

Art. 6 Os rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, bem como as fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, constituiro o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado: I - rgo superior: o Conselho de Governo, com a funo de assessorar o Presidente da Repblica na formulao da poltica nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais; II - rgo consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no mbito de sua competncia, sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida; III - rgo central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como rgo federal, a poltica nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente; IV - rgo executor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, com a finalidade de executar e fazer

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI executar, como rgo federal, a poltica e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente; V - rgos Seccionais: os rgos ou entidades estaduais responsveis pela execuo de programas, projetos e pelo controle e fiscalizao de atividades capazes de provocar a degradao ambiental; VI - rgos Locais: os rgos ou entidades municipais, responsveis pelo controle e fiscalizao dessas atividades, nas suas respectivas jurisdies.

Atualmente o rgo central do SISNAMA o Ministrio do Meio Ambiente (MMA), que o rgo em que se transformou a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica (antiga SEMA). O IBAMA o rgo executor a nvel federal. Os rgos seccionais so rgos executores estaduais, conhecidos como rgos estaduais de meio ambiente (OEMAs), que podem ser uma secretaria de meio ambiente, ou outra entidade, como fundaes ou institutos. Os rgos locais so rgos municipais de meio ambiente (OMMAs) e so responsveis apenas pelo controle e fiscalizao das atividades, no executando todas as diretrizes da PNMA. Nem todos os municpios possuem OMMAs. Para facilitar a memorizao vamos ao quadro: SISNAMA rgo Superior Conselho Governo de Assessorar o Presidente na formulao da poltica e diretrizes para o meio ambiente. Assessorar o Conselho de Governo e deliberar sobre normas e padres ambientais. Planejar, coordenar, supervisionar e controlar a poltica e diretrizes para o meio ambiente. Executar e fazer executar a poltica e diretrizes para o meio ambiente Executar programas e controlar e fiscalizar causadoras de degradao Controlar e fiscalizar causadoras de degradao projetos e atividades atividades

rgo Consultivo e CONAMA Deliberativo rgo Central MMA

rgo Executor rgos Seccionais

IBAMA OEMAs

rgos Locais

OMMAs

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Alm da estrutura, esse artigo ainda d orientaes para a atuao dos rgos central, seccionais e locais:

1 Os Estados, na esfera de suas competncias e nas reas de sua jurisdio, elaborao normas supletivas e complementares e padres relacionados com o meio ambiente, observados os que forem estabelecidos pelo CONAMA. 2 Os Municpios, observadas as normas e os padres federais e estaduais, tambm podero elaborar as normas mencionadas no pargrafo anterior. 3 Os rgos central, setoriais, seccionais e locais mencionados neste artigo devero fornecer os resultados das anlises efetuadas e sua fundamentao, quando solicitados por pessoa legitimamente interessada. 4 De acordo com a legislao em vigor, o Poder Executivo autorizado a criar uma Fundao de apoio tcnico cientfico s atividades do IBAMA

Agora vamos para questes: 6 - ICMBIO (2009) Analista Ambiental As diretrizes da PNMA sero formuladas pelo conselho de governo e sancionadas pelo ministro do Meio Ambiente e sua finalidade submeter as atividades empresariais pblicas ou privadas s normas internacionais de proteo ambiental e respeito aos direitos humanos. Vamos ao quadro anterior. O Conselho de Governo apenas assessora o Presidente da Repblica na formulao das diretrizes da PNMA. Quem sanciona as diretrizes o prprio Presidente. Alm disso, a finalidade das diretrizes da PNMA, como j vimos, est expressa no art. 5 que se relaciona com a preservao da qualidade ambiental e manuteno do equilbrio ecolgico, observados os princpios estabelecidos no art. 2, e no com padres internacionais de proteo ambiental e respeito aos direitos humanos. Item ERRADO. Prxima: 7 - IBAMA (2009) Analista Ambiental

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) constitudo por rgos e entidades da Unio, estados, Distrito Federal, municpios e territrios, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, e sua composio conta com um rgo superior, que o conselho de governo; um rgo consultivo e deliberativo, que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); bem como com um rgo central, um rgo executor, rgos seccionais e locais. Veja que esse item fez um resumo do que o SISNAMA e quais rgos que o compem. O examinador utilizou o conceito do caput do artigo 6 e listou os rgos indicados nos incisos I a VI. Item CERTO. Prximo: 8 IBAMA (2012) Tcnico Administrativo Os municpios, mediante a edio de sua prpria legislao, exercem, juntamente com outros entes pblicos Unio e estados , a funo de proteo ao meio ambiente. Essa questo acabou de sair do forno do CESPE. Ela apareceu na prova pra Tcnico Administrativo do IBAMA que ocorreu no dia 21/10/2012. Essa prova foi mais difcil do que eu esperava pois no cobrou apenas a letra da lei, mas relacionamento entre artigos de uma mesma lei e at entre leis. Isso que era uma prova de nvel mdio! Acho que isso indica uma tendncia da banca. Portanto vamos ficar ligados! Ento vamos resolv-la! O art. 6, caput, define que Os rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, bem como as fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, constituiro o Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA. S por a voc j sabe que os municpios exercem, juntamente com a Unio e os estados, a funo de proteo do meio ambiente. A dvida fica no mediante a edio de sua prpria legislao. Essa previso est descrita nos pargrafos 1 e 2 desse mesmo art.:

1 - Os Estados, na esfera de suas competncias e nas reas de sua jurisdio, elaboraro normas supletivas e complementares e padres relacionados com o meio ambiente, observados os que forem estabelecidos pelo CONAMA.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 2 Os Municpios, observadas as normas e os padres federais e estaduais, tambm podero elaborar as normas mencionadas no pargrafo anterior. [grifei]

Portanto, os municpios podem exercer, juntamente com a Unio e os estados, a funo de proteo ao meio ambiente mediante edio de legislao prpria, desde que essas sejam supletivas ou complementares s leis federais. Item CERTO.

I.IV Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA): O CONAMA, como j vimos, o rgo consultivo e deliberativo do SISNAMA e tem atribuies importantssimas e por isso que dos rgos do SISNAMA o que mais cai em prova. Atualmente o CONAMA conta com 5 (cinco) atribuies. Vamos ento ver quais so:

Art. 8 Compete ao CONAMA: I - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA; II - determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos ou privados, requisitando aos rgos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informaes indispensveis para apreciao dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatrios, no caso de obras ou atividades de significativa degradao ambiental, especialmente nas reas consideradas patrimnio nacional. V - determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou restrio de benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico, em carter geral ou condicional, e a perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito; VI - estabelecer, privativamente, normas e padres nacionais de controle da poluio por veculos automotores, aeronaves e embarcaes, mediante audincia dos Ministrios competentes;

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI VII - estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hdricos. Pargrafo nico. O Secretrio do Meio Ambiente , sem prejuzo de suas funes, o Presidente do Conama.

Atravs de suas resolues o CONAMA define os critrios para o licenciamento ambiental dos diferentes empreendimentos, determina a realizao de estudos ambientais, estabelece diversas normas e padres de controle de poluio, e qualidade ambiental. Alm disso, tambm pode determinar a perda ou restrio de benefcios fiscais a empreendedores que desrespeitarem a legislao ambiental. Atualmente o Presidente do CONAMA o Ministro do Meio Ambiente. Agora vamos s questes sobre o CONAMA: 9 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada) Compete ao CONAMA, entre outras atribuies, determinar mediante representao do IBAMA, a perda ou a restrio de benefcios fiscais concedidos pelo poder pblico e a perda ou a suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito. Vejam se o inciso V do art. 8 no exatamente o comando da questo. exatamente isso! Item CERTO:

I.V Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente Os instrumentos so as ferramentas utilizadas pelo Poder Pblico para alcanar os objetivos da PNMA. Ateno! DICA: Os instrumentos da PNMA so os mais cobrados em concursos sobre essa lei! importantssima a memorizao deles!

Ento vamos aos 13 (treze) instrumentos:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Art. 9 - So Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padres de qualidade ambiental; II - o zoneamento ambiental; III - a avaliao de impactos ambientais; IV - o licenciamento e potencialmente poluidoras; a reviso de atividades efetiva ou

V - os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; VI - a criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas; VII - o sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente; VIII - o Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumento de Defesa Ambiental; IX - as penalidades disciplinares ou compensatrias ao no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental. X - a instituio do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA; XI - a garantia da prestao de informaes relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Pblico a produz-las, quando inexistentes; XII - o Cadastro Tcnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais. XIII - instrumentos econmicos, como concesso florestal, servido ambiental, seguro ambiental e outros.

Para facilitar a memorizao vamos ao quadro:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI PADRES DE QUALIDADE AMBIENTAL ZONEAMENTO AMBIENTAL AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS LICENCIAMENTO INCENTIVOS TECNOLOGIA CRIAO DE ESPAOS PROTEGIDOS INSTRUMENTOS DA POLTICA NACIONAL SISTEMA DE INFORMAES DO MEIO AMBIENTE CADASTRO DE ATIVIDADES DE MEIO AMBIENTE PENALIDADES RELATRIOS DE QUALIDADE PRESTAO DE INFORMAES CADASTRO DE ATIVIDADES POLUIDORAS INSTRUMENTOS ECONMICOS

Portanto, os instrumentos so a forma com que o Poder Pblico vai agir para garantir a preservao da qualidade ambiental. Eles so muitos, mas fcil diferenciar dos objetivos. s voc pensar que um instrumento um meio de se atingir um objetivo. Por exemplo: a avaliao de impactos ambientais e o licenciamento ambiental (Art. 9, incisos III e IV) visam assegurar a compatibilizao do desenvolvimento econmico social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico (Art. 4, inciso I). Vamos resolver algumas questes para fixar: 10 ICMBIO (2009) Analista Ambiental So instrumentos da PNMA, entre outros: o estabelecimento de padres de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental e a avaliao de impactos ambientais. Nesse item o examinador apresentou justamente os trs primeiros instrumentos da PNMA (art. 9 incisos I, II, III). Item CERTO. Prximo: 11 IBRAM/DF (2009) Analista Ambiental Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI So instrumentos da PNMA, entre outros, o estabelecimento de padres de consumo, o arbitramento dos conflitos ambientais, a outorga coletiva dos recursos hdricos, o zoneamento ambiental e a avaliao de impactos ambientais. O item elencou alguns instrumentos da PNMA, como o zoneamento ambiental (art. 9, inciso II) e a avaliao de impactos ambientais (art. 9 inciso III), mas colocou outras coisas para tentar confundir o candidato que no tem relao com os instrumentos. Por exemplo, a expresso padres de consumo para confundir com padres de qualidade ambiental(art. 9, inciso I). Alm disso, trouxe temas que no so tratados na PNMA, mas em outras leis como a outorga de recursos hdricos, que tratada na Poltica Nacional de Recursos Hdricos PNRH, que felizmente no cai nessa prova! Item ERRADO.

Agora vamos tratar de um instrumento especfico da PNMA que foi recentemente alterado pela Lei 12.651/12, conhecida como o Novo Cdigo Florestal. a Servido Ambiental. Esse tema no era to frequente em prova, mas como houve uma alterao recente sobre isso na lei, ele ganhou mais relevncia. Por isso vou trazer os pontos mais importantes desse tema para que voc no seja pego de surpresa. Detalhe que esse tema apareceu na prova do Ibama de 21/10/2012, logo pode aparecer na nossa prova tambm! A Servido Ambiental, que era chamada antes de Servido Florestal, um instrumento pelo qual o proprietrio de um imvel rural, por vontade prpria, limita o uso de toda ou parte de sua propriedade, por instrumento pblico ou privado, ou mediante termo firmado com um rgo do SISNAMA, visando a conservao de recursos naturais (art. 9-A, caput). Esse termo entre o proprietrio e o poder pblico deve conter 4 (quatro) elementos: i)memorial descritivo; ii) objeto da servido; iii) direitos e deveres do proprietrio/possuidor, e iv) prazo da servido (art. 9-A, 1). A Servido Ambiental no pode ser instituda em rea de Preservao Permanente ou Reserva Legal (art. 9-A, 2), e a restrio de uso deve ser de no mnimo a mesma da Reserva Legal (art. 9-A, 3). Durante o prazo da Servido vedada a utilizao em desacordo com a servido, ou a alterao destinao da rea para outro fim (art. 9-A, 6). Essa rea tambm pode servir de compensao ambiental de reserva legal, devendo ser averbada na matrcula de todos os imveis envolvidos (art. 9-A, 5).

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI A Servido pode ser onerosa ou gratuita, temporria ou perptua (art. 9-B, caput), e seu prazo mnimo de 15 (quinze) anos (art. 9-B, 1). Antes da alterao feita pela Lei 12.651/2012, o prazo mnimo da servido florestal era de 20 (vinte) anos. Portanto cuidado para no confundir. O detentor da Servido pode ceder, transferir ou vender a rea sob servido para outro proprietrio ou entidade, desde que essa tenha por objetivo a conservao ambiental (art. 9-B, 3). Para fins creditcios, a Servido se equivale a uma Reserva Particular do Patrimnio Natural, que uma Unidade de Conservao de Uso Sustentvel (art. 9-B, 2). O proprietrio do imvel serviente tem por obrigaes (Art. 9-C, 2):

I - manter a rea sob servido ambiental; II - prestar contas ao detentor da servido ambiental sobre as condies dos recursos naturais ou artificiais; III - permitir a inspeo e a fiscalizao da rea pelo detentor da servido ambiental; IV - defender a posse da rea serviente, por todos os meios em direito admitidos.

Os deveres do detentor da Servido Ambiental so (Art. 9-C, 3):

I - documentar as caractersticas ambientais da propriedade; II - monitorar periodicamente a propriedade para verificar se a servido ambiental est sendo mantida; III - prestar informaes necessrias a quaisquer interessados na aquisio ou aos sucessores da propriedade; IV - manter relatrios e arquivos atualizados com as atividades da rea objeto da servido; V - defender judicialmente a servido ambiental

Vamos ver uma questo sobre esse assunto:


Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 12 IBAMA (2012) Tcnico Administrativo A servido ambiental pode ser instituda pelo proprietrio ou possuidor de imvel, mediante instrumento pblico ou particular ou por termo administrativo firmado perante rgo integrante do SISNAMA. Contudo, ela no se aplica s reas de preservao permanente e reserva legal mnima exigida. Esse outro item recentssimo do CESPE. O primeiro perodo do item resumiu corretamente o art. 9-A caput da Lei n. 6.938/81. O segundo perodo do item praticamente copiou o 2 desse mesmo art. Item CERTO.

Outro instrumento muito importante, que ganha destaque na PNMA o Licenciamento Ambiental. Conforme prev a lei:

Art. 10. A construo, instalao, ampliao e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental dependero de prvio licenciamento ambiental. 1oOs pedidos de licenciamento, sua renovao e a respectiva concesso sero publicados no jornal oficial, bem como em peridico regional ou local de grande circulao, ou em meio eletrnico de comunicao mantido pelo rgo ambiental competente.

Vamos ver como isso j foi cobrado em prova: 13 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada) A construo, instalao, ampliao e o funcionamento de estabelecimentos e de atividades que utilizem recursos ambientais considerados efetiva e potencialmente poluidores dependem de prvio licenciamento do IBAMA. O licenciamento um dos principais instrumentos da PNMA e amplamente utilizado pelo IBAMA e outros rgos seccionais. Porm, com as mudanas ocorridas nesta lei aps a Lei Complementar 140/2011, que regulamentou as competncias federais, estaduais e municipais sobre meio ambiente, a PNMA no define mais qual rgo do SISNAMA responsvel por que tipo de licenciamento ambiental, passando apenas a exigir o licenciamento
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI ambiental de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental. Quem define os casos em que o licenciamento ser feito pelo IBAMA, ou pelo rgo ambiental estadual ou pelo rgo ambiental municipal, justamente a LC n. 140/2011, que estudaremos futuramente. O importante voc saber que os empreendimentos citados no art. 10 dependem de licenciamento ambiental que ser executado exclusivamente por um rgo do SISNAMA (IBAMA, OEMA ou OMMA), conforme prev o art. 17-L:

Art. 17-L. As aes de licenciamento, registro, autorizaes, concesses e permisses relacionadas fauna, flora, e ao controle ambiental so de competncia exclusiva dos rgos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente [grifei].

Voltando questo, a afirmao est correta at a palavra licenciamento, mas depois disso o item errou ao afirmar que o licenciamento do IBAMA, pois a competncia para o licenciamento cabe aos rgos integrantes do SISNAMA, no apenas do IBAMA. Item ERRADO.

A PNMA tambm define que o Poder Executivo deve incentivar as atividades voltadas para o meio ambiente, conforme prev o art. 13:

Art. 13. O Poder Executivo incentivar as atividades voltadas ao meio ambiente, visando: I - ao desenvolvimento, no Pas, de pesquisas e processos tecnolgicos destinados a reduzir a degradao da qualidade ambiental; II - fabricao de equipamentos antipoluidores; III - a outras iniciativas que propiciem a racionalizao do uso de recursos ambientais. Pargrafo nico. Os rgos, entidades e programas do Poder Pblico, destinados ao incentivo das pesquisas cientficas e tecnolgicas, consideraro, entre as suas metas prioritrias, o apoio aos projetos Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI que visem a adquirir e desenvolver conhecimentos bsicos e aplicveis na rea ambiental e ecolgica.

Alm disso, a lei ainda define penalidades e obrigaes ao poluidor:

Art. 14 - Sem prejuzo das penalidades definidas pela legislao federal, estadual e municipal, o no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo dos inconvenientes e danos causados pela degradao da qualidade ambiental sujeitar os transgressores: I - multa simples ou diria, [.] II - perda ou restrio de incentivos e benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico; III - perda ou suspenso de participao em financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito; IV - suspenso de sua atividade. 1 Sem obstar a aplicao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministrio Pblico da Unio e dos Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente. linhas de

O ponto mais importante que independente da penalidade, o poluidor est sempre obrigado a reparar o dano causado ao meio ambiente. SEMPRE! Esse Princpio Poluidor-Pagador, que est perfeitamente expresso no 1 do art. 14. O nome dessa obrigao responsabilidade civil, que no caso de matria ambiental, OBJETIVA. Sobre esse tema vamos analisar o seguinte item: 14 IBAMA (2012) Tcnico Administrativo Dado o princpio do poluidor-pagador, para que se imponha ao poluidor e ao predador a obrigao de recuperar e(ou) indenizar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, necessrio que se prove a culpa do degradador. Caso ele no tenha agido com m-f, no ser obrigado a reparar e (ou) indenizar os danos causados. 2 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Como vimos, o princpio do poluidor-pagador, expresso no art. 14, 1, prev que: [....] o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.[....] Item ERRADO.

Outro instrumento que a lei trata so os Cadastros Tcnicos Federais, que so dois: o Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental e o Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, ambos sob administrao do IBAMA, conforme prev o art. 17.:

Art. 17. Fica institudo, sob a administrao do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA: I - Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, para registro obrigatrio de pessoas fsicas ou jurdicas que se dedicam a consultoria tcnica sobre problemas ecolgicos e ambientais e indstria e comrcio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; II - Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, para registro obrigatrio de pessoas fsicas ou jurdicas que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras e/ou extrao, produo, transporte e comercializao de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora. [grifei]

Esse instrumento pouco comum em provas, mas vamos uma questo para que nada fique sem ser estudado por ns! 15 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada) No se exige das pessoas fsicas que se dediquem consultoria tcnica de problemas ambientais o registro no IBAMA, mas as pessoas fsicas e jurdicas que se dediquem a atividades poluidoras ou extrao, produo, transporte e comercializao de produtos perigosos, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora, devem,

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI obrigatoriamente, registrar-se em cadastro tcnico federal administrado pelo IBAMA. Viram o trecho que eu grifei? Tanto as pessoas fsicas quanto as jurdicas que se dedicam consultoria tcnica sobre problemas ambientais, ou que se dedicam atividades poluidoras ou extrao, produo, transporte e comercializao de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente so obrigadas a se registrar nos seus respectivos Cadastros Tcnicos Federais do IBAMA. Item ERRADO.

A PNMA tambm prev a cobrana de uma Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental (TCFA), conforme prev o art. 17-B:

Art. 17-B. Fica instituda a Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental TCFA, cujo fato gerador o exerccio regular do poder de polcia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis Ibama para controle e fiscalizao das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. [grifei]

Vamos ver uma questo sobre isso: 16 TRF 5 Regio (2009) Juiz Substituto (Adaptada) A lei que dispe sobre a PNMA prev a instituio de uma taxa de controle e fiscalizao ambiental, a ser cobrada pelos diversos rgos estaduais e municipais de meio ambiente, cujo fato gerador o exerccio regular do poder de polcia para controle e fiscalizao das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. Viram o trecho do artigo que eu grifei? Da mesma forma que o Cadastro Tcnico Federal, a TCFA responsabilidade do IBAMA e no pelos rgos estaduais e municipais de meio ambiente. Se o IBAMA que os fiscaliza atravs do cadastro, consequentemente deve ser esse rgo o cobrador da taxa de fiscalizao. Essa taxa cobrada justamente das pessoas fsicas e jurdicas cadastradas nos Cadastros Tcnicos Federais. Item ERRADO.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Por fim, a lei autoriza o IBAMA a celebrar convnios com os rgos integrantes do SISNAMA dos Estados, Municpios e Distrito Federal para desempenharem atividades de fiscalizao ambiental, conforme estabelece o art. 17-Q:

Art. 17-Q. o Ibama autorizado a celebrar convnios com os Estados, os Municpios e o Distrito Federal para desempenharem atividades de fiscalizao ambiental, podendo repassar-lhes parcela da receita obtida com a TCFA."

Vamos ver uma questo sobre isso: 17 IBAMA (2012) Tcnico Administrativo O IBAMA pode celebrar convnios com estados e municpios para o desempenho de atividades de fiscalizao ambiental; no entanto, o repasse de qualquer recurso financeiro vedado nesse caso. Vamos rever o art. 17-Q: o Ibama autorizado a celebrar convnios com os Estados, os Municpios e o Distrito Federal para desempenharem atividades de fiscalizao ambiental, podendo repassar-lhes parcela da receita obtida com a TCFA. Isso significa que o IBAMA pode sim fazer repasse de recurso financeiro para outros entes. Item ERRADO. Agora vamos para a segunda parte da nossa aula:

II REGULAMENTO DA PNMA (DECRETO N 99.274/1990)

O Decreto n. 99.274, de 6 de junho de 1990, trata sobre 3 temas: i) Poltica Nacional do Meio Ambiente; ii) Estaes Ecolgicas e de Preservao Ambiental; e iii) Penalidades a condutas lesivas ao ambiente. Para ns, s interessa a primeira parte, ou seja, o Ttulo I Decreto.

(trs) reas meio desse

Sobre a PNMA, esse decreto definiu as atribuies do Poder Pblico; a estrutura e atuao do SISNAMA; a constituio, funcionamento e competncias do CONAMA; e diretrizes para o Licenciamento Ambiental.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI II.I Atribuies do Poder Pblico: Para que a PNMA seja executada, foram determinadas atribuies ao Poder Pblico, nos diferentes nveis de governo, segundo o art. 1:

Art. 1 Na execuo da Poltica Nacional do Meio Ambiente cumpre ao Poder Pblico, nos seus diferentes nveis de governo: I - manter a fiscalizao permanente dos recursos ambientais, visando compatibilizao do desenvolvimento econmico com a proteo do meio ambiente e do equilbrio ecolgico; II - proteger as reas representativas de ecossistemas mediante a implantao de unidades de conservao e preservao ecolgica; III - manter, atravs de rgos especializados da Administrao Pblica, o controle permanente das atividades potencial ou efetivamente poluidoras, de modo a compatibiliz-las com os critrios vigentes de proteo ambiental; IV - incentivar o estudo e a pesquisa de tecnologias para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais, utilizando nesse sentido os planos e programas regionais ou setoriais de desenvolvimento industrial e agrcola; V - implantar, nas reas crticas de poluio, um sistema permanente de acompanhamento dos ndices locais de qualidade ambiental; VI - identificar e informar, aos rgos e entidades do Sistema Nacional do Meio Ambiente, a existncia de reas degradadas ou ameaadas de degradao, propondo medidas para sua recuperao; e VII - orientar a educao, em todos os nveis, para a participao ativa do cidado e da comunidade na defesa do meio ambiente, cuidando para que os currculos escolares das diversas matrias obrigatrias contemplem o estudo da ecologia. Art. 2 A execuo da Poltica Nacional do Meio Ambiente, no mbito da Administrao Pblica Federal, ter a coordenao do Secretrio do Meio Ambiente.

Observe que essas atribuies esto diretamente ligadas aos princpios da PNMA. Por exemplo: a atribuio de manter a fiscalizao permanente dos recursos ambientais (art. 1, I, Dec. n. 99.274/90) se relaciona com o 2 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI principio do planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais (art. 2, III, Lei n. 6.938/81). Essas atribuies so a forma com que os princpios sero praticados. Atualmente, quem exerce a funo de coordenar a execuo da PNMA em mbito federal o Ministro do Meio Ambiente. Lembrem se que atualmente o rgo central do SISNAMA o MMA, no mais a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica, visto que esse foi transformado naquele. Vamos ver uma questo sobre isso: 18 ICMBIO (2009) Analista Ambiental Para executar a PNMA, cumpre ao poder pblico, nos seus diferentes nveis de governo, manter, por meio de rgos especializados da administrao pblica, o controle permanente das atividades potencial ou efetivamente poluidoras, de modo a compatibiliz-las com os critrios vigentes de proteo ambiental. Alm disso, incumbe, tambm, ao poder pblico incentivar o estudo e a pesquisa de tecnologias para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais, utilizando, nesse sentido, os planos e os programas regionais ou setoriais de desenvolvimento industrial e agrcola. O item afirmou corretamente duas das atribuies do Poder Pblico: a prevista no inciso III e a prevista no inciso IV, do art. 1 do Decreto n. 99,274/90. Item CERTO.

II.II Estrutura do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) Sobre a estrutura do SISNAMA, o Decreto n. 99.274/90 praticamente repete o texto da PNMA, porm apresenta alguns acrscimos:

Art. 3 O Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), constitudo pelos rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e pelas fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, tem a seguinte estrutura: I - rgo Superior: o Conselho de Governo; II - rgo Consultivo e Deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama);
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI III - rgo Central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica (Semam/PR); IV - rgos Executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes; V - rgos Seccionais: os rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta, as fundaes institudas pelo Poder Pblico cujas atividades estejam associadas s de proteo da qualidade ambiental ou quelas de disciplinamento do uso de recursos ambientais, bem assim os rgos e entidades estaduais responsveis pela execuo de programas e projetos e pelo controle e fiscalizao de atividades capazes de provocar a degradao ambiental; e VI - rgos Locais: os rgos ou entidades municipais responsveis pelo controle e fiscalizao das atividades referidas no inciso anterior, nas suas respectivas jurisdies.

Observe que o ICMbio foi includo como rgo executor do SISNAMA e os rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta, as fundaes institudas pelo Poder Pblico cujas atividades estejam associadas s de proteo da qualidade ambiental ou quelas de disciplinamento do uso de recursos ambientais, foram includas como rgos seccionais. Isso quer dizer que outros rgos, que antes no integravam o SISNAMA, passam a integrar como rgos seccionais. Um exemplo a Agncia Nacional de guas (ANA) que um rgo da Administrao Pblica Federal indireta e que exerce atividades relativas ao disciplinamento do uso das guas interiores, que um recurso ambiental, segundo a PNMA. Ateno! Ser rgo do SISNAMA no significa ser rgo ambiental. Ser rgo do SISNAMA que dizer apenas que esse rgo, dentro de suas competncias, deve contribuir para a proteo e melhoria da qualidade ambiental. No se esquea que o rgo Central do SISNAMA atualmente o MMA, ok? Vamos ver uma questo sobre isso: 19 MPE/TO (2012) Promotor de Justia (Adaptada) O IBAMA no mais o rgo executor do SISNAMA desde a criao do ICMBio.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI O ICMbio foi, a partir de sua criao, includo como rgo executor do SISNAMA juntamente com o IBAMA, segundo art. 3, inciso IV. No houve excluso e sim soma. Item ERRADO

II.III Estrutura do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) O CONAMA composto de 6 rgos:

Art. 4o O CONAMA compe-se de: I - Plenrio; II - Cmara Especial Recursal; III - Comit de Integrao de Polticas Ambientais; IV - Cmaras Tcnicas; V - Grupos de Trabalho; e VI - Grupos Assessores.

O Plenrio do CONAMA composto por 38 pessoas, entre autoridades, representantes da sociedade civil de todas as regies do Brasil e do Ministrio Pblico, conforme art. 5. Eu no citarei todos aqui para nossa aula no ficar muito longa, porm destacarei dois integrantes do CONAMA que tm funes destacadas no Plenrio:

Art. 5 Integram o Plenrio do Conama: I - o Ministro de Estado do Meio Ambiente, que o presidir; II - o Secretrio-Executivo do Ministrio do Meio Ambiente, que ser o seu Secretrio-Executivo;

Essas duas autoridades so as nicas que possuem funo definida no Plenrio do CONAMA. Esse Plenrio deve se reunir a cada 3 meses no Distrito 2 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Federal em carter ordinrio ou extraordinariamente por convocao do Presidente do CONAMA ou por requerimento assinado por pelo menos 2/3 (dois teros) dos seus membros. Vamos ver as regras de funcionamento do Plenrio do CONAMA:

Art. 6 O Plenrio do CONAMA reunir-se-, em carter ordinrio, a cada trs meses, no Distrito Federal, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu Presidente, por iniciativa prpria ou a requerimento de pelo menos dois teros de seus membros. 1 As reunies extraordinrias podero ser realizadas fora do Distrito Federal, sempre que razes superiores, de convenincia tcnica ou poltica, assim o exigirem. 2 O Plenrio do CONAMA reunir-se- em sesso pblica, com a presena de pelo menos a metade mais um dos seus membros e deliberar por maioria simples dos membros presentes no Plenrio, cabendo ao Presidente da sesso, alm do voto pessoal, o de qualidade. 3o O Presidente do CONAMA ser substitudo, nos seus impedimentos, pelo Secretrio-Executivo do CONAMA e, na falta deste, pelo Conselheiro representante do Ministrio do Meio Ambiente. 4 A participao dos membros do CONAMA considerada servio de natureza relevante e no ser remunerada, cabendo s instituies representadas o custeio das despesas de deslocamento e estadia. 5o Os membros representantes da sociedade civil, previsto no inciso VIII, alneas "a", "b", "c", "d", "g", "h", "i" e "l" do caput do art. 5 o, podero ter as despesas de deslocamento e estada pagas conta de recursos oramentrios do Ministrio do Meio Ambiente.

Vamos ver uma questo sobre isso: 20 ICMBIO (2009) Analista Ambiental O plenrio do CONAMA reunir-se-, em carter ordinrio, a cada trs meses, no Distrito Federal, em sesso pblica, com a presena de pelo menos dois teros mais um dos seus membros e deliberar por maioria simples dos membros presentes no plenrio, cabendo ao presidente da sesso, alm do voto pessoal, o de qualidade.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Essa questo tratou do art. 6 do Decreto n. 99.274/90. A primeira parte do item est correta. Realmente o CONAMA se reunir, em carter ordinrio, a cada trs meses do DF em sesso pblica (art. 6 caput e 1, primeira parte). Porm o qurum mnimo para a reunio a metade mais um (art. 6, 1), e no dois teros, como afirmou o item. O restante do item tambm est correto: a deliberao feita por maioria simples, e ao Presidente cabe, alm do voto pessoal, o de qualidade. Essa questo foi peguinha, mas ns no vamos cair nessas armadilhas, certo? Item ERRADO.

Outro rgo destacado do CONAMA a Cmara Recursal Especial, que a ltima instncia administrativa para recursos contra penalidades aplicadas pelo IBAMA. Vamos ver alguns detalhes sobre esse rgo:

Art. 6-A. A Cmara Especial Recursal a instncia administrativa do CONAMA responsvel pelo julgamento, em carter final, das multas e outras penalidades administrativas impostas pelo IBAMA. Pargrafo nico. As decises da Cmara tero carter terminativo. Art. 6-B. A Cmara Especial Recursal ser composta por um representante, titular e suplente, de cada rgo e entidade a seguir indicados: I - Ministrio do Meio Ambiente, que a presidir; II - Ministrio da Justia; III - Instituto Chico Mendes; IV - IBAMA; V - entidade ambientalista; VI - entidades empresariais; e VII - entidades de trabalhadores. 1 As indicaes dos representantes que comporo a Cmara Especial Recursal obedecero aos mesmos procedimentos de que trata o art. 5o. Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 2 Os representantes de que trata este artigo sero escolhidos entre profissionais com formao jurdica experincia na rea ambiental, para perodo de dois anos, renovvel por igual prazo.

Vamos ver agora quais so as competncias do CONAMA:

Art. 7 Compete ao CONAMA: I - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios e supervisionada pelo referido Instituto; II - determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das alternativas e das possveis consequncias ambientais de projetos pblicos ou privados, requisitando aos rgos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informaes indispensveis para apreciao dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatrios, no caso de obras ou atividades de significativa degradao ambiental, especialmente nas reas consideradas patrimnio nacional; III - decidir, por meio da Cmara Especial Recursal, como ltima instncia administrativa, os recursos contra as multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA; IV - determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou restrio de benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico, em carter geral ou condicional, e a perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito; V - estabelecer, privativamente, normas e padres nacionais de controle da poluio causada por veculos automotores, aeronaves e embarcaes, mediante audincia dos Ministrios competentes; VI - estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hdricos; VII - assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais;

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI VIII - deliberar, no mbito de sua competncia, sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida; IX - estabelecer os critrios tcnicos para declarao de reas crticas, saturadas ou em vias de saturao; X - acompanhar a implementao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza-SNUC, conforme disposto no inciso I do art. 6o da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000; XI - propor sistemtica de monitoramento, avaliao e cumprimento das normas ambientais; XII - incentivar a instituio e o fortalecimento institucional dos Conselhos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente, de gesto de recursos ambientais e dos Comits de Bacia Hidrogrfica; XIII - avaliar a implementao e a execuo da poltica ambiental do Pas; XIV - recomendar ao rgo ambiental competente a elaborao do Relatrio de Qualidade Ambiental, previsto no art. 9o inciso X da Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981; XV - estabelecer sistema de divulgao de seus trabalhos; XVI - promover a integrao dos rgos colegiados de meio ambiente; XVII - elaborar, aprovar e acompanhar a implementao da Agenda Nacional de Meio Ambiente, a ser proposta aos rgos e s entidades do SISNAMA, sob a forma de recomendao; XVIII - deliberar, sob a forma de resolues, proposies, recomendaes e moes, visando o cumprimento dos objetivos da Poltica Nacional de Meio Ambiente; e XIX - elaborar o seu regimento interno. Vamos ver uma questo sobre isso: 21 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada): Compete ao CONAMA, entre outras atribuies, determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou a restrio de benefcios fiscais concedidos pelo poder pblico e a perda ou a suspenso de

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito. O item apresentou corretamente uma das competncias do CONAMA, qual seja a expressa no art. 7, inciso IV. Item CERTO.

O CONAMA tambm pode se dividir em cmaras tcnicas para examinar e relatar ao Plenrio assuntos de sua competncia (art. 8, caput). O MMA (que o rgo central do SISNAMA) deve prover apoio tcnico e administrativo ao CONAMA atravs da sua Secretaria-Executiva. Para cumprir esse objetivo, ela deve:

Art. 11. Para atender ao suporte tcnico e administrativo do CONAMA, a Secretaria-Executiva do Ministrio do Meio Ambiente dever: I - solicitar colaborao, quando necessrio, aos rgos especficos singulares, ao Gabinete e s entidades vinculadas ao Ministrio do Meio Ambiente; II - coordenar, por meio do Sistema Nacional de Informaes sobre o Meio Ambiente-SINIMA, o intercmbio de informaes entre os rgos integrantes do SISNAMA; e III - promover a publicao e divulgao dos atos do CONAMA.

II.IV Atuao do Sisnama: Aqueles rgos que foram includos como rgos seccionais do SISNAMA pelo Decreto n. 99.274/90 (rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta, as fundaes institudas pelo Poder Pblico cujas atividades estejam associadas s de proteo da qualidade ambiental ou quelas de disciplinamento do uso de recursos ambientais) devem desenvolver suas atividades relacionadas PNMA sob coordenao do Ministro do Meio Ambiente (art. 12). J os rgos estaduais e locais do SISNAMA podem firmar convnios com outros rgos do SISNAMA para alcanar os objetivos da PNMA (art. 13).

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Os rgos e entidades que constituem o SISNAMA devem atuar de forma coordenada (art. 14, caput), observando o acesso da opinio pblica s informaes relevantes ao meio ambiente (art. 14, inciso I) e a elaborao de normas e padres suplementares s normas federais, desde que no contrariem essas (art. 14, inciso II e pargrafo nico).

II.V Licenciamento de Atividades Assim como a PNMA, o Decreto n. 99.274/90 definiu que a construo, instalao, ampliao e funcionamento das atividades poluidoras dependem de Licenciamento Ambiental, porm esse decreto definiu quem o rgo do SISNAMA responsvel por isso:

Art. 17. A construo, instalao, ampliao e funcionamento de estabelecimento de atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem assim os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, dependero de prvio licenciamento do rgo estadual competente integrante do Sisnama, sem prejuzo de outras licenas legalmente exigveis. 1 Caber ao Conama fixar os critrios bsicos, segundo os quais sero exigidos estudos de impacto ambiental para fins de licenciamento, contendo, entre outros, os seguintes itens: a) diagnstico ambiental da rea; b) descrio da ao proposta e suas alternativas; e c) identificao, anlise e previso dos impactos significativos, positivos e negativos. [....] Art. 18. O rgo estadual do meio ambiente e o Ibama, este em carter supletivo, sem prejuzo das penalidades pecunirias cabveis, determinaro, sempre que necessrio, a reduo das atividades geradoras de poluio, para manter as emisses gasosas ou efluentes lquidos e os resduos slidos nas condies e limites estipulados no licenciamento concedido. A competncia para o Licenciamento Ambiental do rgo ambiental estadual, restando ao IBAMA a competncia supletiva, segundo o Decreto n. 99.274/90. Porm a Lei Complementar n. 140/2011 (ser nosso objeto de estudo na aula 4) alterou as competncias dos rgos ambientais, como

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI vermos isso mais a frente. O importante voc saber que de maneira geral a competncia para o licenciamento ambiental estadual. O Licenciamento Ambiental composto por 3 licenas:

Art. 19. O Poder Pblico, no exerccio de sua competncia de controle, expedir as seguintes licenas: I - Licena Prvia (LP), na fase preliminar do planejamento de atividade, contendo requisitos bsicos a serem atendidos nas fases de localizao, instalao e operao, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo; II - Licena de Instalao (LI), autorizando o incio da implantao, de acordo com as especificaes constantes do Projeto Executivo aprovado; e III - Licena de Operao (LO), autorizando, aps as verificaes necessrias, o incio da atividade licenciada e o funcionamento de seus equipamentos de controle de poluio, de acordo com o previsto nas Licenas Prvia e de Instalao.[....] 4 O licenciamento dos estabelecimentos destinados a produzir materiais nucleares ou a utilizar a energia nuclear e suas aplicaes, competir Comisso Nacional de Energia Nuclear (CENEN), mediante parecer do Ibama, ouvidos os rgos de controle ambiental estaduais ou municipais. 5 Excluda a competncia de que trata o pargrafo anterior, nos demais casos de competncia federal o Ibama expedir as respectivas licenas, aps considerar o exame tcnico procedido pelos rgos estaduais e municipais de controle da poluio.

Observem que essas licenas so subsequentes e no podem ser emitidas concomitantemente. Observe tambm que o pargrafo 5 definiu a competncia do IBAMA para os casos de competncia federal, alm da competncia supletiva. Alm disso, o licenciamento de atividades relacionadas atividade nuclear de competncia do CNEN, mesmo esse rgo no sendo rgo de meio ambiente. Isso ocorre porque as atividades nucleares so tratadas na Constituio Federal de forma diferenciada.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Como a emisso de uma Licena Ambiental ato discricionrio, ou seja, o rgo ambiental pode ou no dar a licena, a eventual negao da licena cabe recurso administrativo por parte do interessado, nos moldes do art. 2. Por fim, o Decreto n. 99.274/90 define a competncia para fiscalizao no mbito do licenciamento:

Art. 21. Compete Semam/PR propor ao Conama a expedio de normas gerais para implantao e fiscalizao do licenciamento previsto neste decreto. 1 A fiscalizao e o controle da aplicao de critrios, normas e padres de qualidade ambiental sero exercidos pelo Ibama, em carter supletivo atuao dos rgos Seccionais Estaduais e dos rgos Locais. 2 Inclui-se na competncia supletiva do Ibama a anlise prvia de projetos, de entidades pblicas ou privadas, que interessem conservao ou recuperao dos recursos ambientais. 3 O proprietrio de estabelecimento ou o seu preposto responsvel permitir, sob a pena da lei, o ingresso da fiscalizao no local das atividades potencialmente poluidoras para a inspeo de todas as suas reas. 4 As autoridades policiais, quando necessrio, devero prestar auxlio aos agentes fiscalizadores no exerccio de suas atribuies. Art. 22. O Ibama, na anlise dos projetos submetidos ao seu exame, exigir, para efeito de aprovao, que sejam adotadas, pelo interessado, medidas capazes de assegurar que as matrias-primas, insumos e bens produzidos tenham padro de qualidade que elimine ou reduza, o efeito poluente derivado de seu emprego e utilizao.

Vamos ver uma questo sobre esse assunto: 22 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada) A construo, instalao, ampliao e o funcionamento de estabelecimentos e de atividades que utilizem recursos ambientais considerados efetiva e potencialmente poluidores dependem de prvio licenciamento do IBAMA, se o impacto ambiental for de mbito nacional, e do rgo estadual do ambiente, caso o impacto seja de mbito regional.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Segundo o art. 17 do Decreto n. 99.274/90, a construo, instalao, ampliao e funcionamento de estabelecimento de atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras dependero de prvio licenciamento do rgo estadual competente integrante do Sisnama. Ou seja, a regra geral competncia estadual. Posteriormente a norma define a competncia supletiva do IBAMA para o licenciamento (art. 18 e art. 19, 5). Em nenhum momento a norma define o critrio de impacto para definir a competncia do licenciamento. Na Aula 4 falaremos com mais calma sobre as competncias ambientais no Licenciamento, ok? Item ERRADO.

Ento isso alunos! Esses foram os artigos mais importantes da Lei 6.938/81, que instituiu a Poltica Nacional do Meio Ambiente PNMA e do seu Regulamento (Decreto n. 99.274/90). Espero ter contribudo para o seu aprendizado e que voc obtenha sucesso nos seus estudos! No se esquea de ler as normas na ntegra para no deixar nenhum ponto de fora, ok? Fiquem com Deus e at a prxima aula! Bons estudos!

Agora vamos revisar os pontos mais importantes:

REVISO:
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI I POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENE (Lei n. 6.938/1981)

A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento socioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana.

PRINCPIOS DA POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

AO GOVERNAMENTAL RACIONALIZAO PLANEJAMENTO E FISCALIZAO PROTEO CONTROLE E ZONEAMENTO INCENTIVO ESTUDO E PESQUISA ACOMPANHAMENTO RECUPERAO PROTEO EDUCAO AMBIENTAL

COMPATIBILIZAO DO DESENVOLVIMENTO DEFINIO DE REAS PRIORITRIAS OBJETIVOS DA POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE ESTABELECIMENTO DE CRITRIOS E PADRES DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DIFUSO DE TECNOLOGIAS PRESERVAO E RESTAURAO IMPOSIO DE INDENIZAR/RECUPERAR

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI SISNAMA rgo Superior Conselho Governo de Assessorar o Presidente na formulao da poltica e diretrizes para o meio ambiente. Assessorar o Conselho de Governo e deliberar sobre normas e padres ambientais. Planejar, coordenar, supervisionar e controlar a poltica e diretrizes para o meio ambiente. Executar e fazer executar a poltica e diretrizes para o meio ambiente Executar programas e controlar e fiscalizar causadoras de degradao Controlar e fiscalizar causadoras de degradao projetos e atividades atividades

rgo Consultivo e CONAMA Deliberativo rgo Central MMA

rgo Executor rgos Seccionais

IBAMA OEMAs

rgos Locais

OMMAs

PADRES DE QUALIDADE AMBIENTAL ZONEAMENTO AMBIENTAL AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS LICENCIAMENTO INCENTIVOS TECNOLOGIA CRIAO DE ESPAOS PROTEGIDOS INSTRUMENTOS DA POLTICA NACIONAL SISTEMA DE INFORMAES DO MEIO AMBIENTE CADASTRO DE ATIVIDADES DE MEIO AMBIENTE PENALIDADES RELATRIOS DE QUALIDADE PRESTAO DE INFORMAES CADASTRO DE ATIVIDADES POLUIDORAS INSTRUMENTOS ECONMICOS

DICA 1: Os instrumentos da PNMA so os mais cobrados pelo CESPE sobre essa lei! importantssima a memorizao deles!
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI

DICA 2: Uma coisa que deve ser observada por voc que o CESPE costuma cobrar basicamente a letra da lei em questes sobre legislao ambiental. Portanto LEIA A LEI!

1- Cuidado para no confundir meio ambiente com recursos ambientais. O meio ambiente mais amplo. o conjunto de todos os recursos ambientais E SUAS INTERAES. Guarde isso! 2- No confundir degradao com poluio. Degradao qualquer alterao adversa (para pior) do meio ambiente. Poluio uma das formas de degradao e, para a lei, ela necessariamente resulta de uma atividade. Por exemplo, uma enchente com causas naturais uma forma de degradao, pois altera a qualidade ambiental para pior, mas no poluio, j que no resultou de atividade. Toda poluio gera degradao, mas nem toda degradao poluio, ok? 3- Poluidor aquele que causa poluio OU degradao, e como vimos, so coisas diferentes.

*A Servido Ambiental um instrumento pelo qual o proprietrio de um imvel rural limita o uso de toda ou parte de sua propriedade, mediante termo firmado com um rgo do SISNAMA, visando a conservao de recursos naturais. No se aplica a APP e Reserva Legal. *Independente da penalidade, o infrator est sempre obrigado a reparar o dano causado ao meio ambiente. SEMPRE! o princpio poluidor-pagador, que estabelece que a responsabilidade civil em matria ambiental OBJETIVA.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI II REGULAMENTO DA PNMA (Decreto n. 99.274/90)

Atribuies do Poder do Pblico (Diretamente ligados aos Princpios da PNMA) 1- Manter a fiscalizao permanente dos recursos ambientais; 2- Proteger as reas representativas 3- Manter o controle permanente das atividades potencial ou efetivamente poluidoras 4- Incentivar o estudo e a pesquisa 5- Implantar um sistema permanente de acompanhamento dos ndices de qualidade ambiental 6- Identificar e informara existncia de reas degradadas ou ameaadas de degradao, propondo medidas para sua recuperao 7- Orientar a educao na defesa do meio ambiente * A execuo da PNMA coordenada pelo Ministro do Meio Ambiente.

ACRESCIMOS AO SISNAMA rgo Executor rgos Seccionais IBAMA + ICMbio OEMAs + rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta, as fundaes institudas pelo Poder Pblico cujas atividades estejam associadas s de proteo da qualidade ambiental ou quelas de disciplinamento do uso de recursos ambientais

RGOS DO CONAMA 1- Plenrio 2- Cmara Especial Recursal 3- Comit de Integrao de Polticas Ambientais 4- Cmaras Tcnicas 5- Grupos de Trabalho 6- Grupos Assessores

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI * O Ministro do Meio Ambiente o Presidente do Plenrio do CONAMA e o Secretrio-Executvio do MMA o Secretrio-Executivo do Plenrio do CONAMA.

COMPETNCIAS DO CONAMA 1- estabelecer normas e critrios para o licenciamento. 2- Determinar a realizao de estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos ou privados 3- Decidir, por meio da Cmara Especial Recursal, como ltima instncia administrativa, os recursos contra as multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA. 4- Determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou restrio de benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico 5- Estabelecer, privativamente, normas e padres nacionais de controle da poluio causada por veculos automotores, aeronaves e embarcaes 6- estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente 7- Assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais 8- Deliberar sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado 9- Estabelecer os critrios tcnicos para declarao de reas crticas 10 - Acompanhar a implementao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza-SNUC 11 - Propor sistemtica de monitoramento, avaliao e cumprimento das normas ambientais 12- Incentivar a instituio e o fortalecimento institucional dos Conselhos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente 13- Avaliar a implementao e a execuo da poltica ambiental do Pas 14- Recomendar ao rgo ambiental competente a elaborao do Relatrio de Qualidade Ambiental 15- Estabelecer sistema de divulgao de seus trabalhos 16- Promover a integrao dos rgos colegiados de meio ambiente 17- Elaborar, aprovar e acompanhar a implementao da Agenda Nacional de Meio Ambiente 18 - Deliberar, visando o cumprimento dos objetivos da Poltica Nacional de Meio Ambiente 19 - Elaborar o seu regimento interno

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI *A construo, instalao, ampliao e funcionamento de estabelecimento de atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem assim os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, dependero de prvio licenciamento do rgo estadual competente integrante do Sisnama, sem prejuzo de outras licenas legalmente exigveis. * A competncia para o Licenciamento estadual (regra geral). O Ibama atual supletivamente.

LICENAS AMBIENTAIS Licena Prvia (LP): Fase preliminar Licena de Instalao (LI): Autoriza o incio da implantao Licena de Operao (LO): Autoriza o incio das atividades e o funcionamento.

QUESTES:

1 IBRAM/DF (2009) Cargos de Nvel Mdio No que se refere Poltica Nacional de Meio Ambiente (PNMA), julgue o item que se segue. Com o objetivo de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propcia vida e de assegurar, no pas, condies ao desenvolvimento socioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, a PNMA dever atender, entre outros, os princpios de planejamento e fiscalizao de uso dos recursos ambientais e do controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras. 2 IBRAM/DF (2009) Analista Ambiental Um dos princpios constitutivos da PNMA o monoplio governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, tendo em vista o meio ambiente como patrimnio pblico de uso coletivo a ser necessariamente assegurado e protegido.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 3 - MPE/RN (2009) Promotor de Justia Substituto (Adaptada) Entende-se por poluio a degradao da qualidade ambiental resultante apenas de atividades que afetem diretamente de forma desfavorvel a biota. 4 TJ/ES (2010) Juiz Substituto (Adaptada): Meio ambiente definido como o conjunto de interaes, condies, leis e influncias fsicas e bioqumicas que origina e mantm a vida em todas as suas formas, de acordo com a PNMA. 5 MMA (2008) Analista Ambiental (Adaptada) Entre os objetivos da Poltica Nacional do Meio Ambiente, incluem-se a compatibilizao do desenvolvimento econmico e social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico e o estabelecimento de critrios e padres da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e ao manejo de recursos ambientais. 6 - ICMBIO (2009) Analista Ambiental As diretrizes da PNMA sero formuladas pelo conselho de governo e sancionadas pelo ministro do Meio Ambiente e sua finalidade submeter as atividades empresariais pblicas ou privadas s normas internacionais de proteo ambiental e respeito aos direitos humanos. 7 - IBAMA (2009) Analista Ambiental O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) constitudo por rgos e entidades da Unio, estados, Distrito Federal, municpios e territrios, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, e sua composio conta com um rgo superior, que o conselho de governo; um rgo consultivo e deliberativo, que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); bem como com um rgo central, um rgo executor, rgos seccionais e locais. 8 IBAMA (2012) Tcnico Administrativo Os municpios, mediante a edio de sua prpria legislao, exercem, juntamente com outros entes pblicos Unio e estados , a funo de proteo ao meio ambiente. 9 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada) Compete ao CONAMA, entre outras atribuies, determinar mediante representao do IBAMA, a perda ou a restrio de benefcios fiscais concedidos pelo poder pblico e a perda ou a suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 10 ICMBIO (2009) Analista Ambiental So instrumentos da PNMA, entre outros: o estabelecimento de padres de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental e a avaliao de impactos ambientais. 11 IBRAM/DF (2009) Analista Ambiental So instrumentos da PNMA, entre outros, o estabelecimento de padres de consumo, o arbitramento dos conflitos ambientais, a outorga coletiva dos recursos hdricos, o zoneamento ambiental e a avaliao de impactos ambientais. 12 IBAMA (2012) Tcnico Administrativo A servido ambiental pode ser instituda pelo proprietrio ou possuidor de imvel, mediante instrumento pblico ou particular ou por termo administrativo firmado perante rgo integrante do SISNAMA. Contudo, ela no se aplica s reas de preservao permanente e reserva legal mnima exigida. 13 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada) A construo, instalao, ampliao e o funcionamento de estabelecimentos e de atividades que utilizem recursos ambientais considerados efetiva e potencialmente poluidores dependem de prvio licenciamento do IBAMA. 14 IBAMA (2012) Tcnico Administrativo Dado o princpio do poluidor-pagador, para que se imponha ao poluidor e ao predador a obrigao de recuperar e(ou) indenizar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, necessrio que se prove a culpa do degradador. Caso ele no tenha agido com m-f, no ser obrigado a reparar e(ou) indenizar os danos causados. 15 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada) No se exige das pessoas fsicas que se dediquem consultoria tcnica de problemas ambientais o registro no IBAMA, mas as pessoas fsicas e jurdicas que se dediquem a atividades poluidoras ou extrao, produo, transporte e comercializao de produtos perigosos, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora, devem, obrigatoriamente, registrar-se em cadastro tcnico federal administrado pelo IBAMA. 16 TRF 5 Regio (2009) Juiz Substituto (Adaptada) A lei que dispe sobre a PNMA prev a instituio de uma taxa de controle e fiscalizao ambiental, a ser cobrada pelos diversos rgos estaduais e municipais de meio ambiente, cujo fato gerador o exerccio regular do poder 4 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI de polcia para controle e fiscalizao das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. 17 IBABMA (2012) Tcnico Administrativo O IBAMA pode celebrar convnios com estados e municpios para o desempenho de atividades de fiscalizao ambiental; no entanto, o repasse de qualquer recurso financeiro vedado nesse caso. 18 ICMBIO (2009) Analista Ambiental Para executar a PNMA, cumpre ao poder pblico, nos seus diferentes nveis de governo, manter, por meio de rgos especializados da administrao pblica, o controle permanente das atividades potencial ou efetivamente poluidoras, de modo a compatibiliz-las com os critrios vigentes de proteo ambiental. Alm disso, incumbe, tambm, ao poder pblico incentivar o estudo e a pesquisa de tecnologias para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais, utilizando, nesse sentido, os planos e os programas regionais ou setoriais de desenvolvimento industrial e agrcola. 19 MPE/TO (2012) Promotor de Justia (Adaptada) O IBAMA no mais o rgo executor do SISNAMA desde a criao do ICMBio. 20 ICMBIO (2009) Analista Ambiental O plenrio do CONAMA reunir-se-, em carter ordinrio, a cada trs meses, no Distrito Federal, em sesso pblica, com a presena de pelo menos dois teros mais um dos seus membros e deliberar por maioria simples dos membros presentes no plenrio, cabendo ao presidente da sesso, alm do voto pessoal, o de qualidade. 21 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada): Compete ao CONAMA, entre outras atribuies, determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou a restrio de benefcios fiscais concedidos pelo poder pblico e a perda ou a suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito. 22 TJ/PI (2012) Juiz Substituto (Adaptada) A construo, instalao, ampliao e o funcionamento de estabelecimentos e de atividades que utilizem recursos ambientais considerados efetiva e potencialmente poluidores dependem de prvio licenciamento do IBAMA, se o impacto ambiental for de mbito nacional, e do rgo estadual do ambiente, caso o impacto seja de mbito regional. GABARITO:
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE - IBAMA 2012 ANALISTA ADMINISTRATIVO. PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI

1- C, 2- E, 3- E, 4- C, 5- C, 6- E, 7- C, 8- C, 9- C, 10- C, 11- E, 12- C, 13E, 14- E, 15- E, 16- E, 17- E, 18- C, 19- E, 20- E, 21- C, 22- E.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like