You are on page 1of 1

AMANAJ

A palavra eb (yorub) significa sacrifcio e devemos entender isso de uma forma ampla e no somente o que requer sangue. O eb uma oferenda a ser feita para entidades em agradecimento a beno recebida ou na inteno de resolver problemas ou obstculos, abrir portas e oportunidades. Os axs normalmente se compem de itens comestveis como frutas frescas, gua, bebidas destiladas, mel e azeite. Alm disso, o eb pode conter outros itens como dinheiro, roupas, bzios e ervas. Alguns tipos de eb so colocados dentro de casa e outros devem ser colocados no tempo. Eb assim uma oferenda a um forte elemento em agradecimento pela gloria alcanada. No caso das obrigaes de agosto para exus, sero ofertados ebs aos reinos da nossa linha QUIMBANDA DE MOSSURUBI,estas oferendas tem como inteno agradecimento aos exus,e tambm como condensador de energias, fortalecendo e solidificando o ax da casa e seus filhos.
REINOS REINO DA ENCRUZILHADA -REINO DO CRUZEIRO -REINO DA MATA-REINO DA CALUNGA PEQUENA (CEMITRIO)-REINO DAS ALMAS/LOMBA-REINO DA LIRA/CIGANOS/PRAA-REINO DA PRAIA-(CALUNGA MAIOR).

Elementos utilizados
Mel-calmante, adoar, harmonizar e apaziguar fludos negativos Azeite de dend- representa sabedoria ancestral, fora, energia, vida, sabor e feitio,desagregar qualquer tipo de fora negativa Pipoca-fora de transformao, fora de cura, pertence Omolu. Bife de gado- representa o sacrifico do corpo, do sangue. Sade fsica. Bife de fgado-filtro para limpeza espiritual. Bife de porco- prosperidade, desenvolvimento financeiro Frutas-foras da natureza dos elementos, energias da terra. No caso dos ciganos as frutas representam a atrao da doura para a vida. Velas-ligao com foras superiores, a luz simboliza a fora e poder mental, o equilbrio.o calor representa tambm a fora da vida. Incensos-limpeza representam a fora do elemento ar, retirando energias negativas e trazendo pureza.

Os exus atuam intensamente no submundo astral. Muita energia despendida nos combates contra foras e espritos sem evoluo os exus, por atuarem assim, acabam gastando suas reservas energticas. Depois de vrios dias trabalhando, eles se recolhem aos seus quartis e repem parte destas energias e tambm tratam feridas e miasmas adquiridos em combate. Quando fazemos alguma oferenda para os Exus, eles capturam as energias dos elementos ofertados, ou seja, a parte etrea e recarregam as suas baterias. Mas (podemos perguntar), se o exu um esprito, porque ele precisa de oferendas materiais?Como eles esto ligados ao terra-a-terra e ao submundo astral que muito denso, os exus precisam retirar dos elementos materiais a energia que gastaram em seus trabalhos. Amanaj: Edio Especial 07/13

[Escolha a data]

You might also like