You are on page 1of 8

Teologia do obreiro

INTRODUO

O Apstolo Paulo nos instrui atravs da carta que escreve a Timteo da seguinte forma: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (1Tm 2.15) Esta incrvel admoestao nos remete a exigncia que se submete aquele que quer ser um obreiro, pois o Apstolo nos diz que j devemos nos apresentar para Dus aprovados para Ele e sua obra como obreiros j em pleno servio, ou seja, que no tem do que se envergonhar. Pensando nisso trazemos at o amado leitor alguns pensamentos sobre o obreiro e sua tarefa na atualidade, Dus nos abenoe e que possamos atingir nosso objetivo que agradar ao Senhor da seara!!!

Pr. Paulo Araujo de Oliveira

O ministrio Eclesistico
I. A Chamada a. Vocao algo que est na Eternidade com Dus e que vem a se manifestar em um tempo especfico da histria do homem - 1 Co 1:26; 1 Co 7:20; Ef 4:1, 4; 2; Tm 1:9.

II.

Qual a nossa chamada? a. A chamada acompanha a vocao Rm 8:30 vocao aqui chamada de predestinao, isto acontece porque o Eterno j sabe onde melhor ns atuaremos. b. Porm precisamos entender qual nossa vocao para podermos dar ouvidos a nossa chamada 2 Sm 18:18 e assim no insistirmos em responsabilidades dos outros.

III.

Os Dons do ministrio Cristo Ef 4.11. a. Apstolos hoje em dia tm uma confuso muito grande quando falamos de apstolos, os prprios homens nomeados de apstolos no levam em considerao ou no sabem o que realmente um apstolo e o que ele faz. No podemos, por exemplo, confundir na questo apostlica, os apstolos de Cristo, com os apstolos das denominaes ou das exigncias da obra de Dus. i. Apstolos de Cristo Jesus e seu critrio para o ser:

necessrio, pois, que, dos vares que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre ns, comeando desde o batismo de Joo at ao dia em que dentre ns foi recebido em cima, um deles se faa conosco testemunha da sua ressurreio (At 1.21,22). ii. Apstolos das denominaes geralmente so levantados pelas prprias e no so muito bem aceitos pelas denominaes mais conservadoras. iii. Apstolos das circunstncias so levantados pelas denominaes ou pelo prprio Jesus quando h necessidade exemplo: 1 e 2 Corntios; Glatas; Efsios; Colossenses; 1 e 2 Timteo; Tito nestas cartas Pulo faz questo de defender seu apostolado diante dos seus leitores para dirimir as dvidas acerca de sua chamada, pensando nisso bom lembrarmos que: SEMPRE VO DUVIDAR DE NS. (Mt 11.3) b. Profetas profeta do hebraico nabhi (navi) uma classe de pessoas que, na Bblia Hebraica* (vulgo antigo testamento), eram capacitados pelo Eterno Dus para serem porta vozes do Mesmo, em chegando a Bblia Crist* (vulgo novo testamento) o Eterno j no se valia mais destes homens e mulheres, pois j falaria atravs do Filho (Hb 1.1). i. A partir da j podemos perceber que (no impossvel), mas em nosso meio tempo no temos mais um ministrio especificamente proftico, podemos ter sim, para Dus no h impossveis, mas no h em nenhuma parte hoje algum em que reconheamos esse ministrio declarada e especificamente. Da vem o apstolo e nos fala que

antigamente Ele falou de muitas maneiras pelos PROFETAS, mas nos fala hoje pelo FILHO.

c. Evangelistas a palavra evangelista significa: anunciador de boas notcias. O evangelista ainda hoje est sendo chamado por Dus para ocupar seu lugar, pois como o prprio dus nos mostra, o mundo precisa de uma notcia melhor, pois pra falar de desgraa os telejornais j fazem isso. i. Caractersticas de um evangelista: 1. Amor pelas almas Jo 3.16. 2. Chamado por Dus, ou seja, CRENTE 1 Co 1:21. 3. Cr na eficcia do Evangelho, ou seja, acredita no que prega Rm 1.16. 4. Recebe sua mensagem de Dus 1 Co 11.23. 5. Empenha-se por alcanar resultados Dan 12.3. d. Pastores no grego a palavra pastor poimn que quer dizer: apascentador, guardador, o que conduz ao pasto, sustentador. Jesus diz para ns que o BOM pastor, ou seja, aquele que serve ou est apto para o servio; este d a VIDA pelas ovelhas, e no o oposto Jo 10. e. Mestres esta palavra vem do grego didskalos de onde provem nosso termo DIDTICO. Este servo de Dus est imbudo de trazer o conhecimento adquirido para os leigos da congregao, este temo privilgio de ser detentor do conhecimento e por assim dizer, tem a honra de transmiti-los aos demais irmos, sendo, obviamente, s vezes pouco compreendido. Nesta categoria ns temos ministrios atrelados a ela como, por exemplo: i. Presbteros a palavra presbtero quer dizer ancio vem do grego presbteros; na maioria dos casos ela direcionada ao homem idoso que tem (por causa da idade) um acmulo muito grande de sabedoria experiencial na vida, porm quando esta palavra est atrelada ao ministro ela tem o peso de maestria ou de mestrado. Ou seja, o Mestre nem sempre ser presbtero, mas o presbtero dever ser um mestre. ii. Bispo no grego, a palavra bispo episkopos e significa curador, superintendente, administrador. Conforme usada na Bblia, o termo designa um guardador de almas, ou aquele que cuida do bem estar espiritual do seu rebanho. Aqui no bispado temos o pastor como mestre e quase o confundimos com o PRESBTERO.

IV.

Outras classes de ministrios: a. Diconos do grego dikonos que quer dizer servente. i. Qualidades do Dicono: 1. Boa reputao; 2. Cheio do Esprito;

3. Cheio de sabedoria. ii. Qualidades secundrias, mas no menos importantes so 1 Tm 3.8-12. b. Professores da Escola Dominical e ou Superintendentes da mesma, ao que para estes pedese: i. Estudar a Bblia; ii. Preparar sua Lio; iii. Amar seus Alunos; iv. Visitar seus Alunos; v. Ser exemplo para seus Alunos; c. Lderes de Mocidade este no um mini-pastor, jamais, este um ELO entre a mocidade e o Pastor. Este ento precisa: i. Respeitar seu pastor; ii. Acatar decises ministeriais, ainda que no se agrade delas; iii. Liderar com modstia; iv. Ser moralmente irrepreensvel; v. Amar os mais velhos e respeit-los para dar exemplo aos seus liderados.

d. Lideres de circulo de orao as mulheres tm participao incrivelmente especial na igreja hoje e o tiveram nos tempos de Jesus, porm hoje, por haverem os crentes, negligenciado a orao, faz-se necessrio designar pessoas para este ministrio ao que pela experincia ficou a cargo das santas mulheres de nossas igrejas. Estas em um grupo muito especial necessitam de uma liderana e para a lder destas mulheres se espera: i. Exemplo na piedade; ii. Exemplo na orao; iii. Exemplo no conhecimento; iv. Exemplo na obedincia; v. Exemplo na espiritualidade.

V.

Obreiro e sua vida pessoal: a. O obreiro e a BBLIA - Salmos 119:105. i. Cr na inspirao Divina da Bblia 2 Pedro 1.20,21. ii. L a Bblia DIARIAMENTE Salmos 1.

iii. Procura compreender a Bblia Atos 8.30. iv. Prega somente a BBLIA Romanos 1.16. b. O obreiro e a orao 1 Samuel 12.23. c. O obreiro, leia outros livros tambm 2 Timteo 4.13. d. O obreiro e suas finanas; para isso deve ele vigiar na: i. Aquisio do necessrio; ii. Aquisio do que pode e quando pode; iii. Quitar o que j adquiriu; iv. Cumprir com suas obrigaes financeiras na igreja tambm, como dzimos e etc...; v. Fazer um plano de reserva para eventuais emergncias.

VI.

Obreiro cuide-se: a. Cuidado com a sade; b. Cuidado com a popularidade; c. Cuidado com o sexo oposto; d. Cuidado com a vitalidade, isto , no espere morrer pra delegar funes; e. Cuidado com a autossuficincia; f. Cuidado com o temperamento;

VII.

O obreiro e sua famlia: a. No denegrir a imagem da famlia a custo de elogios pela prova que passa em casa; b. No negligenciar a famlia com excesso de zelo pela obra de Dus; c. No exigir que sua famlia seja o modelo de extrema santidade para toda a igreja; d. Honrar a famlia como um pai presente e como um marido exemplar e totalmente amante de sua esposa; e. Nunca negligenciar a presena de Dus em sua casa para que a famlia possa ser guiada e abenoada por Dus, atravs de voc.

VIII.

Uma ultima palavra: a. Cuidado no trajar obreiro cuidado ao adquirir roupas, lembre-se de combinar bem as cores e de no querer aparecer mais do que se deve,use cores leves e discretas, pois no somos pop-stars. outros cuidados importantes so: i. Ter os sapatos lustrados; ii. Cabelos bem aparados e penteados; iii. Unhas limpas e cortadas; iv. Dentes bem cuidados para no exalar mal hlito; escova de dentes faz quase um milagre aqui; v. Usar algum tipo de perfume ou desodorante para evitar os odores do corpo, pois o que pode parecer humildade para uns, na verdade falta de cuidado para os demais; vi. Banhar-se pelo menos uma vez ao dia dispensa comentrios; b. Cuidados com a linguagem: i. Evite os excessos gloria deus, aleluia,........ n... pois etc, etc, etc... ii. Evite grias qual, mano vi, poxa, caramba, chapa quente so palavras que dependendo do lugar no lhe ajudaro a cair nas graas do povo; iii. Procure falar bem e com um portugus cada vez melhor, pois o que parece simplicidade para uns, para outros sinal de negligncia ministerial; iv. No troque o idioma, se est pregando a brasileiros, fale portugus. c. Evite os cacoetes e/ou os gestos extravagantes; i. No enfie o dedo nas narinas; ii. No coce certas partes do corpo em publico, pois lhe trar prejuzos posteriormente; iii. Traga a mo boca para bocejar, espirrar ou tossir, pois queremos evitar que o publico veja algo sair de sua boca que no seja a palavra de Dus;

IX.

Seja tico. a. Em chegando em uma igreja aguarde ser chamado ao plpito, pois no de bom tom subir sem ser chamado, voc pode acabar sendo convidado a descer; b. Ao dirigir um culto lembre-se: i. O culto tem hora pra terminar; ii. O culto tem uma cadncia, porque no velrio; iii. O culto tem partes dispensveis e partes indispensveis como a palavra pregada, por exemplo;

c. Quando de frente ao trabalho tome o cuidado de passar a palavra ao oficial da igreja mais ilustre que voc, por exemplo: em chegando dirigentes regionais ou o prprio Pastor Presidente, estes tem a honra de receber imediatamente a palavra e voc lhes deve esta honraria.

No demais, irmos meus, fortalecei-vos no Senhor e na fora do seu poder.


(Efsios 6.10)

____________________________________________

Pr. Paulo Araujo de Oliveira ... Para o Sbio ouvir e crescer em sabedoria...
(Ec 1.5)

Paulo Araujo de Oliveira

You might also like