You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS CURSO DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

PROJETO DE AVICULTURA DE CORTE

DISCIPLINA: AVICULTURA DE CORTE E POSTURA ZOT 5908 PROFESSOR: ANTNIO C. MACHADO DA ROSA GRADUANDOS: GABRIEL M. B. GONALVES JONAS C. REISDOERFER LEANDRO RGIS MARA ELENA BORGES COSTA RONNIE SCHMIDT

FLORIANPOLIS, 10 DE JULHO DE 2012.

Sumrio
INTRODUO............................................................................................................................ 3 LOCALIZAO DO PROJETO ................................................................................................... 4 Caractersticas gerais................................................................................................................. 4 Aspectos econmicos ................................................................................................................ 4 LINHAGEM ESCOLHIDA ........................................................................................................... 5 SISTEMA DE CRIAO ............................................................................................................. 5 DIMENSIONAMENTO DO PROJETO ........................................................................................ 6 Demanda da produo .............................................................................................................. 6 CONSUMO DE RAO ............................................................................................................. 8 CONSUMO DE GUA ................................................................................................................ 8 DEJETOS ................................................................................................................................... 9 DIMENSIONAMENTO DO BIOGESTOR .................................................................................... 9 O PROCESSO DE BIOMETANIZAO ................................................................................... 10 TCNICAS GERAIS DE MANEJO............................................................................................ 11 Temperatura e umidade ......................................................................................................... 11 Programa de luz ...................................................................................................................... 11 REFERNCIAS ........................................................................................................................ 12

INTRODUO
A avicultura brasileira tm-se destacado pelo alto nvel tecnolgico e pela posio de destaque que o Brasil ocupa entre os exportadores de carnes. Em 2011, o consumo per capita de frango no Brasil foi de 47,4 quilos, tornando o Brasil o 7 maior de um ranking de 77 pases elaborado pela Ubabef. Entretanto, as condies climticas, principalmente nas Regies Sul e Sudeste, tm contribudo significativamente para alterar o consumo energtico neste sistema de produo agroindustrial, para o aquecimento dos animais jovens nos primeiros dias de alojamento. A energia um dos componentes mais importantes do custo final de produo. A recente crise energtica e a alta dos preos do petrleo tm determinado a procura por alternativas energticas no meio rural. Alm disso, a cama de avirio est sendo produzida em grande quantidade em virtude do crescente aumento da avicultura de corte, causando srias preocupaes quanto degradao ambiental e aos

conseqentesprejuzos qualidade de vida. Desta forma,medidas alternativas para melhor aproveitamento da cama tm aumentado no meio rural. A biodigesto, ou digesto anaerbica, boa alternativa para o tratamento da cama, pois seus subprodutos, o biogs e o biofertilizante, tm alto valor como fontes de energia e de nutrio vegetal, substituindo insumos antes adquiridos pelo avicultor. O biogs um combustvel gasoso com contedo energtico elevado. Pode ser utilizado para a gerao de energias eltrica, trmica ou mecnica na propriedade rural, contribuindo para a reduo dos custos de produo. Todavia, existem algumas limitaes no uso dos resduos da produo, como fonte energtica. Estas limitaes so decorrentes do uso dos resduos como fertilizante, da inviabilidade na agricultura de pequeno porte; dos problemas logsticos no bioprocessamento; e dos eventuais impactos ambientais e sobre a sade humana, decorrentes de sua manipulao. Segundo Snchez et al. (2005), o tratamento de dejetos por digesto anaerbia, possui vrias vantagens, como: a capacidade de destruir organismos patognicos e parasitas; o emprego do metano como fonte de energia; a produo de menor volume dedejetos a menores custos em

decorrncia da produo de baixa biomassa e a capacidadede estabilizar grandes volumes de dejetos orgnicos diludos a baixo custo. Este projeto tem como objetivo a implantao de uma granja de aves de corte, com aproveitamento dos resduos atravs da produo de biogs.

LOCALIZAO DO PROJETO
A implantao do projeto ser no municpio de So Jos (Lat. 273655; Long. 483739) localizado do estado de Santa Catarina (Figura 1).

Figura 1. Municpio de So Jos/SC. Caractersticas gerais O municpio possui uma rea de 113,5 km, altitude de 8m e faz parte da regio metropolitana de Florianpolis, no litoral do estado,

conturbando-se com a capital catarinense. A cidade cortada pelos rios: Rio Arajo, Rio Trs Henriques, Rio Imaru e Rio Caroline. Segundo o Censo realizado pelo IBGE no ano de 2009, o quarto municpio mais populoso do estado, atrs de Joinvile, Florianpolis e Blumenau com 209.804 habitantes. Sua densidade demogrfica de 1848,5 hab./km. Em 2000, o ndice de Desenvolvimento Humano Municipal de So Jos alcanou 0,849, colocando o municpio na 10 posio estadual neste indicador. A regio possui as quatro estaes do ano bem definidas caracterizado como Cfa de Koeppen - Mesotrmico mido, com vero quente e temperatura mdia de 20,8C e as chuvas so bem distribudas ao longo do ano.

Aspectos econmicos Segundo dados do IBGE e da Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina, em 2006 o PIB catarinense atingiu o montante de R$ 93,2 bilhes, assegurando ao Estado a manuteno da 7 posio relativa no

ranking nacional. No mesmo ano, So Jos aparece na 8 posio do ranking estadual, respondendo por3,13% da composio do PIB catarinense. Na avaliao dos setores produtivos de So Jos a agropecuria contribuiu com 0,3%, a indstria com 22,3% e os servios com 77,4 do PIB municipal.Em 2006, possua um PIB per capita da ordem de R$ 14.524,06, colocando o municpio na 70 posio do ranking estadual.

LINHAGEM ESCOLHIDA
Este projeto ir utilizar a linhagem Cobb 500 (Figura 2), cujos frangos de corte aps um rigoroso processo de seleo, adquiriram caractersticas como rpido crescimento, eficincia alimentar, baixa mortalidade e alto rendimento de carcaa.

Figura 2. Linhagem Cobb 500

SISTEMA DE CRIAO
Neste projeto iremos optamos pelo sistema criao mais utilizado, que o sistema "All in - All out", tudo dentro e tudo fora. Neste sistema, adquirem-se os pintos, de acordo com a capacidade total da granja, que so criados e vendidos todos no final do ciclo de produo. As vantagens desse sistema so: maior facilidade de manejo e maior facilidade e efetividade no controle de doenas. Permite uma melhor e mais eficiente desinfeco, bem como permite a realizao de um vazio biolgico (intervalo entre lotes) dentro dos padres (7 a 15 dias).

DIMENSIONAMENTO DO PROJETO
Demanda da produo

O clculo da demanda ser realizado considerando que iremos atender a demanda de 1% da populao de So Jos, a qual consome a media nacional de 47,4 kg carne de frango/habitante/ano.

Clculo da demanda de produo: 209.804 habitantes x 1% = 2.098 habitantes 2.098 habitantes x 47,4kg = 99.445,2 kg/ano

O produto escolhido para atender a demanda de 99.445,2 kg/ano de carne de frango ser bandeja de 1kg de peito de frango sem osso. Segundo o Manual da linhagem Cobb, a carcaa de um frango com peso vivo superior a 3,2kg possui 25% de peito de frango sem osso. Assim:

99.445,2----25% X -------------- 100% X= 397.780,8 kg/carcaa/ano

O rendimento de carcaa para peso de abate superior a 3,2 kg segundo manual da Cobb de 77%, porm, utilizaremos 70% para garantir uma margem de segurana, quanto desuniformidade dos indivduos no momento do abate.

397.780,8---- 70% X-------------- 100% X= 568.258,28 kg/aves/ano

Considerando o peso mdio de abate aproximado de 3,6 kg aos 56 dias idade, teremos 157.850 aves abatidas por ano.

1 ave

-------------- 3,6 kg

X aves-------------- 568.258,28 kg X= 157.850 aves/ano

O ciclo de produo deve durar 70 dias (10 semanas), somando o perodo de vazio biolgico (14 dias) e o perodo de crescimento das aves (56 dias). Portanto, a produo anual deve ser dividida em 5 lotes (52/10~5 lotes/ano)

157.850aves -------------- 5 lotes X aves-------------- 1 lote X= 31.570 aves/lote

A mdia de mortalidade das aves desde a fase de cria at o abate de 90%, e para fins de dimensionamento ser utilizado o valor mdio de mortalidade ((100%+90%)/2= 95%).

31.570 aves/lote -------95% X aves/lote----------------- 100% X= 33.232 aves/lote

O tamanho do galpo deve possuir tamanho suficiente para abrigar um lote a uma densidade de 13 aves/m.

1 m ------------------ 13 aves X m-------- 31.570 aves X= 2.428 m

As dimenses definidas para a construo do galpo so de 20 m x 121,4 m.

A partir do dimensionamento do galpo possvel calcular o volume de maravalha necessria para colocar no piso do galpo. A altura inicial da cama ser de 15 cm, e a cada lote ser adicionado 3 cm devido a compactao. A cama deve ser trocada a cada 5 lotes, ou seja, ao final de cada ano. No total, sero 27 cm de maravalha adicionada ao galpo (15cm + [3cm x 4lotes]), ou 655,6 m (27 cm x 2.428 m = 655,6 m). No final, devido a compactao, a altura da cama deve estar prxima de 15 cm.

CONSUMO DE RAO
De acordo com o manual da Cobb, o consumo acumulado de rao aos 56 dias de idade de 7,451 kg de rao por ave. A cada lote o consumo deve ser de 235.228 kg de rao por lote (31.570 aves x 7,451 kg = 235,228 ton/lote). Anualmente sero consumidos 1.176,14 ton/ano. A rao possui em sua composio 65% de milho, que corresponde a 764,491ton, necessitando de uma rea de 191,12 hectares para uma produtividade de 4ton/hectare.

CONSUMO DE GUA
Para que os frangos apresentem excelente desempenho, recomenda-se o uso de sistemas fechados. A possibilidade de contaminao da gua com o sistema fechado de nipples no to alta como no caso dos sistemas abertos. O desperdcio de gua tambm menor. Alm disso, os sistemas fechados tm a vantagem de no exigir limpeza diria, necessria nos casos de sistemas abertos. Sero utilizados bebedouros tipo nipple de alta vazo operam a 80-90 ml/min. Segundo a recomendao este bebedouro comporta 12 aves por nipple. As aves no devem se deslocar mais do que 3 m para beber gua. Os nipples devem ser posicionados a uma distncia mxima de 35 cm dos centros.

O consumo de gua deve ser aproximadamente 1,6 a 2 vezes o consumo de rao por massa, mas pode variar dependendo da temperatura do ambiente, qualidade da rao e sade das aves. Assim, sendo o consumo de rao 235,228 ton de rao/lote, o consumo de gua de 376,37 m de gua/lote a 470,45 m de gua/lote.

DEJETOS
O total de dejeto estimado por ave corresponde a 35% do consumo de raes. O consumo de rao por lote de 235,228 ton, portanto, so 82,33 ton de dejetos/lotes. Como a retirada dos dejetos ser realizada aps a passagem de 5 lotes, ou seja, anualmente, sero gerados 411 ton/ano.

DIMENSIONAMENTO DO BIOGESTOR
O biodigestor receber anualmente um aporte de 655,6 m com uma densidade mdia de 100 kg/m (MOULIN et al, 2011), totalizando

aproximadamente 65,56 ton de maravalha/ano e cerca de 411 ton/ano de esterco, totalizando cerca de 476,56 ton de cama de frango no final dos 5 lotes. Para cada 100 kg de cama de frango, so adicionados 800 litros de gua ao biodigestor. Sendo assim, sero adicionados 3812 m de gua e o volume total, somando a cama compactada (15 cm de altura mdia) com volume de 364.2 m ter um volume total adicionado ao biodigestor de 4176,2 m. O biodigestor ter capacidade para 4200 m e profundidade de 1,5 m, possuindo duas reas, uma inferior at 0,75 m de altura, e uma superior da cota 0,75 m at 2,0 m como mostra a figura 3.

Figura 3.

A mdia de produo estimada foi calculada com base no manual de biodigesto da empresa Winrock (tabela 1).
Clculo de produo de biogs Total de Dejeto/dia (kg) Total de biogs/dia (m/dia) Total de biogs/ms (m/ms) Equivalente em Botijo de cozinha (botijes/ms) Equivalente em Energia Eltrica (kWh/ms) 6615,9 120,2891 1470,2 132,318 3969,54

Tabela 1

O PROCESSO DE BIOMETANIZAO
O processo de digesto anaerbia (biometanizao) consiste de um complexo de cultura mista de microorganismos, que metabolizam materiais orgnicos complexos, como carboidratos, lipdios e protenas, para produzir metano (CH4) e dixido de carbono (CO2) e material celular (LUCAS JUNIOR, 1994; SANTOS, 2001). A decomposio biolgica da matria orgnica compreende quatro fases: hidrlise, acidognese, acetognese e metanognese. Essa converso do complexo orgnico requer mistura de espcies bacterianas, cujo crescimento interdependente e pode ocorrer pela seqncia das quatro reaes citadas. O tratamento de resduos orgnicos compreende trs tipos, conforme o grau de temperatura do processo utilizado. A biometanao, com temperatura entre 45oC e 60oC, considerada termoflica. A que ocorre entre as temperaturas de 20oC a 45oC mesoflica. A digesto anaerbica de matria orgnica em baixas temperaturas (>20oC) a psicroflica. A converso anaerbica produz quantidade relativamente pequena de energia para os microorganismos, por isso sua velocidade de crescimento reduzida e apenas limitada poro do resduo convertida em nova biomassa celular. (SANTOS, 2001).

A presena de vapor de gua, de CO2 e de gases corrosivos no biogs in natura o principal obstculo ao seu armazenamento e produo de energia. Equipamentos mais sofisticados como motores a combusto, geradores, bombas e compressores tm vida til extremamente reduzida. Controladores como termostatos, pressostatos e medidores de vazo, tambm so atacados, reduzindo sua vida til, alm de no oferecerem segurana e confiabilidade. A remoo de gua, CO2, gs sulfdrico, enxofre e outros elementos por filtros e dispositivos de resfriamento, condensao e lavagem imprescindvel para a confiabilidade e o emprego do biogs.

TCNICAS GERAIS DE MANEJO


Temperatura e umidade Segundo o Manual de Manejo de Frangos de Corte Cobb, a temperatura e umidade relativa recomendada desde o primeiro dia de idade at o abate (56dia) se encontra na tabela abaixo. Tabela 2. Guia de Temperatura/Umidade:
Idade dias 0 7 14 21 28 35 42 49 56 % de Umidade Relativa 30-50% 40-60% 50-60% 50-60% 50-65% 50-70% 50-70% 50-70% 50-70% Temperatura C 32-33 29-30 27-28 24-26 21-23 19-21 18 17 16

Programa de luz Os programas de luz so um fator fundamental do bom desempenho dos frangos e do bem estardo lote. No se pode utilizar um nico programa de luz padro em todas as partes do mundo. Por isso,as recomendaes quanto ao

programa de luz devem ser adaptadasde acordo com as condies climticas, o tipo de galpo e os objetivos gerais do produtor. De acordo com o planejamento para este projeto, seguiremos as recomendaes do Manual para frangos de corte Cobbadaptadas para densidade de alojamento menor que 14aves/m, ganho mdio dirio de peso maior que 60 g/dia e peso ao abate maior que 3,0 kg (Tabela 3).
Tabela 3. Recomendao de horas de escuro com relao idade das aves Idade em dias 0 1 100 a 160 gramas 22 23 24 29 30 31 5 dias antes do abate 4 dias antes do abate 3 dias antes do abate 2 dias antes do abate 1 dia antes do abate Horas de escuro 0 1 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

Com relao a intensidade de luz, na primeira semana de idade das aves, recomenda-se o uso de 25 lux, medido altura da ave, para estimular o ganho depeso precoce. A intensidade ideal da luminosidade no nvel do piso no deve variar acima de 20%.Aps 7 dias de idade ou, preferencialmente, quando a ave atingir 160 gramas, diminuir a intensidadeda luz gradativamente para 5-10 lux (0,5-1 FC).

REFERNCIAS
MOULIN, J. C. et al. Avaliao energtica da maravalha gerada em uma serraria de pequeno porte.JournalofBiotechnologandBiodiversity: Vol. 2, N. 2: pp. 16-22, May 2011

You might also like