You are on page 1of 56

CLASSES E ESTRATOS SOCIAIS NO CAPITALISMO CONTEMPORNEO

Luiz Carlos Bresser-Pereira


Este um ensaio no publicado, escrito em 1981, no mesmo ano em que foi publicado A Sociedade Estatal e a Tecnoburocracia (Editora Brasiliense), livro contendo os principais ensaios que havia escrito anteriormente sobre a teoria da nova classe profissional. Nesse livro esto presentes, entre outros, meus dois outros trabalhos centrais sobre a matria, A Emergncia da Tecnoburocracia (1972) e Notas Introdutrias ao Modo de Produo Estatal ou Tecnoburocrtico (1977). Eu pretendia incluir este terceiro ensaio num livro a ser publicado em ingls um projeto que acabou no se realizando. Como pretendo rever e atualizar este trabalho, decidi agora transform-lo em texto para discusso, de forma que eventuais leitores possam fazer sugestes (bresser@fgvsp.br) que sero muito bem vindas. um ensaio datado, mas acredito que continua sendo relevante para compreender a estrutura social do mundo em que vivemos. Embora complementado pelos outros ensaios, ele pode ser lido independentemente.

A tecnoburocracia constitui uma classe social na medida em que assume todas as caractersticas especficas dessa categoria social. No mais um grupo de status, como era a burocracia na poca do feudalismo e na fase competitiva do capitalismo. A tecnoburocracia a classe dominante no estatismo e a classe ascendente no capitalismo tecnoburocrtico. Numa formao social que basicamente controlada pelo Estado, como a Unio Sovitica ou a China, a tecnoburocracia a classe dominante. Em formaes sociais mistas, como nos Estados Unidos, na Frana ou no Brasil, onde o modo de produo capitalista dominante, a tecnoburocracia cresce tanto em fora como em nmero, embora esteja subordinada burguesia. De acordo com a tradio marxista, as classes sociais so grandes grupos sociais definidos por sua insero nas relaes fundamentais de produo dentro de um sistema econmico e social particular. Duas classes bsicas existem no capitalismo: a classe dominante, que controla o Estado e se apropria do excedente econmico na forma de lucros e juros, e a classe trabalhadora. Essas duas classes so definidas pelo papel que desempenham na produo, resultado direto da diviso social do trabalho. ________ Luiz Carlos Bresser-Pereira leciona economia na Fundao Getlio Vargas e teoria poltica na Universidade de So Paulo. bresserpereira@uol.com.br www.bresserpereira.org.br

Deixando de lado as vrias subdivises menores, existe uma diviso fundamental entre aqueles que detm os meios de produo, e conseqentemente os controlam, e aqueles que no o fazem. esta relao bsica de produo que d uma definio estrutural s classes sociais. Ela estabelece as funes essenciais que os agentes sociais preenchem no processo produtivo, bem como as formas de participao correspondentes no produto social. Apoiada pelo aparelho do Estado, que ela controla, a classe dominante em cada modo de produo apropria-se do excedente para si prpria. Esta apropriao toma a forma de impostos no sistema econmico e social asitico, de trabalho escravo na escravido, de corvia no feudalismo, de lucro especulativo ou acumulao primitiva no capitalismo mercantilista, e de mais-valia ou lucro no capitalismo. At quase o fim do sculo XIX, os trabalhadores eram forados a aceitar por seu trabalho uma remunerao que correspondia mera subsistncia. O excedente era totalmente apropriado pela classe dominante. Marx e os economistas clssicos definiram o trabalho assalariado precisamente como o nvel de subsistncia. Eles desenvolveram uma teoria de distribuio da renda na qual os salrios eram dados como este nvel de subsistncia, mas historicamente determinados, enquanto os lucros apareciam como o resduo, como a conseqncia do aumento (ou diminuio, nas teorias da estagnao de Ricardo e Marx) da produtividade. O enorme aumento de produtividade ensejado pelo capitalismo e o crescimento da capacidade organizacional dos trabalhadores mudou este quadro. Os salrios comearam a aumentar acima do nvel de subsistncia, na proporo do aumento da produtividade, enquanto os lucros 1 permaneceram relativamente constantes a longo prazo, apenas flutuando ciclicamente. Assim, atualmente, no capitalismo tecnoburocrtico ou contemporneo, os trabalhadores tambm se apropriam do excedente econmico: eles dividem com os capitalistas e com os tecnoburocratas os ganhos de produtividade. Definir classes sociais dominantes e dominadas em termos de apropriao do excedente no tem mais sentido. Mas definir classes em termos de sua posio nas relaes de produo continua a ser vlido, desde que no traduzamos relaes de produo por nveis de renda. Hoje em dia a sociedade muito mais complexa, e a diviso do trabalho muito mais avanada do que no passado. Dividir a sociedade em classes, de acordo com a posio de cada indivduo nas relaes de produo, no to direto como era no passado. Mas esta posio continua a ser essencial na definio das classes sociais. Ou voc detm diretamente os meios de produo, ou voc controla a organizao burocrtica que detm os meios de produo, ou voc realiza diretamente um trabalho. Isto significa que voc vai pertencer ou classe capitalista, ou classe mdia tecnoburocrtica, ou classe trabalhadora.
Desenvolvi formalmente em outro livro (1986) esta inverso da teoria clssica da distribuio, fazendo dos lucros a varivel independente e dos salrios, a dependente, variando de acordo com o aumento da produtividade.
1

Atores principais na histria A definio estrutural das classes sociais baseada nas relaes de produo no pretende ser meramente descritiva. Em termos do pensamento marxista, que subjacente ao argumento, as classes sociais so os atores privilegiados na histria, e sua ao assume a forma de luta de classes. As classes sociais se definem em termos de conflito, em termos de luta pelo poder do estado e em termos da disputa sobre a apropriao do excedente. Nas palavras de Marx e Engels:
Os indivduos isolados formam uma classe apenas na medida em que precisam levar a efeito uma batalha em comum contra outra classe... (1846: 82)

No entanto, alm da luta de classes, os conflitos entre naes e entre setores dentro da classe dominante tambm precisam ser considerados. Basicamente, a guerra uma estratgia das classes dominantes, uma forma de se apropriar do excedente externo e tambm uma forma de neutralizar o conflito de classes interno. As lutas entre setores da classe dominante ocorrem principalmente quando a classe dominante to hegemnica que pode tolerar conflitos internos. Embora ainda sejam significativas atualmente, essas lutas foram mais importantes no passado, quando o equilbrio de foras entre as classes dominante e dominada era muito mais favorvel primeira. De acordo com a tradio marxista, impossvel compreender a sociedade e a histria se no usarmos as classes sociais como ferramentas bsicas. No entanto, a sociologia conservadora sempre subestimou o papel das classes na histria. Ao negar a luta de classes como motor bsico da histria, a sociologia funcionalista precisa, como conseqncia, minimizar o papel das classes sociais. A teoria de classes marxista e neo-marxista resistiu muito bem a este tipo de ataque at os anos 70. No entanto, aps a crise geral da esquerda e do Marxismo, 'a ltima dcada testemunhou, por assim dizer, a eroso da teoria de classes e de outros fundamentos do Marxismo tradicional' (Uwe Becker, 1989: 128). Uma das razes bsicas para isso, alm da onda conservadora dos ltimos dez ou vinte anos, reside na emergncia da nova classe: a tecnoburocracia. Como veremos nesta parte do livro, a estrutura social do capitalismo tecnoburocrtico moderno tornou-se muito mais gradual, muito menos dicotmica do que a existente no capitalismo clssico - o capitalismo que Marx havia descrito. As classes sociais continuam sendo os atores principais da histria. Capitalistas e trabalhadores continuam a agir de acordo com sua prpria lgica: a lgica do lucro e da acumulao, no caso dos capitalistas, a lgica das demandas salariais, no caso dos trabalhadores. A luta de classes e a conscincia de classe continuam a ser fatores essenciais na histria, mas a existncia de uma nova classe mdia entre capitalistas e trabalhadores exige um tipo diferente de anlise.

Uma perspectiva histrica Vimos que as classes sociais so agentes por excelncia da histria. No entanto tambm observamos que elas so produto das relaes de produo que vo mudando com a histria. Conseqentemente, o conceito de classe social varia nos diferentes perodos histricos e de acordo com os diferentes modos de produo. As classes existem em todos os modos de produo antagnicos, onde uma minoria, inicialmente pela fora ou pela coero, apropria-se do controle efetivo dos meios de produo. As relaes de produo so o fator determinante; a base econmica , portanto, o que est subjacente diviso essencial entre as classes. No entanto, apenas no capitalismo que as classes assumem um carter econmico to claro e explcito, ficando os aspectos polticos e religiosos apenas como consideraes secundrias. Assim, correto dizer que as classes sociais, no sentido estrito da palavra, so um fenmeno especfico do capitalismo. Apenas num sentido amplo e impreciso podem Marx e Engels ter usado este termo quando afirmam: 'a histria de qualquer sociedade existente at hoje a histria da luta de classes' (1848:2). Em muitos outros escritos fica claro que eles usam o conceito de classe como uma ferramenta terica particularmente til para explicar como o capitalismo funciona. somente com o aparecimento do capitalismo que a classe dominante pode se apropriar do excedente atravs de meios explicitamente econmicos: o mecanismo da mais-valia. Desse modo, as relaes entre as classes, definidas como grupos econmicos, tornam-se muito mais claras, no mais obscurecidas pela tradio ou pela religio. O capitalismo traz consigo o liberalismo, que postula tratamento igual perante a lei. O que isto significa em termos da ideologia capitalista que as distines de classe no tm legitimidade com base na superestrutura legal e ideolgica da sociedade. Assim, a base econmica da classe se torna mais aparente. Alguns vendem e outros compram trabalho no mercado; originam-se da as diferenas de classe. Nos modos de produo pr-capitalistas, a classe dominante precisou sempre usar diretamente a fora, sozinha ou combinada com a tradio e a religio, a fim de extrair o excedente. No capitalismo, o uso da fora ocorre indiretamente. Na medida em que capitalismo baseado na generalizao das mercadorias, o capitalista pode se apropriar do excedente atravs de um mecanismo essencialmente econmico, a maisvalia. Embora nos modos de produo pr-capitalistas a apropriao do excedente pela classe dominante tivesse um componente decisivamente econmico, ela sempre implicou um tipo de violncia ou de uso do poder que no o poder de mercado, nem o poder derivado do capital. Os impostos institudos pelo soberano no modo de produo asitico so claramente um meio violento de se apropriar do excedente. O mesmo pode ser dito da escravido, onde a violncia ainda mais evidente. A corvia feudal tambm violenta, embora mitigada pela obrigao recproca do senhor de dar proteo militar e justificada por um forte aparelho ideolgico.

Quando o excedente apropriado nessas situaes pr-capitalistas, o aspecto econmico atravs do qual as classes so definidas tende a ficar enfraquecido ou obscurecido. A classe dominante julga mais importante desenvolver justificaes polticas, legais e religiosas para legitimar a coero e a violncia pelas quais ela se apropria do excedente. Tambm essencial estabelecer mecanismos institucionais, que dividem e estratificam as classes dominadas, a fim de facilitar sua dominao. A natureza basicamente econmica da classe social assim duplamente obscurecida: de um lado, pela introduo de elementos ideolgicos, e de outro pelo fato de dividir a sociedade em castas ou grupos de status que substituiriam as classes em termos de estrutura social. Como observa Lukcs:
Isto verdade principalmente porque os interesses de classe na sociedade prcapitalista nunca atingem total articulao (econmica). Portanto, a estruturao da sociedade em castas e estados significa que os elementos econmicos esto inextricavelmente ligados a fatores polticos e religiosos. Em contraste, o poder da burguesia significa a abolio do sistema de estados, o que leva organizao da sociedade segundo parmetros de classe (1922:55).

Castas e grupos de status tpico de sociedades pr-capitalistas estabelecer castas e grupos de status ou algum outro tipo de diviso social do trabalho hereditria, rgida e sustentada por valores religiosos e pela lei. Muitas vezes somos levados a crer que castas e grupos de status 2 desempenham o papel das classes sociais em formaes econmicas pr-capitalistas. Mas isto no correto, ou no constitui toda a verdade. As incontveis castas e subcastas da ndia e os muitos tipos e tamanhos de grupos de status ou de estados na sociedade feudal so no alternativas reais s classes, mas antes uma estratgia da 3 classe dominante para organizar hierarquicamente e regulamentar o sistema social . Classes sociais bsicas ainda existem, com base em sua participao na produo. Mas elas so posteriormente divididas em grupos menores e mais estveis, para os quais so definidos direitos e, o que mais importante, responsabilidades e limitaes. Dizse que s vsperas da Revoluo Francesa a sociedade estava dividida em trs estados: a nobreza, o clero e o povo. Mas o povo estava dividido em subgrupos de status menores. A situao semelhante entre as castas na ndia. Por outro lado, grupos de status so tambm formas de estratificar a classe dominante. Assim, observa Hans Freyer:

Esta a posio assumida por Sedi Hirano (1975). Assumi uma posio semelhante em Empresrios e Administradores no Brasil (1974). 3 De acordo com Ferdinand Toennies, "As castas na ndia atualmente so contadas aos milhares, se incluirmos as subcastas. Nas provncias centrais, que tm cerca de dezesseis milhes de habitantes, o censo de 1901 identificou quase novecentos nomes de castas que se incorporavam, no entanto, para efeito de classificao, em duzentas castas reais." (1931:15).

O exrcito, o clero, a funo pblica e a propriedade de terras so geralmente setores que os grupos de status dominantes reservam para si mesmos (1931:169).

Weber estava correto ao comparar os grupos de status com as castas: 'uma casta sem dvida um grupo de status fechado'(1916:39). No entanto, ele foi um dos responsveis pela afirmao hoje amplamente difundida de que as classes sociais e os grupos de status so formas alternativas de organizao social. Por exemplo, ele afirma que 'as classes so grupos de pessoas que, do ponto de vista de interesses especficos, tm a mesma posio econmica', enquanto os grupos de status so um 'tipo de prestgio social ou de falta dele' (1916:39). Nessa mesma linha, ele denomina 'Status e Classes' o Captulo IV da Primeira Parte de "Economia e Sociedade". Aqui ele define classe em funo da posio no mercado, ou seja, com base em 'uma probabilidade que deriva do controle relativo sobre bens e habilidades e de sua capacidade de produzirem renda, dentro de uma dada ordem econmica', enquanto 'status (standische lage) significaria um direito efetivo estima social em termos de privilgios positivos ou negativos.' (1922: 302-305). A noo de prestgio social, que parte do conceito de grupo de status, na verdade se refere sobretudo aos grupos de status mais elevados formados pela classe dominante e seus associados, como a burocracia pr-capitalista. O fato de um membro da classe inferior pertencer a um grupo de status profissional tambm encarado pela classe dominante e aceito pela classe dominada como uma indicao de prestgio social. uma 'honra' e um 'privilgio' pertencer ao grupo de status dos pedreiros ou dos aougueiros, especialmente se considerarmos que o monoplio desta distino deriva da 'apropriao de poderes polticos ou hierticos.' (Weber, 1922:306). A importncia estratgica que este tipo de distino tem para a classe dominante evidente. Estabelecendo castas e grupos de status, a classe dominante neutraliza a luta de classes. Assim, alguns autores vem como uma diferena fundamental entre ambos a presena de conflito nas relaes entre as classes, contra a ausncia de conflito entre os grupos de status. Toennies afirma que 'os estados passam a constituir classes quando participam de aes hostis ou entram em guerra uns com os outros.' (1931: 12). Na verdade, grupos de status nunca chegam ao ponto de questionar a prpria estrutura de classes. O mximo que fazem participar de disputas locais ou privadas com outros grupos de status a fim de conquistar certos direitos ou limitar os direitos de outros. O importante ter em mente que o grupo de status uma subdiviso de uma classe, no uma alternativa a ela. Mais precisamente, uma subdiviso das classes, um escalonamento interno da classe dominante e da classe dominada. Classes sociais so aqui entendidas em seu sentido amplo como sendo derivadas da insero de grupos sociais em relaes de produo antagnicas. O grupo de status seria uma alternativa classe social se limitarmos este ltimo conceito ao capitalismo. Esta concepo limitada de classe tem um certo fundamento histrico na medida em que as classes s 6

apareceram em sua forma mais pura no capitalismo, mas no devemos perder de vista a natureza mais geral da classe e da luta de classes atravs da histria. No entanto, possvel que um grupo de status se torne uma classe. De um lado, preciso que haja novas relaes de produo, que colocaro o grupo de status numa posio estratgica; de outro, este grupo social, em conseqncia, teria de ganhar massa crtica, uma natureza universal e, finalmente, uma vocao tanto para o conflito como para a dominao. Marx e Engels so bastante claros acerca da transformao da burguesia de um grupo de status em uma classe quando afirmam que:
Pelo simples fato de ser uma classe e no mais um estado, a burguesia forada a se organizar no mais localmente, mas nacionalmente, e a dar uma forma geral a seus interesses comuns (1846:80).

Essa transformao ocorreu quando as relaes de produo para as quais a burguesia serviu de veculo tornaram-se dominantes na sociedade, enquanto esta nova classe ia ganhando massa crtica e conscincia de seus prprios interesses. A transformao do grupo de status burocrtico em uma classe tecnoburocrtica vem ocorrendo, atravs de um processo semelhante, na segunda metade do sculo vinte. Assim, estados ou grupos de status no constituem uma alternativa estrutura de classes, pois as classes sociais e os grupos de status so comuns a todos os modos de produo antagnicos, mas, num nvel mais baixo de abstrao, eles podem ser considerados como a alternativa feudal estrutura de classes capitalista. por isso que os grupos de status, quando contrastados com classes especficas no capitalismo, tornam-se uma ferramenta terica til. Essa ferramenta nos ajuda a compreender as diferenas histricas no apenas entre estruturas de classes pr-capitalistas e capitalistas, mas tambm entre estas ltimas e a estrutura de classes especfica do modo de produo tecnoburocrtico. Enquanto a estrutura de classes comum a todos os modos de produo antagnicos, cada modo estrutura as classes de uma maneira particular. Os grupos de status desempenharam um papel fundamental no feudalismo, enquanto no capitalismo as classes tendem a aparecer de uma forma pura; j no estatismo veremos que o conceito de 'camada' ou de 'estrato social' essencial para compreender seu sistema de classes.

Classe e Conscincia de Classe Como a teoria de classes precisa ser objeto de uma reavaliao no contexto do capitalismo tecnoburocrtico, o papel da conscincia de classe tambm precisa ser revisto. O processo da luta de classes envolve no apenas medidas concretas com vistas organizao e controle do estado, mas tambm a definio dos interesses de classe em termos ideolgicos. Ideologias conservadoras ou revolucionrias so 7

sistemas de crenas e valores politicamente orientados. So a expresso de interesses de classe, e seus proponentes procuram dot-las de validade universal. Nesse quadro, a conscincia de classe um elemento importante, mas no necessrio, da definio de classe. Todas as classes possuem sua ideologia respectiva, mas no necessariamente conscincia de classe. A classe tecnoburocrtica dotada de conscincia de classe, mas isto s verdade na medida em que ela tem como projeto ou razo de ser o controle das grandes corporaes e do Estado. A conscincia de classe seria um elemento necessrio definio de classe se fssemos adotar o conceito de Lukcs, segundo o qual a conscincia de classe no a soma ou o denominador comum do que seus membros pensam, mas antes uma 'possibilidade objetiva'. De acordo com Lukcs, a conscincia de classe constitui-se de
... os pensamentos e sentimentos que os homens poderiam ter numa situao particular, se fossem capazes de avaliar tanto esta ltima como os interesses derivados dela em seu impacto sobre a ao imediata e sobre toda a estrutura da sociedade. Portanto, a conscincia de classe existe potencialmente em todas as pessoas - dadas algumas condies histricas especficas, esta conscincia potencial 'poderia se tornar consciente.' (1922: 51-52 e 59).

Embora este conceito seja atraente na medida em que enfatiza a relao dialtica entre as relaes de produo e a conscincia de classe, prefiro definir classe social aqui como um processo histrico concreto que se origina dessa relao dialtica. A classe dominante sempre teve conscincia de classe e exerceu seu poder no apenas atravs do controle dos meios de produo e do aparelho repressivo, mas tambm atravs da hegemonia ideolgica, ao passo que a classe dominada no a possui, necessariamente. A fim de manter sua posio dominante, a classe dominante transmite sua ideologia dominada atravs dos aparelhos ideolgicos existentes na sociedade. No perodo pr-capitalista, a religio era o principal aparelho ideolgico. No capitalismo, essas funes foram desempenhadas pelas instituies educacionais, pelos partidos polticos, pela imprensa, pela televiso e pelo rdio. Se a classe dominante puder alcanar total hegemonia ideolgica, ela poder anular ou neutralizar a conscincia da classe dominada. Por essa razo, o fato de uma classe dominada atingir algum grau de conscincia um fenmeno histrico recente, e ainda parcial. Ele surgiu com o capitalismo, tomando forma quando os trabalhadores passaram a se organizar em sindicatos e partidos polticos, e adquirindo estabilidade atravs da difuso das idias socialistas e marxistas. No entanto, dado o sucesso do capitalismo em promover o desenvolvimento econmico e transferir os ganhos de produtividade para os trabalhadores sem colocar em risco uma taxa de lucro satisfatria, essa realizao parcial. Assim, a conscincia de classe no um elemento essencial na definio de classe, se a classe a ser definida for a classe trabalhadora. No entanto, esta uma 8

classe real, que tem seus prprios interesses coletivos e sua prpria ideologia em oposio classe dominante. Mas no pode ser considerada um ator efetivo na histria. Uma classe apenas se torna uma fora histrica efetiva quando atinge algum grau de conscincia de classe, organiza-se politicamente e luta pelo poder do Estado. Para Therborn (1980:60), a aceitao ou a resistncia explorao de classe no essencial definio da ideologia das classes dominadas. Uma classe puramente dominada dotada de uma ideologia baseada nas idias de autoridade e obedincia. A luta de classes acontecer mas, contrariamente s expectativas de Marx, no tender a ser revolucionria. Nas sociedades pr-capitalistas a classe dominante era o nico fator histrico efetivo. Setores da classe dominante disputavam o controle do Estado, mas s muito raramente a classe explorada participava dessas lutas. Ela pode ter se revoltado ou escapado, ou ainda ganho mais espao poltico. O poder da classe dominante, no entanto, apenas sofre uma ameaa com o advento do capitalismo e da classe trabalhadora, precisamente porque a classe trabalhadora foi a primeira classe dominada a se tornar organizada e a desenvolver uma conscincia de seus prprios 4 interesses. O sucesso econmico do capitalismo, no entanto, no permitiu que essa ameaa se transformasse em revoluo. Ao contrrio, no capitalismo atual, a revoluo se transformou cada vez mais numa alternativa irrealista.

De acordo com Lukcs, "... nas pocas pr-capitalistas e no comportamento de muitos estratos dentro do capitalismo cujas razes econmicas esto no pr-capitalismo, a conscincia de classe incapaz de atingir uma clareza completa e de influenciar conscientemente o curso da histria". (1922: 55)

A NOVA CLASSE E OS ESTRATOS SOCIAIS


A condio essencial para a emergncia de uma nova classe o aparecimento das correspondentes relaes de produo. A nova classe pode ter ou no conscincia de classe, mas essencial que ela no se confunda com os estratos sociais. Em princpio, nos modos de produo puros, temos apenas uma classe dominante e uma classe dominada: a 'classe mdia' vai corresponder aos setores menos ricos da classe dominante e aos setores mais ricos da classe dominada. Esto na primeira categoria os capitalistas de pequeno e mdio porte, de um lado, e os trabalhadores especializados, de outro. Alternativamente, numa formao social mista, a classe mdia representar a emergncia de novas relaes de produo e das correspondentes relaes sociais. A classe mdia tecnoburocrtica que emerge no capitalismo tecnoburocrtico se insere nesta segunda categoria. Esta noo de classe social tem pouco em comum com as teorias funcionalistas de estratificao social. Tambm no se assemelha s teorias weberianas de classe social que enfatizam o poder aquisitivo ou a posio no mercado. Difere tambm significativamente das teorias weberianas desenvolvidas por Dahrendorf (1957) e Lenski (1966), que focalizam mais o poder do que as relaes de produo, para delinear a classe social. Embora essas teorias tenham uma certa utilidade, especialmente de uma perspectiva funcionalista, em termos de uma viso descritiva e esttica da sociedade, elas obviamente no atendem s nossas necessidades em termos de uma teoria que ajude a explicar os processos histricos de mudana social e poltica. Ao contrrio, interessa-nos uma teoria das classes sociais que nos fornea ferramentas para a anlise do capitalismo atual, onde a classe mdia tecnoburocrtica desempenha um papel cada vez mais decisivo. Classes sociais so grupos sociais definidos pelos papis que desempenham, dominantes ou dominados, dentro das relaes de produo bsicas da sociedade. Atravs do processo inerente de luta de classes, elas se tornaram os atores principais da histria. De um lado, isso pode ser explicado pelo desenvolvimento das foras produtivas, que estabelece novas condies materiais para as relaes de produo e, de outro, em virtude das lutas de classes que se originam da insero de cada classe nas relaes de produo e sua conseqente conscincia de classe. Portanto, para que uma nova classe possa se estabelecer, essencial que ela participe das novas relaes de produo que esto surgindo, que estas novas relaes de produo sejam bsicas para a definio de um novo modo de produo e que, como conseqncia, o novo 10

grupo social tenha tamanho ou massa crtica suficiente para formular um projeto histrico destinado a fazer dela no futuro a nova classe dominante. A classe tecnoburocrtica emergente que caracteriza o capitalismo tecnoburocrtico atende plenamente a esses requisitos. Num ensaio anterior (1977), discuti o conceito de classe em termos de modos de produo puros e no de formaes sociais concretas. O modo de produo capitalista em sua forma mais pura (a da Inglaterra no sculo XIX) foi comparado com o modo de produo tecnoburocrtico dominante na formao social sovitica. Adotando esta estratgia, pude definir a relao de produo tecnoburocrtica e identificar a tecnoburocracia como a classe dominante neste modo de produo. Enquanto no capitalismo puro temos duas classes, a burguesia e os trabalhadores, e uma relao de produo correspondente, o capital, no modo de produo estatal puro temos tambm apenas duas classes, a tecnoburocracia e os trabalhadores, e uma relao de produo correspondente, a organizao. O capital como uma relao de produo deixa de existir na medida em que desaparece a propriedade privada dos meios de produo. Ele substitudo por algo que costumo chamar de 'organizao': a propriedade coletiva dos meios de produo pela nova classe profissional ou tecnoburocrtica. Embora os tecnoburocratas no detenham, como os capitalistas, a propriedade legal dos meios de produo, assemelham-se a estes no sentido de que detm o controle efetivo desses meios de produo. A diferena mais importante, no entanto, no se refere propriedade legal, mas ao fato de que a propriedade capitalista privada e individual, ao passo que, no modo de produo tecnoburocrtico, a propriedade coletiva. No sistema capitalista, cada capitalista ou possui diretamente os meios de produo ou uma parcela deles, seja diretamente na forma de aes, seja indiretamente na forma de crditos. Em contraste, os tecnoburocratas no podem dizer que possuem um negcio ou mesmo uma parte dele. Ao contrrio, os tecnoburocratas detm a organizao burocrtica na medida em que ocupam uma posio em sua hierarquia organizacional e usam os recursos da 5 organizao em proveito prprio. O capitalismo tecnoburocrtico, sendo uma formao social mista, que permanece predominantemente capitalista mas compartilha de algumas caractersticas estatais ou tecnoburocrticas, o meio de onde emerge a nova classe mdia: a classe tecnoburocrtica ou profissional.
5

Joo Bernardo tem um ponto de vista semelhante com relao propriedade coletiva dos meios de produo pelos tecnoburocratas. No entanto, ele fala de uma "burguesia de Estado" e de "capitalismo de Estado": "O que temos aqui a propriedade coletiva do estado, que no pode ser transferida de modo individual... A propriedade coletiva mantida dentro do mesmo grupo social e seus descendentes atravs do controle total da educao pblica e pelo fato de que os filhos da burguesia de Estado tero, em sua infncia, uma longa educao dentro da famlia." (1975: 175)

11

Combinando Classes e Estratos Uma questo fundamental na teoria das classes 'a questo da classe mdia', que examinarei adiante. Por ora suficiente dizer que, de acordo com a teoria de classes marxista, no existem classes mdias. Evidentemente, Marx e Engels usaram a expresso 'classe mdia', mas esse era um modo de designar a burguesia, que estava no 6 meio da estrutura social, entre a classe trabalhadora e a aristocracia latifundiria. Desse modo, Marx e Engels foram basicamente coerentes com seu prprio conceito de classe social, definida pelo papel que grandes grupos sociais desempenham nas relaes de produo. Os conceitos de camadas sociais ou de estratos sociais foram utilizados como sinnimos de classe por socilogos funcionalistas. Eles consideram a classe social como uma questo de estratificao social que, de acordo com Talcott Parsons, uma classificao hierrquica dos indivduos de um sistema social particular. o modo como os indivduos ocupam posies na estrutura social em termos de status. Nas palavras de Parsons:
Estratificao social encarada aqui como a classificao diferencial dos indivduos que compem um dado sistema social e seu tratamento como superiores e inferiores uns em relao aos outros em certos aspectos socialmente relevantes (1940: 841).

Se entendermos classes sociais como parte de um sistema de estratificao, o conceito de classe passa a no mais derivar das relaes de produo. Ao contrrio, ele se torna um mero expediente para a diviso hierrquica da sociedade em estratos, a fim de descrev-la melhor. Tambm possvel, mais ou menos arbitrariamente, aumentar o nmero de estratos, como fez Lloyd Warner, de modo a ter uma classe alta alta, uma classe alta baixa, uma classe mdia alta, uma classe mdia baixa, uma classe baixa alta 7 e uma classe baixa baixa (1941). Apesar disso, importante destacar que o conceito de classe mdia no meramente uma noo funcionalista. Ele foi utilizado por cientistas sociais com diferentes perspectivas tericas, inclusive marxistas. Ele continua a ser usado porque
Engels, por exemplo, afirma: "Logo veio o tempo em que apareceu como necessidade inevitvel uma classe mdia capitalista (uma burguesia, de acordo com os franceses), que, lutando contra a aristocracia dos proprietrios de terras, destruiu seu poder poltico e se tornou, por sua vez, econmica e politicamente dominante." (1881:13). Assim como Engels usa o termo "classe mdia capitalista" como sinnimo de burguesia, podemos tambm falar de uma "classe mdia tecnoburocrtica" como sinnimo de tecnoburocracia. O que no faz sentido falar simplesmente de classe mdia, porque nesse caso confundimos classes sociais com estratos sociais. 7 Para a metodologia utilizada na criao deste tipo de anlise, ver Lloyd Warner, Marcha Meeker e Kenneth Eels (1949). Eu mesmo empreguei esses conceitos em meus primeiros trabalhos acadmicos, de certo modo influenciado pelo funcionalismo. Ver "The Rise of the Middle Class and Middle Management in Brazil" (1962).
6

12

parte de nossa linguagem diria, alm de servir freqentemente para descrever setores da sociedade razoavelmente bem definidos. A rigor, mais correto falar de estratos altos, mdios e baixos, do que de classes altas, mdias e baixas. Os primeiros constituem um critrio de classificao social diferente do de classe e so vlidos e teis como ferramenta de anlise sociolgica. Poderamos definir estrato como uma fatia da sociedade cortada horizontalmente de acordo com uma srie de critrios que nos permitem estabelecer uma ordem hierrquica. Esses critrios mais ou menos arbitrrios referem-se ao poder econmico e ao prestgio social dos indivduos. Os socilogos funcionalistas examinaram em profundidade as correlaes existentes e inexistentes entre prestgio social e riqueza, ocupao, educao, raa e religio. Figura 1: Estratos e Classes no Capitalismo Clssico

Estrato Alto
Burgue sia

Estrato Mdio Tecnoburocracia

Classe Trabalhadora

Estrato Baixo

13

Os marxistas foram extremamente crticos da sociologia funcionalista. No convm discutir tais questes aqui. Em vez disso, quero sugerir que o conceito de estrato social um conceito til para a anlise social, desde que no seja confundido com o de classe, ou usado para substituir o de classe. Em segundo lugar, podemos utilizar o conceito de estratos sociais dentro de cada classe social, ou entre as classes 8 sociais. Por exemplo: existe uma alta burguesia e uma mdia burguesia. Da mesma forma, podemos distinguir uma tecnoburocracia alta, mdia e baixa, bem como uma diviso hierrquica de trabalhadores composta de trabalhadores qualificados, semiqualificados e no qualificados. A Figura 1 mostra como podemos combinar os conceitos de classe social e de estrato social dentro de uma dada estrutura social. Este exemplo refere-se ao capitalismo puro ou clssico, no qual existem apenas duas classes: a burguesia e o 9 proletariado. O estrato superior consiste exclusivamente da burguesia, e o inferior composto exclusivamente de trabalhadores. O estrato mdio, embora principalmente formado pela burguesia, tambm inclui um grande nmero de trabalhadores especializados ou qualificados. Dada a coexistncia desses dois conceitos, importante perguntar se o determinante primrio da ao social e poltica a identificao em termos de classe social ou de estrato social. Em outras palavras, precisamos saber at que ponto o fato de um trabalhador pertencer a um estrato mdio tem peso suficiente para fazer com que ele adote uma ideologia e padres de consumo burgueses ou tecnoburocrticos. A resposta a esta questo provavelmente positiva, embora o trabalhador seja ainda fortemente influenciado por sua situao de classe. Desse modo, temos uma indicao muito clara de que os estratos sociais, embora expressamente distintos da classe, tambm servem como uma importante ferramenta de anlise poltica e sociolgica.

Observem que se definirmos a burguesia como sendo composta de pequenos proprietrios que empregam trabalhadores assalariados e ao mesmo tempo realizam eles prprios trabalho braal, isso constituir uma outra classe, especfica relao de produo que se originou da produo mercantil em pequena escala. A pequena burguesia sempre includa no estrato mdio. 9 evidente que neste caso, como na verdade em qualquer caso onde utilizamos o conceito de modo de produo, estamos fazendo uma simplificao. Estamos generalizando e reduzindo uma realidade histrica a uma abstrao. Mesmo na metade do sculo XIX, quando o capitalismo clssico atingiu sua forma mais pura, havia mais de duas classes. A aristocracia, os camponeses e a pequena burguesia continuaram a existir como manifestaes do modo de produo anterior.

14

CLASSES NAS SOCIEDADES ESTATAIS


Neste captulo discutirei a estrutura de classes das formaes sociais estatais. Eu poderia faz-lo com o modo de produo tecnoburocrtico puro, mas a anlise acabaria sendo abstrata demais. Alm de detectar uma nova classe dominante, a tecnoburocracia, proporei que, nas sociedades estatais, a distino entre classes sociais mais gradual do que dicotmica. Ou, dado que o capitalismo tecnoburocrtico contemporneo uma formao social mista, na qual o capitalismo dominante mas o estatismo j est presente, este tipo de anlise servir como uma ferramenta terica para compreend-lo. O que existe de forma extrema no modo de produo estatal puro e em formaes sociais predominantemente estatais, como a Unio Sovitica, aparece moderadamente nas sociedades capitalistas tecnoburocrticas contemporneas. A estrutura de classes nos modos de produo pr-capitalistas caracterizava-se por uma mobilidade social extremamente limitada. Em princpio, no sistema de castas no existe mobilidade social, nem mesmo de gerao para gerao. Casta hereditrio. Embora a mobilidade fosse possvel em outros sistemas de estratificao social prcapitalistas, ela existiu apenas de modo limitado, em vista de sua definio ser poltica e religiosa em lugar de econmica, como acontecer no capitalismo. A mobilidade social aumenta consideravelmente com o capitalismo. As classes sociais perdem muitos de seus adereos ideolgicos para assumir uma natureza explicitamente econmica. Os obstculos legais mobilidade social desaparecem e os obstculos ideolgicos so substancialmente enfraquecidos. Na verdade, ela se torna uma das vlvulas de escape por excelncia para reduzir o conflito social que tendia a se aprofundar no capitalismo, com o aumento da organizao poltica dos trabalhadores. No entanto, a mobilidade social est longe de ser completa. A propriedade privada do capital, passada de pai para filho, continua a ser uma barreira 10 decisiva. Mobilidade - 'o sonho norte-americano' - antes uma ideologia do que uma realidade. O grau relativo de mobilidade social alcanado no capitalismo torna-se assim o principal instrumento ideolgico para legitimar a estrutura de classes existente. Mobilidade social 'ampla' ou 'crescente' so expresses utilizadas como uma 11 alternativa implcita sociedade sem classes do socialismo.

10

Por exemplo, William Lloyd Warner, um dos mais notveis socilogos funcionalistas escreve: "A histria norte-americana, tanto o sonho como a realidade, essencialmente a de uma grande democracia que tenta permanecer ou se tornar democrtica e igualitria enquanto resolve os problemas de unificar enormes populaes e empresas diversificadas." (1953: vii). 11 A questo da mobilidade social abordada exaustivamente em Empresrios e Administradores no Brasil (1974). No entanto, deixei de analisar a natureza ideolgica da mobilidade social, provavelmente porque eu mesmo estava influenciado pela ideologia dominante.

15

Com o surgimento do estatismo na Unio Sovitica, ocorrem dois movimentos opostos. Novamente as classes sociais perdem seu carter nitidamente econmico, enquanto a mobilidade aumenta. As duas classes do modo de produo estatal so a tecnoburocracia e a classe trabalhadora. No entanto, no h distino marcante entre essas classes. A sociedade tecnoburocrtica ou estatal tende a ser organizada num contnuo social hierrquico. A ideologia oficial das sociedades estatais contemporneas condena qualquer distino que tenha por base a classe, em nome do socialismo que ela alega representar. Alm disso, o fundamento da estrutura social no mais privado, mas antes uma forma de propriedade coletiva detida ou controlada por tecnoburocratas. A propriedade tecnoburocrtica muito menos direta e garantida do que a propriedade capitalista. Conseqentemente, observamos menor distino entre as classes e maior mobilidade social. As distines entre a tecnoburocracia e a classe trabalhadora continuam claras, na medida em que a primeira tem controle sobre a organizao, particularmente sobre o aparelho do Estado, ao contrrio da outra, e na medida em que os tecnoburocratas usufruem do poder e dos privilgios que fazem parte integrante da propriedade da organizao burocrtica do Estado. No entanto, o estatismo tende a ser mais igualitrio e a apresentar maior mobilidade social do que seus similares capitalistas. Ele claramente privilegia a igualdade, em oposio a um sistema de incentivos que promova a inovao e a produtividade, como ocorre nas sociedades capitalistas. Na Unio Sovitica, na China, em Cuba, no Vietn e nos pases da Europa Oriental, a situao basicamente a mesma. As diferenas de renda so sempre bastante pequenas, e os empregos mais elevados pagam no mais do que cinco vezes os mais 12 baixos. As excees que excedem este limite apenas servem para confirmar a regra. A desigualdade social consideravelmente menor do que nos pases capitalistas, com exceo de certas naes como a ustria ou os pases escandinavos, onde os partidos social-democratas esto ou estiveram no poder h muito tempo com substancial apoio dos sindicatos. A igualdade social (em termos mais de renda disponvel do que de riqueza) nesses pases comparvel das sociedades estatais, se excluirmos os rendimentos da burguesia de alto nvel. No entanto, nas sociedades estatais existe sempre um grupo de tecnoburocratas de alto nvel que exerce poder autoritrio e goza de privilgios. Assim, no modo de produo tecnoburocrtico, a estrutura de classes existe, mas sofreu profundas mudanas. As classes perderam sua natureza nitidamente econmica. A ideologia, em lugar de ser usada para reforar e aprofundar as distines de classe, como nas sociedades pr-capitalistas e mesmo no capitalismo, torna mais difceis essas distines, dada sua origem socialista (apesar do carter burocrtico). Nesse caso, as diferenas materiais em termos de padres de vida so reduzidas. O
12

A profunda crise de alguns pases altamente endividados do Leste europeu durante os anos 80, particularmente Polnia e Hungria, levou a um ntido aumento na concentrao de renda.

16

resultado no uma sociedade igualitria, mas uma sociedade que consideravelmente mais igualitria do que a mdia das formaes sociais capitalistas. Ao mesmo tempo, a mobilidade social aumenta, mas no muito, uma vez que o grau relativo de igualdade desencoraja a mobilidade.

Estrutura de Classes Derivada do Poder primeira vista, a distino entre trabalho braal e trabalho intelectual diferencia as duas classes no estatismo. Os tecnoburocratas esto engajados no trabalho intelectual, como gerentes, tcnicos, funcionrios pblicos, membros do clero, funcionrios administrativos, professores, juzes ou agentes de segurana. Sua contrapartida so os trabalhadores: trabalhadores de linha de produo, trabalhadores rurais, pessoal de servio. Mas mesmo esta distino apenas relativa, medida que a distino entre trabalho intelectual e braal tende a se diluir. Trabalhadores de produo especializados esto cada vez mais se assemelhando a tcnicos. Funcionrios administrativos realizam muitas tarefas rotineiras semelhantes a atividades braais. Alm disso, nas sociedades estatais, como em algumas sociedades capitalistas, os trabalhadores braais muitas vezes ganham mais do que o pessoal de escritrio. Na verdade, nas sociedades estatais os trabalhadores da produo muitas vezes recebem salrios iguais ou mais elevados do que os recebidos por tcnicos com grau universitrio e vrios anos de experincia. Assim, a fim de distinguir trabalhadores de tecnoburocratas numa sociedade com tais caractersticas, o papel que cada indivduo desempenha nas relaes de produo torna-se mais importante do que a distino entre trabalho intelectual e braal. Ou seja, quem tem controle da organizao e quem no tem, quem coordena a produo e quem realmente a executa. O critrio utilizado para responder a essas questes o poder. A propriedade organizacional pertence queles que controlam as organizaes burocrticas, especialmente a organizao burocrtica que tem o maior alcance de todas - o Estado. Como conseqncia, nas sociedades estatais, os tecnoburocratas so aqueles que participam dos processos de tomada de deciso nas organizaes burocrticas, desempenhando funes de coordenao. Uma sociedade auto-dirigida seria uma sociedade socialista e democrtica precisamente porque todos os membros participariam das tomadas de deciso. Obviamente no isto que ocorre nas sociedades estatais. Apenas uma minoria est envolvida em planejamento, organizao e coordenao. Apenas uma minoria toma decises ou consultada direta ou indiretamente. Essa minoria formada por tecnoburocratas; o restante formado por trabalhadores. Conseqentemente, a estrutura de classes de uma sociedade estatal ou tecnoburocrtica baseada numa varivel poltica, o poder, que se torna um elemento

17

essencial nas relaes de produo. No capitalismo puro, o poder deriva da propriedade do capital, e so os ricos que tm poder. No estatismo, a propriedade coletiva da organizao burocrtica que determina o poder e o controle do processo produtivo. Na verdade, enquanto no capitalismo o capital pode ser relacionado mas no simplesmente identificado com o poder, no estatismo, organizao e poder so praticamente a mesma coisa. No capitalismo, existe uma clara distino entre poder econmico e poder poltico. Embora este ltimo tenda a derivar do primeiro, nas formaes sociais capitalistas reais a correlao entre ambos incerta, e, medida que o estado liberal aparece, seguido depois pelo estado democrtico, ela se torna cada vez mais tnue. No estatismo, no entanto, como nas sociedades pr-capitalistas, difcil separar poder poltico e poder econmico. O poder poltico no deriva do poder econmico, nem este ltimo depende do primeiro. A rigor, no h mais distino entre os dois campos; o poder econmico e poltico ao mesmo tempo. A nova forma de propriedade ou a relao de produo dominante - a organizao - uma relao de poder. O econmico e o poltico esto necessariamente interligados. A democracia se torna impossvel em termos prticos.

O Gradualismo e a Abordagem Funcionalista Comea agora a fazer mais sentido a preocupao weberiana com o poder poltico como uma nova base para a definio da estrutura de classes nas sociedades capitalistas. Alm do capital, temos o poder poltico, particularmente o poder proveniente da organizao burocrtica. Os socilogos funcionalistas weberianos no procuram descrever uma sociedade puramente capitalista, um tipo ideal de capitalismo, mas antes formaes sociais capitalistas contemporneas, que mostram traos acentuados do que venho chamando de estatismo. Uma ampla classe tecnoburocrtica j existe no capitalismo tecnoburocrtico, uma formao social mista onde essa classe j est definida em termos de poder, mais do que em termos econmicos. importante salientar que poder e prestgio nas formaes sociais estatais no so derivadas da propriedade direta dos meios de produo, mas antes da posio na hierarquia organizacional. A propriedade tecnoburocrtica coletiva. Para que ela seja transformada em termos da fruio efetiva dos bens, ela precisa ser mediada pela posio ocupada pelo tecnoburocrata na hierarquia organizacional. O poder torna-se ento interligado com a posio na organizao hierrquica, ou derivado dela. Quanto maior o poder (e a escala) da prpria organizao, e quanto mais elevada a posio do tecnoburocrata na hierarquia organizacional, maior ser seu poder pessoal.

18

Este poder ser a fonte do acesso aos bens materiais e no o contrrio, como ocorre no capitalismo, onde a propriedade direta do capital que determina a posio social. importante destacar que, de acordo com essa viso, a estrutura de classes estatal tende a ser mais ou menos gradual, algo semelhante ao descrito por socilogos funcionalistas quando falavam sobre as sociedades capitalistas contemporneas. Na verdade, bastante difcil imaginar uma estrutura dicotmica como a existente no capitalismo clssico de Marx (e ainda mais no capitalismo puro), onde havia apenas capitalistas e trabalhadores, proprietrios e no-proprietrios dos meios de produo. No h meio termo no capitalismo clssico ou competitivo: ou se capitalista ou se trabalhador. Evidentemente, possvel ser um capitalista em pequena, mdia ou grande escala, assim como possvel realizar trabalho no qualificado, semiqualificado ou qualificado. Esses critrios estabelecem estratos dentro de cada classe. Mas a distino entre as classes continua sendo ntida. No estatismo, no entanto, onde a classe se baseia numa relao de produo que , ao mesmo tempo, uma relao direta de poder, a propriedade da organizao intrinsecamente uma questo de grau. A definio de classe de cada pessoa depende de sua posio individual na hierarquia organizacional. Como conseqncia, a distino entre as classes se torna muito menos rgida. Embora continuemos a falar de duas classes, a rea de indefinio entre elas aumenta consideravelmente. Depois de examinar a estrutura social nas sociedades estatais, podemos ainda manter reservas com relao maneira funcionalista de analisar as classes sociais como estando identificadas com os estratos sociais, mas temos que admitir que eles tm certa razo. Podemos compreender melhor as teorias de classe baseadas em relaes de poder e prestgio se observarmos que elas foram desenvolvidas no contexto de uma formao social mista - o capitalismo tecnoburocrtico - onde a classe tecnoburocrtica j desempenha um papel significativo. Apesar disso, essas teorias no constituem alternativas teoria de classes marxista. Sua anlise inadequada do aspecto econmico na definio das classes sociais, bem como sua pouca nfase no conflito poltico inerente s relaes de produo antagnicas, resultam numa descrio esttica da sociedade. Bahro segue o mesmo raciocnio sobre a utilidade da abordagem funcionalista e estratificada na compreenso do prottipo sovitico de formao social:
Nossa estrutura social - e por isso que os modelos de estratificao so uma descrio muito mais apropriada no nosso prprio caso - precisamente o modo subjetivo de existncia das modernas foras de produo. (1978: 163)

19

O Nvel de Igualitarismo Econmico Na verdade, o nvel de igualitarismo econmico existente na Unio Sovitica provavelmente semelhante ou maior que o dos pases social-democratas mais desenvolvidos como Sucia e ustria, ao passo que o nvel de igualitarismo poltico muito menor. As diferenas econmicas entre os operrios e a maior parte dos trabalhadores intelectuais so muito pequenas. Uma vez que os custos educacionais so assumidos pelo Estado, continuar os estudos no considerado pelo indivduo como uma despesa adicional. Por essa razo, os exames de admisso universidade continuam a ser altamente competitivos. Os salrios dos operrios e os ordenados dos tecnoburocratas de nvel mdio no diferem muito. Os tecnoburocratas tm chance de maior mobilidade social, mas a mobilidade dos trabalhadores maior do que nos pases capitalistas. Uma boa medida disso a porcentagem de estudantes universitrios originrios da classe trabalhadora (Horvat, 1982). Os tecnoburocratas nas sociedades estatais conseguem garantir uma renda mais elevada e muito mais poder do que os trabalhadores. Mas as diferenas em termos de renda so menores do que nos pases capitalistas. Com base nos dados coletados por S. Jain para o Banco Mundial, Branko Horvat conclui que 'as sociedades estatais se tornaram mais igualitrias' (1982:51). Os dados de Jain esto resumidos na Tabela 1. Tanto o coeficiente Gini como a faixa dos 5% com maior renda mostram claramente que a renda distribuda de modo mais equilibrado nos pases estatais. Os privilgios econmicos obtidos por essa classe so pequenos em comparao com os da alta burguesia nos pases capitalistas e tambm com a alta tecnoburocracia nestes pases. Como a alta tecnoburocracia ajuda ou substitui a burguesia na administrao de negcios, ela se sente no direito de ter um padro de vida semelhante ao da burguesia. Em pases como a Unio Sovitica e a China, onde a burguesia foi eliminada, a alta tecnoburocracia no pode se apoiar nesse argumento para justificar uma parcela muito maior de renda do que a dos trabalhadores. Por outro lado, a ideologia igualitria do socialismo torna difcil esta pretenso. Enquanto a ideologia que valoriza o trabalho intelectual sobre o trabalho braal est profundamente arraigada nos pases capitalistas, nas sociedades estatais essa ideologia oficialmente condenada. No h legitimao ideolgica para um diferencial de renda mais elevado. Tabela 1 Distribuio de Renda em Pases Capitalistas e Estatais
Coef. de Gini (mediana) Pases Estatais (a) Participao % dos 5% mais ricos 10,9

0,21

20

Estados de bem-estar social (b) Pases capitalistas avanados (c)

0,36 0,40

15,1 17,4

Fonte: J. Nain, Size Distribution of Income. Washington: Banco Mundial, 1975. a - Incluindo: Tchecoslovquia, Hungria, Polnia, Bulgria e Repblica Democrtica Alem. b - Incluindo: Sucia, Dinamarca, Noruega, Nova Zelndia, Reino Unido, Finlndia, Israel. c - Incluindo: Estados Unidos, Canad, Frana, Austrlia, Pases Baixos e Repblica Federal da Alemanha.

Isto no significa que existe na Unio Sovitica uma sociedade igualitria. Em 1972, quando o salrio mnimo era de 60-70 rublos e o salrio mdio, 130 rublos por ms, Mervyn Mathews calculou que perto de 0,2% da fora de trabalho eram formados por uma elite que recebia salrios acima de 450 rublos por ms (1978:22). Essas diferenas, que incluem rendimentos indiretos, so suficientes para demonstrar que as diferenas de classe no desapareceram na Unio Sovitica. Mas elas revelam que as diferenas so menores do que nos pases capitalistas. O objetivo explcito de Mervyn Mathews com essa pesquisa era 'mostrar que existem, no comunismo, privilgios polticos, econmicos e sociais' (1978:7). No entanto, no final do livro, o autor admite que 'a famlia da elite sovitica no incio dos anos 70 tem um padro de vida aproximadamente igual ou talvez um pouco inferior ao da famlia norte-americana mdia' (1978:177). inegvel que podemos falar de classes na Unio Sovitica: uma classe dominante de tecnoburocratas e uma classe de trabalhadores braais. Do ponto de vista econmico, essas diferenas de classe so pequenas. Dentro da tecnoburocracia, apenas uma pequena porcentagem de administradores de alto nvel do Partido Comunista, do governo e das grandes empresas estatais consegue chegar a um padro de vida claramente diferenciado do padro dos trabalhadores braais. Mas, mesmo neste caso, as diferenas so consideravelmente menores do que nos pases capitalistas. Por outro lado, a mobilidade social, embora limitada, maior na Unio Sovitica e na China do que nos pases capitalistas. O problema no estatismo no a distribuio da renda, mas a eficincia econmica e a democracia.

As Classes como Camadas Fluidas Teorias de classe social formuladas para explicar as sociedades capitalistas s deveriam ser aplicadas com extremo cuidado na anlise de uma situao social como a da Unio Sovitica. Na verdade, nas sociedades estatais podemos falar de classes sociais apenas em sentido amplo, na medida em que pudermos identificar relaes de produo tecnoburocrticas, e dividir a sociedade em uma classe dominante - que 21

detm, em graus variados, o controle da organizao burocrtica do Estado - e uma classe dominada, formada por operrios. Enquanto os trabalhadores recebem salrios relacionados produtividade, os tecnoburocratas recebem ordenados que dependem de sua posio hierrquica na organizao do Estado. No entanto, no se deve dar nfase demasiada a essas distines baseadas na insero dos dois grupos nas relaes de produo, pois nas sociedades estatais as classes, definidas de modo amplo, assumem a natureza de camadas sociais relativamente fluidas, caracterizadas por grande mobilidade social, onde o fator poltico desempenha um papel fundamental. o oposto do capitalismo, que uma sociedade de classes em sentido estrito, onde o elemento econmico fundamental. Mais especificamente, nas sociedades estatais, temos uma classe tecnoburocrtica, que deveria ser dividida em pelo menos duas camadas - a alta e a mdia tecnoburocracia e uma classe de trabalhadores, que tambm pode ser dividida em camadas. As diferenas entre a mdia tecnoburocracia e os trabalhadores, em termos de renda, prestgio e poder, so poucas. Mesmo as diferenas em termos de renda entre a alta tecnoburocracia e as outras camadas da sociedade so pequenas. O que distingue fundamentalmente a alta tecnoburocracia do resto da sociedade o fato de que prestgio e poder esto concentrados em seus membros.

AS CLASSES NO CAPITALISMO ATUAL


Modos de produo puros admitem apenas duas classes, a dominante e a dominada. Assim, a aristocracia a classe dominante no feudalismo e s pode ser encontrada nesse modo de produo, da mesma forma que a burguesia e a tecnoburocracia so as classes dominantes respectivamente no capitalismo e no estatismo, podendo ser entendidas apenas nesse contexto. Nas formaes sociais estatais como a Unio Sovitica, que acabei de examinar, tambm temos apenas duas classes porque estamos bastante prximos do tipo ideal de estatismo. No entanto, se passarmos deste nvel de abstrao para o de uma das formaes sociais, dos sistemas sociais existentes, desaparece o rgido carter dual. Enquanto um modo de produo , mesclando Marx com Weber, um tipo ideal do modo como as sociedades organizam historicamente a produo e a circulao dos bens e a apropriao do excedente econmico, formaes sociais ou simplesmente sociedades so uma representao concreta da realidade social. Quando utilizamos o conceito de formao social, estamos ainda lidando com uma abstrao, embora num nvel consideravelmente menor do que com os modos de produo. Formao social um conceito que nos permite uma descrio e anlise 22

mais precisas de um dado sistema social do que o conceito de modo de produo. Por exemplo, podemos falar da formao social inglesa do incio do sculo XIX ou da formao social brasileira atual, e tentar descrev-las em detalhe. Embora muito diferentes, o capitalismo dominante em cada uma delas. Se nos restringirmos a suas caractersticas bsicas, nossa anlise no ir muito longe. Uma formao social concreta envolve modos de produo que se superpem. difcil encontrar uma formao social onde exista apenas o modo de produo dominante. Formaes sociais so sempre mistas. Em cada formao social, encontramos vestgios de um ou mais modos de produo anteriores, uma clara evidncia do modo de produo dominante e sinais de um modo de produo emergente. Por exemplo, a Inglaterra no incio do sculo XIX pode ser definida como uma formao social que j era predominantemente capitalista, embora ainda mostrasse traos acentuados de feudalismo. A descrio e a anlise que Ricardo fez dessa sociedade identificam trs classes: proprietrios de terras, capitalistas e trabalhadores. Os proprietrios de terras eram claros remanescentes de um modo de produo anterior. Se quisermos ser mais especficos, poderamos descrever a formao social da Inglaterra naquele tempo como uma transio do capitalismo mercantilista para o capitalismo industrial. Alm disso poderamos observar a existncia de uma pequena burguesia formada por artesos e camponeses como vestgios de uma simples 13 agricultura familiar. Atualmente a formao social nos pases industrializados o capitalismo tecnoburocrtico. Se tivssemos de descrever a formao social brasileira dos ltimos vinte e cinco anos do sculo XX, ns a definiramos como predominantemente capitalista mas com um controle tecnoburocrtico considervel. tambm, portanto, um caso de capitalismo tecnoburocrtico. A interveno do Estado e o crescimento das grandes corporaes aumentaram consistentemente entre os anos 30 e 70, mas a profunda crise econmica e fiscal que teve incio no final dos anos 70 indicou uma reverso dessa tendncia. Embora ainda haja vestgios pr-capitalistas no Brasil - os setores marginalizados da sociedade foram funcionalmente integrados no processo de acumulao capitalista - a classe dominante a burguesia; a classe tecnoburocrtica emergente, que assumiu o poder poltico durante o regime autoritrio (1964-1984),
13

Com relao agricultura familiar, ver a anlise de Kevin D. Kelly (1979). O autor sustenta que existe um "modo de produo independente" no qual as pessoas produzem principalmente para seu prprio consumo e apenas incidentalmente para o mercado. A dificuldade em aceitar esta idia reside no fato de que no foi possvel identificar historicamente alguma sociedade que tenha sido integralmente organizada desse modo. Se este no um modo de produo no-antagnico, como a comunidade primitiva, ento onde esto o Estado e suas respectivas classes? A existncia de uma agricultura familiar de pequena escala no modo de produo asitico, no feudalismo e no capitalismo inquestionvel. Isto sugere que, alm dos modos de produo, podemos tambm considerar formas de produo especiais que no pertencem especificamente a qualquer modo de produo geral, mas que so teis para compreender e analisar formaes sociais concretas.

23

perdeu uma parte considervel de sua influncia para a classe capitalista desde o incio do processo de redemocratizao. Mas a longo prazo ela provavelmente continuar a 14 crescer nos setores pblicos e privados da sociedade brasileira. Como as formaes sociais tm um carter misto, no podemos falar de apenas duas classes quando nos referimos a elas e no a modos de produo puros. A origem do conceito de classe nos escritos de Marx provavelmente vem de Saint Simon e 15 Ricardo. evidente a influncia deste ltimo tanto na economia poltica marxista como na teoria de classes marxista. Quando escreve sobre a questo das classes sociais em seu ltimo captulo, inacabado, do terceiro volume do Capital, Marx afirma que h trs classes no capitalismo, definidas, como em Ricardo, por seu papel nas relaes de produo, e portanto pelos rendimentos que recebem:
Os proprietrios da mera fora de trabalho, os proprietrios do capital e os proprietrios de terras, cujas respectivas fontes de renda so os salrios, o lucro e a renda fundiria - em outras palavras: trabalhadores assalariados, capitalistas e proprietrios de terras - formam as trs grandes classes da sociedade moderna, baseada no modo de produo capitalista (1894: 1025).

Em outras palavras, embora predominantemente capitalista, a 'moderna sociedade' inglesa que Marx conhecia - a formao social que chamo de capitalismo clssico ou competitivo - estava dividida em trs classes: a burguesia, o proletariado e os proprietrios de terras. Embora j existisse, a tecnoburocracia, ou burocracia, no mencionada por Marx, pois era inexpressiva como classe. Na poca, no era mais do que um grupo de status sem uma verdadeira definio social. A burguesia e proletariado so classes especficas ao capitalismo, enquanto a classe proprietria de terras era um legado do feudalismo. Por outro lado, se fssemos examinar a formao social inglesa do sculo XVI, provavelmente tambm encontraramos trs classes: proprietrios de terras, servos e burguesia. As duas primeiras correspondiam ao modo de produo ento dominante, o feudalismo, enquanto a ltima j indicava o surgimento de um novo modo de produo.

Trs Classes Sociais No capitalismo tecnoburocrtico contemporneo tambm h trs classes sociais bsicas. As formaes sociais nos pases ricos centrais e tambm naqueles caracterizados por subdesenvolvimento industrializado so predominantemente
14

Sobre o retrocesso poltico da classe profissional ou tecnoburocrtica no Brasil a partir de meados dos anos 70, quando a burguesia comeou a romper sua aliana poltica com os militares, ver Bresser-Pereira (1978). 15 Ver Anthony Giddens (1973:23-25) sobre a influncia de Saint Simon na teoria de classes de Marx.

24

capitalistas, mas cada vez mais tecnoburocrticas. 'Cada vez mais tecnoburocrticas' no significa cada vez mais estatais, embora estejamos usando indiferentemente as palavras 'tecnoburocrtico' e 'estatal' para definir o modo de produo correspondente, porque a nova classe tecnoburocrtica est surgindo tambm nas grandes organizaes 16 privadas. A burocracia no mais um grupo de status formado por autoridades do Estado, mas antes uma classe mdia assalariada envolvida com a vida militar e civil, trabalhando para o Estado, para setores sem fins lucrativos, inclusive as universidades, e para as grandes corporaes. Esta nova classe est se tornando o corao da 'classe mdia' na sociedade contempornea ou, mais precisamente, os novos estratos mdios. Assim como a burguesia foi o estrato mdio por excelncia nos sculos XVIII e XIX, a tecnoburocracia desempenha esse papel no capitalismo atual, embora ainda tenhamos uma 'velha' classe mdia burguesa, formada por capitalistas e empresrios de mdio porte. Quando o capitalismo comeou a se firmar como o modo de produo dominante, os setores mdios da burguesia emergente compuseram os estratos mdios, bem como a 'pequena burguesia' - os agricultores familiares de pequena escala que participavam diretamente da produo, muitos dos quais acabaram se tornando membros da burguesia. Em seu trabalho fundamental sobre os estratos mdios norte-americanos, C. Wright Mills identifica esses dois grupos como a 'velha classe mdia' e a 'nova classe mdia'. Esta ltima corresponde basicamente tecnoburocracia, pois Wright Mills define a nova classe mdia em termos amplos:
A maior parte da nova classe mdia composta das faixas de renda mdia baixa mas, independentemente de como se mede a estatura social, vrios tipos de funcionrios administrativos, homens e mulheres, distribuem-se por quase todos os nveis da sociedade moderna (1951:64).

Podemos encontrar atualmente um certo nmero de tecnoburocratas nos estratos mais baixos e outros nas faixas mais elevadas da escala social, lado a lado com o nvel mais alto da burguesia, mas a maior parte dos tecnoburocratas est nos estratos mdios. Esses novos estratos mdios aumentaram em ritmo acelerado. Referindo-se aos Estados Unidos, Mills afirma:
No incio do sculo XIX, embora no disponhamos de nmeros exatos, provavelmente quatro quintos da populao ocupada era formada de auto-empregados; em 1870, apenas cerca de um tero, e em 1940, apenas cerca de um quinto, estavam ainda nessa velha classe mdia. Muitos dos quatro quintos remanescentes das pessoas que agora ganham a vida fazem-no trabalhando para os 2% ou 3% da populao que hoje detm 40% ou 50% da propriedade privada nos Estados Unidos. Entre esses trabalhadores
16

Meu primeiro trabalho sobre o assunto, Bresser-Pereira (1962), abordava o surgimento da tecnoburocracia nas empresas brasileiras.

25

esto os membros da nova classe mdia, funcionrios administrativos que recebem ordenados (1951:63).

Em 1870, excluindo a alta burguesia, a velha classe mdia correspondia a 33% da populao, a nova classe mdia, a 6%, e os trabalhadores, a 61%; em 1940 esses percentuais se alteraram para 20%, 25% e 55%, respectivamente (1951:63). medida que se reduziam as fileiras dos velhos estratos mdios e dos trabalhadores assalariados, aumentavam as fileiras dos tecnoburocratas que recebiam ordenados mensais. Olin Wright (1978:56) utilizou critrios um pouco diferentes para dividir a sociedade norte-americana, mas na verdade eles so condizentes com os de Wright Mills e com os meus. Ele construiu uma matriz social, usando duas colunas ('autnomos' e 'assalariados') e duas linhas ('trabalho intelectual' e 'trabalho braal'). Com base nesses dados de 1870 e 1940 e nos dados de Erik Olin Wright para 1969, podemos tentar reconstruir a evoluo das classes sociais nos Estados Unidos (Tabela 2). A velha classe mdia e a nova classe mdia, de acordo com a classificao de Wright Mills, correspondem basicamente burguesia e tecnoburocracia. Se considerarmos todos os trabalhadores braais como os trabalhadores, os trabalhadores intelectuais autnomos como a burguesia, e os trabalhadores intelectuais assalariados (na verdade, recebedores de ordenado) como a tecnoburocracia, em 1969 teremos apenas 8% para a burguesia, 51% para os trabalhadores e j 41% para a tecnoburocracia. Como se pode ver na Tabela 2, enquanto os trabalhadores e em particular a burguesia diminuram relativamente, a tecnoburocracia teve um ntido aumento de 1870 a 1969. Tabela 2: Evoluo das Classes Sociais nos EUA
Burguesia Tecnoburocracia Trabalhadores Total 1870 33 6 61 100% 1940 20 25 55 100% 1969 8 41 51 100%

Fonte: C. Wright Mills (1951: 63) e Erik Olin Wright (1978: 56). A burguesia corresponde 'velha classe mdia' em Wright Mills e aos 'trabalhadores intelectuais autnomos' em Olin Wright; a tecnoburocracia corresponde 'nova classe mdia' em Wright Mills e aos 'trabalhadores intelectuais assalariados' em Olin Wright.

Val Burris (1980) tambm realizou um estudo sobre o desenvolvimento da tecnoburocracia ou nova classe mdia. Os resultados so mais modestos, mas talvez mais precisos. Ele classifica a nova classe mdia de acordo com dois critrios: se a pessoa trabalha no setor pblico ou privado, e o tipo de atividade desempenhada. Ele divide esta ltima em quatro categorias: superviso e controle do processo de trabalho (gerentes, supervisores de fbrica, supervisores tcnicos etc.), reproduo de relaes sociais capitalistas (professores, assistentes sociais, profissionais da sade, 26

administradores estatais, advogados, trabalhadores culturais etc.), contabilidade e realizao do valor (profissionais, vendas, contabilidade, bancos, finanas, seguros etc.), e transformaes dos meios tcnicos de produo (cientistas, engenheiros, tcnicos de pesquisa etc.) (1980: 29). Os resultados de seu estudo, baseado no censo dos Estados Unidos, aparecem na Tabela 3. Eles mostram que as posies da nova classe mdia responderam por 6% da fora de trabalho dos EUA em 1900 e por 25% em 1978. Tabela 3: Posies da Nova Classe Mdia na Fora de Trabalho dos EUA: de 1900 a 1978 Total (em milhares) % da Fora de Trabalho Setor (% da fora de trabalho) Privado Estatal Funo (% da fora de trabalho) Superviso Reproduo Realizao Inovao tecnolgica Fonte: Val Burris (1980:30) 1900 1.605 6,0 3,7 2,3 1,6 3,2 0,9 0,3 1920 3.785 9,5 6,8 2,7 3,1 3,9 2,0 0,5 1940 6.026 13,3 9,6 3,7 4,1 5,2 3,3 0,7 1960 12.240 18,9 14,1 4,9 6,3 6,2 4,1 2,2 1978 23.885 25,3 18,3 7,1 7,9 9,6 5,2 2,6

Tabela 4: O Emprego de Acordo com os Principais Grupos Ocupacionais nos EUA


1940 Funcionrios Administr Operrios Pessoal de Servio
Fonte: Daniel Bell (1979).

31,0
35,8 11,7 100,0

1974 48,6 34,6 13,2 100,0

1985 (projetado) 51,5 32,6 14,1 100,0

Daniel Bell (1979) divide o emprego nos Estados Unidos em trs grupos: funcionrios administrativos (profissional, tcnico, vendas e de escritrio), operrios, e pessoal de servio (empregados domsticos e outros servios). Ele mostra o enorme crescimento do setor de funcionrios administrativos, que mais ou menos equivalente nova classe a que nos referimos. De acordo com sua projeo, os funcionrios

27

administrativos representariam 51,5% da fora de trabalho norte-americana em 1985 (Tabela 3). Sejam quais forem os critrios utilizados para a classificao e a incluso nesta nova classe, podemos observar que foi extraordinrio o crescimento da tecnoburocracia nas formaes sociais contemporneas que ainda so predominantemente capitalistas. Figura 2: Estratos e Classes na Sociedade Norte-americana por volta dos anos 1870 e 1969.

Burguesia Estrato Alto Estrato Alto


Burguesia

Tecnoburocracia

Estrato Mdio

Tecnoburocracia

Estrato Mdio

Estrato Baixo

Classe Trabalhadora

Classe Trabalhadora

Estrato Baixo

Fonte: As duas 'pirmides sociais' esto baseadas livremente nos dados das tabelas 2, 3 e 4.

Esses dados sobre a sociedade norte-americana podem ser reduzidos ao modelo apresentado na Figura 1, onde esto combinados classes sociais e estratos sociais. Em lugar de uma terica 'pirmide social', temos duas na Figura 2, a primeira refletindo em termos gerais a estrutura social nos anos 40 e a segunda, nos anos 70. Em termos de estratos sociais, observamos um aumento acentuado nos estratos mdios, que agora incluem alguns trabalhadores. Em termos de classe social, observamos a tecnoburocracia emergindo como uma terceira classe. Esta nova classe estende-se tanto para os estratos superiores como para os inferiores. A burguesia e a classe 28

trabalhadora abriram espao para o crescente nmero de tecnoburocratas, da mesma forma que os estratos superiores e inferiores, estes em particular, abriram espao para o estrato mdio em expanso. O estrato tecnoburocrtico superior corresponde ao que Galbraith (1967) denominou 'tecnoestrutura'. Becker e Sklar chamaram-no de uma 'burguesia gerencial' ou uma 'classe corporativa e internacional', reunindo atores sociais capitalistas e tecnoburocrticos. De acordo com eles, a nova classe social compreende 'a elite empresarial, os gerentes de empresas, funcionrios pblicos graduados, polticos de destaque, membros de profisses intelectuais e posies semelhantes em todas as esferas da sociedade' (1987:7). A alternativa que apresento aqui de, por um lado, diferenciar claramente a alta burguesia da alta tecnoburocracia e, por outro lado, registrar que, no capitalismo tecnoburocrtico, as duas classes sociais esto associadas. No entanto, a 'abordagem ps-imperialista' de Becker e Sklar interessante, em primeiro lugar porque reconhece realisticamente o aparecimento da nova classe nos pases industrializados e, em segundo lugar, porque postula que, nos pases em desenvolvimento, uma 'burguesia gerencial' est ligada por laos de interesse mtuo burguesia corporativa internacional. Jeff Frieden, no entanto, tem razo quando alerta que a 'burguesia gerencial' no continuar necessariamente a crescer em importncia e hegemonia nos pases em desenvolvimento (1987:182). Como tenho enfatizado, a classe tecnoburocrtica no Brasil perdeu poder poltico para a burguesia desde meados dos anos 70, quando comeou a transio para a democracia (Bresser-Pereira, 1978).

A 'Questo da Classe Mdia' Um dos motivos para se definir a classe tecnoburocrtica nas sociedades capitalistas contemporneas apresentar uma soluo terica coerente para a 'questo da classe mdia' a partir de uma posio neo-marxista - a que est sendo adotada neste livro para a anlise das classes sociais e do Estado. Esta questo caracterizou-se pela incapacidade terica da anlise marxista convencional em fornecer uma explicao satisfatria para o enorme aumento dos funcionrios administrativos neste sculo. Funcionrios de escritrio, vendedores, escriturrios, gerentes, tcnicos, uma grande variedade de consultores, oficiais militares e administradores de todos nveis multiplicaram-se em ritmo extraordinrio nas formaes sociais contemporneas. Uma 'nova classe mdia' surgiu em todos os pases industrializados. A importncia desta nova classe mdia fundamental para o capitalismo contemporneo, de tal forma que se torna impossvel fazer uma anlise econmica ou poltica sem levar em conta o papel dessa classe. Identific-la com a burguesia ou com o proletariado obviamente inaceitvel. Aqueles que acreditam ter abraado os princpios bsicos da teoria de classes de Marx costumam usar o termo 'classe mdia' 29

para identificar essa grande massa de tecnoburocratas ou funcionrios administrativos. Eles negam que esteja surgindo uma nova classe, mas quando falam da 'classe mdia' da 'nova classe mdia', ou da 'classe mdia recebedora de ordenados", eles esto na verdade reconhecendo o aparecimento de uma nova classe e de novas relaes de produo. Marx realmente utilizou, de vez em quando, a expresso 'classe mdia', mas apenas para identificar a pequena burguesia e s vezes partes do nvel mdio da burguesia. Este enorme nmero de gerentes, autoridades, consultores e vendedores trabalhando em grandes organizaes pblicas e privadas, civis e militares, ainda no tinha aparecido. Os burocratas ainda no constituam uma classe; eles eram simplesmente um grupo de status. Conseqentemente, no h soluo para a questo da classe mdia na teoria de classes de Marx. Chamar este novo e imenso agrupamento social de 'classe mdia' ou de 'nova classe mdia' uma soluo incompatvel com a teoria de classes, que se baseia no papel que as classes sociais desempenham nas relaes de produo. uma soluo adequada para socilogos funcionalistas, cujo objetivo simplesmente identificar e descrever os vrios estratos sociais em termos de poder, prestgio e renda. Podemos usar o termo 'classe' mdia, embora neste caso seja mais apropriado utilizar estrato mdio ou camada mdia. Muitos marxistas do-se conta disso, mas as solues tericas para este problema so ou muito enganadoras ou insatisfatrias. Podemos identificar trs solues bsicas, que na anlise final se resumiro a uma: incorporar a nova classe ou burguesia ou ao proletariado, ou ainda dividi-la em dois, com a metade inferior 17 formando parte do proletariado, e a metade superior, a burguesia. A terceira 'soluo terica' est implcita ou explcita em todas as solues marxistas 'ortodoxas' para esta questo. Os estratos mais elevados da burguesia so identificados com a burguesia, e o restante da nova classe, dos engenheiros e gerentes mdios a funcionrios administrativos e escriturrios, indiscriminadamente colocado com o proletariado. Como conseqncia, a burguesia, a classe trabalhadora e a tecnoburocracia perdem seu carter especfico como classes. No mais possvel defini-las em funo de relaes de produo concretas. A burguesia no mais formada exclusivamente daqueles que detm os meios de produo, uma vez que o nvel superior da tecnoburocracia faz parte dela. A classe trabalhadora no mais caracterizada por trabalho braal ou produtivo, uma vez que agora inclui uma enorme
17

Como observa Anthony Giddens: "Desde a virada do sculo, quando pela primeira vez ficou evidente a taxa de crescimento relativo do setor dos funcionrios administrativos, aventou-se a idia - particularmente, claro, da parte de autores marxistas - de que esta 'nova classe mdia' acabaria dividida em duas: porque ela no realmente uma classe, uma vez que sua posio, e a aparncia e as atitudes de seus membros, no podem ser interpretadas em termos das relaes de propriedade." (1973: 192-193).

30

massa de trabalhadores, desde funcionrios administrativos at engenheiros. Esta identificao dos tecnoburocratas como classe trabalhadora baseia-se geralmente no fato de que eles so 'trabalhadores assalariados'. Em primeiro lugar, eles no so exatamente trabalhadores assalariados, pois recebem ordenados e no salrios. Em segundo lugar, se funcionrios administrativos so trabalhadores assalariados, os tecnoburocratas de alto nvel tambm o so. O fato que essa tentativa de resolver a 'questo da classe mdia' no se sustenta. Ela s pode ser explicada como uma deficincia da teoria ou talvez pelo desejo de muitos intelectuais e polticos que pertencem tecnoburocracia de se identificarem com a classe trabalhadora. Nesse sentido, podemos encarar a incorporao dos tecnoburocratas de nvel inferior e mdio classe trabalhadora como uma estratgia poltica bastante comum esquerda, que tenta se identificar e identificar seus seguidores potenciais com a classe que viria a deter o poder no futuro: o proletariado. Assim, a pobreza da teoria se soma a uma estratgia poltica irrealista para uma aliana de classes. O resultado a imediata incorporao de uma grande parte da 'nova classe mdia' classe trabalhadora. A fim de corroborar empiricamente esta posio, aparece uma vez mais o argumento recorrente, embora infundado, da 'proletarizao da classe mdia' . Apesar disso, sua inadequao evidente e decorre da prpria questo que est sendo examinada. Se existe realmente uma 'questo da classe mdia', isso acontece porque esse grupo social aumentou, e no diminuiu, tornando-se subseqentemente uma realidade social e poltica fundamental de nosso tempo, completamente distinta da questo da classe trabalhadora. Embora teoricamente imprecisa, a expresso 'classe mdia' passou a ser uma ferramenta de uso comum para o cientista social ou para qualquer pessoa que deseje analisar a sociedade atual em termos de economia e poltica. Isso ocorreu precisamente porque esse grupo social cresceu, prosperou e se tornou uma nova classe social - a tecnoburocracia ou a classe mdia profissional - e no porque ela se proletarizou, ou se incorporou classe trabalhadora. verdade que Marx falou na 'proletarizao da classe mdia', mas ele se referia a esse processo dentro da classe mdia tradicional, mais precisamente a proletarizao da pequena burguesia, caracterizada pela produo mercantil em pequena escala. Isso de fato ocorreu naquela poca e ainda ocorre, embora a pequena burguesia continue a .18 sobreviver como uma classe auxiliar da burguesia O que Marx no poderia prever, e portanto no poderia analisar, era o aparecimento de uma nova classe de
18

De acordo com os clculos feitos pelo grupo "Le Capitalisme Monopoliste d'Etat", os "estratos mdios no assalariados", ou seja, a pequena burguesia, formada por pequenos fazendeiros, vendedores, artesos e outros tipos de trabalhadores independentes, diminuiu sensivelmente na Frana. Eles representavam 34,3% da populao ativa em 1954, mas apenas 21% em 1968. (Paul Boccara et al., 1971)

31

tecnoburocratas, uma vez que seus indcios eram apenas fracos e imprecisos naquele tempo. Como era inadequada a posio sobre a proletarizao da classe mdia, alguns autores recorreram a um outro tipo de argumento, a fim de incorporar os nveis inferior e mdio da tecnoburocracia classe trabalhadora. o argumento da crescente 19 mecanizao de seu trabalho e de sua tendncia sindicalizao. Na verdade, a mecanizao est ocorrendo, em certo casos obscurecendo a ntida distino entre funcionrios administrativos e trabalhadores da produo. A tecnoburocracia de nvel inferior tambm explorada no mbito do capitalismo tecnoburocrtico e tende a se organizar em sindicatos. Apesar disso, no h razo para crer que os sindicatos sejam o domnio exclusivo da classe trabalhadora. Na verdade, sua sindicalizao no implica necessariamente um aumento do poder da classe trabalhadora. Com relao sindicalizao dos funcionrios administrativos, Anthony Giddens observa:
Onde houver divergncias e conflitos acentuados entre sindicatos de trabalhadores braais e no braais, elas persistiro, e podem mesmo se acentuar; onde houver um grau mais elevado de interpenetrao, o crescimento do sindicalismo entre os funcionrios administrativos no alterar significativamente a situao. (1973: 193).

A diferena fundamental entre um funcionrio de escritrio, ou seja, um tecnoburocrata de nvel inferior, e um trabalhador da produo, o fato de que o primeiro desempenha um trabalho de coordenao, e o segundo, um trabalho produtivo ou operacional. Embora os trabalhadores da produo muitas vezes necessitem de maior conhecimento tcnico do que os funcionrios administrativos, eles trabalham diretamente na produo, enquanto o funcionrio de escritrio cuida de tarefas burocrticas. Este trabalho no est diretamente envolvido na produo, sendo antes uma funo auxiliar de coordenao e controle. Uma outra distino bsica que o funcionrio de escritrio segue uma carreira burocrtica, passando por vrios nveis ou posies, enquanto as chances de promoo do trabalhador da produo so bastante limitadas. Os trabalhadores da produo geralmente atingem o ponto mais alto de seus rendimentos antes do trigsimo aniversrio. Antes disso, eles tm tempo para desenvolver as habilidades especializadas necessrias para o trabalho, enquanto ainda preservam sua vitalidade juvenil. Os funcionrios administrativos, por outro lado, tm de esperar muito antes de atingir o ponto mais alto em termos de carreira e ordenado. Uma evidncia disso a maior mobilidade social entre geraes nos funcionrios administrativos ou, em termos mais gerais, nos tecnoburocratas, do que nos trabalhadores produtivos. Esta

19

Para uma anlise da mecanizao e fragmentao do trabalho administrativo, ver Paul Boccara et al. (1971: 242-244).

32

maior mobilidade deriva precisamente do fato de que a carreira algo especfico ao 20 tecnoburocrata. Funcionrios administrativos tendem a se comportar de maneira muito diferente dos trabalhadores da produo. A razo para isso pode estar ou na natureza distinta do trabalho do tecnoburocrata de nvel inferior (trabalho de coordenao) em relao ao trabalho da produo (trabalho produtivo), ou na existncia de uma carreira e de mobilidade social para o primeiro mas no para o ltimo. O ponto-chave que, pela natureza de seu trabalho, os trabalhadores da produo so objeto da explorao capitalista, da extrao da mais-valia que eles produzem. Eles sentem isso, ou sabem disso. Por outro lado, embora os funcionrios administrativos sejam tambm explorados, eles realizam um trabalho de coordenao e, de certo modo, sentem que detm uma parte, ainda que pequena, da organizao burocrtica. As relaes de produo so diferentes, e as situaes dessas duas classes tambm. Como Maurice Halbwachs observa:
Um dos determinantes principais de seu comportamento (e neste caso eles diferem radicalmente dos trabalhadores propriamente ditos) parece ser sua devoo empresa em que trabalham. H razes bvias para isso... Empregados de escritrio, como os funcionrios pblicos, ocupam uma posio diferente dos trabalhadores. Os empregados de escritrio esto moralmente envolvidos com o progresso da empresa. (1955: 106-107)

Tanto as teorias conservadoras sobre a 'natureza cada vez mais burguesa da classe trabalhadora', como as teorias marxistas sobre a 'proletarizao dos tecnoburocratas', apontam para a semelhana entre os funcionrios administrativos e os trabalhadores da produo. No entanto, a crtica que Goldthorpe, Lockwood, Bechhofer e Platt fazem a esta viso baseia-se em exaustivas pesquisas sobre a classe trabalhadora britnica durante os anos setenta. Eles observam:
A nfase colocada sobre a crescente possibilidade de comparao dos padres de renda e consumo e as ocupaes dos funcionrios administrativos levou a negligenciar o fato de que as duas categorias continuam sendo muito mais claramente diferenciadas quando seus membros so considerados como produtores. Apesar dos possveis efeitos neutralizadores proporcionados por alguns tipos de avanos tecnolgicos e modernas polticas de emprego, a situao de trabalho dos funcionrios administrativos geralmente ainda superior dos trabalhadores braais assalariados em termos de condies de trabalho e facilidades, continuidade de emprego, remunerao indireta, projetos de rendimento de longo prazo e chances de promoo. (1969: 24).

20

Poulantzas confirma empiricamente a maior mobilidade social da "nova pequena burguesia", ou seja, da tecnoburocracia. Ele afirma: "Quase no h trabalhadores braais que tenham ascendido para a burguesia no curso de suas vidas de trabalho, ao passo que isso acontece com cerca de 10% dos 'empregados' administrativos homens que mudam de posio (tornando-se gerentes de um nvel superior) e a proporo ainda maior para o quadro intermedirio." (1974: 283). Seus dados referem-se Frana de hoje.

33

O que diferencia os tecnoburocratas de nvel inferior dos trabalhadores da produo que os tecnoburocratas se consideram como parte da organizao burocrtica em que trabalham e onde existe sempre a perspectiva de promoo. Os tecnoburocratas sentem-se, de uma certa forma, parceiros da organizao porque de algum modo eles realmente possuem uma pequena parte da organizao, enquanto aos trabalhadores da produo totalmente negado qualquer tipo de propriedade. Na verdade, a 'nova classe trabalhadora' formada por trabalhadores tcnicos muito mais um desejo, uma viso ideolgica de certos representantes da esquerda, do que uma realidade. Isso no significa que no haja alianas entre setores dos tecnoburocratas de nvel inferior e mdio e os trabalhadores da produo. Os partidos comunistas e partidos da esquerda em geral em todo o mundo capitalista so um exemplo desse tipo de aliana. Mas da a equiparar a tecnoburocracia, e mais especificamente sua camada inferior, com a classe trabalhadora, vai uma longa distncia. S se pode chegar a esse resultado atravs de considerveis maquinaes tericas. Outra soluo, semelhante incorporao dos nveis mdio e inferior da tecnoburocracia classe trabalhadora, deixar esta questo irresolvida. Essa abordagem destaca as semelhanas entre os dois grupos, enfatizando a necessidade e viabilidade de sua aliana. Este conceito tipificado pelo grupo ligado ao Partido Comunista Francs que escreveu Le Capitalisme Monopoliste d'Etat (Paul Boccara et al., 1971). Em lugar de dividir a sociedade em trs classes como faria um grupo marxista supostamente ortodoxo (burguesia, proletariado e pequena burguesia [vestgios da pequena produo mercantil na formao social francesa]), o grupo CME divide a sociedade francesa nas quatro grandes 'classes' ou 'estratos' que vimos na Tabela 5. So eles: a classe trabalhadora, os estratos intermedirios assalariados, os estratos mdios no assalariados, e os lderes de empresas capitalistas e consultores da burguesia. Uma das principais preocupaes do grupo CME mostrar que a classe trabalhadora cresceu no apenas em termos absolutos mas tambm em termos relativos. Esta evidentemente uma resposta inaceitvel teoria amplamente difundida sobre a natureza cada vez mais classe mdia da classe trabalhadora, bem como sua diminuio relativa de tamanho. A questo poltica e terica que o grupo CME teve de enfrentar quando estudou a questo da classe no capitalismo tecnoburocrtico foi a dos novos estratos mdios, ou, de acordo com a terminologia empregada, a dos 'estratos intermedirios assalariados'. Seu surpreendente crescimento ilustrado pela Tabela 5, onde verificamos que sua participao relativa na fora de trabalho aumenta de 21% para 34,3% da populao francesa empregada, no curto espao de catorze anos, de 1954 a 1968. Em termos absolutos, este perodo mostrou um aumento dos assalariados de nvel mdio, de 4.400.000 para 6.375.000 em 1968. 34

Tabela 5: Estrutura Social da Populao Francesa Empregada


1954 Classe Trabalhadora Estratos Intermedirios Assalariados Estratos Mdios No Assalariados Lderes de Empresas Capitalistas e Consultores da Burguesia Total

40,3
20,4 34,3 5,0 100,0

1962 43,0 25,6 26,9 4,5 100,0

1968 44,5 30,5 21,0 4,0 100,0

Fonte: Paul Boccara et al. (1971: 253), com base em dados do I.N.S.E.E.

Em primeiro, lugar esse crescimento aconteceu s expensas da pequena burguesia, que trabalhava em unidades agrcolas, comerciais e industriais de pequena escala, e das profisses independentes. A concentrao e a centralizao do capital liquidaram muitas empresas comerciais e produtivas de pequena escala. O crescimento da produtividade agrcola desencadeou um xodo rural e uma diminuio da populao camponesa tanto em termos relativos como em termos absolutos. Advogados e mdicos que eram antes profissionais independentes tornaram-se trabalhadores assalariados, medida que o capital passou a se concentrar e que certas novas atividades ligadas ao setor de servios submeteram-se lgica do capital e da organizao burocrtica. Um segundo fator relacionado a concentrao de capital e a criao de grandes organizaes burocrticas que cada vez mais absorvem uma grande parte da populao em novas profisses. Engenheiros, tcnicos especialistas, gerentes, consultores e pesquisadores inserem-se na economia com a expectativa de receber ordenados. Finalmente, como observa o grupo CME, o aumento macio de trabalhadores assalariados, particularmente empregados em servios, principalmente uma conseqncia da expanso de atividades comerciais e financeiras levadas a efeito por empresas comerciais capitalistas. O aumento dessas atividades, por sua vez, explicado pela crescente complexidade dos sistemas de vendas e distribuio em sociedades capitalistas avanadas e pela necessidade de sofisticados servios comerciais e de comunicaes, a fim de evitar a crise do mercado. Em face desse enorme crescimento dos estratos mdios, os membros do grupo do CME viram-se confrontados com um problema. Seu desejo era apenas de integrlos classe trabalhadora. E at certo ponto foi mais ou menos o que fizeram. Desse modo, a aliana que propuseram entre esses estratos e os operrios seria automaticamente alcanada, ao menos teoricamente, pois a classe trabalhadora e os estratos mdios pertenceriam mesma classe. No entanto, este salto terico no tinha sequer um mnimo de suporte na teoria de classes (seria necessrio um salto terico muito maior do que esse, que inclua os trabalhadores dos servios na classe 35

trabalhadora). O grupo reconsiderou e deixou a questo irresolvida. Em vez de reconhecer a existncia de uma nova classe - a tecnoburocracia, ou qualquer outro nome que preferissem - eles escolheram deixar pendente a questo terica, enquanto, ao mesmo tempo, continuam a enfatizar a proximidade ou afinidade da tecnoburocracia (excludos os estratos superiores) com a classe trabalhadora. Assim, insistem na viabilidade de uma aliana poltica entre os dois grupos (Paul Boccara et al., 1971: 238-239). Dessa forma, na viso do grupo CME, engenheiros, especialistas tcnicos, gerentes mdios e funcionrios administrativos ficam excludos do processo de tomada de deciso da classe capitalista. Mas como seus 'salrios' (na verdade, seus ordenados) esto se aproximando cada vez mais dos salrios dos trabalhadores da produo, eles acabam sendo to explorados quanto estes ltimos. Seu lugar na hierarquia diminui a cada dia. Alguns poderiam at mesmo ser considerados trabalhadores da produo em certas situaes, como alguns engenheiros e trabalhadores tcnicos. Mas a maior parte deles coletor de mais-valia, o que torna impossvel inclu-los na classe trabalhadora:
Mesmo se sua atividade no diretamente produtiva, eles so todos trabalhadores assalariados, individual e coletivamente explorados... Esto agora presentes as condies para uma aliana permanente (com os trabalhadores), abrindo oportunidades para as lutas comuns pela democracia e pelo socialismo. (Paul Boccara et al., 1971: 239).

Independentemente da existncia de condies polticas para esta aliana, bvio que a 'soluo terica' de deixar aberta a questo dos estratos mdios, no que se refere classe social, de uma pobreza franciscana.

TRABALHO OPERACIONAL E DE COORDENAO


Dentre os cientistas sociais marxistas, foi Nicos Poulantzas quem provavelmente chegou mais perto de uma soluo terica para a questo da classe mdia no capitalismo tecnoburocrtico. Apesar disso, sua tentativa no conseguiu ter sucesso. Sua preocupao com a ortodoxia marxista levou-o a uma soluo que olha para o passado, e no a analisar a direo que a histria tomou com base no desenvolvimento das foras produtivas e no aparecimento de um novo modo de produo. No obstante, a fora de seu trabalho terico e seu prestgio influenciaram um crescente nmero de neo-marxistas a aceitarem a idia de uma nova classe emergente.

36

Poulantzas foi um dos mais notveis cientistas polticos marxistas de sua poca. Possuindo uma notvel capacidade de raciocnio abstrato, ele demonstrou imaginao, coragem para pensar livremente e rigor cientfico em suas contribuies s questes relativas a classe e Estado. Foi este rigor cientfico que o impediu de deixar irresolvida a questo dos estratos mdios. Ele percebeu que a integrao deles, seja na burguesia seja na classe trabalhadora, e o fato de design-los como um 'estrato intermedirio assalariado' ou uma 'nova classe mdia', eram insatisfatrios do ponto de vista marxista. Por outro lado, Poulantzas percebeu claramente que havia uma nova classe social, e que ela era formada por um sem-nmero de burocratas ou funcionrios administrativos (especialistas tcnicos, engenheiros, gerentes, vendedores e funcionrios de escritrio). Embora outros marxistas tenham reconhecido este fato antes de Poulantzas, comeando com as primeiras contribuies de Bruno Rizzi (1939), eles se referiam a burocracias em pases que j eram predominantemente controlados pelo Estado. Poulantzas foi, com toda a probabilidade, o primeiro marxista de prestgio intelectual a reconhecer a existncia da nova classe em pases capitalistas e a examin-la em termos acadmicos adequados. Considerando o nmero e a presena social e poltica dos novos burocratas, seria intil negar sua natureza de classe. Assim, em Classes in Contemporary Capitalism ele decidiu reconhecer o fato, atribuindo a esse grupo o status de classe social e denominando-o 'nova pequena burguesia' (1974:195-347). Chamar esta nova classe de 'nova pequena burguesia' pode ser uma prova de raciocnio imaginativo, mas uma soluo inaceitvel. Certamente h outros nomes, alm de tecnoburocracia, adequados para a nova classe surgida no capitalismo contemporneo. Como um fenmeno novo, podemos cham-lo do que quisermos. O que importante, no entanto, dar-lhe uma estrutura terica adequada. Poulantzas foi incapaz de faz-lo com o termo nova pequena burguesia. Ele explicou a nova classe em termos do passado, deixando de perceber novas relaes de produo relativas a um novo modo de produo. Tambm no forneceu uma soluo coerente e integrada para explicar as formaes sociais de tipo sovitico. Poulantzas divide a pequena burguesia em duas classes: a pequena burguesia tradicional e a nova pequena burguesia. No entanto, a ligao que ele faz entre as duas classes negativa:
Tanto a pequena burguesia tradicional (produo e propriedade em pequena escala) como a nova pequena burguesia (assalariados no produtivos) tm em comum o fato de no pertencerem nem burguesia nem classe trabalhadora. (1974: 206).

No entanto, manifestando sua permanente tendncia a priorizar fatores polticos em detrimento dos econmicos, Poulantzas afirma que este critrio 'apenas parece' ser negativo. Isso acontece porque, dada a polarizao entre a burguesia e a classe trabalhadora e a excluso das duas pequenas burguesias, 'ele na verdade produz 'semelhanas" econmicas que tm efeitos polticos e ideolgicos comuns' (1974:206). 37

Desse modo, os conceitos bsicos do materialismo histricos so invertidos. o conflito de classes, e no as relaes de produo, que determinar a estrutura de classes da sociedade. No h dvida de que o economicismo uma posio insustentvel. Ele perde de vista a natureza dialtica das relaes entre as foras produtivas e as relaes de produo, bem como das relaes de produo com a superestrutura ideolgica. No entanto, assim a virada de 180 graus de Poulantzas na direo do politicismo. Ao fazer isso, ele abandona implicitamente os postulados bsicos do materialismo histrico e da teoria de classes marxista. Poulantzas nunca chega a esclarecer as semelhanas econmicas entre os artesos, os produtores agrcolas de pequena escala, e aqueles envolvidos em comrcio de pequena escala, que realizam o trabalho diretamente enquanto, ao mesmo tempo, detm o capital e empregam mo-de-obra - isto , a pequena burguesia - e os tecnoburocratas que trabalham em grandes organizaes burocrticas. Na verdade, eles so to diferentes, em termos econmicos e profissionais, e as relaes de produo envolvidas so to distintas, que no h como encontrar um fundamento econmico comum entre os dois grupos. Poulantzas logo abandona a busca de semelhanas econmicas, mas insiste em encontrar pontos em comum no nvel poltico. Ele afirma:
Esta ltima (a pequena burguesia tradicional), embora ocupe nas relaes econmicas um lugar diferente do da nova pequena burguesia, mesmo assim caracterizada no nvel ideolgico por certos aspectos anlogos, embora haja ainda algumas diferenas. (1974: 294).

Os 'aspectos anlogos' que Poulantzas encontra, comuns a ambas as classes, so na verdade bastante bvios. So as atitudes polticas tipicamente expressas pelos estratos sociais situados entre a classe dominante e a classe dominada, tais como o 'medo da proletarizao' ou uma atitude crtica em relao s 'grande fortunas.' possvel compreender porque um cientista poltico renomado como Poulantzas abraaria uma tese to estranha - a de juntar a tecnoburocracia, uma nova classe emergente, com a pequena burguesia, uma antiga classe sempre ameaada de extino. Ele estava certo da existncia de uma nova classe social e necessitava dar-lhe um nome. 'Nova pequena burguesia' era um nome conveniente, pois, assim como a pequena burguesia tradicional, a nova classe era um estrato mdio. Em segundo lugar, permitia-lhe subordinar a teoria de classes ao fator poltico, luta de classes, uma tendncia dominante em seu pensamento. estranho pensar que a luta de classes possa determinar a posio da classe, mas isso o que Poulantzas declara nesta passagem:
Se a burguesia tradicional e a nova pequena burguesia podem ser consideradas como pertencentes mesma classe, isso ocorre porque as classes sociais so determinadas unicamente na luta de classes, e porque esses agrupamentos so, precisamente, ambos polarizados com relao burguesia e ao proletariado. (1974: 294).

38

Mas Poulantzas tinha uma terceira razo decisiva para equiparar ou associar o que chamamos de tecnoburocracia pequena burguesia tradicional. Ele admitia a existncia de uma nova classe, mas no queria admitir as conseqncias histricas e ideolgicas desse fato. Desse modo, ele levado contraditoriamente a negar as vises polticas e ideolgicas autnomas e duradouras da nova classe. Ele afirma:
A pequena burguesia no tem, na verdade, a longo prazo, uma posio poltica autnoma de classe por si mesma. Isto significa simplesmente que, numa formao social capitalista, existe apenas o modo burgus e o modo proletrio (o modo socialista); no existe algo como o 'terceiro modo', em que insistem vrias teorias da 'classe mdia'. As duas classes bsicas so a burguesia e a classe trabalhadora; no existe um 'modo de produo pequeno burgus'. (1974: 297)

Na verdade, impossvel falar de um modo de produo pequeno burgus. Isso no existiu no passado, pois a pequena burguesia nunca se tornou a classe dominante, nem mesmo uma classe fundamental numa dada formao social. No poderia existir atualmente. A pequena burguesia e suas respectivas relaes de produo sempre existiram secundariamente nas formaes capitalistas. Mas enquanto o modo de produo pequeno burgus nunca ocorreu na histria de modo dominante, e a pequena burguesia nunca foi a classe dominante, o mesmo no aconteceu com a tecnoburocracia. Ela alcanou a posio dominante em todos os pases 'comunistas' ou controlados pelo Estado e est presente - embora de modo subordinado e muito contraditrio - em pases capitalistas. Ao contrrio da pequena burguesia, a tecnoburocracia uma classe com uma vocao para o poder claramente definida. Esta vocao se expressa atravs de tentativas de administrar toda a produo social em termos racionais. Poulantzas chegou perto deste fato com seu conceito da nova pequena burguesia, reconhecendo a natureza de classe desse novo grupo. Mas ele foi incapaz de dar o passo terico necessrio para alcanar uma viso mais geral e efetivamente histrica dessa classe na sociedade contempornea.

O Reconhecimento da Nova Classe Apesar disso, a anlise de Poulantzas representa um avano significativo no estudo da nova classe - uma anlise que comeou com Rizzi (1939), Burnham (1941), Castoriadis (1949) e Wright Mills (1951). Outra contribuio veio de Paul Sweezy. Ele foi um dos primeiros a denunciar 'a iluso da revoluo gerencial' (1942), mas em The Post-Revolutionary Society ele adotou uma posio mais realista. Neste livro, onde reconhece a existncia de uma nova classe dominante na Unio Sovitica, baseada no controle da organizao do Estado (1980: 147), Sweezy no faz a ligao terica com uma nova classe mdia tecnoburocrtica correspondente nos pases capitalistas. No entanto, bvio que, uma vez reconhecido o aparecimento de uma nova classe, em consonncia com seu controle da organizao pblica nas sociedades estatais, no h

39

razo para negar a existncia de uma nova classe mdia tecnoburocrtica nas sociedades capitalistas, controlando parcialmente as organizaes burocrticas pblicas e privadas. Na realidade, a posio marxista padro que ignora os indcios do aparecimento da classe tecnoburocrtica parece estar chegando ao fim. O peso da evidncia finalmente parece estar prevalecendo sobre a crena ortodoxa de que a alternativa burguesia o proletariado. Uma expresso desse fato o artigo de Val Burris 'Capital Accumulation and the Rise of the New Middle Class' (1980). Ele comea sua anlise com uma crtica implcita de Poulantzas, afirmando que:
Ao contrrio dos grupos intermedirios, como a pequena burguesia, esta nova classe mdia no existe como a periferia distante da produo capitalista, mas emerge dentro do prprio centro das relaes econmicas capitalistas (1980:18).

Dado que Val Burris reconhece a existncia de uma nova classe mdia, ele tambm deveria admitir, para ser coerente, o aparecimento de novas relaes de produo e, conseqentemente, de um novo modo de produo. De fato, ele observa que as relaes de produo so diferentes. Tomando a mesma direo indicada por Poulantzas (1974) e Erick Olin Wright (1978), ele afirma que a nova classe mdia no tem a propriedade mas tem a posse dos meios de produo, ocupando assim uma posio contraditria dentro das relaes de classe (Burris, 1980:19).

Trabalho Produtivo e Improdutivo A distino entre trabalho produtivo e improdutivo no foi desenvolvida por Adam Smith e Marx para definir o sistema de classes. Ao contrrio, foi usada para descrever o surgimento do capitalismo na Inglaterra. Poulantzas, no entanto, tentou utilizar esses dois conceitos para definir uma nova classe: a nova pequena burguesia. Os capitalistas seriam os proprietrios dos meios de produo; a classe trabalhadora, os operrios, seriam os trabalhadores produtivos; e a nova classe, a nova pequena burguesia, seriam os trabalhadores improdutivos. Neste captulo discutirei essa tentativa, mostrando que as categorias de trabalho produtivo e improdutivo no apenas no so teis na caracterizao das classes sociais, mas tambm perderam sua capacidade de ajudar a compreender o capitalismo contemporneo. Elas foram importantes para a anlise do surgimento do capitalismo, mas nos dias de hoje, como praticamente todo tipo de trabalho sujeito ao capital e produz mais-valia, a distino perdeu sua relevncia histrica. Poulantzas utilizou as categorias de trabalho produtivo e improdutivo para diferenciar a nova classe da classe trabalhadora e da burguesia. Sua diferenciao da classe capitalista bvia. A nova classe no parte da burguesia porque no detm os 40

meios de produo. Distingui-la da classe trabalhadora mais difcil, particularmente se no se fizer uma distino entre salrios e ordenados. Poulantzas observa que os membros da classe trabalhadora e da nova classe so assalariados mas, com base em Marx, acrescenta:
... se todo agente pertencente classe trabalhadora um assalariado, isto no significa necessariamente que todo assalariado pertence classe trabalhadora. A classe trabalhadora no definida por um critrio negativo simples e intrnseco, sua excluso das relaes de propriedade, mas pelo trabalho produtivo (1974:210).

Desse modo, a nova pequena burguesia seria formada por trabalhadores assalariados improdutivos. A partir da Poulantzas faz uma exaustiva reviso dos conceitos de Marx com relao ao trabalho produtivo. O objetivo dar uma fundamentao terica nova classe. Ele obviamente encontrou enormes dificuldades. O problema mais srio que engenheiros e especialistas tcnicos realizam trabalho produtivo, de acordo com Marx. Se acompanharmos o princpio geral segundo o qual todos os trabalhadores produtivos so operrios, ento esses engenheiros e especialistas tcnicos deveriam pertencer classe trabalhadora. Por outro lado, um lixeiro, desempenhando trabalho no produtivo, no seria um membro da classe trabalhadora. Poulantzas tenta resolver o primeiro problema afirmando que engenheiros e especialistas tcnicos no pertencem classe trabalhadora, pois eles realizam trabalho intelectual, subordinando os trabalhadores ao capital:
Se eles, como grupo, no pertencem classe trabalhadora, isso acontece porque, no lugar que ocupam na diviso social do trabalho, eles mantm relaes polticas e ideolgicas de subordinao da classe trabalhadora em relao ao capital (a diviso entre trabalho intelectual e trabalho braal), e porque este o aspecto dominante de sua determinao de classe (1974:242).

O problema resolvido indiretamente, para Poulantzas e para os marxistas em geral, ampliando-se o conceito de trabalho produtivo de tal forma que possa incluir praticamente todos os trabalhadores braais. Por outro lado, Poulantzas reexamina a distino entre trabalho braal e trabalho intelectual. Depois de ponderar as dificuldades inerentes ao conceito, ele chega a uma concluso que priva de todo sentido a distino entre os dois tipos de trabalho na determinao da posio da classe. Citando Gramsci, de acordo com quem 'o trabalhador ou o proletrio, por exemplo, no se caracterizam especificamente por seu trabalho braal ou instrumental, por desempenhar esse trabalho em condies especficas e em relaes sociais especficas' (Gramsci, 1934:8), Poulantzas conclui que a distino entre esses dois tipos de trabalhadores intil para definir a classe trabalhadora, pois h trabalhadores braais que no pertencem ou no pertenceriam classe trabalhadora (1974:254).

41

Este no o lugar para revisar a exaustiva discusso relativa a trabalho 21 produtivo e improdutivo. Em todos os sentidos, este foi um conceito fundamental em teoria econmica desde os fisiocratas at Marx. Foi posteriormente abandonado pelos economistas neoclssicos, que no o consideravam como um conceito til, pois encaravam como produtivo todo trabalho que possui um produto marginal positivo e recebe remunerao correspondente. Na verdade, o conceito de trabalho produtivo s significativo para aqueles economistas que procuram colocar a economia (ou a economia poltica) dentro de um contexto histrico. Ele vem se tornando menos relevante no capitalismo atual, onde todo trabalho, inclusive os servios, est subordinado ao capital, mas continua a ser essencial para diferenciar historicamente o pr-capitalismo e o capitalismo mercantilista do capitalismo industrial. muito til na definio das condies em que surge o modo de produo especificamente capitalista. A distino entre trabalho produtivo e improdutivo nunca foi clara, pois esse conceito contm elementos que atribuem valor e caractersticas particulares s relaes de produo. verdade que Marx afirma que trabalho produtivo no o trabalho que til, mas antes o trabalho que produz mais-valia, enfatizando o aspecto das relaes de produo. No entanto, certo que tanto Marx como os fisiocratas e Adam Smith entendiam o trabalho produtivo, em sentido geral, como aquilo que produz riqueza, e difcil fugir de um conceito de riqueza viciado pela idia de valor. Assim, uma vez que se compreenda o que riqueza, o conceito de trabalho produtivo ficar definido. O conceito de riqueza, no entanto, to difcil como o de trabalho produtivo. Para os fisiocratas, como expresso por Quesnay:
A classe produtiva aquela que, cultivando a terra, causa o renascimento da riqueza anual das naes (1766:45-46).

Em um pas agrcola como a Frana em meados do sculo XVIII, apenas a agricultura produzia riqueza. Smith ampliou esse conceito de modo decisivo, no apenas porque incluiu a produo industrial no trabalho produtivo, mas tambm porque percebeu que trabalho produtivo aquele que produz excedente, aquele que agrega valor aos bens produzidos:
H um tipo de trabalho que agrega valor ao objeto sobre o qual aplicado; h um outro que no tem esse efeito. O primeiro, como produz valor, pode ser chamado de produtivo; o segundo, de trabalho improdutivo (1776: vol.1, p.294).

21

Essa questo, que havia sido quase esquecida pelos economistas marxistas, foi reintroduzida por Paul Baran (1957), Joseph Gillman (1957), E.Altvater e Freerkhuisen (1970), Pierre Salama (1978), E.K.Hunt (1979), Paul Singer (1981). O trabalho de Hunt inclui uma extensa bibliografia.

42

Para Smith, j era claro ento que trabalho produtivo no era o mesmo que trabalho til. Referindo-se ao trabalho de um soberano e ao seu pessoal civil e militar, ele afirma:
O servio dele, conquanto digno de honra, til ou necessrio, no produz nada que possa mais tarde ser trocado por uma igual quantidade de servio (1776:295).

Assim, o trabalho produtivo aquele que produz valor de troca. esse trabalho que produz riqueza, com a qual o capitalista paga salrios e acumula capital. Os trabalhadores produtivos so, portanto, mantidos por seu prprio trabalho, enquanto os 'trabalhadores improdutivos, e aqueles que no trabalham, so mantidos pelos rendimentos' (1776: 297), ou seja, pelos aluguis e lucros recebidos por proprietrios de terras e capitalistas. Era, portanto, razoavelmente claro para Smith que o conceito de trabalho produtivo estava fundamentalmente ligado ao avano do capitalismo, com a generalizao do trabalho que produz valor de troca. Smith considerava a riqueza como a produo de valor de troca no mbito do sistema capitalista. A riqueza das naes dependeria da proporo de trabalhadores produtivos (ou seja, aqueles submetidos ao capital) em uma sociedade. Malthus, como Marx salienta (1864:240), mais direto. Ele simplesmente afirma que o trabalhador produtivo a pessoa que, alm de produzir seus prprios salrios, tambm gera lucro para o capitalista. Em suas palavras:
Os trabalhadores produtivos, ao mesmo tempo que obtm riqueza e os meios de acumulao para si mesmos, fornecem um grande excedente para essa outra classe importantssima da sociedade, que vive dos lucros do capital. (1836: 41).

Marx continua e aprofunda esta linha de raciocnio. Em lugar de debater a questo do trabalho produtivo em termos abstratos ou filosficos, Marx coerente com seu mtodo histrico, definindo a riqueza no mbito do sistema capitalista. Riqueza, portanto, a produo de mercadorias com valor de troca, ou mais especificamente, a mais-valia realizada pelo capitalista; a mais-valia do trabalho o aumento da riqueza do capitalista; a base para a acumulao de capital. Assim, trabalho produtivo simplesmente aquilo que produz mais-valia. Marx bastante claro sobre este ponto:
Trabalho produtivo, em termos de produo capitalista, aquele trabalho assalariado que, trocado contra a parcela varivel do capital, reproduz no apenas esta parcela de capital (ou o valor de sua prpria fora de trabalho) mas, alm disso, produz maisvalia para o capitalista. Apenas esse trabalho assalariado que produz capital considerado produtivo (1862:152).

O trabalho improdutivo, por outro lado, seria aquele que trocado contra rendimento, e no contra o capital varivel. Marx tambm bastante claro sobre este ponto. O trabalho improdutivo tpico seria aquele desempenhado pelos empregados 43

domsticos. Embora seja til para o patro, no produz mais-valia; est fora da esfera das relaes capitalistas. No trocado por capital, mas antes por um rendimento produzido pelo capital, ou mesmo por salrios. Nas palavras de Marx:
Isso tambm estabelece em termos absolutos o que constitui o trabalho improdutivo. Trata-se de um trabalho que no trocado contra o capital, mas diretamente por rendimento, ou seja, salrios ou lucros (o que naturalmente inclui as vrias categorias daqueles que participam como parceiros no lucro capitalista, em termos de rendimento dos juros (1862:157).

Ao conceituar trabalho produtivo e improdutivo, baseando-se nos economistas clssicos, Marx tinha um objetivo fundamental: analisar o desenvolvimento do capital e a crescente rea de atuao do modo de produo capitalista. O avano do trabalho produtivo foi na verdade o avano das relaes de produo capitalistas. Assim ele afirma, novamente em Theories of Surplus Value, que:
Essas definies no derivam das caractersticas materiais do trabalho (nem na natureza de seu produto final nem na natureza especfica do trabalho como trabalho concreto), mas antes, numa forma social definida, das relaes sociais de produo em que o trabalho realizado (1862:157).

Tambm em The Sixth Unpublished Chapter of Capital, Marx enfatiza a transio da subordinao formal do trabalho ao capital para a subordinao real do trabalho ao capital, a mudana do capitalismo mercantilista especulativo para o capitalismo industrial produtivo. Ele desenvolve os conceitos de trabalho produtivo e improdutivo para estudar essa transio. No coincidncia que nas trs ocasies em que Marx estuda essa questo, sua preocupao fundamental seja diferenciar o capital 22 industrial do capital mercantil, a produo da circulao. No entanto, Marx tinha outro objetivo ao utilizar os conceitos de trabalho produtivo e improdutivo, alm do de descrever o avano do capitalismo industrial sobre o mercantilista e a expanso da produo de mais-valia. Ele tambm queria utilizar essas categorias para distinguir o mbito da produo do da circulao. Embora fundamental para o pensamento marxista, h muita confuso cercando essa distino. No h dvida de que o centro do problema que a mais-valia criada no mbito da produo, no da circulao. Mas o que o mbito da produo? razovel dizer que a mera troca de mercadorias no produz excedente. No entanto, quando um comerciante, empregando trabalhadores assalariados, agrega valor de uso e valor de troca a uma mercadoria, armazenando-a, transportando-a e tornandoa disponvel aos consumidores, por que no consideramos que este trabalho est
22

Marx examina essa questo em: Item 6 de "The Sixth Unpublished Chapter of Capital", "The Two Historical Phases of the Development of Capitalist Production"; Captulo VI do Volume II do Capital, "The Costs of Circulation"; e Captulo IV de "Theories of Surplus Value", onde Marx contrasta sua teoria com a de Adam Smith e a dos mercantilistas.

44

produzindo mais-valia e que, conseqentemente, constitui trabalho produtivo? Por outro lado, todos os servios, que ajudam a produzir bens materiais, so mercadorias como quaisquer outras. No entanto, h passagens em Marx em que vendas e servio 23 em geral so considerados como improdutivos. Essas inconsistncias podem ser muito provavelmente explicadas pelo fato de que, na poca em que Marx escrevia, o setor de servios tinha pouco significado econmico e estava bastante fora do mbito do capitalismo. O comrcio, por outro lado, estava intimamente associado ao capital mercantil especulativo. A questo histrica central para Marx era diferenciar o capital industrial, que produtivo e cria mais-valia, do capital mercantil especulativo, no qual o lucro provm da venda de mercadorias por um preo diferente de seu valor. Os conceitos de trabalho produtivo e improdutivo ajudam a fazer essa distino. Marx tinha um terceiro objetivo que aparece apenas em certas passagens, mas que inegvel. Ele utiliza essas categorias para sugerir a superioridade do socialismo onde no haveria trabalho improdutivo - sobre o capitalismo. Nessa perspectiva, ele abandona o uso dos dois conceitos a fim de analisar o aparecimento do capitalismo industrial e procura aplic-los a todos os modos de produo. A implicao que, medida que a humanidade evolui para modos de produo mais avanados, diminui a proporo de trabalho improdutivo, que no produz riqueza. Paul Baran (1957, Captulo II) enfatiza sobremaneira este aspecto da teoria de Marx. claramente um aspecto subsidirio da questo, relativo ideologia.

Sentido Perdido Os conceitos de trabalho produtivo e improdutivo foram teis para a anlise de Marx do surgimento do capitalismo. Mas da perspectiva do capitalismo contemporneo, onde o capital penetrou em praticamente todas as reas da sociedade, essa distino perdeu quase todo o sentido. Na poca dos fisiocratas, de Smith e mesmo de Marx, o avano do capitalismo foi o evento histrico decisivo, eliminando os vestgios das formaes feudais e camponesas e do capitalismo mercantilista. Desse modo, era importante definir trabalho produtivo como aquele que produzia mais-valia, diferenciando-o do capital mercantil. Este ltimo se apropria do excedente por meio de processos de acumulao primitiva. O lucro mercantil especulativo alcanado atravs do poder monopolstico do comerciante. este poder, tradicionalmente associado ao comrcio de longa distncia, que o torna capaz de vender seus bens por preos acima de seus valores respectivos. No caso do capital industrial, o processo pelo qual o excedente apropriado inteiramente diferente. A mais-valia o resultado de uma troca de valores equivalentes, em que os capitalistas trocam suas mercadorias por fora
23

Ver Paul Singer (1981) e Hunt (1979) sobre essa questo. Embora seja um marxista, este ltimo aponta as inconsistncias na discusso que Marx faz desse assunto.

45

de trabalho vendida 'livremente' como uma mercadoria pelos trabalhadores, de acordo com seus respectivos valores. Uma vez que o capitalista exauriu a mais-valia absoluta como recurso, ou seja, a extenso do dia de trabalho e a acelerao do ritmo de trabalho, ele no tem alternativa seno tentar realizar a mais-valia relativa, aumentando a produtividade do trabalho pela acumulao de capital e pela incorporao do progresso tcnico. Assim, foi necessrio estabelecer uma diferena entre as formas pr-capitalistas e mercantis de organizao da produo e o modo de produo especificamente capitalista. As noes de trabalho produtivo e improdutivo ajudaram nessa tarefa. Atualmente, no entanto, quando quase todo trabalho produz mais-valia, essa distino no mais to decisiva. Os servios (que correspondem a cerca de 60% do produto nacional nos pases desenvolvidos) tambm produzem mais-valia. Isso acontece no apenas porque trabalhadores assalariados so empregados e porque o capitalista que os emprega realiza um lucro, mas tambm porque, na verdade, esses trabalhadores esto agregando valor s mercadorias pela utilizao de tcnicas e equipamentos sofisticados, pois a produtividade uma preocupao central. O capitalista nos servios modernos no est realizando o velho lucro mercantil, mas sim a mais-valia. No Volume II do Capital, onde Marx diferencia produo de circulao, ele afirma que o comerciante
...desempenha uma funo necessria porque o prprio processo de reproduo inclui funes improdutivas. Ele trabalha como qualquer outra pessoa, mas o contedo de seu trabalho no cria nem valor nem produtos. Ele prprio parte das falsas despesas ("faux frais") de produo. (1885: 209)

Essa posio j era difcil de ser aceita no tempo de Marx. Ela se tornou claramente inaceitvel no capitalismo atual, onde os servios no apenas assumiram uma importncia extraordinria, mas foram tambm absorvidos pelo capital produtivo, no sentido de que sua preocupao extrair mais-valia relativa de seus trabalhadores atravs da incorporao do progresso tcnico. Na verdade, insistir na importncia da questo do trabalho produtivo contra o improdutivo e associar trabalho improdutivo indstria dos servios ignorar a caracterstica mais distintiva desta ltima no capitalismo tecnoburocrtico: a generalizao do capital de grande escala na indstria dos servios, usando tecnologia altamente sofisticada. Este fenmeno pode ser observado em lojas de departamento, supermercados, shopping centers, restaurantes, lojas de "fast food" e instalaes alimentcias institucionais, no setor de diverses, hospitais e assistncia mdica, seguros e educao. O capital de grande escala penetrou decisivamente nessas reas, seja servindo o pblico diretamente, seja atravs de contratos com o estado. Elas empregam milhares e milhares de trabalhadores. Nos Estados Unidos, por exemplo, a indstria dos servios no s cresceu a um ritmo muito mais elevado, como tambm aumentou em volume absoluto, se comparada ao setor industrial. Conseqentemente, 46

no mais faz sentido considerar esses trabalhadores como improdutivos ou considerar seus capitalistas respectivos meramente como beneficirios da circulao de maisvalia realizada na produo de bens materiais. Quando Adam Smith desenvolveu o conceito de trabalho produtivo, ele estava preocupado com as causas da riqueza das naes. A proporo de trabalhadores produtivos existentes em uma dada sociedade foi uma dessas causas. No entanto, se atualmente insistirmos em limitar o conceito de trabalho produtivo quele trabalho que produz bens materiais, teremos de inverter a proposio original, afirmando que quanto maior for a proporo de trabalhadores produtivos, menos desenvolvidas sero as foras produtivas. Mas mesmo em termos do conceito de trabalho produtivo proposto por Marx, essa distino no ajuda a diferenciar as classes sociais, e menos ainda a fazer a distino entre a classe trabalhadora e a nova pequena burguesia, ou seja, a tecnoburocracia, como Poulantzas tenta fazer. discutvel que Marx tenha tentado definir a classe trabalhadora por meio desse conceito. Em "The Sixth Unpublished Chapter of Capital", Marx expressamente inclui diretores, engenheiros, especialistas tcnicos e supervisores como trabalhadores produtivos. Eles so considerados parte do trabalho coletivo na medida em que, no modo de produo especificamente capitalista, a verdadeira alavanca no processo de trabalho cada vez mais no o trabalhador individual, mas o trabalhador coletivo. o trabalhador coletivo que responsvel pela produo de mercadorias. Alguns trabalham melhor com as mos, outros com a cabea, um como gerente, engenheiro, tcnico, outro como supervisor, um terceiro como trabalhador braal ou mesmo fazendo trabalhos pesados. Um nmero cada vez maior de tipos de trabalho includo no conceito de trabalho coletivo, e aqueles que os realizam so classificados como trabalhadores produtivos, trabalhadores diretamente explorados pelo capital e subordinados a seu processo de produo e expanso. A soluo de Poulantzas para esse problema afirmar que, mesmo sendo trabalhadores produtivos, os especialistas tcnicos no podem ser considerados membros da classe trabalhadora porque o capital subordina os trabalhadores. Na verdade, isso no uma soluo. Se os tecnoburocratas como um todo, ou pelo menos alguns deles, so trabalhadores produtivos, evidente que este conceito no pode ser usado para diferenciar a nova pequena burguesia da classe trabalhadora. Por outro lado, se ampliarmos o conceito de trabalho produtivo para incluir vendas e servios em geral dentro de uma estrutura capitalista, evidente que as categorias de produtivo e improdutivo so inteis para definir classe social, apesar dos esforos de Poulantzas. Mas se Marx considera que '... o capitalista desempenha uma funo produtiva. Ela consiste na direo e na explorao do trabalho produtivo' (1864: 1048), torna-se bvio que no com essas categorias (que ele desenvolveu especialmente para demonstrar a mudana do capital mercantil especulativo para o

47

capital industrial), que poderemos distinguir trabalhadores de tecnoburocratas ou definir a classe trabalhadora no capitalismo atual.

Trabalho Braal e Trabalho Intelectual Na ltima seo, vimos que trabalho produtivo e improdutivo no podem ser usados como categorias para diferenciar a classe trabalhadora da tecnoburocracia, pois no capitalismo tecnoburocrtico praticamente todos os trabalhadores, inclusive os tecnoburocratas, tornaram-se 'produtivos', isto , esto sujeitos lgica do capital e produzem mais-valia. No entanto, o mesmo no pode ser dito das categorias trabalho braal e trabalho intelectual. Na tradio marxista convencional, apenas os trabalhadores braais produtivos pertencem classe trabalhadora em sentido estrito. Assim, poderamos concluir que os trabalhadores braais produtivos formam a classe trabalhadora, enquanto aqueles trabalhadores produtivos (e tambm os improdutivos) que desempenham trabalho intelectual seriam tecnoburocratas. Mas essa soluo aparentemente bvia tambm insatisfatria porque no fundamentada na histria. Trabalho braal e trabalho intelectual no so categorias histricas, mas apenas categorias descritivas. Em lugar de opor trabalho intelectual a trabalho braal, ou trabalho produtivo a trabalho improdutivo, proponho examinarmos a distino entre trabalho de 'coordenao', desempenhado pelos tecnoburocratas, e trabalho 'operacional', desempenhado pelos trabalhadores. A distino entre trabalho braal e trabalho intelectual tem sido fundamental desde os comeos da histria. Ela atravessa toda a histria da humanidade. Exatamente por essa razo, no uma categoria histrica que ajude a compreender a mudana histrica. Muito antes do capitalismo, essa dicotomia foi bsica para distinguir a classe dominante da classe dominada em cada modo de produo. Embora seja difcil dizer que a classe dominante sempre exerceu funes estritamente intelectuais, evidente que as atividades polticas, religiosas, administrativas e militares desempenhadas pela classe dominante eram de natureza mais intelectual do que braal. As classes foram definidas por sua participao nas relaes de produo, mas isso implica que o trabalho braal ficar reservado para a classe dominada, e o trabalho intelectual, para a classe dominante. Em lugar de dizer que os intelectuais so membros da classe dominante, mais acurado dizer que eles so assistentes ou consultores da classe dominante. A teoria de Gramsci do intelectual orgnico mostra uma compreenso muito clara desse ponto. Ele considerava os intelectuais como os 'comissrios' do grupo dominante que executam funes de hegemonia social e governana poltica (1934:12). Os intelectuais so parte da sociedade civil, diretamente responsveis pela articulao da hegemonia ideolgica. Os sistemas jurdico e policial tambm se inserem nesse mbito tradicional. Como

48

tecnoburocratas, eles tm um papel cada vez maior na organizao da produo. No estatismo, eles assumem diretamente a responsabilidade pela dominao. Entre os intelectuais, incluem-se principalmente filsofos, cientistas, o clero e os educadores, bem como autoridades pblicas, juzes, gerentes e especialistas tcnicos. Homens de negcio, empresrios e profissionais independentes tambm deveriam ser contados entre os que desempenham trabalho intelectual. Esse amplo espectro aponta para a limitao fundamental das categorias trabalho braal e trabalho intelectual. Se empregarmos esse termo em sentido amplo, existem intelectuais em todos os modos de produo. Alm disso, dentro de cada modo de produo observamos intelectuais pertencentes a vrias classes. O empresrio burgus; o profissional independente, pequeno burgus; o burocrata, um tecnoburocrata. No h razo para no considerar como intelectuais certos trabalhadores altamente qualificados ou aqueles com forte conscincia poltica. Esses fatos limitam decisivamente a utilidade do conceito em questo. Embora saibamos que o socialismo s ser alcanado quando a distino entre trabalho braal e trabalho intelectual desaparecer e quando a defasagem entre os dois tipos de trabalho deixar de ser fundamental em qualquer sociedade, temos de admitir que esse conceito tem um papel apenas limitado na compreenso da histria, na medida em que vai alm das relaes de produo. Por outro lado, essa distino bastante relativa, dando margem a uma rea de indefinio considervel entre as duas categorias. Poderamos dizer que o trabalho intelectual implica maior esforo mental, enquanto o trabalho braal implica maior esforo fsico. No entanto, todo trabalho envolve algum grau de atividade mental; por outro lado, alguns operrios apenas apertam botes ou giram alavancas, o que exige menos fora fsica e talvez menos esforo mental do que o exigido de funcionrios de escritrio com suas canetas, mquinas de escrever e calculadoras. Gramsci compreendeu isso quando alertou para o erro de procurar certas qualidades intrnsecas aos intelectuais em lugar de observar sua participao nas relaes de produo:
O erro de mtodo mais disseminado parece ser o de ter procurado esse critrio de distino na natureza intrnseca das atividades intelectuais, e no no conjunto do sistema de relaes em que essas atividades (e, portanto, os grupos intelectuais que os personificam) se situam dentro do complexo geral das relaes sociais. (1934: 8)

Trabalho Operacional e de Coordenao Assim, o essencial na definio de uma classe sua participao nas relaes de produo. O fato de executar atividade intelectual no identifica a posio de classe de 49

algum, embora possa fornecer alguma indicao nesse sentido. Isso verdade no apenas por ser difcil distinguir trabalho braal de trabalho intelectual, mas tambm, e mais importante, porque o trabalho intelectual pode ser executado por e para diferentes classes dominantes. Proponho utilizar as categorias trabalho de coordenao/operacional como alternativa s categorias trabalho produtivo/improdutivo. Essas categorias so especficas ao modo de produo tecnoburocrtico. Permitem que se faa uma clara distino entre a classe trabalhadora e a classe tecnoburocrtica, no s no estatismo mas tambm no capitalismo tecnoburocrtico. O avano das relaes de produo tecnoburocrticas no capitalismo atual pode ser mais bem compreendido com o uso dessas categorias. Uma hiptese bsica por trs desse argumento a de que os intelectuais orgnicos, tal como definidos por Gramsci, aumentaram tanto, em nmero e poder, medida que as organizaes burocrticas se multiplicaram e passaram a constituir a estrutura bsica da produo, que eles se tornaram uma classe em si mesmos. Gramsci observou que 'no mundo moderno a categoria dos intelectuais, assim entendidos, sofreu uma expanso sem precedentes' (1934:13). No entanto, ele os considerava como os intelectuais orgnicos da burguesia. Gramsci deu considervel importncia aos intelectuais e foi, na verdade, o primeiro grande marxista a faz-lo. Embora nunca o tivesse afirmado, talvez ele tenha percebido que os intelectuais estavam ganhando massa crtica, conscientes de seus prprios interesses e assumindo o status de uma classe dentro de um novo modo de produo emergente. Enquanto a burguesia continuasse a ser a classe dominante, os intelectuais poderiam continuar a ser uma 24 parte orgnica da burguesia. Mas esse carter orgnico uma questo de grau. Para muitos tecnoburocratas, que so o tipo particular de intelectuais que nos interessa aqui, esse carter orgnico total, enquanto para outros duvidoso. A lealdade dos burocratas classe capitalista uma funo decrescente de seu aparecimento como uma classe autnoma. Estamos testemunhando o aparecimento de um crescente nmero de intelectuais que so decididamente hostis burguesia, mesmo se no dispem de alternativa a no ser servir a esta classe em graus variados, trabalhando como tecnoburocratas para o Estado e para empresas comerciais privadas. A fim de estabelecer uma clara distino entre tecnoburocratas e trabalhadores, os conceitos de trabalho de coordenao e trabalho operacional so fundamentais. O tecnoburocrata desempenha trabalho de coordenao, o trabalhador, trabalho operacional. Trabalho de coordenao aquele que cria, administra ou ajuda a administrar a organizao; trabalho operacional aquele que faz a organizao funcionar no nvel das atividades mecnicas ou braais na agricultura, na indstria e
24

De acordo com Gramsci, "deveria ser possvel medir o carter 'orgnico' (organicidade) dos vrios estratos intelectuais e seu grau de conexo com um grupo social fundamental..." (1934: 12)

50

nos servios. Como no capitalismo, onde o trabalho produtivo cria mais-valia sob a direo do capitalista, no estatismo, tanto o trabalho operacional como o de coordenao criam e expandem a organizao, alm de assegurar a produo de excedente. No se pode indicar isoladamente o trabalho operacional ou o trabalho de coordenao como criador da organizao, pois ambos esto intrinsecamente ligados. Juntos, eles produzem a organizao burocrtica, e juntos colaboram para produzir o excedente. Marx tinha conscincia desse tipo de interao quando falava sobre o trabalhador coletivo, incluindo gerentes, engenheiros e especialistas tcnicos nesta categoria. Ele ainda raciocinava em termos do sistema capitalista, mas evidente que um novo modo de produo criado atravs desse processo. Marx reconheceu este fato quando falou sobre as sociedades annimas, uma forma avanada de capitalismo e um timo exemplo de como funciona o trabalhador coletivo. Ao descrever essas empresas, ele afirma que embora elas 'ainda permaneam confinadas dentro de barreiras capitalistas', elas so
...a abolio do modo de produo capitalista dentro do prprio modo de produo capitalista, e assim, uma contradio que se auto-anula, que primeira vista se apresenta como um mero ponto de transio para uma nova forma de produo (1894: 571 e 569).

O trabalho de coordenao estende-se desde o gerente executivo da organizao burocrtica at os funcionrios de escritrio. Gerentes, engenheiros, especialistas tcnicos, consultores, supervisores, contadores e funcionrios de todos os nveis dividem o trabalho de coordenao. Eles so tecnoburocratas de nvel superior, mdio e inferior. Por outro lado, aqueles trabalhadores cujo trabalho se relaciona apenas com tarefas de produo de bens ou servios so os operrios. Eles no coordenam; eles atuam. Eles poderiam ser definidos positivamente pelo fato de executarem diretamente as operaes essenciais produo, ou negativamente, pela ausncia de tarefas de coordenao. Talvez este critrio negativo seja o critrio fundamental, pois os trabalhadores da coordenao colaboram na produo, embora indiretamente, enquanto os operrios no colaboram, nem mesmo indiretamente, na coordenao da produo. O conceito de trabalho operacional bastante amplo. Ele inclui os trabalhadores da produo tradicionais, alm de uma grande variedade de atividades no precisamente caracterizadas em termos de produo, como os limpadores ou os lixeiros. Tambm so operrios aqueles que trabalham em transporte coletivo, companhias de gua, manuteno de esgotos, aqueles que realizam trabalho braal em assistncia mdica e diverses, ou os que fazem a reposio das prateleiras e desossam carne nos supermercados. Naturalmente ainda h reas indefinidas. Professores realizam certas tarefas de coordenao, mas ainda assim so trabalhadores. Vendedores poderiam ser 51

considerados tecnoburocratas porque executam atividade de coordenao entre o fornecedor e o comprador, mas, ao mesmo tempo, especialmente em operaes comerciais de varejo, so eles que realizam as operaes de fornecimento por excelncia. Essas grandes reas de indefinio relativas ao trabalho da tecnoburocracia de nvel inferior e da classe trabalhadora existem em razo da prpria natureza da relao de produo tecnoburocrtica. O tecnoburocrata um trabalhador de coordenao que detm uma parcela terica da propriedade da organizao burocrtica. Seu trabalho de coordenao precisamente o exerccio dessa propriedade, expresso diretamente em termos de poder dentro da organizao burocrtica e indiretamente em termos de controle sobre os meios de produo detidos por uma dada organizao burocrtica. No entanto, um tecnoburocrata de nvel inferior tem apenas um poder muito limitado e, desse modo, difcil diferenciar seu trabalho de coordenao de seu trabalho operacional. Tais conceitos so teis para ajudar a definir a nova classe mdia em sociedades capitalistas, a classe dirigente em formaes sociais estatais e tambm para nos fazer compreender quando o socialismo se tornar vivel. Concluindo, este no o momento para uma discusso aprofundada dessa questo. No entanto, usando os conceitos de trabalho de coordenao e trabalho operacional, quero apenas dizer que o socialismo, uma sociedade onde a justia prevalea, no ser alcanado atravs da revoluo, ou atravs do poder tecnoburocrtico disfarado sob o nome 'ditadura do proletariado'. O socialismo s existir quando a diferena entre trabalho operacional e trabalho de coordenao desaparecer ou, pelo menos, quando perder importncia relativa: quando aqueles que hoje dirigem ou realizam trabalho de coordenao possam ser os mesmos que no futuro realizaro funes operacionais, pois as diferenas de escolaridade e capacitao individual estaro substancialmente reduzidas.

Referncias Altvater, E. e Freerkhuisen (1970) "Sobre el trabajo productivo e improductivo". Critica de la Economia Politica. Mxico: edio latino-americana, n.8, Ediciones Caballito, 1978. Primeira edio alem, 1970. Bahro, Rudolf (1978) The Alternative in Eastern Europe. Londres: New Left Books. Baran, Paul (1957) The Political Economy of Growth. Nova York: Modern Reader. Becker, D. e Sklar, R. (1987) "Why Postimperialism?". In Becker et al. (1987). Becker, D., Frieden, J., Schatz, S. e Sklar, R. (1987) Postimperialism. Boulder: Lynne Rienner Publishers. 52

Bell, Daniel (1979) "The New Class: A Middled Concept". In Bruce-Briggs, (1979). Bendix, R. e Lipset, S., eds. (l966) Class, Status and Power. Nova York: The Free Press. Bernardo, Joo (1975) Para uma Teoria do Modo de Produo Comunista. Lisboa: Edies Afrontamento. Boccara, P. et al. (1971) Trait Marxiste d'Economie Politique. Le Capitalisme Monopoliste d'Etat. Paris: Editions Sociales. Bresser-Pereira, Luiz Carlos (1962) "The Rise of Middle Class and Middle Management in Brazil". Journal of Interamerican Studies, vol. IV, n. 3, julho Bresser-Pereira, Luiz Carlos (1972a) "A Emergncia da Tecnoburocracia", in BresserPereira (1972). Republicado in Bresser-Pereira (1980). Bresser-Pereira, Luiz Carlos (1972b) Tecnoburocracia e Contestao. So Paulo: Vozes. Bresser-Pereira, Luiz Carlos (1974) Empresrios e Administradores no Brasil. So Paulo: Brasiliense. Bresser-Pereira, Luiz Carlos (1977) "Notas Introdutrias ao Modo Tecnoburocrtico ou Estatal de Produo". Estudos CEBRAP, n. 21, abril 1977. Bresser-Pereira, Luiz Carlos (1978) O Colapso de uma Aliana de Classes. A Burguesia e a Crise do Autoritarismo Tecnoburocrtico. So Paulo: Editora Brasiliense. Bresser Pereira, Luiz Carlos (1981) A Sociedade Estatal e a Tecnoburocracia. So Paulo: Brasiliense. Bresser-Pereira, Luiz Carlos (1986) Lucro, Acumulao e Crise. So Paulo: Brasiliense. Bruce-Briggs, B. (1979) New Class? Nova York: McGraw Hill. Burnham, James (1941) The Managerial Revolution. Bloomington: Indiana University Press, 1960. Primeira edio, 1941. Burris, Val (1980) "Capital Accumulation and the Rise of the New Middle Class". Review of Radical Political Economics, vol. 12. n.1, primavera, 1980. Castoriadis, Cornellius (1949) "Les Rapports de Production in Russie". Socialisme ou Barbarie, n. 2, maio de 1949. Reproduzido in Castoriadis (1973). Castoriadis, Cornelius (1973) La Societ Bureaucratique. Paris: La Collection 10/18, Union Generale d'Editions. Dahrendorf, Rolf (1957) Class and Class Conflict in Industry Society. Londres: Routledge & Kegan, 1959. Primeira edio alem, 1957.

53

Engels, Friedrich (1881) "Classes Sociais e Classes Suprfluas". Temas n.3, 1978. So Paulo: Editora Cincias Humanas. Primeira edio alem, 1881. Freyer, Hans (1931) "A Sociedade Estamental" (um captulo de "Introduction to Sociology", de Freyer). In Octavio Ianni (1973). Primeira edio alem, 1931. Frieden, Jeff (1987) "International Capital and National Development: Comments on Postimperialism". In Becker et al. (1987). Galbraith, John Kenneth (1967) The New Industrial State. Nova York: A Mentor Books, 1979. Primeira edio, 1967. Giddens, Anthony (1973) The Class Structure of the Advanced Societies. Londres: Hutchinson. Gillman, Joseph (1957) The Falling Rate of Profits. Londres: Dobson. Goldthorpe, J. et al. (1969) The Affluent Worker in the Class Structure. Cambridge: Cambridge University Press. Gramsci, Antonio (1934) Selections from the Prison Notebooks of Antonio Gramsci. Nova York: International Publishers, 1971 (Hoare, Q. e Smith, G., eds.). Escrito em italiano por volta de 1934. Halbwachs, Maurice (1955) The Psychology of Social Class. Londres: William Heinnemann Ltd., 1958. Primeira edio francesa, 1955. Hirano, Sedi (1975) Castas, Estamentos e Classes Sociais. So Paulo: Alfa-Omega. Horvat, Branko (1982) The Political Economy of Socialism. Armonsk: M.E. Sharpe. Hunt, E. K. (1979) "The Categories of Productive and Unproductive Labour in Marxist Economic Theory". Science and Society, vol. XLIII, n. 3. Ianni, Octvio (1973) Teorias de Estratificao Social. So Paulo: Editora Nacional. Kelly, Kevin D. (1979) "The Independent Mode of Production". The Review of Radical Political Economics, vol. 11, n. 1, primavera. Lenski, G. (1966) Power and Privilege. Nova York: McGraw Hill. Lukcs, Georg (1922) History and Class Consciousness. Cambridge: MIT Press, 1976. Primeira edio, 1922. Malthus, Thomas R. (1836) Principles of Political Economy (Segunda Edio). Nova York: Augustus M. Kelley, 1951, (Publicado originalmente, 1836). Marx, Karl (1862) "Theories of Surplus Value", Volume IV do Capital. Moscou: Progress Publishers, 1963. Escrito entre 1861 e 1863. Originalmente publicado por Kautsky, 1905. Marx, Karl (1864) "The Sixth Unpublished Chapter of Capital: Results of the Immediate Process of Production". Apndice do Capital Volume I. Londres: Penguin Books, 1979. 54

Marx, Karl (1885) Capital, Volume II. Londres: Penguin Books, 1978. Escrito entre 1863 e 1877. Publicado por Engels, 1885. Marx, Karl (1894) Capital, Volume III. Londres: Penguin Books, 1981. Escrito entre 1864-1865. Publicado por Engels, 1894. Marx, K. e Frederick E. (1846) The German Ideology. Nova York: International Publishers, 1970. Edio original alem, 1846. Marx, K. e Frederick E. (1848) The Communist Manifesto. Nova York: Monthly Review Press, 1964. Primeira edio alem, 1848. Mathews, Mervyn (1978) Privilege in the Soviet Union. Londres: George Allen & Unwin. Mills, C. Wright (1951) White Collar, The American Middle Class. Nova York: Oxford University Press. Parsons, Talcott (1940) "An Analytical Approach to the Theory of Social Stratification". The American Journal of Sociology, vol. XLV, n.6, maio. Poulantzas, Nicos (1974) Classes in Contemporary Capitalism. Londres: NBL, 1975. Primeira edio francesa, 1974. Quesnay, Franois (1766) Tableau Economique des Phisiocrates. Paris: Calma-Levy, 1969. Primeira edio, 1766. Rizzi, Bruno (1939) "L'URSS: Colletivisme Bureaucratique". Inicialmente parte de La Bureaucratization du Monde. Paris: Editions Champ Libre, 1976. Primeira edio, 1939. Salama, Pierre (1978) "Desarrollo de un Tipo de Trabajo Improdutivo y Baja Tendencial de la Tasa de Beneficio". Critica de la Economia Politica, Edio Latino-americana, n. 8. Mxico: Ediciones Caballito. Singer, Paul (1981) "Trabalho Produtivo e Excedente". Revista de Economia Poltica, vol. 1, n. 1, Janeiro-maro. Smith, Adam (1776) The Wealth of Nations. Londres: Everyman's Library, 1964. Primeira edio, 1776. Sweezy, Paul (1942) "The Illusion of the Managerial Revolution". In Sweezy, P. (1953). Primeira edio, 1942. Sweezy, Paul (1953) The Present as History. Nova York: Monthly Review Press, 1953. Sweezy, Paul (1980) Post-revolutionary Society. Nova York: Monthly Review Press. Therborn, Goran (1980) The Ideology of Power and the Power of Ideology. Londres: Verso.

55

Toennies, Ferdinand (1931) "Estates and Classes". In Bendix, R. e Lipset, S., eds. (1966). Primeira edio alem, 1931. Warner, W.L. e Lunt UNT, P.S. (1941) The Social Life of a Modern Community. New Haven: Yale University Press. Warner, W. L. et al. (1949) Social Class in America. Nova York: Harper and Brother, 1960. Primeira edio, 1949. Warner, William Lloyd (1953) American Life: Dream and Reality. Chicago: University of Chicago Press. Weber, Max (1916) The Religion of India. Editado por Hans H. Gerth e Don Martindale. Illinois: The Free Press, 1958. Primeira edio alem, como Parte II de "Die Wirtshaftsethic der Weltreligionen". Achir fur Socialwissenahalft und Socialpolitik, 1916. Weber, Max (1922) Economy and Society. Berkeley: University of California Press, 1978. Primeira edio alem, 1922. Wright, Erik Olin (1978) Class, Crisis and the State. Londres: Verso, 1979. Primeira edio, 1978.

56

You might also like