You are on page 1of 4

ANLISE DO CADERNO DO PROFESSOR DO ESTADO DE SO PAULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO DENTRO DAS GEOCINCIAS A REVIEW OF THE TEACHER

BOOK OF SO PAULO STATE: A PROPOSAL FOR A INTEGRATED EDUCATION IN THE GEOCIENCES


Philipe Andrade Ferreira, Paulo Csar Rocha, Jssica de Lima Silva
Campus Presidente Prudente- Faculdade de Cincias e Tecnologia- Geografia clonipe@yahoo.com.br Palavras-chaves: ensino de geografia; anlise de livro didtico; complexidade. Key words: pratic of geography; review of didactic book; complexity.

1. INTRODUO O presente trabalho est sendo realizado em vinculo com o Laboratrio de Geologia, Geomorfologia e Recursos Hdricos da UNESP FCT (Faculdade de Cincia e Tecnologia) de Presidente Prudente, entre o perodo de Julho at Dezembro de 2010. A proposta do projeto a de fazer uma analise do material didtico disponvel para as series do fundamental, ciclo 2 e ensino mdio, com o intuito de se identificar a maneira com que vem sendo abordados os contedos de geocincias (especificamente geologia, geomorfologia e recursos hdricos). Outro objetivo estudar o relacionamento da proposta do Estado com o que proposto pelo PCN (Parmetros Curriculares Nacionais) de geografia e Geocincias. Por fim, espera-se como produto, adequar o material didtico do Laboratrio de Geologia, Geomorfologia e Recursos Hdricos da FCT/UNESP apresentado aos alunos visitantes da Rede Pblica do Estado de So Paulo e dos Municpios da Regio. Desse modo, pensou-se na necessidade de se discutir como so apresentados os contedos atravs dos livros e cadernos didticos, no mbito do ensino de geocincias (j mencionado) nas escolas, partindo-se do pressuposto da integrao como tema central, como proposto pelo PCN de geografia. 2. OBJETIVO E FUNDAMENTAO TEORICA Esse trabalho tem como objetivo uma analise terica do que se encontra no PCN de geografia, focando na analise de Geografia e Geocincias, e comparando-a ao que se encontra nos livros didticos e caderno do professor, que so utilizados nas escolas pblicas do estado de So Paulo. Desde o inicio dessa pesquisa tem sido adotada uma postura na qual a integrao disciplinar da geografia seja o ponto chave da discusso do trabalho. Para tanto, ser utilizada na bibliografia, autores que defendem essa integrao, lembrando que a integrao disciplinar no entre disciplinas e sim a integrao dos contedos da disciplina geogrfica, partindo-se da hiptese de que o que tem sido produzido na academia, se fragmenta, e averiguando-se o mesmo ocorre no ensino bsico e mdio. 3. METODOLOGIA O trabalho foi dividido em duas etapas, nas quais a primeira etapa consistiu a construo de uma fundamentao terica para possibilitar a discusso do assunto a ser tratado, e a segunda etapa, a aplicao desse conhecimento em experimentos pedaggicos a serem realizados dentro do Laboratrio de Geologia, Geomorfologia e Recursos Hdricos.

8423

A primeira etapa foi iniciada com um levantamento bibliogrfico minucioso a cerca dos temas de geografia, focado na temtica de geocincias (j mencionado), pedagogia e pensamento complexo, tambm foi realizada a analise do PCN de geografia de 1998 e tambm da seriao do caderno do professor (quinta a oitava serie do ensino fundamental) de 2009 do estado de So Paulo. A segunda etapa consistir na aplicao, de maneira experimental, de prticas pedaggicas integradas na temtica de geografia e geocincias, focando em um experimento interativo e integrador com os estudantes das escolas que freqentam o Laboratrio de Geologia, Geomorfologia e Recursos Hdricos da UNESP FCT. 4. RESULTADOS E DISCUSSES Pelo projeto estar na sua fase inicial (primeira etapa), os resultados ainda no esto finalizados, logo, o que ser exposto nesse tpico sero os resultados parciais do projeto. Embasado no levantamento bibliogrfico foi realizado uma analise critica e contundente sobre o PCN de geografia e os cadernos do professor, focados nos elementos de geocincia (j mencionado). O objetivo e a fundamentao terica, portanto, se complementam nesse projeto, pois dentro do que proposto pelo PCN de geografia (1998) que o objetivo proposto vai encontrar sua fundamentao.
Uma das caractersticas fundamentais da produo acadmica da Geografia dos ltimos tempos foi o surgimento de abordagens que consideram as dimenses subjetivas e, portanto, singulares dos homens em sociedade, rompendo, assim, tanto com o positivismo como com o marxismo ortodoxo. Buscam-se explicaes mais plurais, que promovam a interseco da Geografia com outros campos do saber, como a Antropologia, a Sociologia, a Biologia, as Cincias Polticas, por exemplo. Uma Geografia que no seja apenas centrada na descrio emprica das paisagens, tampouco pautada exclusivamente pela explicao poltica e econmica do mundo; que trabalhe tanto as relaes socioculturais da paisagem como os elementos fsicos e biolgicos que dela fazem parte, investigando as mltiplas interaes entre eles estabelecidas na constituio dos lugares e territrios. Enfim, buscar explicar para compreender.

Aqui se pode observar como o PCN de geografia pautado na idia de que a geografia deve ser tratada de maneira integrada, sem dicotomias, interrelacionando-se consigo mesma, no sentido de buscar um ensino holstico da disciplina, mas no um holstico simplista, que vai se pautar apenas na descrio geogrfica do todo, mas sim um que compreenda toda a complexidade geogrfica das partes e que sem elas, no existe o todo. Morin (2003) vai elaborar o seu pensamento nessa idia.
Assim, ao paradigma da disjuno/reduo/unidimensionalizao, seria preciso substituir um paradigma de distino/conjuno que permita distinguir sem separar, associar sem identificar ou reduzir. Este paradigma comportaria um princpio dialgico e translgico, que integraria a lgica clssica tendo simultaneamente em conta os seus limites de facto (problemas de contrdio) e de jure (limites de formalismo). Traria nele o princpio da Unitas multiplex, que escapa Unidade abstracta do alto (holismo) e do baixo (reducionismo).

Destaca-se como Morin aborda o ensino cartesiano, como algo reduzido, separado e simplista. Ele tambm trabalha a concepo de que possvel ter algo que

8424

totalizador, mas tambm capaz de distinguir as suas partes, mas sem ter que separ-las de modo a simplificar o ensino para isso. Nota-se tambm a necessidade de fundamentar teoricamente a idia do pensamento globalizador, aqui no sentido de abrangncia do ensino e no no seu cunho econmico/social, no ensino. Zabala (2002) vai elucidar essa questo dizendo que So Claparde, em 1908, com o termo sincretismo, e posteriormente Ovide Decroly, com o termo globismo, que explicam como se produz a percepo da realidade. Com esses termos, ambos os autores querem expressar que percepo humana jamais analtica, mas que qualquer primeira aproximao com a realidade de carter total ou global (sncresis) e que, por isso, imprescindvel partir dela; por meio de uma anlise posterior que essa primeira aproximao ir aprofundar-se, para chegar a uma fase posterior de sntese em que aquele primeiro conhecimento ou aproximao difusa ir se converter em um conhecimento real. Sob essa anlise e posterior sntese, mas tendo presente que o ponto de partida uma primeira aproximao, que sempre de carter global. Fica posto ento, que se deve sempre partir de uma aproximao global inicialmente para assim poder mostrar as partes, de maneira mais condizente com o que experienciado pelos alunos na sua realidade. O PCN (1998) mostra uma postura critica ao apontar as falhas que ainda se encontram dentro dos livros didticos:
E, principalmente, sem que existissem aes concretas para que realmente atingissem o professor em sala de aula, sobretudo o professor das sries iniciais, que continuou e continua, de modo geral, a ensinar Geografia apoiando-se apenas na descrio dos fatos e ancorando-se quase exclusivamente no livro didtico, que ainda, em sua grande maioria, fundamenta-se em uma Geografia Tradicional.

Felizmente, pelo menos parcialmente, o caderno do professor no apresenta essas falhas expostas pelo PCN de geografia. A parte apenas descritiva foi suplantada por uma discusso, que mesmo superficial, ainda contm um pouco de criticidade na sua analise expositiva. O problema ainda se encontra no fator de que a disciplina geogrfica no se encontra integrada, podemos at citar alguns casos em que exerccios propostos promovem uma integrao nas geocincias, como no volume 3 do caderno do professor para a quinta serie que na sua parte de O clima, o tempo e a vida humana prope uma anlise de uma reportagem na qual ocorre um enchente que provocada por um excesso de chuva, o exerccio em questo indaga quais as outras causa poderiam ter sido determinantes para que ocorresse a enchente fora a chuva, o aluno tem que apontar como causa a existncia de um canal artificial no local onde ocorreu a chuva, porm em nenhum momento nesse livro foi exposta essa relao e os conhecimentos de geocincia continuam fragmentados durante esse volume, com integraes sendo apenas colocadas atravs de exerccios como foi exemplificado agora. Em outros assuntos, como industrializao e agricultura, presentes no volume 4 para a sexta serie, onde assuntos como a relao das industrias com a poluio dos rios, mars e dos solos poderia ser posta, ou como ocorre de maneira predativa natureza a agricultura em algumas partes do Brasil. Pontos importantes onde poderia ser integrado os conhecimentos fsicos e humanos, o caderno dos professores prefere se manter dentro do velho modelo cartesiano de fragmentar e simplificar. Mas talvez o pior ponto do caderno dos professores fuja um pouco ao assunto proposto por esse projeto, e esse de servir de manual em como o professor deve dar a aula no estado de So Paulo, limitando a prpria iniciativa do professor aos

8425

conhecimentos postos e da maneira que so tratados dentro do caderno dos professores. Logo, mesmo que o professor tenha uma postura de ensinar a geografia de modo que o conhecimento seja tratado de maneira integral, o livro didtico, vai ditar a forma que a disciplina tem que ser ministrada, impossibilitando assim, qualquer possibilidade de criatividade e inovao dentro do que tem que ser ensinado. 5. CONSIDERAES FINAIS No presente caminhar do projeto algumas concluses j podem ser proferidas. A geografia caminha hoje para um processo de retorno, porm com novas complexidades, ao pensamento holstico presente no trabalho de Humboldt, como muito bem demonstra Moreira (2008) nesse trecho:
No mbito da temtica de corte ambiental, h um claro retorno ao holismo de Humboldt. Todo discurso ambiental e ecolgico contemporneo se inspira em sua Geografia das plantas, e no entendimento do mundo como um todo construdo a partir da interao entre as esferas do inorgnico, do orgnico e do humano, pela intermediao da esfera do orgnico, que desenvolver no Cosmos. O retorno ao holismo de Humboldt traz consigo o retorno perspectiva corologia, agora fora da geografia, os biomas sendo a referncia do recorte. A tcnica do georreferenciamento, reunindo uma gama de sofisticados programas de geoprocessamento uma comprovao disso. Bem ainda, e mais rico em possibilidade, o conceito de espacialidade diferencial, de Lacoste.

O exemplo disso que Moreira destaca, pode-se encontrar no trabalho recente dos autores Camargo e Guerra (2007), A Geografia da Complexidade: aplicao de teorias de auto-organizao ao espao geogrfico, uma geografia pensada de forma holstica, porm complexa. Mas no final ainda necessrio destacar que enquanto pensadores como Morin, explanam sobre as possibilidades de uma interao disciplinar mais articulada, nos, da geografia, ainda temos problemas para debater uma geografia mais integrada. 6. REFERNCIAS TERICAS BRASIL, Ministrio da Educao MEC, Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica SEMTEC. 1998. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: MEC/SEMTEC. CAMARGO, L. H. R e GUERRA, A. J. T. A Geografia da Complexidade: Aplicao das Teorias da Auto-Organizao ao Espao Geogrfico. In: VITTE, A. C. Contribuies Histria e Epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro. Editora Bertrand Brasil LTDA, 2007.
GUERRA, A. T. Novo dicionrio geolgico- geomorfolgico- 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geogrfico?: por uma epistemologia crtica. So Paulo. Editora Contexto, 2008. MORIN, E. Introduo ao pensamento complexo. Lisboa. Instituto Piaget, 2003. TOZZONI- REIS, M. F. C.. Educao Ambiental: natureza, razo e histria. 2.ed.rev.Campinas, SP. Autores Associados, 2008. TUCCI, C.E.M.(Org). Hidrologia: cincia e aplicao. 2. Ed. Porto Alegre: ABRH, 1997. ZABALA, A. Enfoque globalizador e o pensamento complexo. Porto Alegre. ARTMED Editora, 2002.

8426

You might also like