You are on page 1of 1

A Formao da Lngua Portuguesa no Brasil

A lngua um organismo vivo que se modifica ao longo do tempo. Palavras novas surgem para expressar conceitos igualmente novos; outras deixam de ser utilizadas, sendo substitudas. Na poca das grandes navegaes, Portugal conquistou inmeras colnias e o idioma portugus foi influenciado pelas lnguas faladas nesses lugares, incorporando termos diferentes como "jangada", de origem malaia, e "ch", de origem chinesa. O perodo renascentista tambm provocou uma srie de modificaes na lngua, que recebeu termos eruditos, especialmente aqueles relacionados arte.

Os colonizadores portugueses, principalmente os padres jesutas, difundiram o idioma no Brasil. No entanto, diversas palavras indgenas foram incorporadas ao portugus e, posteriormente, expresses utilizadas pelos escravos africanos e imigrantes tambm foram adotadas. Assim, o idioma portugus foi se juntando famlia lingustica tupi-guarani, em especial o Tupinamb, um dos dialetos Tupi. Os ndios, subjugados ou aculturados, ensinaram o dialeto aos europeus que, mais tarde, passaram a se comunicar nessa "lngua geral", o Tupinamb. Em 1694, a lngua geral reinava na ento colnia portuguesa, com caractersticas de lngua literria, pois os missionrios traduziam peas sacras, oraes e hinos, na catequese.

Com a chegada do idioma iorub (Nigria) e do quimbundo (Angola), por meio dos escravos trazidos da frica, e com novos colonizadores, a Corte Portuguesa quis garantir uma maior presena poltica. Uma das primeiras medidas que adotou, ento, foi obrigar o ensino da Lngua Portuguesa aos ndios. Desde o sculo XVI, poca da formao do Portugus moderno, o portugus falado em portugal mantevese mais impermevel s contribuies lingusticas externas. J o Brasil, em decorrncia do processo de formao de sua nacionalidade, esteve mais aberto s contribuies lingusticas de outros povos. Ainda hoje o portugus constantemente influenciado por outras lnguas. comum surgirem novos termos para denominar as novas tecnologias do mundo moderno, alm de palavras tcnicas em ingls e em outros idiomas que se aplicam s descobertas da medicina e da cincia. Assim, o contato com lnguas estrangeiras faz com que se incorporem ao idioma outros vocbulos, em sua forma original ou aportuguesados. Atualmente, existem muitas diferenas entre o portugus que falamos no Brasil e o que se fala em Portugal. Tais diferenas no se limitam apenas pronncia das palavras, facilmente notabilizada na linguagem oral. Existem tambm diferenas de vocabulrio (s para citar um exemplo, no Brasil dizemos "trem", em Portugal se diz "comboio") e de construo gramatical (enquanto no Brasil se utiliza uma construo como "estou estudando", em Portugal prefere-se a forma "estou a estudar").

You might also like