You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE POTIGUAR UNP PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUO CURSO DE ESPECIALIZAO EM SEGURANA DO TRABALHO

FABSON EMERSON MARROCOS DE OLIVEIRA

SEGURANA NO TRABALHO

A ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

MOSSORO/RN 2012

INTRODUO

Partindo do conceito de ergonomia, tem-se que a ergonomia a cincia que busca adaptar as condies do trabalho s caractersticas fsicas e psquicas do homem, com o objetivo de almejar o seu bem estar, seu rendimento e sua produtividade. Hoje em dia as questes que envolvem a ergonomia so bastante discutidas de forma mais cuidadosa, isso devido a ergonomia est diretamente relacionado com a qualidade de vida no trabalho e no desenvolvimento de novos projeto no ambiente de trabalho de forma que garanta ao trabalhador uma melhor qualidade de vida. Outro modo de se entender as questes que esto relacionadas com a ergonomia, esto s solues corretivas no modo de operacionar as maquinas e o correto uso dos equipamentos, esses modos so dotados de medidas preventivas que garantam a segurana do trabalhador. Atualmente observa-se uma ampliao de novos projetos ergonmicos no ambiente de trabalho, isso uma maneira bastante inteligente que as empresas esto adotando. As empresas globalizadas conseguem sempre se manter a frente das suas concorrentes, usando a ergonomia como uma estratgia de competitividade, desse modo a ergonomia proporciona aos trabalhadores condies adequadas para que estes possam exercer suas atividades com o conforto adequado, almejado com isso a mxima eficincia, produtividade e segurana, ou seja, so inmeros benefcios trazidos pela ergonomia.

OBJETIVO

O objetivo deste resumo, utilizando-se de fundamentos tericos, fazer uma avaliao ergonmica partindo de seu conceito, de sua historia e o que compete ergonomia segundo a norma. Faz parte tambm dessa avaliao analise de projetos que garantam ao trabalhador, condies satisfatrias em seu ambiente de trabalho de modo a otimizar e melhorar fatores como: satisfao no ambiente de trabalho, a produtividade e outros. Outra avaliao abordada ser aos riscos existentes no seu ambiente de trabalho. Com essa avaliao esperado que o trabalhador possa confrontar os riscos com medidas corretivas abordadas pelas NR (norma regulamentadora).

METODOLOGIA

A ergonomia o estudo do comportamento do homem nas atividades que ele exerce, tendo como objetivo adaptar o trabalho s condies do homem. A ergonomia passa a ser uma opo para ampliar a qualidade de vida no trabalho e a qualidade do processo produtivo, tornando o processo mais confivel, aumentando a satisfao e auto-realizao dos clientes (OLIVEIRA et al, 2003). O surgimento da ergonomia est relacionado com o surgimento das novas tecnologias, esses ocasionou um aumento nos acidentes e nas doenas relacionadas ao trabalho, da a necessidade das empresas buscarem junto aos profissionais competentes medidas ergonmicas corretas para cada atividade desenvolvida na empresa. Para se ter um ambiente de trabalho adequado, podemos contar com a antropomtria, que estuda as medidas fsicas do corpo humano, e tambm com a biomecnica que estuda ngulos, velocidade, acelerao, foras e espaos gerados por movimentos de partes do corpo humano (CARDOSO et al, 2009). A norma que regulamenta as regras para aplicao mnima da ergonomia no trabalho a NR 17 ergonomia (ATLAS, 2010). Em seu primeiro item posto o que compete a esta norma. Esta norma regulamentadora visa estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente (ATLAS, 2010). Outro item importante e comum em quase todo ambiente de trabalho o item 17.2 na NR-17. Trata-se do levantamento, transporte e descarga individual de materiais. No dever ser exigido nem admitido que o trabalhador transporte manualmente cargas, cujo seu peso possa comprometer sua sade ou sua segurana (ATLAS,2010). Evidentemente quanto mais leve for a carga a ser transportada de forma manual, menor a possibilidade do trabalhador comprometer sua sade. Em situao de trabalhadores que desempenham suas funes na maioria do tempo sentados, esto sujeitos a desenvolverem posturas inadequadas relativa a sua sade. Esse posicionamento inadequado ao longo de um determinado tempo, pode acarretar em problemas futuros na coluna ou em outra partes do corpo. No item 17.3.1 da NR 17 trata-se de um planejamento ou adaptao para a posio do trabalhador quando em exerccio de sua funo. Este

planejamento deve atentar para adaptao do local de trabalho, no que diz respeita as caractersticas fsicas de cada individuo. Segundo a (FUNDACENTRO, 2001) so recomendadas como solues ergonometrica, as seguintes medidas: os equipamentos (monitor) devem possuir mobilidade para permitir a boa visualizao; o teclado deve ser mvel, regulvel e independente; o assento deve ter altura regulvel; o encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteo da regio lombar. Fica sobe a responsabilidade do empregador garantir que as especificaes e condies apontadas acima estejam dentro das condies estabelecida pela NR (norma regulamentadora).

RESULTADOS

No decorrer da elaborao do presente resumo, observado que os resultados obtidos so bastante positivos, quando se trata da ergonomia no ambiente de trabalho, suas as medidas vo desde a preveno de doenas profissionais at a valorizao do trabalho humano, essas so regidas pela norma regulamentadora (NR 17). Uma observao relativamente pertinente a esse resultado o fato da produtividade e lucratividade estarem diretamente ligados a qualidade de vida em que fornecida para o trabalhador. De outro modo quando a sade e a qualidade de vida do trabalhador so afetados, resulta em baixa produtividade, ausncia no trabalho e insatisfao. Portanto os resultados estudados mostra que preciso se ter uma viso onde o foco principal objetivar o bem estar, a segurana e o conforto do trabalhador.

CONCLUSO

Tomando com base toda fundamentao teoria citada acima, notamos que a ergonomia tem-se atualmente um papel de extrema importncia dentro das empresas. A maioria das empresas implantam em sua poltica interna programas que so: direcionados a melhorar a qualidade de vida; manter um ambiente seguro e saudvel. Muitas vezes quando inter-relaciona a qualidade do ambiente de trabalho e a satisfao do trabalhador a um aumento da produtividade e um aumento dos lucros alcanados. Seu campo de aplicao bastante amplo, pois a evoluo tcnica do trabalho tem sido um fator decisivo no desenvolvimento desta cincia. A cada dia que passa, a tecnologia das mquinas se modifica cada vez mais objetivando maior perfeio no processo produtivo, consequentemente existe um nvel de complexidade maior. No entanto so essas modificaes de trabalho de trabalho que devem atender ao ser humano em todos os aspectos.

REFERENCIAS

CARDOSO, C. et al. Anlise dos nveis de rudo e das condies ergonmicas dos cobradores de estaes tubo na cidade de Curitiba. Salvador, p. 2 e 3, 2009. OLIVEIRA, R. et al. A ergonomia auxiliando a Qualidade de Vida no Trabalho: uma abordagem para clientes internos de uma empresa da construo civil. Ouro Preto, p. 1 e 2, 2003. ATLAS. Segurana e Medicina do Trabalho. 65a. ed. So Paulo: Equipe Atlas (Ed.). Atlas S.A., 2010. 747p. (Manuais de legislao Atlas). Manual de aplicao da norma regulamentadora N 17. FUNDACENTRO. Curso de engenharia do trabalho. So paulo. Ed. Fundacentro, 1981.

You might also like