You are on page 1of 5

1

So Tom e Prncipe e o Diamante Negro


Resumo da conferncia proferida pelo Doutor Gerhard Seibert na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (11 de Maio de 2007)?

Ana Maria Dias Aluna da Licenciatura em Geografia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa E-mail: anamar_dias@sapo.pt

No mbito do ciclo de conferncias sobre os grandes problemas da frica contempornea, organizado pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realizou-se no passado dia 11 de Maio, pelas 18h00, no Anfiteatro IV daquela Faculdade uma palestra proferida pelo Doutor Gerhard Seibert subordinada ao tema: frica e a Geopoltica do Petrleo O caso de S. Tom e Prncipe.

Gerhard Seibert, investigador do Departamento de Cincias Humanas do Instituto de Investigao Cientifica Tropical, honrou uma plateia constituda, na sua maioria, por estudantes daquela Faculdade, que durante 60 minutos viram esclarecidas as principais questes associadas a estas matrias, com o que muito aproveitaram para as suas actividades acadmicas.

Abordando o tema dos recursos naturais do pequeno arquiplago de S. Tom e Prncipe (STP), nomeadamente o petrleo, Seibert referiu-se s questes associadas aos mtodos utilizados nas concesses dos espaos para a explorao petrolfera s companhias estrangeiras, s formas pouco ortodoxas como tm sido geridas as avultadas quantias pagas pelas empresas petrolferas a esta jovem repblica e s controversas remodelaes governamentais que a se tm sucedido. Todas estas questes foram enquadradas por uma apreciao geral ao tema das estratgias geopolticas que envolvem o petrleo em frica.

O conferencista comeou por aludir ao fraco aproveitamento de outros recursos em STP, em particular os agrcolas. Uma das produes que poderia contribuir, na actualidade, para um incremento da riqueza deste pas corresponde ao cacau, o qual constitui um dos principais recursos agrcolas exportveis. No passado, STP beneficiou de elevados nveis de produo de cacau (h cem anos atrs a sua produo situava-se nas 30 mil toneladas/ano). Mas actualmente a produo e exportao deste produto no representa mais que 4% do PNB do Estado so-tomense, o que, entre o mais e como referiu Seibert denota um acentuado fracasso da poltica do FMI. Segundo a sua opinio, tal desde logo comprovado pelo facto dos nveis de exportao de servios e do turismo j terem ultrapassado largamente o valor das receitas do cacau.

Ainda que no haja confirmao da existncia de petrleo em quantidades que assegurem a rentabilidade da respectiva extraco, STP passou a ser o mais recente pas africano contemplado com o Diamante Negro. Passou, assim, a integrar o puzzle da Rota do Crude e a fazer parte das preocupaes internacionais.

As fortes probabilidades de existncia de petrleo em STP estiveram na origem dos interesses de um empresrio sul-africano que iniciou perfuraes naquele pas ainda nos finais da dcada de 1980. Confirmou-se, ento, a existncia de petrleo no arquiplago, sem contudo haver certezas quer quanto s reais quantidades deste hidrocarboneto existentes, quer quanto garantia de que a sua extraco fosse economicamente vivel.

Ainda assim, esta confirmao no deixou de despertar os interesses de vrios pases dos cinco continentes: Nigria, China, Reino Unido, Austrlia e, sobretudo, os EUA. De facto, so sobretudo os EUA que, atravs das suas empresas petrolferas, de recorrentes visitas ao pas, de investimentos feitos e, inclusiv, do projecto de instalao de uma base militar (com vista a manter a segurana daquela regio petrolfera) afirmam a sua presena em STP.

Trabalho prtico individual realizado para a disciplina de Grandes Espaos Mundiais / Geografia de frica (Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Todas as empresas que obtiveram concesses para a explorao do petrleo em STP tm injectado na economia so-tomense elevadas quantias resultantes dos bnus das respectivas assinaturas contratuais. Porm, e paralelamente ao que acontece com outros pases africanos como Angola ou Nigria, por exemplo, onde se verifica abundncia de petrleo e, contraditoriamente, baixos nveis de desenvolvimento , STP repete um padro igualmente marcado por magros nveis de desenvolvimento econmico e social.

A falta de investimento interno, os reduzidos nveis de instruo e formao, fazem de STP um pas vulnervel e dependente das ajudas/intervenes internacionais, tanto no mbito financeiro e tecnolgico, como no que respeita disponibilidade de quadros tcnicos. Em face deste handicap, os pases com elevada performance tecnolgica e com recursos financeiros apreciveis, tm vindo a tomar progressivamente o arquiplago com o intento de se apropriarem do precioso hidrocarboneto. Mais uma vez, o destaque cabe aos EUA, que projectam vir a satisfazer 25% das suas necessidades de petrleo nos pases do Golfo da Guin de modo a reduzirem a sua dependncia petrolfera dos pases asiticos. . Para um pequeno pas como STP, situado no Golfo da Guin, com apenas 1001 km2 de rea, elevada percentagem de pobreza (53% do total dos 155 mil habitantes vive em situao de pobreza) e acentuados dfices oramentais, a apario do petrleo passou a ser a esperana da prosperidade e desenvolvimento das vertentes econmica e social. Mesmo correndo riscos de ver restringida alguma autonomia na gesto dos seus espaos martimos (o que se adivinha, como resultado da imposio dos interesses de quem detm o poderio tecnolgico e financeiro necessrio explorao do petrleo), o crescimento econmico so-tomense ficar certamente assegurado caso se confirme a existncia de jazidas cuja explorao seja economicamente vivel.

Os elevados custos (entre 30 a 40 milhes de dlares) que as operaes de perfurao implicam, dado que o petrleo se encontra a uma profundidade martima de 1500/2000m, envolvem elevadas disponibilidades financeiras para a prossecuo das exploraes. Todavia, estes factores no foram impeditivos da realizao de contratos, os quais tiveram incio em 1997, atravs da empresa de explorao petrolfera Environment Remediation Holding Cooperation (ERHC), controlada pela Charmer

Energy Corporation, uma empresa nigeriana com sede nos EUA. Ao mesmo tempo, esta companhia iniciou um longo e polmico processo de acordos para explorao do petrleo, de que resultaram sucessivas rupturas e readmisses, tanto com esta como com as outras empresas petrolferas que lhe sucederam.

Os incumprimentos contratuais, as controvrsias a propsito de delimitao das fronteiras martimas, bem como algumas prticas pouco rigorosas respeitantes s cedncias dos espaos para explorao petrolfera sobretudo aquando a realizao dos dois primeiros leiles dos blocos, efectuados entre Abril de 2003 e Dezembro de 2004 , a que se juntou a m gesto das avultadas quantias recebidas pelos primeiros contratos de concesso, culminaram na demisso de alguns elementos do executivo governamental so-tomense e na necessidade da clarificao da sua Zona Econmica Exclusiva.

Ao primeiro leilo dos blocos concorreram 20 companhias petrolferas. Estas submeteram 33 propostas para 8 dos 9 blocos em licitao. As ofertas totalizaram cerca de 500 milhes de dlares. Tendo acabado por apenas ser aceite a adjudicao do Bloco 1, a respectiva licena traduziu-se num contrato assinado em conjunto com a Chevron Texaco (51%), Exxon Mobil (40%) e Equity Energy Resources (9%). Ao segundo leilo 22 companhias apresentaram um total de 26 ofertas. Confirmou-se uma forte presena nigeriana e poucas propostas melhoram o nvel de ofertas constantes do primeiro leilo. Em Dezembro de 2005, no relatrio de uma investigao a esta adjudicao realizada a pedido da Comisso dos Assuntos Petrolferos de STP, o Procurador Geral da Repblica confirmou que foram detectadas srias irregularidades na adjudicao dos cinco blocos do segundo leilo, cujos resultados se revelaram favorveis aos interesses das companhias nigerianas em detrimento dos de So Tom e Prncipe.

Tudo isto no pode deixar de constituir matria de reflexo, desde logo atendendo aos valores envolvidos: o bnus de assinatura do 1 bloco rendeu a STP 49,2 milhes de dlares (ainda que destes tivessem sido retirados 20 milhes, mais custos operacionais, para pagamento Nigria de dvidas anteriormente contradas por parte de STP); as receitas obtidas com a concesso dos blocos 2 e 4 totalizaram 28,6 milhes de dlares; finalmente, segundo estimativas do FMI, STP poder beneficiar de receitas no valor de 26 milhes de dlares at 2012 e de 396 milhes de dlares at 2015.

Perante este cenrio, STP vem apostando na criao de um quadro legal e de rgos reguladores das actividades associadas ao petrleo no pas. Entre 1999 e 2007, ante as insustentveis prticas de corrupo, foi aprovada a Lei-quadro das Receitas Petrolferas, diversa legislao anti-corrupo, institutos reguladores da indstria extractiva, bem como outras instituies com vista boa utilizao das receitas do petrleo e controlo dos cumprimentos contratuais.

Entre as muitas perguntas colocadas a Gerhard Seibert no final de sua conferncia, destacamos duas. A primeira reportou-se utilizao das verbas provenientes das actividades petrolferas j recebidas por STP, enquanto a segunda questionou sobre as prioridades, no mbito econmico e social, que o pas tem em agenda. Em resposta a estas questes, o doutor Seibert disse a dado passo: - Para alm dos pagamentos das dvidas, no se sabe muito bem o que aconteceu aos outros dinheiros. H muito a fazer em STP, a todos os nveis, mas muito difcil acabar com a corrupo.

You might also like