You are on page 1of 14

Por Marcelo Edu Oliveira

Capa e Diagramao
Andr Rocha

Apresentao: Palavras no passam despercebidas por Poetas. Algumas com presena ainda maior, fazem habitao. Na verdade habitam e habituam, no saem de moda, s vezes ficam apenas escondidas. Nessa antologia, Marcelo trata sobre um assunto to cotidiano e a principio muito generalizado: a Vida. Porm, com a simplicidade e ousadia que convivem com esse Poeta. Sendo assim, desejamos que essa leitura gere em cada pessoa um senso de amor e f por viver, ser pessoa e acreditar em dias melhores...

1 edio - Agosto 2013 Publicao Digital

s crianas de Marromeu, cidade de Moambique onde estive no ano de 2011.

Suspiros Pulmes de vida, Olhares eltricos, Um breve suspiro, Aspiro e descanso, No canso do verso, Versado no sou, Escrevo suspiros, E livro virou.

Marcelo Edu Oliveira Vero de 2013

Quente Quem te viu E quem te v, No sabe o frio que fez, Ao ver endurecer, Um corao to quente, Crente na vida, No amor, No brao da juventude, No terno olhar do idoso. Temeroso fica o dia, No pelo frio de fora, Antes fora isso, Mas, pelo frio de dentro, Centro do egosmo, Pela inutilidade de ser s, S ser medocre.
6

Peso Leva o peso do mundo consigo, Leva a leve impresso, No sei se consigo o mesmo, Enquanto venta na varanda, Algumas flores de lavanda, Vem para perfumar, s vezes no perfuma, Perfura, Minha almofada que diga, Fica o frio na barriga, S em poder pensar, Que o mundo pesa tanto, Cheio de triste labuta, No quero guerra nem luta, Quero esse cheiro guardar.
7

Plantas Com minha me, Aprendi gostar de plantas, Tantas, com lindas cores, Tons, flores e afins, Quantas ainda h, Ah, se tivesse espao, Cuido de plantas, Mas, no estou to seguro assim, Quando faz silncio elas cuidam de mim.

Sonoro O sono se vai, Barulho de relgio, Nunca foi to sonoro, Vento, Sinal de chuva por perto, Perto de casa, Ouvem-se as brigas, Abrigo da ira, Ir algum dia mudar? Afago o que se espera, Na era em que vivemos, No menos que isso na vida, Curta de mais para fazer inimigos.
9

Sisudo Seu Z, De algum lugar do mundo, Com semblante sisudo, Gestos fortes, Indiferente a tudo, Casou e teve filhos, Um sortudo! Reaprendeu a viver.

Em casa de ferreiro o espeto de doce Mudou tanto de costume, Jogou perfume na cara, A barba bem feita, Saiu na rua com flores, Respirou fundo antes de falar, Pobre ferreiro, Encontrou amores, Encontrou poesia, E amou quem quer que fosse, Assim, surgiu o ditado: Em casa de ferreiro o espeto de doce.

10

11

Diamantes Muitos amantes, Pra no dizer quase todos, Gastam a vida por algo que no leva, A frieza da avareza, No calor do trabalho, rduo, Ardidos diamantes, Brilho que cega pessoas, Passos errantes, De hoje em diante, Procurem mais risos, Menos diamantes.

No auge da fome Chegou de algum lugar, Foi pra lugar nenhum, No auge da fome, Barriga do homem chegou, Queria tanto a fama, De ser famigerado, E ganhou! Gerou sonhos, Gerou filhos, Amou o status o quanto pde, Cantou todas as canes, Assim, sua carreira internacional, No auge de ter, Teve fome, Fome de simplesmente ser.
13

12

Vida na Vida Cabe tanta vida na vida, Que desperdcio, Achar no vcio a resposta, No espere a esperana fugir, Ande por onde ela anda, E Cristo te ajudar.

Meu lugar Ali sempre foi meu cho, Terra molhada, Marrom e mato, Tambm morro quando lembro, Dos morros em Dezembro, Ms to sentimental, Quem dera lembrar-se sempre, De onde sempre foi meu cho, Rio Grande da Serra, Quase perto de So Paulo, Quase perto do Mar, Ali ainda parece meu melhor lugar.

14

15

Desfile Pela mesma cidade desfila, Tmidos e cnicos, Risos e choros, Flor e poluio, Rio e Marginal, Ou, Marginal Tiet, Marginal Pinheiros, Desfila carros, Vibram os vidros, Vidram os olhos, Viram os dias, O desfile no para, Para muitos: loucura, Para o poeta amor, Por ver os desfiles de So Paulo, Um concreto de amores, Pois as pedras tambm amam.
16

Takuta Maning
(Muito Obrigado no dialeto Chisena da regio de Marromeu - Moambique-frica).

Que calor, Do lugar talvez seja o que voc pensa, Mas, no! o calor das pessoas supera, Das crianas dessa regio, Canes to afinadas, Refinados olhares, No h quem no brinque, Que no ria, No Delta do Rio Zamb, Quero de novo ver, Aquelas crianas de l, Na terra de crocodilos, Hipoptamos, E poetas que ainda no escreveram, Mas, acordam vencedores, Fortes, felizes, Em fim, Takuta Maning.
17

Falar de vida Quando em voc morrer o riso, Lembre que nasceu, Quando morrer a f, Lembre que Deus ressuscita, Quando morrer a esperana, Olhe pssaros na janela, Talvez encontre resposta, Eles cantam seguros, Mesmo em galhos fracos, Pois, sabem voar.

O Inverso Diversos, Versificar, O Inverso, O Efmero, A passear com o Eterno, Faz-me assim, Um pedao de mim, Inteiro.

18

19

Palavra Expansiva Palavra, Passa por manjedoura, Termina em novos cus, Transforma pessoas Em filhos de Deus, E faz o que faz, No s por fazer, o que , E por querer, Amor que produz, Uma nsia em dizer, Que no h distancia, Que o mesmo, No alcana.

Espero Toda manh, Espero despertar, No mesmo amor, Mesmo pulsar. No por religio, Ou, coisa v, Mas, por saber, Que sem voc, No h manh.

20

21

Antes que o mundo acabe Medo, Do fim, Do fim do mundo, Do fim de tudo, Do fim das pessoas, Do fim das coisas. No, confesso no ter esse medo, Com todo respeito, Ao que Deus criou, E a culpa no dele. Na verdade o medo que me vem ao Peito, No ver o mundo acabar, Mas, ver as pessoas do mesmo jeito.

No leito Deitou e sentiu no peito, Uma dor que no era comum, Foi procurar um lugar, No achou lugar algum. Voltou ao mesmo leito, Riu de si pra esconder o lamento, O que no precisava, Basta chorar quando preciso for, Basta sorrir quando o riso visitar. Continuou como vencedor, Venceu mais que o cncer, Encheu os pulmes de vida, Esperou a esperana, E quando ela chegou, foi atrs. assim, que se faz, Lute e saiba: Deus mais.
23

22

Biografia:

Paisagem Quando vi o mar e o cu, Formar um elo, De pintura sobreposta, Exposta pra toda gente, No teve outra impresso, Fiquei mais que contente, Pois, de tarde descobri, Que de Poesia, Que Deus fala.

Marcelo Missionrio e Poeta, nascido em Abril de 1986. Tem participao em outras antologias poticas. Atualmente com sua esposa Vera, trabalham na mobilizao e apoio para envio de pessoas para outras naes necessitadas de Desenvolvimento Comunitrio. Este livro, como tambm o valor recebido por ele tem como objetivo mobilizar mais pessoas para os Projetos Internacionais de Jovens Com Uma Misso - SP (JOCUM Sampa). Para mais informaes e contato com o autor: oliveiramarceloedu@gmail.com

24

25

As palavras no passam despercebidas por Poetas. Algumas com presena ainda maior, fazem habitao. Na verdade habitam e habituam, no saem de moda, s vezes ficam apenas escondidas. Nessa antologia, Marcelo trata sobre um assunto to cotidiano e a principio muito generalizado: a Vida. Porm, com a simplicidade e ousadia que convivem com esse Poeta. Sendo assim, desejamos que essa leitura gere em cada pessoa um senso de amor e f por viver, ser pessoa e acreditar em dias melhores...

You might also like