You are on page 1of 3

Fonte: "http://cartorioandrevillaverde.blogspot.com.br/p/dicas-paraconcurso.html?

zx=3a1e1bc227ecc1f4"

I - Comece com a leitura das seguintes Leis: 1. Lei n 6.015/73 (Lei dos Registros Pblicos) no mnimo umas 10.000 vezes. O artigo 167 deve ser decorado; 2. Lei n 8935/94 (Lei dos Notrios e Registradores); 3. Lei n 9492/97 (Lei de Protesto de Ttulos e outros documentos de dvidas); 4. 10.169/2000 (lei geral de emolumentos) 5. Lei n 7433/85 e Dec 93.240/1986 e artigos 215 a 232 do NCC (requisitos para lavratura de escritura pblica); 6. Lei n 11.441/07 e Resoluo n 35 do CNJ; 6.766/79 (Divrcio, separao e inventrio extrajudiciais); 7. artigos 92 a 96 da Lei n 4.504/64 (Estatuto da Terra); 8. Lei 5.709/71 e decreto 74.965/74 (aquisio de imvel rural por estrangeiro); 9. Lei 4.591/64 e artigos 1331 a 1358 do NCC (condomnio comum e condomnio edilcio); 10. Lei n 10.257/2001 (Estatuto da Cidade); 11. Lei n 6.766/79 (Parcelamento do solo urbano).

LIVROS 1. CONSTITUCIONAL: Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza, timo. 2. ADMINISTRATIVO: A sinopse da Saraiva suficiente. Se quiser complementar leia o Administrativo da coleo Curso e Concurso, bem legal. O livro do Marcelo Alexandrino tambm muito bom. 3. EMPRESARIAL: As 3 sinopses da Saraiva e o livro do Fbio Ulhoa Coelho. 4. CIVIL: leia todas as sinopses de civil (d nfase na parte geral e sucesses, pois cai bastante. A mais importante, entretanto, a n 3, de direito das coisas, pois vai te ajudar no Registro de Imveis). Gosto da coleo do professor Flvio Tartuce, fantstica, para qualquer concurso. 5. PROCESSO CIVIL: Basta a leitura das sinopses da Saraiva e do CPC, d nfase na Lei seca, cai mais do que a doutrina. Esquea as viagens do Humberto Theodoro, Freddie Didie, Alexandre Cmara etc. No cai nada disso, s as sinopses e a lei seca j so suficientes para uma nota boa na primeira fase.

6. PENAL: Leia o Cdigo Penal, seco; A sinopse da saraiva parte geral. Suficiente; se sobrar tempo leia a sinopse do juizado e a Lei 9.099/95, s vezes cai alguma coisa. 7. PROCESSO PENAL: basta a leitura do CPP e das Sinopses. Tem um livro o professor Rogrio Sanches, bem resumido, mas muito gostoso de ler, vale a pena. Nada de Fernando Capez, Tourinho etc. As perguntas so bem simples. 8. TRIBUTRIO: leia o livro do professor Eduardo Sabbag, mas com cuidado, pois muita coisa do que ele escreve a resposta no concurso diferente. Leia a Sinopse da Saraiva e o Tributrio da coleo Curso e Concurso ( muito boa e complementa o que falta na sinopse). Leia, at decorar, os artigos da CF, (145 a 161) porque cai bastante o texto da CF. Se quiser comprar outros livros pode mandar bala, pois quanto cai esta matria de arrebentar, e sempre cai. Merece um estudo aprofundado. 9. PORTUGUES: Joo Bolognesi o livro timo, ele professor do Damsio, acho que ainda no est atualizado com a reforma, mas pode comprar assim mesmo, pois muito bom. 10. REGISTROS PBLICOS: Leia na seguinte ordem: 1 - Coleo Provas e Concurso n 31 ( muito bom, mas somente a parte de registro pblico, sobre tica e estatuto do idoso, no leia, pois vai se arrepender pssimo, mas a parte de registro tima, bem resumida e de fcil leitura, vai te dar uma noo inicial bem boa); 2 Lei dos Notrios e Registradores Comentada: Walter Ceneviva Muito bom; de leitura obrigatria; 3 Manual do Tabelio de Notas: Ricardo Guimares Kollet. fantstico, o cara tabelio no Rio Grande do Sul e manda muito bem, ajuda muito na segunda fase; no deixe de ler; 4 Registro de Imveis: Aline Yumi Konno Fantstico, sobre registro de imveis o melhor que tm para quem est iniciando no estudo da matria. 5 Teoria Geral do Direito Notarial: Leonardo Brandelli. o papa do direito notarial no Brasil; examinador da prova oral de So Paulo, Registrador, Desembargador Aposentado, o cara bom pra caramba, mas da pgina 167 at a 214 s bobagem, no perca tempo. O restante muito bom; tem de ler, sob pena de reprovao; 5 Lei dos Registros Pblicos comentada: Walter Ceneviva. Ele Viaja pra caramba, briga com a Lei, fala mal da Lei etc. Aprecie com moderao. Mas tem de ler, porque tem alguns concursos que perguntam a opinio dele. At o STF e STJ quando falam sobre Direito Notarial e Registral citam ele; 6 Registro de Imveis do Ulisses da Silva. muito bom, vale a pena ler 7 Registro de Imveis: Nicolau Balbino Filho: excelente, principalmente para uma segunda fase, ele tem muito experincia prtica e passa um pouco da experincia para o livro. O livro tm modelos que ajuda muito para quem no tem nenhuma noo sobre como elaborar um ato notarial ou registral.

8 Sistema de Registro de Imveis Maria Helena Diniz um bom livro, mas a parte de jurisprudncia s foi introduzida para engrossar o livro e deix-lo caro. Vale a pena ler. Tem modelos tambm, que ajudam em uma segunda fase. 9 Aplicaes do direito na prtica notarial e registral perguntas e respostas para concursos 2.332 questoes 3 edio Nelson Corra de Oliveira. 10 Registro Civil das Pessoas Naturais do Reinaldo Velloso excelente para quem nunca entrou em um cartrio de RCPN. Vale a pena ler. Mesmo para quem tem experincia na rea ele trs muita coisa legal.

Tem dois livros que so baratinhos e s vezes cai alguma coisa, vale a pena ler: Direito do Consumidor Srie Leituras Jurdicas n 21 Provas e Concursos excelente, vale a pena. Direito Agrrio brasileiro: Benedito Ferreira Marques fantstico, o autor professor da UFGO. O cara arrebenta, tem um monte de conceito que vai te ajudar a entender um monto de coisa. Muito bom mesmo. Tem um livrinho que bem barato, ela escreve de maneira resumida, e tem muita coisa boa, mas tem umas besteiras no meio, que s depois de voc ler os livros anteriores vai conseguir entender o que estou te falando, mas vale a pena comprar e ler, d para aproveitar muita coisa, o livro : Direito Notarial e Registral, o nome da autora Juliana Xavier Ribeiro, que professora e coordenadora do curso do LFG. Boa sorte e bons estudos. E lembre-se, s no passa quem desiste. Andr Villa Verde Tabelio e Registrador do 3 Ofcio Extrajudicial de Timon/MA

You might also like