You are on page 1of 2

Aluno: Jonas dos Santos Silva Turma: 03 Fichamento n1

CARACTERSTICAS DA CULTURA PORTUGUESA: ALGUNS ASPECTOS E SUA INTERPRETAO 1. Noes de Cultura: o At parte do sculo XX, o conceito de cultura como as conquistas do esprito que contrastava com o de civilizao que era mais relacionado ao progresso material. o Nas ltimas dcadas o conceito de cultura vem sido modificado, dados os vrios tipos de cultura existentes. o Ccero definia a cultura em um ponto de vista filosfico, denominando-a como cultura animi, do esprito. Definindo como cultura tudo que o homem exerce visando uma auto-transformao. o A. Jorge Dias definiu a cultura em um ponto de vista etnolgico. o E a partir dos anos 20 do sculo XX nasce o conceito de cultura material, que no uma cultura de elite, uma cultura da maioria da populao. o C.P. Snow nota a existncia de duas culturas: cientfica e humanstica.

2. Cultura(s) Portuguesa(s)? o Existe no s uma literatura portuguesa, uma arte ou um folclore portugus. Existe de fato uma real cultura. E no s uma, existem vrias culturas portuguesas. 3. Elementos caracterizadores da cultura portuguesa 3.1 Identidade nacional e histria. o Portugal um dos pases mais antigos do mundo, com sua definio territorial sendo definida em 1249, aps a conquista do reino de Algarve. o possvel tambm considerar o legado deixado pelos povos que habitaram a Pennsula Ibrica. o O povo portugus bem receptivo Histria Ptria. Eles procuram uma idade de ouro naquele passado distante, esquecendo as histrias que foram reais fracassos. o A Expanso Martima um dos eventos mais considerados na histria de Portugal. 3.2 Mitos e Realidade o o A mitologia tem acompanhado o Homem desde suas origens, e ela desempenha um papel importante na cultura do povo. Em Portugal possvel ver essa influncia dos mitos desde a fundao da nacionalidade (batalha de Ourique), passando pelo Sebastianismo e o mito imperial. possvel ver isso refletido em possveis momentos de crise nacional, onde o povo vai esperar por vir um D. Sebastio que ir resolver os problemas.

3.3 Razo, afetividade e imaginao. o o o Os portugueses fizeram descobrimentos decisivos para o arranque da cultura cientfica moderna. Foi sendo difundido um experiencialismo, ou seja, descobrir as coisas na prtica. Portugal no foi o nico a difundir os novos valores culturais pelo mundo, mas foram os pioneiros. Introduziram, por exemplo, a arma de fogo no Japo em meados do sculo XVI. O papel negativo da Inquisio e a mentalidade catlica so levantados como possveis causas de uma trava ao desenvolvimento do capitalismo em Portugal. Mais importante do que o esprito cientfico e a racionalidade, foi o papel desempenhado na cultura portuguesa pela afetividade e a imaginao.

o o

3.4 Dficit de esprito capitalista? o o Os portugueses no se beneficiaram substancialmente do imprio que possuram. Talvez por causa de fidalgos e clrigos parasitrios, como sugere Antnio Jos Saraiva

4. Uma cultura com vocao universalista o Contatos culturais com outros povos vm sendo uma constante na Histria de Portugal. o Esses contatos comearam desde a Pr-Histria, onde a Pennsula Ibrica recebeu a influncia de vrios povos. o Alm de relaes conflituosas, no comeo da nacionalidade estabeleceram-se contatos comerciais com pases do norte da Europa. o Aps a crise de 1383-85, estabelecidas as boas relaes com Castela em 1411 e a tomada de Ceuta em 1415, Portugal comea a se espalhar pelos quatro continentes. o Aps a queda do imprio no sculo XVII e com a independncia do Brasil em 1822, iniciada uma nova expanso, agora por emigrantes. o Atualmente, a cultura portuguesa continua a misturar-se com outras culturas de vrias formas.

You might also like