You are on page 1of 3

http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com Professora Luciana D.

Teixeira de Arajo COMO USAR O KIT Procure ler o artigo que explica em pormenores o Programa Inicial de Msica de Glenn Doman. Procure tambm ler seu livro Como multiplicar a inteligncia do beb, para conhecer seus mtodos, princpios e familiarizar-se com eles. O Programa Inicial de Msica divide-se em cinco partes 1 Apreciao Musical Inicie escolhendo uma pea curta (ou trecho de uma pea), de at 5 minutos, e apresente-a 3 vezes por dia, 5 vezes por semana. A criana pode ouvir enquanto brinca, dana, abraa e beija os pais, pula, ou se desejar, pode fazer simplesmente sentada. Deixe-a vontade para sentir a msica como quiser. Aproveite os passeios de carro para ouvi-la. Utilize esse programa se quiser retirar o udio de vdeos musicais: http://www.baixaki.com.br/download/video-mp3-extractor.htm Neste Kit h arquivos com vdeos de clipes que podem ser muito bem utilizados neste programa, pois so peas curtas tocadas por instrumentos musicais de verdade.

2 Ouvido absoluto Essa parte tem a durao de tempo proporcional s notas do instrumento que voc escolheu para apresentar. No caso desse kit, so 15 notas apenas, as notas brancas da regio mdia do piano (D3 a D5). Se desejar voc pode fazer usando outras notas (as teclas pretas de um piano), ento durar mais tempo. Escolha 3 notas e toque-as de 5 a 10 vezes por dia (pode-se repetir a sequencia numa mesma sesso), durante 5 dias por semana. Na semana seguinte, retire uma nota das que tinha escolhido e acrescente uma nota nova. Em cada DIA que se seguir na semana, retire uma nota antiga e acrescente uma nova. Quando tiver substitudo todas as trs (terceiro dia), continue repetindo-as at terminar a semana. interessante anotar as notas que voc j ensinou para ter um controle melhor. Quando terminarem as notas, voc pode repetir o ciclo mais uma vez.

Como montar uma apresentao s com as notas que vou usar neste dia: 1 Abra o arquivo do Power point e coloque no slide que voc quer copiar (ex.: nota r) 2 V no menu editar copiar 3 V no menu arquivo novo apresentao em branco ou clique em 4 V no menu editar colar 5 Faa isso com todas as notas que deseja depois salve o arquivo com um nome como: Dia 02 semana 01. Em uma das vezes que for apresentar naquele dia, experimente trocar a ordem dos slides para que a criana no decore a sequencia.

3 Leitura de Notas Para ser feito DEPOIS de terminar o programa de ouvido absoluto. As duas partes devem ser feitas numa mesma sesso, uma depois da outra. Escolher cinco notas, mostrar 3 vezes ao dia, cinco vezes por semana. A diferena entre o Ouvido Absoluto e a Leitura de Notas que nesta voc ir fazer diferentes combinaes entre as notas. Com as nossas 15 notas possvel obter 3.003 formas de combin-las entre si, em grupos de 5. Alm de fixar, essa uma forma de apresentar as relaes entre as notas (Mi Sol diferente de Sol Mi). PARTE I - mostra apenas o som das notas PARTE II mostra apenas o nome das notas Se desejar trabalhar mais notas, ou as notas de uma cano em particular, cuja partitura voc tenha, voc pode criar slides novos e colocar o som criando arquivos midi com o programa Noteworth composer que est na pasta. Tem um pequeno manual e um arquivo padro j criado para ser editado. Para inserir som no slide do Power Point, transforme o arquivo em um formato .wav (h vrios programas que fazem isso, procure no google). Depois v no powert point no menu Apresentaes Transio de Slides Modificar transio Som Outro som (a ltima opo) selecione o arquivo .wav com o som da nota musical. 4 Leitura rtmica Primeiramente, ensine os valores das notas. Para entender esses valores preciso considerar um pulso imagine o ponteiro dos segundos, ele pode ser um pulso, j que consiste num ritmo regular e lembrar que todas as msicas tem esse pulso, que pode ser mais lento ou mais rpido, mas em que sempre se aplica a noo de que 1 pulso = 1 tempo = 1 semnima (ou seja, como se no exemplo do relgio, 1 segundo fosse igual a 1 semnima, mas isso nem sempre vai ser verdade, pois o andamento de uma msica pode ser mais lento, igual ou mais rpido que as batidas do ponteiro dos segundos). Na apresentao de Power point deste kit, cada semnima vale aproximadamente um segundo, a mnima dois segundos, a colcheia meio segundo. Confira batendo o p enquanto vocaliza com T. Som

T TA T (1 tempo) t ta t-ta-ta-ta

Depois combine esses valores entre si, criando sequencias de 2, 3 ou 4 notas de valores diferentes.

ta

ta

Comece com os trs cartes, 3 vezes por dia, 5 vezes por semana. Depois faa at cinco sequencias diferentes por dia, 5 vezes por semana.

5 Termos musicais Essa parte do programa igual ao programa de conhecimento enciclopdico, de que trata o livro Como multiplicar a inteligncia do beb, de Glenn Doman. Mostre trs a cinco informaes diferentes, 3 vezes ao dia, 5 vezes por semana. Na segunda semana, comece a retirar as informaes mais antigas e substituir por informaes novas, uma por dia. As apresentaes de Power point deste kit foram retiradas do site: http://www.theclassicalmommy.com/music.html

IMPORTANTE: - Faa tudo com animao, alegria, sorrisos. Se no estiver se sentindo completamente bem, nem a criana tambm estiver bem, prefira no fazer. - Em todas as sesses, encerre antes que a criana queira parar. - Se a criana no quiser ver ou ouvir as informaes cinco vezes por semana, deixe que seja apenas quatro ou mesmo trs, desde que ela se sinta confortvel e esteja prestando ateno ao que lhe for mostrado. - Esse programa inicial de msica uma sensibilizao para levar a criana a se interessar pela prtica de um instrumento musical, o que dever ser o prximo passo. Crianas de 2 anos e meio j podem comear com piano, teclado ou violino. H mtodos especficos para isso.

You might also like