You are on page 1of 11

Direito Constitucional

OBSERVAES: O item eminentemente terico, de carter propedutico, localizando-se no campo do direito constitucional geral. No que se refere aos assuntos emendas Constituio e disposies gerais e transitrias, entendi que deveria fazer uma abordagem terica dessas normas, e no uma anlise particular dos dispositivos no direito constitucional positivo brasileiro, o que seria deveras assistemtico (comentar cada uma das emendas, das disposies transitrias...). De toda forma, aconselho dar uma lida nessas normas e ver o que h de interessante. A parte que trata da hermenutica constitucional e os princpios constitucionais foi extrada de um trabalho meu e vai dedicada ao amigo Daniel, o Bacana.

1. Sentidos do termo constituio


A palavra constituio, que se origina do verbo latino constituere, plurvoca. Cada um dos sentidos merece ser estudado para que assim se compreenda de maneira ampla o fenmeno constitucional. Uadi Lammgo Bulos, ancorado nos ensinamentos de Howard Lee McBain, adota o entendimento de que a constituio um organismo vivo, cujo escopo delimitar a organizao estrutural do Estado, a forma de governo o modo de aquisio e exerccio do poder, atravs de um conjunto de normas jurdicas, escritas ou costumeiras que estatuem direitos, prerrogativas, garantias, competncias, deveres e encargos. As constituies podem ser compreendidas como ldimos organismos vivos, pois consignam verdadeiros documentos abertos no tempo, em ntimo vnculo dialtico com o meio circundante, com as foras presentes na sociedade, como as crenas, as convices, as aspiraes, os anseios populares, a burocracia etc. luz disso, a constituio um organismo vivo, porque no seu preparo, no ato mesmo da sua criao, incumbncia do legislador prever possveis modificaes futuras, o que exige conferir s normas elasticidade, abrindo perspectivas para a recepo dos fatos novos, surgidos aps o advento do instrumento basilar. Pelo exame da constituio, possvel detectar, alm dos direitos e deveres, competncias e garantias, o perfil do Estado, os elementos que o compem, a principiologia que o rege. Da dizer-se que a constituio a particular maneira de ser do Estado. O nascimento da organizao estatal tem lugar no preciso momento em que se edita a sua constituio, provenha ela de revoluo ou de assemblia popular. As constituies que se seguem fundam novas ordens jurdicas, diversas das anteriores. Nesse caso, o

Estado, do ponto de vista histrico e geogrfico pode ser o mesmo. Porm, da tica exclusivamente jurdica, no, pois, a cada manifestao constituinte, emissora de atos constitucionais, se inaugura um novo Estado. Ferdinand Lassale salientou o carter sociolgico de uma constituio, a qual se apoia nos fatores reais do poder. Esses fatores reais do poder seriam a fora ativa que corresponde a todas as lei da sociedade, e uma constituio que no correspondesse a tais fatores reais no passaria de uma simples folha de papel, pois uma constituio duradoura e boa a que corresponde constituio real, isto , quela que tem suas razes nos fatores de poder predominantes nesse Pas. Hans Kelsen, de outro ngulo, examinou a constituio nos sentidos lgico-jurdico e jurdico-positivo. A constituio a norma fundamental hipottica, que tem a funo primordial de servir de fundamento de validade do ordenamento jurdico, outorgandolhe sistematicidade. Kelsen distinguiu os sentidos formal e material de uma constituio. Ao faz-lo, sentenciou que a constituio em sentido formal certo documento solene, traduzido num conjunto de normas jurdicas que s podem ser modificadas mediante a observncia de prescries especiais, que tm por objetivo dificultar o processo reformador. J a constituio em sentido material formada por preceitos que regulam a criao de normas jurdicas gerais. Carl Schmitt enuncia o conceito poltico de constituio. Demarcava que a constituio fruto de uma deciso poltica fundamental, dizer, uma deciso de conjunto sobre o modo e a forma da unidade poltica. O contedo de uma constituio refletiria a forma de Estado, a de governo, os direitos fundamentais, os rgos de poder, porquanto promana de uma deciso poltica fundamental. Da, exsurge a noo de matria constitucional. Outras concepes de constituio: a) jusnaturalistas: a constituio concebida consoante princpios de direito natural, principalmente no que diz respeito aos direitos fundamentais do ser humano (Vctor Cathrein); b) positivistas: a constituio como complexo normativo emanado do poder estatal, sem considerar qualquer elemento axiolgico em sua formao (Laband, Jellinek, Carr de Malberg e Kelsen); c) historicistas: a constituio como derivao do processo histrico, que ao reger a vida de um povo considera a tradio, os costumes, os folkways e mores, a religio, a geografia, as relaes polticas e econmicas (Burke, De Maistre, Gierke); d) marxistas: a constituio como produto da supra-estrutura ideolgica, condicionada pela infra-estrutura econmica. o caso da constituio-balano, que descreve e registra a organizao poltica estabelecida, dizer, os estgios das relaes de poder; e) culturalistas: a constituio como fato cultural, desembocando na filosofia dos valores (Meirelles Teixeira, Maunz, Otto Bachof);

f) estruturalistas: a constituio como resultado das estruturas sociais, equilibradora das relaes polticas e da sua transformao (Jos Afonso da Silva, Spagna Musso).

2. Classificaes
- Quanto ao contedo: a) materiais: a constituio significa o complexo de normas escritas ou costumeiras que intergaram o ordenamento constitucional do Estado, delineando a sua estruturao orgnica e garantindo direitos fundamentais; b) formais: a constituio um documento escrito e solene, apenas altervel por meio de formalidades estabelecidas nela mesma. - Quanto forma: a) escritas: aquelas cujas suas normas vm prescritas de modo sistemtico e codificado atravs da grafia. Estabelecem-se por um rgo constituinte, que estipula e esquematiza o funcionamento dos poderes constitudos, o modo de exerccio e os limites de atuao deles; b) no-escritas: so aquelas cujas normas no vm disciplinadas de modo nico, sistemtico e codificado, num documento tcnico e solene. Formam-se ao lado dos costumes, das praxes, das convenes e at da reiterao uniforme dos julgados. - Quanto origem: a) promulgadas: so as constituies democrticas ou populares, que se originam atravs da participao popular. O povo, na qualidade de eleitor, escolhe livremente, atravs do voto, os representantes que iro integrar a Assemblia Constituinte, destinada a elaborar e estabelecer, sem interferncia dos outros Poderes, normas constitucionais; b) outorgadas: so as que derivam de uma concesso do governante, seja ele um rei, imperador, presidente, representante de uma junta governativa, ditador, lder carismtico (na concepo weberiana), pessoas que titularizam o poder constituinte originrio, em um contexto no-democrtico. - Quanto ao processo de mudana: a) rgidas: so aquelas somente suscetveis de mudana por intermdio de um processo solene e complicado, bem mais especfico e rigoroso do que aquele utilizado para modificar as leis em geral; b) flexveis: a cada momento, capaz de ser modificada, expandida, contrada, sem processo formal complexo, da mesma forma que as leis em geral; c) semi-rgidas: possuem uma parte rgida e outra flexvel, como a Constituio Imperial de 1824.

- Quanto extenso: a) sintticas: so constituies compactas, em que a matria constitucional vem predisposta de modo resumido; b) analticas: so amplas e minuciosas, cujos artigos, desdobrados em incisos e alneas, se ordenam de modo reiterado em vrias partes do texto. - A Constituio Federal de 1988 democrtica, escrita, rgida e analtica. ainda dirigente, pois funciona como estatuto jurdico do poltico, como plano global normativo de todo o Estado e de toda sociedade, que estabelece programas, definindo fins de ao futura.

3. Teoria do poder constituinte


Como afirma Paulo Bonavides, a teoria do poder constituinte , antes de tudo, a teoria da legitimidade do poder. Na verdade, sempre existiu e sempre existir o poder constituinte para criar, estabelecer e estruturar a constituio, mas, como doutrina, ele surge com o desenvolvimento das revolues burguesas, no perodo do movimento poltico-cultural do constitucionalismo, com destaque para as idias do abade Emmanuel Joseph Sieys, autor do clssico panfleto Que o Terceiro Estado?, que expressava as reivindicaes da burguesia contra o privilgio e o absolutismo. Pela manifestao originria constituinte originria, desencadeia-se a etapa de criao ou elaborao constitucional, a qual requer trabalho mais apurado e cuidadoso, inspirado pela filosofia e sociologia, do que aquele destinado feitura das leis comuns, haja vista a ndole do poder constituinte originrio elevada competncia autoorganizadora do Estado ilimitado pelo direito positivo interno, situando-se fora do alcance do processo legislativo. Todavia, h na doutrina o reconhecimento da existncia de limitaes extrajurdicas ou metajurdicas, impostas pelas estruturas polticas, sociais, econmicas, culturais e ideolgicas dominantes na sociedade, ao prprio poder constituinte originrio, razo pela qual j no se lhe pode atestar o carter absoluto. O titular do poder constituinte originrio varia de acordo com a teoria, podendo ser, p. ex., o rei, a nao ou o povo (teoria democrtica), que o exerce atravs de representantes. O denominado poder constituinte derivado ou, simplesmente, poder constitudo ou reformador, por outro lado, manifestao ulterior (secundria) do poder constituinte originrio, estando por ele limitado (vide item seguinte). Atravs da manifestao constituinte derivada exterioriza-se a funo renovadora das constituies, encarregada de modificar a forma plasmada quando da elaborao primria do texto bsico, recriando e inovando a ordem constitucional instituda.

Do poder constituinte originria decorre ainda o poder dos Estados-membros de elaborarem suas constituies, de conformidade com os princpios da Constituio Federal. o chamado poder constitudo decorrente. Por fim, urge salientar que o carter dinmico e prospectivo da ordem jurdica propicia o redimensionamento da realidade normativa, em que as constituies, sem revises ou emendas, assumem significados novos, expressando uma temporalidade prpria, caracterizada por um renovar-se, um refazer-se de solues que, muitas vezes, no promanam de reformas constitucionais. Trata-se do fenmeno da mutao constitucional, manifestao de um poder constituinte difuso, concebido como o processo informal de mudana da constituio, por meio do qual so atribudos novos sentidos, contedos at ento no ressaltados letra da constituio, quer atravs da interpretao, em suas diversas modalidades e mtodos, quer por intermdio da construo (construction), bem como dos usos e costumes constitucionais.

4. As emendas constitucionais
Ao lado da reviso (reforma ampla do texto constitucional), as emendas constitucionais constituem uma tcnica atravs da qual se processa a reforma da constituio, verdadeira manifestao do poder constituinte derivado. certo que tal atividade est condicionada a limites jurdicos, impostos justamente pelo poder constituinte originrio, que o seu fundamento de autoridade. - Tais limites podem ser de ordem: a) formal: questes referentes ao procedimento, bem mais rgido do que para se alterar as leis em geral. No Brasil, as emendas se submetem a iniciativa reservada (art. 60, inc. I, II e III, CF/88) e ainda dever ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional em dois turnos, com quorum qualificado de trs quintos de todos os membros (art. 60, 2o, CF/88), no podendo a matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida prejudicada ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa (art. 60, 5o, CF/88); b) circunstancial: no poder ser editada emenda na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio (art. 60, 1o, CF/88). Tecnicamente, no correto falar que isso seja uma limitao temporal, esta sim ocorrente no caso da Constituio portuguesa de 1933, que s poderia ser revisada periodicamente, de cinco em cinco anos; c) material: determinadas matrias constituem o ncleo intangvel da Constituio, insuscetveis de modificao via emenda. Podem ser explcitas, como no caso das clusulas ptreas (art. 60, 4o, CF/88), e implcitas, que impem, mesmo sem expressa previso constitucional, a proibio de alterao do titular dos poderes constituintes originrio e reformador, de alterao dos processos de reforma da constituio, das clusulas ptreas e demais limitaes (p. ex., estabelecimento de miniconstituintes, tal como fora proposto por alguns dignssimos Senadores), bem como de modificao que descaracterize o sistema constitucional vigente.

Dessa forma, violadas as limitaes ao poder de reforma, esto sujeitas as emendas constitucionais ao controle de constitucionalidade.

5. Disposies gerais
Disposies constitucionais gerais so normas jurdicas, de acentuado carter impessoal e abstrato, em cujo regao se erigem pautas de comportamento amplas, porquanto aplicveis a situaes certas, mutveis, passageiras e at contingente. A experincia vivida pelos diversos ordenamentos constitucionais, dotados de constituio escrita, atestam o carter compromissrio das disposies gerais. No Brasil, todas as Constituies previram disposies gerais, com exceo da Carta de 1937, que simplesmente enunciou o rtulo Disposies transitrias e finais. Quanto Constituio de 1988, possvel dizer que no ocorreram peculiaridades no que tange disciplina do assunto. Registre-se, contudo, que o presente Ttulo IX tem servido para o constituinte reformador incluir preceitos decorrentes das emendas constitucionais operadas no texto original da Constituio, alongando cada vez mais o rol de artigos da j extensa CF/88.

6. Disposies transitrias
As disposies transitrias incidem sobre um determinado ato ou fato socioconstitucional relevante. A efemeridade desses preceitos no lhes subtrai a fora das disposies permanentes, no que tange aplicabilidade e cogncia, embora localizadas e fixadas em um determinado lapso de tempo, ou at que ocorrida certa condio de exigibilidade ftica. Deciso do STF no RE 161.462-5/SP, rel. Min. Celso de Mello, DJU 10.08.95: EMENTA: O ADCT, promulgado em 1988 pelo legislador constituinte, qualifica-se, juridicamente, como um estatuto de ndole constitucional. A estrutura normativa que nele se acha consubstanciada ostenta, em conseqncia, a rigidez peculiar s regras inscritas no texto bsico da Lei Fundamental da Repblica. Disso decorre o reconhecimento de que inexistem, entre as normas inscritas no ADCT e os preceitos constitucionais da Carta Poltica, quaisquer desnveis ou desigualdades quanto intensidade de sua eficcia ou prevalncia de sua autoridade. Situam-se, ambos, no mais elevado grau de positividade jurdica, impondo-se, no plano do ordenamento estatal, enquanto categorias normativas subordinantes, observncia compulsria de todos, especialmente dos rgos que integram o aparelho do Estado. As disposies transitrias veiculam-se atravs de atos, que se exteriorizam por um conjunto de normas, incumbidas de cuidar do direito transitrio ou intertemporal. Tais atos, convertidos pelo legislador em normas, desempenham efeito integrativo, porquanto procuram conciliar os efeitos da ordem constitucional velha com o produto positivado advindo da manifestao constituinte originria nova.

Nesse contexto, o Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT) engloba estipulaes quanto s providncias a serem adotadas no perodo de transio entre a ordem constitucional pregressa e a promulgada em 5 de outubro de 1988. Consigna mandamentos que se extinguiro por terem cumprido sua tarefa no tempo e no espao. Cumpre registrar que h corrente doutrinria que entende impossvel a reforma das disposies transitrias de eficcia exaurida, atravs da tcnica da emenda, pois muito mais do que mero desvio de competncia, contumlia execrvel, vcio irremissvel, corroso ao carter originrio, inicial, autnomo e incondicionado do poder constituinte, que as concebeu para durar momentaneamente (Uadi Lammgo Bulos).

7. Hermenutica constitucional e os princpios constitucionais


A superioridade hierrquica, a natureza da linguagem, o contedo especfico e principiolgico e o carter tico-poltico so peculiaridades que outorgam constituio uma essncia bem diversa de qualquer outra norma, razo pela qual a sua interpretao exige um instrumental terico diferente: a chamada hermenutica especificamente constitucional. Antes, porm, cumpre esclarecer, brevemente, a diferena entre princpios e regras. Segundo J. J. Gomes Canotilho, possvel distinguir as duas espcies normativas segundo cinco critrios, quais sejam: a) grau de abstrao: os princpios ostentam um grau de abstrao mais elevado que as normas; b) grau de determinabilidade: na aplicao do caso concreto, os princpios, mais vagos e indeterminados, necessitam de densificao, enquanto as regras so suscetveis de aplicao direta; c) carter de fundamentalidade no sistema: princpios so normas com papel fundamental no ordenamento jurdico, razo pela qual esto predominantemente inseridos na Constituio; d) proximidade da idia de direito: os princpios so standards juridicamente vinculantes radicados nas exigncias de justia ou na idia de direito, ao passo que as regras podem ser normas vinculantes com um contedo apenas funcional; e) natureza normogentica: os princpios so fundamento das regras, constituindo-lhes a ratio. Os princpios, espcies do gnero norma, exercem papel fundamental dentro do sistema jurdico. Com efeito, em virtude de seus aspectos funcionais e estruturais, que lhe denotam plasticidade e flexibilidade (Gustavo Zagrebelsky), atuam os princpios como paradigma tico e instrumento do jurista para superar o legalismo e buscar no prprio sistema a soluo mais adequada para o caso concreto.

A partir dessa distino, importante apontar que a interpretao dos princpios, em especial os de origem constitucional, se orienta por cnones diversos daqueles tradicionalmente utilizados na interpretao das normas, sob pena de padecer na inefetividade. Com efeito, praticar a interpretao constitucional diferente de interpretar os princpios de acordo com os preceitos clssicos da hermenutica jurdica, desenvolvidos em poca em que o pensamento jurdico se assentava em bases privatsticas. Inmeros equvocos, motivados por vezes por questes ideolgicas, vm sendo cometidos pelos operadores jurdicos na interpretao da Constituio, os quais, desconhecendo suas peculiaridades, acabam por lhe burlar o sentido, alcance e eficcia, em prejuzo da efetividade constitucional. A partir disso e da constatao de que os princpios constitucionais se encontram em constante estado de potencial coliso uns com os outros, tendo em vista a Constituio de 1988 adotar a frmula poltica do Estado Democrtico de Direito, que pressupe a convivncia de valores antagnicos, verifica-se a necessidade do emprego do conjunto de princpios de interpretao especificamente constitucional, que tem como finalidade ltima a efetivao dos direitos fundamentais. Primeiramente, de um ponto de vista lgico, destaca-se o princpio da supremacia constitucional, que se assenta no pressuposto da superioridade hierrquica da Constituio sobre os demais atos normativos. Encontra fundamento em duas proposies do constitucionalismo clssico, a saber, na distino entre poder constituinte e poder constitudo e no princpio da rigidez constitucional, que impem consequentemente uma superioridade material e formal das normas constitucionais. Pelo princpio da supremacia constitucional, nenhum ato jurdico pode subsistir validamente em contrariedade com a Constituio. Efetivamente, as normas anteriores e contrrias ao novo comando constitucional so ditas no recepcionadas, ficando revogadas. J as normas posteriores que venham de encontro Constituio devem, atravs do processo de controle de constitucionalidade, ser declaradas nulas e assim extirpadas do ordenamento jurdico. Ainda, em respeito ao princpio da supremacia da Constituio, no pode o legislador ordinrio deturpar, burlar ou prejudicar o sentido e alcance da norma constitucional. Sabe-se que o legislador constituinte reservou ao mbito infraconstitucional a complementao de algumas normas constitucionais, seja por expressa referncia a uma lei, complementar ou ordinria, seja pela utilizao de termos, expresses e conceitos inexatos ou equvocos. Tal atividade, entretanto, est limitada pela supremacia constitucional. Salienta-se ainda que a prpria demora em se editar a lei regulamentadora da Constituio pode gerar a inconstitucionalidade, porquanto a eficcia da norma constitucional jamais pode depender da vontade do legislador infraconstitucional. Nesse sentido, o juiz, na qualidade de intrprete-guardio da Constituio, no exerccio da funo jurisdicional, no deve ficar condicionado intermediao do legislador ou administrador, cabendo-lhe aplicar os princpios constitucionais diretamente, por meio de uma hermenutica construtiva.

Como decorrncia da presuno de constitucionalidade dos atos legislativos, havendo possibilidade de mltiplas interpretaes de um dispositivo, deve-se escolher aquela que mantenha harmonia com a Lei Fundamental, mesmo que no seja a que mais evidentemente resulte da leitura do texto. Trata-se do princpio da interpretao conforme a Constituio, que tem como conseqncia, alm da eleio de uma linha interpretativa, a excluso expressa das outras interpretaes possveis, que conduziriam a resultado contrastante com a Constituio. Cuida-se, portanto, de mecanismo de controle de constitucionalidade pela qual se declara ilegtima uma determinada leitura da norma legal. Tal idia complementada pelo princpio da mxima efetividade, tambm denominado princpio da efetividade constitucional, da eficincia ou da interpretao efetiva, pelo qual a uma norma constitucional deve ser atribudo o sentido que lhe outorgue maior eficcia. Havendo duas solues razoveis, deve o intrprete optar por aquela que trague maior efetividade ao comando constitucional, notadamente quando se tratar de direito ou garantia fundamental, favorecendo especialmente o elemento teleolgico. Grande importncia possui tambm o princpio da unidade da Constituio, em funo da qual deve compreender-se a Constituio de maneira sistemtica e no de maneira isolada. Na verdade, a Constituio o elo que outorga sistematicidade ao ordenamento jurdico, servindo de parmetro em qualquer processo interpretativo. Outro princpio, indispensvel interpretao dos direitos fundamentais, o da proporcionalidade. A idia de proporcionalidade, expresso da prpria noo de igualdade, to antiga quanto a idia de direito. Entretanto, aps a II Guerra Mundial, tal princpio assumiu dimenso diversa, por meio de construo conjunta da doutrina e jurisprudncia alems. Atualmente, recorre-se proporcionalidade, chamada de princpio dos princpios, para resolver a coliso entre princpios constitucionais, aos quais se deve igual obedincia, por ocuparem a mesma posio hierrquica, determinando a procura de uma soluo de compromisso, na qual se respeita mais, em determinada situao, um dos princpios em coliso, buscando desrespeitar ao mnimo o outro, sem contudo ferir-lhe o ncleo essencial. Isto , no processo de harmonizao ou concordncia prtica, almejase conformar os diversos princpios em conflito, de forma que se evite a excluso total de um ou de alguns deles. O princpio da proporcionalidade pode ser descrito no trinmio adequao, exigibilidade e proporcionalidade em sentido estrito. O subprincpio da adequao determina que, dentro do faticamente possvel, o meio escolhido se preste para alcanar o fim estabelecido, mostrando-se assim adequado. O subprincpio da exigibilidade ou da vedao do excesso, por sua vez, impe que esse meio seja exigvel, ou seja, que no haja outro, igualmente eficaz, e menos danoso a direitos fundamentais. Por fim, tem-se o subprincpio da proporcionalidade em sentido estrito, que a ponderao entre o nus imposto e o benefcio trazido, para mesurar se justificvel a interferncia na esfera dos diretos do cidado. Conforme j ressaltado, o princpio da proporcionalidade assume o importante papel de servir como parmetro de controle da constitucionalidade das normas restritivas de direitos fundamentais, bem como para soluo de conflitos entre princpios

constitucionais. Percebe-se, pois, que os princpios fundamentais no so absoluto, sofrendo limitaes, ditadas pela necessria compatibilizao dos direitos fundamentais em latente conflito. O exerccio de um direito fundamental em contraposio ao princpio da proporcionalidade, ou seja, atingindo o ncleo essencial de outro direito fundamental, d margem ao abuso de direito fundamental.

8. Uma brevssima histria das constituies brasileiras


Nas palavras de Paulo Bonavides, no h falar no Brasil de crise constitucional, mas de crise constituinte, pois cada governante que assume o poder deseja adaptar a constituio aos seus interesses. Por isso, foram vrias as constituies na histria brasileira, cabendo traar um breve resumo, desde a Imperial atual. Constituio Poltica do Imprio do Brazil (jurada a 25.03.1824): influenciada pelas idias de Clermont Tonerre e Benjamin Constant, foi a primeira constituio do Brasil independente. Consagrou o Estado unitrio, a monarquia constitucional, a existncia de um Poder Moderador, a religio catlica como oficial do Imprio e o sufrgio censitrio; Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brazil (promulgada a 24.02.1891): influenciada por Ruy Barbosa, que buscou inspirao na Constituio americana, estabeleceu o Estado federal, com a criao dos Estados-membros, a Repblica, tripartio das funes, separao da Igreja e Estado, criou-se o Supremo Tribunal Federal, o habeas corpus; Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil (promulgada a 16.07.1934): resultada da revoluo constitucionalista paulista de 1932, rompeu com a concepo liberal de Estado, positivando em seu texto elementos scio-ideolgicos. Implantou a Justia do Trabalho, a Justia Eleitoral, o voto secreto, o acesso das mulheres cidadania, constitucionalizou os direitos sociais, institucionalizou o Ministrio Pblico e o Tribunal de Contas; Constituio dos Estados Unidos do Brasil (decretada a 10.11.1937): a chamada polaca, por ter sido uma traduo da Carta ditatorial polonesa de 1935. Instalou o Estado Novo, descaracterizando a autonomia das entidades federadas, concedeu poderes supremos ao Presidente da Repblica, reduziu os direitos e garantias individuais, eliminou a justia federal de 1a instncia. Deveria ter sido objeto de um plebiscito, o qual, entretanto, nunca foi realizado; Constituio dos Estados Unidos do Brasil (promulgada a 18.09.1946): oriunda da redemocratizao resultante da queda de Getlio Vargas. Restabeleceu o equilbrio entre os Poderes, os direitos fundamentais, condicionou a propriedade ao bem-estar social; Constituio do Brasil (promulgada a 24.01.1967): fruto do golpe militar de 1964, foi aprovada apenas formalmente por um Congresso coagido e desfigurado por atos de cassao. Preocupou-se fundamentalmente com a segurana nacional, que condicionada o exerccio dos direitos fundamentais;

Emenda Constitucional n. 1 (17.10.1969): acarretou substancial reforma no texto da CF/67, podendo ser caracterizada como uma nova constituio. Trouxe as eleies indiretas para os governos estaduais e a eliminao das imunidades parlamentares materiais e processuais; Constituio da Repblica Federativa do Brasil (promulgada dia 5 de outubro de 1988): marco da redemocratizao, foi elaborada pela Assemblia Nacional Constituinte, convocada em 1985 pela EC n. 26/85, e sofreu sensvel influncia das Constituies portuguesa, italiana e espanhola. Foi dado maior realce aos direitos e garantias fundamentais e s ordens econmica e social. Criou o Superior Tribunal de Justia e o mandado de segurana coletivo, o mandado de injuno, o habeas data, a ADIn por omisso, a argio de descumprimento de preceito fundamental. Vem sendo desfigurada por uma infinita sucesso de emendas constitucionais. FONTES PRINCIPAIS:

BULOS, Uadi Lammgo. Constituio Federal anotada. So Paulo: Saraiva, 2000.

You might also like