You are on page 1of 77

(UEMG) O texto a seguir revela como a modernizao dos agronegcios pede por novas tecnologias, tal como o monitoramento

via satlites. Algumas tcnicas de geografia e cartografia vm sendo empregadas na anlise e gesto agrcola, uma vez que novos satlites comerciais oferecem imagens cada vez mais precisas, detalhadas e atualizadas de qualquer localidade do territrio nacional brasileiro. Conhecido como Sensoriamento Remoto, esse conjunto de tcnicas possibilita a obteno de informaes sobre alvos na superfcie terrestre (objetos, reas, fenmenos), atravs do registro da interao da radiao eletromagntica com a superfcie, realizado por sensores distantes, ou remotos. Geralmente esses sensores esto presentes em plataformas orbitais ou satlites(...). SEABRA, Felipe. http://www.digibase.com.br O texto aponta para aspectos importantes, que podem ser relacionados evoluo moderna dos agronegcios. Pode-se afirmar CORRETAMENTE que, nos termos do texto, a) as informaes obtidas por imagens de satlites no influenciam outras reas, como as de abastecimento e distribuio de alimentos. b) alm da agricultura extensiva, os segmentos de meio ambiente, recursos hdricos e segurana pblica esto sendo beneficiados com a nova gerao de satlites. c) o monitoramento de safras a partir de imagens de satlites , atualmente, uma fonte importante de informaes para melhor aproveitamento das reas das lavouras modernas. d) o Sensoriamento Remoto favorece o manejo e o monitoramento das safras agrcolas, sem promover interferncias na gesto logstica da produo. (PUCRJ) Observando-se a projeo cartogrfica apresentada, conclui-se que:

a) o planeta Terra uma esfera dividida somente por paralelos. b) na latitude de 90 N, os meridianos se encontram no polo norte. c) as representaes latitudinais e longitudinais se encontram sempre a 0. d) h um maior distanciamento entre os paralelos nas faixas mais setentrionais da Terra. e) a dimenso territorial dos EUA e do Canad se deforma devido aos meridianos e paralelos.

(UERJ) Parece improvvel, mas verdade: o Polo Norte Magntico est se movendo mais depressa do que em qualquer outra poca da histria da humanidade, ameaando mudar de meios de transporte a rotas tradicionais de migrao de animais. O ritmo atual de distanciamento do norte magntico da Ilha de Ellesmere, no Canad, em direo Rssia, est fazendo as bssolas errarem em cerca de um grau a cada cinco anos. Adaptado de O Globo, 08/03/2011 O fenmeno natural descrito acima no afeta os aparelhos de GPS - em portugus, Sistema de Posicionamento Global. Isso se explica pelo fato de esses aparelhos funcionarem tecnicamente com base na: a) recepo dos sinais de rdio emitidos por satlites b) gravao prvia de mapas topogrficos na memria digital c) programao do sistema com as tabelas da variao do Polo Norte d) emisso de ondas captadas pela rede analgica de telefonia celular (UEL)

Figura I: Globo Terrestre CARRARO, Fernando. Atividades com mapa. So Paulo: FTD, 1996.

Figura II: Planisfrio CARRARO, Fernando. Atividades com mapa. So Paulo: FTD, 1996. Planisfrios e globos terrestres so representaes da Terra que permitem conhec-la em sua totalidade, indicando o domnio da espcie humana sobre o mundo. Com base no globo terrestre, no planisfrio e nos conhecimentos cartogrficos, considere as afirmativas a seguir. I. Pela rede de coordenadas geogrficas, com a identificao de pontos onde se cruzam paralelos e meridianos, possvel localizar qualquer ponto na superfcie terrestre.

II. A medida angular de longitude varia de 0, em Greenwich, a 180, em posio oposta, o antimeridiano, onde se localiza a Linha Internacional de Mudana de Data (LIMD). III. O Equador o paralelo principal, traado a igual distncia dos polos, que divide a Terra horizontalmente em dois hemisfrios: o Setentrional ou Boreal e o Meridional ou Austral. IV. A representao da Terra, tanto pelo globo quanto pelo planisfrio, permite visualizar toda a superfcie terrestre de uma s vez, com a distribuio uniforme de superfcies continentais e ocenicas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e IV so corretas. b) Somente as afirmativas II e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. e) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. (UEL) s 16h30 em Pequim (capital da China), localizada nas coordenadas 3950N e 11620E, em uma reunio de empresrios, foi tomada a deciso de instalar uma filial de uma indstria em Londrina (Paran), que tem como coordenadas 2318S e 5110O. Duas horas aps o trmino da reunio, a deciso foi comunicada para o representante da indstria em Londrina. A que horas, em Londrina, o representante recebeu o comunicado? (Apresente o desenvolvimento dos clculos.) Resoluo: Pequim - 11620 est no fuso 120 E. Londrina - 5110 est no fuso 45 Como se encontram em hemisfrios diferentes, somam-se 120+45 = 165. 165 : 15 (1 fuso) = 11 horas Londrina encontra-se a oeste de Pequim, portanto a hora atrasada 11 horas no momento da tomada de deciso. Portanto, em Londrina eram 5h30. O representante recebeu o comunicado em Londrina duas horas depois, portanto s 7h30. (UNIMONTES) Leia o texto. DigitalGlobe divulga imagens de satlite do local da captura de Osama Bin Laden A DigitalGlobe divulgou em seu site, nesta quinta-feira, imagens de satlite da regio de Abbottabad, Paquisto, onde Osama Bin Laden estava refugiado. De acordo com a agncia Fox News, uma equipe de 40 soldados Seal da marinha dos Estados Unidos capturou e matou o terrorista responsvel pela morte de milhares de cidados americanos. A comparao de imagens de satlite de junho de 2005 e janeiro de 2011, feita pela DigitalGlobe, revela a expanso da manso onde Osama se escondia.

Sobre o tipo de imagem de satlite mostrado na reportagem acima, assinale a alternativa correta. a) usado para monitorar espaos menores, uma vez que tem alta resoluo espacial. b) Est disponvel apenas para uso militar, por isso no pode ser comercializado. c) obtido atravs de um sensor transportado por avies que voam em baixa altitude. d) um produto da tecnologia do Sistema de Posicionamento Global GPS. (UNIMONTES) Localizar-se no espao geogrfico sempre foi uma necessidade para os seres humanos. Todos eles e talvez at alguns animais possuem os seus mapas mentais, que so esquemas de orientao. Fonte: VESENTINI, J. W. Geografia: Srie Brasil. So Paulo: tica, 2003. Considerando o texto e seus conhecimentos sobre cartografia, assinale a alternativa incorreta. a) A inveno da bssola pelos ingleses foi um importante marco para a cartografia, pois permitiu encontrar as coordenadas geogrficas do lugar onde se est. b) As inovaes tecnolgicas do final do sculo XX permitiram o uso dos mapas digitais, ou seja, o mapa visualizado em computadores. c) A elaborao de um mapa pressupe a necessidade de ter informaes sobre a rea a ser mapeada e os fenmenos a representar. d) O tamanho da escala de um mapa depende do tamanho da rea mapeada e, tambm, do nvel de detalhamento que se quer alcanar. (UFRN) Para facilitar a comunicao entre os diversos pontos do planeta, convencionou-se um sistema de fusos horrios, baseado nos meridianos. Considerando estes fusos horrios mundiais, quando for 14h do dia 25 de dezembro de 2011, na cidade de Londres, na Inglaterra, ser 11h na cidade de Vitria, no Brasil, e 23h na cidade de Tquio, no Japo. Observe o Mapa a seguir:

Disponvel em:<geografia para todos.com.br> Acesso em: 15 ago. 2011. [Adaptado] A diferena de horrios entre as cidades mencionadas est associada aos fusos horrios, que foram definidos, entre outras razes, pelo a) movimento de translao da Terra, que executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste tm horrio atrasado em relao aos lugares a oeste. b) movimento de rotao da Terra, que executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste tm horrio adiantado em relao aos lugares a leste. c) movimento de rotao da Terra, que executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste tm horrio adiantado em relao aos lugares a oeste. d) movimento de translao da Terra, que executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste tm horrio atrasado em relao aos lugares a leste.

VESTIBULAR 2011

(UCP) Observe a figura a seguir.

Zonas Climticas da Terra

As Regies ou Zonas Temperadas, em termos climticos, so aquelas que esto situadas entre os trpicos e os crculos polares. Com relao s Zonas Temperadas da terra, correto afirmar que

a) a Zona Temperada do Norte pode ser melhor caracterizada, porque constituda, em sua maior parte, de terras emersas, enquanto, no sul, as terras emersas ocorrem apenas no extremo sul da frica, parte da Amrica do Sul e Oceania. b) a Zona Temperada Norte est situada entre o trpico de Capricrnio e o Crculo Polar rtico, onde o clima temperado caracterizado pela forte ocorrncia de neve no inverno. c) o clima Temperado Continental, entre as latitudes de 45 e 55, aproximadamente, possui veres moderadamente quentes e os invernos so amenizados pelas correntes martimas. d) a vegetao predominante nos domnios do clima Temperado so os campos e as florestas intertropicais que, no inverno, costumam ficar cobertas pela neve. e) as Zonas Temperadas da Terra possuem a vegetao original bastante preservada, tendo em vista a fraca ocupao humana nessas reas em virtude dos rigores do clima.

(UDESC) Com relao aos fusos horrios, assinale a alternativa incorreta.

a) Como o movimento de rotao de oeste para leste, os lugares localizados a leste esto mais adiantados do que os lugares localizados a oeste do globo. b) Fuso horrio o conjunto de 24 graus de longitude.

c) O Brasil possui trs fusos horrios, o primeiro o ocenico. d) O segundo fuso horrio brasileiro o que marca a hora oficial do Brasil. e) O fuso horrio inicial o de zero grau de longitude, ou seja, a linha correspondente ao Meridiano de Greenwich.

(UDESC) Sobre o movimento de rotao, pode-se afirmar que:

I. consiste na volta que a terra d em torno do seu prprio eixo (de si mesma) e realizado de oeste para leste; II. tem durao de aproximadamente 24 horas e responsvel pela incidncia da luz solar por todo o Equador; III. responsvel pela alternncia entre os dias e as noites.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. d) Somente a afirmativa II verdadeira. e) Todas as afirmativas so verdadeiras.

(UFG) Observe as figuras a seguir.

Disponvel em: <http://www.novaterraesoterico.blogspot.com>. Ilustrao esquemtica, sem escala. Acesso em: 18 set. 2010. [Adaptado]

Os ngulos de incidncia dos raios solares sobre a superfcie da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situaes distintas, que caracterizam os solstcios e os equincios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a linha do equador, ao meio-dia. A Figura 2 mostra a incidncia do sol trs meses aps a situao ilustrada na Figura 1. A Figura 1 representa o

a) equincio de primavera no hemisfrio sul, quando a incidncia dos raios solares oblqua superfcie da Terra em A. b) equincio de primavera no hemisfrio sul, quando a incidncia dos raios solares perpendicular superfcie da Terra em A. c) equincio de outono no hemisfrio sul, quando a incidncia dos raios solares perpendicular superfcie da Terra em A. d) solstcio de vero no hemisfrio norte, quando a incidncia dos raios solares oblqua superfcie da Terra em A. e) solstcio de inverno no hemisfrio sul, quando a incidncia dos raios solares oblqua superfcie da Terra em A.

(UFAL) Vrios estudantes viajaram para o Hemisfrio Norte, mais especificamente para a Europa Ocidental. Passaram alguns meses, em grupo, estudando numa determinada universidade europeia, e constataram que naquela parte do planeta a durao dos dias e das noites era muito diferente da que se observava em Alagoas. O que justifica essa diferena?

a) O Hemisfrio Norte recebe sempre mais insolao que o Hemisfrio Sul. b) O Hemisfrio Sul, onde se situa o Estado de Alagoas, possui mais guas do que continentes. c) A Europa tem relevo mais elevado do que as terras do Hemisfrio Sul. d) O movimento de translao da Terra e a inclinao do eixo terrestre justificam a desigualdade de durao dos dias e das noites. e) A desigualdade de durao dos dias e das noites mais pronunciada durante os equincios; o grupo de estudantes chegou quele continente numa poca equinocial.

(UFAL) Observe atentamente a figura a seguir.

As informaes contidas na figura acima mostram:

a) o mecanismo de formao dos ventos alsios no Hemisfrio Norte. b) a profundidade das geoesferas. c) o desvio de Coriolis. d) o conceito de latitude

e) a formao das mars.

(UFLA) Observe a imagem e a legenda abaixo:

Veculo equipado com GPS de bordo e um software com mapas, que indicam a posio do veculo e o caminho a percorrer at um determinado ponto.

As afirmativas abaixo mantm relao com a imagem e a legenda apresentada, EXCETO:

a) Essas tecnologias associam-se aos satlites artificiais. b) As informaes sobre a localizao do veculo so transferidas para um mapa digitalizado. c) O GPS funciona somente no ambiente urbano, devido presena de torres de telefonia. d) Esse sistema de localizao tem como princpio o uso das coordenadas geogrficas.

(UFRN) Parte considervel da energia que atinge a Terra proveniente do Sol. A distribuio da insolao na superfcie condicionada, dentre outros fatores, pelo grau de inclinao da Terra em relao ao Sol.

Observe a figura abaixo.

IBEP. Atlas geogrfico escolar. So Paulo, 2008, p. 16. [Adaptado].

Considerando as informaes da Figura e os fatores incidncia da radiao solar e latitude:

a) justifique por que ocorrem diferenas de temperatura entre Natal e Murmansk.

b) apresente um exemplo de uma atividade econmica na Cidade de Natal que diretamente favorecida pela incidncia de radiao solar. Justifique.

Resposta:

a) As diferenas de temperatura entre Natal e Murmansk ocorrem porque a incidncia de radiao solar na superfcie da Terra no uniforme, em funo de sua forma aproximadamente esfrica e do movimento que a Terra executa em torno do Sol. Sendo assim, nas reas de baixa latitude (Intertropical, Tropical ou Equatorial), como em Natal, os raios solares incidem verticalmente ou perpendicularmente, favorecendo a ocorrncia de temperaturas elevadas. Nas reas de elevada latitude (zonas polares), como em Murmansk, os raios solares incidem de forma oblqua ou inclinada, contribuindo para o registro de temperaturas baixas.

b) Turismo o desenvolvimento desta atividade beneficiado pelos elevados ndices de insolao que ocorrem durante todo o ano em Natal, visto que sua base fundamenta-se na modalidade sol e mar.

ou:

Carcinicultura uma atividade econmica desenvolvida em Natal que necessita da constante incidncia solar para uma melhor produo.

(UNESP) Analise o mapa dos fusos horrios.

(Maria E. M. Simielli. Geoatlas, 2009. Adaptado.)

Voc embarcou em Braslia no dia 18 s 22h00 locais. A rota a ser seguida passa sobre o continente Africano, o que estabelece 23 horas de viagem.

Que dia e horrio voc chegar em Melbourne, Austrlia?

a) Dia 20 s 18h00. b) Dia 20 s 10h00. c) Dia 18 s 11h00. d) Dia 19 s 21h00.

e) Dia 19 s 11h00.

(UFLA) Analise as informaes abaixo:

- So linhas imaginrias traadas paralelamente ao Equador. - a distncia medida em graus de qualquer ponto da superfcie terrestre ao Equador. - So linhas imaginrias que cortam perpendicularmente o globo e vo de um plo a outro. - a distncia medida em graus de qualquer ponto da Terra ao meridiano de Greenwich.

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tema a que se referem tais informaes.

a) Dizem respeito ao entendimento da cartografia (projees, escalas e outros). b) Dizem respeito ao sistema de localizao baseado nas coordenadas geogrficas. c) Dizem respeito ao sistema de fusos horrios. d) Ajudam a definir diferentes zonas de temperatura do planeta.

(PUC-PR) Cada faixa de latitude apresenta dificuldades prprias que repercutem na vida das sociedades e na sua forma de organizao do espao. Sobre esse tema, avalie as opes abaixo. Em seguida, marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

(___) Nas latitudes equatoriais a variao trmica anual pequena; h um ciclo dirio bem definido. A partir do nascer do sol, a temperatura aumenta paulatinamente, assim, por volta das 15 horas/16 horas, ocorrem tempestades e aguaceiros. So as chuvas do fim da tarde que servem para regular a rotina diria dos habitantes. (___) Na faixa em torno dos 30 de latitude, em ambos os hemisfrios, situam-se os desertos quentes, que ocupam reas vastssimas. Suas populaes convivem com ventos destruidores que levantam tempestades de areia, responsveis pela aridez sobre as regies adjacentes, fenmeno conhecido como desertificao.

(___) Na regio tropical, basicamente em torno do oceano ndico, ocorre o fenmeno das mones, que se caracteriza por um contraste acentuado entre a estao seca e mida. Longas estiagens alternam-se com chuvas intensas e destruidoras. (___) Nas altas latitudes, os habitantes esto acostumados a frequentes mudanas de tipos de tempo, embora raramente se registrem excessos de calor ou de frio. a zona onde se revezam as influncias do ar tropical e do ar polar, com avanos e recuos das frentes durante todo o ano. ali que as quatro estaes so bem caracterizadas. (___) Nas mdias latitudes, os habitantes esto preparados para o frio rigoroso. O vento sopra com frequncia a mais de 100 km/hora, varrendo os flocos de neve de maneira a reduzir a visibilidade a quase zero. As tempestades geladas representam um dos maiores perigos e ameaas aos cientistas e aos moradores das regies rtica e Antrtica.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) V - V - F - F - F b) F - V - F - V - V c) V - V - V - F - F d) F - F - F - V - V e) V - F - F - F - V

VESTIBULAR 2010

(UERJ) A obteno de imagens areas da superfcie terrestre representou um grande impulso para as tcnicas de mapeamento, dando-lhes maior preciso e aplicabilidade. Essas inovaes s se tornaram possveis no sculo XX, com a inveno do avio e, posteriormente, com a utilizao de satlites artificiais.

Observe a imagem feita por satlite de uma erupo vulcnica ocorrida em 2004 na Oceania:

www.apolo11.com

Considerando o processo de representao cartogrfica, indique duas vantagens da obteno de imagens da superfcie terrestre por satlites em comparao com as imagens obtidas por fotografias areas. Em seguida, aponte duas utilizaes das imagens de satlite para o estudo da superfcie terrestre.

Resoluo:

Duas das vantagens:

- imagens coloridas - mapeamento de superfcies maiores - obteno de imagens de forma imediata - cobertura de praticamente toda a superfcie terrestre - obteno de imagens de forma praticamente ininterrupta

Duas das utilizaes:

- uso militar - servios meteorolgicos - monitoramento das queimadas

- diferentes tipos de mapeamentos - monitoramento do desmatamento - identificao de reas atingidas por secas, inundaes, geadas

(UFRGS) Ainda 31 de dezembro no Brasil quando a televiso noticia a chegada do ano Novo em diferentes pases. Entre os pases que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrlia, a Nova Zelndia e o Japo.

Este fato se deve a) inclinao do eixo terrestre. b) ao movimento de rotao terrestre. c) ao movimento de translao terrestre. d) maior proximidade do sol no vero. e) a diferena de latitude entre esses pases e o Brasil.

(PUCRS) Um avio que parte de Tquio, no Japo, s 18h20min de uma quarta-feira, aterrissa em So Francisco, costa oeste dos Estados Unidos da Amrica do Norte, s 10h50min do mesmo dia, aps um tempo de voo de 9 horas e meia.

Sobre essa situao, correto afirmar que ela

a) no verdadeira, porque h uma diferena de 24 horas entre Tquio e So Francisco. b) possvel, pois o avio atravessou a Linha Internacional de Data no sentido de oeste para leste. c) verdadeira, e s foi possvel porque tanto os Estados Unidos da Amrica do Norte quanto o Japo esto localizados no Hemisfrio Sul. d) verdadeira, e s pode acontecer porque Tquio est localizada no hemisfrio oriental e So Francisco est no hemisfrio ocidental, e a rota utilizada pela aeronave a de menor distncia entre os aeroportos, cruzando a Linha Internacional de Data.

e) no seria possvel porque, ao passar pela Linha Internacional de Data, necessariamente os relgios devem ser adiantados ou atrasados em um dia, portanto o avio chegaria somente no dia seguinte a So Francisco.

(UEG) Observe o grfico a seguir. Considerando que o eixo X corresponde Linha do Equador e o eixo Y corresponde ao Meridiano de Greenwich, responda as questes a seguir.

Considerando que no ponto A so 14 horas, calcule o horrio local do Ponto B. Em sua resposta, desconsidere a possibilidade da existncia de horrio de vero e de horas cifradas: a) 20 horas b) 18 horas c) 17 horas d) 8 horas

(PUCRS)

Levando em considerao o horrio, a posio do sol, a posio da sombra e a latitude, possvel concluir que o menino do desenho se encontra no Hemisfrio _________, pois ___________________.

a) Norte o sol encontra-se ao norte, posio permanente, nesse horrio, nos equincios b) Sul a sombra, nesse horrio, est ao sul, local de entrada de luminosidade em todas as estaes do ano c) Norte o sol encontra-se ao norte, lugar de entrada da luminosidade no vero d) Sul o sol encontra-se ao norte, lugar de entrada de maior luminosidade, em todas as estaes do ano e) Norte a sombra encontra-se ao norte, lugar de entrada de maior luminosidade em todas as estaes do ano

Identifique as coordenadas geogrficas correspondentes, respectivamente, aos pontos B e A:

a) 30 de Lat. Sul e 45 de Long. Leste; 90 de Lat. Sul e 60 de Long. Leste b) 45 de Lat. Norte e 30 de Long. Oeste; 90 de Lat. Sul e 60 de Long. Leste c) 30 de Lat Norte e 45 de Long. Oeste; 60 de Lat. Sul e 90 de Long. Leste d) 30 de Lat. Sul e 45 de Long. Leste; 60 de Lat. Norte e 90 de Long. Leste

(PUCMG) Observe o mapa abaixo, contendo os fusos horrios globais. Numa situao hipottica, um indivduo que reside na cidade de Manaus (60W) pega um voo, em direo a Moscou (45E), s 6 horas. Supondo-se que o tempo de voo entre as duas cidades de 18 horas, o passageiro iria desembarcar no destino final, no horrio de Greenwich, s:

a) 04:00h. b) 24:00h. c) 18:00h. d) 06:00h.

(UFAM) A novela da Rede Globo Caminho das ndias, mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situao: Aps ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude bondosa e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prdio de Gaby tarde da noite.

http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-deRamiro-eagride-Gaby.html - Acesso em: 1 set. 2009

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que esto corretas:

I. O GPS considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinao da posio de um ponto da superfcie terrestre. um termo em ingls que significa Global Positioning System. II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distncias de um ponto para outro, em linha reta. III. O GPS um instrumento de orientao utilizado apenas em automveis importados. IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins blicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicao obteve sucesso. V. GPS um sistema que se baseia na utilizao de mapas e cartas milimetricamente representadas em um grfico de escalas pequenas.

a) Apenas I e IV so corretas. b) Apenas II e V so corretas. c) Apenas I e III so corretas. d) Apenas II e III so corretas. e) Apenas IV e V so corretas.

(PUCRIO)

Prtica adotada pelo Estado brasileiro desde a dcada de 1930, o horrio de vero uma estratgia para economizar energia no setor pblico e privado. Apesar das controvrsias em relao a essa prtica no serem poucas, desde 1985 no houve interrupo na sua aplicao no pas.

a) Explique, com base nas faixas latitudinais do territrio brasileiro no hemisfrio Sul, a escolha, pelo Estado, das unidades da federao que adotam o horrio de vero.

b) Apresente um motivo que justifique a no adoo do horrio de vero por alguns estados da federao, mesmo estes estando na mesma faixa latitudinal de outras unidades que o aplicam.

Resoluo

a) A definio dos estados brasileiros ocorre de acordo com as faixas latitudinais no hemisfrio Sul, quando eles (os estados) se localizam nas latitudes mais elevadas (ou mais ao Sul) do territrio brasileiro. Tal escolha se justifica pela significativa diferena que h entre as horas diurnas e noturnas nos dois meses que antecedem e sucedem o solstcio de vero nas unidades federadas mais distantes da linha do Equador (os dias so mais longos do que as noites). Nessas localidades, reduz-se, com o horrio, a demanda por energia no perodo de suprimento mais crtico do dia, ou seja, que vai das 18h s 21h, quando a coincidncia de consumo por toda a populao provoca um pico de consumo, denominado "horrio de ponta". Nas latitudes inferiores a 15 (portanto, mais prximas da linha do Equador), no h mudanas significativas entre as horas de luz e de trevas ao longo do mesmo perodo e a adoo do horrio de vero seria incua.

b) O horrio de vero uma estratgia de economia de energia. Assim sendo, no caso brasileiro, no Centro Sul que ocorre o maior consumo energtico, devido concentrao demogrfica em grandes ncleos urbanos e das expressivas e diversificadas atividades econmicas que usam bastante energia. No caso de estados da federao na mesma faixa latitudinal do horrio de vero que no o adotam (como Rondnia e Bahia, por exemplo), as causas elencadas so duas: a unidade federada se insurgiu contra o adiantamento da hora oficial (mesmo a mudana respaldada, legalmente, pelo Decreto-Lei n 4.295, de 13 de maio de 1942) e resolveu no acatar a deciso federal (Bahia) ou as atividades de consumo energtico da unidade so pouco expressivas (Rondnia), e a adoo do horrio de vero desnecessria.

(UFV) Suponha que sejam 9 horas em Viosa (MG) e que voc, estando aqui, precisa planejar uma ligao interurbana para uma pessoa em Boa Vista (RR), que poder ser encontrada, nessa cidade, s 11 horas, hora local desse estado.

Com base no mapa abaixo, o procedimento CORRETO para efetuar essa ligao :

a) aguardar duas horas para fazer sua ligao porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites tericos dos fusos horrios de 15 de longitude, consideram-se apenas os limites prticos definidos pelas fronteiras estaduais. b) aguardar uma hora para fazer sua ligao porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites tericos dos fusos horrios de 15 de longitude, consideram-se apenas os limites prticos definidos pelas fronteiras estaduais. c) fazer sua ligao imediatamente, porque o horrio do fuso em que se encontra o estado de Minas Gerais o mesmo em que se encontra o estado de Roraima.

d) aguardar trs horas para fazer sua ligao porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites tericos dos fusos horrios de 15 de longitude, consideram-se apenas os limites prticos definidos pelas fronteiras estaduais.

(UFMT) Em junho de 2008, passou a vigorar no Brasil nova distribuio de fusos horrios. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

) A diferena entre o horrio de Braslia e os dos estados do Acre e do Amazonas foi reduzida.

( ) A mudana no fuso horrio contribuiu para o processo de integrao nacional favorecido pelas tecnologias da informao, especialmente em relao ao Acre. ( ) A mudana do fuso horrio brasileiro tambm atendeu solicitao das emissoras de televiso, depois que o Estado determinou a exibio dos programas em horrios de acordo com a classificao indicativa por faixa etria. ( ) Essas modificaes auxiliam o trabalho dos meteorologistas, que deixam de ficar sob o comando do horrio Zulu (Z) e passam a fazer as medies meteorolgicas tendo o horrio universal do meridiano de Greenwich, na Inglaterra, como referncia.

Assinale a seqncia correta.

a) V, V, F, F b) V, F, F, V c) F, V, V, F d) F, F, F, V e) V, V, V, F

(UFAL) A frica do Sul est a 2 horas adiantada em relao ao Meridiano de Greenwich. Sabendo-se que o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2010 foi realizado no dia 11 de junho, s 16 horas (horrio sulafricano), que horas eram na capital alagoana na hora do incio do jogo?

a) 11 horas b) 13 horas

c) 16 horas d) 18 horas e) 21 horas

VESTIBULAR 2009

(UFPEL) O movimento de translao a rbita que a Terra percorre ao redor do Sol. Essa trajetria realizada em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, a uma velocidade mdia de 29,9 km/s. Devido inclinao do eixo da Terra em relao ao plano de sua rbita, o planeta iluminado de maneira diferente pelo Sol, em determinadas e diferentes pocas do ano, o que ocasiona as quatro estaes do ano.

Com relao ao movimento de translao da Terra, correto afirmar que a) as ocorrncias dos solstcios se do nos momentos em que o Sol, a partir da Terra, se encontra o mais distante possvel do Equador celeste, para norte ou para o sul. b) os momentos em que a Terra est no perilio coincidem com o incio dos solstcios de inverno e de vero. c) os momentos em que a Terra est no aflio coincidem com o incio dos equincios de primavera e do de outono. d) a incidncia da luz do Sol de maneira igual sobre os dois hemisfrios, em determinada poca do ano, caracteriza os solstcios. e) a maior incidncia da luz do Sol em uma poca do ano sobre o hemisfrio norte, e em outra sobre o hemisfrio sul, caracteriza os equincios. f) I.R.

(UERJ) Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milho mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (...) Todos os cartgrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televiso ou tela de vdeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas.

MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.

Observe o planisfrio acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

Para deslocar-se seqencialmente, sem interrupes, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distncia fsica possvel em rotas por via area, as direes aproximadas a serem seguidas seriam:

a) Leste Norte Oeste b) Oeste Norte Leste c) Leste Noroeste Leste d) Oeste Noroeste Oeste

(UCS-RS) Quando observamos o cu, temos a impresso de que nosso planeta est parado e que os outros astros que se movem. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos, que afetam nossas vidas. O movimento de translao e a inclinao do eixo terrestre, por exemplo, determinam a desigualdade na distribuio de luminosidade e calor na Terra, conforme os perodos do ano. Assinale a alternativa, no quadro abaixo, que apresenta corretamente os dados do movimento de translao com relao s estaes do ano.

Resposta: alternativa b

(UFMA) A figura abaixo representa uma rede geografica de uma determinada area da superficie terrestre. Quais as coordenadas geograficas das cidades A e B, respectivamente?

a) 20o 30 de longitude leste; 2o 00 de latitude sul e 22o 00 de longitude leste; 0o 30 de latitude sul b) 20o 30 de latitude oeste; 2o 00 de longitude sul e 22o 00 de latitude oeste; 0o 30 de longitude sul c) 20o 30 de longitude leste; 2o 00 de latitude norte e 22o 00 de longitude leste; 0o 30 de latitude norte d) 20o 30 de longitude oeste; 2o 00 de latitude norte e 22o 00 de longitude oeste; 0o 30 de latitude norte e) 20o 30 de latitude leste; 2o 00 de longitude norte e 22o 30 de latitude leste; 0o 30 de longitude norte

(UESPI) Observe a figura e as afirmaes a seguir.

1. A inclinao do eixo da Terra no uma das causas principais do mecanismo das estaes do ano verificadas nas reas de latitudes mdias. 2. A situao indicada na figura corresponde poca em que o Hemisfrio Boreal se encontra no vero. 3. Na poca considerada na figura, o Plo Sul encontra-se na Grande Noite Polar, ocasio em que as temperaturas baixam consideravelmente. 4. Um observador que esteja situado no ponto A ver o Sol nascer antes do observador B, que se encontra ao Sul do Equador geogrfico.

Esto corretas apenas: a) 1 e 4 b) 2 e 3 c) 1 e 2 d) 1 e 3 e) 2, 3 e 4

(UFAL) Sobre o tema Movimentos da Terra, so apresentadas a seguir cinco afirmaes. Uma delas, contudo, incorreta. Assinale-a. a) O aflio o momento em que a Terra, em sua rbita em torno do Sol, mais dele se afasta. b) O desvio dos ventos alsios dos hemisfrios Norte e Sul uma das conseqncias do movimento de rotao. c) As estaes do ano, que so bem marcadas na faixa das latitudes mdias, decorrem do movimento de rotao anual, da inclinao do eixo terrestre e da atrao gravitacional da Lua.

d) A Terra encontra-se no solstcio quando o Sol, em seu movimento aparente anual em torno da Terra, atinge o Trpico de Capricrnio ou de Cncer. e) As correntes marinhas sofrem, em suas trajetrias, influncias ntidas do movimento de rotao.

(UNICAMP) "Nos primeiros dias do outono subitamente entrado, quando o escurecer toma uma evidncia de qualquer coisa prematura, e parece que tardamos muito no que fazemos de dia, gozo, mesmo entre o trabalho quotidiano, essa antecipao de no trabalhar..."

(Fernando Pessoa, "Livro do Desassossego". Campinas: Editora da Unicamp, 1994, vol. II, p. 55).

a) Compare as caractersticas do outono em Portugal (terra natal de Fernando Pessoa) com o outono da regio nordeste do Brasil. b) Diferencie "solstcio" de "equincio".

Resoluo

a) As estaes ocorrem, em datas diferentes pois so localizadas em hemisfrios opostos. O outono em Portugal, hemisfrio norte, entre 23 de setembro e 21 de dezembro possui temperaturas amenas e marca o incio das chuvas do inverno mediterrneo. A Regio Nordeste, no hemisfrio sul, tem outono entre 21 de maro e 21 de junho marcado pelo incio do perodo chuvoso, importantes para o Serto.

b) O solstcio (dia de maior durao) marca o incio do vero e do inverno. A Terra encontra-se mais afastada do Sol em sua translao, com inclinao mxima do eixo de rotao em relao ao plano de rbita, fazendo com que os dias tenham maior durao no vero e menor no inverno. Ocorre nos dias 21 de dezembro no hemisfrio sul com o Sol incide sobre o trpico de Capricrnio e em 21 de junho no hemisfrio norte com o Sol posicionado sobre o trpico de Cncer. O equincio (dia de igual durao) marca o incio da primavera e do outono. A Terra encontra-se mais prxima do Sol na elipse de translao, com menor inclinao do eixo de rotao em relao ao plano de rbita com os raios solares projetando-se perpendicularmente sobre a linha do Equador, propiciando um dia com igual durao nos dois hemisfrios. No dia 23 de setembro temos a primavera do hemisfrio sul e em 21 de maro no hemisfrio norte.

(UTRPR) Durante a translao da Terra e em funo da sua obliquidade e esfericidade, o ngulo de incidncia dos raios solares se modifica durante o ano. Assinale a nica alternativa correta sobre os fenmenos observados quando ocorrem os equincios durante o ano.

a) A incidncia do Sol vertical sobre o Equador e mais oblqua perto dos plos. b) A incidncia do Sol perpendicular ao trpico de Cncer e oblqua no Equador. c) A incidncia do Sol perpendicular ao trpico de Capricrnio e oblqua na latitude 23S. d) A durao do dia maior que a durao da noite no Hemisfrio Sul. e) A durao do dia menor que a durao da noite no Hemisfrio Sul.

(UTRPR) Por possuir uma grande extenso no sentido leste-oeste, o Brasil abrange trs fusos horrios, sendo que o horrio de Braslia adotado como a hora legal do pas. A esse respeito analise as afirmaes abaixo:

I) A hora de Braslia encontra-se 3 horas defasada em relao hora de Greenwich, sendo que durante o horrio de vero, no Brasil, essa diferena diminui para 2 horas. II) Geralmente, o horrio de vero adotado apenas nos estados brasileiros mais distantes da Linha do Equador porque, nos locais mais ao norte do pas, a variao do fotoperodo (parte do dia iluminado pela luz solar) pequena entre as estaes. III) Durante a vigncia do horrio de vero de 2006/2007, os relgios dos Estados do centro-sul foram adiantados em 1 hora. Logo, se os relgios em Braslia marcassem 14 horas, nessa situao, no Acre seriam 15 horas e, nos estados da regio nordeste, mais ao leste, seriam 12 horas. IV) O horrio de vero apresenta muitos benefcios em relao a economia no consumo de energia, e por isso adotado tambm em muitos pases da Europa e Amrica do Norte, que encontram-se em latitudes mais elevadas que o Brasil.

Esto corretas apenas as afirmaes: a) I, II e IV. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I e II.

(UNIFEI) O horrio de vero um recurso adotado em vrios pases para evitar sobrecarga do sistema de produo e distribuio de energia eltrica nos perodos de pico. No Brasil o horrio de vero adotado nos meses de outubro a fevereiro, quando os relgios so adiantados em uma hora. Em relao ao horrio de vero, incorreto afirmar:

a) Prximo a linha do Equador o horrio de vero no adotado, pois a variao de fotoperodo, quando existe, muito pequena. b) Nos meses iniciais e finais do ano, o dia tende a ser mais longo do que a noite, principalmente nos estados mais ao sul do Brasil. c) A economia de energia total muito grande, acima de 15%. d) Alm do Distrito Federal, o horrio de vero adotado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, So Paulo, Rio de Janeiro, Esprito Santo, Minas Gerais, Gois, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

(PUCRIO) Levando-se em considerao que, no dia em que esta foto foi tirada, o Sol se ps exatamente atrs da esttua do Cristo Redentor, podemos AFIRMAR que:

a) o Po de Acar est situado ao norte da parte frontal da esttua do Cristo Redentor. b) o brao direito do Cristo Redentor est apontando para a direo sul. c) o leste est na direo da parte de trs da esttua do Cristo Redentor.

d) a enseada de Botafogo est ao sul da parte frontal da esttua do Cristo Redentor. e) o brao esquerdo do Cristo Redentor est apontando para a direo oeste.

(UEL) Recentemente, o governo federal reduziu de quatro para trs o nmero de fusos horrios existentes no pas. Com base nos conhecimentos sobre fusos horrios no Brasil, correto afirmar que os estados atingidos pela mudana foram:

a) Par, Mato Grosso e Amap, que passaram de 2 para 1 hora a menos de diferena em relao a Braslia, em todos os seus municpios. b) Amazonas, Mato Grosso e Roraima, que passaram a ter a mesma hora de Braslia, em todos os seus municpios. c) Acre, Roraima e Amap, que passaram para 1 hora a menos de diferena em relao a Braslia e Par, estado que passou a ter a mesma hora da capital do pas. d) Acre, Roraima e Amap, que passaram de 2 para 1 hora de diferena em relao a Braslia. e) Par, Mato Grosso e Amap, que passaram de 1 para 2 horas a mais de diferena em relao a Braslia, em todos os seus municpios.

(UFSJ) Observe o mapa do Brasil abaixo.

Sobre as capitais brasileiras representadas nesse mapa, CORRETO afirmar que

a) com as mudanas ocorridas este ano no fuso horrio brasileiro, a regio norte no possui mais nenhuma capital que segue o fuso horrio de Braslia. b) todas as capitais do territrio brasileiro localizam-se no hemisfrio meridional e possuem horas atrasadas em relao ao Meridiano de Greenwich. c) as capitais localizadas na poro oriental do nosso territrio, como as capitais nordestinas, esto sob a influncia do segundo fuso-horrio brasileiro. d) como a Terra gira de leste para oeste, as capitais litorneas so as primeiras a receber a luz do Sol.

(UFSJ) Observe a figura abaixo.

A partir da anlise da figura CORRETO afirmar que

a) o hemisfrio sul mais iluminado pelos raios solares; nesse hemisfrio, os dias so maiores e as noites menores. b) devido ao movimento de translao da Terra, no mesmo dia, quando amanhece no hemisfrio ocidental ainda noite no hemisfrio oriental. c) os plos terrestres recebem a mesma quantidade de luz ao longo do ano, enquanto dia no plo norte noite no plo sul. d) os raios solares atingem perpendicularmente a linha imaginria do Trpico de Cncer.

VESTIBULAR 2008

(Unicuritiba) Observe atentamente o planisfrio abaixo e avalie as afirmativas que se seguem, a respeito da localizao no globo terrestre e suas implicaes de ordem fsica e socioeconmica.

( ) Os pontos 1, 4 e 6 localizam-se em reas de baixa latitude, caracterizadas pela incidncia perpendicular dos raios solares, veres chuvosos e elevadas amplitudes trmicas anuais. ( ) No h diferena de latitude entre os pontos 4 e 6, mas o ponto 6, situado a 40 de longitude ocidental, est 12 horas atrasado em relao ao ponto 4.

( ) O ponto 5 localiza-se no fuso referencial para marcao dos horrios no mundo. Quando no meridiano de 5 o relgio estiver marcando 12 horas e 30 minutos, no ponto 2 sero 21 horas e 10 minutos do mesmo dia. ( ) Por estarem localizados em idntica faixa trmica, os pontos 2 e 3 possuem paisagens climatobotnicas muito semelhantes, com predomnio de pradarias e bosques decduos temperados. ( ) No ponto 1, a combinao entre clima mido, relevo plano e solos frteis criou condies ideais para o cultivo de gneros tropicais como a borracha, o cacau e a cana-de-acar.

Resposta: FVFFF

(UCS/RS) O globo terrestre uma forma de representao da Terra. Nele podemos observar as linhas imaginrias, importantes para o estabelecimento das coordenadas geogrficas, que so medidas estabelecidas para localizar um ponto na superfcie do planeta. Considerando as coordenadas geogrficas, associe os termos listados na Coluna A aos conceitos apresentados na Coluna B.

COLUNA A 1 latitude 2 longitude 3 paralelos 4 meridianos

COLUNA B

( ) linhas imaginrias verticais que convergem para os plos ( ) linhas imaginrias cujo plano perpendicular ao eixo de rotao da Terra ( ) distncia, expressa em graus, cujo ponto inicial Greenwich ( ) medida, em graus, que estabelece as coordenadas ao norte e ao sul

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses da Coluna B, de cima para baixo. a) 1, 2, 3, 4 b) 1, 2, 4, 3 c) 4, 3, 2, 1 d) 3, 1, 2, 4 e) 3, 2, 1, 4

(Uepg-adap) A linha do Equador e o trpico de Capricrnio cortam o territrio brasileiro. Considerando a posio do Brasil em relao a esses dois crculos, assinale o que for correto.

( ) Os estados brasileiros a leste de Braslia esto localizados no hemisfrio oriental, enquanto os estados a oeste da capital se localizam no hemisfrio ocidental. ( ) O ponto extremo norte do Brasil e o ponto extremo norte do estado do Paran encontram-se no hemisfrio norte, enquanto os pontos extremos sul, do pas e do estado do Paran, esto no hemisfrio sul. ( ) Os estados brasileiros localizados entre o Equador e o trpico de Capricrnio esto na zona temperada do sul, totalmente ou em parte. ( ) Uma pequena parte do territrio brasileiro est localizada no hemisfrio norte, e a maior parte, no hemisfrio sul. ( ) O Paran, que atravessado na sua parte norte pelo trpico de Capricrnio, tem a maior parte do seu territrio localizada na zona temperada.

Resposta: FFFVV

(Ufpi) Sabendo-se que as coordenadas geogrficas correspondem a um dos elementos bsicos das representaes cartogrficas, correto afirmar que: a) Indicam a localizao geogrfica de lugares e so componentes indispensveis aos mapas. b) Correspondem a um sistema de orientao e servem para identificar zonas climticas regionais. c) So smbolos utilizados para fazer a relao entre a distncia real e a distncia grfica dos mapas.

d) So referncias grficas que indicam reas de mesma temperatura no globo terrestre. e) So sinais aplicados na delimitao de cotas altimtricas e batimtricas do relevo.

(Facig) As Coordenadas geogrficas representam um dos elementos bsicos da representao cartogrfica. Quanto a sua aplicao na cartografia, INCORRETO afirmar.

a) Resultam do desenvolvimento das tcnicas cartogrficas para a elaborao de mapas. b) Servem para determinar um ponto na superfcie terrestre. c) Os smbolos so as linguagens visuais do mapa. d) A preciso da localidade dada em graus, minutos e segundos da latitude e longitude. e) Serve, apenas, como referncias grficas, que indicam reas de mesma temperatura no globo terrestre.

(Ufpi) Um grupo de gegrafos partiu do delta do rio Parnaba, no Piau, em direo a Roraima, para visitar o monte Cabura. Observe o mapa a seguir e considere a diferena de fuso horrio entre os dois estados e o tempo de viagem de trs horas, para chegar ao destino s 17 horas. O grupo de gegrafos deve ter partido do Piau s:

a) 12 horas b) 14 horas c) 15 horas d) 19 horas e) 20 horas

(Ufpi) Enquanto os piauienses esto tomando o caf da manh, os italianos j esto almoando e os japoneses j se preparam para o jantar. Isto ocorre porque foram estabelecidos diferentes fusos horrios para os vrios pases do mundo, conforme a localizao geogrfica de cada um, com base nas diferenas de luminosidade decorrentes do movimento de rotao da Terra.

Sobre essa questo, est correto afirmar:

a) Todos os pases localizados ao longo de um mesmo paralelo tm o mesmo fuso horrio. b) A Terra est dividida em 24 faixas de meridianos que equivalem a 15 cada uma, calculadas em relao ao Equador, chamadas de fusos horrios. c) O estabelecimento da hora legal tem base nos fusos horrios, considerando as faixas de 15 formadas pelos meridianos terrestres, enquanto a hora local tem base na posio dos locais em relao s suas latitudes.

d) Considerando que a Terra gira de oeste para leste, o Sol nasce primeiro nos pases de fusos horrios a Leste do Meridiano Zero. e) Cada fuso horrio contm paralelos de 15 graus, por isso ocorrem diferenas de horas nos pases que se localizam no Leste em relao aos do oeste do globo terrestre.

(Unifesp) Um congresso internacional, com sede em Roma, promover uma videoconferncia no dia 20 de abril, s 14h00 do horrio local, da qual participaro pesquisadores que estaro nessa cidade, em So Paulo, em Tquio e em Mumbai. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica o horrio em que cada pesquisador dever estar com seu computador plugado no evento.

Resposta: b

(Puc-rio) O grfico abaixo apresenta o nmero de horas mensais de insolao em algumas cidades litorneas brasileiras. Suponhamos uma provvel viagem de um grupo de turistas estrangeiros, no final da dcada de 1980, para o Brasil, em busca de dias ensolarados, durante a primavera do hemisfrio sul.

Aponte duas cidades do litoral brasileiro, selecionadas no grfico, onde a ocorrncia de dias claros foi maior, no perodo considerado.

a) Joo Pessoa e Florianpolis. b) Joo Pessoa e Fortaleza. c) Rio de Janeiro e Fortaleza. d) Rio de Janeiro e Florianpolis. e) Fortaleza e Florianpolis.

(Ufma) Apesar de ser uma medida antiga, o horrio de vero no Brasil passou a ser adotado de modo contnuo somente a partir de 1985.

A esse respeito, leia as proposies abaixo seguida marque a opo que expressa, corretamente, trs proposies sobre o horrio de vero no Brasil.

I. Geralmente, o horrio de vero adotado apenas nos estados do Centro-sul, pois estando mais distante da linha do Equador, os dias so mais longos, permitindo economia no consumo de energia.

II. Nos meses finais e iniciais do ano, o dia tende a ser mais longo, principalmente nas proximidades do Trpico de Capricrnio. III. Nas proximidades da Linha do Equador, a medida no adotada porque a variao do fotoperodo, quando existe, muito grande. IV. Caso se adotasse o horrio de vero nas regies Norte e Nordeste, a energia economizada pela manh, seria gasta noite, devido variao do fotoperodo. V. O horrio de vero um recurso adotado em muitos pases, como no Brasil, para evitar a sobrecarga no sistema de produo e distribuio de energia nos perodos de pico.

a) II, III e V. b) I, III e IV. c) III, IV e V. d) I, II e V. e) I, II e III.

(Unipam) Leia a citao a seguir:

Como uso cientfico, para a Geografia e outras cincias, a cartografia oferece a compreenso espacial do fenmeno. Tanto para o uso cotidiano como para o cientfico, a figura cartogrfica tem, a princpio, uma funo prtica. Ela serve como instrumento de conhecimento, domnio e controle de um territrio. A confeco de um mapa envolve, desde o incio, o conhecimento fsico (natureza) e social do territrio representado. As distncias e localizaes dos fatos geogrficos devem ser estabelecidas com preciso. [...].

(CASTROGIOVANNI, Antnio Carlos. Apreenso e compreenso do espao geogrfico. In: ______. Ensino de Geografia: prticas e textualizaes no cotidiano. Porto Alegre: Mediao. p. 38-39).

A partir do documento cartogrfico apresentado, e com relao a essa temtica, assinale (V) ou (F), conforme estejam Verdadeiras ou Falsas as afirmativas a seguir e identifique a seqncia correta.

Fonte: ADAS, M. Geografia: noes bsicas de Geografia. 3. ed. rev. atual. So Paulo: Moderna, 1994. (Caderno de atividades).

( ) Em um acidente martimo, os restos de um navio foram localizados nas coordenadas geogrficas de 20 de latitude sul e 30 de longitude Oeste. Sendo assim, a provvel indicao do local do naufrgio foi no Oceano Atlntico. ( ( ( ( ) Os pontos 2, 5 e 6, identificados no mapa, localizam-se no Hemisfrio Oriental. ) Os pontos 2, 3 e 4, identificados no mapa, esto localizados na zona tropical. ) Os pontos 1, 2 e 5, identificados no mapa, localizam-se no Hemisfrio Ocidental. ) O Brasil tem a maioria de suas terras localizadas nos Hemisfrios Ocidental e Meridional.

A seqncia CORRETA

a) V, F, F, V, V. b) F, V, F, F, F. c) F, F, V, V, F. d) V, V, V, F, V.

(Univale) Com base no mapa mundi a seguir e em seus conhecimentos prvios assinale a alternativa que corresponde de forma correta a todos os hemisfrios que o Brasil tem ao menos parte, de suas terras:

a) Meridional, Oriental e Setentrional. b) Setentrional, Meridional e Oriental. c) Meridional, Setentrional e Ocidental. d) Oriental e Ocidental. e) Meridional e Oriental.

(Ufba/Ufrb) Cada ponto do espao geogrfico possui uma localizao que pode ser rigorosamente determinada.

Com base na afirmao, na anlise do mapa e nos conhecimentos sobre a localizao geogrfica dos lugares e suas relaes espaciais, pode-se afirmar: (01) I e II situam-se em hemisfrios contrrios, em funo de suas respectivas posies longitudinais, porm apresentam ambientes climticos semelhantes. (02) III apresenta, pela sua posio geogrfica, menor grau de latitude em relao a I e maior grau de longitude em relao a II. (04) A interseco entre as coordenadas geogrficas latitude e longitude , medidas em graus, permite a localizao de qualquer lugar na superfcie terrestre. (08) O Sistema de Posicionamento Global (GPS) calcula a posio dos satlites por meio de sinais e determina, com exatido, a localizao de qualquer ponto na superfcie da Terra, fornecendo a altitude do lugar e as coordenadas geogrficas. (16) As relaes entre os diversos lugares do espao geogrfico ocorrem por meio de fluxos e/ou de redes, que se espalham por todo o planeta, em escalas hierrquicas e densidades diferenciadas. (32) O controle do continente asitico pelo imperialismo europeu, no sculo XIX, foi dificultado devido ao desconhecimento, por parte dos exploradores, das tcnicas e dos equipamentos necessrios orientao geogrfica.

Resposta: 30 (02+04+08+16)

(Unicamp) A prxima Olimpada ocorrer em 2008 e ser realizada na China, tendo sede a cidade de Pequim.

a) Tomando por base o mapa acima apresentado, qual ser a diferena horria total entre a realizao das competies e seu acompanhamento televisivo ao vivo no Brasil? Supondo que a cerimnia de abertura seja realizada a partir das dezoito horas (18h00min), no dia 8 de agosto de 2008, qual a data e o horrio correspondente no horrio do Brasil?

b) Sabendo-se que a diferena de horrio entre as cidades de Braslia e Pequim decorre da existncia de diferentes fusos horrios, explique como so delimitados os fusos horrios e indique qual a sua extenso padro em graus de longitude.

Resposta:

a)

A diferena horria total de onze (11) horas. Data: 08/08/2008 (mesmo dia) s 07h00min.

b)

A Terra, que tem 360o, subdividida em vinte e quatro (24) fusos horrios com 15o de longitude padro em cada fuso. Portanto entre uma cidade e outra existe uma diferena aproximada de 165 (11 fusos X 15)

(FNJOB) Observe o mapa-mndi abaixo:

LUCCI, E. A; BRANCO, A. L; MENDONA, C. Geografia Geral e do Brasil Ensino mdio. So Paulo: Saraiva, 2003, p. 385.

Com base na anlise do mapa e nos seus conhecimentos sobre localizao e fusos horrios, CORRETO afirmar que a) todos os pases da Amrica Latina possuem baixa variao da iluminao solar ao longo do ano. b) os pases situados a leste do Brasil possuem horas adiantadas em relao ao horrio oficial de Braslia. c) as reas localizadas ao longo de um mesmo meridiano possuem a mesma latitude e horas diferentes. d) o Brasil e a Argentina situam-se em baixas latitudes e possuem 4 fusos horrios.

(Unimontes) Analise a charge.

Assinale a alternativa que mostra a geotecnologia referenciada na charge.

a) Sistema de Informao Geogrfica. b) Sensoriamento Remoto. c) Aerofotogrametria. d) Sistema de Posicionamento Global.

VESTIBULAR 2007

Com base na anlise do mapa e dos conhecimentos sobre localizao e fusos horrios, pode-se afirmar:

LUCCI, E. A; BRANCO, A. L; MENDONA, C. Geografia Geral e do Brasil Ensino mdio. So Paulo: Saraiva, 2003, p. 385.

(01) O Brasil localiza-se totalmente na zona tropical do globo e limita-se com todos os pases da Amrica do Sul. (02) As reas localizadas ao longo de um mesmo meridiano possuem a mesma longitude e a mesma hora. (03) As horas se apresentam com acrscimo de Salvador para Rio Branco, em virtude da rotao da Terra ser realizada no sentido anti-horrio. (04) A Indonsia se situa em baixas longitudes, da a ocorrncia de clima com elevada pluviosidade e baixa temperatura. (05) O horrio de vero uma prtica realizada por locais que enfrentam crises energticas, por isso os relgios devem ser atrasados em uma hora, em relao hora local vigente na localidade.

Resposta: 2

(Utfpr) A relao Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenas no tempo atmosfrico. Essas diferenas tm origem em dois fatores principais, que so os movimentos de rotao e de translao. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere influncia desses movimentos no tempo atmosfrico e climas da Terra.

a) o movimento de rotao que determina os ciclos da produo agrcola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar. b) O movimento de translao, combinado com a inclinao do eixo da Terra sempre no mesmo ngulo, faz com que os hemisfrios Norte e Sul sejam expostos alternadamente de forma diferente luz, proporcionando assim as estaes do ano. c) Se a Terra no tivesse o movimento de rotao, a face iluminada seria trrida e a face escura gelada sendo impossvel vida no planeta. d) O movimento de translao que determina a durao do foto-perodo dirio, sendo que, para o hemisfrio Sul, a maior durao do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o vero. e) O movimento de rotao o responsvel pela exposio do planeta luz solar, fazendo com que haja certo equilbrio em relao temperatura, pois gera os dias e noites.

(Fei) Um avio parte de Braslia rumo a Rio Branco, no Acre. O tempo de vo de 3 horas. Partindo s 16 horas, o avio dever chegar s:

Obs: chegada no horrio local e no considere o horrio de vero.

a) 16 horas b) 17 horas c) 18 horas d) 19 horas e) 20 horas

(Ufac) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, A e B, encontram-se, respectivamente, a 90 e 45. Numa quarta-feira, um avio saiu de A s 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horrio de chegada em B foi:

a) 18h30min da quarta-feira. b) 19h30min da quarta-feira. c) 22h30min da quarta-feira.

d) 00h30min da quinta-feira. e) 02h30min da quinta-feira.

(Ufam) O fuso horrio de Manaus em relao hora de Greenwich est atrasado em:

a) 3 horas b) 1 hora c) 2 horas d) 5 horas e) 4 horas

(Ufpi) Na copa da Alemanha o jogo Brasil x Frana foi iniciado em Frankfurt s 21h do dia 1 de julho de 2006. Sabendo-se que a cidade de Braslia fica a 60 W de Frankfurt, e que entre junho e agosto a Alemanha estava com horrio de vero, correto afirmar que o jogo comeou a ser transmitido em tempo real, em Teresina, s:

a) 11h b) 12h c) 14h d) 16h e) 18h

(Ufrn) Faa uma leitura do mapa seguinte.

Em relao aos pontos destacados no mapa, correto afirmar:

a) 1, 3 e 6 localizam-se no hemisfrio ocidental, mas esto em latitudes distintas. b) 3, 4 e 5 esto localizados nas altas latitudes do hemisfrio meridional. c) 2, 4 e 5 localizam-se no hemisfrio oriental e encontram-se nas mesmas latitudes. d) 2, 3 e 6 esto localizados em baixas latitudes do hemisfrio setentrional.

(Uft) Analise este mapa, em que est indicada a localizao das cidades de Palmas e de Colinas do Tocantins:

Suponha a realizao de uma viagem de automvel de Palmas a Colinas do Tocantins, cuja durao aproximada de quatro horas, com partida marcada para as 13 horas de um dia ensolarado, na vspera do Natal. CORRETO afirmar que, durante essa viagem, o motorista vai receber os raios solares mais intensamente

a) de frente e pela direita. b) de frente e pela esquerda. c) pelas costas e pela direita. d) pelas costas e pela esquerda.

(Ufrj) A percepo de que a localizao de um ponto qualquer superfcie poderia ser indicada a partir de um sistema de coordenadas geogrficas representou grande avano para a humanidade. Desde ento, o Sol e outras estrelas foram usados como pontos de referncia para a determinao das coordenadas de um lugar. Atualmente, o aparelho conhecido como Sistema de Posicionamento Global (GPS) fornece de imediato as coordenadas que buscamos. O GPS tambm tem sido usado, cada vez com maior freqncia, para diversas outras finalidades.

a) Quais so os pontos de referncia usados pelo GPS em substituio ao Sol e s estrelas?

b) Apresente um exemplo de uso do GPS no mundo atual.

Resposta:

a) O GPS funciona acoplado a um ou mais satlites artificiais, que substituem o Sol e as estrelas na determinao de coordenadas geogrficas.

b) Mltiplos so os usos do GPS no mundo atual. O aparelho indica com preciso a localizao de pontos fixos no espao. Indica tambm a localizao de objetos em movimento, o que permite acompanhar rotas, direes e velocidades. Esses usos servem tanto para a paz como para a guerra.

(Ufg) Observe o mapa a seguir.

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. So Paulo: tica, 2003. p.114. [Adaptado].

A leitura e a interpretao do mapa, por meio da anlise da rede geogrfica e dos pontos de referncia, indicam que o municpio de Sabar localiza-se

a) ao Norte de Belo Horizonte e ao Sul de Caet. b) a Oeste de Nova Lima e a Leste de Santa Luzia. c) a Leste de Belo Horizonte e a Oeste de Caet. d) a Oeste de Raposos e a Leste de Santa Luzia. e) ao Sul de Raposos e ao Sul de Taquarau de Minas.

(Ufc) As disputas entre naes pelo poder definem setores estratgicos no desenvolvimento da cincia e da tecnologia. Este o caso de instrumentos e tcnicas utilizados pelas potncias mundiais durante a Guerra Fria. Como decorrncia, parte dessa tecnologia cria, hoje, novas possibilidades para a Cartografia.

Acerca desse tema, correto afirmar que:

a) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o rgo responsvel pelos satlites brasileiros, que captam e transmitem dados climticos e ambientais. b) o sistema de aerofotografias permite observar a evoluo de frentes frias e quentes, bem como a temperatura da Terra e a formao de tufes e furaces. c) o sofisticado Sistema de Posicionamento Global, que foi concebido para estudos ambientais, emite, por meio do aparelho GPS, sinais de alta preciso recebidos pelos satlites. d) a Cartografia automtica alimentada pelas tcnicas de sensoriamento remoto utilizadas hoje dispensa a gerao de dados estatsticos e os levantamentos de campo. e) o fundamento do Sistema de Informaes Geogrficas (SIG) simples: um avio percorre uma faixa em linha reta e fotografa sucessivamente uma rea, gerando imagens estereoscpicas.

(Ufba) Cada ponto do espao geogrfico possui uma localizao que pode ser rigorosamente determinada.

Com base na afirmao, na anlise do mapa e nos conhecimentos sobre a localizao geogrfica dos lugares e suas relaes espaciais, pode-se afirmar:

(01) I e II situam-se em hemisfrios contrrios, em funo de suas respectivas posies longitudinais, porm apresentam ambientes climticos semelhantes. (02) III apresenta, pela sua posio geogrfica, menor grau de latitude em relao a I e maior grau de longitude em relao a II. (04) A interseco entre as coordenadas geogrficas latitude e longitude , medidas em graus, permite a localizao de qualquer lugar na superfcie terrestre. (08) O Sistema de Posicionamento Global (GPS) calcula a posio dos satlites por meio de sinais e determina, com exatido, a localizao de qualquer ponto na superfcie da Terra, fornecendo a altitude do lugar e as coordenadas geogrficas. (16) As relaes entre os diversos lugares do espao geogrfico ocorrem por meio de fluxos e/ou de redes, que se espalham por todo o planeta, em escalas hierrquicas e densidades diferenciadas. (32) O controle do continente asitico pelo imperialismo europeu, no sculo XIX, foi dificultado devido ao desconhecimento, por parte dos exploradores, das tcnicas e dos equipamentos necessrios orientao geogrfica.

Resposta: 02 + 04 + 08 + 16 = 30

(Ufscar) A partir da observao do mapa, assinale a opo correta.

b) A projeo cartogrfica utilizada para elaborao do planisfrio a cilndrica e nela buscou-se preservar a forma das superfcies, em detrimento das distncias e das reas. b) Para representao de extensas reas como a da figura, utiliza-se escala pequena, que permite melhor nvel de detalhamento.

c) O ponto B encontra-se em mdia latitude, zona em que h maior variao do fotoperodo[1] ao longo das estaes do ano, que a rea onde se encontra o ponto A. d) H uma diferena de 15 horas entre o ponto A e o B, sendo que as horas em A esto atrasadas em relao a B. e) O ponto A encontra-se nos hemisfrios boreal e ocidental e o ponto B nos setentrional e oriental. Ambos situam-se sobre pases de grande populao relativa.

(Pucrs) Trs jovens amigos esto localizados em pontos diferentes da Terra: Paulo est a 165 Leste de Greenwich; Pedro permanece a 45 a Oeste de Paulo, e Clara est a 2 Oeste de Greenwich. Sabendo que no Meridiano Inicial so 18 horas do dia 5 de janeiro, a hora legal e o dia em que Paulo, Pedro e Clara esto so, respectivamente,

Paulo a b c d e 4h dia 6 5h dia 6 17h dia 5 7h dia 6 5h dia 6

Pedro 2h dia 6 3h dia 6 15 h dia 5 9 h dia 5 2h dia 6

Clara 16 h dia 5 5h dia 5 18 h dia 6 18 h dia 6 18 h dia 5

(Pucpr) Um navio que, navegando pelo Atlntico, cruza o Trpico de Cncer e segue do norte para o sul, de tal forma que, observando-se no mapa, a trajetria percorrida representada como uma reta. Esse percurso descrito no enunciado revela que o navio...

I Seguir passando por latitudes cada vez maiores at cruzar a linha equatorial. II Estar modificando constantemente a latitude, porm permanece na mesma longitude. III Estar se aproximando cada vez mais do meridiano de origem. IV Estar navegando pelas guas do hemisfrio austral.

V Estar se distanciando cada vez mais do crculo polar rtico. Esto corretas as afirmaes:

a) II e V, apenas. b) I, II e IV. c) I, III e V. d) II e III, apenas. e) III, IV e V.

(Fgv-economia)

No Afeganisto, a yelda a primeira noite do ms de jadi, a primeira noite do inverno, e a mais longa do ano. Como mandava a tradio, Hassan e eu ficvamos acordados at mais tarde, com os ps enfiados debaixo do kursi, enquanto Ali atirava cascas de ma no fogareiro e nos contava velhas histrias de sultes e de ladres para passar o tempo dessa noite que era a mais comprida de todas. Foi por meio de Ali que fiquei conhecendo a tradio de yelda, daqueles meses enfeitiados, que se precipitam para as chamas das velas, e dos lobos que sobem ao alto das montanhas em busca do sol. Ali jurava que quem comesse melancia na noite de yelda no sentiria sede durante o vero seguinte.

(Khaled Hosseini. O Caador de Pipas. 2005)

Considerando os fenmenos registrados no texto, bem como a localizao do Afeganisto, correto afirmar que

a) a data provvel para o jadi o dia 21 de junho, o solstcio de inverno no Hemisfrio Norte. b) a noite mais comprida no Hemisfrio Norte, que marca o equincio de outono, 23 de setembro. c) a esfericidade do planeta Terra permite uma maior insolao nas regies prximas ao Equador, portanto so inverossmeis as condies registradas nessa obra de fico. d) se as condies meteorolgicas permitirem, a noite mais longa no Afeganisto ser entre o dia 21 ou 22 de dezembro, pois depende do ano bissexto.

e) o solstcio de inverno no Afeganisto 21 de dezembro, quando o Trpico de Cncer recebe menor incidncia dos raios solares.

(Mack) No ltimo dia 07 de outubro, a Seleo Brasileira de Futebol fez um amistoso contra a Seleo do Kuwait, na Cidade do Kuwait, capital do pas. Sabe-se que o fuso horrio entre as cidades de Londres e a Cidade do Kuwait de 3 horas. Assinale a alternativa que indica a distncia aproximada, em graus, entre a cidade de Porto Velho (RO) e a Cidade do Kuwait (KW).

a) 45 b) 60 c) 75 d) 90 e) 105

(Ufsc) A latitude um dos fatores que influenciam os climas no Brasil, uma vez que o territrio brasileiro apresenta quase 40 de variao latitudinal. Sobre a atuao dos fatores climticos no Brasil e em Santa Catarina, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Em todos os estados das Regies Norte e Nordeste, a durao dos dias e das noites varia muito ao longo do ano, por isso o horrio de vero adotado. 02. A grande variao de latitude altera a obliqidade, isto , a inclinao dos raios solares que incidem sobre o territrio brasileiro. 04. Cuiab, capital do Mato Grosso, possui maior amplitude trmica em relao a Vitria (Esprito Santo). 08. Infere-se, a partir da anlise do mapa apresentado na questo anterior, que mais de 75% do territrio brasileiro localiza-se na zona temperada do sul. 16. Devido a sua posio latitudinal, Santa Catarina sofre forte influncia, principalmente no inverno, da massa equatorial continental. 32. Devido continentalidade, as capitais dos estados de Mato Grosso e Gois apresentam como tipo climtico o tropical semi-mido. 64. A proximidade do paralelo de 0 confere a toda a extenso dos estados do Nordeste o clima tropical mido.

Resposta: 02 + 04 + 32 = 38

VESTIBULAR 2006

(Ucpel) Observe atentamente o mapa a seguir e identifique os pontos A, B, C, D e E.

I. O ponto A est situado em uma faixa climtica bastante diferente daquela onde se localiza o ponto D. II. O ponto B localiza-se em uma faixa de alta latitude e altitude. III. Os pontos E e C esto situados praticamente a mesma distncia longitudinal de Greenwich. IV. O ponto E apresenta menor valor de latitude em relao ao ponto B. V. Os pontos A e D esto situados praticamente a mesma distncia latitudinal do Equador.

Esto corretas as afirmativas

a) III e IV. b) I, II, III e V. c) I e II. d) I, III e V.

e) I, III e IV.

(Ucpel) Com relao a figura

podemos afirmar que

1. o movimento de translao aquele que a terra realiza ao redor do sol, junto com os outros planetas, definido, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que tem forma elptica. 2. ela representa o movimento da terra em um perodo de 365 dias (um ano), definindo as estaes do ano. 3. os equincios so demarcados pelos dias 21 de maro e 23 de setembro. 4 . o solstcio um perodo em que as noites so iguais aos dias. 5. no vero do hemisfrio sul, possvel considerar que a incidncia dos raios do sol na superfcie da terra praticamente perpendicular.

Esto corretas:

a) 2, 3 e 5. b) 1, 2, 3, 4 e 5. c) 2, 3 e 4.

d) 1, 2 e 3. e) 2, 4 e 5.

(Ucpel) Estamos em Greenwich (Londres) e so exatamente 14 horas do dia 10 de outubro de 2005. Que horas so em

1. Um ponto localizado a 45 de longitude oeste? ____ 2. Um ponto localizado a 60 de longitude leste? ____ 3. Um ponto localizado a 75 de longitude oeste? ____

A seqncia correta

a) 1 (17 horas) 2 (12 horas) 3 (21 horas). b) 1 (11 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas). c) 1 (11 horas) 2 (6 horas) 3 (21 horas). d) 1 (17 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas). e) 1 (17 horas) 2 (6 horas) 3 (9 horas).

(Mack) Um jatinho particular levanta vo de uma cidade localizada a 15 oriental do Meridiano de Greenwich s 22h do dia 10 de janeiro, em direo cidade de So Paulo. Depois de nove horas do incio da viagem, o avio pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do territrio brasileiro estava participando do horrio de vero, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e hora em que o avio pousou em So Paulo (horrio local):

a) 3h do dia 11 de janeiro. b) 5h do dia 11 de janeiro. c) 3h do dia 10 de janeiro. d) 4h do dia 10 de janeiro.

e) 4h do dia 11 de janeiro.

(Ufsc) Com relao localizao do Brasil e de Santa Catarina, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).

Fonte: ATLAS DE SANTA CATARINA. Florianpolis: IGSC, Departamento Estadual de Geografia/IBGE, 1958.

01. O territrio brasileiro localiza-se totalmente em reas de baixas latitudes. 02. Santa Catarina encontra-se com 2/3 de suas terras na poro setentrional do trpico de Capricrnio. 04. Em relao ao meridiano de Greenwich, o territrio de Santa Catarina est totalmente inserido no hemisfrio oriental. 08. Na Amrica do Sul, o Brasil o nico pas que cortado pelos paralelos de 0 e 2327S. 16. Santa Catarina possui fronteira com um dos pases membros do Mercosul. 32. O Brasil possui fronteiras com todos os pases da Amrica Andina. 64. Devido sua localizao, Santa Catarina encontra-se no segundo fuso horrio brasileiro.

Resposta 16 + 64 (80)

(Fmtm) Esse sistema foi projetado para fornecer o posicionamento instantneo e a velocidade de um ponto na superfcie terrestre ou prximo dela, atravs das coordenadas geogrficas. O apoio tcnico ao sistema dado por uma constelao de 24 satlites distribudos por 6 rbitas em torno da Terra. Pode ser aplicado em vrios ramos de atividade, em que a localizao geogrfica uma informao necessria. Foi originalmente concebido para ser utilizado na navegao area, martima e terrestre. Tornou-se importante instrumento para a realizao de levantamentos topogrficos e geodsicos, demarcao de fronteiras, unidades de conservao e de terras indgenas e implantao de eixos rodovirios, alm do monitoramento de caminhes de carga, carros ou qualquer tipo de transporte.

O texto refere-se ao processo de localizao por

a) Aerofotogrametria. b) ENSO. c) Projeo de Mercator. d) Representao Cartogrfica Tridimensional. e) Sistema de Posicionamento Global GPS.

(Puccamp)

Os fusos horrios so fundamentais para se determinar as horas em vrios pontos do Planeta. Considerando que so 13 horas em Londres, os horrios em Hong Kong e Nova Iorque so, respectivamente, a) 5 horas e 18 horas. b) 7 horas e 19 horas. c) 20 horas e 7 horas. d) 21 horas e 8 horas. e) 23 horas e 10 horas.

(Puccamp) As diferenas de fuso horrio permitem que o capital financeiro circule ininterruptamente pelas Bolsas de Valores de Londres, Nova Iorque e Hong Kong. Essa ciranda financeira

I. energiza o sistema capitalista e facilitada pelo meio tecnocientfico disponvel em cidades mundiais. II. constitui uma das caractersticas marcantes do atual sistema capitalista monopolista. III. dificulta a acumulao de capital das grandes corporaes que so as mais vulnerveis s oscilaes do mercado. IV. possibilita ao Reino Unido, Estados Unidos e China tornarem-se imunes s crises cclicas do sistema capitalista.

Esto corretas SOMENTE as afirmaes

a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV

(Ufpr) Em relao s causas fsicas que explicam o estabelecimento das linhas imaginrias do Equador, trpicos de Cncer e de Capricrnio e crculos polares rtico e Antrtico, correto afirmar:

a) Os crculos Polar rtico e Polar Antrtico tm sua delimitao estabelecida pelos perodos de luz e sombra, que ocorrem devido conjuno do eixo de inclinao terrestre e do movimento de translao da Terra em torno do Sol. b) O estabelecimento dos trpicos de Cncer e de Capricrnio est relacionado ao movimento dirio do Sol em torno da Terra. c) O movimento de rotao interfere no estabelecimento das linhas imaginrias do Equador, Trpico de Cncer e Trpico de Capricrnio, bem como dos crculos polares. d) Todas essas linhas imaginrias que correspondem latitude e longitude tm o mesmo valor relativo em graus porque foram estabelecidas segundo o mesmo princpio fsico. e) Cada uma dessas linhas divide a Terra em duas partes iguais.

(Uel) Os primeiros relgios baseavam-se no aparente movimento do Sol na abboda celeste e no deslocamento da sombra projetada sobre a superfcie de um corpo iluminado pelo astro. Considere que: a Terra esfrica e seu perodo de rotao de 24 horas no sentido oeste-leste; o tempo gasto a cada 15 de rotao de 1 hora; o tringulo Braslia/Centro da Terra/Luzaka (Zmbia) forma, em seu vrtice central, um ngulo de 75.

A hora marcada em Luzaka, num relgio solar, quando o sol est a pino em Braslia : a) 5 horas. b) 9 horas. c) 12 horas. d) 17 horas. e) 21 horas.

(Uel) Considere que um avio supersnico sai da cidade de Tquio 1 h da manh de um domingo com direo cidade de Manaus AM. A durao do vo de nove horas e a diferena de fuso horrio de uma cidade a outra de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avio na cidade de Manaus.

a) 22 h do sbado. b) 23 h do sbado. c) 01 h do domingo. d) 10 h do domingo. e) 12 h do domingo.

(Urca) A inclinao do eixo de rotao da Terra de 6633 em relao ao plano da translao, denominado eclptica. Isso significa que o Equador terrestre est 2327 oblquo em relao ao plano da rbita da Terra. A chamada obliqidade da eclptica , pois, de 2327 .

Sobre o tema assinale a opo correta:

a) a responsvel pelas diferenas de durao da hora no paralelo central ao longo do ano, a partir do meridiano de Greenwich; por conseguinte, divide a Terra em dois hemisfrios, da haver distores de ondas nas zonas trmicas da Terra. b) a responsvel pelas diferenas de durao do dia e da noite no decorrer do ano, de acordo com a latitude; por conseguinte, contribui para a desigualdade de insolao e, conseqentemente, de luz e calor nas diferentes zonas trmicas da Terra e, sem ela, no haveria estaes do ano. c) trata-se do dia com sua parte clara mais longa e da noite mais curta do ano nessa parte da Terra. quando o sol est exatamente sobre o Trpico de Capricrnio. Como as estaes so opostas nos dois hemisfrios, nesse dia, no hemisfrio norte, ele ocorre com o nome de inverno boreal. d) uma associao de palavras que quer dizer noite iguais aos dias. quando o sol est exatamente sobre o Equador e, na maior parte dos lugares da Terra, o dia e a noite duram exatamente doze horas. e) a responsvel pelas diferenas entre o movimento de rotao e translao no decorrer do ano, de acordo com a temperatura; por conseguinte, contribui para a desigualdade econmica e, conseqentemente, socioeducacional nas diferentes regies da Terra.

(Faculdade Trevisan) Em sntese, o Brasil um pas inteiramente Ocidental, predominantemente do Hemisfrio Sul e da Zona Intertropical.

Considere as afirmaes:

I. O Brasil situa-se a oeste do meridiano de Greenwich. II. O Brasil cortado ao norte pela linha do Equador. III. Ao sul, cortado pelo Trpico de Cncer. IV. Ao sul cortado pelo trpico de Capricrnio, apresentando 92% do seu territrio na zona intertropical, entre os trpicos de Cncer e de Capricrnio. V. Os 8% restantes esto na zona temperada do sul.

a) Apenas I, II e IV so verdadeiras b) Apenas I e II so verdadeiras c) Apenas IV e V so verdadeiras d) Apenas I, II, IV e V so verdadeiras e) Apenas I, II, III e V so verdadeiras

(Ufpel)

Tendo por base a localizao geogrfica dos pontos assinalados no mapa e seus conhecimentos, correto afirmar que

a) os pontos C e E esto no Hemisfrio Sul, em zona subtropical; possuem a mesma longitude (40), mas esto em latitudes diferentes e fazem parte da rea de disperso dos ventos Alseos de sudeste. b) o ponto F est localizado em uma regio de ventos polares por causa da alta presso, tpica das zonas de baixa latitude, como no caso do Crculo Polar Antrtico. c) o ponto D mais setentrional do que o ponto E; ambos esto localizados no Hemisfrio Oriental, a leste de Greenwich, e possuem a mesma longitude (20), mas as latitude so diferentes. d) no ponto A, os raios solares nunca incidem perpendicularmente superfcie terrestre; apesar de o ponto A estar no mesmo hemisfrio do ponto B, tem sua hora adiantada em relao a este ponto. e) na latitude do ponto D, as temperaturas tendem a ser menores do que na latitude do ponto B, apesar de ambos estarem no hemisfrio meridional, em diferentes zonas climticas.

VESTIBULARES ANTERIORES

(Ufc) A linguagem cartogrfica essencial geografia. Neste mbito, considere as afirmaes adiante.

I. O mapa uma reproduo idntica da realidade.

II. So elementos que compem os mapas: escala, projeo cartogrfica, smbolo ou conveno e ttulo. III. A escala a relao entre a distncia ou comprimento no mapa e a distncia real correspondente rea mapeada.

Considerando as trs assertivas, pode-se afirmar corretamente que: a) apenas I verdadeira b) apenas II verdadeira. c) apenas III verdadeira. d) apenas I e III so verdadeiras. e) apenas II e III so verdadeiras.

(Fgv) Considere a histria em quadrinhos apresentada a seguir.

(Fonte: Laerte, "Folha de S. Paulo", 06 de fevereiro de 2002.)

A histria em quadrinhos faz referncia:

a) transio da agncia espacial americana NASA para empresa comercial voltada ao pblico civil. b) popularizao e democratizao do uso da internet e de programas de sensoriamento remoto no Brasil.

c) expanso do uso de imagens de satlite para investigao de fenmenos em vrias escalas. d) globalizao, que possibilitou maior integrao do espao mundial pela rpida evoluo das telecomunicaes. e) aos vultosos investimentos brasileiros em programas de sensoriamento remoto voltados para o controle do territrio nacional.

(Pucrs) Se duas cidades, A e B, estiverem sobre a Linha do Equador, nas longitudes 150 Oeste e 150 Leste, elas tero, em relao a outras duas cidades, C e D, localizadas nas mesmas longitudes, porm sobre o Crculo Polar rtico, a) a mesma distncia em metros, pois as latitudes so iguais. b) a distncia, em metros, maior, pois os meridianos convergem para os plos. c) a distncia, em graus, diferente, pois nos plos no h paralelos. d) a distncia, em metros, menor, pois a Terra achatada ao longo da linha do Equador. e) a distncia, em graus, diferente, pois as longitudes so as mesmas.

(Pucrs) Duas cidades, A e B, possuem uma diferena horria de uma hora, entre elas. Considerando que pela cidade A passa o Meridiano de Greenwich, correto supor que as cidades A e B so, respectivamente,

a) Los Angeles e Nova York. b) Londres e Paris. c) Roma e Istambul. d) Dakar e Nairobi. e) San Diego e Tegucigalpa.

(Uem) Sobre a representao cartogrfica da Terra, assinale a opo CORRETA:

a) Os paralelos so linhas traadas paralelamente ao Meridiano de Greenwich. b) A distncia em graus, que vai do Equador aos plos, chama-se longitude.

c) O Equador divide o globo em Hemisfrio Oriental e Ocidental. d) No Hemisfrio Meridional, encontram-se os paralelos: Trpico de Capricrnio e Crculo Polar Antrtico. e) A distncia em graus de um ponto da superfcie terrestre ao Meridiano de Greenwich varia de 0 a 90.

(Pucrs) Responder questo com base no grfico, que representa parte das coordenadas geogrficas.

O ponto antpoda de B

a) 3 de latitude Norte e 2 de longitude Oeste. b) 87 de latitude Sul e 2 de longitude Oeste. c) 3 de latitude Norte e 178 de longitude Oeste. d) 2 de latitude Sul e 177 de longitude Leste. e) 3 de latitude Sul e 4 de longitude Leste.

(Uel) Sobre diferentes convenes, leia as citaes a seguir e depois assinale a alternativa que indica, respectivamente, aquelas descritas nos textos I e II.

I. Com os avanos da urbanizao e da expanso do comrcio,

fez-se sentir com intensidade cada vez maior a necessidade de sincronizar o nmero crescente das atividades humanas, e de dispor de uma rede de referncias temporais cuja extenso regular pudesse servir de quadro de referncia. Construir essa rede e faz-la funcionar era uma das tarefas da autoridade central clerical ou leiga. Dela dependiam o pagamento regular e peridico dos impostos, dos juros e dos salrios, bem como a execuo de inmeros contratos e diversos compromissos; o mesmo acontecia com os numerosos feriados em que as pessoas repousavam de seu trabalho. II. [...] passamos de uma forma de determinao do tempo que era pontual, descontnua e situacional para uma trama temporal contnua, de malhas cada vez mais finas, que encerram e condicionam em sua universalidade toda a extenso das atividades humanas. A rede temporal social conhecida pelos membros das naes altamente industrializadas desse tipo. Hoje em dia, vai-se estendendo progressivamente pelo mundo inteiro, e fcil observar as dificuldades acarretadas por sua adoo em regies onde at hoje ainda se usavam formas mais primitivas de determinao do tempo. ELIAS, Norbert. Sobre o Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 46; 77.

a) Latitude e Longitude. b) Paralelos e Meridianos. c) Calendrio e Fuso horrio. d) Estaes do ano e Coordenadas geogrficas. e) Meridiano de origem e Linha de mudana de data.

(Pucrs) Se os relgios dos habitantes de uma cidade localizada a 26 Oeste de Greenwich estiverem marcando 13 horas, que hora solar ou verdadeira ser?

a) 13 horas. b) 13 horas e 16 minutos. c) 12 horas. d) 12 horas e 4 minutos. e) 12 horas e 44 minutos.

(Ufrs) Observe a figura a seguir.

No dia 10 de janeiro, s 8h, um navio cargueiro, em sua rota, cruza a Linha Internacional da Data no sentido Oeste (Gr). Aps ter cruzado a referida linha, que dia e hora local so registrados no navio?

a) 9 de janeiro, 7h. b) 9 de janeiro, 8h. c) 10 de janeiro, 9h. d) 10 de janeiro, 10h. e) 11 de janeiro, 8h.

(Ufc) Entre os elementos bsicos das representaes cartogrficas esto as coordenadas geogrficas. Sobre algumas de suas aplicaes na cartografia est correto afirmar que:

a) so smbolos utilizados exclusivamente na confeco de mapas e cartas climticas. b) so sinais aplicados na delimitao de cotas altimtricas e batimtricas do relevo. c) so referncias grficas que indicam reas de mesma temperatura no globo terrestre. d) servem para identificar zonas climticas diferentes e constituem um sistema de orientao. e) servem para relacionar a distncia real com a distncia grfica expressa nos mapas.

(Enem) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores esto articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horrios, como ocorre com as bolsas de Nova Iorque, Londres, Pequim e So Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, esto envolvidas com exportaes e importaes de mercadorias precisam conhecer os fusos horrios para fazer o melhor uso dessas informaes.

Considerando que as bolsas de valores comeam a funcionar s 09:00 horas da manh e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horrios em que ele deve consultar as bolsas e a seqncia em que as informaes so obtidas esto corretos na alternativa:

a) Pequim (20:00 horas), Nova Iorque (07:00 horas) e Londres (12:00 horas). b) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas). c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova Iorque (07:00 horas). d) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas). e) Nova Iorque (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).

(Ufes) Por volta das 9 horas do dia 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu atnito aos ataques terroristas s torres gmeas do "World Trade Center", na cidade de Nova lorque, localizada a 74 de longitude oeste de Greenwich. Tem-se apontado como o autor intelectual dos ataques, o saudita Osama Bin Laden, que se encontra escondido no Afeganisto. A diferena horria entre a cidade de Cabul, no Afeganisto, e a cidade de Nova lorque, nos EUA, de +9h30min.

Com base nas informaes acima, a longitude da capital afeg

a) 14230' longitude oeste de Greenwich. b) 13500' longitude oeste de Nova lorque. c) 21630' longitude leste de Nova lorque. d) 8330' longitude leste de Greenwich. e) 6830' longitude leste de Greenwich.

(Pucrs) Um viajante saiu da Austrlia para o Brasil atravessando a LID (Linha Internacional da Data - 180). No meridiano 175 Leste, o seu relgio estava marcando 13 horas do dia 21 de setembro. Quando chegar a um lugar a 178 Oeste, legalmente, que horas e dia sero para esse viajante?

a) 13 horas do dia 20 de setembro. b) 13 horas do dia 21 de setembro. c) 11 horas do dia 20 de setembro. d) 12 horas do dia 21 de setembro. e) 12 horas do dia 20 de setembro.

(Obs: A questo tem problema em sua formulao, pois no considera o tempo de deslocamento do navio de um ponto a outro)

(Ufpe) Analise as proposies a seguir:

I) os paralelos so importantes porque permitem avaliar a latitude que a distncia em graus a partir Equador; II) os paralelos tm dimetros iguais e, logicamente, comprimentos ou permetros tambm iguais; III) os meridianos so crculos perpendiculares aos paralelos e passam pelos plos onde eles se cruzam;

IV) a longitude inicial de 0 e a mxima de 180, podendo ser norte ou sul; V) as coordenadas geogrficas so valores que determinam a localizao de um lugar na superfcie do globo.

Esto corretas: a) I, IV e V; b) II, III e IV; c) I, III e V; d) II, III e V; e) II e IV.

You might also like