You are on page 1of 36

MISSES JESUTICAS

Antes da Era dos Descobrimentos, o con$nente americano era ocupado por diferentes culturas e civilizaes na$vas. Os assentamentos pr-histricos remontam a dataes que a=ngem 12 mil anos antes do presente; A Amrica era povoada por sociedades de nvel tribal, as estruturadas j em estados rurais-artesanais e mesmo os grandes imprios teocr=cos Inca, Maia e Asteca; Pelo Tratado de Tordesilhas rmado em 1494, foram estabelecidos limites para as possesses decorrentes das descobertas das naes ibricas, inseridas no contexto da expanso do capitalismo mercan$l. A ocupao colonial do con=nente americano deu-se a par=r e ao longo do litoral Atln=co pelos portugueses, e a par=r do Caribe, de noroeste para o sudoeste, ao longo da costa pacca, pelos espanhis; Com a chegada dos conquistadores, iniciou-se o processo de transformao e ex$no de povos, civilizaes e culturas estabelecidas tradicionalmente em todo o con=nente.

MISSES JESUTICAS
No que se refere ao campo dos ordenamentos urbanos, as teorias das cidades ideais do Renascimento, geomtricas e vitruvianas, foram adaptadas por espanhis e portugueses para serem implantadas nas novas terras conquistadas a par=r das grandes navegaes; Apesar de ambos os imprios terem diretrizes gerais de urbanizao baseadas em premissas semelhantes, na pr=ca, as pol=cas aplicadas na Amrica foram diferenciadas em razo dos contextos culturais encontrados nas duas frentes de ocupao e conquista; O territrio portugus era povoado por inmeros assentamentos de grupos na=vos autnomos, espalhados no territrio, principalmente os Tupi-guaranis, habitantes da costa atln=ca; Em sua primeira fase de ocupao, os princpios do planejamento luso ps- renascen=sta no foram aplicados da mesma maneira que nas demais colnias orientais portuguesas; Os inves=mentos da Coroa foram orientados principalmente s Cidades Reais, mas foi o programa de construo de vilas, estruturado a par=r do sculo 17, que consolidou a u=lizao de traados regulares.

MISSES JESUTICAS
Este programa de urbanizao e ocupao planejada do territrio proposto no sculo XVIII, iniciado com a fundao da Colnia do Sacramento na margem oriental (esquerda) do rio da Prata, apoiou a expanso das fronteiras brasileiras para o nordeste, norte, centro, oeste e sul.

MISSES JESUTICAS
A EXPERINCIA JESUTICA
Os jesutas desenvolveram sua ao missionria na Amrica, com diferentes grupos na=vos e em diferentes regies, desde o norte do Mxico at o sul do Chile; A regio sul do Con=nente comeou a ser explorada a par=r de 1516, aps a descoberta da foz do Rio da Prata, por Juan Daz de Sols, quando procurava chegar ao Pacco; A Provncia Jesu$ca do Brasil foi fundada em 1553. J em 1549 desembarcavam, no Brasil Colnia, os primeiros Jesutas: o Pe. Manoel da Nbrega e mais 4 companheiros; Em 1553 chegou ao Brasil o Pe. Jos de Anchieta, o santo da terra brasileira, colonizador, bandeirante, educador, poeta, missionrio; Foram fundados colgios, escolas, igrejas, capelas - onde os na=vos e descendentes de portugueses recebiam instruo e formao. Em 200 anos de desenvolvimento pacco, a Companhia de Jesus tornou-se a maior educadora e missionria do Brasil.

MISSES JESUTICAS
ASSENTAMENTOS JESUTICOS
O programa constru=vo que norteava a edicao das igrejas jesu=cas no litoral brasileiro no especicava o par$do arquitetnico a ser adotado, nem as tcnicas a serem u=lizadas; Nesta medida, o par=do no se aprofundava quanto s especicidades de cada =po de relevo ou de solo dos locais escolhidos para a construo; Cada caso era nico e as especicidades locais no poderiam ser ignoradas;

Os assentamentos jesu=cos do litoral eram implantados em locais estrategicamente escolhidos, sempre que possvel sobre elevaes que lhes permi=ssem uma boa observao defensiva e lhes atribusse posio de destaque e poder; Os assentamentos deveriam estar bastante prximos de grupamentos indgenas a ser catequizados e prximos foz de rios, o que facilitava os deslocamentos.

MISSES JESUTICAS
ASSENTAMENTOS JESUTICOS
O espao adequado para a construo das casas jesu$cas , portanto, a primeira e a principal das escolhas que os religiosos tm que fazer para a implantao de seu projeto de catequese; uma escolha estratgica, uma vez que o espao construdo por relaes sociais e, ao mesmo tempo, construtor de relaes sociais, sendo nele que se travam essas relaes; A par=r dessa perspec=va, as aldeias jesu$cas podem ser consideradas territrios bem delimitados, com regras de implantao determinadas, que pressupem a existncia inicialmente de uma casa, posteriormente da igreja e sua praa e, em sequncia, da residncia; Simultnea a essa implantao do campo do sagrado, existe a ocupao profana, as casas unifamiliares, construdas ao redor da edicao religiosa, des=nadas aos indgenas deslocados para o aldeamento jesu=co pelos descimentos realizados pelos religiosos.

MISSES JESUTICAS
ASSENTAMENTOS JESUTICOS
A parquia ou templo e a casa dos padres missionrios, ocuparia o meio de uma praa que seria o centro, donde par=riam as ruas paralelas, igualmente distantes de um lado e outro; A chamada reduo formada basicamente por duas reas: De um lado, geralmente a sul, um conjunto formado pela igreja, tendo de um lado o cemitrio, do outro, a casa dos padres, ao redor do claustro e um segundo p=o, com ocinas e depsitos; Defronte a este conjunto, a praa principal, estruturada como elemento ordenador da povoao. Ao seu redor, nos outros trs lados, localizavam-se as casas dos ndios; A igreja era sempre o prdio mais importante. A praa o centro da reduo. Ali eram feitos as procisses, os desles militares, as encenaes religiosas e os jogos de bola ou o tejo. Em frente s igrejas, eram feitas as representaes teatrais, os autos sacros. Uma rua principal de acesso chegava na praa defronte igreja; Junto igreja estavam a residncia dos padres, o colgio, as ocinas, o cemitrio e o co=gua, onde viviam as vivas e os rfos. Ao redor da praa, cavam as casas dos caciques. Atrs da igreja, havia a quinta dos padres, onde estavam a horta, o pomar e o jardim.

MISSES JESUTICAS
O MODELO JESUTICO DE OCUPAO
As misses jesu=cas apresentam trs momentos dis=ntos de ocupao do
espao:

O primeiro momento de ocupao do espao observvel a par=r da presena


da casa comunal de ml$plos usos, caracterizada por construes provisrias, choas de madeira, palha, esteiras e barro, u=lizado nas taipas de mo, caracters=cas dos perodos iniciais de implantao;

Esse momento o que testemunha os primrdios da chegada dos jesutas na Amrica portuguesa e o incio da colonizao brasileira. Caracteriza-se pela chegada dos religiosos e a consequente apropriao do espao para seus obje$vos, at a consolidao da sua territorialidade, por meio de vrias pr=cas de controle, entre elas, a mais visvel e concreta, a construo da moradia provisria de ml$plos usos pelos padres. este momento equivale ao incio da primeira vaga de missionao, a de 'estabelecimento', que vai de 1580 at meados do sculo XVII. neste momento que se efe=va o estabelecimento dos assentamentos jesu=cos litorneos e se dene o projeto de colonizao a ser adotado pela Coroa portuguesa para suas terras.

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS
O MODELO JESUTICO DE OCUPAO
O segundo momento de ocupao do espao denido em funo do abandono da casa comunal de ml$plos usos e da presena da igreja, sacris$a e cerca, refere-se u=lizao de estruturas independentes de madeira, com paredes de adobe, =jolos cermicos ou pedra, assentados com barro, com coberturas de telhas. A par=r da existncia dessas edicaes, o religioso passa a residir na sacris=a, contendo dois ou trs cmodos; A rea circunscrita pela cerca, neste momento, u=lizada como rea de plan$o de subsistncia e tambm considerada como demarcadora do 'mundo' jesu$co, permetro onde futuramente seriam construdas as trs alas que, somadas ao corpo da igreja, formam o claustro; neste segundo momento que ca patente a inteno de ampliao do complexo arquitetnico, comprovada a par=r da existncia das portas estruturais existentes no coro, que, emparedadas ou transformadas em janelas, aguardam para, no futuro, servirem de acesso ampliao do complexo (torre e/ou residncia); Este momento, portanto, reete a existncia de um projeto jesu$co e tambm a ampliao do papel da Ordem no projeto de colonizao.

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS
O MODELO JESUTICO DE OCUPAO
O terceiro momento de ocupao do espao o maior, estendendo-se at a expulso dos jesutas do Brasil, em 1759, as construes tm estruturas portantes em pedra, e vericam-se alguns elementos arquitetnicos constru=vos mais complexos, como arcos em pedra e abbadas de ladrilhos ou madeira. Nesta fase foi descoberta a cal na regio; marcado, principalmente, pela presena das alas da residncia e pela transformao da espacialidade do interior da igreja; Caracteriza-se pela construo da residncia propriamente dita, que, por sua vez, materializa deni=vamente o 'mundo' jesu=co e toda a estrutura pol=co- econmica que deu suporte presena da Ordem no Brasil; Sua caracters=ca a presena do processo de fechamento da quadra a par$r do limite estabelecido previamente pela cerca, isto , da edicao de cada uma das trs alas, que, somadas ao corpo da igreja, formam o claustro.

MISSES JESUTICAS
O MODELO JESUTICO DE OCUPAO
Essa longa etapa faz com que e presena dos jesutas seja no s deni=va como efe=va, ocorrendo o aumento do nmero de religiosos e, consequentemente, da estrutura econmica que viabiliza a sustentabilidade do projeto de catequese; Existe, a par=r de cada aldeia, uma complexa estrutura econmico- administra$va regional para ser man=da, com fazendas, plantaes e rebanhos; A par=r do terceiro momento, a morfologia arquitetnica dos assentamentos litorneos no mais varia; A quadra se estabelece na sua plenitude, como nas igrejas de Nossa Senhora da Assuno e dos Reis Magos, que so caracters=cas desse terceiro momento

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS
O MODELO JESUTICO DE OCUPAO
A =pologia urbana missioneira se organizava a par=r de um traado virio estruturado por duas ruas principais que se encontravam no centro da praa, formando uma cruz e por dois conjuntos bsicos, dispostos no entorno da grande praa central; O primeiro, um conjunto de edicaes dominado pela Igreja que geralmente ocupava o ponto mais alto do s=o urbano; O segundo, se desenvolvia a par=r das trs outras faces da mesma praa, em blocos de edicaes regulares, com uma mesma =pologia arquitetnica;

Era estruturado a par=r da praa e das vias principais, ao redor das quais se organizam, em lugar de quarteires, grandes pavilhes avarandados, ortogonalmente distribudos, com as habitaes cole=vas u=lizadas pelos ndios. Era integrado por blocos de edicaes de carter aberto, rodeadas de galerias, avarandados ou por=cados, cujos vos conectavam os cmodos diretamente ao espao pblico e permi=am que se circulasse por toda a povoao ao abrigo do sol e da chuva.

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS

Plano de So Joo Batista

MISSES JESUTICAS

Plano de Candelria

MISSES JESUTICAS

Plano de So Miguel do Arcanjo - RS

MISSES JESUTICAS
O MODELO JESUTICO DE OCUPAO
Foram u=lizados nas misses os sistemas tradicionais de construo europeus adaptados s possibilidades tcnicas e materiais existentes na regio, que foram a base para as construes missioneiras, em suas diferentes etapas; A argila vermelha local, rica em minrio de ferro era u=lizada nas olarias missioneiras para a execuo de =jolos, pisos cermicos e telhas; A taba$nga, um barro esbranquiado encontrado junto aos crregos, era u=lizado como =nta para branquear as construes;. A pedra itacur, conhecida como pedra cupim, era u=lizada para fundaes e para extrao do ferro com que se fabricavam equipamentos, sinos e ferragens; O cedro (era a principal madeira u=lizada nas construes e esculturas. Tambm o couro era u=lizado em correarias e no mobilirio.

MISSES JESUTICAS
AS IGREJAS
A igreja, a edicao que caracteriza o presente momento, absolutamente monumental para os padres da arquitetura indgena existentes; Ela o marco lsico mais eloquente do projeto de catequese e colonizao. Sua existncia vem cristalizar na paisagem a presena do outro, do estrangeiro, do diferente e superior; a marca do momento em que a a=vidade de catequese alcana um nvel de organizao que favorece a vinda de mais religiosos ao Brasil; Depois da fase inicial, caracterizada por construes simples, de u=lizao transitria, podemos descrever dois sistemas constru=vos principais u=lizados nas igrejas missioneiras: O das estruturas independentes de madeira, e o das paredes portantes, em pedra.

MISSES JESUTICAS
AS IGREJAS
No primeiro caso, o processo constru=vo consiste em montar uma estrutura de madeira, composta por quatro carreiras paralelas de pilares alinhados entre si, que sustentam caibros laterais e tesouras de linhas altas, centrais; As paredes externas de pedra ou adobe, os envolvem, possuindo o dobro de sua espessura. Posteriormente estas paredes so rebocadas e pintadas com ornamentos em profuso; Internamente, conformam um salo retangular dividido em trs naves pelas linhas de pilares de madeira, com trs portas frontais e, no mnimo duas laterais, uma para o cemitrio e a outra para o claustro; A cobertura, em duas guas, avana sobre o alinhamento da fachada, formando um alpendre frontal apoiado em trs arcos que correspondem aos acessos igreja.

MISSES JESUTICAS
AS IGREJAS

MISSES JESUTICAS
AS IGREJAS
No segundo caso, a edicao se apia em paredes de pedra, geralmente com espessura maior que as estruturadas em madeira, executadas com pedras de nas duas faces, e preenchidas internamente com pedras irregulares e barro; As naves laterais so separadas da central por conjuntos de colunas ou por macios que sustentam arcos de pedra ou =jolos; O forro da nave central pode possuir abbada de bero de madeira e o das laterais com abbadas de aresta de madeira ou =jolos; Sobre a capela mor, localizava-se uma abbada estruturada sobre um tambor de madeira, com coberturas planas. A maior parte das igrejas missioneiras possua apenas uma torre, que se localizava do lado oposto ao ba=strio.

MISSES JESUTICAS
IGREJA NOSSA SENHORA DA ASSUNO
Seu projeto teve de se adaptar s severas limitaes impostas pelo terreno e lanou mo da tcnica de muros de arrimo para alcanar os resultados esperados pelo programa constru=vo, demonstrando a rme inteno de se instalar naquele local; Localiza-se na sede do municpio de Anchieta, litoral sul do estado do Esprito Santo. Originalmente, no sculo XVI, esta localidade chamava-se Aldeia de Reri=ba. A igreja foi construda pelo Padre Anchieta numa elevao, na foz do rio Benevente, estando, portanto, muito prxima do mar; A data da fundao da Aldeia de Reri=ba se deu durante o perodo compreendido entre 1565 e 1588. A fundao de uma aldeia pelos jesutas no se dava a par$r da existncia da igreja. Era a par=r da fundao da aldeia que os religiosos passavam a desenvolver a=vidades de catequese e somente a par=r da conquista da conana dos indgenas que se iniciava a construo da igreja; No que se refere data, ou perodo da construo da igreja de Nossa Senhora da Assuno, possvel armar que ocorreu entre 1587 e 1600.

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS
SO LOURENO DOS NDIOS
Localiza-se em Niteri, no bairro de So Loureno, onde originalmente exis$u a aldeia de So Loureno dos ndios. A cidade de Niteri a sede do municpio homnimo e vizinho cidade do Rio de Janeiro; A aldeia de So Loureno considerada como a que deu origem atual Niteri. Foi construda no ano de 1553, no morro de mesmo nome, bastante prximo da baa de Guanabara; Em carta datada de 21 de maio de 1570, j se fazia meno a uma igreja construda no local. Ao que tudo indica, essa igreja era provisria, pois existe a meno da inauguraro de uma nova igreja, em 10 de agosto de 1583;

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS
REIS MAGOS Localiza-se na cidade de Nova Almeida, no municpio de Serra, na foz do rio Reis Magos, litoral norte do estado do Esprito Santo; No sculo XVI, o local do seu assentamento chamava-se Aldeia dos Reis Magos. Entretanto, essa aldeia foi fundada em Aldeia Velha e transferida, em 1580, para o local atual; Foi construda no perodo compreendido entre 1580 e 1615

MISSES JESUTICAS

MISSES JESUTICAS
SO MIGUEL ARCANJO

MISSES JESUTICAS
SO MIGUEL ARCANJO

MISSES JESUTICAS
SO MIGUEL ARCANJO

You might also like