You are on page 1of 7

www.fisicaTOTAL.

com @fisica_total

Fala, FERA! So quase 8 milhes de inscritos no ENEM


2013, ui! No d para ficar estudando para essa prova sem conhecer, realmente, o que ela quer de voc. exatamente pensando nisso que o projeto Fsica Total lana um vlog para postar as PLULAS de FSICA para o ENEM. Em cada uma teremos um tema especfico, relacionando-o com uma das habilidades da matriz ENEM. Vamos juntos, buscar SUA vaga! Bons estudos #LQVP ESSA AULA EST NO YOUTUBE COM O NOME: Fsica ENEM Plula 01 Habilidade 01

o que tm em comum, a forma como os alimentos so aquecidos no


forno de micro-ondas, a forma como os celulares se comunicam uns com os outros e a percepo da fala pelo ouvido humano? Pense um pouco antes de continuar a leitura.

/fisicaTOTAL

/fisicaTOTAL

www.fisicaTOTAL.com @fisica_total

Um dos contedos que tem tido mais destaque nas recentes provas do ENEM : fenmenos ondulatrios. Em todas as provas, de 2009 at o ano passado, pelo menos um item abordou um (ou mais de um) fenmeno ondulatrio. Merece bastante ateno esse tpico, normalmente, estudado no 2 do ensino mdio. Entre os vrios fenmenos, podemos destacar, a ressonncia. Dizemos que dois sistemas esto em ressonncia quando trocam energia por oscilarem com mesma frequncia. - Se eu falo e voc me escuta, seu tmpano est em ressonncia (tem mesma frequncia) com minhas pregas vocais; - Quando voc recebe uma ligao pelo celular, ou escuta sua estao de rdio favorita, ou ainda, assiste ao seu programa predileto pela TV, os eltrons da antena do aparelho que voc est utilizando (celular, rdio, televisor) esto em ressonncia com os eltrons da antena transmissora do sinal (que emite ondas eletromagnticas) percebido por seu aparelho); - Quando voc prepara aquela deliciosa microondas, as molculas de gua no milho alimento colocado no microondas) esto em ondas (da o nome do aparelho) emitidas pelo pipoca utilizando o aparelho de (assim como de qualquer outro ressonncia com as microaparelho;

- Quando um som apresenta a FREQUNCIA NATURAL de um objeto, as partculas que compem o objeto esto com mesma frequncia que o som produzido. Isso pode acontecer em vrias situaes (voc, se j esteve perto de um trio eltrico, deve ter recebido "um soco no estmago" quando alguns instrumentos de percusso foram tocados. Lembra-se disso?); ao absorver a energia, as molculas do objeto aumentam a amplitude de suas vibraes, o que pode provocar seu colapso. Talvez voc j tenha visto algum programa de TV onde convidados tentam quebrar taas usando o som de suas vozes. bem provvel que voc, pensando um pouco, liste outras situaes onde a ressonncia aparece. Pense um pouco sobre isso. Sempre que uma questo apresentar o fenmeno da ressonncia voc de, automaticamente, lembrar frequncias iguais, ok?

/fisicaTOTAL

/fisicaTOTAL

www.fisicaTOTAL.com @fisica_total

3
COMPETNCIA 01: Compreender as cincias naturais e as tecnologias a elas associadas como construes humanas, percebendo seus papis nos processos de produo e no desenvolvimento econmico e social da humanidade.

Habilidade 01 Reconhecer caractersticas ou propriedades de fenmenos ondulatrios ou oscilatrios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos;

01. (C01 H01) A genciana que cresce no Cabo da Boa Esperana, na frica do Sul, produz plen comestvel. Os estames oferecem este plen amarelo no interior de tubos ocos que a maioria dos insetos no consegue alcanar. Um certo tipo de abelha, no entanto, ganhou o nome de ordenhadeira porque, ao fazer suas asas vibrarem mais lentamente que o normal, provocam a emisso do plen em jatos atravs de um orifcio no topo dos tubos. O mesmo efeito se obtm usando um diapaso que vibre com frequncia idntica a das asas da abelha. O fenmeno fsico relacionado com o fato descrito : a) efeito Doppler c) reverberao b) ressonncia d) refrao

e) batimento

/fisicaTOTAL

/fisicaTOTAL

www.fisicaTOTAL.com @fisica_total

02. (C01 H01) Em dias de clssicos futebolsticos que promovem grandes concentraes de populares, teme-se pela segurana do Estdio do Morumbi, em So Paulo, sobretudo nos momentos de gol. A alegria e o entusiasmo dos torcedores, geralmente manifestado por meio de pulos e batidas no cho, faz com que tida a estrutura do estdio vibre. Se essa vibrao for mantida por muito tempo, pode levar partes da construo ou mesmo toda ela a desabar, ocasionando uma 4 catstrofe. O fenmeno que melhor explica esse fato :

a) difrao c) refrao

b) interferncia d) ressonncia

e) polarizao

03. (C01 H01) O som de determinada frequncia, emitido por uma trombeta, capaz de quebrar uma taa de vidro (veja a figura). A taa, antes de quebrar, oscila na mesma frequncia do som emitido pelo instrumento musical. O fenmeno fsico relacionado a esse evento conhecido por:

a) interferncia. c) difrao.

b) ressonncia. d) refrao.

e) reflexo

/fisicaTOTAL

/fisicaTOTAL

www.fisicaTOTAL.com @fisica_total

04. (C01 H01)

Todo corpo capaz de vibrar ou oscilar tem frequncia natural de oscilao, quer seja ele uma lmina de ao, um copo de vidro, um automvel, quer seja uma ponte. Se uma fonte oscilante tiver a mesma frequncia que a frequncia natural de um corpo, este pode atingir o colapso. Foi o que aconteceu com a ponte de Tacoma em 1940 nos Estados Unidos, levando-a quebrar-se, conforme ilustrado ao lado.
(Gaspar, A. Experincias de Cincias para o Ensino Fundamental, editora tica, So Paulo, 2005)

Sobre este fenmeno, correto afirmar: a) No h relao alguma entre as frequncias da fonte oscilante e a frequncia natural do corpo, que possa ocasionar o colapso. b) devido superposio de ondas que a frequncia da fonte oscilante pode atingir a freqncia natural do corpo, e este entrar em colapso. c) devido interferncia das ondas que a frequncia da fonte oscilante pode atingir a frequncia natural do corpo, e este entrar em colapso. d) Quando a fonte oscilante tem frequncia igual frequncia natural do corpo, este entra em ressonncia. e) O colapso acontece devido ao efeito Doppler.

/fisicaTOTAL

/fisicaTOTAL

www.fisicaTOTAL.com @fisica_total

05. (C01 H01) Observe as imagens a seguir: Na primeira esto os principais instrumentos de corda de uma orquestra. Em seguida, imagem de um modelo de guitarra com captao eltrica:

Como possvel perceber, diferente dos instrumentos acsticos da primeira figura, o corpo da guitarra no arredondado. Isso acontece, pois o corpo de instrumentos acsticos faz a amplificao dos sons produzidos neles. O formato arredondado visa: a) melhorar a esttica, deixando o instrumento ainda mais bonito. b) permitir que o corpo do instrumento entre em ressonncia com um nmero maior de frequncias. c) compensar o formato longilneo da corda e, com isso, possibilitar a amplificao dos sons produzidos nela. d) possibilitar um melhor apoio por parte do msico, facilitando o manuseio do instrumento. e) diferenciar os instrumentos acsticos (arredondados) dos eltricos (no arredondados) numa apresentao musical.

Na prxima pgina esto os gabaritos S leia a ltima pgina aps ter tentado fazer as questes, ok?

/fisicaTOTAL

/fisicaTOTAL

www.fisicaTOTAL.com @fisica_total

E a, o que achou dessa nova proposta de estudo, as PLULAS?


Sua opinio muito importante para o projeto FSICA TOTAL. Deixe um comentrio, envie-nos uma mail. Ser um prazer esclarecer quaisquer eventuais dvidas.

GABARITOS
seu gabarito gabarito oficial Seu desempenho

Questo 01: Questo 02: Questo 03: Questo 04: Questo 05:

B D

B D
D B

/fisicaTOTAL

/fisicaTOTAL

You might also like