You are on page 1of 3

NOVAS REGRAS DO AVISO PRVIO

Dr. Jos Irineu de Oliveira advogado OAB/ES 4142

A Constituio brasileira foi promulgada em 05 de Outubro de 1988, e grande parte de seus artigos, dependiam de regulamentao atravs de leis ordinrias. Com o passar dos anos, muitos artigos foram regulamentados, outros certamente jamais sero, vrios deles aguardam tramitao no Congresso a anos, que no so votados, na sua maioria, por falta de vontade poltica. O pior que muitos so de cunho social. Com 23 (vinte e trs) anos de atraso, no dia 11 de Novembro de 2011 (D.O.U. 13/11/2011), foi aprovada e publicada a lei 12.506, regulamentando a to necessria regra do aviso prvio, j que o ordenamento jurdico brasileiro admite a dispensa imotivada desde 1967, quando foi criado o FGTS (Lei n 5.107, de 13 de setembro de 1966). A lei no seu artigo 1, assim estabelece:
Art. 1 O aviso prvio, de que trata o Captulo VI do Ttulo IV da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto n 5452, de 1 de maio de 1943, ser concedido na proporo 30 (trinta) dias aos empregados que contem at 1 (um) ano de servio na mesma empresa. Pargrafo nico. O aviso prvio previsto neste artigo sero acrescidos de 3 (trs) dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de 90 (noventa) dias.

A regulamentao foi importante, mas muito ainda ter que ser feito, at que se garanta efetividade lei. Questionamentos so feitos por doutrinadores, pela sociedade em geral, que somente a jurisprudncia dar reposta definitiva, mas impossvel no momento, prever o tempo que ser necessrio para se pacificar a matria, talvez anos. O certo que tais dvidas, j incomodam contadores, sindicalistas, empresrios, trabalhadores e sem acanhamento, bom dizer que tambm a auditores fiscais, juzes, membros do ministrio pblico do trabalho e advogados. A maior das dvidas se o aviso tambm aplicado, a favor dos empregadores, no caso de pedido de demisso? Indaga-se tambm se existe indenizao na demisso nos meses que antecedem a data base ou se somente nos trinta dias imediatamente anteriores? Se a nova regra se aplica aos trabalhadores rurais e domsticos? A lei 12506/2011 s pode ser interpretada luz da Constituio Federal, no apenas por ser esta a Lei mxima, mas tambm porque sua promulgao foi para regulamentar o artigo 7 inciso XXI. Diz o texto da Carta Magna:

Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: ... ... XXI aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei;

V-se que a Constituio clara, trata exclusivamente de direito dos trabalhadores, consequentemente exclui-se qualquer possibilidade de aviso prvio a favor dos empregadores superior a 30 (trinta) dias, seja trabalhado ou indenizado. Tambm o legislador ordinrio deixou claro em seu texto, que o aviso proporcional se aplica exclusivamente aos empregados, de tal forma que o empregado que desejar demitir-se ter que cumprir aviso prvio de 30 (trinta) dias, ou ento indeniz-lo atravs de desconto nas verbas devidas. Logicamente que o empregado nunca desembolsa para quit-lo, se o valor do aviso indenizado for superior s verbas devidas a ttulo de resciso, esta ser negativa. Apesar de tardia a lei 12506/2011, ameniza a injustia provocada pela legislao brasileira, que infelizmente ainda trata os trabalhadores como peas descartveis, j que o contrato de trabalho o nico por prazo indeterminado, que pode ser rescindido sem justificativa. O pior que tudo isto ocorre, mesmo depois de a dispensa imotivada ter sido praticamente banida no mundo nos ltimos 30 anos. Nosso pas ainda um dos poucos, que ainda adota esta prtica, mesmo sendo signatrio da Conveno 158 da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), aprovada na 68 reunio na cidade de Genebra na Sua em 1982, em vigor desde 23/11/1985. O artigo quarto desta Norma internacional impe que o trmino da relao de trabalho s se dar, se existir para isto uma causa justificada relacionada com a capacidade ou comportamento do trabalhador ou baseada nas necessidades de funcionamento da empresa, estabelecimento ou servio. Diante dos fatos, concluo que com o novo aviso prvio, a partir de 11/10/2011 (publicado em 13/10/2011) a regra a se aplicar : - Pedido de dispensa - aviso prvio sempre de 30 (trinta) dias; - Demisso imotivada (sem justa causa) - 30 (trinta) dias para os empregados com at 1 (um) ano de emprego e mais 3 (trs) dias por ano trabalhado at o limite mximo de 90 (noventa) dias; - Resciso indireta a regra a mesma da dispensa imotivada; - Dispensa imotivada na vigncia do aviso prvio - de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias, ser devida a multa de um salrio base nos termos de lei 6708/79 conhecida atualmente como trintdio;

- A baixa da CTPS quando o aviso for indenizado continua levando em considerao a projeo do aviso prvio, ou seja, no dia em que encerraria; - Durante todo o aviso na dispensa imotivada o trabalhador ter direito a trabalhar 2 (duas) horas a menos, ou por opo do empregado 23 (vinte e trs) dias, no caso de aviso de 30 dias, 46 (quarenta e seis) no de 60 (sessenta) ou ainda 69 (sessenta e nove) no de 90 (noventa) dias. Nos demais casos dever se aplicar a proporcionalidade: - As empresas devero recolher o INSS do aviso prvio indenizado em virtude da projeo do contrato de trabalho; - Havendo reajuste de salrio no cumprimento do aviso prvio, o mesmo dever ser reajustado, inclusive com pagamento de resciso complementar, at mesmo quando for indenizada; - Se existir Convenes ou Acordos Coletivos prevendo aviso prvio proporcional, a empresa poder compens-lo, mas est obrigada a cumprir integralmente os instrumentos coletivos quando forem mais benficos aos empregados, quando a favor do empregador aplica-se a lei; - O aviso prvio proporcional aplica-se tambm aos empregados rurais e aos domsticos (artigo 7, inciso XXI da Constituio Federal).

You might also like