You are on page 1of 3

Os diets no escaparam

Os refrigerantes diet no tm acar, mas alguns tm benzeno, substncia que pode causar cncer.
s malefcios sade causados pelos refrigerantes so bastante difundidos. Nossos testes anteriores mostraram a quantidade de acar presente nessas bebidas, desaconselhando o consumo pelas crianas. A surpresa foi encontrar benzeno, uma substncia potencialmente cancergena, em sete dos 24 refrigerantes que testamos agora. Descobrimos tambm dois corantes imprprios para as crianas: o amarelo crepsculo, proibido em pases europeus por causar hiperatividade, e o amarelo tartrazina, que pode causar alergias. Por isso, estamos retomando nossa campanha por uma alimentao mais saudvel para as crianas.

refrigerantes

Grapette tradicional traz edulcorante

Os rtulos dos refrigerantes estampam todas os dados exigidos pela legislao, como a

tabela nutricional e algumas informaes no exigidas por lei, como o nmero do atendimento ao cliente (SAC). De todo modo, a PRO TESTE ainda gostaria de ver nesses produtos a validade aps abertura e o modo de conservao das bebidas. Em relao higiene, no encontramos microrganismos nos refrigerantes, nem qualquer problema que pudesse compromet-los. Mas, na busca por edulcorantes, encontramos na Grapette tradicional sacarina sdica e ciclamato de sdio, substncias que nem aparecem na lista de ingredientes desta bebida! Como o consumidor poder escolher no beber produtos com edulcorantes se ele no avisado da presena de tais ingredientes pelo refrigerante? Nas demais bebidas, os edulcorantes encontrados estavam de acordo com a descrio de seus rtulos.

COmo fizemos o teste


Levamos 14 refrigerantes diets, lights e zero e suas verses tradicionais ao laboratrio para analisar a higiene e a qualidade nutricional das bebidas medindo o teor de acar e procurando edulcorantes (adoantes artificiais), conservantes, contaminantes, sdio e corantes. Ao final, um painel de consumidores degustou-as sem identificao, para apontar se eram as verses tradicionais ou diets/lights. Nosso intuito no foi descobrir a melhor bebida, mas comparar as verses. Por isso, no designamos a escolha certa.

PRO TESTE 80 maio 2009

21

Getty Images

refrigerantes
refrigerantes benzeno e corantes so prejudiciais sade, principalmente das crianas
O melhor do teste A escolha certa O barato do teste A Muito bom B Bom C Aceitvel D Regular E Ruim n/a No se aplica

Crianas

Adultos

Preo (R$) 1

Conservantes

Edulcorantes

Edulcorante

Degustao

Rotulagem

Corantes

Benzeno

100

guas de limo Aquarius Fresh


Aqua Zero Acar

B C B

A A A

n/a n/a n/a

C D C

C E D

n/a n/a n/a

A B A

B D B

E E E

A A A

A A A

A/B B A/B

B C B

1,45 2,21 2,25

2,74 3,19 4,20

H2OH coca-cola tradicional Light Zero dolly cola tradicional Diet pepsi tradicional Light Zero dolly guaran tradicional Diet guaran kuat tradicional Zero fanta laranja tradicional Light sukita tradicional Zero

A B B

A A A

E n/a n/a

n/a C B

C D E

C n/a n/a

n/a A A

B C C

E E E

A A A

A A A

B/C

2,19 2,19 2,19

3,99 3,99 3,99

B/C B/C BFC B/C

B B

A A

E n/a

n/a E

E E

C n/a

n/a E

C C

E E

A A

A A

1,12 1,09

1,99 1,89

B/C C/D

A C

A A

E n/a

n/a C

C D

C n/a

n/a A

A B

E E

A A

A A

B B

B/C B/C

2,09 1,99

3,30 3,30

A B

A A

E n/a

n/a E

D E

C n/a

n/a E

C D

E E

C C

A A

A/B B

C C/D

1,09 1,12

1,86 1,59

A B

A A

E n/a

n/a E

D E

C n/a

n/a C

B C

E E

A A

A A

A/B B/C B C

1,78 1,89

3,39 3,09

A B

A A

E n/a

n/a E

D E

C n/a

n/a E

B C

E E

C E

E E

B B

C/D E

1,99 1,99

3,49 3,49

A B

A A

E n/a

n/a C

D D

C n/a

n/a A

B B

E E

C E

E E

A/B C/D B E

1,89 1,98

2,99 2,65

soda antarctica tradicional Diet sprite tradicional Zero grapette tradicional Diet E C A A C n/a E E D E B n/a C E C D E E A A E E B C/D 1,68 1,68 2,49 2,39 A/B C/D A B A A E n/a n/a E D E C n/a n/a E B D E E A C A A A/B B/C B C/D 1,99 1,99 3,49 2,99 A B A A E n/a n/a E D E C n/a n/a E B C E E A A A A B/C C 1,89 1,98 3,29 3,05 B/C C/D

1 Valores coletados em janeiro de 2009 em Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Guarulhos, Niteri, Porto Alegre, Rio de Janeiro,
Salvador e So Paulo para embalagens de 2 l, exceto para Aqua Zero Acar e H2OH, cujas embalagens so de 1,5 l.

22

PRO TESTE 80 maio 2009

mximo

Avaliao final mnimo

Higiene

Acar

Acar

Sdio

Sdio

refrigerantes
E, se voc no sabe, zero outra denominao para refrigerantes diet, pois significa sem acar. As bebidas com edulcorantes no devem ser ingeridas por crianas e o consumo das bebidas com aceitvel neste parmetro por adultos no deve ser maior que dois copos de 200 ml ao dia. As anlises deste teste tomaram como referncia uma criana de 4 a 6 anos e 20 kg e um adulto com 70 kg. Quanto menor o peso da pessoa, menor a quantidade de edulcorantes que ela deve ingerir.

Substncia que causa cncer nas laranjadas

Acar impede o consumo por crianas

Medimos o teor de acar das bebidas para checar se as que se denominam diet, light e zero realmente o so e para verificar se as tradicionais abusam do acar. No encontramos problemas de denominao, mas todos os refrigerantes tm acar demais para que o consumo por crianas seja tolervel (veja mais sobre alimentao infantil em nosso site). Para os adultos, a ingesto de refrigerantes aceitvel se no passar de dois copos dirios. Mas antes de optar pelo refri, lembre-se que um copo tem, em mdia, 100 kcal e nenhum nutriente. Ser que vale? Os refrigerantes tambm trazem cido benzoico, que pode aumentar os sintomas de hiperatividade. Fique de olho na composio dos alimentos que seu filho ingere! Em relao avaliao de sdio, h bebidas que trazem at 31% deste elemento na composio. Como os refrigerantes no so a nica fonte de sdio na dieta, melhor no abusar para no ter hipertenso.

J que as bebidas testadas traziam cido benzoico, era possvel que algumas tambm tivessem benzeno, uma substncia cancergena que resulta da combinao dos cidos benzoico e ascrbico, mais conhecido como vitamina C. Encontramos benzeno em sete bebidas, mas em duas, Fanta Laranja Light e Sukita Zero, o limite estava acima do recomendado para um consumo saudvel. Na Sukita Zero encontramos quatro vezes o limite permitido por lei. Se voc quiser ser mais radical que a legislao brasileira, elimine de uma vez por todas o consumo de benzeno da sua dieta. Segundo a OMS, no h um limite seguro para a ingesto de benzeno. Outro problema das laranjadas, mas tambm comum ao Grapette, a presena de corantes no recomendados ao pblico infantil. O amarelo tartrazina, presente nas duas verses de Grapette, pode causar alergias. J o amarelo crepsculo, presente nas verses de Fanta e Sukita, foi proibido em vrios pases da Europa por causar hiperatividade.

Melhor evitar os refrigerantes


Testamos a higiene e a qualidade nutricional de 14 refrigerantes diet e light e suas verses tradicionais. A concluso que crianas no devem tomar refrigerantes, pois eles s oferecem acar e quase nenhum nutriente. Assim, crianas que tomam refrigerante tero maior propenso ao ganho de peso e obesidade infantil. Se no bastasse o acar, encontramos tambm benzeno, uma substncia cancergena, e corantes imprprios s crianas. Para os adultos, nas bebidas com avaliao final aceitvel, o consumo no deve ser superior a dois copos dirios de 200ml para evitar problemas.

a pro teste reivindica


Sete dos 24 refrigerantes testados apresentaram benzeno, uma substncia cancergena. O benzeno resultado da reao entre cido benzoico e vitamina C. Para resolver o problema, basta aos fabricantes a substituio do conservante cido benzoico, j relacionado hiperatividade infantil, por outro que no reaja formando benzeno. A PRO TESTE ir notificar a Anvisa e o Ministrio da Agricultura que haja uma legislao proibindo a presena de benzeno nas bebidas em quantidade superior permitida na gua potvel e de corantes imprprios para as crianas nos alimentos e bebidas em geral.

Consumidores j confundem as verses

cido fosfrico reduz absoro de clcio

No lenda: um componente presente nos refrigerantes de cola reduz a absoro de clcio do organismo, podendo causar osteoporose. Ele o o cido fosfrico, mas tambm aparece nos rtulos como acidulante INS 338 e serve como regulador de acidez. Encontramos cido fosfrico na lista de ingredientes de todos os refrigerantes de cola. Portanto, melhor evit-las!

Na degustao, os consumidores tentaram distinguir as bebidas diet, light e zero de suas verses tradicionais. No queramos eleger qual o melhor refrigerante entre os testados, mas comparar as diferentes verses de cada bebida entre si. Ao provarem as bebidas lights, diets e zero, em vrios casos, os consumidores j no souberam que verso lhes foi oferecida. A Coca-Cola Light foi confundida com a tradicional por 76% do painel de consumidores. J a Fanta tradicional s foi reconhecida por 46% de-

les. O caso mais surpreendente o da Pepsi tradicional, que foi confundida por 93% dos consumidores com a Pepsi Light. As guas de limo no puderam ser comparadas de forma cruzada, j que no h verses diferentes do mesmo produto. Para os painelistas, a H2OH lembra aspartame, a Aqua deixa sabor residual amargo e a Aquarius Fresh tem pouco gs. Por fim, no aconselhamos o consumo de refrigerantes, mas para sua informao, os melhores preos para as bebidas testadas foram dos hipermercados. As embalagens maiores (2 l ou mais) oferecem a melhor relao custo-benefcio.
PRO TESTE 80 maio 2009

23

You might also like