You are on page 1of 15

NTE - 6 CRE Oficina: Editor de Texto BrOffice.

org e Regras da ABNT Formadoras: Flaudiane e Stella


1 Formato do papel
O formato do papel recomendado para a apresentao de trabalhos deve ser o A4 (210 x 297 mm). Alm disso, necessrio formatar o tamanho do papel no editor de texto: BrOffice.org Writer: Formatar; Pgina; Pgina; Formato:A4.

2 Margens

As margens de texto a serem observadas em folhas digitadas so as seguintes: BrOffice.org Writer: Formatar; Pgina; Pgina; Margens; OK: a) b) c) d) Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm; Superior: 3 cm; Inferior: 2 cm.

3 Espaamento entre linhas

O espao entre linhas, em textos digitados, deve ser de 1,5 linha. BrOffice.org Writer: Editar; Selecionar tudo. Formatar; Pargrafo; Recuos e espaamento: 1,5 linha.

4 Tipo e tamanho de letras


No BrOffice.org Writer, deve-se adotar: Arial 12 para ttulos de sees e pargrafos: BrOffice.org Writer: Formatar; Caractere; Fonte.

5 Pargrafo
Os textos devem ser digitados, deslocando a primeira linha de cada pargrafo em 1,00 cm da margem esquerda (1 tab). Os pargrafos devem ser alinhados esquerda e direita, utilizando o recurso Justificar/Justificado. Para citaes de mais de 3 linhas, um recuo de 4,00 cm da margem esquerda. BrOffice.org Writer: Formatar; Pargrafo; Recuos e espaamento:Primeira Linha: 1,00 cm BrOffice.org Writer: Formatar; Pargrafo; Alinhamento: Justificado; OK.

6 Folha de rosto
A folha de rosto contm os elementos de identificao do trabalho, apresentados nesta ordem: a) autoria: em letras minsculas centralizadas na primeira linha da pgina. Quando houver mais de um autor, relacion-los em ordem alfabtica; b) ttulo do trabalho: em negrito, caixa alta, centralizado, com letra tamanho 16; c) subttulo: se houver, subordin-lo ao ttulo principal, precedido de dois pontos; d) descrio:tipo de projeto de pesquisa e nome da instituio, rea de concentrao e a linha de pesquisa, orientador, se houver. e) local: centralizado na penltima linha; f) ano: centralizado na ltima linha, em algarismos arbicos.
Margem Superior:3cm Tamanho da Fonte: 14 a 16

Margem Esqueda: 3cm Margem Direita:2cm

Tamanho da Fonte: 16 a 20 Negrito, em Maisculo Espao entre linhas: 1,5 cm Fonte: 10 a 12 Espao entre linhas: simples Alinhamento justificado do meio para a direita (use o tab ou recuo: antes do texto de ~ 8 cm)

Margem Inferior: 2cm

Tamanho da Fonte: 14 a 16

OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

7 Capa
A Capa deve ser apresentada no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), o projeto grfico de responsabilidade do autor, recomenda-se obedecer ao padro de fonte Arial. Deve obedecer a seguinte ordem: a) nome da instituio, b) faculdade e curso; c) nome do autor; d) ttulo; e) subttulo, se houver; f) local (cidade da instituio) g) ano da entrega

8 Ttulos
Entre o texto da seo anterior e o ttulo da seo subsequente, bem como cada ttulo e o texto que o segue, deve-se observar um espao 1,5 cm (1 Enter): BrOffice.org Writer: Formatar; Pargrafo; Recuos e espaamento: 1,5 linha. Os ttulos das sees primrias (Tema,Problema, Hipteses...) so digitados em letra maiscula em negrito e alinhados margem esquerda, iniciando na primeira linha da margem superior. Os ttulos das sees secundrias, tercirias e seguintes so digitados em letras minsculas, em negrito com a inicial maiscula da primeira palavra, alinhados esquerda. Os ttulos que no apresentam indicao numrica (Sumrio e Referncias) so digitados em letras maisculas em negrito e devem ser centralizados, iniciando na primeira linha da margem superior.

9 Paginao
Para efeito de paginao a capa no considerada (no conta-se). As pginas dos elementos pr textuais (Folha de Rosto e Sumrio) no so numeradas porm contadas. As folhas devem ser numeradas a partir da primeira folha dos elementos textuais em algarismos arbicos colocando-se o nmero da pgina direita a 2,00 cm da margem superior ficando o ltimo algarismo a 2,00 cm da borda direita da folha, utilizando-se a fonte 10 cm. Para proceder a numerao de seu Projeto de Pesquisa no BrOffice.Org Writer: 1. Localize o cursor na Primeira pgina do documento. 2. Inserir; Cabealho; Padro.

3. Inserir; Campos; Nmero da Pgina.

4. Alinhar Direita; Tamanho da Fonte: 10.

5. Para eliminar o Nmero da Primeira pgina: Clique em: F11. 6. Na janela de estilos que abriu clique no cone: Estilos de Pginas. 7. Duplo clique em: Primeira Pgina.

8. Para iniciar a numerao das pginas a partir dos Elementos textuais (Tema, Problema, Hipteses...), localizar o cursor na ltima linha da pgina anterior (nesse caso ser a pgina destinada ao Sumrio). 9. Inserir; Quebra Manual.

10. Na janela Inserir quebra: Estilo:Padro; Marque: Alterar nmero da pgina; Escolha o nmero da pgina onde dever comear a aparecer a numerao; OK.

11. Localizar o cursor na pgina anterior onde deve comear a numerao.

12. Na janela Estilos de Pgina: duplo clique em ndice.

13. Para eliminar a numerao da pgina Referncias, localizar o cursor na ltima linha da pgina anterior. 14. Inserir; Quebra Manual.

15. Na janela Inserir quebra: Estilo:Padro; ok.

16. Localizar o cursor na pgina das Referncias. 17. Na janela Estilos de Pgina: duplo clique em ndice.

9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
As referncias bibliogrficas apresentam todas as informaes dos materiais que, efetivamente, foram utilizados para a elaborao do trabalho. Elas devem aparecer aps a concluso do texto, em folha prpria, trazendo o ttulo REFERNCIAS em caixa alta e negrito, centralizado no topo da pgina. As referncias devem estar alinhadas esquerda, organizadas por ordem alfabtica de sobrenome dos autores e separadas, entre si, por 1 linha em branco. Entre as linhas de uma mesma referncia, deve-se adotar o espaamento simples. Os elementos da referncia devem ser obtidos na folha de rosto ou no prprio captulo ou artigo do documento pesquisado, sendo observadas as seguintes normas para a citao de: a) b) c) d) um autor: CASTRO, C. M.; dois autores: CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; trs autores: ENRICONE, D.; GRILLO, M.; CALVO; HERNANDEZ, I.; mais de trs autores: RIBEIRO, A. L. et al.

9.1 LIVROS SOBRENOME, Iniciais do(s) Prenome(s) do autor. Ttulo: subttulo. Edio. Local: Editora, ano. Ex: MALDONADO, M. T. Os construtores da paz: caminhos da preveno da violncia. 2. ed. So Paulo: Moderna, 2004.

9.2 ARTIGOS DE PERIDICOS COM AUTOR IDENTIFICADO SOBRENOME, Iniciais do(s) Prenome(s) do autor. Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico, local de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicial-final do artigo, data.

Ex: BARELLA, J. E. A revoluo no escuro. Veja, So Paulo, v. 1875, n. 37, p. 52-53, out. 2004.

9.3 DOCUMENTOS CONSULTADOS NA INTERNET SOBRENOME, Iniciais do(s) Prenome(s) do autor. Ttulo. Disponvel em: <endereo eletrnico> Acesso em: data (dia, ms, ano). Ex.: DREYER, D. O dia nacional da matemtica. Disponvel em: <http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/040505_not01.asp> Acesso em: 20 out. 2004.

10 SUMRIO
O Sumrio a indicao do contedo do documento, refletindo suas divises e/ou sees na mesma ordem,grafia e nmero de pginas em que aparecem no texto. Os indicativos das sees que compem o sumrio devem ser alinhados esquerda. O sumrio o ltimo componente a ser feito. Para compor o sumrio do Projeto podemos proceder da seguinte forma: 1. Selecionar o Primeiro ttulo dos elementos textuais. 2. Formatar todos os ttulos e subttulos de maneira uniforme: Clique em: F11. 3. Na janela de estilos que abriu clique no cone: Estilos de Pargrafos. 4. Escol ha a opo Ttulo1, d dois cliques, e observe, na barra de formatao, se o formato da fonte est de acordo com: Arial; Negrito; 12. Se no estiver nesse formato, modifique. 6. Selecionar cada ttulo do documento. Na janela Estilos e formatao: Estilos de pargrafos: Dois cliques: Ttulo1. (repita esta ao para todos os ttulos) 7. Localizar o cursor na pgina destinada ao Sumrio.

8. Inserir; ndices: ndices e Sumrios; Apagar Sumrio na opo Ttulo; ok.

9. Observar na Barra de Formatao o estilo padro do Sumrio:

9. Na janela Estilos e formatao: Na opo Sumrio1 clique com o boto direito do mouse e selecione a opo Modificar. 10. Fonte: Arial; Negrito; 12 pt. 11. Recuo e espaamento: Espaamento de linha: 1,5 linha; ok.

Pronto. O Projeto est formatado no editor de texto BrOffice.org Writer, de acordo com as normas da ABNT.

You might also like