You are on page 1of 56

Curso Tcnico em Meio Ambiente

Gerenciamento de Resduos Industriais


Maria Teresa Monica Raya Rodriguez Simone Caterina Kapusta

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO FEDERAL
RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre-RS 2009

Presidncia da Repblica Federativa do Brasil Ministrio da Educao Secretaria de Educao a Distncia

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Sul Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Catarina para o Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil.
Equipe de Elaborao Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Coordenao Institucional Elizabeth Milititsky Aguiar/IFRS Professoras-autoras Maria Teresa Monica Raya Rodriguez/Centro de Ecologia da UFRGS Simone Caterina Kapusta/IFRS Comisso de Acompanhamento e Validao Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Coordenao Institucional Araci Hack Catapan/UFSC Coordenao do Projeto Silvia Modesto Nassar/UFSC Coordenao de Design Instrucional Beatriz Helena Dal Molin/UNIOESTE Design Instrucional Dris Roncarelli/UFSC Web Design Beatriz Wilges/UFSC Diagramao Andr Rodrigues da Silva/UFSC Bruno Csar Borges Soares de vila/UFSC Gabriela Dal To Fortuna/UFSC Guilherme Ataide Costa/UFSC Joo Gabriel Doliveira Assuno/UFSC Lus Henrique Lindner/UFSC Reviso Lcia Locatelli Flres/UFSC Jlio Csar Ramos/UFSC Projeto Grfico Eduardo Meneses/SEED MEC Fbio Brumana/SEED MEC

Catalogao na fonte pela Biblioteca Universitria da Universidade Federal de Santa Catarina


R264g Raya Rodriguez, Maria Teresa Monica Gerenciamento de resduos industriais / Maria Teresa Monica Raya Rodrigues, Simone Caterina Kapusta. Porto Alegre : Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Sul ; Florianpolis : UFSC, 2009. 52 p. : il. Inclui bibliografia Curso Tcnico em Meio Ambiente, desenvolvido pelo Programa Escola Tcnica Aberta do Brasil. ISBN: 978-85-64270-03-9 1. Resduos industriais Aspectos ambientais. 2. Gesto ambiental. 3. Desenvolvimento sustentvel. I. Kapusta, Simone Katerina. I. Ttulo. II.Ttulo: Curso Tcnico em Meio Ambiente. CDU: 304:577.4

Apresentao e-Tec Brasil


Amigo(a) estudante! O Ministrio da Educao vem desenvolvendo Polticas e Programas para expanso da Educao Bsica e do Ensino Superior no Pas. Um dos caminhos encontrados para que essa expanso se efetive com maior rapidez e eficincia a modalidade a distncia. No mundo inteiro so milhes os estudantes que frequentam cursos a distncia. Aqui no Brasil, so mais de 300 mil os matriculados em cursos regulares de Ensino Mdio e Superior a distncia, oferecidos por instituies pblicas e privadas de ensino. Em 2005, o MEC implantou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), hoje, consolidado como o maior programa nacional de formao de professores, em nvel superior. Para expanso e melhoria da educao profissional e fortalecimento do Ensino Mdio, o MEC est implementando o Programa Escola Tcnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Espera, assim, oferecer aos jovens das periferias dos grandes centros urbanos e dos municpios do interior do Pas oportunidades para maior escolaridade, melhores condies de insero no mundo do trabalho e, dessa forma, com elevado potencial para o desenvolvimento produtivo regional. O e-Tec resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educao Profissionale Tecnolgica (SETEC), a Secretaria de Educao a Distncia (SED) do Ministrio da Educao, as universidades e escolas tcnicas estaduais e federais. O Programa apia a oferta de cursos tcnicos de nvel mdio por parte das escolas pblicas de educao profissional federais, estaduais, municipais e, por outro lado, a adequao da infra-estrutura de escolas pblicas estaduais e municipais. Do primeiro Edital do e-Tec Brasil participaram 430 proponentes de adequao de escolas e 74 instituies de ensino tcnico, as quais propuseram 147 cursos tcnicosde nvel mdio, abrangendo 14 reas profissionais. O resultado desse Edital contemplou193 escolas em 20 unidades fede-

rativas. A perspectiva do Programa que sejam ofertadas 10.000 vagas, em 250 polos, at 2010. Assim, a modalidade de Educao a Distncia oferece nova interface para a mais expressiva expanso da rede federal de educao tecnolgica dos ltimos anos: a construo dos novos centros federais (CEFETs), a organizao dos Institutos Federais de Educao Tecnolgica (IFETs) e de seus campi. O Programa e-Tec Brasil vai sendo desenhado na construo coletiva e participao ativa nas aes de democratizao e expanso da educao profissional no Pas, valendo-se dos pilares da educao a distncia, sustentados pela formao continuada de professores e pela utilizao dos recursos tecnolgicos disponveis. A equipe que coordena o Programa e-Tec Brasil lhe deseja sucesso na sua formao profissional e na sua caminhada no curso a distncia em que est matriculado(a). Braslia, Ministrio da Educao setembro de 2008.

Indicao de cones

Os cones funcionam como elementos grficos utilizados para facilitar a organizao e a leitura do texto. Veja a funo de cada um deles: Ateno: Mostra pontos relevantes encontrados no texto.

Saiba mais: Oferece novas informaes que enriquecem o assunto como curiosidades ou notcias recentes relacionados ao tema estudado.

Glossrio: Utilizado para definir um termo, palavra ou expresso utilizada no texto.

Mdias Integradas: Indica livros, filmes, msicas, sites, programas de TV, ou qualquer outra fonte de informao relacionada ao contedo apresentado. Pratique: Indica exerccios e/ou Atividades Complementares que voc deve realizar.

Resumo: Traz uma sntese das ideias mais importantes apresentadas no texto/aula.

Avaliao: Indica atividades de avaliao de aprendizagem da aula.

Palavra do Sumrio professor-autor

Palavra das professoras-autoras Aula 1 - Evoluo do contexto ambiental 1.1 Introduo 1.2 Crise ambiental

9 11 11 11

Aula 2 Modelos de desenvolvimento socioeconmico e os resduos industriais 19 2.1 Introduo 2.2 Desenvolvimentismo x Conservacionismo Aula 3 - Conceito de impacto ambiental 3.1 Introduo 3.2 Impacto ambiental Aula 4 Processos produtivos e impacto ambiental 4.1 Introduo 4.2 Processos produtivos Aula 5 Produo mais limpa 5.1 Introduo 5.2 Produo mais limpa (P + L) 19 19 23 23 23 27 27 27 31 31 31

Aula 6 - Processos produtivos e a gerao de resduos industriais 37 6.1 Introduo 6.2 Resduos industriais 37 37

Aula 7 Gerenciamento ambiental de resduos industriais 7.1 Introduo 7.2 Gerenciamento ambiental Referncias Currculo sinttico das professoras-autoras

43 43 43 49 51

Palavra das professoras-autoras


Caros Estudantes! Lembramos a todos que no decorrer das aulas apresentaremos os conceitos relacionados com o Gerenciamento de Resduos Industriais e discutiremos sobre eles. Nosso foco principal ser a contextualizao dos Sistemas Produtivos no modelo de Desenvolvimento Sustentado. Desejamos que voc estude e reflita sobre o assunto, observe como os recursos naturais so consumidos na produo de bens e, tambm, como so gerados resduos nesse processo. Esperamos que voc faa as devidas conexes com assuntos j discutidos em outras disciplinas. Temos ainda a expectativa que durante as aulas voc realize as atividades propostas para aplicao dos contedos abordados e faa as leituras complementares. Lembre-se de que uma atitude pr-ativa ser fundamental para a ampliao dos conhecimentos e aquisio de novas competncias. Nesta disciplina apresentaremos as principais tcnicas de gerenciamento integrado de resduos industriais: slidos, lquidos e atmosfricos, em processos produtivos e seus sistemas de gerenciamento com prticas de preveno da poluio e de produo mais limpa. O contedo e as atividades a serem desenvolvidas so apresentados de uma maneira simples e de fcil aplicao no seu dia a dia. No entanto, no decorrer da disciplina, voc perceber a evoluo da complexidade de conhec-la. Ao trmino da disciplina voc tambm saber identificar as caractersticas bsicas de atividades produtivas que podem impactar o meio ambiente, e acreditamos que seja capaz de realizar avaliaes tcnicas das prticas de minimizao da poluio e utilizar tecnologias de preveno e de correo. Bom estudo! Maria Teresa Monica Raya Rodriguez e Simone Caterina Kapusta

Glossrio
Desenvolvimento sustentado modelo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades econmicas do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras; considera os fatores econmicos, sociais e ecolgicos.

e-Tec Brasil

Aula 1 - Evoluo do contexto ambiental


Objetivo da aula
Conhecer a evoluo do contexto ambiental.

1.1 Introduo
Nesta aula apresentaremos um breve histrico da evoluo do contexto ambiental no que se refere tomada de conscincia socioambiental de cidados, o que levou a uma atuao responsvel por parte dos setores produtivos.

1.2 Crise ambiental


Para o entendimento da crise ambiental, torna-se necessrio compreender quais os componentes relevantes de sua origem, os quais esto representados na Figura 1.1 como os trs vrtices do tringulo equiltero: populao, recursos naturais e poluio. Do equilbrio entre esses trs elementos populao, recursos naturais e poluio depender o nvel de qualidade de vida no planeta (BRAGA et al., 2005)
Fonte: Braga et al., 2005

Populao

Recursos Naturais

Poluio

Figura 1.1: Relao entre os principais componentes da crise ambiental

Aula 1 - Evoluo do contexto ambiental

11

e-Tec Brasil

O acelerado crescimento populacional que apresentado na Figura 1.2, atravs de sua curva exponencial de crescimento, traz como consequncia a demanda cada vez maior de consumo de recursos naturais, tanto renovveis como no renovveis .
Fonte: Braga et al., 2005

Bilhes de pessoas 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Tempo 8000 6000 4000 2000 0 2000 2100

Revoluo Industrial Peste Negra

Idade da Pedra

A.C.

D.C.

Figura 1.2: Curva de crescimento exponencial da populao

Recurso natural qualquer insumo de que os organismos, as populaes e os ecossistemas necessitam para sua manuteno (BRAGA et al., 2005). Os recursos naturais so classificados como renovveis e no renovveis (Figura 1.3). Salienta-se que quando a taxa de utilizao de um recurso renovvel supera a capacidade mxima de sustentao do sistema, este recurso passa a ser no renovvel.

Mdias integradas
Acesse o vdeo sobre os recursos naturais renovveis no site:http://www.youtube. com/watch?v=dY6DdW_ Jz-s

e-Tec Brasil

12

Gerenciamento de Resduos Industriais

Fonte: Braga et al., 2005

Recursos

No-renovveis

Renovveis

Minerais no-energticos Fsforo, Clcio, etc.

Minerais energticos, Combustveis fsseis, Urnio.

gua Ar Biomassa Vento

Figura 1.3: Classificao dos recursos naturais

A utilizao dos recursos naturais pela populao tem como resultado o aumento da poluio, que qualquer alterao indesejvel provocada pelas atividades e intervenes humanas no ambiente. O problema da poluio ambiental surge no momento em que o homem descobre o fogo e passa a ser capaz de impulsionar mquinas e realizar trabalho, o que conduz a um enorme avano tecnolgico. Esses efeitos comearam a ser mais visveis a partir da Revoluo Industrial. No entanto, a preocupao com as questes ambientais relativamente recente. Veremos como ocorreu essa evoluo dos conceitos, ao longo das dcadas (Quadro 1.1). Antes da dcada de 1970, de uma maneira geral, ocorria uma atitude passiva tanto por parte da populao como pelo setor empresarial. Quer dizer, o desenvolvimento econmico justificava a poluio, no havia investimentos nos controles ambientais, com raras excees. Na dcada de 1970, no cenrio mundial abordavam-se as questes do Clube de Roma e da Conferncia de Estocolmo e surgia o movimento ambientalista. No Brasil tratavam-se as questes de saneamento bsico, criao dos rgos ambientais, avaliao dos impactos ambientais de grandes empreendimentos e fortemente o controle da poluio industrial como medida corretiva.

Glossrio
Ecossistema sistema integrado de fatores biticos e abiticos, estvel, equilibrado e autossuficiente, com dimenses variveis.

Aula 1 - Evoluo do contexto ambiental

13

e-Tec Brasil

Realize uma busca na Wikipdia sobre o Clube de Roma e a Conferncia de Estocolmo.

Na dcada de 1980, no cenrio mundial, ocorreram grandes acidentes ambientais e a criao dos Partidos Verdes. As respostas das empresas foram no sentido de estabelecer os princpios da atuao responsvel e do gerenciamento ambiental. Realize uma busca sobre o acidente de Bhopal, ndia, e sobre o Exxon Valdez.

Glossrio
Efluente Qualquer tipo de gua, ou lquido, que flui de um sistema de coleta, ou de transporte, como tubulaes, canais, reservatrios, e elevatrias, ou de um sistema de tratamento ou disposio final, como estaes de tratamento e corpos de gua receptores.

As dcadas de 1970 e 1980 caracterizaram-se por uma atitude reativa, com o desenvolvimento dos sistemas de tratamento de poluentes, conhecido como end of pipe (final do tubo). Quer dizer, a preocupao focava o tratamento do resduo ou efluente gerado, visando atender legislao. Esta preocupao no contemplava o processo produtivo e os trabalhadores. Nos anos 1990 o cenrio mundial girava em torno da globalizao e da Conferncia Rio/92, com a assinatura de tratados globais e o estabelecimento da Agenda 21. As respostas a estes novos desafios delinearam os Princpios para o Desenvolvimento Sustentvel e para a Normalizao da Gesto Ambiental. A partir dessa dcada, assumiu-se uma atitude pr-ativa, pela qual o desempenho ambiental considerado um fator de desenvolvimento econmico. So consideradas as medidas preventivas. Em 2000 o conceito ambiental integrou-se fortemente com as questes de Sade e Segurana estabelecendo os princpios da Responsabilidade Social. Acesse o site http://www.abiquim.org.br/atuacaoresponsavel/ sobre Atuao Responsvel.

e-Tec Brasil

14

Gerenciamento de Resduos Industriais

Quadro 1.1: Etapas da evoluo do gerenciamento ambiental.


Filosofia Princpios de Controle Funo Meio Ambiente Controle Controle Final Departamento Meio Ambiente Poluio ar/gua Recursos no Renovveis Desenvolvimento Econmico Emisses Lquidas e Gasosas Etapas Planejamento Reciclagem / Minimizao Assesoria de Meio Ambiente Contaminao dos solos Acidentes Transporte Gesto Preveno da Poluio Comits Meio Ambiente Camada de Oznio Aquecimento Global Desenvolvimento Sustentvel Ciclo de Vida Riscos Ambientais Passivos Ambientais Advogado Administrador

Preocupaes

Abrangncia dos Impactos

Meio Fsico, Biolgico e Antropolgico.

Profissionais Envolvidos

Engenheiros

Bilogo / Eclogo

Quadro 1.2: Cenrios da evoluo dos conceitos de gerenciamento.


Etapa Conscincia Controle Cenrio Mundial Clube de Roma Conferncia de Estocolmo Acidentes Bhopal Exxon Valdez Respostas Saneamento Bsico Controle de poluio Industrial Estudo de Impacto Ambiental Gerenciamento de Resduo Slido Atuao Responsvel Gerenciamento Integrado Auditoria Ambiental Avaliao do Ciclo de Vida Sistema de Gesto Ambiental Certificao Ambiental

Planejamento

Globalizao

Conferncia do Rio de Janeiro

Nos Quadros 1.1 e 1.2, verificam-se as preocupaes, abrangncias e os profissionais envolvidos em cada etapa da evoluo do gerenciamento ambiental. Esta evoluo pode ser visualizada nas Figuras 1.4 e 1.5, onde se verificam, na forma de grfico, as relaes entre o componente econmico e o componente social nos ltimos 50 anos.

Aula 1 - Evoluo do contexto ambiental

15

e-Tec Brasil

Fonte: Zurita, 2005

Componente Social - Participao - Envolvimento de pessoal - Comunidade Planejamento Ambiental Controle da Poluio Saneamento Bsico

Gesto Ambiental

Componente Econmico - Imagem da empresa - Reduo de custos - Melhoria Contnua 1970 1980 1990

1960

Figura 1.4: Evoluo dos conceitos de gerenciamento ambiental (1960 1990).

Fonte: Zurita, 2005

Componente Social - Participao - Envolvimento de pessoal - Comunidade

Qualidade Total

Responsabilidade Social

Gesto Integrada Seg. Sade M. A.

Componente Econmico - Imagem da empresa - Reduo de custos - Melhoria Contnua 2000 a 2010

Figura 1.5: Evoluo dos conceitos de gerenciamento ambiental (a partir de 2000).

Na Figura 1.6, apresenta-se sinteticamente como ocorreu a evoluo do tratamento da varivel ambiental no contexto dos sistemas produtivos. Inicialmente passou-se de uma medida corretiva, tal como dar destino e tratamento adequado aos resduos gerados, para uma medida preventiva, no gerar esses resduos, atravs de projetos limpos de produo.

e-Tec Brasil

16

Gerenciamento de Resduos Industriais

Fonte: Zurita, 2005

As medidas corretivas so em geral onerosas e muitas vezes de implementao difcil. As medidas preventivas dependem de custos financeiros menores e so mais eficazes se tomadas antes da ocorrncia de degradao ambiental e de consequentes outros custos de natureza econmica e social, nem sempre traduzveis em valores monetrios.

Glossrio
Degradao ambiental perda ou reduo das propriedades, tais como a qualidade ou a capacidade produtiva dos recursos ambientais, devido s agresses ambientais.

Fonte: Zurita, 2005

Destinao Projeto Limpo Tratamento Processo Limpo Re-utilizao Reciclagem

Figura 1.6: Evoluo da viso ambiental empresarial.

A implementao do sistema de gerenciamento ambiental, no processo produtivo, deve-se a diferentes presses, tais como a perda de mercado, dificuldade para a abertura de crditos, entre outros (Quadro 1.3).
Quadro 1.3: Presso e custo, em processos produtivos.
Presso Presso do consumo ecolgico Legislao mais restritiva Controle ambiental ineficaz Condicionantes ambientais para a obteno de financiamentos Custo

Perda de mercado Formao de passivo ambiental Maiores prmios de seguro Dificuldades para a abertura de crditos para investimentos

Resumo
Nesta aula analisamos como ocorreu a evoluo do contexto ambiental. Voc verificou que a presso da sociedade e a legislao ambiental foram os principais condicionantes para que ocorressem mudanas nos processos produtivos. A preocupao em somente tratar os resduos gerados na atividade evoluiu para a implementao de processos e projetos mais limpos. Esta mudana promoveu uma minimizao significativa dos resduos.

Aula 1 - Evoluo do contexto ambiental

17

e-Tec Brasil

No entanto, ainda encontramos empresas nas quais a questo ambiental tratada como um problema, um empecilho, sendo efetuadas somente as medidas corretivas

Avaliao
Considerando a Figura 1.6, pesquise em sua regio um sistema produtivo e verifique em qual estgio ele se encontra. A preocupao est concentrada somente no tratamento dos resduos gerados ou existe uma preocupao de minimizao de resduos, reciclagem, implementao de processos mais limpos? Compartilhe a sua pesquisa no frum da disciplina no AVEA.

e-Tec Brasil

18

Gerenciamento de Resduos Industriais

Aula 2 Modelos de desenvolvimento socioeconmico e os resduos industriais


Objetivo da aula
Conhecer os modelos de desenvolvimento socioeconmicos existentes e sua viabilidade ambiental.

2.1 Introduo
Nesta aula voc conhecer o modelo de desenvolvimento sustentvel que incorporou os princpios bsicos para a minimizao dos impactos ambientais.

2.2 Desenvolvimentismo x Conservacionismo


O Desenvolvimentismo a corrente de pensamento que subordina a capacidade humana de conservao dos recursos naturais s exigncias do desenvolvimento socioeconmico. Este modelo foi utilizado desde o incio da histria da humanidade. No mbito dos resduos, os materiais excedentes de cada processo produtivo eram simplesmente descartados e o ambiente se encarregava de absorv-los. Durante muito tempo este modelo mostrou-se razovel e no havia a percepo da poluio. Este modelo um sistema aberto que depende de suprimento inesgotvel de energia e de matria e da capacidade infinita do meio de reciclar matria e absorver resduos (Figura 2.1).
Fonte: Braga et al., 2005

Uso de Recursos Naturais

Processos Produtivos

Produtos e Servios

Consumo

Resduo/Impacto
Figura 2.1: Modelo de desenvolvimento socioeconmico caracterizado pelo desenvolvimentismo.

Aula 2 Modelos de desenvolvimento socioeconmico e os resduos industriais

19

e-Tec Brasil

Glossrio
Impacto ambiental de acordo com a Resoluo 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsico-qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a sade, a segurana e o bem-estar da populao, as atividades sociais e econmicas, a biota, as condies estticas e sanitrias do meio ambiente, a qualidade dos recursos ambientais.

Com o passar dos anos e com o crescimento populacional observado, este modelo caracterizado pelo desenvolvimentismo tornou-se incompatvel com um ambiente finito no qual os recursos naturais e a capacidade de absoro e reciclagem dos resduos gerados so limitados. Dessa forma, a percepo do Impacto Ambiental tornou-se realidade para diversos setores da sociedade que tomaram conscincia de que o acmulo de resduos pode trazer consequncias para a sade e para a qualidade ambiental. Nesse contexto, originou-se o modelo do Conservacionismo, que a corrente de pensamento que subordina o desenvolvimento socioeconmico capacidade humana de conservao dos recursos naturais. A Poltica Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, visa compatibilizao do desenvolvimento econmico e social com a preservao da qualidade do meio ambiente e o desenvolvimento de tecnologias orientadas para o uso racional, preservao e restaurao dos recursos ambientais com vistas sua utilizao racional e disponibilidade permanente. Para aprofundar seu conhecimento, acesse a Poltica Nacional do Meio Ambiente: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm

No setor produtivo, gradualmente, esses valores foram incorporados com aes no sentido da utilizao racional dos recursos naturais e do controle dos impactos negativos ao meio ambiente, originando uma nova percepo ambiental. Este modelo de Desenvolvimento Sustentvel apresenta uma qualidade no processo de desenvolvimento socioeconmico que se subordina s possibilidades prticas de manejo dos recursos naturais. Desenvolvimento sustentvel aquele que responde s necessidades do presente sem comprometer as condies das futuras geraes de satisfazer suas prprias necessidades. Desenvolvimento sustentvel meta, s se dar em longo prazo. Ao se adotar o princpio do desenvolvimento sustentado, incorpora-se, explicitamente, a dimenso de tempo como critrio central do conceito.

e-Tec Brasil

20

Gerenciamento de Residuos Industriais

No setor produtivo, a prtica do desenvolvimento sustentvel ocasionou uma mudana de processo produtivo e passou-se a operar com um sistema fechado em relao gerao de resduos industriais com a incorporao do reso e da reciclagem (Figura 2.2).

Mdias integradas
Assista ao vdeo sobre sustentabilidade no site: http://www.youtube.com/ watch?v=ML71aObeRbg
Fonte: Braga et al., 2005

Uso de Recursos Naturais

Processos Produtivos

Produtos e Servios

Consumo

Recuperao do Recurso

Resduo/Impacto
Minimizao do Impacto Ambiental

Figura 2.2: Modelo de desenvolvimento socioeconmico caracterizado pelo desenvolvimento sustentvel.

O desenvolvimento sustentvel deve ser entendido atravs de diversas dimenses simultneas que representam a sustentabilidade social, econmica, geogrfica, cultural e ecolgica. No mbito dos resduos industriais a sustentabilidade ecolgica deve ser atendida atravs das seguintes aes: limitao do uso de recursos facilmente esgotveis; limitao do uso de produtos ambientalmente nocivos; incentivo reciclagem; incentivo ao reso de recursos naturais; valorizao dos recursos renovveis; pesquisas de tecnologias de otimizao ou de baixa gerao de resduos e promoo de adequada proteo ambiental.

Aula 2 Modelos de desenvolvimento socioeconmico e os resduos industriais

21

e-Tec Brasil

Resumo
Nesta aula, aprofundamos a discusso sobre a crise ambiental e os modelos de desenvolvimento socioeconmico. Atravs da exposio, verificou-se que o modelo de desenvolvimento socioeconmico caracterizado pelo desenvolvimentismo incompatvel com o crescimento populacional e com as exigncias ambientais.

Avaliao
1. Quais as consequncias sobre o meio ambiente, quando se utiliza o modelo do desenvolvimentismo? 2. No seu dia a dia, qual o modelo de desenvolvimento socioeconmico que voc utiliza? Compartilhe suas impresses no frum da disciplina no AVEA.

e-Tec Brasil

22

Gerenciamento de Residuos Industriais

Aula 3 - Conceito de impacto ambiental


Objetivos da aula
Conceituar impacto ambiental e os meios natural e social a serem analisados na avaliao de impacto ambiental.

3.1 Introduo
Nesta aula discutiremos o conceito de impacto ambiental ressaltando a sua abrangncia nos efeitos sentidos no meio ambiente.

3.2 Impacto ambiental


A Resoluo 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), no seu Artigo 1, estabelece a seguinte definio de impacto ambiental (BRASIL, 1986): Considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I - a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais.

Para facilitar a compreenso dos conceitos apresentados, acesse o CONAMA 001/86 no site: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html

Aula 3 Conceito de impacto ambiental

23

e-Tec Brasil

Dessa forma, uma avaliao de impacto ambiental s poder ser considerada completa, integrada e abrangente, ao avaliar os impactos socioambientais que afetam o meio natural e o social. O meio ambiente natural apresenta sistemas inter-relacionados como a atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Estes compartimentos ambientais refletem os impactos ambientais adversos e negativos nos meios fsico e biolgico. Para relembrar, acesse o material das disciplinas de Ecologia e Poluio, Sociologia das Organizaes e do Trabalho e Bioindicao ambiental.

Na avaliao do meio fsico, estuda-se o subsolo, as guas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptides do solo, os corpos dgua, o regime hidrolgico, as correntes marinhas e as correntes atmosfricas. Na avaliao do meio biolgico e dos ecossistemas naturais, estuda-se a fauna e a flora, destacando as espcies indicadoras da qualidade ambiental, espcies de valor cientfico e de valor econmico, raras e ameaadas de extino e as reas de preservao permanente. O meio ambiente social compreende as relaes sociais das comunidades e as relaes econmicas. As relaes sociais apresentam sistemas inter-relacionados, o sistema social e o institucional, refletindo os impactos ambientais adversos nas necessidades fsicas de infraestrutura como alimentao, sade e moradia e nas necessidades sociais como educao, trabalho e participao no sistema social. Nas relaes econmicas, estuda-se o uso e ocupao do solo, os usos da gua, e a socioeconmica, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilizao futura desses recursos. Torna-se necessrio, tambm, destacar os stios e monumentos arqueolgicos, histricos e culturais da comunidade, existentes na rea de estudo. Voc observa algum stio histrico ou patrimnio cultural da sua comunidade que est ou precise ser preservado? Compartilhe suas informaes no frum da disciplina no AVEA.

Glossrio
Fauna: conjunto de espcies animais que vivem em uma determinada rea. Flora: conjunto de vegetais de uma regio.

e-Tec Brasil

24

Gerenciamento de Resduos Ambientais

Resumo
Nesta aula voc conheceu o conceito de impacto ambiental e os compartimentos a serem estudados na Avaliao de Impacto Ambiental.

Avaliao
Relate um caso de estudo de um processo produtivo no qual se adota o modelo de desenvolvimento sustentvel, identificando as aes implementadas para a minimizao dos impactos ambientais. Monte sua apresentao em PowerPoint, disponibilize no AVEA e discuta no frum da disciplina.

Aula 3 Conceito de impacto ambiental

25

e-Tec Brasil

Aula 4 Processos produtivos e impacto ambiental


Objetivo da aula
Conhecer os principais processos produtivos potencialmente geradores de impacto ambiental.

4.1 Introduo
Nesta aula sero apresentados os principais processos produtivos potencialmente causadores de impacto ambiental, conforme a Resoluo CONAMA 237.

4.2 Processos produtivos


A anlise dos impactos ambientais identifica e interpreta a importncia dos provveis impactos relevantes, discriminando os impactos benficos e adversos, imediatos e a mdio e longo prazo, temporrios e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinrgicas e a distribuio dos nus e benefcios sociais.

Acesse a Resoluo CONAMA 237/97 no site: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html

Os principais processos produtivos que geram atividades modificadoras do meio ambiente potencialmente causadores de impacto ambiental, conforme a Resoluo CONAMA 237/97 (BRASIL, 1997), so: Extrao e tratamento de minrios pesquisa mineral, lavra a cu aberto, subterrnea e garimpeira, perfurao de poos e produo de petrleo e gs natural;

Aula 4 Processos produtivos e impacto ambiental

27

e-Tec Brasil

Indstria de produtos minerais no metlicos beneficiamento, fabricao e elaborao de produtos minerais no metlicos, material cermico, cimento, gesso, amianto e vidro, entre outros; Indstria metalrgica fabricao de ao e de produtos siderrgicos, laminados e artefatos de metais no ferrosos, produo de soldas e anodos, metalurgia de metais preciosos, do p e fabricao de estruturas metlicas; Indstria mecnica fabricao de mquinas, aparelhos, peas, utenslios e acessrios; Indstria de material eltrico, eletrnico e comunicaes fabricao de pilhas, baterias, acumuladores, material eltrico, eletrnico e equipamentos para telecomunicao e informtica, aparelhos eltricos e eletrodomsticos; Indstria de material de transporte fabricao e montagem de veculos rodovirios e ferrovirios, peas e acessrios, aeronaves, embarcaes e estruturas flutuantes; Indstria de madeira serraria e desdobramento de madeira, preservao de madeira, chapas, placas de madeira aglomerada, prensada e compensada, fabricao de estruturas de madeira e de mveis; Indstria de papel e celulose fabricao de celulose, papel e papelo, artefatos de papel, papelo, cartolina, carto e fibra prensada; Indstria de borracha beneficiamento de borracha natural, pneumticos, laminados e fios de borracha, espuma de borracha e de artefatos, inclusive ltex; Indstria de couros e peles secagem e salga de couros e peles, curtimento e outras preparaes de couros e peles, fabricao de artefatos diversos de couros e peles e de cola animal;

Glossrio
Inseticida qualquer substncia letal aos insetos

Indstria qumica produo de substncias e fabricao de produtos qumicos, derivados do processamento de petrleo, combustveis no derivados de petrleo, leos e gorduras vegetais e animais, plvora e munio, recuperao e refino de solventes, desinfetantes, inseticidas,

e-Tec Brasil

28

Gerenciamento de Resduos Ambientais

germicidas e fungicidas, tintas, fertilizantes e agroqumicos, produtos farmacuticos e veterinrios, sabes, detergentes e velas, perfumarias e cosmticos e produo de lcool etlico, metanol e similares; Indstria de produtos de matria plstica fabricao de laminados plsticos e de artefatos de material plstico; Indstria txtil, de vesturio, calados e artefatos txteis beneficiamento de fibras txteis, vegetais, de origem animal e sintticos, fabricao e acabamento de fios e tecidos, tingimento e estamparia, peas do vesturio e artigos diversos de tecidos, calados e componentes para calados; Indstria de produtos alimentares e bebidas matadouros, abatedouros, frigorficos, derivados de origem animal, conservas, preparao de pescados, beneficiamento e industrializao de leite e derivados, refinao de acar, refino e preparao de leo e gorduras vegetais, fermentos e leveduras, raes e alimentos para animais, vinhos e vinagre, cervejas, chopes e maltes, bebidas no alcolicas, engarrafamento e gaseificao de guas minerais e bebidas alcolicas; Indstria de fumo fabricao de cigarros, charutos e cigarrilhas e outras atividades de beneficiamento do fumo; Indstrias diversas usinas de produo de concreto, asfalto e servios de galvanoplastia; Servios de utilidade usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primria; Atividades agropecurias criao de animais, silvicultura e explorao econmica da madeira ou lenha e subprodutos florestais. Para estes processos produtivos devem ser definidas medidas mitigadoras para os impactos negativos, entre elas o gerenciamento dos resduos industriais, bem como as medidas de preveno, equipamentos de controle e sistemas de tratamento, consideradas prticas de tecnologias ambientais.

Aula 4 Processos produtivos e impacto ambiental

29

e-Tec Brasil

Resumo
Nesta aula voc conheceu os principais processos produtivos potencialmente causadores de impacto ambiental, que devem ser monitorados.

Avaliao
Voc observa algum impacto ambiental na regio onde mora? Este impacto causado por algum processo produtivo previsto na Resoluo CONAMA 237/97? Fotografe e envie para o workshop. Analise e discuta os impactos apresentados pelos colegas.

e-Tec Brasil

30

Gerenciamento de Resduos Ambientais

Aula 5 Produo mais limpa

Objetivos da aula
Conceituar a produo mais limpa e suas aplicaes.

5.1 Introduo
Nesta aula ser apresentada a base conceitual de produo mais limpa (P + L).

5.2 Produo mais limpa (P + L)


A produo mais limpa visa melhorar a eficincia, a lucratividade e a competitividade das empresas, enquanto protege o ambiente, o consumidor e o trabalhador. um conceito de melhoria contnua que tem por consequncia tornar o processo produtivo cada vez menos agressivo ao homem e ao meio ambiente. A implementao de prticas de produo mais limpa resulta numa reduo significativa dos resduos, emisses e custos. Cada ao no sentido de reduzir o uso de matrias-primas e energia, prevenir ou reduzir a gerao de resduo, pode aumentar a produtividade e trazer benefcios econmicos para a empresa (GIANNETTI;ALMEIDA, 2006). Produo mais Limpa a aplicao contnua de uma estratgia integrada de preveno ambiental a processos, produtos e servios, para aumentar a eficincia de produo e reduzir os riscos para o ser humano e o ambiente (GIANNETTI; ALMEIDA, 2006). O principal ponto desse conceito a necessidade de desenvolver mais e mais os processos de produo, passo a passo, com a anlise contnua do processo, melhorando e otimizando o processo antigo e/ou implementando total ou parcialmente novos processos. Em geral, as melhorias e inovaes advm de um programa simples de gerenciamento e ocorrem como resposta s condies reais enfrentadas pelos indivduos envolvidos no processo (GIANNETTI; ALMEIDA, 2006).

Aula 5 Produo mais limpa

31

e-Tec Brasil

Segundo os autores mencionados, a produo mais limpa uma filosofia proativa que permite antecipar e prever possveis impactos. Simpatizantes dessa filosofia afirmam que a produo mais limpa pode ser utilizada ao longo de todo o ciclo de vida de um produto, desde a fase de projeto, passando pela fase de consumo, at sua disposio final. Com isso, a produo mais limpa ampliaria seu raio de ao. Nesse caso, o fabricante controlaria todos os estgios da vida do produto, incluindo a pr-manufatura, que pode ser influenciada pela interao fabricante/fornecedor. Sob essa abordagem, quatro etapas podem ser propostas: substituir matrias-primas, considerando o significado ambiental da utilizao das no renovveis. observar a necessidade de melhorar o processo de manufatura, definir a real necessidade de insumos e estabelecer a viabilidade da reutilizao/reciclabilidade de subprodutos. considerar as implicaes ambientais de embalagem e distribuio do produto. produto final no deve ser classificado como produto final, mas sim como intermedirio, pois pode ser reutilizado ou reciclado no final de sua vida til. Entre as aes da produo mais limpa pode-se citar a substituio de materiais, mudanas parciais do processo (como substituio de catalisadores ou materiais txicos), reduo da emisso de substncias txicas e outras melhorias na fabricao de produtos que, de uma forma ou de outra, acabam direta ou indiretamente diminuindo o impacto do processo sobre o meio ambiente. Acesse o site da CETESB e verifique os exemplos da implementao da P + L em diferentes setores produtivos: http://www.cetesb.sp.gov.br/Tecnologia/producao_limpa/ documentos.asp

e-Tec Brasil

32

Gerenciamento de Resduos Ambientais

No quadro 5.1 so apresentados alguns casos de implantao de medidas que visam produo mais limpa, e os resultados obtidos. Estes dados, bem como outros exemplos, podem ser acessados no site da CETESB: http:// www.cetesb.sp.gov.br/Tecnologia/producao_limpa/casos_geral.asp
Quadro 5.1: Exemplos de aplicao de produo mais limpa.
Empresa Medidas adotadas Resultados obtidos Reduo na captao de gua da empresa, em aproximadamente 97.600 m/ano. Muito embora a operao do sistema de reso apresente um custo de R$ 5.000/ms, basicamente com mo de obra e com a compra de produtos qumicos, no se pde computar os ganhos econmicos relativos minimizao do consumo de gua captada. Ainda que o sistema de cobrana pelo uso da gua no esteja implantado, a empresa procura garantir o seu futuro, preservando esse importante recurso natural que rapidamente se torna escasso.

3M do Brasil Ltda. Fbrica Sumar.

Aps avaliar a possibilidade de realizao de tratamento adicional do efluente da ETE, em uma antiga unidade de tratamento de efluente desativada, decidiu-se pela sua reutilizao, como gua industrial, na limpeza de pisos e equipamentos, sistemas de refrigerao, caldeiras, etc.

Ferro Enamel do Brasil Indstria e Comrcio Ltda

A empresa desenvolveu um processo de moagem, por via seca, para a produo de corantes, em substituio ao processo de via mida, mantendo o mesmo padro de qualidade dos corantes produzidos. A alterao no processo de moagem se deu no segundo trimestre de 2001 e envolveu uma reviso das frmulas dos corantes bsicos, visando eliminao de componentes solveis e a construo de um micronizador com capacidade nominal de at 300 kg/h, para atender aos requisitos solicitados pelos clientes no que se refere granulometria dos corantes.

A medida implantada propiciou uma economia anual aproximada de US$39.000 sendo: US$3.000, devido reduo do consumo de reagentes utilizados na ETE e diminuio do volume dos resduos gerados e enviados para coprocessamento; e US$36.000, pela eliminao das perdas de produto no efluente lquido. Em relao aos ganhos ambientais, houve uma reduo de 2.400 m/ano no consumo de gua e na gerao de efluentes lquidos lanados para o meio ambiente.

Aula 5 Produo mais limpa

33

e-Tec Brasil

Quadro 5.1: Exemplos de aplicao de produo mais limpa.


Empresa Medidas adotadas Foi elaborado um plano de longo prazo para a rea de Sensibilizao, devido complexidade de seus processos, e foram priorizadas aes nas reas de Fotoqumicos e DCA. Na rea de Fotoqumicos foi implantado nos dois reatores principais, com maior frequncia de uso, um sistema de .timer. conjugado com condutivmetro de medio on-line. Para os demais reatores foram criados planos de trabalho (cronograma de atividades), incluindo a manuteno do prdio sobre as modificaes gradativas, como: regulagem da presso (kgf) das linhas principais x linhas ramais, substituio dos bicos de spray-ball modelo teflon para ao inox, centralizao dos bicos e outros. Na rea do DCA foi realizado um treinamento de conscientizao durante o qual foi apresentada a palestra: gua, Sobrevivncia para o Nosso Dia, com uma hora de durao. Nesse setor foi implantado um sistema de circuito fechado de gua, no qual a gua utilizada depositada em uma caixa subterrnea, de 2.000 litros, onde resfriada e ento bombeada novamente para o processo . Com o objetivo de reduzir o consumo de gs natural pelas caldeiras, no ms de maio de 2005, foi instalado em cada caldeira um trocador de calor na sada do sistema de exausto, cuja temperatura de aproximadamente100C. Assim, a gua armazenada no reservatrio, a 25C , bombeada para o circuito de trocador de calor, retornando ao reservatrio com 70C. Desta forma, a gua entra nas caldeiras com esta temperatura. Resultados obtidos

Kodak Brasileira Com. Ind. Ltda.

Na rea de Fotoqumicos , somente as alteraes nos dois reatores principais resultaram em uma reduo de at 65% do consumo de gua. Com relao aos outros reatores, foi registrada uma reduo de 23% do consumo de gua aps a modificao de apenas um reator, em relao ao ano 2000. Para o ano 2002, com a implantao de toda a modificao apresentada, estima-se uma reduo de at 50% em relao ao ano 2000. Com a reduo do tempo de lavagem dos reatores, obteve-se um ganho de produtividade de 76 horas/ms ou 912 horas/ano. O estudo para retorno do investimento de R$ 201.000,00 em 5 anos. As medidas adotadas propiciaram um menor consumo de tempo de lavagens que contabiliza em 63% de reduo do consumo de gua, representando 13% da captao total por ano, garantindo ainda um sistema altamente confivel e superdimensionado para o tratamento de efluentes.

Toyota do Brasil Ltda.

Com a instalao dos trocadores de calor, foi possvel obter os seguintes resultados: Reduo de 5% no consumo de gs natural, correspondendo a 17, 67 m/h. Reduo de R$ 6.656,99/ms Reduo na gerao CO2, 17,36 ton/ms

Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/Tecnologia/producao_limpa/casos_geral.asp

A produo mais limpa identificada como a responsvel pelo conhecimento da natureza, seus processos nos recursos naturais, as consequncias das alteraes antrpicas, seus aspectos e impactos ambientais, as aes preventivas e as tecnologias corretivas que visam melhoria, recuperao da qualidade ambiental e preservao dos recursos naturais.

e-Tec Brasil

34

Gerenciamento de Resduos Ambientais

Em processos produtivos so usadas tanto aes corretivas, visando superar problemas existentes, como aes preventivas, antecipando-se a problemas futuros, na busca da sustentabilidade socioambiental. Os instrumentos de gesto ambiental so fortemente amparados em aes preventivas e aes corretivas.
Fonte: CETESB

Desenvolvimento Sustentvel

Produo mais Limpa

Sustentabilidade

Figura 5.1: Relao entre desenvolvimento sustentvel, produo mais limpa e sustentabilidade.

Mdias integradas
Acesse o AVEA e observe o exemplo Minha Casa.

Para a implantao da produo mais limpa imprescindvel o conhecimento dos resduos slidos, lquidos e atmosfricos gerados em cada processo produtivo que est sendo avaliado.

Resumo
Nesta aula, voc conheceu os princpios e as aplicaes de produo mais limpa P + L.

Avaliao
A sua casa, que aqui chamaremos Minha Casa, no deixa de ser um exemplo de sistema de produo em que os produtos como roupa, alimentao, bem-estar e higiene precisam ser assegurados aos seus moradores. Identifique o consumo de recursos naturais no ambiente de entrada como, por exemplo, as necessidades de gua, energia, insumos e no ambiente de sada, os resduos slidos e lquidos gerados, tais como a quantidade de resduo orgnico e reciclvel gerado por dia ou por semana. Observe o exemplo disponibilizado no AVEA. Aps este levantamento, reflita sobre o processo produtivo em Minha Casa e indique aes para aplicao do conceito de produo mais limpa. Encaminhe a atividade para avaliao.

Aula 5 Produo mais limpa

35

e-Tec Brasil

Aula 6 - Processos produtivos e a gerao de resduos industriais

Objetivos da aula
Caracterizar os resduos slidos, efluentes lquidos e emisses atmosfricas.

6.1 Introduo
Nesta aula voc conhecer os resduos industriais gerados em processos produtivos.

6.2 Resduos industriais


No processo produtivo, deve-se analisar alm do processo em si, o ambiente de entrada e o ambiente de sada (Figura 6.1). No ambiente de entrada so considerados os insumos a serem utilizados no processo, tais como a matria-prima, energia, gua, entre outros. No ambiente de sada, alm do produto final, so gerados efluentes lquidos, emisses atmosfricas e resduos slidos.
Ambiente de Entrada
gua Ar Energia

Ambiente de Sada
Produtos Emisses Atmosfricas Resduos Energia

PROCESSO INDUSTRIAL

Matria-prima
Produtos auxiliares

Figura 6.1: Ambiente de entrada e de sada nos processos produtivos.

Entre os principais aspectos ambientais de processos produtivos esto os resduos industriais, que so materiais gerados como sobras de processos produtivos ou aqueles que no possam ser utilizados com a finalidade para a qual foram originalmente produzidos, podendo ser:

Aula 6 - Processos produtivos e a gerao de resduos industriais

37

e-Tec Brasil

Efluentes lquidos Emisses atmosfricas Resduos slidos Efluentes lquidos de processos produtivos, de acordo com a Resoluo CONAMA 357/2005, representam o despejo lquido com carga poluente lanado em um corpo de gua receptor oriundo de atividades industriais, de drenagens contaminadas, de atividades de minerao, de criao confinada, entre outras (BRASIL, 2005). Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente podero ser lanados direta ou indiretamente em corpos dgua desde que obedeam s condies e padres estabelecidos pelo valor mximo de lanamento, que a mxima concentrao permitida para lanamento. Esses valores mximos esto apresentados em normas ambientais, como as do CONAMA, ou em licenas de operao emitidas pelo rgo ambiental competente. Os principais poluentes presentes nos efluentes lquidos so oriundos do tipo de processo produtivo que os originou, podendo apresentar caractersticas orgnicas e/ou inorgnicas. Emisses atmosfricas, de acordo com a Resoluo CONAMA 382/2006, so definidas como o lanamento na atmosfera de qualquer forma de matria slida, lquida ou gasosa (BRASIL, 206). Podem ser emisses fugitivas efetuadas por uma fonte desprovida de dispositivo projetado para dirigir ou controlar seu fluxo ou emisses pontuais efetuadas por uma fonte provida de dispositivo para dirigir ou controlar seu fluxo, como dutos e chamins. Os principais poluentes atmosfricos legislados so os compostos orgnicos volteis, enxofre reduzido total, material particulado-MP e os xidos de nitrognio e de enxofre. As fontes de emisso, qualquer instalao, equipamento ou processo que libere ou emita matria para a atmosfera, por emisso pontual ou fugitiva, devem obedecer ao limite mximo de emisso, que a quantidade mxima de poluentes permissvel de ser lanada para a atmosfera. Nesse caso tambm deve-se avaliar as normas ambientais e as licenas ambientais que incidem sobre o processo produtivo em anlise.

Glossrio
Despejos industriais despejo lquido proveniente de processos industriais, diferindo dos esgotos domsticos ou sanitrios. Predominam agentes qumicos e substncias txicas com potencialidade para causar poluio ou contaminao.

e-Tec Brasil

38

Gerenciamento de Resduos Industriais

Resduos slidos so resduos nos estados slidos e semisslidos provenientes de processos produtivos, que podem apresentar caractersticas diversificadas dependendo de sua origem. Ficam includos nesta definio os lodos provenientes de sistemas de tratamento de gua, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos de gua ou exijam, para isso, solues tcnicas e economicamente inviveis, em face da melhor tecnologia disponvel, conforme consta na NBR 10.004. Um resduo disposto inadequadamente, sem qualquer tratamento, pode causar impacto ambiental no solo, nas guas superficiais e subterrneas, contaminar o ar e afetar a comunidade do entorno. As guas superficiais podem ser contaminadas diretamente pelos resduos (carreamento superficial), conforme a proximidade do local de disposio ou atravs da percolao no solo e lixiviao, contaminando a gua subterrnea. A qualidade do ar pode ser comprometida pela disposio de resduos geradores de gases e odores, e pela queima. Resduos slidos inorgnicos: so todos os elementos qumicos e os compostos ditos inorgnicos no passveis de biodegradao. o caso de metais e de ligas metlicas, tais como o alumnio, o cobre, o estanho, o ferro e outros. O vidro enquadra-se igualmente nesta categoria. Resduos slidos orgnicos dificilmente biodegradveis: como a expresso indica, so resduos cuja degradao por via biolgica nula ou desprezvel. Este o caso da maior parte dos polmeros derivados do petrleo, como plsticos em geral, e as borrachas sintticas. Resduos slidos orgnicos facilmente biodegradveis: so resduos cuja degradao biolgica facilitada por caractersticas qumicas estruturais que permitem sua utilizao como fonte energtica para a biota. Exemplos destes resduos so restos de vegetais, cascas de frutas e verduras, restos de alimentos, restos de animais e a matria orgnica proveniente de dejetos animais. A caracterizao de resduos slidos realizada atravs da norma ABNT 10.004.

Aula 6 - Processos produtivos e a gerao de resduos industriais

39

e-Tec Brasil

Para efeitos dessa norma, os resduos so classificados em: a) resduos classe I Perigosos: Caracterstica apresentada por um resduo que, em funo de suas propriedades fsicas, qumicas ou infectocontagiosas, pode apresentar: risco sade pblica, provocando mortalidade, incidncia de doenas ou acentuando seus ndices; risco ao meio ambiente, quando o resduo for gerenciado de forma inadequada.

Glossrio
Pesticida substncia txica utilizada para eliminar pragas das lavouras.

Exemplo: leos, resduos patognicos, resduos de pesticidas, lodos contendo metais pesados, entre outros. A disposio adequada desses resduos depender, entre outros fatores, da sua natureza, das caractersticas do meio receptor, das leis vigentes e da aceitao da sociedade. b) resduos classe II No perigosos: Classe IIA Inertes: Os resduos podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade, solubilidade em gua. Exemplo: restos de alimentos, papel, papelo, madeira, tecidos... Classe IIB No inertes: Quando submetidos a um contato dinmico e esttico com gua destilada ou deionizada, temperatura ambiente, conforme teste-padro de solubilizao NBR 10.006 - Solubilizao de Resduos (ABNT, 2004), no tiveram nenhum de seus componentes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade de gua, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor. Exemplo: bloco de concreto, vidro, porcelana, certos plsticos, etc. O resduo um subproduto e, dependendo do processo produtivo, ele pode ser, no ambiente interno, reciclado, tratado e reutilizado. No ambiente externo ao processo, o resduo pode ter uma reciclagem externa ou uma disposio final adequada.

Mdias integradas
Acesse o AVEA para observar o exemplo sobre o levantamento dos resduos gerados em um processo produtivo e o seu fluxograma

e-Tec Brasil

40

Gerenciamento de Resduos Industriais

Lembre-se: o resduo de um processo produtivo pode ser matria-prima de outro processo produtivo!

Resumo
Nesta aula voc conheceu os resduos industriais gerados nos processos produtivos, bem como a classificao dos resduos slidos.

Avaliao
Agora que voc j sabe quais so os resduos industriais, visite um processo produtivo e avalie os resduos industriais gerados. A atividade pode ser realizada em grupo, com at quatro integrantes cada. Elabore o relatrio da visita tcnica, contemplando a identificao e quantificao dos resduos slidos, efluentes lquidos, emisses atmosfricas e implementao de aes, nos ltimos anos, que visem produo mais limpa. Elabore tambm o fluxograma do processo. Monte a apresentao em PowerPoint e discuta seus resultados no frum da disciplina no AVEA. Acesse o AVEA e observe o exemplo disponibilizado.

Aula 6 - Processos produtivos e a gerao de resduos industriais

41

e-Tec Brasil

Aula 7 Gerenciamento ambiental de resduos industriais


Objetivo da aula
Conhecer os princpios norteadores do gerenciamento de resduos industriais.

7.1 Introduo
Nesta aula sero apresentados os conceitos utilizados para a implantao de um sistema de gerenciamento ambiental de resduos industriais.

7.2 Gerenciamento ambiental


Preveno gerao da poluio um conceito que privilegia a atuao sobre o processo produtivo, de forma a minimizar a gerao de poluio, eliminando ou reduzindo a necessidade do uso de equipamento de controle, na etapa de planejamento da atividade produtiva. Esta preveno compreende a implantao de um sistema de gesto ambiental ou de procedimentos para a prtica de gerenciamento ambiental. Acesse o material disponvel na disciplina de Gesto Ambiental.

Gesto ambiental um sistema administrativo integrado aos demais processos gerenciais da empresa, visando a que a excelncia da performance ambiental, contribua para a competitividade e sucesso da atividade. Gerenciamento ambiental o conjunto de rotinas e procedimentos que permite a uma organizao administrar adequadamente as relaes entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, atentando s expectativas da sociedade. Gesto ambiental responde pergunta: O que fazer? Gerenciamento ambiental responde pergunta: Como fazer?

Aula 7 Gerenciamento ambiental de resduos industriais

43

e-Tec Brasil

A Figura 7.1 apresenta a abordagem tecnolgica de gerenciamento ambiental nos processos produtivos, nos ambientes de entrada e de sada, implementando as prticas do gerenciamento dos resduos gerados.
Processo produtivo

Entrada Materiais Energia Tecnologia Tempo Espao Mo de obra gua Capital

Sada

Fonte: Adaptado de D`Avila, 2002

Bens e servios

Subprodutos

Tratamento de Resduos Reciclagem Reso

Resduos para ambiente

Figura 7.1: Gerenciamento ambiental em processos produtivos.

Para implementar a prtica do gerenciamento ambiental em processos produtivos, deve-se aplicar as tecnologias ambientais tanto no ambiente de entrada como no ambiente de sada do processo, conforme apresentado na Figura 7.1, e nos procedimentos associados a ela, de forma a garantir sua eficcia. As diretrizes gerais sobre os princpios, sistemas e tcnicas de apoio para a implementao do gerenciamento ambiental de resduos industriais seguem a norma brasileira NBR-ISO 14.004 (ABNT, 2005). Visando identificar os problemas ambientais mais relevantes e, por conseguinte, priorizar onde se devem concentrar as aes corretivas ou preventivas, deve-se realizar o levantamento de todos os aspectos ambientais, consumidos e gerados, associados ao processo produtivo. Os aspectos ambientais so os componentes das diversas atividades e servios de um processo produtivo que possam (com alguma probabilidade) interferir com o meio ambiente e causar impactos negativos.

e-Tec Brasil

44

Gerenciamento de Resduos Industriais

Os aspectos ambientais devem ser considerados tanto no ambiente de entrada como no ambiente de sada dos processos. Para facilitar a avaliao de todos os aspectos ambientais, convm separar o processo produtivo em atividades que o compem. A Figura 7.2 apresenta a sistemtica de como avaliar estes aspectos ambientais. Dessa forma, para cada atividade do processo produtivo pode-se ter um ou mais aspectos ambientais. Para cada aspecto ambiental pode-se ter um ou mais impactos ambientais.

Fonte: Zurita, 2005

etapas do processo

ASPECTOS AMBIENTAIS

IMPACTOS AMBIENTAIS

Atividade 1

O que gera?

Para onde vai?

Atividade 2

Como gera?

Quais so as consequncias no meio ambiente?

Figura 7.2: Sistemtica para avaliao dos aspectos ambientais em processos produtivos.

Um Programa de Gerenciamento de Resduos Industriais apresenta atividades estabelecidas com a seguinte ordem de prioridade: Reduo da gerao na fonte Reso e/ou reciclagem Tratamento Disposio final.

Quando uma organizao atinge um desempenho satisfatrio no processo de gerenciamento de seus resduos, considera-se que ela est preparada para implantar um sistema de gesto ambiental. Nesse caso, a questo ambiental deixa de ser vista pela alta gerncia como um custo necessrio, para constituir-se em oportunidade de ganho atravs da reduo dos custos produtivos e de novas oportunidades de mercado e novos produtos. Agora, vamos ampliar nosso vocabulrio?

Aula 7 Gerenciamento ambiental de resduos industriais

45

e-Tec Brasil

Estude estes termos e pesquise outros para construir um Glossrio no AVEA, compartilhe saberes com seus colegas. Demanda bioqumica de oxignio (DBO) a determinao da quantidade de oxignio dissolvida na gua, utilizada pelos microorganismos na degradao bioqumica da matria orgnica. o parmetro mais empregado para medir a poluio. Normalmente utiliza-se a DBO de cinco dias (DB05). A determinao de DBO importante para se verificar a quantidade de oxignio necessria para estabilizar a matria orgnica. Dioxina Tetraclorodibezoparadioxina (TCDD) composto altamente txico e persistente que se forma na elaborao de herbicidas, como o 2,4,5T. So chamadas de ultravenenos, pela sua alta toxidez. Ecologia cincia que estuda a relao dos seres vivos entre si e com o ambiente fsico, a distribuio dos organismos nestes ambientes e a natureza das suas interaes. Palavra originada do grego: oikos = casa, moradia + logos = estudo. Efeito antrpico qualquer tipo de perturbao nos ambientes naturais da Terra, introduzido por atividade do ser humano. Estressor qualquer agente fsico, qumico ou biolgico que possa vir a induzir um efeito adverso no ambiente ou na sade humana. Eutrofizao aumento da concentrao de nutrientes (principalmente nitratos e fosfatos), em ambientes aquticos, o que acelera o crescimento de algas e outros vegetais, e a deteriorao da qualidade das guas. Embora seja um processo natural de maturao de uma massa dgua, pode ser causado ou intensificado pela ao humana (lanamento de esgotos e outros efluentes, lixiviao de fertilizantes do solo, etc.). um dos principais problemas enfrentados no gerenciamento de recursos hdricos. Monitoramento ambiental acompanhamento peridico atravs de observaes sistemticas de um atributo ambiental, de um problema ou situao atravs da quantificao das variveis que o caracterizam. O monitoramento determina os desvios entre normas preestabelecidas (referenciais) e as variveis medidas. Nitrificao processo de converso da amnia em nitratos, passando por

e-Tec Brasil

46

Gerenciamento de Resduos Industriais

nitritos como etapa intermediria, pela atuao de bactrias aerbicas denominadas nitrobactrias. Organoclorados inseticidas orgnicos sintticos que contm em sua molcula tomos de cloro, carbono e hidrognio, como o DDT, o Aldrin e o Dieldrin. Em termos de toxicidade aguda, seriam menos txicos do que os organofosforados, mas o grande problema a persistncia no meio ambiente e a bioacumulao. So proibidos em muitos pases. Organofosforados pesticidas orgnicos sintticos que contm em sua molcula, tomos de carbono, hidrognio e fsforo, como o Paration e o Malation. Toxicidade capacidade de uma substncia qumica, droga ou frmaco de causar efeito txico num organismo a eles exposto. Xenobitico substncia estranha ao organismo ou sistema biolgico.

Resumo
Nesta aula voc verificou os princpios nos quais se baseia o gerenciamento de resduos industriais. Ao longo da disciplina voc conheceu os tipos de resduos que podem ser gerados nos processos produtivos, bem como os processos potencialmente causadores de impactos ambientais. Percebeu tambm que para a implementao de um gerenciamento de resduos necessria a identificao e quantificao de todos os aspectos do ambiente de entrada (insumos), do processo produtivo, e do ambiente de sada (resduos).

Avaliao
Vamos colocar em prtica os conceitos estudados ao longo da disciplina. Para esta atividade, sero criados grupos de trabalho. O grupo dever escolher um processo produtivo j apresentado pelos integrantes do grupo na atividade de avaliao desenvolvida na aula 6. O enfoque principal nesta atividade a anlise do tratamento e das atitudes pertinentes para a preveno dos impactos ambientais que podem ser gerados no processo produtivo,

Aula 7 Gerenciamento ambiental de resduos industriais

47

e-Tec Brasil

bem como o estudo para a implantao de um Programa de Gerenciamento dos Resduos Industriais: slidos, lquidos e atmosfricos. O que a empresa j implementou e o que poder implementar, na viso do tcnico em meio ambiente. A apresentao em PowerPoint dever ser disponibilizada e discutida no workshop.

e-Tec Brasil

48

Gerenciamento de Resduos Industriais

Referncias
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS Sistemas de Gesto Ambiental Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio. NBR ISO 14.004. Rio de Janeiro, 2005. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT NBR 10.004 - Resduos slidos: coletnea de normas. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2004 71 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10.005 - Procedimento para obteno de extrato lixiviado de resduos slidos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2004. 16 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS.. NBR 10.006 - Procedimento para obteno de extrato solubilizado de resduos slidos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2004. 3 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10.007 - Amostragem de resduos slidos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2004. 21 p. AMBIENTE BRASIL . Disponvel em:<http://www.ambientebrasil.com.br/composer. php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./glossario/siglas.html>. Acesso em: 8 jul. 2009. BRAGA, B.; HESPANHOL, I.; CONEJO, J. G. L.; MIERZWA, J. C.; BARROS, M. T.; SPENCER, M.; PORTO, M.; NUCCI, N.; JULIANO, N.; EIGER, S. Introduo engenharia ambiental. 2. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 318p. BRASIL. CONAMA. Resoluo 001/90, de 08 de maro de 1990. Dispe sobre critrios e padres de emisso de rudos, das atividades industriais. Disponvel em:<http://www. mma.gov.br/port/conama/index.cfm>. Acesso em: 8 jul. 2009. BRASIL. CONAMA. Resoluo 005/89, de 15 de junho de 1989. Institui o Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar - PRONAR, e d outras providncias. Disponvel em:< http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res89/res0589.html>. Acesso em: 8 jul.2009. BRASIL. CONAMA. Resoluo 003/90, de 28 de junho de 1990. Estabelece padres de qualidade do ar. Disponvel em: < http://www.siam.mg.gov.br/sla/download. pdf?idNorma=41>. Acesso em:8 jul.2009. BRASIL. CONAMA. Resoluo 237/97, de 19 de dezembro de 1997. Dispe sobre licenciamento ambiental. Disponvel em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/res/ res97/res23797.html>. Acesso em: 8 jul.2009. BRASIL.CONAMA. Resoluo 357/05, de 17 de maro de 2005. Dispe sobre a classificao dos corpos dagua. Disponvel em: < http://www.anp.gov.br/guias_r8/ sismica_r8/Legisla%C3%A7%C3%A3o/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CONAMA%20 357-05.pdf> Acesso em: 8 jul.2009. CERQUEIRA, J.P. Auditorias de sistemas de gesto. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2004. DERISIO, J. C. Introduo ao controle de poluio ambiental. 2 Edio. So Paulo: Signus, 2000. D`VILA, S.G. Palestra: Engenharia Qumica- Tendncias e Perspectivas. PUCRS, 2002.

49

e-Tec Brasil

ECOLNEWS. Dicionrio ambiental. So Paulo: Ecomensagem Sistema Editorial S/C Ltda. Disponvel em: <http://www.ecolnews.com.br/dicionarioambiental/>. Acesso em: 8 jul. 2009. GIANNETTI, B.F.; ALMEIDA, C. Ecologia industrial. So Paulo: Edgard Blucher, 2006. 109 p. IBGE. Instituto de Geografia e Estatstica.Vocabulrio bsico de recursos naturais e meio ambiente. 2 Edio. 2004. Disponvel em:<http://www.dominiopublico.gov.br/ download/texto/et000001.pdf>. Acesso em: 8 jul. 2009. MOTA, S. Introduo engenharia ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2000. ODUM, E. Ecologia. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana,1985. TOWSEND, C. R.; BEGON, M. & HARPER, J.L. Fundamentos em Ecologia. 2 Edio. Artmed Editora S.A. Porto Alegre, RS. 592p. 2006. VIVATERRA - Sociedade de Defesa, Pesquisa e Educao Ambiental. Disponvel em: <http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_glossario.htm> Acesso em: 8 jul. 2009. ZURITA, M.L.L. Apostila da Disciplina de Gesto Ambiental. CD. Curso de Especializao em Gesto da Qualidade para o Meio Ambiente. PUCRS. 2005.

e-Tec Brasil

50

Gerenciamento de Resduos Industriais

Currculo sinttico das professoras-autoras


Maria Teresa Monica Raya Rodriguez bacharel em Qumica e engenheira qumica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ecologia pela UFRGS e doutora em Ecologia pela Universidade Federal de So Carlos. professora do Departamento de Ecologia, Instituto de Biocincias, UFRGS e avaliadora de qualidade da Rede Metrolgica RS para as reas de Qumica e Meio Ambiente. No perodo de 1982 a 2008 tambm foi professora da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Escola Politcnica, Departamento de Engenharia Qumica. Ministra disciplinas no nvel tcnico, graduao e ps-graduao. Integra grupos multidisciplinares de avaliao ambiental. Atualmente diretora substituta do Centro de Ecologia da UFRGS e coordenadora Tcnica da Rede Metrolgica RS. Simone Caterina Kapusta formada em Oceanologia pela Fundao Universidade Federal do Rio Grande (1997), mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Cincias, Programa de Ps-Graduao em Ecologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experincia na rea de Ecossistemas Aquticos, com nfase em Comunidade Bentnica, atuando principalmente nos seguintes temas: macrofauna bentnica, meiofauna, identificao de Nematoda, utilizao de bioindicadores em ambientes aquticos. Integra grupos multidisciplinares de avaliao ambiental. professora do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre (antiga Escola Tcnica/UFRGS).

51

e-Tec Brasil

ISBN: 978-85-64270-03-9

You might also like