You are on page 1of 4

Sistema de Planeamento e Avaliao de Refeies Escolares

Newsletter n. 13 Maro 2012

A Direco-Geral da Sade (DGS), em parceria com a Direco-Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e com suporte tcnico da Faculdade de Cincias da Nutrio e Alimentao da Universidade do Porto (FCNAUP), desenvolveram, no mbito da Plataforma Contra a Obesidade, o SPARE.

Evoluo das Recomendaes Nutricionais Americanas


Com o objectivo de incentivar e ajudar a populao americana a melhorar a sua alimentao, foram criados e reformulados nos ltimos anos esquemas grficos que distribussem os vrios tipos de alimentos, assim como as suas pores recomendadas para o dia-a-dia. Em 1992, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA - United States Department of Agriculture) realizou o primeiro esquema em forma de pirmide (Fig. 1). (1)

OBJECTIVO:
O SPARE uma ferramenta informtica que permite a anlise e a construo de ementas escolares nutricionalmente adequadas.

Na Pirmide Alimentar, os alimentos que deviam ser ingeridos em maior quantidade encontravam-se na sua base, enquanto aqueles que deviam ser consumidos moderadamente ficavam no topo. (1)

DESTINATRIOS:
Profissionais com responsabilidade na rea do planeamento e gesto de ementas em ambiente escolar.

Fig. 1: Pirmide Alimentar, 1992


Fonte: Escott-Stump S, Kathleen Mahan L. (2008). Krause: Alimentos, Nutrio e Dietoterapia. Saunders Elsevier; 12edio

Em 2005, reformulou-se a pirmide anterior, com o intuito de associar uma alimentao saudvel com a prtica de actividade fsica. (Fig. 2) (2)

LEGUMINOSAS

Fig. 2: Pirmide Alimentar, 2005


Fonte: On-line: www.mypyramid.gov

Os grupos alimentares que deviam ser preferencialmente consumidos, encontravam-se em faixas mais largas, enquanto aqueles que deviam ser escolhidos de forma moderada, estavam em faixas mais estreitas. (2)

Em Junho de 2011, a pirmide alimentar foi substituda por um novo esquema grfico, em forma de prato, designado por My Plate (Fig.3). (3)
Segundo o USDA americano, a pirmide estava fora de moda e era muito complicada para os cidados, que reclamavam de informaes contraditrias. (3) Este modelo foi apresentado pela primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, dando continuidade sua campanha Lets Move. A referida campanha, consiste na preveno da obesidade infantil e numa melhor alimentao da populao americana.
(3)

Segundo Michelle Obama, tratava-se de um lembrete simples e rpido para que todos ns sejamos mais conscientes do que comemos. Ressaltava tambm que os pais deviam olhar para os pratos dos seus filhos para garantir que metade fosse composta de hortcolas e frutas e a outra metade de fontes proteicas e cereais. (3)

Cereais

Hortcolas

Alm disso, ao lado do prato estava presente um copo, que representava os lacticnios. (3)
Fig. 3: My Plate
Fonte: On-line: www.choosemyplate.gov

A Escola de Sade Pblica de Harvard, em Setembro de 2011, criou uma nova verso do modelo de prato Healthy Eating Plate (Fig.4). (4)

Utilize azeite para temperar e cozinhar. Reduza a quantidade de manteiga. Evite gorduras trans.

leos Saudveis

gua

Quanto mais variedade melhor. Batatas no esto includas.

Hortcolas

Cereais Integrais

Beba gua, ch ou caf (com pouco ou nenhum acar). Reduza os lacticnios (1-2 pores/ dia) e os sumos (1 copo pequeno / dia). Evite as bebidas aucaradas. Consuma preferencialmente cereais integrais (arroz, massa ou po integrais). Reduza o consumo de cereais refinados, como arroz e po brancos. Prefira peixe, carnes brancas, leguminosas e frutos secos; Reduza a ingesto de carnes vermelhas; Evite produtos de charcutaria e outras carnes processadas.

Consuma fruta de todas as cores. Mantenha-se activo!

Fruta

Protenas Saudveis

Fig.4 - Healthy Eating Plate


Fonte: Skerrett, P.J. (2011). Harvard to USDA: Check out the Healthy Eating Plate. Disponvel on-line: http://www.health.harvard.edu/blog/ harvard-to-usda-check-out-the-healthy-eating-plate-201109143344

Segundo os investigadores de Harvard, o Healthy Eating Plate uma verso melhorada e mais completa em relao ao My Plate, pois este: (4)

No refere que os gros integrais so mais saudveis; No menciona que os alimentos proteicos de alto valor biolgico, como peixes, carnes brancas, leguminosas e frutos secos so mais saudveis do que as carnes vermelhas processadas; No faz distino entre as batatas e outros; No inclui na sua representao os leos saudveis para tempero e confeco; Recomenda lacticnios em cada refeio, mesmo que haja pouca ou nenhuma evidncia que o seu elevado consumo seja benfico; No incentiva ao consumo de gua ou ch; No estimula prtica de actividade fsica.

Semforo da Alimentao
A prtica de uma alimentao saudvel, no significa que sejam eliminados totalmente os alimentos menos saudveis da dieta. O importante que o consumo desses alimentos constitua a excepo e no a regra do dia-a-dia alimentar. (5)

Uma imagem como o semforo (Fig. 5) poder ajudar as crianas e os adolescentes a escolher os alimentos de uma forma fcil e compreensiva:

Fig.5 - Semforo da Alimentao


Fonte: Gonalves, L. (2010). O semforo da Alimentao. Disponvel on-line: http://consultoriodedieteticaenutricao.blogspot.com/2010/06/o-semaforo-daalimentacao.html.

Alimentos Vermelhos: (6)


Consumo limitado Elevado teor de: - Acares simples; - Gorduras, sobretudo saturadas; - Sal; - Corantes, conservantes e edulcorantes. Reduzida ou nulo teor de Fibras.

Para mais informaes ou para esclarecimento de dvidas envie email para: plataformacontrao besidade@dgs.pt

Alimentos Amarelos: (6)


Consumo moderado Presena de: - Gorduras, sobretudo saturadas, em particular nos alimentos de origem animal; - Acares simples, nomeadamente nos cereais de pequeno-almoo, mesmo os mais equilibrados; - Sal em concentrao moderada.

Colaboraram neste nmero: Joana Oliveira Daniela Teixeira Anabela Lopes Pedro Graa Pedro Ribeiro da Silva

Alimentos Verdes: (6)


Consumo livre Baixo teor de: - Acares de absoro rpida (simples); - Gorduras (lpidos), sobretudo saturadas; - Sal. Elevado teor de: - Fibras; - Antioxidantes; - Vitaminas; - Minerais.

Para solicitar o envio de uma ou mais referncias (numeradas de 1 a 6) envie-nos esse pedido por email: plataformacontraobe sidade@dgs.pt

Referncias Bibliogrficas:

necessrio que a comunidade educativa (educadores, professores, auxiliares, pais, encarregados de educao) esteja esclarecida sobre quais os gneros alimentcios que, de acordo com o seu valor nutricional, devem fazer parte da alimentao das crianas e adolescentes!

Plataforma Contra a Obesidade Direco-Geral da Sade Alameda D. Afonso Henriques, 45 1049-005 Lisboa

Informaes aos nossos utilizadores:

O prximo nmero da Newsletter ser no ms de Junho, que apresentar uma tabela de equivalentes e uma ementa para um dia escolar!

www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt

You might also like