You are on page 1of 2

Como registrar empresa: um guia simples e objetivo

Publicado em 2 de abril de 2010 por Luiz Piovesana

Ol usurio do Google! Para receber novidades sobre empreendedorismo e inovao, assine nosso feed ou siga-nos no Twitter (@empreendemia) Um problema que todo empreendedor iniciante tem (alm de comear a empresa, ter um produto etc.) fazer a abertura legal da sua empresa. Infelizmente nosso pas no ajuda muito em relao burocracia exigida so muitos registros diferentes em vrias instncias, que causam taxas altas e impostos futuros.

Uma coisa fato: voc precisa de um contador pra isso. No s porque ele quem conhece bem todo o processo, mas porque no Brasil toda empresa deve obrigatoriamente ter um contador (contratado ou terceiro). Mesmo assim, bastante recomendado que voc acompanhe o processo de perto, saiba o que est acontecendo e quais so suas possibilidades de registro e enquadramento, mesmo porque isso vai ditar como impostos e taxas incidiro sobre sua empresa. Pra isso, fizemos esse pequeno guia abaixo: Contrato Social Ele extremamente importante e deve ser montado com cuidado, j que ele que determina o que a empresa faz e como funciona, pontos esses que implicaro diretamente nas possibilidades de produtos e servios e, claro, nos impostos. Por exemplo, no deixe de ver se

as atividades da empresa no se encaixam no Simples Nacional (procure bem, voc pode sempre encontrar sinnimos), o que significa uma economia significativa com impostos. Registros 1. Junta Comercial o nascimento: Como qualquer pessoa, uma pessoa jurdica tambm precisa nascer e ter uma certido isso ser o registro da sua empresa na Junta Comercial. Pra essa etapa, alm de alguns documentos dos scios da empresa, voc precisa tambm do contrato social. 2. Receita Federal CNPJ: O lugar onde a empresa consegue o aclamado CNPJ, com o qual a empresa define, perante ao governo federal, quais so suas atividades ou seja, qual sua base para clculo de impostos e fiscalizao. 3. Secretaria Estadual da Fazenda Inscrio Estadual: O mesmo procedimento que o anterior, mas nesse caso s ganha uma inscrio estadual as empresas que trabalham com produtos, onde incidir o ICMS. No caso de empresas de servios, a inscrio como isento. 4. Prefeitura alvar e ISSQN: No mbito municipal onde voc consegue seu alvar de funcionamento (em alguns casos no necessrio), o que te d a luz verde para comear a funcionar. legal lembrar tambm que pra prefeitura que todo ms voc paga ISSQN, aquele imposto que custa at 5% do valor das suas notas fiscais de servio nunca vacile com ele! O custo para abertura da empresa varia entre 600 e 900 reais, dependendo da sua cidade, estado e do seu contador. Pra ver com mais detalhes todos os processos e os documentos exigidos em cada parte, sugerimos o Guia do Sebrae. Lembre-se, ao abrir uma pessoa jurdica, voc est criando uma nova pessoa perante o governo, ento ela tambm precisa prestar contas, pagar impostos, tem que ter seu dinheiro separado (mesmo sendo scio, no misture o dinheiro!). Alm disso, sendo scio da empresa, seu nome e a sade dele esto ligados ao da empresa se um estiver com nome sujo, isso trar consequncias para o outro. Por isso, consulte um advogado (principalmente pro Contrato Social) e confie no seu contador. Ns demoramos pra achar um contador de confiana, mas depois que o encontramos, sempre recomendamos seus servios (veja mais aqui sobre a Capital Prime). Abraos, Luiz Piovesana (felizo com nosso escritrio de contabilidade)
YTozOntzOjQ6InR

You might also like