You are on page 1of 24

PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL

Das linhas globais a uma ecologia de saberes


1

Boaventura de Sousa Santos

RESUMO

Na primeira parte do ensaio, o autor argumenta que as linhas cartogrficas abissais que demarcavam o Velho e o Novo Mundo na era colonial subsistem estruturalmente no pensamento moderno ocidental e permanecem constitutivas das relaes polticas e culturais excludentes mantidas no sistema mundial contemporneo. A injustia social global estaria portanto estritamente associada injustia cognitiva global, de modo que a luta por justia social global requer a construo de um pensamento ps-abissal. PALAVRAS-CHAVE: emancipao social; excluso social; epistemologia; colonialismo; globalizao.
SUMMARY

In the first part of the essay, the author states that the abyssal cartographical lines that used to demarcate the Old and the New World during colonial times are still alive in the structure of modern occidental thought and remain constitutive of the political and cultural relations held by the contemporary world system. Global social iniquity would thus be strictly related to global cognitive iniquity, in such a way that the struggle for a global social justice requires the construction of a post-abyssal thought. KEYWORDS: social emancipation; social exclusion; epistemology; colonialism; globalization.

[1] Este texto foi apresentado em diferentes verses no Fernand Braudel Center (Binghamton, Nova York) e nas universidades de Glasgow, Victoria (Canad), Wisconsin-Madison e Coimbra. Gostaria de agradecer os comentrios de Gavin Anderson,Alison Phipps,Emilios Christodoulidis, David Schneiderman, Claire Cutler, Upendra Baxi, James Tully, Len Kaplan, Marc Galanter, Neil Komesar, Joseph Thome, Javier Couso, Jeremy Webber, Rebecca Johnson, John Harrington, Antonio Sousa Ribeiro,Joaquin Herrera Flores,Conceio Gomes e Joo Pedroso. Maria Paula Meneses, alm de comentar o texto, auxiliou-me no trabalho de pesquisa, pelo que lhe sou muito grato. Este trabalho no teria sido possvel sem a inspirao das longas conversas com Maria Irene Ramalho sobre as relaes entre as cincias sociais e as cincias humanas.

O pensamento moderno ocidental um pensamento abissal . Consiste num sistema de distines visveis e invisveis, sendo que estas ltimas fundamentam as primeiras. As distines invisveis so estabelecidas por meio de linhas radicais que dividem a realidade social em dois universos distintos:o deste lado da linha e o do outro lado da linha.A diviso tal que o outro lado da linha desaparece como realidade,torna-se inexistente e mesmo produzido como inexistente. Inexistncia significa no existir sob qualquer modo de ser relevante ou compreensvel3.Tudo aquilo que produzido como inexistente excludo de forma radical porque permanece exterior ao universo que a prpria concepo de incluso considera como o outro. A caracterstica fundamental do pensamento abissal a impossibilidade da co-presena dos dois lados da linha.O universo deste lado da linha s prevalece na medida em que esgota o campo da realidade relevante: para alm da linha h apenas inexistncia,invisibilidade e ausncia no-dialtica.
2
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 71

Para dar um exemplo baseado em meu prprio trabalho, venho caracterizando a modernidade ocidental como um paradigma fundado na tenso entre a regulao e a emancipao sociais4. Essa distino visvel fundamenta todos os conflitos modernos,tanto em termos de fatos substantivos como de procedimentos. Mas a essa distino subjaz uma outra, invisvel, na qual a anterior se funda: a distino entre as sociedades metropolitanas e os territrios coloniais.De fato,a dicotomia regulao/emancipao se aplica apenas a sociedades metropolitanas. Seria impensvel aplic-la aos territrios coloniais, aos quais se aplica a dicotomia apropriao/violncia,por sua vez inconcebvel de aplicar a este lado da linha.Contudo, a inaplicabilidade do paradigma regulao/emancipao aos territrios coloniais no comprometeu sua universalidade. O pensamento abissal moderno se destaca pela capacidade de produzir e radicalizar distines. Por mais radicais que sejam essas distines e por mais dramticas que possam ser as conseqncias de estar em um ou outro de seus lados, elas pertencem a este lado da linha e se combinam para tornar invisvel a linha abissal na qual esto fundadas. As distines intensamente visveis que estruturam a realidade social deste lado da linha se baseiam na invisibilidade das distines entre este e o outro lado da linha. O conhecimento e o direito modernos representam as manifestaes mais cabais do pensamento abissal.Do-nos conta das duas principais linhas abissais globais dos tempos modernos,as quais,embora distintas e operando de modo diferenciado, so interdependentes. Cada uma cria um subsistema de distines visveis e invisveis de tal modo que as ltimas se tornam o fundamento das primeiras. No campo do conhecimento,o pensamento abissal consiste na concesso do monoplio da distino universal entre o verdadeiro e o falso cincia, em detrimento de dois conhecimentos alternativos: a filosofia e a teologia. Esse monoplio est no cerne da disputa epistemolgica moderna entre as formas de verdade cientficas e no-cientficas.J que a validade universal da verdade cientfica sempre reconhecidamente muito relativa pois s pode ser estabelecida em relao a certos tipos de objetos em determinadas circunstncias e segundo determinados mtodos , de que modo ela se relaciona com outras verdades possveis que at podem reclamar um estatuto superior mas que no podem ser estabelecidas conforme o mtodo cientfico,como o caso da razo como verdade filosfica e da f como verdade religiosa5? Essas tenses entre a cincia, de um lado, e a filosofia e a teologia, de outro, vieram a se tornar altamente visveis, mas todas elas, como defendo, tm lugar deste lado da linha. Sua visibilidade assenta na invisibilidade de formas de conhecimento que no se encaixam em nenhuma dessas modalidades. Refiro-me aos conhecimentos populares, leigos, plebeus,
72 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

[2] No pretendo que o pensamento moderno ocidental seja a nica forma de pensamento abissal. Ao contrrio, muito provvel que existam ou tenham existido formas de pensamento abissal fora do Ocidente. No meu propsito analislas neste texto. Defendo apenas que, abissais ou no, as formas de pensamento no-ocidentais tm sido tratadas de um modo abissal pelo pensamento moderno ocidental. Tambm no trato aqui do pensamento prmoderno ocidental nem das verses do pensamento moderno ocidental marginalizadas ou suprimidas por se oporem s verses hegemnicas, as nicas de que me ocupo aqui. [3] Sobre a sociologia das ausncias como crtica produo de realidade inexistente pelo pensamento hegemnico,ver Santos,Boaventura de S. A crtica da razo indolente. So Paulo: Cortez, 2002; A critique of lazy reason:against the waste of experience. In: Wallerstein, Immanuel (org.). The modern world-system in the longue dure. Boulder: Paradigm, 2004, pp. 157-97; A gramtica do tempo: para uma nova cultura poltica. So Paulo: Cortez,2006. [4] Essa tenso representa o outro lado da discrepncia moderna entre as experincias atuais e as expectativas quanto ao futuro,tambm expressas no mote positivista ordem e progresso. O pilar da regulao social constitudo pelos princpios do Estado, da comunidade e do mercado, enquanto o pilar da emancipao consiste nas trs lgicas da racionalidade: a racionalidade esttico-expressiva das artes e da literatura, a racionalidade instrumental-cognitiva da cincia e da tecnologia e a racionalidade moral-prtica da tica e do direito. Cf. Santos, Boaventura de S. Toward a new common sense. Nova York: Routledge, 1995; A crtica da razo indolente,op.cit. [5] Ainda que de formas muito distintas, Pascal, Kierkegaard e Nietzsche foram os filsofos que mais a fundo analisaram, e viveram, as antinomias contidas nessa questo.Mais recentemente, cabe mencionar Karl Jaspers (Reason and anti-reason in our time. New Haven: Yale University Press, 1952; Basic philosophical writings. Athens: Ohio University Press, 1986; The great philosophers. Nova York: Harcourt Brace, 1995) e Ste-

phen Toulmin (Return to reason. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2001). [6] Para uma viso geral dos debates recentes sobre as relaes entre a cincia e outros conhecimentos, ver Santos,Boaventura de S.,Meneses,Maria Paula e Nunes, Joo A. Introduo. In: Santos, Boaventura de S. (org.). Semear outras solues. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005, pp. 21121;Santos,Boaventura de S. Toward a new common sense,op.cit.,pp.7-55. [7] Analiso em detalhe a natureza do direito moderno e a coexistncia de mais de um sistema jurdico no mesmo espao geopoltico em Santos, Boaventura de S. Toward a new legal common sense. Londres: Butterworths,2002. [8] Neste trabalho tomo por assente a ligao ntima entre capitalismo e colonialismo. Ver, por exemplo, Williams, Eric. Capitalism and slavery. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1994 [1944]; Arendt, Hannah. The origins of totalitarism. Nova York: Harcourt Brace, 1951; Fanon, Franz. Black skin, white masks. Nova York: Grove Press, 1967; Horkheimer, Max e Adorno, Theodor. Dialectic of Enlightenment. Nova York: Herde and Herder, 1972; Wallerstein, Immanuel M. The modern worldsystem. Nova York: Academic Press, 1974; Dussel, Enrique. 1492: el encubrimiento del otro. Bogot:Anthropos, 1992;Mignolo,Walter. The darker side of Renaissance. Michigan: University of Michigan Press, 1995; Quijano, Anibal. Colonialidad del poder y classificacin social. Journal of World-Systems Research, vol. 6, n. 2, 2000,pp.342-86. [9] Assim, contrariamente quilo que afirmam as teorias convencionais do direito internacional, o imperialismo constitutivo do Estado moderno, e no um produto dele. O Estado moderno,o direito internacional e o constitucionalismo nacional e global advm do mesmo processo histrico imperial. Cf. Koskenniemi, Martti. The gentle civilizer of nations: the rise and fall of international law, 18701960. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2002; Anghie, Anthony. Imperialism, sovereignty and the making of international law. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2005; Tully, James. The impe-

camponeses ou indgenas do outro lado da linha, que desaparecem como conhecimentos relevantes ou comensurveis por se encontrarem para alm do universo do verdadeiro e do falso. inimaginvel aplicar-lhes no s a distino cientfica entre verdadeiro e falso, mas tambm as verdades inverificveis da filosofia e da teologia,que constituem o outro conhecimento aceitvel deste lado da linha6. Do outro lado no h conhecimento real;existem crenas,opinies,magia,idolatria, entendimentos intuitivos ou subjetivos, que na melhor das hipteses podem se tornar objeto ou matria-prima de investigaes cientficas. Assim, a linha visvel que separa a cincia de seus outros modernos est assente na linha abissal invisvel que separa, de um lado, cincia, filosofia e teologia e, de outro, conhecimentos tornados incomensurveis e incompreensveis por no obedecerem nem aos critrios cientficos de verdade nem aos critrios dos conhecimentos reconhecidos como alternativos,da filosofia e da teologia. No campo do direito moderno, este lado da linha determinado por aquilo que se reputa como legal ou ilegal de acordo com o direito oficial do Estado ou o direito internacional. Distinguidos como as duas nicas formas de existncia relevantes perante a lei,o legal e o ilegal acabam por constituir-se numa distino universal. Tal distino central deixa de fora todo um territrio social onde essa dicotomia seria impensvel como princpio organizador, isto , o territrio sem lei, fora da lei, o territrio do a-legal, ou mesmo do legal e ilegal de acordo com direitos no reconhecidos oficialmente7. Assim, a linha abissal invisvel que separa o domnio do direito do domnio do nodireito fundamenta a dicotomia visvel entre o legal e o ilegal que deste lado da linha organiza o domnio do direito. Em cada um dos dois grandes domnios a cincia e o direito as divises levadas a cabo pelas linhas globais so abissais no sentido de que eliminam definitivamente quaisquer realidades que se encontrem do outro lado da linha.Essa negao radical de co-presena fundamenta a afirmao da diferena radical que deste lado da linha separa o verdadeiro do falso, o legal e o ilegal. O outro lado da linha compreende uma vasta gama de experincias desperdiadas,tornadas invisveis, assim como seus autores, e sem uma localizao territorial fixa.Na verdade,como j apontei,existiu originalmente uma localizao territorial, a qual coincidiu historicamente com um territrio social especfico:a zona colonial8.Tudo o que no pudesse ser pensado em termos de verdadeiro ou falso, de legal ou ilegal, ocorria na zona colonial. A esse respeito, o direito moderno parece ter alguma precedncia histrica sobre a cincia na criao do pensamento abissal.De fato, foi a linha global que separava o Velho Mundo do Novo Mundo que tornou possvel a emergncia, deste lado da linha, do direito moderno e em particular do direito internacional moderno9.
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 73

A primeira linha global moderna foi provavelmente a do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha (1494)10,mas as verdadeiras linhas abissais emergem em meados do sculo XVI com as amity lines (linhas de amizade)11. Seu carter abissal se manifesta no elaborado trabalho cartogrfico investido em sua definio, na extrema preciso exigida a cartgrafos,fabricantes de globos terrestres e pilotos, no policiamento vigilante e nas duras punies s violaes. Na sua constituio moderna, o colonial representa no o legal ou o ilegal, mas o sem lei. Uma mxima que ento se populariza, No h pecados ao sul do Equador,ecoa na famosa passagem dos Pensamentos de Pascal, escritos em meados do sculo XVII: Trs graus de latitude subvertem toda a jurisprudncia. Um meridiano determina a verdade [...]. Singular justia que um rio delimita! Verdade aqum dos Pirineus, errado alm12. De meados do sculo XVI em diante, o debate jurdico e poltico entre os Estados europeus acerca do Novo Mundo concentra-se na linha global,isto ,na determinao do colonial, e no na ordenao interna do colonial. O colonial o estado de natureza,onde as instituies da sociedade civil no tm lugar.Hobbes refere-se explicitamente aos povos selvagens em muitos lugares da Amrica como exemplares do estado de natureza, e Locke pensa da mesma forma ao escrever em Sobre o governo civil: No princpio todo o mundo foi Amrica13. O colonial constitui o grau zero a partir do qual so construdas as concepes modernas de conhecimento e direito. As teorias do contrato social dos sculos XVII e XVIII so to importantes por aquilo que dizem como por aquilo que silenciam.O que dizem que os indivduos modernos,ou seja,os homens metropolitanos,entram no contrato social abandonando o estado de natureza para formar a sociedade civil14.O que silenciam que com isso se cria uma vasta regio do mundo em estado de natureza um estado de natureza a que so condenados milhes de seres humanos sem quaisquer possibilidades de escapar por via da criao de uma sociedade civil.A modernidade ocidental,em vez de significar o abandono do estado de natureza e a passagem sociedade civil, significa a coexistncia de sociedade civil e estado de natureza separados por uma linha abissal com base na qual o olhar hegemnico, localizado na sociedade civil, deixa de ver e declara efetivamente como no-existente o estado de natureza.O presente que vai sendo criado do outro lado da linha tornado invisvel ao ser reconceitualizado como o passado irreversvel deste lado da linha. O contato hegemnico converte simultaneidade em no-contemporaneidade, inventando passados para dar lugar a um futuro nico e homogneo. Assim, o fato de que os princpios legais vigentes na sociedade civil deste lado da linha no se aplicam ao outro lado no compromete sua universalidade.
74 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

rialism of modern constitutional democracy. In: Loughlin, Martin e Walker,Neil (orgs.). Constituent power and constitutional form. Oxford: Oxford University Press,no prelo. [10] A definio das linhas globais ocorre gradualmente. Segundo Carl Schmitt (The nomos of the Earth in the international law of the jus publicum europaeum. Nova York: Telos Press, 2003, p. 91), as linhas cartogrficas do sculo XV pressupunham ainda uma ordem espiritual global vigente de ambos os lados da diviso:a Respublica Christiana, simbolizada pelo papa. Isso explica as dificuldades enfrentadas por Francisco Vitoria, o grande telogo e jurista espanhol do sculo XVI, para justificar a ocupao de terras nas Amricas. Vitoria questiona se a descoberta suficiente como ttulo jurdico de posse da terra. A sua resposta muito complexa,no s por ser formulada em estilo aristotlico, mas sobretudo porque Vitria no concebe qualquer resposta convincente que no parta da premissa da superioridade europia. Esse fato, contudo, no confere qualquer direito moral ou positivo sobre as terras ocupadas. Segundo Vitoria, nem mesmo a superioridade civilizacional dos europeus suficiente como base de um direito moral. Para ele, a conquista podia servir apenas de fundamento a um direito reversvel terra, a jura contraria,nas suas palavras.Isto , a questo da relao entre a conquista e o direito terra deve ser colocada inversamente:se os ndios tivessem descoberto e conquistado os europeus, teriam eles igual direito a ocupar as terras? A justificao de Vitoria para a ocupao de terras assenta ainda na ordem crist medieval,na misso atribuda pelo papa aos reis espanhol e portugus e no conceito de guerra justa. Ver ibidem, pp. 101-25; Anghie, op. cit., pp. 13-31; Pagden,Anthony. Spanish imperialism and the political imagination. New Haven: Yale University Press,1990,p.15. [11] Com as amity lines a primeira das quais poder ter surgido do Tratado de Cateau-Cambresis entre Espanha e Frana (1559) ,as linhas cartogrficas abandonam a idia de uma ordem comum global e estabelecem uma dualidade abissal entre os territrios deste lado da linha, onde vigoram a verdade, a paz e a amizade, e do outro lado da linha, onde imperam a lei do mais forte, a violncia e a

pilhagem. O que quer que ocorra do outro lado da linha no est sujeito aos mesmos princpios ticos e jurdicos que se aplicam deste lado da linha, de modo que no poder dar origem ao tipo de conflitos que a violao de tais princpios causaria se ocorresse deste lado da linha. Essa dualidade permitiu aos reis catlicos da Frana, por exemplo, manter uma aliana com os reis catlicos da Espanha deste lado da linha e ao mesmo tempo aliar-se aos piratas que atacavam os barcos espanhis do outro lado da linha. [12] Pascal, Blaise. Penses. Londres: Penguin Books, 1966, p. 46 [em traduo de Novos Estudos com base no francs]. [13] Hobbes, Thomas. Leviathan. Londres: Penguin Books, 1985 [1651], p. 187; Locke, John. The second treatise of civil government and a letter concerning toleration. Oxford: B. Blackwell, 1946 [1690], 49 [em traduo do autor]. [14] Sobre as diferentes concepes do contrato social, ver Santos, Boaventura de S. Toward a new legal common sense,op.cit.,pp.30-39. [15] De acordo com a bula,os ndios eram verdadeiros homens e [...] no eram capazes de entender a f catlica, mas, de acordo com as nossas informaes, desejam ardentemente receb-la (Papa Paulo III. Sublimis Deus, 1537 <www.papalencyclicals.net/ Paul03/p3subli.htm, acessado em 22/ 9/2006>).

[16] Cf.,por exemplo,Emerson,Barbara. Leopold II of the Belgians: king of colonialism. Londres: Weidenfeld and Nicolson, 1979; Hochschild, Adam. King Leopolds ghost: a story of greed, terror, and heroism in colonial Africa. Boston:Houghton Mifflin,1999.

A mesma cartografia abissal constitutiva do conhecimento moderno. Mais uma vez, a zona colonial por excelncia o universo das crenas e dos comportamentos incompreensveis, que de forma alguma podem ser considerados como conhecimento e por isso esto para alm do verdadeiro e do falso.O outro lado da linha alberga apenas prticas mgicas ou idoltricas, cuja completa estranheza conduziu prpria negao da natureza humana de seus agentes.Com base nas suas refinadas concepes de humanidade e de dignidade humana,os humanistas dos sculos XV e XVI chegaram concluso de que os selvagens eram subumanos.A questo era:os ndios tm alma? Quando o papa Paulo III respondeu afirmativamente em sua bula Sublimis Deus, de 1537, f-lo concebendo a alma dos povos selvagens como um receptculo vazio, uma anima nullius, muito semelhante terra nullius 15, o conceito de vazio jurdico que justificou a invaso e a ocupao dos territrios indgenas. Com base nessas concepes abissais de epistemologia e legalidade, a universalidade da tenso entre regulao e emancipao,aplicada a este lado da linha,no entra em contradio com a tenso entre apropriao e violncia,aplicada ao outro lado da linha. A apropriao e a violncia assumem formas diferentes nas linhas abissais jurdica e epistemolgica,mas em geral a apropriao envolve incorporao, cooptao e assimilao, enquanto a violncia implica destruio fsica,material,cultural e humana.Na prtica, profunda a ligao entre a apropriao e a violncia. No domnio do conhecimento,a apropriao vai desde o uso de habitantes locais como guias e de mitos e cerimnias locais como instrumentos de converso at a pilhagem de conhecimentos indgenas sobre a biodiversidade, ao passo que a violncia exercida mediante a proibio do uso das lnguas prprias em espaos pblicos, a adoo forada de nomes cristos,a converso e a destruio de smbolos e lugares de culto e a prtica de todo tipo de discriminao cultural e racial. No tocante ao direito,a tenso entre apropriao e violncia particularmente complexa em virtude de sua relao direta com a extrao de valor: trfico de escravos e trabalho forado, uso manipulador do direito e das autoridades tradicionais por meio do governo indireto (indirect rule), pilhagem de recursos naturais, deslocao macia de populaes, guerras e tratados desiguais, diferentes formas de apartheid e assimilao forada etc.Enquanto a lgica da regulao/emancipao impensvel sem a distino matricial entre o direito das pessoas e o direito das coisas,a lgica da apropriao/violncia reconhece apenas o direito das coisas, sejam elas humanas ou no. A verso extrema desse tipo de direito, irreconhecvel deste lado da linha, o direito de propriedade pessoal do Estado Livre do Congo pelo rei Leopoldo II da Blgica [a partir de 1885]16.
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 75

Existe portanto uma cartografia moderna dual nos mbitos epistemolgico e jurdico. A profunda dualidade do pensamento abissal e a incomensurabilidade entre os termos da dualidade foram implementadas por meio das poderosas bases institucionais universidades,centros de pesquisa,escolas de direito e profisses jurdicas e das sofisticadas linguagens tcnicas da cincia e da jurisprudncia.O outro lado da linha abissal um universo que se estende para alm da legalidade e da ilegalidade e para alm do verdade e da falsidade. Juntas, essas formas de negao radical produzem uma ausncia radical: a ausncia de humanidade, a subumanidade moderna. Assim, a excluso se torna simultaneamente radical e inexistente, uma vez que seres subumanos no so considerados sequer candidatos incluso social (a suposta exterioridade do outro lado da linha na verdade a conseqncia de seu pertencimento ao pensamento abissal como fundao e como negao da fundao).A humanidade moderna no se concebe sem uma subumanidade moderna17.A negao de uma parte da humanidade sacrificial, na medida em que constitui a condio para que a outra parte da humanidade se afirme como universal (e essa negao fundamental permite,por um lado,que tudo o que possvel se transforme na possibilidade de tudo e,por outro,que a criatividade do pensamento abissal banalize facilmente o preo da sua destrutividade). Meu argumento que essa realidade to verdadeira hoje quanto era no perodo colonial.O pensamento moderno ocidental continua a operar mediante linhas abissais que separam o mundo humano do mundo subumano, de tal modo que princpios de humanidade no so postos em causa por prticas desumanas. As colnias representam um modelo de excluso radical que permanece no pensamento e nas prticas modernas ocidentais tal como no ciclo colonial. Hoje, como ento,a criao e a negao do outro lado da linha fazem parte de princpios e prticas hegemnicos. Atualmente, Guantnamo representa uma das manifestaes mais grotescas do pensamento jurdico abissal,da criao do outro lado da fratura como um no-territrio em termos jurdicos e polticos,um espao impensvel para o primado da lei, dos direitos humanos e da democracia18. Contudo, seria um erro consider-la exceo. Existem muitas Guantnamos, desde o Iraque at a Palestina e Darfur.Mais do que isso,existem milhes de Guantnamos nas discriminaes sexuais e raciais, quer na esfera pblica, quer na privada:nas zonas selvagens das megacidades,nos guetos,nas prises, nas novas formas de escravido, no trfico ilegal de rgos humanos,no trabalho infantil,na explorao da prostituio. Neste artigo,comeo por argumentar que a tenso entre regulao e emancipao continua a coexistir com a tenso entre apropriao e violncia, e de tal maneira que a universalidade da primeira tenso no questionada pela existncia da segunda. Em seguida, sustento que as
76 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

[17] Essa negao da humanidade denunciada com extrema lucidez por Franz Fanon ( Black skin, white masks, op.cit.; The wretched of the Earth. Nova York: Grove Press, 1963). O radicalismo da negao fundamenta sua defesa da violncia como uma dimenso intrnseca da revolta anticolonial, aspecto sobre o qual Fanon e Gandhi divergiram ainda que partilhassem uma luta comum.

[18] Sobre Guantnamo e tpicos relacionados, ver, por exemplo, Amann, Diane M. Guantnamo. Columbia Journal of Transnational Law, vol.42,n.2,2004,pp.263-348;Steyn, Johan. Guantanamo Bay: the legal black hole. International and Comparative Law Quarterly,vol.53,n.1,2004, pp. 1-15; Dickinson, Laura. Torture and contract e Sadat,Leila N.Ghost prisoners and black sites: extraordinary rendition under international law. Case Western Reserve Journal of International Law, vol. 37, n. 2-3, 200506,pp.267-75 e 309-42.

[19] Nas vsperas da II Guerra Mundial as colnias e ex-colnias cobriam cerca de 85% da superfcie terrestre. [20] Cf.Fanon, Black skin, white masks e The wretched of the Earth, op. cit.; Nkrumah,Kwame. Consciencism: philosophy and ideology for decolonization and development with particular reference to the African revolution. Nova York: Monthly Review Press, 1965; Gandhi, Mahatma. Selected writings of Mahatma Gandhi. Boston: Beacon, 1951; The Gandhi reader. Bloomington: Indiana University Press, 1956; Cabral, Amlcar. Unity and struggle: speeches and writings of Amlcar Cabral. Nova York: Monthly Review Press,1979. [21] Cf.Memmi,Albert. The colonizer and the colonized. Nova York: The Orion Press,1965;Dos Santos,Theotonio. Socialismo o fascismo: el nuevo carcter de la dependencia... Buenos Aires: Periferia, 1973; Cardoso, Fernando Henrique e Faletto, Enzo. Dependencia y desarrollo en America Latina. Cidade do Mxico: Siglo XXI, 1969; Frank, Andre G. Latin America: underdevelopment or revolution. Nova York:Monthly Review,1969;Rodney, Walter. How Europe underdeveloped Africa. Londres: Bogle-LOuverture, 1973; Wallerstein, Immanuel M. World-systems analysis: an introduction.Durham:Duke University Press, 2004; The modern world-system, op. cit.; Bambirra, Vania. Teoria de la dependencia: una anticritica.Cidade do Mxico: Era, 1978; Dussel, Enrique. The invention of the Americas. Nova York: Continuum, 1995; Escobar, Arturo. Encountering development. Princeton: Princeton University Press, 1995; Chew, Sing C. e Denemark, Robert A. (orgs.). The underdevelopment of development: essays in honor of Andre Gunder Frank. Thousand Oaks, CA:Sage,1996;Spivak,Gayatri Ch. A critique of postcolonial reason. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1999; Csaire, Aim. Discourse on colonialism. Nova York: New York University Press, 2000; Mignolo, Walter. Local histories/global designs. Princeton: Princeton University Press, 2000; Afzal-Khan, Fawzia e Sheshadri-Crooks, Kalpana (orgs.). The pre-occupation of postcolonial studies. Durham: Duke University Press, 2000; Mbembe, Achille. On the postcolony. Berkeley: University of California Press, 2001; Dean, Bartholomew e Levi, Jerome M. (orgs.). At the risk of being heard: identity, indigenous

linhas abissais ainda estruturam o conhecimento e o direito modernos e so constitutivas das relaes e interaes polticas e culturais que o Ocidente protagoniza no interior do sistema-mundo. Em suma, meu argumento o de que a cartografia metafrica das linhas globais sobreviveu cartografia literal das linhas que separavam o Velho do Novo Mundo. A injustia social global est assim intimamente ligada injustia cognitiva global,de modo que a luta pela justia social global tambm deve ser uma luta pela justia cognitiva global.Para ser bem-sucedida, essa luta exige um novo pensamento um pensamento ps-abissal,cujas caractersticas apresento na parte final do artigo.
A DIVISO ABISSAL ENTRE REGULAO/EMANCIPAO E APROPRIAO/VIOLNCIA

A permanncia das linhas abissais globais ao longo de todo o perodo moderno no significa que elas tenham se mantido fixas, j que historicamente sofreram deslocamentos. No entanto, em cada momento histrico elas so fixas e sua posio fortemente vigiada e preservada,assim como sucedia com as linhas de amizade.Nos ltimos sessenta anos essas linhas sofreram dois grandes abalos. O primeiro teve lugar com as lutas anticoloniais e os processos de independncia das antigas colnias19. O outro lado da linha sublevou-se contra a excluso radical medida que os povos que haviam sido sujeitos ao paradigma da apropriao/violncia se organizaram e reclamaram o direito incluso no paradigma da regulao/emancipao20. Durante algum tempo o paradigma da apropriao/violncia parecia estar chegando ao fim, bem como a diviso abissal entre este lado da linha e o outro lado da linha. Os deslocamentos das linhas globais epistemolgica e jurdica pareciam convergir para o encolhimento e finalmente para a eliminao do outro lado da linha,mas no foi isso o que aconteceu,como mostram a teoria da dependncia,a teoria do sistema-mundo moderno e os estudos ps-coloniais21. O segundo abalo das linhas abissais no qual concentro minha ateno neste texto vem ocorrendo desde os anos 1970 e segue na direo oposta.Desta feita,o movimento das linhas globais se d de tal forma que o outro lado da linha parece estar se expandindo enquanto este lado da linha parece se encolher.A lgica da apropriao/violncia passa a ganhar fora em detrimento da lgica da regulao/emancipao numa extenso tal que o domnio desta ltima no s se encolhe, como tambm se contamina internamente pela primeira.A complexidade desse movimento nos difcil de divisar se no conseguimos nos abstrair do fato de que o estamos olhando desde este lado da linha. Para captar sua totalidade necessrio um grande esforo de descentramento,e nenhum estudioso pode faz-lo sozinho,como indivduo.
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 77

Com base num esforo coletivo para desenvolver uma epistemologia das regies perifricas e semiperifricas do sistema-mundo22, argumento que esse movimento composto de um movimento principal, que designo como regresso do colonial e do colonizador, e por um contramovimento que designo como cosmopolitismo subalterno. Regresso do colonial e do colonizador Nesse movimento,o colonial uma metfora daqueles que entendem que suas experincias de vida ocorrem do outro lado da linha e se rebelam contra isso. O regresso do colonial a resposta abissal quilo que percebido como uma intromisso ameaadora do colonial nas sociedades metropolitanas. Esse regresso assume trs formas principais: a do terrorista, a do imigrante indocumentado e a do refugiado23. De maneiras distintas, cada um deles traz consigo a linha abissal global que define a excluso radical e a inexistncia jurdica.A nova onda de leis de imigrao e de legislao antiterrorismo,por exemplo,segue a lgica reguladora do paradigma apropriao/violncia em muitas de suas disposies24. O regresso do colonial no significa necessariamente sua presena fsica nas sociedades metropolitanas. Basta que tenha uma ligao relevante com elas.No caso do terrorista,essa ligao pode ser estabelecida pelos servios secretos. No caso do trabalhador imigrante indocumentado, basta que seja um subempregado numa das muitas centenas de sweatshops, as manufaturas subcontratadas por corporaes metropolitanas multinacionais que operam no Sul global25. No caso dos refugiados, a ligao estabelecida mediante a solicitao do status de refugiado numa dada sociedade metropolitana. O colonial que regressa de fato um novo colonial abissal. Desta feita, o colonial retorna no s aos antigos territrios coloniais mas tambm s sociedades metropolitanas. Aqui reside a grande transgresso,pois o colonial do perodo colonial clssico no podia ingressar nas sociedades metropolitanas, a no ser por iniciativa do colonizador (como escravo, por exemplo). Os espaos metropolitanos que se encontravam demarcados desde o incio da modernidade ocidental deste lado da linha esto sendo invadidos ou perpassados pelo colonial. Mais ainda, o colonial demonstra um nvel de mobilidade imensamente superior ao dos escravos fugidos26. Nessas circunstncias, o abissal metropolitano se v confinado a um espao cada vez mais limitado e reage remarcando a linha abissal. Na sua perspectiva, a nova intromisso do colonial tem de ser confrontada com a lgica ordenadora da apropriao/violncia.Chegou ao fim o tempo de uma diviso ntida entre o Velho e o Novo Mundo, entre o metropolitano e o colonial.A linha tem de ser desenhada a uma distncia curta o bastante para garantir a segurana. O que costumava pertencer inequivoca78 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

rights, and postcolonial states. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2003. [22] Entre 1999 e 2002 realizei um projeto internacional sobre a Reinveno da emancipao social, que envolveu sessenta pesquisadores de seis pases (frica do Sul, Brasil, Colmbia,ndia,Moambique e Portugal) e cujos principais resultados esto compilados numa coleo em sete volumes, dos quais j esto publicados os cinco primeiros [Santos, Boaventura de S. (org.). Coleo Reinventar a Emancipao Social: para Novos Manifestos. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002]. Sobre as implicaes epistemolgicas desse projeto, ver Santos, Boaventura de S. (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente. So Paulo: Cortez, 2004; sobre as ligaes entre o projeto e o Frum Social Mundial, ver Idem. Frum Social Mundial: manual de uso. So Paulo: Cortez, 2005. [23] Para o caso do terrorista,ver por exemplo Scheppele, Kim L. Other peoples patriot acts: Europes response to September 11. Loyola Law Review,vol.50,n.1,2004,pp.89-148; Law in a time of emergency:states of exception and the temptations of 9/11. University of Pennsylvania Journal of Constitutional Law, vol. 6, n. 5, 2004,pp.1.001-83;North American emergencies: the use of emergency powers in Canada and the United States. International Journal of Constitutional Law, vol. 4, n. 2, 2006, pp. 213-43. Sobre o imigrante indocumentado, ver Genova, Nicholas P. de. Migrant illegality and deportability in everyday life. Annual Review of Anthropology, n. 31, 2002, pp. 419-47; Hansen,Thomas B.e Stepputat,Finn (orgs.). Sovereign bodies: citizens, migrants, and states in the postcolonial world. Princeton: Princeton University Press, 2004; Silverstein, Paul A. Immigrant racialization and the new savage slot: race, migration, and immigration in the new Europe. Annual Review of Anthropology, n. 34, 2005, pp. 363-84; Sassen, Saskia. Guests and aliens.Nova York:The New Press, 1999. Sobre o refugiado, ver Akram, Susan M. Scheherezade meets Kafka: two dozen sordid tales of ideological exclusion. Georgetown Immigration Law Journal, n. 14, 1999, pp. 51-150; Menefee, Samuel P. The smuggling of refugees by sea: a

modern day maritime slave trade. Regent Journal of International Law, n. 2, 2004, pp. 1-28; Akram, Susan M. e Karmely, Maritza. Immigration and constitutional consequences of post9/11 policies involving Arabs and Muslims in the United States. U.C. Davis Law Review, vol. 38, n. 3, 2005, pp. 609-99. Com base na noo de orientalismo de Edward Said, Susan Akram (Orientalism revisited in asylum and refugee claims. International Journal of Refugee Law, vol. 12, n. 1, 2000, pp. 7-40) identifica uma nova forma de esteretipo que chama de neo-orientalismo, a qual afeta a avaliao metropolitana dos pedidos de asilo e refgio por parte de pessoas provenientes do mundo rabe ou muulmano. [24] Sobre as implicaes dessa onda, ver os ttulos citados na nota anterior e tambm os seguintes: Immigrant Rights Clinic (New York University School of Law). Indefinite detention without probable cause.... New York University Review of Law & Social Change, vol. 26, n. 3, 2001, pp. 397-430; Chang, Nancy. The USA Patriot Act.... Guild Practitioner, vol. 58, n. 3, 2001,pp.142-58;Lobel,Jules.The war on terrorism and civil liberties.University of Pittsburgh Law Review,vol.63,n.4, 2002,pp.767-90;Whitehead,John W. e Aden,Steven H.Forfeiting enduring freedom for homeland security.... American University Law Review, vol. 51, n. 6, 2002, pp. 1.081-133; Zelman, Joshua D.Recent developments in international law:anti-terrorism legislation part one: an overview. Journal of Transnational Law & Policy, vol. 11, n. 1, 2002, pp. 183-200; Barr, Bob. USA Patriot Act and progeny threaten the very foundation of freedom. Georgetown Journal of Law & Public Policy,vol.2, n.2,2004,pp.385-92. [25] Refiro-me aqui aos pases das regies perifricas e semiperifricas do sistema-mundo moderno, que aps a II Guerra Mundial foram denominadas Terceiro Mundo (cf. Santos, Toward a new common sense, op. cit., pp. 506-19). Sobre as sweatshops, ver Rodrguez-Garavito, Csar A. Nikes law: the anti-sweatshop movement.... In: Santos, Boaventura S. e Rodrguez-Garavito, Csar A. (orgs.). Law and globalization from below. Cambridge: Cambridge University Press, 2005, pp. 64-91, bem como a bibliografia ali citada.

mente a este lado da linha agora um territrio confuso, atravessado por uma linha abissal sinuosa.O muro segregativo erguido por Israel na Palestina27 e a categoria combatente inimigo ilegal28, criada pela administrao norte-americana aps o 11 de Setembro,possivelmente constituem as metforas mais adequadas da nova linha abissal e da cartografia confusa que ela gera. Uma cartografia confusa no pode deixar de levar a prticas confusas. A regulao/emancipao cada vez mais desfigurada pela presena e pela crescente presso da apropriao/violncia em seu interior. Mas nem a presso nem a desfigurao podem ser percebidas por inteiro,precisamente pelo fato de que o outro lado da linha foi desde sempre incompreensvel em seu atributo de territrio subumano29. De formas distintas, o terrorista e o trabalhador imigrante indocumentado so ambos ilustrativos da presso da lgica da apropriao/violncia e da inabilidade do pensamento abissal para se aperceber dessa presso como algo estranho regulao/emancipao. Cada vez se torna mais evidente que as legislaes antiterrorismo promulgadas em muitos pases seguindo a Resoluo 1.566 do Conselho de Segurana da ONU, de 8/10/200430, e sob forte presso de Washington esvaziam o contedo civil e poltico dos direitos e das garantias bsicas das constituies nacionais.Visto que tudo isso ocorre sem que haja uma suspenso formal desses direitos e garantias,estamos assistindo escalada do estado de exceo,que, diferena do estado de stio ou do estado de emergncia, restringe os direitos democrticos sob o pretexto da sua salvaguarda ou mesmo expanso31. De forma mais ampla, parece que a modernidade ocidental s poder se expandir globalmente na medida em que viole todos os princpios sobre os quais fez assentar a legitimidade histrica do paradigma da regulao/emancipao deste lado da linha. Assim, direitos humanos so violados para que possam ser defendidos,a democracia destruda para que se garanta sua salvaguarda e a vida eliminada em nome da sua preservao. Linhas abissais so traadas tanto no sentido literal quanto no metafrico. No sentido literal, so linhas que demarcam fronteiras como vedaes32 e campos de morte; dividem cidades em zonas civilizadas (condomnios fechadosem profuso33) e zonas selvagens,e distinguem prises como locais de deteno legal e margem da lei34. O outro lado do movimento em questo o regresso do colonizador, que implica o ressuscitamento de formas de governo colonial tanto nas sociedades metropolitanas agora incidindo sobre a vida dos cidados comuns como naquelas anteriormente sujeitas ao colonialismo europeu. A expresso mais saliente desse movimento pode ser concebida como uma nova forma de governo indireto35, que
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 79

emerge em diversas situaes em que o Estado se retira da regulao social e os servios pblicos so privatizados,de modo que poderosos atores no-estatais adquirem controle sobre a vida e o bem-estar de vastas populaes.A obrigao poltica que ligava o sujeito de direito ao Rechtstaat, o Estado constitucional moderno, antes prevalecente neste lado da linha, passou a ser substituda por obrigaes contratuais privadas e despolitizadas,nas quais a parte mais fraca se encontra mais ou menos merc da parte mais forte. Essa forma de governo apresenta algumas semelhanas perturbadoras com o governo da apropriao/violncia que historicamente prevaleceu do outro lado da linha. Tenho descrito essa situao como a ascenso do fascismo social, um regime social de relaes de poder extremamente desiguais, que concedem parte mais forte poder de veto sobre a vida e o modo de vida da parte mais fraca. Noutro lugar distingui cinco formas de fascismo social36. Aqui me refiro a trs delas, que refletem mais claramente a presso da lgica da apropriao/violncia sobre a lgica da regulao/emancipao. A primeira forma o fascismo do apartheid social.Trata-se da segregao social dos excludos por meio de uma cartografia urbana dividida em zonas selvagens e zonas civilizadas. As zonas selvagens so as zonas do estado de natureza hobbesiano, as zonas de guerra civil interna existentes em muitas megacidades em todo o Sul global.As zonas civilizadas so as zonas do contrato social, e vivem sob a constante ameaa das zonas selvagens.Para se defenderem,transformam-se em castelos neofeudais,os enclaves fortificados que caracterizam as novas formas de segregao urbana (cidades privadas ou condomnios fechados). A diviso entre zonas selvagens e civilizadas est se transformando em um critrio geral de sociabilidade, em um novo espao-tempo hegemnico que perpassa todas as relaes sociais, econmicas, polticas e culturais e que por isso comum aos mbitos estatal e no-estatal. A segunda forma o fascismo contratual. Ocorre nas situaes em que a diferena de poder entre as partes do contrato de direito civil (seja ele um contrato de trabalho ou um contrato de fornecimento de bens ou servios) de tal ordem que a parte mais fraca,vulnerabilizada por no ter alternativa ao contrato, aceita as condies que lhe so impostas pela parte mais poderosa, por mais onerosas e despticas que sejam.O projeto neoliberal de transformar o contrato de trabalho num contrato de direito civil como qualquer outro configura uma situao de fascismo contratual. Essa forma de fascismo ocorre hoje freqentemente nas situaes de privatizao de servios pblicos como os de sade,segurana social,abastecimento de gua etc.37.Nesses casos,o contrato social que orientava a produo de servios pblicos no Estado-Providncia e no Estado desenvolvimentista reduzido ao contrato individual do consumo de servios privatizados.
80 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

[26] Cf.David,C.W.A.The fugitive slave law of 1793 and its antecedents. The Journal of Negro History, vol. 9, n. 1, 1924, pp. 18-25; Tushnet, Mark. The American law of slavery, 1810-1860. Princeton:Princeton University Press,1981,pp.169-88. [27] Cf. International Court of Justice. Legal consequences of the construction ofa wall in the occupied Palestinian territory. Israel Law Review,vol. 38,nos 1-2,2005,pp.17-82. [28] Cf. Drmann, Knut. The legal situation of unlawful/unprivileged combatants. International Review of the Red Cross, n. 849, 2003, pp. 45-74; Gill, Terry e Sliedgret, Elies van. A reflection on the legal status and rights of unlawful enemy combatant. Utrecht Law Review, vol. 1, n. 1,2005,pp.28-54. [29] Assim, profissionais do direito so solicitados a acomodar a presso proveniente da reorganizao da doutrina convencional, alterando regras de interpretao e redefinindo o objetivo dos princpios e das hierarquias entre eles. Um exemplo revelador o debate entre Alan Dershowitz e seus crticos. Ver Dershowitz, Alan. Why terrorism works: understanding the threat, responding to the challenge. New Haven: Yale University Press, 2002; Reply: torture without visibility and accountability is worse than with it. University of Pennsylvania Journal of Constitutional Law, n. 6, 2003, p. 326; The torture warrant: a response to professor Strauss. New York Law School Law Review, vol. n. 48, 2003, pp. 275-94; Posner, Richard. The best offense, New Republic, 2/9/ 2002;Strauss,Marcy.Torture. New York Law School Law Review, n. 48, 2004,pp.201-74. [30] Essa resoluo antiterrorismo veio na esteira da Resoluo 1.373 de 28/9/2001, que por sua vez foi adotada como resposta aos ataques de 11 de Setembro. Para uma anlise detalhada do processo de aprovao da Resoluo 1.566,ver Saul,Ben.Definition of terrorism in the UN Security Council: 1985-2004. Chinese Journal of International Law,vol.4,n.1, 2005,pp.141-66. [31] Ver Scheppele,Law in a time of emergency, op. cit.; Agamben, Giorgio. State of exception. Chicago: University of Chicago Press,2004.

[32] Um bom exemplo da lgica legal abissal subjacente construo de uma vedao na fronteira entre Mxico e Estados Unidos encontra-se em Glon, Justin C. Good fences make good neighbors: national security and terrorism time to fence in our Southern border. Indiana International & Comparative Law Review, vol.15,n.2,2005,pp.349-88. [33] Cf.Atkinson,Rowland e Blandy, Sarah.International perspectives on the new enclavism and the rise of gated communities. Housing Studies, vol.20,n.2,2005,pp.177-86;Blakely, Edward J. e Snyder, Mary G. Fortress America: gated communities in the United States. Cambridge, MA: Brookings Institution Press/Lincoln Institute of Land Policy, 1999; Coy, Martin. Gated communities and urban fragmentation in Latin America: the Brazilian experience. GeoJournal, vol. 66,n.1-2,2006,pp.121-32. [34] Como o caso de Guantnamo (cf.Amann,op.cit.).Um relatrio do Comit Parlamentar Temporrio Europeu de novembro de 2006 sobre a atividade ilegal da CIA na Europa mostra como os governos europeus tm atuado como facilitadores dos abusos da CIA,tais como a deteno secreta e a tortura. Essas operaes margem da lei envolveram 1.245 vos e aterrissagens de avies da CIA na Europa (alguns deles para transporte de prisioneiros) e a criao de centros de deteno secreta na Polnia, na Romnia e provavelmente tambm na Bulgria, Ucrnia, Macednia e em Kosovo. [35] O governo indireto foi uma poltica praticada nas antigas colnias britnicas mediante a qual as estruturas tradicionais de poder local foram em alguma medida incorporadas administrao colonial. Cf. Lugard, Frederick D. The dual mandate in British tropical Africa. Londres: W. Blackwood, 1929; Perham, Margery. A restatement of indirect rule. Africa: Journal of the International African Institute,vol.7,n.3,1934,pp.321-34;Malinowski,Bronislaw.Indirect rule and its scientific planning. In: Kaberry, Phyllis M. (org.). The dynamics of culture change: an inquiry into race relations in Africa. New Haven: Yale University Press, 1945, pp. 138-50; Furnivall, John S. Colonial policy and practice: a comparative study of Burma and Netherlands India. Cambridge:

luz das deficincias da regulao pblica,essa reduo preconiza a eliminao do mbito contratual de aspectos decisivos para a proteo dos consumidores, de modo que esses aspectos se tornam extracontratuais e ficam merc da benevolncia das empresas.Ao assumirem poderes extracontratuais, as agncias de servios privadas ou paraestatais assumem as funes de regulao social anteriormente exercidas pelo Estado.Este,implcita ou explicitamente,subcontrata a essas agncias o desempenho dessas funes,e ao faz-lo sem a participao efetiva e mesmo o controle dos cidados torna-se conivente com a produo social de fascismo contratual. A terceira forma de fascismo social o fascismo territorial. Ocorre sempre que atores sociais com forte capital patrimonial tomam do Estado o controle do territrio onde atuam ou neutralizam esse controle,cooptando ou violentando as instituies estatais e exercendo a regulao social sobre os habitantes do territrio sem a participao destes e contra os seus interesses. Na maioria dos casos, trata-se de novos territrios coloniais privados dentro de Estados que quase sempre estiveram sujeitos ao colonialismo europeu. Sob diferentes formas, a usurpao original de terras como prerrogativa do conquistador e a subseqente privatizao das colnias encontram-se presentes na reproduo do fascismo territorial e, mais geralmente, nas relaes entre terratenentes e camponeses sem terra. As populaes civis residentes em zonas de conflitos armados tambm se encontram submetidas ao fascismo territorial38. O fascismo social a nova forma do estado de natureza, e prolifera sombra do contrato social sob duas formas:ps-contratualismo e prcontratualismo.O ps-contratualismo o processo pelo qual grupos e interesses sociais so excludos do contrato social sem nenhuma perspectiva de regresso:trabalhadores e membros das classes populares em geral so expulsos do contrato social em virtude da eliminao dos seus direitos econmicos e sociais,tornando-se assim populaes descartveis.O pr-contratualismo consiste no bloqueamento do acesso cidadania a grupos sociais que tinham a expectativa fundamentada de nela ingressar: por exemplo, a juventude urbana dos guetos das megacidades do Norte e do Sul globais39.Como regime social,o fascismo social pode coexistir com a democracia poltica liberal.Ele a banaliza a ponto de no ser necessrio,nem sequer conveniente,sacrificar a democracia para promover o capitalismo.Trata-se pois de um fascismo pluralista,e por isso de uma forma de fascismo indita.De fato,creio que talvez estejamos entrando num perodo em que as sociedades so politicamente democrticas e socialmente fascistas. As novas formas de governo indireto constituem tambm a segunda grande transformao da propriedade e do direito de propriedade na era moderna.Como apontei de incio,a propriedade dos terriNOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 81

trios do Novo Mundo fundamentou o estabelecimento das linhas abissais modernas. A primeira transformao teve lugar quando a propriedade sobre as coisas se expandiu, com o capitalismo, perante a propriedade sobre os meios de produo.Como bem descreveu Karl Renner, o proprietrio das mquinas se tornou proprietrio da fora de trabalho que nelas operava,de modo que o controle sobre as coisas se converteu em controle sobre as pessoas40.Evidentemente,Renner negligenciou o fato de que essa transformao no ocorreu nas colnias, j que nelas o controle sobre as pessoas era a forma original do controle sobre as coisas,compreendendo tanto as coisas no-humanas como as humanas. A segunda grande transformao da propriedade tem lugar muito alm da produo, quando a propriedade de servios se torna um meio de controlar as pessoas que deles necessitam para sobreviver. Recorrendo aqui caracterizao do governo colonial na frica proposta por Mamdani, o novo governo indireto promove um despotismo descentralizado41. O despotismo descentralizado no conflita com a democracia liberal; antes, torna-a cada vez mais irrelevante para a qualidade de vida de populaes cada vez mais vastas. Sob as condies do novo governo indireto,o pensamento abissal moderno, mais do que regular os conflitos sociais entre cidados, solicitado a suprimir os conflitos sociais e a ratificar a impunidade deste lado da linha,como sempre ocorreu do outro lado da linha.Pressionado pela lgica da apropriao/violncia, o prprio conceito de direito moderno uma norma universalmente vlida que emana do Estado e por ele imposta coercitivamente caso necessrio encontra-se em transformao. Entre as mudanas conceituais em curso verifica-se a proposio de uma modalidade de regulamentao eufemisticamente denominada lei branda (soft law)42. Apresentada como a manifestao mais benevolente do ordenamento regulao/ emancipao,essa forma de regulamentao traz consigo a lgica da apropriao/violncia sempre que estejam em jogo relaes de poder muito desiguais. Trata-se de uma lei cujo cumprimento voluntrio. Sem surpresa,vem sendo aplicada,em meio a outros mbitos sociais, no campo das relaes capital/trabalho,e sua verso mais cabal a dos cdigos de conduta recomendados s multinacionais metropolitanas na subcontratao de servios s suas sweatshops em todo o mundo. Essa forma de lei eufemisticamente denominada branda por ser branda com aqueles cujo comportamento empreendedor considerado regular (empregadores) e dura com aqueles que sofrem as conseqncias do seu no-cumprimento (trabalhadores) apresenta semelhanas intrigantes com o direito colonial,cuja aplicao dependia mais da vontade do colonizador do que de qualquer outra coisa.As relaes sociais que ela regula so,se no um novo estado de natureza,
82 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

Cambridge University Press, 1948; Morris,Henry F.e Read,James S. Indirect rule and the search for justice: essays in East African legal history. Oxford: Clarendon Press, 1972; Mamdani, Mahmood. Citizen and subject: contemporary Africa and the legacy of late colonialism. Princeton: Princeton University Press,1996;Historicizing power and responses to power: indirect rule and its reform. Social Research, vol. 66,n.3,1999,pp.859-86. [36] Analiso em detalhe a emergncia do fascismo social como conseqncia da quebra da lgica do contrato social em Santos, A gramtica do tempo,op.cit.,pp.317-40. [37] Sobre a privatizao da gua e suas dramticas conseqncias sociais , ver Buhlungu, Sakhela e outros (orgs.). State of the nation: South Africa 2005-2006. frica do Sul: HSRC Press, 2006; Oliveira Filho, Abelardo. Brasil: luta e resistncia contra a privatizao da gua. Texto apresentado PSI InterAmerican Water Conference, San Jos, julho de 2002 < www.psiru.org/Others/BrasilLutaport.doc, acessado em 23/5/ 2006>; Olivera, Oscar. Cochabamba! Water war in Bolivia. Cambridge,MA:South End Press, 2005; Flores, Carlos C. La guerra del agua de Cochabamba: cinco lecciones para las luchas anti neoliberales en Bolivia <www.aguabolivia.org, acessado em 2/2/ 2005>; Bauer, Carl J. Against the current: privatization, water markets, and the state in Chile. Londres: Kluwer Academic, 1998; Trawick, Paul B. The struggle for water in Peru.Stanford:Stanford University Press, 2003; Castro, Jos E. Water, power and citizenship: social struggle in the Basin of Mexico. Basingstoke [Inglaterra]/ Nova York: Palgrave Macmillan,2006.Ver tambm Klare, Michael. Resource wars: the new landscape of global conflict. Nova York: Metropolitan Books, 2001; Hall, David, Lobina, Emanuele e De La Motte, Robin. Public resistance to privatization in water and energy. Development in Practice, vol. 15, n. 3-4, 2005,pp.286-301. [38] Para o caso da Colmbia, ver Santos, Boaventura de S. e Villegas, Mauricio G. El caleidoscopio de las justicias en Colombia. Bogot: Siglo del Hombre,2001. [39] Uma anlise eloqente pode ser encontrada em Wilson,William J. The

truly disadvantaged: the inner city, the underclass and public policy. Chicago: University of Chicago Press,1987. [40] Renner, Karl. Die Rechtsinstitute des Privatrechts und ihre soziale Funktion: ein Beitrag zur Kritik des Burgerlichen Rechts. Stuttgart:Gustav Fischer, 1965. [41] Mamdani, Citizen and subject..., op.cit.,cap.2. [42] Nos ltimos anos vem-se produzindo uma vasta literatura terica e emprica sobre procedimentos institucionais baseados na colaborao entre atores no-estatais (firmas, associaes civis, ONGs, sindicatos etc.), em lugar da regulao estatal. Em contraposio ao rigor e imposio, essa abordagem enfatiza a brandura e a obedincia voluntria mediante uma ampla variedade de designaes: regulao responsiva (Ayres, Ian e Braithwaite, John. Responsive regulation: transcending the deregulation debat. Nova York:Oxford University Press, 1992), lei psregulatria (Teubner, Gunther. Transnational politics: contention and institutions in international politics. Annual Review of Political Science, vol. 4, 1986, pp. 1-20), lei branda (Snyder,Francis. Soft law and institutional practice in the European Community.Florena:European University Institute, 1993 [EUI Working Paper Law no 93/5]; Governing globalisation. In: Likosky, Michael (org.). Transnational legal processes: globalisation and power disparities. Londres:Butterworths,2002,pp.6597; Trubek, David e Moscher, James. New governance, employment policy, and the European social model. In: Teubner, Gunther (org.). Governing work and welfare in a new economy. Berlim: De Gruyter, 2003, pp. 33-58; Mrth, Ulrika (org.). Soft law in governance and regulation. Cheltenham, UK: E. Elgar, 2004; Trubek, David e Trubek, Louise G. Hard and soft law in the construction of social Europe. European Law Journal, vol. 11, n. 3, 2005, pp. 343-64), experimentalismo democrtico (Dorf, Michael e Sabel,Charles.A constitution of democratic experimentalism. Columbia Law Review, vol. 98, n. 2, 1998, 267-473; Unger, Roberto M. Democracy realized. Londres: Verso, 1998), governana cooperativa (Freeman, Jody. Collaborative governance in the administrative

uma zona intermdia entre o estado de natureza e a sociedade civil, onde o fascismo social prolifera e floresce. Em suma,o pensamento abissal moderno,que deste lado da linha era chamado a regular as relaes entre cidados e entre estes e o Estado, agora chamado, nos domnios sociais sujeitos a uma maior presso por parte da lgica da apropriao/violncia, a lidar com os cidados como se fossem no-cidados e com os no-cidados como se fossem perigosos selvagens coloniais. Assim como o fascismo social coexiste com a democracia liberal, o estado de exceo coexiste com a normalidade constitucional, a sociedade civil coexiste com o estado de natureza e o governo indireto coexiste com o primado do direito. Longe de ser a perverso de alguma regra normal, fundadora, esse estado de coisas constitui o projeto original da epistemologia e da legalidade modernas, ainda que a linha abissal entre o metropolitano e o colonial tenha se deslocado, transformando o colonial numa dimenso interna do metropolitano. Cosmopolitismo subalterno luz do que foi dito anteriormente, ficamos com a idia de que o pensamento abissal continuar a auto-reproduzir-se por mais excludentes que sejam as prticas que origina a menos que se defronte com uma resistncia ativa.Assim,a resistncia poltica deve ter como postulado a resistncia epistemolgica. Como foi dito de incio, no existe justia social global sem justia cognitiva global. Isso significa que a tarefa crtica que se avizinha no pode ficar limitada gerao de alternativas: ela requer um pensamento alternativo de alternativas. preciso um novo pensamento, um pensamento ps-abissal. Ser isso possvel? Existiro as condies que,se devidamente aproveitadas,podero propiciar sua emergncia? A investigao sobre essas condies explica minha especial ateno ao contramovimento acima mencionado, resultante do abalo que as linhas abissais globais vm sofrendo desde os anos 1970 e o qual designei como cosmopolitismo subalterno43. Apesar de seu carter por ora claramente embrionrio,o cosmopolitismo subalterno contm uma promessa real.De fato,para capt-lo necessrio realizar aquilo que chamo de sociologia das emergncias44, a qual consiste numa amplificao simblica de sinais, pistas e tendncias latentes que,embora dispersas,embrionrias e fragmentadas, apontam para novas constelaes de sentido referentes tanto compreenso como transformao do mundo. O cosmopolitismo subalterno se manifesta mediante os diversos movimentos e organizaes que configuram a globalizao contra-hegemnica, lutando contra a excluso social, econmica, poltica e cultural gerada pela mais recente encarnao do capitalismo global,conhecida como globalizao neoliberal45.Tendo em mente que a excluso social sempre
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 83

produto de relaes de poder desiguais,essas iniciativas so animadas por um ethos redistributivo no sentido mais amplo da expresso compreendendo a redistribuio de recursos materiais,sociais,polticos, culturais e simblicos , e como tal baseado simultaneamente nos princpios da igualdade e do reconhecimento da diferena.Desde o incio deste sculo, o Frum Social Mundial tem sido a expresso mais cabal da globalizao contra-hegemnica e do cosmopolitismo subalterno46.Entre as entidades que dele participam,os movimentos indgenas so,do meu ponto de vista,aqueles cujas concepes e prticas representam a mais convincente emergncia do pensamento ps-abissal, o que muito auspicioso para a possibilidade de um tal pensamento,j que os povos indgenas so os habitantes paradigmticos do outro lado da linha, o campo histrico do paradigma apropriao/violncia. A novidade do cosmopolitismo subalterno reside acima de tudo em seu profundo sentido de incompletude, sem contudo ambicionar a completude. Por um lado, defende que a compreenso do mundo excede largamente a compreenso ocidental do mundo,e que a nossa compreenso da globalizao,portanto, muito menos global do que a prpria globalizao.Por outro lado,defende que quanto mais compreenses no-ocidentais forem identificadas mais evidente se tornar o fato de que ainda restam muitas outras por identificar,e que as compreenses hbridas com elementos ocidentais e no-ocidentais so virtualmente infinitas.O pensamento ps-abissal parte da idia de que a diversidade do mundo inesgotvel e continua desprovida de uma epistemologia adequada,de modo que a diversidade epistemolgica do mundo est por ser construda. A seguir apresento um esquema geral do pensamento ps-abissal. Concentro-me nas suas dimenses epistemolgicas, deixando de lado suas dimenses jurdicas.
PENSAMENTO PS-ABISSAL COMO UM SABER ECOLGICO

state. UCLA Law Review, vol. 45, 1997, pp. 1-98), regulao externalizada (ORourke, Dara. Outsourcing regulation: analysing nongovernmental systems of labor standards monitoring. Policy Studies Journal,vol.31,2003,pp.1-29) ou simplesmente governana (MacNeil, Michael, Sargent, Neil e Swan, Peter (orgs.). Law, regulation and governance. Ontrio: Oxford University Press,2000;Nye,Joseph e Donahue, John (orgs.). Governance in a globalizing world. Washington, DC: Brookings Institution, 2000). Para uma crtica, ver Santos, Frum Social Mundial,op.cit.,pp.29-63. [43] No me ocupo aqui dos debates atuais sobre cosmopolitismo.Na sua longa histria, o cosmopolitismo significou universalismo,tolerncia, patriotismo,cidadania global,comunidade global de seres humanos,culturas globais etc. O que mais freqentemente ocorre quando esse conceito aplicado como instrumento para descrever uma realidade ou como instrumento em lutas polticas que o carter incondicionalmente inclusivo de sua formulao abstrata utilizado em nome de interesses excludentes de um grupo social especfico. De certo modo, o cosmopolitismo tem sido privilgio daqueles que podem usufru-lo. A forma como retomo esse conceito prev a identificao dos grupos cujas aspiraes so negadas ou tornadas invisveis pelo uso hegemnico do conceito, mas que podem ser beneficiados pelo uso alternativo do conceito. Parafraseando Stuart Hall, que levantou uma questo semelhante em relao ao conceito de identidade (Who needs identity?. In:Hall Stuart e Du Gay,Paul (orgs.). Questions of cultural identity.Londres: Sage,1996,pp.1-17),pergunto:quem precisa do cosmopolitismo? A resposta simples: todo aquele que for vtima de intolerncia e discriminao necessita de tolerncia; todo aquele a quem seja negada a dignidade humana bsica necessita de uma comunidade de seres humanos; todo aquele que seja no-cidado necessita da cidadania numa dada comunidade ou nao. Em suma, os socialmente excludos, vtimas da concepo hegemnica de cosmopolitismo, necessitam de um tipo diverso de cosmopolitismo. Assim, o cosmopolitismo subalterno constitui uma variante oposta. Da mesma

O pensamento ps-abissal parte do reconhecimento de que a excluso social,no seu sentido mais amplo,assume diferentes formas conforme seja determinada por uma linha abissal ou no-abissal,e da noo de que enquanto persistir a excluso definida abissalmente no ser possvel qualquer alternativa ps-capitalista progressista. Durante um perodo de transio possivelmente longo, confrontar a excluso abissal ser um pr-requisito para abordar de modo eficiente as muitas formas de excluso no-abissal que tm dividido o mundo moderno deste lado da linha. Uma concepo ps-abissal do marxismo (em si mesmo um bom exemplo de pensamento abissal) pretende que a emancipao dos trabalhadores seja conquistada em con84 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

forma que a globalizao neoliberal no reconhece quaisquer formas alternativas de globalizao, tambm o cosmopolitismo sem adjetivos nega a sua prpria especificidade. O cosmopolitismo subalterno de oposio uma forma cultural e poltica de globalizao contra-hegemnica. o nome dos projetos emancipatrios cujas reivindicaes e critrios de incluso social vo alm dos horizontes do capitalismo global. Outros, com preocupaes similares, tambm adjetivaram o cosmopolitismo: cosmopolitismo enraizado (Cohen, Mitchell. Rooted cosmopolitanism: thoughts on the left, nationalism, and multiculturalism. Dissent, vol. 39, n. 4, 1992, pp. 47883), cosmopolitismo patritico (Appiah, Kwame A. Cosmopolitan patriots. In: Cheah, Pheng e Robbins, Bruce (orgs.). Cosmopolitics: thinking and feeling beyond the natio. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998, pp. 91-116), cosmopolitismo vernacular (Bhabha, Homi. Unsatisfied: notes on vernacular cosmopolitanism. In: GarcaMoreno, Laura e Pfeifer, Peter C. (orgs.). Text and nation. Londres: Camden House, 1996, pp. 191-207; Diouf, Mamadou. The Senegalese Murid trade diaspora and the making of a vernacular cosmopolitanism. Public Culture, vol. 12, n. 3, 2000, pp. 679-702), etnicidade cosmopolita (Werbner, Richard. Cosmopolitan ethnicity, entrepreneurship and the nation: minority elites in Botswana. Journal of Southern African Studies, vol. 28, n. 4, 2002, 731-53), cosmopolitismo das classes trabalhadoras (Werbner, Pnina. Global pathways: working class cosmopolitans and the creation of transnational ethnic worlds. Social Anthropology, vol. 7, n. 1, 1999, pp. 17-37). Sobre as distintas formas de cosmopolitismo, ver Breckenridge, Carol e outros (orgs.). Cosmopolitanism.Durham:Duke University Press, 2002. [44] Santos, A critique of lazy reason, op. cit.; A gramtica do tempo, op.cit.,pp.93-136. [45] Cf. Santos, Boaventura de S. Os processos da globalizao. In: idem (org.). Globalizao e cincias sociais. So Paulo: Cortez, 2002, pp. 25-104; A gramtica do tempo,op.cit.

junto com a emancipao de todas as populaes descartveis do Sul global,que so oprimidas mas no diretamente exploradas pelo capitalismo global. Da mesma forma, reivindica que os direitos dos cidados no estaro assegurados enquanto os no-cidados sofrerem um tratamento sub-humano47. Assim, o reconhecimento da persistncia do pensamento abissal condio sine qua non para comear a pensar e a agir para alm dele.Sem esse reconhecimento, o pensamento crtico permanecer um pensamento derivativo, que continuar a reproduzir as linhas abissais por mais antiabissal que se autoproclame. Pelo contrrio, o pensamento ps-abissal um pensamento no-derivativo, pois envolve uma ruptura radical com as formas de pensamento e ao da modernidade ocidental. No nosso tempo, pensar em termos no-derivativos significa pensar a partir da perspectiva do outro lado da linha,precisamente porque ele o domnio do impensvel no Ocidente moderno.A emergncia do ordenamento da apropriao/violncia s poder ser enfrentada se situarmos nossa perspectiva epistemolgica na experincia social do outro lado da linha,isto ,do Sul global,concebido como a metfora do sofrimento humano sistmico e injusto provocado pelo capitalismo global e pelo colonialismo48. O pensamento ps-abissal pode ser sintetizado como um aprender com o Sul usando uma epistemologia do Sul.Ele confronta a monocultura da cincia moderna com uma ecologia de saberes, na medida em que se funda no reconhecimento da pluralidade de conhecimentos heterogneos (sendo um deles a cincia moderna) e em interaes sustentveis e dinmicas entre eles sem comprometer sua autonomia.A ecologia de saberes se baseia na idia de que o conhecimento interconhecimento49. Assim, a primeira condio para um pensamento ps-abissal a co-presena radical.A co-presena radical significa que prticas e agentes de ambos os lados da linha so contemporneos em termos igualitrios.Implica conceber simultaneidade como contemporaneidade,o que requer abandonar a concepo linear de tempo50. S assim ser possvel ir alm de Hegel,para quem ser membro da humanidade histrica isto ,estar deste lado da linha significava:no sculo V a.C., ser um grego e no um brbaro;nos primeiros sculos da era crist,ser um cidado romano e no um grego;na Idade Mdia,ser um cristo e no um judeu; no sculo XVI, ser um europeu e no um selvagem do Novo Mundo;e no sculo XIX ser um europeu (incluindo os europeus deslocados da Amrica do Norte) e no um asitico,estagnado na histria,ou um africano,que sequer faz parte dela51.Alm disso,a co-presena radical pressupe a abolio da guerra, que, juntamente com a intolerncia,constitui a negao mais radical da co-presena. Como ecologia de saberes,o pensamento ps-abissal tem por premissa a idia da inesgotvel diversidade epistemolgica do mundo, o recoNOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 85

nhecimento da existncia de uma pluralidade de formas de conhecimento alm do conhecimento cientfico52. Isso implica renunciar a qualquer epistemologia geral.Existem em todo o mundo no s diversas formas de conhecimento da matria, da sociedade, da vida e do esprito, mas tambm muitos e diversos conceitos e critrios sobre o que conta como conhecimento.No perodo de transio que se inicia, em que ainda persistem as perspectivas abissais de totalidade e unidade,provavelmente precisamos de uma epistemologia geral residual ou negativa para seguir em frente:uma epistemologia geral da impossibilidade de uma epistemologia geral. O contexto cultural em que se situa a ecologia de saberes ambguo.Por um lado,a idia da diversidade sociocultural do mundo se fortaleceu nas trs ltimas dcadas, favorecendo o reconhecimento da pluralidade epistemolgica como uma de suas dimenses. Por outro lado, se todas as epistemologias partilham as premissas culturais do seu tempo, uma das mais bem consolidadas premissas do pensamento abissal talvez seja,ainda hoje,a da crena na cincia como nica forma de conhecimento vlida e rigorosa.Ortega y Gasset props uma distino radical entre crenas e idias,entendendo por estas ltimas a cincia ou a filosofia53. A distino reside em que as crenas fazem parte de nossa identidade e subjetividade,enquanto as idias nos so exteriores. Enquanto nossas idias nascem da dvida e permanecem nela,nossas crenas nascem da ausncia de dvida.No fundo,a distino entre ser e ter: somos as nossas crenas, temos idias. O que caracterstico do nosso tempo o fato de a cincia moderna pertencer simultaneamente ao campo das idias e ao campo das crenas. A crena na cincia excede em muito o que as idias cientficas nos permitem realizar.Assim,a relativa perda de confiana epistemolgica na cincia durante a segunda metade do sculo XX ocorreu de par com a crescente crena popular na cincia. A relao entre crenas e idias como duas entidades distintas passa a ser uma relao entre duas maneiras de experienciar socialmente a cincia. Essa dualidade faz com que o reconhecimento da diversidade cultural do mundo no signifique necessariamente o reconhecimento da diversidade epistemolgica do mundo. Nesse contexto, a ecologia de saberes basicamente uma contraepistemologia. O impulso bsico para o seu avano resulta de dois fatores.O primeiro consiste nas novas emergncias polticas de povos do outro lado da linha como parceiros da resistncia ao capitalismo global: globalizao contra-hegemnica. Em termos geopolticos, trata-se de sociedades perifricas do sistema-mundo moderno onde a crena na cincia moderna mais tnue,onde mais visvel a vinculao da cincia moderna aos desgnios da dominao colonial e imperial, onde conhecimentos no-cientficos e no-ocidentais prevale86 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

[46] Sobre a dimenso cosmopolita do Frum Social Mundial,ver Fisher, William F. e Ponniah, Thomas. Another world is possible: popular alternatives to globalization at the World Social Forum. Londres: Zed Books, 2003; Sen, Jai e outros (orgs.). World Social Forum: challenging empires. Nova Dli: Viveka Foundation, 2004; Santos, Frum Social Mundial,op.cit. [47] Gandhi provavelmente foi o pensador-ativista dos tempos modernos que mais consistentemente pensou e atuou em termos no-abissais. Tendo experienciado as excluses radicais tpicas do pensamento abissal, no se desviou do seu propsito de construir uma nova forma de universalidade capaz de libertar tanto o opressor como a vtima, conforme reafirma Ashis Nandy:A viso gandhiana desafia a tentao de igualar o opressor na violncia e de readquirir uma auto-estima prpria como competidor num mesmo sistema. uma viso assente numa identificao com os oprimidos que exclui a fantasia da superioridade do estilo de vida do opressor, to profundamente enraizada na conscincia daqueles que reclamam falar em nome das vtimas da histria (Traditions, tyrannyand utopias: essays in the politics of awareness. Oxford:Oxford University Press,1987,p.35). [48] Cf. Santos, Toward a new common sense,op.cit.,pp.506-19. [49] Cf.Santos, A gramtica do tempo, pp.137-78. [50] Imaginemos que um campons africano e um funcionrio do Banco Mundial se encontrassem num campo africano: segundo o pensamento abissal, esse encontro seria simultneo (pleonasmo intencional) mas no contemporneo; j de acordo com o pensamento ps-abissal o encontro simultneo e ocorre entre dois indivduos contemporneos. [51] Hegel, Georg W. F. Vorlesungen ber die Philosophie der Geschichte. Frankfurt am Main:Suhrkamp,1970. [52] Esse reconhecimento da diversidade e da diferenciao um dos componentes fundamentais da Weltanschaung [viso de mundo] por meio da qual podemos imaginar o sculo XXI. Essa Weltanschaung radicalmente diferente daquela ado-

tada pelos pases centrais no incio do sculo XX,quando a imaginao epistemolgica estava dominada pela idia de unidade. [53] Ortega y Gasset, Jose. Ideas y creencias. Madri: Revista de Occidente,1942.

[54] As epistemologias feministas tm sido centrais para a crtica dos dualismos clssicos da modernidade, tais como natureza/cultura, sujeito/objeto e humano/no-humano, e da naturalizao das hierarquias de classe, gnero e raa. Para algumas contribuies relevantes s crticas feministas da cincia, ver Keller, Evelyn F. Reflections on gender and science. New Haven: Yale University Press, 1985; Harding, Sandra. The science question in feminism. Ithaca: Cornell University Press, 1986; Is science multicultural? Postcolonialisms, feminisms, and epistemologies. Bloomington: Indiana University Press, 1998; Idem (org.). The feminist standpoint theory reader. Nova York: Routledge, 2003; Haraway, Donna J. Primate visions: gender, race, and nature in the world of modern science. Londres: Verso, 1992; Modest_witness [...]: feminism and technoscience.Nova York: Routledge, 1997. Uma panormica interessante, ainda que centrada no Norte global, encontra-se em Creager, Angela, Lunbeck, Elizabeth e Schiebinger, Londa (orgs.). Feminism in twentieth-century: science, technology, and medicine. Chicago: University of Chicago Press, 2001. Quanto s epistemologias ps-coloniais, ver, entre muitos outros,Alvares,Claude. Science, development and violence: the revolt against modernity. Nova Dli: Oxford University Press, 1992; Dussel, The invention of the Americas, op. cit.;Guha,Ramachandra e MartnezAllier, Juan. Varieties of environmentalism: essays North and South. Londres: Earthscan, 1997; Quijano, op. cit.; Mignolo, Local histories/global designs, op.cit.;Mbembe,op.cit.

cem nas prticas cotidianas das populaes. O segundo fator uma proliferao sem precedentes de alternativas, as quais porm no podem ser agrupadas sob a alada de uma nica alternativa global, visto que globalizao contra-hegemnica se destaca pela ausncia de uma alternativa no singular.A ecologia de saberes procura dar consistncia epistemolgica ao pensamento pluralista e propositivo. Na ecologia de saberes cruzam-se conhecimentos e tambm ignorncias. No existe uma unidade de conhecimento, assim como no existe uma unidade de ignorncia. As formas de ignorncia so to heterogneas e interdependentes quanto as formas de conhecimento. Dada essa interdependncia,a aprendizagem de certos conhecimentos pode envolver o esquecimento e em ltima instncia a ignorncia de outros.Desse modo,na ecologia de saberes a ignorncia no necessariamente um estado original ou ponto de partida.Pode ser um ponto de chegada.Pode ser o resultado do esquecimento ou da desaprendizagem implcito num processo de aprendizagem recproca. Assim, num processo de aprendizagem conduzido por uma ecologia de saberes crucial a comparao entre o conhecimento que est sendo aprendido e o conhecimento que nesse processo esquecido e desaprendido.A ignorncia s uma forma desqualificada de ser e de fazer quando aquilo que se aprende vale mais do que aquilo que se esquece.A utopia do interconhecimento consiste em aprender outros conhecimentos sem esquecer os prprios.O princpio da prudncia que subjaz ecologia de saberes (do qual falaremos mais adiante) convida a uma reflexo mais profunda sobre a diferena entre a cincia como conhecimento monopolista e a cincia como parte de uma ecologia de saberes. Como produto do pensamento abissal,o conhecimento cientfico no se encontra distribudo socialmente de forma equitativa nem poderia estar, uma vez que o seu desgnio original foi converter este lado da linha em sujeito do conhecimento e o outro lado em objeto de conhecimento. As intervenes no mundo real por ele propiciadas tendem a servir aos grupos sociais que tm maior acesso a esse conhecimento. Enquanto as linhas abissais continuarem a ser traadas, a luta por uma justia cognitiva no ter xito caso se apie apenas na idia de uma distribuio mais equitativa do conhecimento cientfico. Alm do fato de que tal distribuio impossvel nas condies do capitalismo e do colonialismo,o conhecimento cientfico tem limites intrnsecos quanto ao tipo de interveno que promove no mundo real.Na ecologia de saberes,a busca de credibilidade para os conhecimentos no-cientficos no implica o descrdito do conhecimento cientfico.Implica simplesmente a sua utilizao contra-hegemnica. Trata-se,por um lado,de explorar a pluralidade interna da cincia,isto , as prticas cientficas alternativas que tm se tornado visveis por meio das epistemologias feministas e ps-coloniais54, e, por outro
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 87

lado, de promover a interao e a interdependncia entre os saberes cientficos e outros saberes,no-cientficos. Uma das premissas bsicas da ecologia de saberes que todos os conhecimentos tm limites internos, referentes s intervenes no real que eles permitem,e externos,decorrentes do reconhecimento de intervenes alternativas propiciadas por outras formas de conhecimento. Por definio, as formas de conhecimento hegemnicas s conhecem limites internos,de modo que o uso contra-hegemnico da cincia moderna s possvel mediante a explorao paralela de seus limites internos e externos como parte de uma concepo contrahegemnica de cincia. por isso que o uso contra-hegemnico da cincia no pode se limitar cincia.S faz sentido no mbito de uma ecologia de saberes. Para uma ecologia de saberes, o conhecimento como interveno no real no como representao do real a medida do realismo. A credibilidade da construo cognitiva mensurada pelo tipo de interveno no mundo que ela proporciona,auxilia ou impede.Como a avaliao dessa interveno sempre combina o cognitivo com o tico-poltico,a ecologia de saberes distingue a objetividade analtica da neutralidade tico-poltica.Hoje em dia ningum questiona o valor geral das intervenes no real propiciadas pela cincia moderna por meio de sua produtividade tecnolgica. Mas isso no deve nos impedir de reconhecer intervenes propiciadas por outras formas de conhecimento.Em muitas reas da vida social a cincia moderna tem demonstrado uma indiscutvel superioridade em relao a outras formas de conhecimento, mas h outros modos de interveno no real que hoje nos so valiosos e para os quais a cincia moderna em nada contribuiu. o caso, por exemplo, da preservao da biodiversidade possibilitada por formas de conhecimento camponesas e indgenas, que se encontram ameaadas justamente pela crescente interveno da cincia moderna55. E no deveria nos impressionar a riqueza dos conhecimentos que lograram preservar modos de vida,universos simblicos e informaes vitais para a sobrevivncia em ambientes hostis com base exclusivamente na tradio oral? Dir algo sobre a cincia o fato de que por intermdio dela isso nunca teria sido possvel? Eis o impulso para a co-presena igualitria (como simultaneidade e contemporaneidade) e para a incompletude. Dado que nenhuma forma de conhecimento pode responder por todas as intervenes possveis no mundo, todas as formas de conhecimento so, de diferentes maneiras, incompletas. A incompletude no pode ser erradicada, porque qualquer descrio completa das variedades de saber no incluiria a forma de saber responsvel pela prpria descrio. No h conhecimento que no seja conhecido por algum para certos objetivos.Todos os conhecimentos sustentam prticas e cons88 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

[55] Cf. Santos, Meneses e Nunes, op.cit.

[56] Cf. Santos, A crtica da razo indolente,op.cit.,pp.225-53.

tituem sujeitos. Todos os conhecimentos so testemunhais porque aquilo que conhecem sobre o real (sua dimenso ativa) sempre duplicado por aquilo que do a conhecer sobre o sujeito do conhecimento (sua dimenso subjetiva).Ao questionar a distino sujeito/ objeto,as cincias da complexidade do conta desse fenmeno mas o confinam s prticas cientficas. A ecologia de saberes expande o carter testemunhal dos conhecimentos de modo a abarcar igualmente as relaes entre o conhecimento cientfico e o no-cientfico, ampliando assim o alcance da intersubjetividade como interconhecimento e vice-versa. Num regime de ecologia de saberes, a busca de intersubjetividade to importante quanto complexa.Uma vez que diferentes prticas de conhecimento tm lugar em diferentes escalas espaciais e com diferentes duraes e ritmos,a intersubjetividade requer a disposio para conhecer e agir em diferentes escalas (interescalaridade) e com diferentes duraes (intertemporalidade).Muitas das experincias subalternas de resistncia so locais ou foram localizadas e assim tornadas irrelevantes ou inexistentes pelo conhecimento abissal moderno, o nico capaz de gerar experincias globais.Dado porm que a resistncia contra as linhas abissais precisa ocorrer em uma escala global, imperativo desenvolver algum tipo de articulao entre as experincias subalternas por meio de ligaes entre o local e o global. Desse modo,a ecologia de saberes tem de ser transescalar56. Alm disso, a coexistncia de diferentes temporalidades ou duraes em diferentes prticas de conhecimento requer uma expanso da moldura temporal. Na medida em que as modernas tecnologias tendem a favorecer a moldura temporal e a durao da ao estatal,tanto na administrao pblica como na poltica (o ciclo eleitoral,por exemplo), as experincias subalternas do Sul global tm sido foradas a responder tanto curta durao das necessidades imediatas de sobrevivncia como longa durao do capitalismo e do colonialismo. Mesmo nas lutas subalternas podem estar presentes diferentes duraes. A luta pela terra empreendida pelos camponeses empobrecidos no Brasil,por exemplo,pode incluir:a durao do Estado moderno,quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) luta pela reforma agrria; a durao da escravatura, quando os afro-descendentes lutam pela recuperao dos quilombos; ou ainda a durao do colonialismo, quando os povos indgenas lutam para reaver seus territrios histricos,dos quais foram esbulhados pelos conquistadores. A ecologia de saberes no concebe os conhecimentos em abstrato, mas como prticas de conhecimento que possibilitam ou impedem certas intervenes no mundo real.Um pragmatismo epistemolgico justificado acima de tudo pelo fato de que as experincias de vida dos oprimidos lhes so inteligveis por via de uma epistemologia das conNOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 89

seqncias. No mundo em que vivem, as conseqncias vm sempre primeiro que as causas. A ecologia de saberes assenta na idia pragmtica de que necessria uma reavaliao das intervenes e relaes concretas na sociedade e na natureza que os diferentes conhecimentos proporcionam. Centra-se pois nas relaes entre saberes, nas hierarquias que se geram entre eles,uma vez que nenhuma prtica concreta seria possvel sem essas hierarquias. No entanto, em vez de subscrever uma hierarquia nica,universal e abstrata entre os saberes,estabelece hierarquias em conformidade com o contexto, luz dos resultados concretos pretendidos ou atingidos pelas diferentes formas de saber. Hierarquias concretas emergem do valor relativo de intervenes alternativas no mundo real. Entre os diferentes tipos de interveno pode existir complementaridade ou contradio57. Sempre que h intervenes no real que em princpio podem ser levadas a cabo por diferentes sistemas de conhecimento, as escolhas concretas das formas de conhecimento a privilegiar devem ser informadas pelo princpio da prudncia,que no contexto da ecologia de saberes consiste em dar preferncia s formas de conhecimento que garantam a maior participao possvel dos grupos sociais envolvidos na concepo, execuo,controle e fruio da interveno. O exemplo a seguir ilustra bem os perigos de substituir um tipo de conhecimento por outro com base em hierarquias abstratas.Nos anos 1960,os milenares sistemas de irrigao dos campos de arroz da ilha de Bali,na Indonsia,foram substitudos por sistemas cientficos promovidos pelos proslitos da Revoluo Verde.Os sistemas tradicionais se baseavam em conhecimentos hidrolgicos, agrcolas e religiosos ancestrais e eram administrados por sacerdotes de um templo hindubudista dedicado a Dewi-Danu, a deusa do lago. Foram substitudos precisamente por serem considerados produtos da magia e da superstio, daquilo que foi depreciativamente designado como culto do arroz.S que a substituio teve resultados desastrosos para a cultura do arroz, cuja colheita decresceu drasticamente nos anos subseqentes.Diante disso,os sistemas cientficos tiveram de ser abandonados e os sistemas tradicionais restaurados.Esse caso ilustra a importncia do princpio da prudncia quando lidamos com uma possvel complementaridade ou contradio entre diferentes tipos de conhecimento.A suposta incompatibilidade entre dois sistemas de conhecimento (o religioso e o cientfico) para a realizao da mesma interveno (a irrigao dos campos de arroz) resultou de uma m avaliao (m cincia) provocada precisamente por juzos abstratos, baseados na superioridade abstrata do conhecimento cientfico.Trinta anos depois da desastrosa interveno tcnico-cientfica, a modelagem computacional uma rea das novas cincias ou cincias da complexidade veio
90 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

[57] A prevalncia dos juzos cognitivos ao efetuar determinada prtica de conhecimento no conflita com a prevalncia dos juzos tico-polticos na deciso a favor de um determinado tipo de interveno real que esse conhecimento especfico possibilita em detrimento de intervenes alternativas possibilitadas por conhecimentos alternativos.

[58] Cf. Lansing, John S. Balinese water temples and the management of irrigation. American Anthropologist, vol. 89, n. 2, 1987, pp. 326-41; Priests and programmers: technologies of power in the engineered landscape of Bali. Princeton: Princeton University Press, 1991; Lansing, John S. e Kremer, James N. Emergent properties of Balinese water temples: coadaptation on a rugged fitness landscape. American Anthropologist, vol. 95, n. 1, 1993,pp.97-114.

[59] Cf. Eze, Emmanuel Ch. (org.). Postcolonial African philosophy: a critical reader. Oxford: Blackwell Publishers, 1997; Karp, Ivan e Masolo, Dismas (orgs.). African philosophy as cultural inquiry. Bloomington: Indiana University Press,2000;Hountondji, Paulin J. The struggle for meaning: reflections on philosophy, culture, and democracy in Africa. Athens: Ohio University Center for International Studies,2002. [60] Nessa rea os problemas esto freqentemente associados linguagem, a qual de fato um instrumento essencial para o desenvolvimento de uma ecologia de saberes. Desse modo, a traduo deve operar nos nveis lingstico e cultural. A traduo cultural representa uma das tarefas mais desafiantes para filsofos, cientistas sociais e ativistas no sculo XXI. Abordo esse tema com maior detalhe em Santos, A critique of lazy reason, op. cit.; A gramtica do tempo, op.cit.

demonstrar que as seqncias da gua geridas pelos sacerdotes da deusa Dewi-Danu eram as mais eficientes possveis,portanto mais eficientes do que as do sistema cientfico de irrigao58. Na perspectiva das epistemologias abissais do Norte global, o policiamento das fronteiras do conhecimento relevante de longe mais decisivo do que as discusses sobre diferenas internas. Assim, em razo do epistemicdio em massa perpetrado nos ltimos cinco sculos, desperdiou-se uma imensa riqueza de experincias cognitivas.Para recuperar algumas dessas experincias,a ecologia de saberes recorre ao seu atributo ps-abissal mais caracterstico, a traduo intercultural.Embebidas em diferentes culturas ocidentais e no-ocidentais, essas experincias no s usam linguagens diferentes, mas tambm diferentes categorias, universos simblicos e aspiraes a uma vida melhor. As profundas diferenas entre saberes levantam a questo da incomensurabilidade, questo utilizada pela epistemologia abissal para desacreditar a mera possibilidade de uma ecologia de saberes. Um exemplo ajuda a ilustrar essa questo. Ser possvel estabelecer um dilogo entre a filosofia ocidental e a filosofia africana? Formulada assim,a pergunta parece s permitir uma resposta positiva,uma vez que ambas so filosofia (o mesmo argumento pode ser usado em relao a um dilogo entre religies).No entanto,para muitos filsofos ocidentais e africanos no possvel referirmo-nos a uma filosofia africana porque existe apenas uma filosofia,cuja universalidade no posta em causa pelo fato de que at o momento seu desenvolvimento se deu sobretudo no Ocidente. Na frica, tal a posio dos filsofos chamados modernistas.J para os tradicionalistas h filosofia africana, mas como ela est embebida na cultura africana incomensurvel com a filosofia ocidental e deve seguir seu desenvolvimento autnomo59. Mas, alm dessas duas posies, h perspectivas para as quais existem muitas filosofias e possvel haver entre elas um dilogo, um enriquecimento mtuo. Essas perspectivas se vem freqentemente confrontadas com os problemas da incomensurabilidade, da incompatibilidade e da ininteligibilidade recprocas,os quais procuram resolver explorando formas de complementaridade. Tudo depende do uso de procedimentos adequados de traduo intercultural,mediante os quais possvel identificar preocupaes comuns e aproximaes complementares, assim como, est claro,contradies intransponveis60. O seguinte exemplo ilustra o que est em jogo.O filsofo ganense Kwasi Wiredu afirma que na lngua akan (do grupo tnico a que pertence) no possvel traduzir o preceito cartesiano Cogito,ergo sum,j que nela no h palavras para exprimir tal idia.Em akan,pensar significa medir algo,o que no faz sentido quando ligado idia de exisNOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 91

tir. E o existo igualmente dificlimo de exprimir, porque o equivalente mais prximo algo semelhante a estou a. O locativo a, segundo Wiredu,seria suicida tanto do ponto de vista da epistemologia como da metafsica do cogito61. Ou seja, a lngua permite exprimir certas idias e no outras. Mas isso no significa que a relao entre a filosofia africana e a filosofia ocidental tenha de ficar por aqui. Como Wiredu tenta demonstrar, possvel desenvolver argumentos autnomos com base na filosofia africana no s sobre o motivo pelo qual ela no poder exprimir o cogito,mas tambm sobre as muitas idias alternativas que ela pode exprimir e a filosofia ocidental no pode62. A ecologia de saberes no ocorre apenas no nvel do lgos,mas tambm no nvel do mythos.A idia de emergncia ou a noo do aindano-ser de Bloch lhe so essenciais63. A intensificao da vontade resulta de uma leitura potencializadora de tendncias objetivas, que empresta fora a uma possibilidade auspiciosa, mas frgil, mediante uma compreenso mais profunda das possibilidades humanas com base em saberes que, ao contrrio do cientfico, privilegiam a fora interior em vez da fora exterior,a natura naturans em vez da natura naturata64. Por meio desses saberes possvel alimentar o valor intensificado de um empenho, o que incompreensvel do ponto de vista do mecanicismo positivista e funcionalista da cincia moderna. Desse empenho surgir uma capacidade nova de inquirio e indignao, capaz de fundamentar teorias e prticas novas, umas e outras inconformistas,desestabilizadoras e mesmo rebeldes.O que est em jogo a criao de uma previso ativa baseada na riqueza da diversidade nocannica do mundo e de um grau de espontaneidade baseado na recusa a deduzir o potencial do factual.Dessa forma,os poderes constitudos deixam de ser destino,podendo ser realisticamente confrontados com os poderes constituintes. O que importa, pois, desfamiliarizar a tradio cannica das monoculturas do saber sem parar a, como se essa desfamiliarizao fosse a nica familiaridade possvel. A ecologia de saberes uma epistemologia desestabilizadora na medida em que se empenha numa crtica radical da poltica do possvel, sem ceder a uma poltica impossvel. Central a uma ecologia de saberes no a distino entre estrutura e agncia, mas a distino entre ao conformista e aquilo que denomino ao-com-clinamen65.A ao conformista uma prtica rotineira,reprodutiva e repetitiva que reduz o realismo quilo que existe e apenas porque existe. Para a minha noo de ao-com-clinamen tomo de Epicuro e Lucrcio o conceito de clinamen,entendido como o quiddam inexplicvel que perturba a relao entre causa e efeito,ou seja,como a capacidade de desvio que Epicuro atribuiu aos tomos de Demcrito:o clinamen aquilo que faz com que os tomos deixem de parecer inertes e revelem um poder de inclinao,de movimento espontneo66.Ao contrrio do que
92 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

[61] Wiredu,Kwasi.Are there cultural universals?. Quest,vol.4,n.2,1990, pp. 5-19; Cultural universals and particulars: an African perspective. Bloomington: Indiana University Press, 1996.

[62] Sobre essa questo e o debate que ela suscita, ver Idem. African philosophy and inter-cultural dialogue. Quest,vol.11,n.1/2,1997,pp.2941; Osha, Sanya. Kwasi Wiredu and the problems of conceptual decolonization. Quest,vol.13,n.1/2,1999,pp. 157-64. [63] Bloch, Ernst. The principle of hope.Cambridge,MA:The MIT Press, 1995 [1947],p.241.Sobre a sociologia das emergncias, ver Santos, A critique of lazy reason, op. cit.; A gramtica do tempo,op.cit.,pp.93-136. [64] De uma perspectiva distinta, a ecologia dos saberes procura a mesma complementaridade que Paracelso identificou entre Archeus, a vontade elementar na semente e no corpo, e Vulcanus, a fora natural da matria. Cf. Paracelsus. Mikrokosmos und Makrokosmos. Munique: Eugen Diedrichs Verlag, 1989, p. 33; ver tambm Idem. The hermetic and alchemical writings. Nova York: University Books,1967. [65] Cf. Santos, Boaventura de S. Reinventar a democracia. Lisboa: Gradiva,1998. [66] Cf. Epicurus. Epicuruss morals: collected and faithfully englished. Londres: Peter Davies, 1926; Lucretius. Lucretius on the nature of things. New Brunswick:Rutgers University Press, 1950. O conceito de clinamen entrou na teoria literria pela mo de Harold Bloom,que em A angstia da influncia se serve da noo para explicar a criatividade potica como uma tresleitura que antes transleitura (o termo original misreading,um lermal que tambm ler-mais-do-quebem, ou corrigir). Diz Bloom: Um poeta desvia-se do poema do seu precursor executando um clinamen em relao a ele (The anxiety of influence. Oxford: Oxford University Press, 1973,p.14 [em traduo do autor]).

[67] Cf.o ensaio introdutrio de Frederic Manning em Epicurus, op. cit., pp.xxxiv.

se d na ao revolucionria, a criatividade da ao-com-clinamen no assenta numa ruptura dramtica,mas num ligeiro desvio cujos efeitos cumulativos promovem complexas e criativas combinaes entre indivduos e grupos sociais, assim como ocorre entre os tomos67. O clinamen no recusa o passado; pelo contrrio, assume-o e redime-o pelo modo como dele se desvia.Seu potencial para o pensamento psabissal decorre de sua capacidade de atravessar as linhas abissais. A ocorrncia de ao-com-clinamen em si mesma inexplicvel. O papel de uma ecologia de saberes a esse respeito ser somente o de identificar as condies que maximizam a probabilidade de uma tal ocorrncia e definir o horizonte de possibilidades em que o desvio vir a operar. A ecologia de saberes ao mesmo tempo constituda por sujeitos desestabilizadores individuais ou coletivos e constitutiva deles.A subjetividade capaz da ecologia de saberes uma subjetividade especialmente dotada de capacidade,energia e vontade para agir com clinamen.A prpria construo social de uma tal subjetividade necessariamente implica recorrer a formas excntricas ou marginais de sociabilidade ou subjetividade dentro ou fora da modernidade ocidental, formas que se recusaram a ser definidas de acordo com os critrios abissais.
CONCLUSO

A construo epistemolgica de uma ecologia de saberes no tarefa fcil.A ttulo de concluso,proponho um programa de pesquisa no qual podemos identificar trs conjuntos principais de questes. O primeiro conjunto se refere identificao de saberes e levanta uma srie de questes que tm sido ignoradas pelas epistemologias do Norte global.A partir de qual perspectiva possvel identificar diferentes conhecimentos? Como se pode distinguir o conhecimento cientfico do no-cientfico? Como distinguir entre os vrios conhecimentos no-cientficos? Como se distingue o conhecimento no-ocidental do ocidental? Se existem vrios conhecimentos ocidentais e vrios conhecimentos no-ocidentais, como distingui-los entre si? Qual a configurao dos conhecimentos que agregam tanto componentes ocidentais como no-ocidentais? O segundo conjunto levanta questes referentes aos procedimentos que permitem relacionar os diferentes saberes entre si.Como distinguir incomensurabilidade, contradio, incompatibilidade e complementaridade? De onde provm a vontade de traduzir? Quem so os tradutores? Como escolher os parceiros e tpicos de traduo? Como formar decises partilhadas e distingui-las das impostas? Como assegurar que a traduo intercultural no se transforme numa verso renovada do pensamento abissal, numa verso suavizada de imperialismo e colonialismo?
NOVOS ESTUDOS 79 NOVEMBRO 2007 93

O terceiro questionamento diz respeito natureza e avaliao das intervenes no mundo real possibilitadas pelos saberes. Como se pode traduzir tal perspectiva em prticas de conhecimento? Na busca de alternativas dominao e opresso,como distinguir entre alternativas ao sistema de opresso e dominao e alternativas dentro do sistema? Mais especificamente, como distinguir alternativas ao capitalismo de alternativas dentro do capitalismo? Em suma, como combater as linhas abissais usando instrumentos conceituais e polticos que as no reproduzam? E por fim uma questo com especial interesse para educadores:qual seria o impacto de uma concepo de conhecimento ps-abissal (como uma ecologia de saberes) sobre as instituies educativas? Nenhuma dessas perguntas tem respostas definitivas,mas a tentativa de dar-lhes respostas decerto um esforo coletivo e civilizacional provavelmente a nica forma de confrontar a nova e mais insidiosa verso do pensamento abissal tal como identificada neste ensaio: a constante ascenso do paradigma da apropriao/violncia no interior do paradigma da regulao/emancipao. prprio da natureza da ecologia de saberes constituir-se mediante perguntas constantes e respostas incompletas.A reside sua caracterstica de conhecimento prudente. A ecologia de saberes nos capacita a uma viso mais abrangente tanto daquilo que conhecemos como daquilo que desconhecemos, e tambm nos previne de que aquilo que no sabemos ignorncia nossa e no ignorncia em geral. A vigilncia epistemolgica requerida pela ecologia de saberes transforma o pensamento ps-abissal num profundo exerccio de auto-reflexividade.Requer que os pensadores e atores ps-abissais se vejam num contexto semelhante quele em que Santo Agostinho se encontrava ao escrever suas Confisses,o qual expressou eloqentemente desta forma: Converti-me numa questo para mim.A diferena que o tpico deixou de ser a confisso dos erros passados para ser a participao solidria na construo de um futuro pessoal e coletivo,sem nunca ter a certeza de no repetir os erros cometidos no passado.
Boaventura de Sousa Santos professor catedrtico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal) e da Universidade de Warwick (Inglaterra). autor, entre outros livros, de A gramtica do tempo:para uma nova cultura poltica (Cortez,2006) e Para uma revoluo democrtica da justia (Cortez,2007).
Recebido para publicao em 14 de agosto de 2007.
NOVOS ESTUDOS
CEBRAP

79,novembro 2007 pp. 71-94

94 PARA ALM DO PENSAMENTO ABISSAL Boaventura de Sousa Santos

You might also like