You are on page 1of 7

SADE VOCAL

PROFISSIONAIS DA VOZ
GABRIELA RODRIGUES, VANESSA PEDROSA VIEIRA E MARA BEHLAU 2011

Sade Vocal

s profissionais da voz so todas as pessoas que utilizam a voz como seu principal instrumento de trabalho. Neste grupo, esto inseridos profissionais da voz cantada (cantores) e da voz falada (professores, atores, locutores de rdio, operadores de telesservios, religiosos, vendedores, reprteres, advogados, polticos, dubladores, entre outros). Assim como o atleta cuida de seu corpo para ter um bom desempenho, o profissional da voz deve estar atento a alguns cuidados que podem contribuir para sua atuao. importante que este profissional conhea bem seu instrumento de trabalho,

para que possa cuidar dele da melhor maneira possvel. O mdico otorrinolaringologista e o fonoaudilogo verificam se o profissional est utilizando a voz adequadamente, fornecem orientaes preventivas, alm de avaliar e tratar patologias j existentes. Vale lembrar que o tratamento precoce sempre mais rpido, podendo inclusive poupar o profissional de uma cirurgia. Por ser um valioso instrumento de trabalho, alm de reflexo de nossa sade fsica e mental, a voz merece ateno e cuidados especiais.

VOZ SAUDVEL VOZ AGRADVEL


2

Sade Vocal

omunicamo-nos de mltiplas formas: pelo olhar, por gestos, expresso corporal, expresso facial e pela fala. A voz, porm, responsvel por uma porcentagem muito grande das informaes contidas em uma mensagem que estamos veiculando e revela muitas caractersticas sobre ns mesmos.

Voc sabe como a voz produzida?


A voz produzida a partir de um som bsico gerado na laringe. A laringe localiza-se no pescoo e um tubo alongado, no interior do qual esto as pregas ou cor das vocais. Quando respiramos silenciosamente, as pregas vocais ficam abertas (1), ou seja, afastadas entre si, para permitir a entrada e a sada do ar. Quando produzimos a voz, as pregas vocais se aproximam (2). O ar, ento, passa entre elas e as faz vibrar, produzindo o som. Portanto, o ar essencial para produzirmos a voz, sendo o combustvel energtico da fonao. O som bsico produzido pela vibrao das pregas vocais percorre um caminho dentro do nosso corpo, pelo trato vocal, e passa por vrias es3

truturas at sair pela boca e/ou pelo nariz, sendo amplificado atravs das cavidades de ressonncia. Estas cavidades funcionam com um alto falante natural da fonao e so constitudas principalmente pela prpria la- ringe, faringe, boca e nariz (3). Aps percorrer este caminho, os sons so articulados principalmente na cavidade da boca, por movimentos de lngua e lbios. Tais movimentos devem ser precisos para produzir sons claros e tornar inteligvel a mensagem que se quer transmitir. Embora essa explicao esteja focalizada no que acontece na laringe quando o som produzido, o incio do processo de fonao ocorre bem antes. o nosso crebro que vai comandar todo o processo de entrada e sada do ar, do posicionamento e vibrao das pregas vocais e da produo dos sons da fala. Nossa voz s nossa, uma espcie de expresso sonora absolutamente individual, fato semelhante ao que ocorre com a impresso digital. Nascemos com determinadas caractersticas anatmicas que produziro um tipo de voz; porm, formamos uma identidade vocal ao longo da vida. A voz

Sade Vocal conta uma srie de dados inerentes a trs dimenses do indivduo: biolgica, psicolgica e scio-educacional. As informaes contidas na dimenso biolgica dizem respeito aos nossos dados fsicos bsicos, como sexo, idade e condies gerais de sade; as informaes contidas na dimenso psicolgica correspondem s caractersticas bsicas da personalidade e do estado emocional do indivduo durante o momento da emisso; j a dimenso scio-educacional oferece dados sobre os grupos a que pertencemos, sociais ou profissionais. Conscientes ou no, influenciamos com nossas vozes e somos influenciados pelas vozes das pessoas com quem fazemos contato.

Qual a caracterstica marcante de sua voz?


odos ns temos vrias vozes, ou seja, utilizamos diferentes qualidades vocais a depender da situao, da pessoa com quem estamos falando e do nosso estado fsico e emocional. Assim, nossa voz em casa com a famlia diferente da nossa voz no trabalho com colegas. Quando estamos tristes ou felizes, nossa voz tambm demonstra esses sentimentos. Podemos tornar nossa voz mais fina, mais grossa, mais forte, mais fraca, mais rouca, mais limpa, mais nasal e mais melosa. A possibilidade de controle de todas essas variveis nos mostra o quanto esse sistema flexvel.

A Psicodinmica Vocal o padro de voz de uma pessoa num determinado momento, ou a caracterstica predominante de sua voz (perfil de voz). Ela est relacionada ao seguinte pensamento: Oua esta voz, no pa- rece que a pessoa est cansada? ou A voz daquela senhora me transmite calma, j a de sua irm, me deixa agitado! Portanto, a psicodinmica vocal o processo de leitura da voz e dos efeitos dessa voz pelos ouvintes. importante lembrar que as impresses transmitidas por um tipo de voz devem ser sempre analisadas de acordo com a cultura a que um indivduo pertence. Alm disso, as caractersticas vocais nunca devem ser analisadas isoladamente, mas sim em conjunto e de acordo com o contexto em que acontecem.

Sade Vocal As caractersticas mais comuns da voz e as impresses causadas por cada uma delas so:

VOZ ROUCA cansao, esgotamento; VOZ SOPROSA (com ar) fraqueza, sensualidade; VOZ MUITO FINA fragilidade, infantilidade; VOZ MUITO GROSSA autoritarismo, virilidade; VOZ EM TOM MDIO conscincia quanto ao ambiente, controle das emoes e informaes; VOZ ALTA/FOR TE falta de noo espacial, invaso do espao do outro, intimidao; VOZ BAIXA/FRACA timidez, autoimagem negativa.

voz tem um papel fundamental na comunicao e no relacionamento humano. Alguns cuidados e procedimentos podem ser feitos para que se tenha uma voz mais saudvel!

Acreditamos que voc pode diminuir alguns abusos vocais e isto ajudar voc no seu tratamento de voz. Coloque este programa em um lugar de fcil visualizao, consulte-o diariamente e procure seguir as recomendaes e sugestes.

Beba gua, regularmente, em pequenos goles, principalmente quando estiver fazendo uso profissional da voz. A gua hidrata o organismo e favorece uma emisso vocal sem tenso. Mantenha uma alimentao saudvel e regular. Isso ajuda a prevenir o refluxo, que prejudicial laringe e s pregas vocais. Evite achocolatados e derivados do leite, principalmente antes da utilizao profissional da voz, pois estes aumentam a produo de secreo no trato vocal e dificultam a emisso. Enquanto estiver falando, mantenha a postura do corpo sempre ereta, no eixo, porm relaxada e livre de tenses (principalmente a cabea).

Sade Vocal

Tenha momentos de descanso durante o dia, poupando a sua voz. Evite gritar ou falar frequentemente em forte intensidade: sempre que possvel procure se aproximar do outro para conversar. Evite competio sonora: ao falar, abaixe o volume da TV e/ou do som. Esteja atento ingesto de lquidos em temperaturas extremas, ou seja, muito gelado ou muito quente, principalmente durante o uso profissional da voz. Algumas pessoas tm maior sensibilidade e podem ter desconforto vocal. Obser ve se este o seu caso e procure evitar o que dificulta a produo da sua voz. Evite pigarrear ou tossir demais, pois isso provoca um forte atrito entre as pregas vocais, irritando-as. Procure substitu-los por uma respirao seguida de deglutio de saliva para deslocar a secreo. Se o problema persistir, procure um mdico. Evite falar enquanto pratica exerccios fsicos: o esforo muscular associado fala provocar sobrecarga na musculatura de sua laringe. Fique atento a possveis ressecamentos do trato vocal quando estiver exposto ao ar-condicionado. Isso pode lev-lo a produzir uma voz com maior esforo e tenso. Se este for o seu caso, procure manter-se bem hidratado e beber gua em pequenos goles durante o perodo de exposio. Evite chupar balas ou pastilhas fortes, assim como utilizar sprays, que mascaram o sintoma de garganta irritada e faz com que voc produza a voz com esforo, sem perceber. Quando o efeito da bala passar, a irritao na garganta ser ainda maior. Em substituio a estas alternativas, procure fazer repouso vocal. Evite falar muito quando estiver gripado ou em crise alrgica, pois, nestes casos, o tecido que reveste a laringe est inchado e haver grande atrito entre pregas vocais durante a fala. Evite usar roupas apertadas na regio do pescoo e na cintura. Elas dificultam a livre movimentao da laringe e do diafragma, musculatura importante para a respirao. Evite fumar e ingerir bebidas alcolicas em excesso. Tais hbitos irritam a laringe. Alm disso, o cigarro aumenta consideravelmente o risco para o desenvolvimento do cncer de laringe e pulmo. O fumo altamente nocivo, pois a fumaa quente agride o sistema respiratrio e principalmente as pregas vocais, podendo causar irritao, pigarro e edema. lcool em excesso tambm prejudicial para as pregas vocais e tem efeito analgsico, fazendo com que voc cometa abusos vocais sem se dar conta. Evite falar grosso ou fino demais, travar os dentes ao falar e falar muito rpido. Tenha uma voz com entonao variada, articule bem as palavras, perceba-se enquanto fala, acalme-se, faa pausas expressivas e respiratrias. Evite se automedicar. Muitos remdios podem indiretamente piorar a sua voz. Fique atento a medicaes que causam sensao de boca seca. Busque por orientao mdica. Quando voc estiver com uma rouquido por mais de 15 dias, consulte um mdico otorrinolaringologista e/ou um Fonoaudilogo.

Sade Vocal

BEHLAU, M; PONTES, P. Higiene Vocal: Cuidando da Voz. 3.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. FERREIRA, LP. Assessoria Fonoaudiolgica aos Profissionais da Voz. In: FERREIRA, LP; BEFI-LOPES, DM; LIMONGI, SC. Tratado de Fonoaudiologia. So Paulo: Roca, 2004. BEHLAU, M; FEIJO, D; MADAZIO, G; REHDER, I; AZEVEDO, R; FERREIRA, AE. Voz profissional: aspectos gerais e atuao fonoaudiolgica. In: BEHLAU, M. (org). Voz: o livro do especialista. vol.II. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. cap.12. pp.287-407.

PANICO, ACMC. Expressividade na fala construda. In: KYRILLOS, L (org.). Expressividade da teoria prtica. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. pp.43-56. ANDRADA E SILVA, MA. Sade Vocal. In: PINHO, Slvia M. Rebelo. Fundamentos em fonoaudiologia - Tratando os distrbios da voz. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koo- gan, 2003. Cap 10, pp. 139-145.

Gabriela Rodrigues
Fonoaudiloga pela Universidade do Estado da Bahia. Especializao e Aperfeioamento em Voz pelo Centro de Estudos da Voz. grodrigues.fono@gmail.com

Mara Behlau
Especialista em Voz, Mestre e Doutora pela Universidade Federal de So Paulo. Consultora em Comunicao Humana. mbehlau@uol.com.br

Vanessa Pedrosa
Fonoaudiloga pela Pontifcia Universidade Catlica de Gois, Mestre e Doutoranda pela Universidade Federal de So Paulo. vanessa@fonoevidence.com.br

Este artigo deve ser citado como: Rodrigues G, Vieira VP, Behlau M. Sade vocal. So Paulo: Centro de Estudos da Voz; 2011. Disponvel em: http://www.cevfono.com

Vanessa Pedrosa_Concepo Gabriela Rodrigues_Texto Ana Paula Dassie Leite_Reviso Alisson Oliveira_Ilustraes George Mota_Design

You might also like