You are on page 1of 4

1 A exemplo de outros Estados estrangeiros, o Brasil se constitui numa Repblica Federativa.

. Embora cada Federao tenha suas prprias caractersticas, os doutrinadores costumam dizer que possvel identificar a presena de alguns traos comuns a todas as federaes. Nesse diapaso, relacione brevemente quatro desses elementos comuns que esto presentes na federao brasileira. (DPE/MS Vunesp 2009) 2 Disserte sobre a seguinte assertiva: medida que se avana pela estrada da Jurisprudncia, mais e mais o problema do metajurdico desvela a sua decisiva importncia; o jurista convencese cada vez mais de que, se no sabe seno Direito, na realidade no conhece nem mesmo o Direito. (Francesco Carnelutti, Tempo Perso, Bolonha, 1952, p.8). (TJ/MG Vunesp 2011) 3 Dissertao tica do Juiz na era ps-deontolgica. Eficincia x Eficientismo. Produtividade x Qualidade. Dizer o direito x Fazer Justia. O consequencialismo tico. (TJ/MG Vunesp 2011) 4 Descreva as funes dos direitos fundamentais, explicitando tambm a sua articulao com o princpio da dignidade da pessoa humana, indicando, quanto a este, abrangncia conceitual, contedo, aplicabilidade, dimenses e alcance. (MPT MPT 2010) 5 Disserte a respeito da constitucionalidade do controle de polticas pblicas pelo Ministrio Pblico na concretizao dos direitos fundamentais de segunda dimenso e a substituio do sujeito constitucionalmente atribudo, como sano ao descumprimento das disposies constitucionais (MPE/GO MPE/GO 2010) 6 Qual o estgio atual da discusso sobre a possibilidade ou no da priso civil do devedor fiduciante de coisa mvel? (MPE/BA MPE/BA 2012) 7 No que diz respeito ao processo legislativo ordinrio responda, fundamentadamente, qual o conceito e a natureza das vrias espcies de iniciativa legislativa, exemplificando. (MPE/CE FCC 2009) 8 A limitao de idade para a inscrio em concurso pblico, prevista em edital, encerra discriminao abusiva em dissonncia com os ditames veiculados pela Constituio Federal? Justifique, dando o entendimento doutrinrio e jurisprudencial dominante. (MPE/MS MPE/MS 2011) 9 - Pela denominada Teoria dos Direitos Jusfundamentais, o sistema de enunciados, que descreve e explica comportamentos prevendo solues, permite a aplicao pronta e oportuna dos Direitos

Fundamentais como meio de adequao mutabilidade daquele. Essa aplicao dos ditames constitucionais como regras ticovalorativas norteadoras de um Estado de Direito Democrtico Social se impe pela integral efetividade e compromisso permanente. Nestes termos, os Direitos Fundamentais Sociais, reconhecidos como garantias constitucionais, so compreendidos e inteligidos como elementos definidores e legitimadores de toda a ordem jurdica positiva, ou seja, o dever de proteo se encontra inteiramente determinado na Constituio. Diante de tal afirmao, pergunta-se: em que consiste o princpio da no reversibilidade dos direitos fundamentais sociais? (MPE/MG MPE/MG 2009) 10 Contemporaneamente o Estado constitucional superou o elemento nacional-estatal e a pessoa passou a ser o ponto central da atuao estatal, donde sua dignidade h de ser assegurada prioritariamente. Em termos globais, esse novo modelo de Estado preocupa-se no s com a dignidade da pessoa nacional como do indivduo em geral. Neste contexto, o que se concebe como Estado Constitucional Cooperativo, especialmente no mbito ambiental? (MPE/MG MPE/MG 2009) 11 Como Promotor(a) de Justia, atuando na defesa dos direitos do cidado, discorra sobre a possibilidade de aplicao da teoria da reserva do possvel na implementao de polticas pblicas que concretizem o direito do cidado sade. (MPE/GO MPE/GO 2010) 12 O custo social do Direito e a anlise econmica do Direito perante os conceitos de Ministrio Pblico demandista e Ministrio Pblico resolutivo, limites e possibilidades. (MP/MG MP/MG 2010) 13 O que so discriminaes positivas? (MPE/SP MPE/SP 2010) 14 Tendo-se presente as formas de manifestao da normatividade constitucional, esclarea se os direitos fundamentais ensejam o surgimento de posies jurdicas definitivas ou no definitivas. Resposta objetivamente justificada. (MPE/RJ MPE/RJ 2008) 15 Disserte criticamente sobre a possibilidade constitucional da atividade de investigao pelo Ministrio Pblico brasileiro em face das atribuies de outras instituies e regras constitucionais para o seu estabelecimento, tendo como fio condutor os dispositivos da Constituio Federal referidos ao Ministrio Pblico, que fixam a funo de defensor da ordem pblica e do regime democrtico, o papel institucional de controle externo da atividade propriamente policial e a atribuio de promover privativamente a ao penal pblica, considerando as atuais e notrias concepes jridicopolticas acerca do tema. (MPE/MT UF/MT 2012)

16 Entre os princpios institucionais do Ministrio Pblico encontrase o princpio da irrecusabilidade. Quais so as implicaes e o significado desse termo e de que outro princpio institucional ele decorrente? Fundamente sua resposta. (MPE/MT UF/MT 2012) 17 Discorra sobre a possibilidade da atuao do Ministrio Pblico estadual perante o Supremo Tribunal Federal, indicando as normas aplicveis hiptese. Resposta objetivamente justificada. (MPE/RJ MPE/RJ 2011) 18 Disserte sobre hermenutica do texto constitucional e critrios de soluo de possveis conflitos entre direitos ou bens constitucionalmente protegidos. Resposta objetivamente justificada. (MPE/GO MPE/GO 2012) 19 Discursiva Tema: A plenitude do ordenamento jurdico e o problema das lacunas. (MPE/MG MPE/MG 2010) 20 Como se resolve, no Direito Brasileiro, o conflito de normas constitucionais? (MPE/SP MPE/SP 2010) 21 Em que consiste o Mandado de Injuno? Como interpretado pela doutrina e pela jurisdio? Resposta objetivamente justificada. (MPE/PR MPE/PR 2011) 22 O poder constituinte a potencia geradora de normas constitucionais. Tanto o poder constituinte originrio quanto o poder reformador produzem normas constitucionais por meio de procedimentos solenes. No exerccio da funo jurisdicional, contudo, juzes e tribunais tambm podem produzir normas constitucionais, exercendo, assim, poder constituinte. Em que medida isso pode ocorrer? (MPE/MT MPE/MT 2012) 23 A propsito da Federao e dos Estados-membros, disserte a respeito da teoria dos poderes-implcitos, abordando, de modo fundamentado, sua origem, seu conceito e sua importncia no traado normativo da diviso de competncias entre os entes polticos da Federao, estabelecido na vigente Constituio da Repblica. (MPE/GO MPE/GO 2012) 24 A respeito das limitaes constitucionais ao poder de emenda Constituio, disserte a propsito da chamada dupla reviso ou dupla reforma, abordando, de modo fundamentado, a discusso doutrinria em relao ao tema, com especial destaque problemtica da legitimidade/constitucionalidade ou no da utilizao do aludido expediente pelo rgo encarregado do exerccio do Poder Constituinte Derivado. (MPE/GO MPE/GO 2012)

25 A Democracia brasileira, delineada pela Constituio Federal de 1988, no se restringe ao modelo representativo, mas dispe de formas de participao social na gesto e controle do poder pblico. Discorra sobre esse novo modelo, suas caractersticas e consequncias, identifique as principais formas de participao social e seus fundamentos, apontando qual(is) dela(s) pode(m) ser utilizada(s) pelo Ministrio Pblico para o cumprimento de suas funes institucionais. (MPDFT FESMPDFT 2009) 26 - Aponte, de forma sucinta, as principais controvrsias sobre a hierarquia normativa dos tratados internacionais de direitos humanos antes e depois da Emenda Constitucional 45/2004. Atualmente qual a orientao predominante no STF? J houve aplicao concreta da nova regra constitucional pelo Poder Legislativo. Exemplifique. (MPE/SP Vunesp 2008) 27 - EDITAL DE CONCURSO PBLICO PARA O CARGO DE DELEGADO DE POLCIA DE DETERMINADO ESTADO, COM BASE EM LEI LOCAL, EXIGE DOS CANDIDATOS A ALTURA MNIMA DE 1,65M. CANDIDATO REPROVADO NO EXAME ANTROPOMTRICO, PORQUE SUA ALTURA ABAIXO DA MNIMA EXIGIDA NA LEI LOCAL E NO EDITAL, AJUZA AO COM A PRETENSO DE CONTINUAR NAS DEMAIS FASES DO CONCURSO. ARGUMENTA QUE ESSA EXIGNCIA AFRONTA O PRINCPIO DA ISONOMIA E APRESENTA-SE DESARRAZOADA. RESOLVA A QUESTO. (TJ/RJ Vunesp 2011) 28 LEI MUNICIPAL DE INICIATIVA LEGISLATIVA CRIA CARGOS DE PROFESSOR, A SER OCUPADO POR PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL, PARA ADMINISTRAR CURSOS DE CAPACITAO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS SITUADAS EM COMUNIDADE DE BAIXA RENDA. PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL ATENDE AOS REQUISITOS ESTABELECIDOS NA LEI E IMPETRA MANDADO DE SEGURANA COM A PRETENSO DE OCUPAR UM DOS CARGOS PARA ADMINISTRAR O CURSO DE CAPACITAO PROFISSIONAL. A AUTORIDADE, EM SUAS INFORMAES, E A PROCURADORIA DO MUNICPIO, EM SUA IMPUGNAO, AFIRMAM A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI. RESOLVA A QUESTO. (TJ/RJ Vunesp 2011) 29 Explique o que o fenmeno denominado pela doutrina de mutao constitucional e qual a sua influncia no exerccio da atividade legislativa, administrativa e jurisdicional do Estado brasileiro. (TJ/MG Vunesp 2011)

You might also like