You are on page 1of 9

A PROBLEMTICA DO ALUNO NO ENTENDER MATEMTICA, EST NA MATEMTICA OU NA LNGUA PORTUGUESA?

Lindomar Campos Rodrigues *

RESUMO
Este estudo discutir a questo da interpretao de atividades matemticas contextualizadas, onde o aluno ao se deparar com uma atividade objetiva de matemtica consegue resolver sem muitas dificuldades, pois neste caso ele s aplicar frmulas para resolv-las, porm quando est mesma atividade est englobada em um contexto, em que o aluno ter que extrair os dados para depois aplicar a parte objetiva da matemtica, ele tem dificuldade. Onde que esta o problema? Na matemtica ou em sua capacidade de anlise lingustica do enunciado?

PALAVRA CHAVE: Ler; Interpretar; Resolver.

ABSTRACT

This study will discuss the interpretation of mathematical activities in context, where the student when faced with a math activity aims to solve without too much difficulty, in which case it will apply formulas to solve them, but when the same activity is enclosed in a context in which the student will have to extract the data and then apply the objective part of mathematics, he has difficulty. Where this the problem? Mathematics, or their ability to linguistic analysis of the utterance?

KEY-WORDS: Reading; Interpreting; Resolve.

INTRODUO

Quando comecei a lecionar, no inicio do ano de 2001, recm formado, empolgado, querendo mudar o mundo, achando que obtinha soluo para todos os problemas da educao, deparei com uma sala de aula, super lotada, com mais de cinquenta adolescentes, que ao invz de estarem ali, com uma sede enorme de busca de saber, s queriam conversar e paquerar.
*

Lindomar Campos Rodrigues graduado em Licenciatura em Matemtica/ UFMT/ Pontal do Araguaia/2001, especialista em Cincias Fsicas/ UFMT/Pontal do Araguaia/2005; especialista em Gesto Pblica/ Faculdades Afirmativo/Cuiab/2006. Professor de Elementos de Matemtica e Bioestatsticas das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia: E-mail: Lindomar.Univar@hotmail.com

Mas como minha empolgao era tanta, sempre explicava o contedo tentando mostrar um modelo prtico da aplicao em seu cotidiano, ou de forma que ficasse mais claro a visualizao da situao problema, e foi ai que percebi que quando o exerccio era mera aplicao de frmula, ou seja, receita de bolo, o aluno fazia com facilidade, mas quando o problema era contextualizado, eles demonstravam imensa dificuldade em extrair dados, para depois aplicar as frmulas, ento percebi que eles possuam muita dificuldade em interpretar os problemas apresentados. A veio a pergunta, a problemtica est na matemtica, e nos mtodos usados, ou est na lngua portuguesa, com interpretao de texto? Este estudo tem como objetivo, discutir o assunto em questo, tentando mostrar algumas ponderaes, se por acaso no resolver o problema, mas que pelo menos seja um caminho para minimizar a situao.

Um pouco de Histria da Matemtica

Wikipedia (2009), matemtica uma cincia que foi criada a fim de contar e resolver problemas cujas existncias tinham finalidades prticas. Teorias das mais complexas contadas por matemticos sobrevoaram a mente humana de como a matemtica foi criada. Essa cincia difcil e com complexidades, ps o conhecimento humano foi criada a partir dos primeiros seres racionais, h milhes de anos dos Homo sapiens. Ela foi criada com o intuito de inventar uma lei sobre todas as quais ela soberana e determina o possvel e o impossvel com uma questo de lgica. Essa lgica serviu para os primeiros raciocnios, desde trocas a vendas, de que nossos ancestrais necessitavam. At mesmo hoje, ela supera todas as cincias em necessidade humana, chegando at a superar a necessidade de se comunicar por meio de um idioma compreensvel de tal regio. A matemtica foi, , e ser uma grande necessidade humana. Nossos ancestrais tambm necessitavam de conhecimento dentre os quais poderiam se comunicar, comerciar e trocar. Desde a, os princpios bsicos do incio da matemtica foram se aperfeioando. Poucos milnios antes de Cristo, a inteligncia humana se desenvolveu mais, e a necessidade de uma cincia complicada para resolver desde os mais simples problemas at grandes vendas tambm.

Os grandes matemticos surgiram antes de Cristo e depois de Cristo, inventando novas frmulas, solues e clculos. A inteligncia do homem era algo to magnfico, que a matemtica evoluiu mais rpido do que as prprias concluses e provas matemticas do homem. Adio, subtrao, multiplicao, diviso, raiz quadrada, potncia, fraes, razes, equaes, inequaes, termos, leis, conjuntos, etc, todos esses princpios e centenas de milhares de outros estavam dentro da cincia complexa, difcil, explicvel e lgica que se chamava Matemtica. A existncia da matemtica se fez para tentar resolver problemas do cotidiano do ser humano, e com o passar do tempo matemtica foi perdendo seu foco, pois a forma como trabalhado nas escolas, principalmente nas pblicas, no mostra sua exncia, o porque veio, e o para que serve. De acordo com os Parmetros Curriculares (2000, p.65), [...]a linguagem matemtica, compreendida como organizadora de viso de mundo, deve ser destacada com o enfoque de contextualizao dos esquemas de seus padres lgicos, em relao ao valor social e sociabilidade, e entendida pelas interseces que aproximam da linguagem verbal[...]. De acordo com o texto acima, uma frase demonstra bem o dever da matemtica na vida do ser humano a linguagem matemtica, compreendida como organizadora de viso de mundo, ou seja, matemtica um instrumento para explicao das coisas do mundo, das necessidades do ser humano, e isso s ser possvel, com uma matemtica contextualizada, e clara em sua aplicaes, e o uso desta aplicao fica claro de acordo com o Dicionrio Aurlio, [...] Matemtica aplicada, aplicao da teoria matemtica s cincias fsicas e naturais [...].

A Matemtica em Minha Vida como Docente

Lecionei em Escola Pblica durante nove anos, e os livros didticos utilizados so inadequados, pois as atividades neles propostas so mera aplicaes de frmulas, onde o aluno no tem a minma idia onde ele poder estar aplicando tais frmulas em sua vida cotidiana. E isso fica explcito no texto extrado dos Parmetros Curriculares Nacionais;

[...] A Histria da Matemtica mostra que ela foi construda como resposta a perguntas provenientes de diferentes origens e contextos, motivadas por problemas de ordem prtica (diviso de terras, clculo de crditos), por problemas vinculados a outras

cincias (Fsica, Astronomia), bem como por problemas relacionados a investigaes internas prpria Matemtica. Todavia, tradicionalmente, os problemas no tm desempenhado seu verdadeiro papel no ensino, pois, na melhor das hipteses, so utilizados apenas como forma de aplicao de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos. A prtica mais frequente consiste em ensinar um conceito, procedimento ou tcnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos so capazes de empregar o que lhes foi ensinado. Para a grande maioria dos alunos, resolver um problema significa fazer clculos com os nmeros do enunciado ou aplicar algo que aprenderam nas aulas. Desse modo, o que o professor explora na atividade matemtica no mais a atividade, ela mesma, mas seus resultados, definies, tcnicas e demonstraes. Consequentemente, o saber matemtico no se apresenta ao aluno como um sistema de conceitos, que lhe permite resolver um conjunto de problemas, mas como um interminvel discurso simblico, abstrato e incompreensvel [...]. (PCNs, 1997, p. 28)

Com o passar dos anos, o professor acaba que se acomodando, e aplicando somente o que os livros didticos trazem, explicando apenas frmulas, no mostrando de onde veio, e por que veio, no evidenciando para o aluno para que tal contedo serve, e toda a problemtica fica muito abrstrata para o aluno, e a matemtica vai ficando algo sem fundamento para eles. Na maioria dos casos, simples para o professor de matemtica justificar a dificuldade do aluno em no interpretar um problema de matemtica, a disciplina de lngua portuguesa, haja visto que problema de interpretao no cabe a disciplina de matemtica. Um tremendo equvoco, pois o aluno que no est habituado com a matemtica contextualizada. Menezes (2009, p. 90), na Revista Nova Escola, na coluna Pense Nisso, na edio de abril de 2009, evidencia bem a questo da interpretao como ato interdisciplinar, que tem que ser potencializada na escola. Diz ele: [...] Desde que nascemos, aprendemos a interpretar gestos, olhares, palavras e imagens. Esse processo potencializado pela escola, por meio da leitura e da escrita, o que nos d acesso a grande parte da cultura humana. E isso envolve todas as reas [...]. Ento, desde o incio da vida estudantil, o aluno tem que ser instigado a resolver situaes problemas, para que a matemtica, no parea uma disciplina to abstrata, e com isso, a linguagem matemtica comece a fazer parte de seu cotidiano. Com o fim do primeiro ano letivo de minha vida, vi que para mudar a educao, no bastava simplesmente um novato empolgado, mas a unio de todos, porm o que eu via na sala dos professores eram rostos cansados e surrados por tantos anos de sala de aula, rostos aqueles que ja haviam se acomodado, e que se algum falasse em mudana, com certeza eles seriam contra, e os conselhos dados a mim por eles, eram olha esta educao no tem jeito.

Com o passar dos anos, eu no percebia, mas minha empolgao estava acabando-se, aquela sede por repassar conhecimento j no era mais a mesma, e tudo que ensinava a meus alunos eram o que o livro didtico trazia, e no percebia que aqueles livros eram abstratos para aqueles alunos, pois no trazia atividades contextualizadas, mas, mera aplicao de frmulas. No ano de 2010, comecei a lecionar em uma Faculdade de Barra do Garas, e aquele problema que me assolou a nove anos atrs, bateu novamente a minha porta, pois as avaliaes aplicadas nesta Faculdade tinham que ser todas contextualizadas, porm o material didtico disponvel no era, ento tive inventar atividade contextualizadas, ligadas aos contedos propostos, mas mesmo assim a dificuldade dos alunos persistia. Ento, para confirmar o que eu j percebia, resolvi aplicar um exerccio em sala de aula, de duas formas diferentes, no qual um era s aplicar a frmula e o outro era contextualizado, eles tinha que ler e extrair os dados, e depois aplicar a frmula, e o resultado foi o que eu j sabia: a maioria conseguiu resolver o que s tinha que aplicar a frmula, porm, a atividade contextualizada, mais da metade da turma, no conseguiu resolver, ou resolveu de forma errada, pois extrair os dados de forma errnea do texto. Ento perguntei a eles, como foram alfabetizados, e como era o ensino de matemtica, no decorrer do ensino fundamental e mdio, e como eu j esperava o ensino sempre foi mecnico, ou seja, questes que no apresentava muito significado a eles, questes apenas de execuo de frmula matemtica. Esta dificuldade em interpretar exerccios matemticos, ficou comprovada no resultado do ENEM 2009, no site O Globo, Demtrio Weber, no qual traz que: [...] o pior desempenho dos alunos foi na prova de matemtica, pois 57% dos alunos tiveram nota inferior a 500 pontos [...] (WEBER, 2009), no qual tinha referncia de (0 a 1000 pontos). E isso provavelmente se deu, em razo da prova do ENEM ser contextualizada, e os alunos, principalmente de escolas pblicas, no esto familiarizados com estes tipos de avaliaes. Segundo Rabelo :

Ns, professores de Matemtica, que deveramos estimular o pleno raciocnio, somos os mais ferrenhos cobradores de automatismo; se damos um exerccio ou um problema, exigimos uma resposta por um caminho ensinado, quando deveramos animar o encontro desses resultados por vrios caminhos. S assim a capacidade de conjeturar e de relacionar se desenvolveria. (RABELO, 2002, p.63).

O que acontece, que durante toda vida pregressa do estudante, desde o primrio, at o ensino secundrio, no so estimulados, e nem ensinados a trabalhar a matemtica aplicada, mas o uso habitual de uma matemtica abstrata, aquela que voc no sabe em que, e nem onde vo usar certos contedos ensinados. De acordo com os parmetros curriculares nacionais:

Esse processo de transformao do saber cientfico em saber escolar no passa apenas por mudanas de natureza epistemolgica, mas influenciado por condies de ordem social e cultural que resultam na elaborao de saberes intermedirios, como aproximaes provisrias, necessrias e intelectualmente formadoras. o que se pode chamar de contextualizao do saber. (PCNs, 1997, p. 26)

O significado da palavra interpretao, segundo o Dicionrio Aurlio, ; sentido em que se toma o que se ouve ou o que se l, e que se julga ser o verdadeiro, ento interpretao de um texto voc extrair os dados que voc acha verdadeiro, para responder um pergunta em questo. A interpretao de texto matemtico, no igual interpretao de texto da lngua portuguesa, pois o aluno pode ser exime aluno em linguagem, e no conseguir interpretar um problema matemtico, e isso se d, porque, ele no foi alfabetizado na linguagem matemtica resolvendo situaes problemas, mas s com mera aplicao de frmulas, e em um texto matemtico pode ter grficos, dados estatsticos, etc. E isso fica evidenciado por Rangel;
[...] em um primeiro momento, a criana aprende as noes de adio e subtrao atravs da ao da interao e estabelecimento de relaes com materiais e, para que estas sejam concebidas de forma que gerem, efetivamente, um aprendizado, deve-se iniciar com os alunos o trabalhar a experincia fsica, a qual consiste em agir sobre objetos [...], o sujeito age sobre o objeto e, pela abstrao das suas aes se exercendo sobre os objetos, descobre [...] as propriedades observveis das aes realizadas materialmente. [...] (RANGEL, 1992, p. 22)

Ento, o que precisa ser modificado no ensino de matemtica, que o educador no pode apenas pegar como verdadeiro um livro didtico e us-lo durante todo ano letivo, mas, extrair dele os conceitos necessrios para os alunos, e tentar dar exemplos e atividades, em que o aluno possa desenvolver o pensar e o raciocnio lgico, evidenciando o verdadeiro sentido do uso da matemtica.

A matemtica sempre foi utilizada para tentar resolver os problemas da humanidade, mas com o passar dos anos, pelo menos aqui no Brasil, ela esta perdendo sua essncia em sua utilizao educacional. Isso porque ela deixou de ser uma aplicao, e passou a ser uma abstrao. Em conversa informal com meus alunos de graduao, indaguei-os sobre como foram suas experincia com a disciplina de matemtica, durante o ensino fundamental e mdio, ouvi vrias histrias, mas o que ficou evidenciado que todos aprenderam da mesma forma, sempre da forma objetiva. O docente nas aplicaes de exerccios, e at mesmo nas avaliaes, eram os mesmos enunciados; Responda, determine, calcule, etc., pois este tipo de atividade no faz com que os alunos desenvolvam o raciocnio lgico, e nem o senso crtico, a nica coisa que ele precisa saber aplicar frmula. Sem dvida nenhuma as frmulas nunca deixaram de ser usadas na matemtica, porm, o que tem que acontecer como elas sero utilizadas, as formas com que o docente vai colocar a atividade, e isso que tem que ser mudado, e esta mudana tm que acontecer do primrio at o ensino mdio. J foi constatado que esta mudana j esta acontecendo de cima para baixo, ou seja, dos governantes, mudando as leis e o material a ser distribudo nas escolas pblicas, at chegar nos alunos, pois de acordo com as escolhas dos livros didticos para o ano de 2011, o MEC est priorizando as obras que primam por atividades contextualizadas, obras estas que priorizem o desenvolvimento do pensar matemtico, como mostra o Guia do Livro Didtico PNLD 2011, na pgina 15, onde os objetivos do ensino da disciplina so assim discriminados:

Interpretar matematicamente situaes do dia a dia ou de outras reas do

conhecimento; Usar independentemente o raciocnio matemtico, para a compreenso do mundo

que nos cerca; Resolver problemas, criando estratgias prprias para sua resoluo,

desenvolvendo a iniciativa, a imaginao e a criatividade; Avaliar se os resultados obtidos na soluo de situaes-problema so ou no

razoveis; Estabelecer conexes entre os campos da Matemtica e entre essa e as outras

reas do saber;

Raciocinar, fazer abstraes com base em situaes concretas, generalizar,

organizar e representar; Compreender e transmitir idias matemticas, por escrito ou oralmente,

desenvolvendo a capacidade de argumentao;

Insto nos leva a entender que: os livros didticos a serem utilizados nas escolas pblicas, um material que prima pela contextualizao e desenvolvimento do raciocnio do educando, retomando, portanto, a essncia da matemtica, que h muito tempo estava esquecida nos livros didticos distribudos nas escolas pblicas brasileiras.

CONSIDERAES FINAIS

Quando iniciei este estudo, a idia era culpar a lngua portuguesa por todos os problemas de interpretao que constantemente aparecem na resoluo de atividades da matemtica, haja vista que, para muitos professores de matemtica, problema de interpretao, problema da lngua portuguesa. Porm, com as leituras e estudos acerca do assunto, pude constatar que este problema no s da lngua portuguesa, mas de todas as disciplina existentes, o hbito da leitura tem de ser incentivado por todos, e que a linguagem matemtica, com suas particularidades de smbolos e dados, que por ventura no so vistos em texto habituais da lngua portuguesa, os quais tem de comear a ser utilizados no incio da vida estudantil do aluno, pois hoje ele aprende apenas a fazer clculo, com atividades objetivas, que no instigam seu raciocnio, e nem sua curiosidade pela busca do desconhecido e do novo. E no podemos nos esquecer de que aguar a curiosidade, despertar a busca pelo novo, e pelo desconhecido, um dever do educando, ento os docentes das disciplinas de matemtica tem que colocar situao problema para instigar estas buscas, e sempre mostrar aos alunos o porqu de eles estarem estudando tal contedo, e o porqu que ele foi inventado. Lembrando sempre que a leitura e interpretao de texto dever de todo docente, independente da disciplina que ministra.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Guia de livros didticos: PNLD 2011: Matemtica. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2010. Disponveis em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12389%3Aguiasdo-livro-didatico&catid=318%3Apnld&Itemid=668> . Acesso em 28 de out. de 2010. Histria da Matemtica. Disponvel no em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_matem%C3%A1tica>. Acesso em 15 de out. de 2010. http://www.dicionariodoaurelio.com/Matematica MENEZES. Luis Carlos de. Matemtica em todas as disciplinas. Disponvel em: <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/matematica-todas-disciplinas427173.shtml>. Acesso em 22 de setembro de 2010. PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MDIO. Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Mdia e Tecnolgica: Braslia: Ministrio da Educao e Cultura, 1999. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia :MEC/SEF, disponvel em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf> . Acesso em 01 de out. de 2010. RABELO, Edmar Henrique. Textos matemticos: produo, interpretao e resoluo de problemas/ 3. Ed. Ver. E ampl. Petrpolis, RJ : Vozes, 2002. RANGEL, A. C. Educao Matemtica e a construo do nmero pela criana. - uma experincia em diferentes contextos scio-econmicos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992. WEBER. Demtrio. Enem 2009: estudantes tiveram o pior desempenho em matemtica. Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2010/01/28/enem-2009estudantes-tiveram-pior-desempenho-em-matematica-915733299.asp>. Acesso em 05 de out. de 2010. DUTRA. Marcos Antnio. Educao Matemtica. <http://www.educacaomatematica.org.br>. Acesso em 23 de ago. 2010. Disponvel em:

Educao Matemtica. Disponvel em: <http://www.educacaomatematica.org.br>. Acesso em 23 de ago. 2010.

You might also like