You are on page 1of 16

A Balana de Roberval e o Segredo do seu Mecanismo

The Roberval Balance and the Secret of Its Working Mechanism Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, v. 26, n. 3: p. 441-459, dez. 2009. Fernando Lang da Silveira Instituto de Fsica - UFRGS lang@if.ufrgs.br Rolando Axt Instituto de Fsica - UFRGS Andr Koch Torres Assis Instituto de Fsica Gleb Wataghin - UNICAMP assis@ifi.unicamp.br

Resumo. So apresentadas duas explicaes tericas sobre o funcionamento de uma balana de Roberval e de uma interessante variante dessa balana. Abstract. There are given two theoretical explanations about the working system of the Roberval balance and of an interesting variation of it.

1. Introduo Existem duas condies que precisam ser satisfeitas para que um corpo rgido extenso fique em equilbrio esttico, ou seja, para que fique parado em relao a um referencial inercial (vamos considerar aqui a Terra ou o laboratrio como sendo um bom referencial inercial). A Primeira Condio de Equilbrio impe que a fora resultante exercida sobre o corpo seja nula. A Segunda Condio de Equilbrio exige que o torque resultante exercido sobre ele, em relao a qualquer ponto, tambm seja nulo. Um corpo rgido que est livre para girar ao redor de um ponto fixo em relao ao laboratrio, fica em equilbrio estvel quando o seu centro de gravidade se encontra verticalmente abaixo do ponto fixo. Caso o centro de gravidade se situe verticalmente acima desse ponto, o equilbrio instvel. Vamos considerar o corpo rgido como sendo o travesso da balana de braos iguais esquematizada na figura 1. Em relao ao referencial do laboratrio essa balana tem um eixo fixo horizontal, ou fulcro, perpendicular ao travesso. O travesso est livre para girar sem atrito ao redor do fulcro (letra E na figura 1). Admitamos que o travesso j esteja em equilbrio antes da adio dos dois corpos C1 e C2, respectivamente com pesos P1 e P2. De acordo com a Segunda Condio de Equilbrio, para que a balana continue equilibrada, aps adio dos dois corpos, necessrio que
P1 . d1 = P 2 . d 2 ,

(1)

onde d1 e d2 so os braos de alavanca 1 dos dois pesos. No caso especial em que os dois pesos tm o mesmo valor, o equilbrio se d quando d1 e d2 so iguais.

Figura 1- Esquema simplificado de uma balana. Alm disso, para que o equilbrio da balana seja estvel, o fulcro E tem de estar verticalmente acima do centro de gravidade (CGSist) do sistema constitudo pelos dois corpos e pelo travesso. Vejamos agora um exemplo de balana de pratos que estaria em equilbrio instvel. Na balana esquematizada na figura 2, o fato de os pratos estarem apoiados sobre o travesso, torna o equilbrio instvel, pois o CGSist se encontra acima do fulcro. Adicionalmente o equilbrio se desfaz se a condio dada pela equao (1) no estiver satisfeita, bastando para isso uma pequena alterao de posio de qualquer um dos corpos C1 e C2 colocados sobre os pratos. Sendo assim, seria impossvel uma balana com pratos posicionados acima do travesso.

Figura 2- Uma balana impossvel.


1

- O brao de alavanca de uma fora a distncia entre a reta de ao dessa fora e o ponto em relao ao qual o torque ou momento da fora calculado.

Contudo a viabilizao de uma balana com pratos acima do travesso foi conseguida por Gilles Personne Roberval (1602-1675). Em 21 de agosto de 1669 ele apresentou Academia Real de Cincias da Frana os planos para um tipo particular de balana (Hara, 1981). Ela conhecida hoje em dia como balana de Roberval e significou na poca uma soluo inovadora para o problema da pesagem. A balana de Roberval ocupou por vrios sculos um lugar de destaque como artefato destinado a pesar, mas acabou sendo definitivamente relegada ao passado com o advento da balana eletrnica (Celdrn, 1995). Mesmo assim, por causa da originalidade de seu mecanismo, ser para sempre um intrigante dispositivo que parece violar a Segunda Condio de Equilbrio, fato esse explorado em diversos artigos de ensino de Fsica (Little Stinkers, 1965a e 1965b; Scott Barr, 1984; Crane, 1991). A seguir analisaremos o mecanismo de funcionamento dessa balana, ressaltando uma variante que chamamos de semi-balana de Roberval.

2. A balana de Roberval simtrica H duas caractersticas da balana de Roberval simtrica que a diferenciam das balanas com um nico travesso: (a) Ela possui no apenas um, mas dois travesses, cujos fulcros esto alinhados sobre uma mesma reta vertical. (b) Dois corpos de pesos iguais equilibram a balana at quando esses corpos se encontram a distncias diferentes dos eixos fixos da balana. A fotografia da figura 3 mostra um modelo didtico da balana de Roberval equilibrada por dois corpos C1 e C2 de mesmo peso. A balana tem seis eixos, identificados pelas letras Ei, onde i varia de 1 a 6. Os eixos E1 e E2 esto solidrios base de sustentao da balana. Em torno deles giram quase sem atrito dois travesses articulados com duas hastes verticais por meio de quatro eixos mveis tambm quase sem atrito (designados E3 a E6). Na figura o travesso superior est entre E3 e E5, enquanto que o travesso inferior est entre E4 e E6. A balana tem prolongamentos horizontais presos de cada lado das hastes verticais. Sobre esses prolongamentos podem deslizar os corpos C1 e C2. Os eixos mveis E3 a E6 permitem que, enquanto os travesses giram ao redor dos eixos E1 e E2, a estrutura mvel da balana assuma a forma de retngulo (como na figura 3) ou de paralelogramo (como na figura 9), mantendo sempre as duas hastes mveis em posio vertical. Nota-se na figura 3 que os braos de alavanca d1 e d2 dos pesos dos corpos, tomados em relao aos eixos de rotao E1 e E2, solidrios haste central da balana, so diferentes. Dessa forma, parece que a Segunda Condio de Equilbrio est sendo violada, pois os momentos dos pesos (torques) de ambos os corpos, em relao aos eixos fixos, so diferentes 2 .

- importante destacar que a balana se encontrava equilibrada anteriormente adio dos dois corpos aos seus braos.

Figura 3 Balana de Roberval simtrica equilibrando dois corpos de mesmo peso posicionados a distncias diferentes em relao aos eixos fixos de rotao E1 e E2. Na prxima seo feita uma discusso terica da balana de Roberval assimtrica, da qual a balana de Roberval simtrica um caso particular.

3. A balana de Roberval assimtrica e as condies de equilbrio A figura 4 representa esquematicamente uma balana de Roberval assimtrica. Ela dita assimtrica porque as dimenses caractersticas L1 e L2, que correspondem aos segmentos esquerdo e direito dos travesses, so desiguais. Suponhamos que a balana esteja previamente equilibrada, com seus travesses em posio horizontal e assim satisfaa as condies de equilbrio mesmo antes da adio dos corpos 3 C1 e C2. Ento, ao se lhe acrescentarem dois corpos C1 e C2, o equilbrio da balana depender do preenchimento das Condies de Equilbrio, tendo em conta as foras que passam a ser exercidas sobre o sistema em funo da adio dos corpos.

- Isto no significa que estejamos desprezando os pesos dos constituintes da balana. Apenas estamos admitindo que a balana sem as cargas (corpos C1 e C2) esteja equilibrada, alis, condio usualmente preenchida em balanas reais para evitar erros no processo de pesagem.

Figura 4 Balana de Roberval assimtrica Na figura 4 esto assinaladas as foras externas balana que so, respectivamente, aquelas foras exercidas pelos dois eixos fixos (representadas pelas componentes horizontais - F1h e F2 h - e verticais - F1v e F2 v ) e pelos dois pesos (P1 e P2). De acordo com a Segunda Condio de Equilbrio, calculada em relao ao eixo E2, resulta P1 . ( X + L1 ) + F1 h . H = P2 . (Y + L2 ) , (2)

na qual as letras em itlico, relativas s foras, simbolizam os mdulos dessas foras. Percebe-se em (2), e importante salientar, que a Segunda Condio de Equilbrio no pode ser expressa apenas pelos momentos dos pesos dos dois corpos, o que seria possvel em balanas com apenas um eixo fixo. O torque da fora horizontal F1h que o eixo E1 exerce tambm contribui para que a Segunda Condio de Equilbrio seja satisfeita. Para que a balana como um todo esteja em equilbrio, cada parte dela tambm deve estar. Portanto, as peas laterais, com formato de um T deitado (girado de 90), devem preencher as condies de equilbrio. A figura 5 representa as foras externas sobre a pea lateral esquerda da balana, qual foi adicionado o corpo C1. A Segunda Condio de Equilbrio, calculada em relao ao eixo E4, resulta em F3 h . H = P1 . X , (3)

F3 h = P1 .

X . H

(4)

De maneira anloga, para a pea lateral direita, onde se encontra o corpo C2, obtemos, em relao ao eixo E6,
5

F5 h = P2 .

Y . H

(5)

Figura 5 Foras exercidas sobre a pea lateral esquerda da balana. A figura 6 representa as foras horizontais exercidas sobre o travesso superior da balana.

Figura 6 Foras horizontais exercidas sobre o travesso superior da balana. A Primeira Condio de Equilbrio para as foras horizontais sobre o travesso superior F3 h + F1h = F5 h . A substituio de (4) e (5) em (6) fornece P1 . X Y + F1h = P 2 . . H H (7) (6)

e, portanto, F1h = P 2 . Y X P1 . . H H (8)

Substituindo (8) em (2) obtemos


Y X P1 . ( X + L1 ) + P 2 . P1 . . H = P2 . (Y + L2 ) , H H (9)

donde resulta P 1 . L1 = P 2 . L2 P L 1 = 2. P2 L1 (10)

Dessa forma, a expresso (10) demonstra que as distncias realmente importantes para o equilbrio da balana so as dimenses caractersticas L1 e L2, sendo que as distncias X e Y ficam excludas como variveis relevantes para a determinao da razo entre os dois pesos. No caso particular L1 = L2, que corresponde balana de Roberval simtrica, simplesmente chamada de balana de Roberval, encontra-se
P1 = P2 .

(11)

O resultado (11) consistente com o que se v na fotografia da figura 3, ou seja, corpos com pesos iguais deixam a balana em equilbrio, no importando onde se encontrem sobre os prolongamentos horizontais.

4. A semi-balana de Roberval

Outro interessante artefato mecnico a semi-balana de Roberval, apresentada esquematicamente na figura 7. Novamente temos dois eixos fixos E1 e E2 presos haste central que integra a base de sustentao. Nota-se que no lado esquerdo da haste central existe apenas a extenso do travesso superior, enquanto no lado direito se encontra a pea em forma de T, articulada ao restante do mecanismo pelos dois eixos mveis de rotao E5 e E6. Demonstraremos a seguir que, para tal balana, a distncia X uma varivel relevante na concretizao do equilbrio, ao passo que a distncia Y no o .

Figura 7 A semi-balana de Roberval. 7

Se considerarmos que existia equilbrio antes da adio dos corpos C1 e C2 balana, o equilbrio final depender do preenchimento das Condies de Equilbrio, tendo em conta as foras que passam a ser exercidas nesse sistema aps a adio dos corpos C1 e C2. Na figura 7 esto assinaladas as foras externas balana, que so, respectivamente, aquelas foras exercidas pelos dois eixos fixos (representadas pelas componentes horizontais - F1h e F2 h - e verticais - F1v e F2 v ) e os dois pesos (P1 e P2). A Segunda Condio de Equilbrio, calculada em relao a eixo E2, resulta em P 1. X + F 1h . H = P 2 . (Y + L2 ) . A expresso (5) continua valendo, ou seja, F5 h = P2 . Y . H (13) (12)

A figura 8 representa as foras horizontais exercidas sobre o travesso superior da balana.

Figura 8 Foras horizontais exercidas sobre o travesso superior da balana. A Primeira Condio de Equilbrio para as foras horizontais sobre esse travesso leva a F1h = F5 h . Como a condio (5) continua valendo, de (14) e (5) decorre que F1h = P 2 . Y . H (15) (14)

Substituindo-se (15) em (12) encontra-se P1 . X + P 2 . donde resulta P 1. X = P 2 . L2 P L 1 = 2. P2 X (17) Y . H = P2 . (Y + L2 ) , H (16)

Demonstra-se assim que, para a semi-balana de Roberval, a distncia X que separa o corpo C1 do eixo fixo relevante para a determinao da razo entre os pesos 8

dos dois corpos, ao passo que a distncia Y no afeta essa razo. Portanto, possvel P com um mesmo corpo C1, apoiado em um bem determinado ponto X = 2 P . L2 , 1 equilibrar a balana, independentemente da posio do corpo C2 apoiado sobre a pea em forma de T.

5. O equilbrio das balanas e o Princpio dos Trabalhos Virtuais

A discusso do equilbrio das balanas nas sees anteriores foi realizada a partir da aplicao das Condies de Equilbrio. Ambas envolvem relaes entre grandezas vetoriais, a saber, as foras e os momentos das foras. Entretanto qualquer sistema em equilbrio cumpre o Princpio dos Trabalhos Virtuais 4 que afirma: O trabalho virtual total, realizado em um sistema em equilbrio, devido a deslocamentos virtuais, sempre nulo.

Figura 9 Balanas deslocadas da posio de equilbrio.


- Lagrange (1811), no incio de seu livro Mcanique Analytique (pgina 22) apresenta como um princpio (ou axioma) o enunciado que hoje conhecemos como o Princpio dos Trabalhos Virtuais. Destaca tambm que tal princpio recebeu importantes contribuies no sculo XIII de Jordanus de Nemore embora j possa ser encontrada no sculo III a. C. em Arquimedes.
4

A figura 9 representa um deslocamento angular virtual das balanas em torno dos eixos fixos haste central. Com base nesse deslocamento calcularemos os trabalhos virtuais. O trabalho virtual total para ambas as balanas ter apenas dois termos, pois as foras externas s balanas, exercidas pelos respectivos eixos fixos, no realizam trabalho. Portanto o Princpio dos Trabalhos Virtuais assume a seguinte expresso:

W = W

P 1

+ WP2 = 0

(18)

onde os trabalhos dos pesos so, respectivamente,

WP1 = P 1 . h1 e

(19)

WP2 = P2 . h2 . Substituindo-se (19) e (20) em (18) encontra-se


P 1 . h1 + ( P 2 . h2 ) = 0 P1 . h1 = P2 . h2 .

(20)

(21) (22)

Os deslocamentos virtuais lineares na balana de Roberval assimtrica so dados por


h1 = L1 . e h2 = L2 . .

(23) (24)

Substituindo-se (23) e (24) em (22) obtm-se


P 1 . L1 . = P 2 . L2 . ,

(25)

donde resulta P 1 . L1 = P 2 . L2 P L 1 = 2. P2 L1 (26)

Analogamente, os deslocamentos virtuais lineares na semi-balana de Roberval so dados por


h1 = X . e h2 = L2 . .

(27) (28)

Substituindo-se (27) e (28) em (22) obtm-se


10

P 1 . X . = P 2 . L2 . ,

(29)

donde resulta P 1. X = P 2 . L2 P L 1 = 2. P2 X (30)

Os resultados obtidos em (26) e (30) so idnticos aos obtidos em (10) e (17). Comparemos esses resultados observando, ao mesmo tempo, a figura 9. A equao (26) mostra que o quociente L1 por L2 no se altera em funo do deslocamento angular virtual e que, alm disso, esse quociente igual razo P1 por P2 entre os pesos. Nem X nem Y so relevantes para estabelecer essa relao entre os pesos. Portanto, numa balana de Roberval simtrica (L1 = L2), como so as balanas comerciais, o peso do corpo colocado em um prato igual ao peso do corpo colocado no outro prato e, lembrando que nem X nem Y so relevantes, no importa o local do prato em que os corpos so colocados para se obter o equilbrio. J a equao (30) nos mostra que, para a semi-balana de Roberval, o valor da distncia X relevante e que, portanto, o equilbrio s se d com o corpo C1 posicionado em um determinado ponto do travesso superior dessa balana. Nota-se na figura 9 que, quando as balanas so deslocadas em torno dos seus eixos fixos de rotao, todos os pontos de cada uma das hastes verticais mveis e, em conseqncia, das peas em forma de T, sofrem o mesmo deslocamento linear. Portanto, o deslocamento linear de um corpo solidrio a essa parte do mecanismo sempre o mesmo, independentemente de onde o corpo se encontre posicionado. Como os trabalhos virtuais dos pesos dependem dos deslocamentos lineares, esses trabalhos so invariantes frente a mudanas de posio dos corpos apoiados nas peas em forma de T. Ou seja, a invarincia das condies de equilbrio frente a mudanas de posio dos corpos apoiados nas peas em forma de T decorrncia da translao pura (sem rotao) dessa parte do mecanismo idealizado por Roberval.

6. Comportamento inusitado

Demonstramos nas sees anteriores que, estando a semi-balana de Roberval equilibrada, uma mudana de posio do corpo na haste superior da pea em forma de T no afeta o equilbrio. Esse interessante resultado torna-se ainda mais surpreendente quando os dois corpos so equilibrados do mesmo lado da haste vertical central da balana. A figura 10 mostra uma semi-balana de Roberval em trs situaes: (a) na foto 1 a balana encontra-se equilibrada sem cargas; (b) na foto 2 ela est equilibrada, mas com dois corpos suspensos nela, um em cada lado dos eixos fixos base de sustentao; (c) na foto 3 a balana continua equilibrada com os mesmos dois corpos, ambos direita dos eixos fixos base de sustentao. primeira vista, o equilbrio da semi-balana de Roberval na foto 3 da figura 10 parece impossvel. H pessoas (inclusive fsicos!) que atribuem o inusitado comportamento ao atrito nos eixos. A pergunta que a gente se formula nesta situao : Dado que as foras de atrito so desprezveis, como pode a balana estar equilibrada com os dois pesos produzindo torques no mesmo sentido? que o torque que os pesos 11

produzem em relao a um dado eixo fixo contrabalanado pelo torque de uma fora horizontal que necessariamente o outro eixo fixo exerce na balana. Dessa forma, a Segunda Condio de Equilbrio no est sendo violada.

Figura 10 Comportamento inusitado para a semi-balana de Roberval. A figura 11 representa a balana na situao mostrada na foto 3. Esto indicadas as foras externas exercidas pelos eixos fixos. Se, por exemplo, considerarmos o eixo E1 como referncia para calcular os torques, os dois pesos determinam torques com sentido horrio, enquanto a fora horizontal F2 h no eixo E2 tem um torque com sentido antihorrio. Os trs torques somados satisfazem a Segunda Condio de Equilbrio.

12

Figura 11 Torques das foras exercidas pelos eixos anulam os torques dos pesos.

7. Utilizao das balanas de Roberval

A balana de Roberval uma soluo genial para o problema da pesagem de corpos no caso de os pratos sobre as quais se apiam esses corpos ficarem acima da haste central de sustentao da balana. Ela foi muito utilizada em estabelecimentos comerciais at bem pouco tempo atrs. A figura 12 representa esquematicamente uma dessas balanas, mostrando no prato esquerdo os pesos-padro e, no prato direito, o corpo a ser pesado. O mecanismo da balana usualmente fica oculto em uma caixa que lhe serve de base. Esse mecanismo permite equilibrar a balana independentemente de onde o corpo a ser aferido e os pesos-padro se encontrem sobre os respectivos pratos.

Figura 12 Representao esquemtica de uma balana de Roberval comercial.

13

Uma balana que na atualidade ainda est presente em laboratrios didticos a que se v na fotografia da figura 13. Nas partes visveis da balana encontram-se, esquerda, o prato e, direita, trs trilhos graduados sobre os quais deslizam trs corpos com massas diversas.

Figura 13 Balana utilizada em laboratrios didticos. Leitura: 145, 7 g. As posies dos trs corpos sobre os trilhos, quando a balana est equilibrada, permitem aferir a massa do corpo colocado sobre o prato com preciso de dcimo de grama. A posico do corpo sobre o prato no afeta a leitura da balana. Na verdade esse aparelho uma semi-balana de Roberval, com o mecanismo de Roberval oculto na base abaixo do prato. A fotografia da figura 13 mostra uma dessas balanas, podendose observar, no detalhe da figura menor, na parte superior, o esquema do mecanismo de Roberval. A balana postal outro tipo de artefato que incorpora o mecanismo de Roberval para tornar a posio do corpo sobre o prato irrelevante na aferio do peso. A figura 14 mostra uma dessas antigas balanas com capacidade para aferir uma massa de at 500 g com preciso de 5 g. Abaixo do prato, ligado haste central, distingue-se o mecanismo de Roberval.

14

Figura 14 A balana postal incorpora o mecanismo de Roberval para servir de apoio ao prato de pesagem. Leitura: 150 g.

8. Concluso

O estudo das balanas de Roberval um excelente exerccio de Esttica dos Slidos, podendo ser desenvolvido a partir das Duas Condies de Equilbrio. O Princpio dos Trabalhos Virtuais, ignorada em muitos textos de Esttica, extremamente vantajosa para se tratar de corpos rgidos interligados. Abordar as balanas por essa lei, alm de economizar clculos, permite uma melhor compreenso do genial mecanismo proposto por Roberval em 1669. Entender teoricamente a balana de Roberval nos auxilia a compreender o funcionamento de outras balanas que empregam parcialmente o seu mecanismo. Alm disso, a balana de Roberval um exemplo de um delineamento tcnico bem concebido, de um artefato que, em sua poca, introduziu uma inovao em prticas de pesagem consagradas durante milnios. Os comportamentos inusitados das balanas de 15

Roberval continuam aguando nossa curiosidade e surpreendem at mesmo fsicos experientes.

Agradecimento. Agradecemos a Renato Divam S. de Souza o apoio tcnico na confeco da balanas.

Bibliografia

CELDRN, P. Historia de las cosas. Espanha: Ediciones del Prado, 1995. CRANE. H. R. Three intuition teasers. The Physics Teacher, 29(9): p. 593-594, 1991. HARA, K. Roberval, Gilles Personne. In C. C. Gillispie (editor), Dictionary of Scientific Biography, Vol. 11, pgs. 486-491 (Charles Scribners Sons, New York, 1981). LAGRANGE, J. L. Mcanique Analytique. Paris: Courcier, 1811. http://books.google.com/books?id=Q8MKAAAAYAAJ&oe=UTF-8 18/06/09) Little Stinkers. The Physics Teacher, 4(1): p. 39, 1965a. Little Stinkers. The Physics Teacher, 4(3): p. 136-137, 1965b. SCOTT BARR, E. Letters. The Physics Teacher, 22(2): p. 121, 1984.

(acessado

em

16

You might also like