You are on page 1of 2

oriente-se pelo campo harmonico, por exemplo: escala de Sol: G A B C D E F# campo harmnico: I IIm IIIm IV V VIm VII campo

harmnico: G Am Bm C D Em F#

Tirar msica de ouvido no Violo (Aprenda a reconhecer Acordes do Violo)


Continuando nossa aula sobre Tirar Msica de ouvido no Violo . Hoje irei falar sobre como reconhecer Acordes nas msicas que voc for tirar de ouvido ao tocar Violo. Primeira coisa que voc tem que adquirir como hbito, ouvir uma msica muitas vezes quando for tirar de ouvido a mesma no Violo. Mas no para simplesmente ouvir a msica, voc precisa ouvir prestando muita ateno na mudana dos acordes no violo, fique atento no momento que acontece essa mudana. Como voc percebe essa mudana ao tocar violo? Quando acontecer essa mudana, voc ir ouvir uma mudana do tom, alternando a sensao da msica e tambm poder ouvir uma pequena pausa. (Para maiores informaes acesse a categoria, Aulas de Violo ou Curso de Violo no menu ao lado). Preste muita ateno na mudana dos acordes ao tocar violo e tente calcular quantos acordes existem em cada verso e tambm no refro. Essa contagem ir lhe dizer quantos acordes voc precisa descobrir e o lugar exato de cada um deles ao executar a msica no violo. Veja isso como se fosse um jogo aonde voc precisa preencher as lacunas em branco. Para poder preencher as lacunas voc precisa saber exatamente quantas existem e em que posio cada uma se encontra correto? Ento, por esse motivo muito importante voc fazer esse calculo e anlise dos acordes executados ao tocar violo. Lembre-se, que geralmente a msica se inicia pelo verso. Talvez exista alguns acordes como ponte, algumas linhas de voz, ou at um pequeno solo de violo. Ento voc ir chegar ao Refro, que a parte mais intensa da msica. Toda msica segue um certo padro de composio. Poderamos dizer que como lgica matemtica em alguns casos. Certos acordes se do muito bem com alguns e no to bem com outros. Ns chamamos isso de Campo Harmnico e acordes originados da mesma escala.(Veja a categoria Aulas de Violo) Ento quando voc est tirando uma msica de ouvido, voc poder comear descobrindo o acorde Tonal dessa msica para assim posteriormente ir descobrindo todos os outros acordes que so originados desse acorde Tonal.

Os acordes e campo harmnicos mais utilizados so: C, G, D, A, E and F e seus relativos. Ento, quando voc conseguir descobrir um acorde dentro da msica ao tocar violo, voc poder descobrir os outros a partir desse. Apenas utilizando todos os outros acordes que poderiam estar sendo usados por serem do mesmo campo harmnico. Segue abaixo uma tabela que ir lhe ajudar e muito nesse processo:

Como mostra na tabela acima, ao tocar violo voc tem que ter em mente que cada acorde possui seu campo harmnico e seus acordes subseqntes. Isso quer dizer, que na maioria das vezes, voc ir encontrar apenas os acordes que esto dentro de seu respectivo campo harmnico ao executar uma msica no Violo. Exemplo: Se voc estiver tirando uma msica qualquer no violo, e descobriu que o primeiro acorde do primeiro verso C (D Maior), os acordes que voc encontra nessa tabela como sendo do Campo Harmnico de C sero os que mais tm chances de aparecerem na msica. Ai ento, voc precisa utilizar aquela famosa tcnica de Tentativa e Erro. Mas agora pelo menos voc sabe que teoricamente os acordes possveis de aparecerem so C-Dm-Em-F-G-Am-B.

You might also like