You are on page 1of 25

EFOMM ESTABILIDADE II EST 2 AULA 01

Professor: Gabriel Jones OHANA

PLANO DE AULA

1 ESTABILIDADE DE UMA EMBARCAO 2 ESTABILIDADE DINMICA

1- ESTABILIDADE DE UMA EMBARCAO

Estabilidade de uma embarcao a propriedade que a mesma tem em retornar sua posio inicial de equilbrio, em relao a um plano considerado, depois de cessada a fora que a afastou dessa posio. Costumeiramente a estabilidade dividida em:
- -

Estabilidade esttica; Estabilidade dinmica.

1- ESTABILIDADE DE UMA EMBARCAO

Na estabilidade esttica so estudadas as foras que afastam a embarcao da posio inicial e suas relaes entre si. Na estabilidade dinmica, por conseguinte, so estudadas as foras que afastam o navio da posio inicial, relacionando-as com este afastamento. Como o afastamento da embarcao de sua posio original quantificado em termos de inclinaes, dizemos que estabilidade dinmica o trabalho necessrio para adernar a mesma.

1- ESTABILIDADE DE UMA EMBARCAO

O afastamento se faz necessriamente em torno de um eixo, sendo assim:


-

Quando o eixo de referncia for o longitudinal, o deslcamento ocorre no plano transversal (estabilidade transversal); Quando o eixo de referncia for o transversal, o deslocamento ocorre no plano longitudinal (estabilidade longitudinal).

1- ESTABILIDADE DE UMA EMBARCAO

Classificao das estabilidades:

2- ESTABILIDADE DINMICA

Estabilidade dinmica, como dito anteriormente, o trabalho necessrio para adernar o navio. o trabalho executado ao levar o navio de sua posio inicial de equilbrio adriado a uma inclinao isocarena qualquer .

2- ESTABILIDADE DINMICA

No estudo da estabilidade dinmica supe-se que o movimento de inclinao seja suficientemente lento para que se anulem as resistncias passivas do ar e da gua, assim como as velocidades inicial e final da inclinao sejam zero. Com essas hipteses o momento do conjugado necessrio adernar a embarcao at um ngulo igual ao momento resistente criado por estarem o empuxo e o peso atuando em verticais diferentes.

2- ESTABILIDADE DINMICA

A importncia do estudo de estabilidade dinmica se deve ao fato de que o navio deve absorver uma certa energia externa, sem adernar mais que limites pr-estabelecidos. Essa energia especfica para os limites determinados so chamadas critrios de estabilidade.

2- ESTABILIDADE DINMICA

Esses crittios de estabilidade so determinados pelas autoridades com ingerncia na segurana da navegao, sendo que a IMO recomendou alguns critrios, os quais foram adotados como lei em alguns pases (o Brasil adotou algumas recomendaes). Para navios que transportam gros os critrios so suavemente modificados devido a variao do fator de estiva das vrias cargas que podem ser embarcadas simultaneamente.

2- ESTABILIDADE DINMICA

A quantificao da estabilidade dinmica feita com base em algumas simplificaes matemticas e de fenmenos fsicos. A posio inicial para este estudo o adriamento da embarcao.

2- ESTABILIDADE DINMICA

Supondo ento que a embarcao sofre uma perturbao externa, o que faz com que a mesma incline-se de para um bordo. O trabalho para adernar a embarcao em pode ser quantificado como:

2- ESTABILIDADE DINMICA

Onde:
- dT

o trabalho realizado pelo conjugado GZ; - d a inclinao do conjugado em relao a uma linha de referncia.

Esta a representao de um trabalho em um periodo infinitesimal de ocorrencia.

2- ESTABILIDADE DINMICA

O trabalho total para levar a embarcao a uma inclinao , partindo da posio de adriamento, pode ser quantificado como um somatrio de todos os trabalhos infinitesimais.

2- ESTABILIDADE DINMICA

Supondo que o angulo permanea na faixa de estabilidade inicial, onde a inclinao mxima 12, ento:

2- ESTABILIDADE DINMICA

Sabendo que para pequenos angulos de banda em radianos o seno do angulo muito prximo de seu arco, logo:

2- ESTABILIDADE DINMICA

2- ESTABILIDADE DINMICA

A equao abaixo, como visto em sua demosntrao, empregada para estabilidade na faixa inicial ( 12).

2- ESTABILIDADE DINMICA

Para adernamentos com > 12 utiliza-se a frmula de Moseley, cujo a deduo mostrada com base na figura ao lado.

2- ESTABILIDADE DINMICA

Quando a embarcao aderna, G sobe e B desce tomando como referncia a linha dgua da posio de adriamento. Onde a distncia inicial de G a linha dgua era GO e aps a inclinao passou a ser Ga.

2- ESTABILIDADE DINMICA

Sendo Ga menor que GO, ento conclui-se que bB maior que OB. Este efeito percebido como se o peso da embarcao tivesse sido transferido para cima na distncia que o centro de gravidade subiu em relao ao plano de flutuao e para baixo na distncia que o centro de carena se movimentou em relao ao plano de flutuao.

2- ESTABILIDADE DINMICA

O trabalho efetuado para adernar a embarcao, ou seja, a estabilidade dinmica, igual ao peso da mesma multiplicado pelo aumento da separao vertical entre o centro de gravidade e o centro de carena, sendo equacionado como abaixo.

2- ESTABILIDADE DINMICA

BR o deslocamento vertical do centro de carena, que representado da seguinte forma:

Sabendo que,

2- ESTABILIDADE DINMICA

Substituindo as duas equaes anteriores na equao do trabalho para adernar uma embarcao tem-se:

You might also like