You are on page 1of 46

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FAET - ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

Qumica Ambiental Efeito Estufa

Cuiab-MT, Junho / 2013.

O QUE POLUIO?
Poluio uma alterao ecolgica, ou seja, alterao na relao entre os seres vivos, pela ao humana, que prejudique direta ou indiretamente, a vida ou o bem-estar. Nem toda alterao ecolgica pode ser considerada poluio. Contaminao x poluio; A poluio no costuma agir ativamente sobre o ser vivo (passiva), mas indiretamente retirando dele as condies adequadas sua vida.

O QUE POLUIO
Um lanamento de uma pequena carga de esgoto domstico em um rio provoca a diminuio do teor de oxignio de suas guas; Mas se esta diminuio de oxignio no afetar a vida dos peixes nem dos seres que lhes servem de alimento, ento o impacto ambiental provocado pelo esgoto lanado no rio no uma poluio; As alteraes ecolgicas que provocam a morte dos peixes de um rio que recebe grande quantidade de esgotos no se do pela ao de uma substncia ou ser patognico letal, mas sim pelo lanamento de alimento em quantidade excessivamente grande.
3

CARACTERSTICAS DA GUA POLUDA


gua poluda a que apresenta alteraes fsicas, como cheiro, turbidez, cor ou sabor; gua poluda ou contaminada pode prejudicar a sade, porque pode conter organismos patognicos ou substncia capazes de causar doenas ao homem.

POLUIO DAS GUAS


As principais formas de poluio das guas so: Poluio devido ao despejo de efluentes industriais; Poluio devido a esgotos domsticos; Poluio devida as atividades agropastoris.

AVALIAO DA QUALIDADE DA GUA


A caracterizao, a avaliao e o monitoramento da qualidade da gua ocorrem, com base na existncia, ou no, de componentes poluentes; O objetivo avaliar se a gua est poluda e, se estiver, qual a concentrao desse poluente; A anlise feita com base em parmetros fsicoqumicos e biolgicos. Os resultados das anlises so comparados com os padres estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

POLUIO DA GUA
Conforme consta no Decreto n. 73.030/73, art. 13, 1, poluio da gua qualquer alterao de suas propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas, que possa importar em prejuzo sade, segurana e ao bem estar das populaes, causar dano flora e fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e econmicos; Quando se fala em poluio das guas, devem ser abrangidas no s as guas superficiais como tambm as subterrneas; Uma das principais fontes de poluio das guas so os resduos urbanos, tanto os industriais quanto os rurais, que so despejados voluntria ou involuntariamente.
7

GRAU DE POLUIO E DE CONTAMINAO DAS GUAS DE CONSUMO


gua de consumo domstico: a de consumo domiciliar deve ser potvel. gua potvel aquela que obedece aos seguintes requisitos: Higidez - ser hgida significa: No estar contaminada de forma a permitir a infeco do consumidor com qualquer molstia de veiculao hdrica; No conter substncias txicas; No conter quantidades excessivas de substncias minerais ou orgnicas.
8

GRAU DE POLUIO E DE CONTAMINAO DAS GUAS DE CONSUMO


gua de consumo domstico: a de consumo domiciliar deve ser potvel. gua potvel aquela que obedece aos seguintes requisitos: Potabilidade: A gua deve impressionar bem os sentidos pela sua limpidez (ausncia de cor e turbidez), por no possuir sabor e odor e pela temperatura agradvel.

CONTROLE DA POLUIO DAS GUA


O monitoramento de qualidade das guas um dos mais importantes instrumentos da gesto ambiental; Consiste no acompanhamento sistemtico dos aspectos qualitativos das guas, visando a produo de informaes e destinado comunidade cientfica, ao pblico em geral e, principalmente, s diversas instncias decisrias; O monitoramento um dos fatores determinantes no processo de gesto ambiental, uma vez que propicia uma percepo sistemtica e integrada da realidade ambiental.
10

PRODUTOS ORGNICOS PERSISTENTES


Entre todas as substncias qumicas produzidas at agora, existe uma srie de compostos orgnicos, de uso variado, portanto possuindo frmulas qumicas bem distintas, que pelo conjunto de seus efeitos no meio ambiente e na sade humana, foram agrupados sob a sigla POPs, que vale tanto para o ingls persistent organic pollutants, quanto para o portugus poluentes orgnicos persistentes.

11

PRODUTOS ORGNICOS PERSISTENTES


Embora todos os txicos que entrem no meio ambiente sejam a rigor venenos ambientais, as propriedades dos POPs lhes conferem a capacidade de causar danos ambientais mesmo em baixas concentraes: a sua estabilidade, e portanto persistncia, faz que seus efeitos perdurem e que possam ser largamente dispersos antes de se decomporem; a bioacumulao que ocorre pela sua solubilidade em gorduras favorece sua acumulao nos tecidos; a biomagnificao decorre da sua capacidade de aumentar a sua concentrao na direo do topo da cadeia alimentar; a sua capacidade de transporte a longas distncias, 12 consequncia de sua estabilidade, decorre do fenmeno da destilao global.

PRODUTOS ORGNICOS PERSISTENTES


Os POPs at hoje identificados, pertencem a trs categorias de substncias: os inseticidas deliberadamente dispersos em terras agriculturveis, produtos industriais cuja disperso ambiental foi no intencional e, subprodutos de vrios tipos de manufaturas ou processos de combusto.

13

PRODUTOS ORGNICOS PERSISTENTES


Aes intergovernamentais tambm se intensificaram nos ltimos anos, tendo culminado na Conveno de Estocolmo que resultou na proibio de 12 POPs: 1. Aldrin 2. Bifenilas Policloradas 3. Clordano 4. DDT 5. Dieldrin 6. Dioxinas 7. Endrin 8. Furanos 9. Heptacloro 10. Hexaclorobenzeno 14 11. Mirex 12. Toxafeno

PRODUTOS ORGNICOS PERSISTENTES


Substncia persistente aquela cujas molculas so estveis, e no so facilmente destrudas por meio biolgicos, qumicos ou pela fotodegradao permanecendo no ambiente aps o uso para o qual foi destinada; A estabilidade de um composto qumico orgnico funo de sua estrutura qumica. Assim, compostos cclicos so mais estveis que compostos alifticos e aromticos so mais estveis que os primeiros; As estruturas ramificadas so mais estveis que as estruturas lineares; A ligao cloro-carbono muito resistente hidrlise e, portanto contribui para a resistncia da molcula 15 degradao biolgica e fotoltica.

PRODUTOS ORGNICOS PERSISTENTES


Produo do PVC: plstico utilizado em brinquedos, utenslios domsticos, tubos e conexes, embalagens de alimentos etc; Produo de papel: atravs do processo de branqueamento com cloro; Gerao e composio de produtos agrcolas: um grande nmero de herbicidas, inseticidas e fungicidas; Incinerao de lixo: domstico, industrial e hospitalar; Processos industriais: todos os que empregam cloro e derivados do petrleo.

16

PRODUTOS ORGNICOS PERSISTENTES


Elevada persistncia no ambiente Semi-volteis Podem viajar longas distncias pela atmosfera ou pela gua Potencial de bioacumulao elevado Foram detectados em regies do globo terrestre onde nunca foram usados Riscos sade humana e organismos aqutico

17

BIOCONCENTRAO, BIOACUMULAO E BIOMAGNIFICAO


As expresses bioconcentrao, bioacumulao e biomagnificao que juntas descrevem um processo pelo qual a concentrao de poluentes nos animais aumenta na direo do topo da cadeia alimentar. Estes termos so definidos como: 1. Bioconcentrao: o processo que causa o aumento da concentrao de uma substncia qumica em um organismo aqutico, em relao a sua concentrao na gua, devido a incorporao atravs de sua absoro unicamente pela gua, a qual pode ocorrer pela superfcie respiratria e/ou pela pele.
18

BIOCONCENTRAO, BIOMAGNIFICAO E BIOACUMULAO


Estes termos so definidos como: 2. Biomagnificao: acumulao de uma substancia na biota em toda a extenso da cadeia alimentar atravs da alimentao; 3. Bioacumulao: o somatrio destes dois processos.

19

BIOACUMULAO
Ocorre particularmente com compostos solveis em tecidos adiposos e poucos solveis na gua. Ex: peixes quando a gua passa atravs das brnquias os compostos passam de forma seletiva da gua para o tecido gorduroso, tornando o organismo com concentraes maiores que a da gua .

20

BIOMAGNIFICAO
Aumento da concentrao nos nveis mais altos da cadeia trfica

21

TRANSPORTE A LONGAS DISTNCIAS


A disperso ambiental dos POPs sem dvida a sua propriedade mais impactante, transformando-os em um problema de dimenses globais e por tal tendo requeridas aes intergovernamentais para regulamentar a sua produo e emprego; A capacidade de transporte a longas distncias, ou seja a extraordinria mobilidade dos que caracteriza os POPs decorrente de sua semi-volatilidade.

22

TRANSPORTE A LONGAS DISTNCIAS


A grandeza fsico-qumica que mede esta propriedade a presso de vapor; POPs apresentam valores de presso de vapor tais que podem evaporar e condensar sucessivamente dependendo das condies em que se encontram; Se este compostos possussem uma grande volatilidade, eles evaporariam do solo e ficariam na atmosfera onde no acarretariam grandes problemas ambientais; Ao contrrio, por sua volatilidade relativa eles adquirem a capacidade de, de acordo com as condies climticas, se repartirem ao longo dos meridianos terrestres, em direo aos polos, num processo chamado destilao 23 global.

TRIHALOMETANOS
So compostos organoclorados formados durante o processo de clorao nas guas utilizadas em abastecimento pblico; Cloro residual livre + substncias hmicas (cidos flvicos e hmicos), reagem e originam os trihalometanos; So considerados potencialmente carcinognicos; So indicadores da possvel presena de outros compostos organoclorados (cido actico clorado, haloacetonitrilos, cloropicrin, clorofenis, cloropropanonas), tambm resultantes do processo de clorao das guas e mais perigosos que os THMs.
24

BTEX
O BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos) so hidrocarbonetos aromticos volteis encontrados em petrleo e seus subprodutos. Utilizados como solventes industriais ou como matrias primas na sntese de vrios compostos (ex : estireno, fenol), alm de pesticidas, plsticos, fibras sintticas e surfactantes. Esto entre os maiores poluidores ambientais, Fontes de contaminao: perdas de petrleo no processo de extrao, vazamentos em tanques de estocagem de petrleo, refinarias, oleodutos e principalmente na exausto de automveis e nos 25 terminais de distribuio de gasolina

BTEX
No ambiente, o BTEX pode: volatilizar, dissolver, adsorver s partculas de solo ou ser biologicamente degradado. A volatilizao dos compostos de BTEX componentes da gasolina comumente ocorre no momento de se abastecer os automveis nas bombas onde se percebe seu odor caracterstico (cheiro de gasolina). Este fenmeno tambm pode ocorrer em bolses de ar dentro do solo. Pode ainda se dissolver em gua, permitindo sua movimentao at o lenol fretico. Quando adsorvido ao solo, se movimenta lentamente para o lenol fretico. Se houver oxignio em grande quantidade, pode ser 26 biologicamente degradado.

FRMACOS
Denominados de contaminantes emergentes Ex: antibiticos, anti-inflamatrios, estrognios naturais e contraceptivos sintticos. No h legislao ambiental que regule sua entrada no ambiente A ocorrncia de frmacos no ambiente pode causar efeitos nocivos a uma infinidade de organismos aquticos e terrestres Antibiticos contribuem para o desenvolvimento da resistncia bacteriana, que pode ter efeitos catastrficos ao homem e outros animais.
27

FRMACOS
A principal rota de entrada de resduos de frmacos no ambiente o lanamento de esgotos domsticos, tratados ou no, em cursos de gua. No entanto, tambm devem ser considerados os efluentes de indstrias farmacuticas, efluentes rurais, a presena de frmacos no esterco animal utilizado para adubao de solos e a disposio inadequada de frmacos aps expirao do prazo de validade. A maior parte dos frmacos que chega s ETE proveniente de excreo metablica aps prescrio na medicina humana ou veterinria.
28

FRMACOS
Os resduos seguem com o esgoto bruto para as ETE onde so, na maioria dos casos, submetidos a processos convencionais de tratamento. Contudo, os processos convencionais a que so submetidos os esgotos domsticos, baseados na degradao biolgica dos contaminantes, no so eficientes para a completa remoo de frmacos residuais por possurem ao biocida ou estruturas qumicas complexas no passveis de biodegradao, comprovado por diversos estudos que mostram a presena desse tipo de contaminante em efluentes de ETE.
29

FRMACOS
Frmacos de diversas classes teraputicas, como antibiticos, hormnios, anti-inflamatrios, analgsicos, entre outros, tm sido detectados em esgoto domstico, guas superficiais e subterrneas em concentraes na faixa de ng L-1 a g L-1 em vrias partes do mundo; Os frmacos empregados com um propsito teraputico, aps atuarem no organismo, podem ser excretados como metablitos, hidrolisados, ou na forma original.

30

FRMACOS
Podem ainda estar conjugados com molculas polares, no entanto, esses conjugados so facilmente clivados disponibilizando substncias farmaceuticamente ativas nos esgotos domsticos. A taxa de excreo da forma inalterada depende do frmaco, da dose e do indivduo. De modo geral, 40 a 90% da dose administrada excretada em sua forma original. Uma vez no ambiente, o destino dos frmacos depende de suas caractersticas estruturais e propriedades fsicoqumicas, como fotossensibilidade, biodegradabilidade, lipofilicidade.
31

FRMACOS
Apesar de os frmacos serem detectados no ambiente em baixas concentraes (ng g L-1), este quadro gera grande preocupao, Uma vez que so substncias biologicamente ativas que podem desencadear efeitos farmacodinmicos em organismos aquticos que possuam receptores enzimticos compatveis. Assim, a presena de frmacos pode comprometer a qualidade dos recursos hdricos, alterando a biodiversidade e o equilbrio de ecossistemas aquticos.

32

FRMACOS
Os estrognios sintticos constituem a classe de frmacos mais amplamente discutida na literatura com relao a efeitos adversos em vrios organismos; Eles so classificados como desreguladores endcrinos e caracterizam-se por afetar adversamente o desenvolvimento e reproduo de organismos aquticos; Tambm esto relacionados ao desenvolvimento de vrios tipos de cnceres em humanos.

33

FRMACOS - HORMNIOS
Consumo indiscriminado, descarte aleatrio Comportamento fsico-qumicos e efeitos no ambientes desconhecidos Alguns atuam como desreguladores endcrinos Interaes com os hormnios/sistemas endcrinos Impactos nas guas doces, estuarinas e costeiras Persistentes no ambiente, acumulando no solo e sedimentos Podem acumular ao longo da cadeia trfica Sistema endcrino regula muitas funes no organismo: metabolismo, crescimento, funes no sistema reprodutivo, desenvolvimento do crebro e sistema nervoso 34 Sistema endcrino est presente em mamferos, aves e peixes

SUBSTNCIA TENSO-ATIVAS
Principais Fontes: Sabes e detergentes Esgotos industriais Formulaes de pesticidas Consequncias: Reduo da viscosidade, expanso com o calor Reduo da tenso superficial Dissolve os tecidos das membranas, brnquias Espumas

35

DESAFIOS
Estudos eco toxicolgicos Estudos epidemiolgicos Analticos Preveno da contaminao Remediao de reas contaminadas Processos de tratamentos de efluentes

36

METAIS PESADOS
A atividade humana vem aumentando os nveis de metais pesados nos ecossistemas aquticos naturais; Esses metais so provenientes de atividades como a minerao, de indstrias de galvanoplastia, e do despejo de efluentes domsticos; A principal fonte de contaminao das guas de rios a indstria, com seus despejos de resduos ricos em metais pesados.

37

METAIS PESADOS
Causadores da poluio: As indstrias de tintas, de cloro, de plsticos PVC e as metalrgicas, utilizam em seus processos metais pesados como o mercrio e vrios outros, esses metais so descartados nos cursos dgua aps serem usados na linha de produo. Mas no s de indstrias que provm esse tipo de contaminao, os incineradores de lixo urbano produzem fumaa rica em metais como mercrio, cdmio e chumbo, que se volatiliza lanando metal pesado a longas distncias.
38

METAIS PESADOS
Do ponto de vista qumico, a grave consequncia parece no ter soluo, j que esses metais no podem ser destrudos e so altamente reativos. A cada dia se fazem mais presentes em nossas vidas, em aparelhos eletrodomsticos ou eletroeletrnicos e seus componentes, inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Mercrio, chumbo, cdmio, mangans e nquel so alguns dos metais pesados presentes nesses aparelhos.

39

METAIS PESADOS
O chumbo usado na soldagem de computadores, e o mercrio est no visor de celulares. Os metais apenas so teis em pequenas quantidades para o homem, como o ferro, zinco, magnsio, cobalto que constituem a hemoglobina. Mas se a quantidade limite desses metais for ultrapassada, eles se tornaro txicos ocasionando problemas de sade.

40

CONTAMINAO POR MERCRIO

Tomoko Uemura, de 17 anos, repousa no colo da me.

A foto acima se transformou no retrato da tragdia ocorrida em Minamata, no Japo, a partir de 1950.
41 http://www.brasilescola.com/quimica/contaminacaopor-mercurio.htm

CONTAMINAO POR MERCRIO


Tudo comeou com o aparecimento dos primeiros peixes mortos no mar, e da por diante centenas de pessoas adoeceram com problemas no sistema nervoso. Batizaram a doena como mal de Minamata. Acreditavam se tratar de uma epidemia infectocontagiosa, casas foram desinfetadas, porm a doena no parou de fazer suas vtimas, chegando a milhares. O nascimento de crianas defeituosas completava o triste quadro da vila de pescadores.

42

CONTAMINAO POR MERCRIO


Somente em 1968 a verdadeira causa veio tona, se tratava do composto cloreto de etilmercrio (C2H5HgCl). Esse composto organometlico era proveniente de uma Indstria influente na regio, que empregava boa parte dos moradores. A referida Indstria, at ento respeitada, lanava poluentes nas guas que banhavam a baa de Minamata. Os resduos txicos surgiam da fabricao de Cloreto de Vinila, o processo se dava na presena dos catalisadores sulfato e cloreto de mercrio.
43

CONTAMINAO POR MERCRIO


Como os habitantes de Minamata se alimentavam da pesca, no fica difcil deduzir como tantas pessoas ficaram contaminadas. O mercrio altamente txico e se acumula nos tecidos animais (peixes e moluscos). O metal pesado percorre ento a cadeia alimentar, passando do organismo das presas para o dos predadores. A divulgao mundial do trgico acidente biolgico se deu a partir de 1972, quando o fotgrafo americano W. Eugene Smith fez a foto da menina Tomoko Uemura. Tomoko tinha pernas e braos deformados e os sentidos comprometidos: era cega, surda e muda, 44 e faleceu cinco anos depois da divulgao, em 1977.

CONTROLE DA POLUIO DAS GUA


Implantao de sistemas de coleta e tratamento de esgoto e efluentes (tratamento fsico, qumico ou biolgico); Coleta e destino adequado do lixo; Controle da utilizao de fertilizantes e agrotxicos; Disciplinamento do uso e da ocupao do solo; Controle da eroso do solo; Reuso da gua; Afastamento das fontes de poluio; Modificaes no processamento industrial.

45

CONSIDERAES FINAIS

46

You might also like