You are on page 1of 7

Texto: Lei da Copa desafia soberania do pas Questes de Lngua Portuguesa

1. Qual o assunto do texto? Qual a sua opinio sobre esse assunto? (D1)

2. O que a Lei Geral da Copa, se aprovada, vai regulamentar? (D2)

3. O texto nos informa que o presidente da CBF (Confederao Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira e a atual presidente do pas, Dilma Rousseff, no combinam muito. Qual ser o motivo d a falta de afinidade entre eles? (D3)

4. Na frase: Com leis prprias e amparada por uma legio de lobistas e empresas multi nacionais... , qual o significado da palavra em destaque? (D5)

5. Leia atentamente as frases abaixo e marque O para opinio e F para fato: (D10)

_____ O mundo do futebol eternizou Pel como rei.

(1 coluna, linhas 1 e 2) (6 coluna, linhas 22 e 23)

_____ Quem tem que flexibilizar as exigncias a FIFA. _____ ... se existe alguma 14)

extravagncia. na Lei Geral da Copa. (6 coluna, linhas12 a (4 coluna, linhas 10 a (5 colun

_____ Esta lei atenta contra o ornamento jurdico nacional... 12)

_____ Quando a FIFA realiza o Mundial faz contratos com empresas privadas. a, linhas16 a 18)

6. Com relao ao gnero e a sua estruturao, responda: (D6, D7)

a) Qual o gnero textual? _______________________

b) Qual o tipo discursivo? ______________________ c) Qual o domnio discursivo desse gnero? ____________________________ d) Qual a sua finalidade/funo scio-comunicativa/para que serve/objetivo? __________ ___________ e) Quais so as principais caractersticas? ________________________________________________________________________________ ____ ________________________________________________________________________________ __ f) Ele se parece com algum outro gnero? Quais as diferenas? ________________________________________________________________________________ ____ ________________________________________________________________________________ __ g) Qual o pblico-alvo desse texto? ______________________________________________ ___

7. O texto nos apresenta a fotografia do Mineiro em reforma, mas o texto no fala e specificamente do Mineiro. Que relao podemos fazer entre essa imagem e o assunto do texto? (D8)

8. Nas frases abaixo os conectivos que esto sublinhados foram utilizados para evi tar a repetio de palavra ou expresses j citadas anteriormente. Volte ao texto e leia atentamente pa ra descobrir a que/quem as palavras se referem. (D15)

a) Intocvel em seu trono na Confederao Brasileira de Futebol (CBF). 7 a 8) ______________________________________

(1 coluna, linhas

b) ... as duas estaro isentas dos custos processuais e sero defendidas pela Advocac ia-Geral da Unio. (3 coluna, linhas 20 a 23) ________________________________________________________ __

c) ... ele comea a negociar a partir da situao criada por uma entidade privada dentr o do seu planejamento. (5 coluna, linhas 20 a 24) _________________________________________ ____ d) O tucano atribui o stress. com a FIFA ao atraso nas obras do Mundial.... (6 coluna , linhas 15 a 17) ______________________________

9. Leia as frases abaixo retiradas do texto e responda: (D16)

a) Com leis prprias e amparada por uma legio de lobistas e empresas multinacionais, a instituio que comanda o futebol mundial impe regras aos pases [...]. A palavra destacada est corre tamente emprega? Ela poderia estar no plural (amparadas)? Justifique. b) Idec diz que lei atenta contra o ordenamento jurdico nacional [...]. Se a frase estivesse no plural a palavra em destaque sofreria alterao? Justifique.

10. Com relao ao ttulo e subttulo do texto responda: (D27)

a) b) c) d)

O ttulo pertinente? O ttulo chama a ateno do leitor? O subttulo acrescenta alguma informao que o ttulo no oferece? Qual a funo de um subttulo?

11. Observe as palavras destacadas nas frases abaixo e indique que ideia elas ex pressam dentro desse contexto: (D11)

a) Mas quando o assunto Copa do Mundo quem ostenta a coroa o todo-poderoso Ricard o Teixeira. (1 coluna, linhas 2 a 6) _____________________ b) ... a proteo das marcas dos patrocinadores e os deveres dos torcedores... (2 colun a, linhas 19 a 22) _________________________ c) A Unio responder pelos danos que causar, por ao ou omisso, FIFA, seus respectivos representantes legais, empregados ou consultores. (3 coluna, linhas 4 a 8). ______ _________________

d) Se a justia der ganho de causa ao torcedor, o Governo federal ser o responsvel pe lo cumprimento da sentena. (3 coluna, linha 23) ________________________

12. Quais sero as conseqncias para o pas caso a Lei seja aprovada? (D12)

13. No incio do texto o autor utiliza o adjetivo todo-poderoso para caracterizar o presidente Ricardo Teixeira. Porque o autor utilizou esta expresso?(D28)

14. Justifique o uso das aspas nas frases abaixo: (D21)

a) A Unio responder pelos danos que causar, por ao ou omisso, FIFA, seus respectivos representantes legais, empregados ou consultores. (3 coluna, linhas 4 a 8) b) A FIFA tem que entender as peculiaridades das leis brasileiras. Quem tem que f lexibilizar as exigncias a FIFA. (6 coluna, linhas 19 a 23)

15. Expresse a sua opinio a respeito do assunto do texto. Se pudesse votar, voc se ria contra ou a favor da Lei Geral da Copa? Justifique.

Isabella Siqueira

Equipe PIP/CBC Lngua Portuguesa SRE Curvelo

You might also like