You are on page 1of 15

Histria

A Distino de Mecenato
O Renascimento conheceu uma notvel renovao das letras, das artes e das cincias. Mas assistiu igualmente, expanso do capitalismo comercial e afirmao dos homens de negcios; ao reforo dos Estados territoriais; construo do espao planetrio e consequentemente alargamento do conhecimento do Mundo. O Homem nesta altura viveu um ambiente de entusiasmo, pois descobriu o seu valor, o seu poder de descoberta e de interveno nos seus talentos.

A ostentao das elites cortess e burguesas


O renascimento viu nascer uma atitude otimista de exaltao da vida, que fora desconhecida na Idade Media. A alegria pela existncia foi naturalmente mais vincada naqueles a quem a sorte sorria: as elites sociais, onde se misturavam nobres burgueses em busca de ascenso. Rodeadas de luxo, conforto, beleza e sabedoria, as elites mostraram-se apreciadoras dos prazeres terrenos. Ostentavam vestes luxuosas, ricos palcios e solares, consumiam requintadas iguarias. Mas investiam, tambm, na aquisio de obras de arte, no reforo das suas bibliotecas, que orgulhosamente se exibiam. Para estas elites a cultura era um sinal de riqueza. Fomentaram a erudio humanista e os talentos artsticos, foram palcos de animadas festas e tertlias; nelas brilhavam as elites sociais. Corteso ideal Talentos fsicos Intelectual Qualidades morais

Boas maneiras

Reconhecvel pelo seu porte e pela linguagem do seu corpo A vida quotidiana das elites cortess era fortemente condicionada por exigentes regras de comportamento social. Conhecidas por civilidade, instruam sobre o modo como se deveria comer, vestir, cumprimentar, falar, estar e sobre os preceitos de higiene pessoal. Na sociedade cortes de salientar o progressivo e importante papel cultural concedido mulher. Embora permanecesse ainda o ideal da mulher submissa, educada pelo pai ou marido, h indcios de dignificao e elevao do seu estatuto, como individuo que deve ser respeitado e estimado, mesmo fora do crculo familiar. Na corte so lhe reconhecidas capacidades de beleza, graa e ilustrao.

O estatuto de prestgio dos intelectuais e artistas; o mecenato


O renascimento admirou profundamente a fora criadora do Homem, que se elevava perfeio divina pelas obras do pensamento. Especialmente acarinhados e reconhecidos foram os intelectuais e os artistas. Merecem elogios sem fim e a proteo dos grandes. Elites cortess, prncipes, monarcas e papas rivalizaram entre si nas honras a prodigalizar aos intelectuais e aos artistas. Trata-se do mecenato prtica que podemos fazer recuar o mundo greco-romano e que, no contexto do renascimento, nos elucida sobre a promoo do individualismo. Por um lado os mecenas garantiram a sua fama e gloria, no s atravs das grandiosas oras que particionavam, mas tambm graas a uma orientao da opinio pblica, inteligentemente praticada pelos humanistas protegidos.

Por outro, artistas e intelectuais obtinham um reconhecimento dos seus mritos e talentos, que elevavam, tambm aos cumes da glria.

Portugal: o ambiente cultural da corte rgia


Em Portugal no faltaram exemplos de mecenato por parte da corte rgia. D. Joo, D. Manuel e D. Joo III no se pouparam a despesas para acolher humanistas estrangeiros, assim como custear bolsas a estudantes portugueses na Itlia, na Frana e em Coimbra. Patrocinando grandes obras arquitetnicas e contratando artistas estrangeiros para a corte, contriburam aqueles monarcas para a elevao da arte e a gloria dos seus reinados. O ambiente da corte rgia mostrava-se na verdade, deveras proporcionador da cultura. Provam-no ainda as festas por ocasio de casamentos reais ou de embaixadas. O testemunho dos cronistas elucida-os das atividades desportivas dos cortesos dos tecidos caros exibidos; dos touros inteiros que se mandavam assar para o banquete popular. Pelas ruas de Roma desfilavam fidalgos e as ofertas ao Sumo Pontfice: o cavalo persa, a ona caadora, o elefante indiano. Moedas de ouro eram entretanto, lanadas ao povo a lembrar a riqueza e o poderio do soberano portugus.

Os caminhos abertos pelos humanistas

A produo cultural do Renascimento reflete a mentalidade antropocntrica da poca. Tem o Homem no centro das suas preocupaes, considerando-o um ser bom e responsvel, inclinado para o Bem e para a Perfeio. Estes princpios esto presentes no humanismo, que a faceta literria do renascimento. Os seus protagonistas so reconhecidos pelo nome de humanistas e foram os intelectuais da altura. A poesia, a histria, o teatro e a filosofia constituram os seus domnios de eleio. O Homem o nico ser da Natureza dotado de razo, o nico que se faz a si prprio, que auto determina a sua conduta, que escolhe a sua misso.

Valorizao da antiguidade clssica


Eram na sua maioria eclesisticos e professores, os humanistas condenam fortemente os valores e a produo cultural da Idade Media. Pelo contrrio, valorizavam a Antiguidade Clssica, em cujos textos e autores consideravam estarem contidas as verdadeiras sabedorias e beleza. As sementes do humanismo foram lanadas pelos italianos. Coube-lhes iniciar a renovao da literatura, invocando a herana clssica, a exaltao da figura humana, a expresso sentimental, a fruio da vida. A erudio humanista comeou por se distinguir na procura entusiasta de manuscritos clssicos, no aperfeioamento da lngua latina e na aprendizagem do grego e do hebreu. Viajantes incansveis, os humanistas percorreram bibliotecas e mosteiros, onde recuperam textos de grande valor potico, histrico, filosfico e at cientifico. O latim foi a lngua de comunicao entre os humanistas, estando na origem da criao de uma autntica repblica

de letras. Na correspondncia, que entre si trocavam, no deixavam de expressar ideias concretas sobre o mundo, realando sempre a dignidade do Homem. Insurgiram-se contra as tradues e interpretaes erradas que a Idade Media fizera dos autores clssicos a prpria Bblia. Os humanistas deram provas de um esprito crtico notvel, ao analisarem os textos antigos. E, penetrando na essncia do pensamento clssico e dos textos religiosos, procurando absorver os valores antropocntricos da Antiguidade e restaurar, tambm, a pureza original e a misso espiritual da Igreja

Afirmao das lnguas nacionais e conscincia da modernidade


A paixo dos humanistas pelos clssicos levou-os bem alm da recuperao, traduo e divulgao dos seus escritos. Levou-os tambm a criar obras onde imitavam os autores greco-latinos. Os humanistas tinham conscincia da inovao civilizacional que a sua poca lhes proporcionava. Esta conscincia de modernidade permitiu-lhes rivalizar com os clssicos e, at, ultrapassa-los. Os humanistas sabiam que, mais til do que a cpia formal, seria a observao do esprito critico, criativo, antropocntrico, de gregos e latinos. A cultura antiga seria um instrumento educativo e formativo da personalidade humana, um meio de o indivduo desenvolver as suas capacidades intelectuais e morais, se conhecer a si prprio e ao mundo que o rodeia. Concluindo, mostrar a dignidade e a liberdade da condio humana pelo uso da razo. Assim os humanistas faziam triunfar o ideal antropocentrismo.

Racionalidade, esprito crtico, individualismo e utopia

Os humanistas demonstraram as possibilidades da razo humana ao exercerem o seu esprito crtico. Fizeram-no denunciando os problemas do mundo que os rodeia e concebendo utopias. Erasmo de Roterdo procurou recuperar os valores de humildade, da caridade e da fraternidade do cristianismo primitivo. Foi pelos seus ideais de conduta, um ponto de referncia para todos aqueles que buscavam a autenticidade, a honestidade e a pureza evanglica. usual dizer-se que o renascimento descobriu o homem, libertando-o dos constrangimentos do passado, fossem ele familiares, corporativos, religiosos ou da sociedade em geral e que os colocou no centro do mundo. No existindo este corte entre a idade mdia e o renascimento que alguns historiadores defenderam, verdade que entre uma poca e outra assiste-se a um enfraquecimento dos vnculos sociais: indivduos que no pertenciam aos grupos dirigentes conseguiram afirmar-se, segundo carreiras fora dos quadros tradicionais. Foi a tomada de conscincia do seu valor que produziu os aspetos que tradicionalmente se associam ao homem renascentista: um homem universal hbil nas letras e na cincia, corteso e soldado egosta, com ambio de fama e de nome imortal. Frequentemente, a crtica social conduziu a construo de utopias. Com efeito, muitas obras literrias do renascimento perspetivaram mundos de perfeio e harmonia, onde se praticava um novo ideal de vida centrado nos valores humanos. A utopia mais clebre foi a de Thomas More, esta utopia concebeu um mundo ideal, racionalizado, onde havia paz espiritual, igualdade, fraternidade e tolerncia. Um mundo onde o homem, como ser superior, sabia vencer as paixes e os vcios e estabelecer a prosperidade.

A reinveno das formas artsticas A imitao e antiguidade superao dos modelos da

Tal como nas letras e o pensamento renascentistas, tambm a arte do sc. XV e XVI foi marcada por uma nova esttica e uma nova sensibilidade, que irradiaram da Itlia. O regresso aos clssicos e o regresso natureza inscreveram-se nos seus propsitos fundamentais. Classicismo O ressurgimento da Antiguidade clssica influenciou profundamente o mundo das formas. Os artistas do Renascimento, tal como os humanistas, manifestaram um tal repdio pela esttica medieval, particularmente pela gtica, que consideravam oposta clssica. S a arte dos antigos que era harmoniosa, proporcionada e bela, pois baseava-se em leis e regras racionais. Como manifestaes de classicismo Renascimento, devemos referir: na arte do

A recuperao dos elementos arquitetnicos grecoromanos, tal como a prpria teoria clssica de ordem arquitetnica. Adoo de temticas e figuras da mitologia e da histria clssica O gosto pela representao do corpo humano com uma plenitude quase pag. O nu ressurge glorificado, no Homem, a perfeio divina das suas formas. O sentido de harmonia, simetria e ordem que transparece das criaes artsticas, verdadeiramente celebrador da excelncia humana. Ao fazer do

Homem uma medida na arte, o classicismo acabou por se tornar uma forma de humanismo artstico. Naturalismo e capacidade tcnica Um vivo sentido de captao do real animou os artistas do Um vivo sentido de captao do real animou os artistas do Renascimento, que exprimiam um verdadeiro prazer nas representaes do ser humano e nas reprodues da Natureza. Foi o naturalismo na arte responsvel pela descoberta de duas importantes e revolucionarias tcnicas: A perspetiva, conjunto de regras geomtricas que permitem reproduzir, numa superfcie plana, objetos e pessoas com aspeto tridimensional. A pintura a leo, favorece a visualizao do detalhe e a obteno de uma gama de cores rica em tonalidades. A capacidade tcnica dos artistas do renascimento que os levou a produzir uma obra original, superando os modelos da Antiguidade. Conscientes do seu valor, da sua cultura e experiencia e dos seus mltiplos talentos, os artistas no mais quiseram ser considerados apenas bons artfices de uma oficina de arte. Por isso, recusaram a integrao nas corporaes e, orgulhosamente, colocaram a sua assinatura nas obras de arte. O artista do renascimento sentiu-se um criador.

PINTURA durante o renascimento que a pintura europeia se promove e emancipa, adquirindo uma dignidade e elevao sem precedentes. Leonardo da Vinci elevou a pintura ao cume das artes. Ela era a arte por excelncia e o pintor o um criador.

Falando agora das caractersticas gerais da pintura renascentista, diremos que ela comungou da paixo pelos clssicos. Tal como se fez sentir no gosto pela representao da figura humana. Deste modo, a pintura refletia, tambm, a redescoberta homem e do indivduo, que foi uma imagem de marca da cultura renascentista. O que mais vinca a pintura do Renascimento a sua originalidade e criatividade. Pintura a leo realizada sobre a madeira ou tela, a pintura a leo conheceu uma grande aceitao. No s pela durabilidade e possibilidade de retoque que conferia s obras de arte, mas tambm pela variedade de matizes e de gradaes de cor, que garantiam representaes pormenorizadas e efeitos de luz e de sombra. Terceira dimenso A descoberta da terceira dimenso ficou-se a dever aos estudos matemticos sobre a perspetiva. De acordo com tais estudos, o campo de viso do observador estruturado por linhas que tendem a unificar-se no horizonte. Servindose do cruzamento d obliquas, de efeitos de luz e cores, de aberturas rasgadas nos fundos arquitetnicos, construindo assim um espao tridimensional, marcado pela profundidade, pelo relevo e pelo volume das formas. Deste modo, concretizaram a perspetiva linear. No sc. XVI, Leonardo da Vinci tornou-se um grande terico da perspetiva area. Para o efeito utilizava o sfumato, gradao pequenssima da luz, que nos permitiu ver os objetos locais com maior nitidez, enquanto os mais afastados se transformam em sombras azuladas.

Geometrizao

Para a composio das cenas, os pintores renascentistas adotaram formas geomtricas, com preferncia pela piramidal, para composio das cenas. Considera-se que perspetiva e geometria foram os grandes fundamentos da composio artstica no Renascimento.

As representaes naturalistas As representaes naturalistas enquadram-se no movimento de descoberta da Natureza e de valorizao do real numa poca de renovao de hbitos e ideias, em que se despontava a conceo do homem. A expressividade dos rostos, aos quais no se inibia de apontar imperfeies. No lhes bastou a veracidade dos traos fisiolgicos. A grandeza dos retratos renascentistas residiu na sua capacidade de exprimir sentimentos e estados de alma e de refletir os traos da personalidade. Ressalta tambm, a espontaneidade dos gestos e a verosimilhana das vestes e dos cenrios, que eram de casas e paisagens da poca, em lugar dos fundos dourados das pinturas gticas. Por sua vez, o corpo, de humanos ou animais, foi pintado com verdadeiro rigor anatmico. Quanto variedade de rochas, plantas, rios, lagos, montanhas e cidades, foram consequncia de um conhecimento experimental do mundo envolvente, que permitiu fazer da paisagem um elemento essencial da composio pictrica.

ESCULTURA

A escultura recuperou a grandeza e a preeminncia alcanadas na Antiguidade Clssica. Nelas se inspiraram os escultores do Renascimento para traar os novos caminhos da sua arte. Ao deixar de estar subordinada ao enquadramento arquitetnico, para onde a Idade Media a relegara, a escultura ganhou agilidade e naturalidade. O corpo nu readquiriu a dignidade perdida e a esttua equestre voltou a triunfar na praa pblica. Humanismo e naturalismo so, efetivamente, as grades caractersticas da escultura do so, efetivamente, as grades caractersticas da escultura do Renascimento. Os escultores interessaram-se pela figura humana pelo indivduo dotado de ossos, msculos e personalidade. Foram excelentes no rigor anatmico e na expresso fisionmica que produziram nas suas obras. As formas rgidas da escultura medieval deram lugar espontaneidade e ondulao das linhas. O equilbrio e a racionalidade marcaram a escultura renascentista que mostrou um especial interesse pela composio geomtrica O elevado aperfeioamento tcnico de que os escultores do os escultores do Renascimento mostraram ser capazes. Salientam-se os estudos de perspetiva, baseados em rigorosos desenhos prvios, que permitiram a proporo e o naturalismo da escultura. Escultores do renascimento: Lorenzo Ghiberti Donatello Bernardo Rossellino Andrea del Verrocchio Miguel ngelo

ARQUITETURA

Foi na Itlia, que a arquitetura renascentista se afirmou e definiu as suas principais caractersticas. Simplificao edifcios e racionalizao da estrutura dos

De costas voltadas para o estilo gtico e influenciada pela Antiguidade a arquitetura procedeu, a simplificao e racionalizao da estrutura dos edifcios. Com efeito: Verificou-se uma matematizaao rigorosa do espao arquitetnico a partir de mltiplos de uma unidadepadrao. As relaes proporcionais, estabelecidas entre as vrias partes do edifcio estenderam-se s suas medidas principais. Se estas coincidissem, o edifcio inscrever-se-ia num cubo. Cubos e paraleleppedos Procurou-se a simetria absoluta, partindo-se do princpio de que o edifcio ideal aquele em que todos os eixos, na horizontal e na vertical, so simtricos. As fachadas, por sua vez visvel no rigoroso enquadramento que preside s portas e janelas. Aplicou-se a perspetiva linear Retomaram-se as linhas e os ngulos retos Preferiram-se as abbadas de bero e de arestas Fez-se a cpula Utilizou-se preferentemente o arco de volta perfeita

Gramtica decorativa greco-romana Para alm dos aspetos estruturais, a influncia Antiguidade fez-se tambm sentir na adaptao gramtica decorativa greco-romana. Assim: da da

Empregam-se as colunas e os entablamentos das ordens clssicas. No sc. XVI, os arquitetos elaboraram uma nova teoria das regras de proporo Retomaram-se os frontes triangulares Utilizaram-se os grotescos Propores urbansticas

A arte em Portugal: o gtico-manuelino e a afirmao das novas tendncias renascentistas


Portugal, no sc. XVI sob a influncia das descobertas martimas, do afluxo das riquezas de alm-mar, da consolidao do poder real e do fausto da vida cortes, a arquitetura gtica renova-se e multiplica-se os motivos ornamentais, dando origem a um estilo hbrido, denominado por manuelino.

GOTICO-MANUELINO Desde o sc. XIX, o manuelino foi considerado um estilo artstico vincadamente portugus, com fortes ligaes s descobertas martimas. Forjado num contexto de nacionalismo romntico, este conceito de manuelino surgia como a concretizao artstica da poca da Historia de Portugal.

Atualmente, os especialistas veem com as maiores reservas tal interpretao. Mais do que um estilo, dotado de originalidade e uniformidade, o manuelino uma arte heterognea. Manifesta-se na arquitetura e na decorao arquitetnica e nela se fundem: O naturalismo O exotismo A simbologia crist Do ponto de vista estrutural, o estilo gtico foi mantido, embora se introduzissem algumas alteraes. No que se refere decorao, o manuelino caracteriza-se pela exuberncia das formas naturalistas, onde os motivos marinhos se conjugam com a vegetao terrestre. Embora o manuelino esteja maioritariamente representado na arquitetura religiosa de Portugal, no devemos esquecer os progressos verificados na arquitetura civilos paos rgios e os solares nobres representam bem a decorao manuelina. A ARQUITETURA RENASCENTISTA O classicismo renascentista foi introduzido na arquitetura sob a forma decorativa plateresca. Foi no entanto no reinado de D. Joo III que a estrutura arquitetnica acusaria a influncia da esttica clssica. O austero esprito do monarca e a contrao de despesas rgias levaram ao abandono da exuberncia manuelina, substituda pela depurao e severidade das linhas clssicas. A ESCULTURA A persistncia do gtico e a sua renovao decorativa explicam que a escultura portuguesa do Renascimento continuasse fortemente ligada ao enquadramento arquitetnico, impedindo-a de uma emancipao e monumentalidade verificadas na Itlia

No sc. XV um surto escultrico, seja na decorao ou estaturia. Aos artistas nacionais e estrangeiros devemos uma obra multifacetada de crescente capacidade tcnica, onde o gtico, o manuelino e o classicismo se funde harmoniosamente. A PINTURA Entre o sc. XV e o sc. XVI, verifica-se uma renovao na pintura portuguesa, que de um formulrio gtico evoluiu para cnones mais prximos do Renascimento europeu. Tal factos no foram alheios os contactos culturais. As mestrias cromticas, onde avultam as cores vivas, os retratos individualizados, o pormenor realista aproximamnos da pintura flamenga. J a modelao escultrica das figuras humanas e a monumentalidade geomtrica da composio acusam a influncia italiana.

You might also like