You are on page 1of 69

ELEMENTOS DE MQUINAS TECNOLOGIA EM MECATRNICA INDUSTRIAL

Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul gracekellyq@yahoo.com.br

Graduao em Mecatrnica Industrial

Disciplina: ELEMENTOS DE MQUINAS

APRESENTAO DA DISCIPLINA CONCEITOS INICIAIS

AULA 01
Bibliografia: COLLINS, J. (org.) et al. Projeto Mecnico de Elementos de Mquinas : Uma Perspectiva de Preveno a Falha. 1 ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Tcnicos e Cientficos, 2006. PLT 296. Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

Apresentao da professora:
Grace Kelly Quarteiro Ganharul Engenheira Mecnica (2008) Centro Universitrio da FEI Mestra em Materiais (2012) Centro Universitrio da FEI Outras atividades Centro Universitrio da FEI Pesquisadora Anhanguera Educacional Profa. de Mecnica Aplicada, Tecnologia dos Materiais, Elementos de Mquinas I e II, Projetos de Mquinas e Fundamentos de Hidrosttica e Calorimetria. Experincia na indstria: Volkswagen do Brasil, Basf, Goodyear do Brasil, Mercedes Bens do Brasil e Johnson Controls Automotive.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 3

Contatos:
E-mail: gracekellyq@yahoo.com.br Skype: gracekellyq@hotmail.com E-mail AEDU: grace.ganharul@aedu.com

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 4

Nosso Objetivo:
Professor:
Auxiliar os alunos para o desenvolvimento do conhecimento relacionado a Elementos de Mquinas, instruindo a teoria relacionada e auxiliando na soluo dos exerccios propostos.

Aluno:
Estar atento s informaes diretivas do professor, buscando individualmente ou em grupo, solucionar os exerccios propostos, buscando sempre o aprendizado e...

PERGUNTANDO SEMPRE QUE TIVER DVIDA!!!


Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 5

Apresentao da Disciplina:
Horrios:
Diurno: 08:20h s 12:00h Noturno: 19:10h s 22:50h

Bibliografia recomendada:
Projeto Mecnico de Elementos de Mquinas: Uma perspectiva de preveno falha. Jack A. Collins, Henry R. Busby e George H. Staab 1 Edio Editora LTC (Rio de Janeiro), 2006 PLT 296.

Aulas / Materiais extras:


Sero enviadas aos alunos por e-mail.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 6

Ementa PEA
Carga Horria Terica 40 horas Ementa 1. Eixos 1.1. dimensionamento esttico de eixos 2. Rolamentos 2.1. dimensionamento de sistemas de rolamentos 3. Transmisses 3.1. rendimentos 3.2. foras 4. Correias 4.1. rendimentos 4.2. tipos de transmisses 5. Unies 5.1. unio eixo/eixo 5.2. unio eixo/cubo
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 7

Carga Horria Total 40 horas

Ementa PEA
Procedimentos Metodolgicos

Aulas expositivas, utilizando-se do quadro e projees de datashow, com base em livros texto e apostilas. Discusses em sala de aula, reunies em grupo, resoluo de listas de exerccios individualmente e/ou em grupo e ATPS Atividades Prticas Supervisionadas.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 8

Ementa PEA
Sistema de Avaliao 1 Avaliao: Peso: 4,0 Atividades avaliativas a critrio do professor 6,0 pontos (Avaliao) 2,0 pontos (ATPS) 2,0 pontos (Entrega dos exerccios/problemas propostos pela professor) Atividades prticas: 0 Atividades tericas: 10 Total: 10 2 Avaliao: Peso: 6,0 Prova escrita Oficial da Universidade 6,0 pontos (Avaliao) 2,0 pontos (ATPS) 2,0 pontos (Entrega dos exerccios/problemas propostos pela professor) Atividades prticas: 0 Atividades tericas: 10 Total: 10

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 9

Ementa PEA
Cronograma de Aulas Semana: 1 Tema:
Apresentao da disciplina, do contedo, do critrio de avaliao e do livro texto. Conceitos iniciais. Reviso de Diagramas de Esforos Cortantes e Momentos Fletores. Eixos. Rolamentos. Avaliao Parcial DATA: 09 e 10/10/2013 Transmisses. Unies. Prova Escrita Oficial DATA: 11 e 12/12/2013 Reviso e Preparao para Prova Substitutiva. Prova Substitutiva DATA: 18 e 19/12/2013
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 10

2 3, 4 e 5 6, 7 e 8 9 10 e 11 12, 13, 14, 15, 16 e 17 18 19 20

Introduo:

Pergunta fundamental Viso geral da disciplina


Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 11

Pergunta Fundamental:
Do que trata esta disciplina? Esta disciplina assim como outras (resistncia dos materiais, sistemas mecnicos, projetos mecnicos, etc.) tm por objetivo o estudo dos componentes bsicos que, ao se associarem, permitem a montagem de um sistema mecnico. Por que este conhecimento importante para o engenheiro? Dimensionamento e funcionamento dos vrios elementos componentes de mquinas; Aumento de eficincia operacional (lucro para empresa); Agiliza, facilita, melhora o trabalho/atividade do trabalhador; Etc.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 12

Viso geral da disciplina:


O que uma mquina? Toda mquina um dispositivo, simples ou complexo, capaz de alterar uma fora (seja em intensidade e/ou direo e/ou sentido), com o intuito de ajudar o homem a cumprir uma determinada tarefa com um mnimo de esforo muscular. Do que constituda uma mquina? Elementos Fixos: porcas, parafusos, rebites... Elementos Mveis: engrenagens, correntes, correias, polias...

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 13

Viso geral da disciplina:


O que so eixos? Elementos de mquinas utilizados para suportar componentes rotativos e/ou transmitir potncia ou movimento rotativo ou axial.

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 14

Viso geral da disciplina:


O que so rolamentos? Elementos de mquinas utilizados para permitir o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Os rolamentos tornaram possveis muitas das mquinas de hoje em dia. Sem os rolamentos, seria necessrio trocar frequentemente peas que se desgastariam com o atrito.

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 15

Viso geral da disciplina:


O que so elementos de transmisso? So os componentes responsveis por transmitir movimento e potncia. A transmisso entre dois elementos tem por objetivo transferir ou transformar a direo e os valores das foras e dos movimentos. O que so sistemas de transmisso? So sistemas montados com esses elementos e tem o objetivo de transmitir movimento e potncia a outros sistemas, como por exemplo uma polia condutora que transmite energia e movimento polia conduzida. Sistemas de transmisso tambm podem variar as rotaes entre dois eixos.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 16

Viso geral da disciplina:


Quais so os principais elementos de mquinas para transmisso? So: correias e polias, correntes, engrenagens, rodas de atrito, roscas, cabos de ao, cames, parafusos de elevao e movimento, molas, acoplamentos, freios e embreagens. Como se d a transmisso de movimento e potncia? A transmisso se d por forma e por atrito

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 17

Concepo:
Forma (possuem forma adequada para encaixe):

Atrito (boa centralizao, pequenos esforos):

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 18

Tipos de Transmisso:
Contato direto: rodas de atrito; engrenagens; cames. Ligao flexvel: correntes; correias; cabos. Ligao rgida: biela; manivela; excntricos.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 19

Ligao entre eixos: acoplamentos; embreagens.

Concepo:
Polias e correias: so elementos de mquina que transmitem movimento de rotao entre eixos por intermdio das polias. as correias podem ser contnuas ou com emendas. as polias so cilndricas, fabricadas em diversos materiais. baixo custo inicial. elevada resistncia ao desgaste. funcionamento silencioso. adequadas para uso em grandes distncias entre eixos.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 20

Modos de Transmisso:
Polias e correias:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 21

Concepo:
Unies: Quando a potncia precisa ser transmitida para, ou fornecida de, um eixo rotativo, necessrio afixar ao eixo componentes tais como polias, rodas dentadas ou engrenagens ao eixo. Essa fixao (e alinhamento dos elementos) feita por meio de chavetas, estrias, cavilhas e pinos. As unies podem ser do tipo eixo-eixo ou eixo-cubo.

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 22

Tipos de Unio:
Unies:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 23

Tipos de Unio:
Unies:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 24

Concepo:
Engrenagens: so elementos de transmisso geralmente metlicos de movimento e fora entre eixos. tambm chamados de rodas dentadas. transmitem movimento e fora entre dois eixos. muito usado para variar o nmero de rotaes entre dois eixos. encaixe que evita o escorregamento. transmisso de movimento geralmente barulhenta.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 25

Modos de Transmisso:
Engrenagens:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 26

Concepo:
Parafusos de potncia: so fabricados em ao, ao inoxidvel ou ligas de cobre. transformar um movimento angular em movimento linear, alm de transmitir potncia. podem ser acionados de forma manual, hidrulica, eltrica, mecnica, etc., dependendo de sua aplicao e do trabalho que vai desempenhar. Usualmente utilizados em tornos, macacos, prensas e morsas.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 27

Modos de Transmisso:
Parafusos de potncia:
Morsa de bancada

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 28

Concepo:
Molas: so elementos que absorvem impactos e/ou vibraes. so elementos elsticos que exercem uma fora resistente quando sua forma modicada. so classificadas quanto: forma geomtrica, forma do material, esforo.

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 29

Modos de Transmisso:
Molas:

Mola de trao

Mola de compresso

Mola de toro
Slide 30

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Concepo:
Freios: so elementos utilizados para parar algo que se desloca ou para impedir que algo se desloque. Embreagens: so acoplamentos no permanentes utilizados quando necessita-se que haja a conexo e a desconexo das rvores sem a necessidade de desmontar o acoplamento.
Ambos so normalmente acoplados a eixos rotativos, atuando no sentido de alterar velocidades angulares e no lineares.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 31

Modos de Transmisso:
Freios e embreagens:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 32

Concepo:
O que uma mquina? Uma mquina um conjunto de mecanismos, e os mecanismos so constitudos de peas entendidas como elementos fisicamente separveis do conjunto. Portanto, projetar uma mquina projetar suas peas. O que significa projetar suas peas? Significa determinar: forma, dimenses (cotas), tolerncias (dimensionais), materiais e seus tratamentos.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 33

Dimensionamento:
Consiste na determinao das dimenses de um elemento de mquina de tal forma que ele possa resistir s solicitaes impostas durante o trabalho.
E quais so essas solicitaes?
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 34

Fatores de Projeto:
Resistncia; Fadiga e falha; Confiabilidade; Atrito e efeitos trmicos; Corroso e desgaste; Custo e segurana; Forma e tamanho; Rigidez; Etc... Outros conhecimentos...
Slide 35

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Dimensionamento:
Polias e Correias: torques transmitidos pelas polias; esforos de trao nas correias; esforos transversais. Correntes: carga mxima; fator de servio e de lubrificao; carga de ruptura. Engrenagens: foras e momentos atuantes; tenso de flexo no p do dente; presso superficial no flanco do dente.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 36

Dimensionamento:
Parafusos: esmagamento e cisalhamento; tenses combinadas; flambagem elstica. Molas: critrios de resistncia e rigidez; dimensionamento esttico e dinmico; critrios de fadiga. Freios e embreagens: foras e momentos atuantes; distribuio das presses; relaes entre presses.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 37

Introduo:

Consideraes no projeto de elementos de mquinas Ciclo de desenvolvimento do produto Formulao e Clculo do Problema Projeto assistido por computador e Coeficiente de Segurana
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 38

Introduo:
A essncia da engenharia a utilizao dos recursos e as leis da natureza para beneficiar a humanidade. O projeto de engenharia mecnica um segmento da engenharia: ele se relaciona com o conceito, projeto, desenvolvimento, refinamento e fabricao de elementos e de mquinas de todos os tipos. Consideraes ecolgicas: utilizao de materiais reciclados dentro de perodos razoveis de tempo sem danos ao ar e poluio agua e minimizao das taxas de consumo de fontes de energia no renovveis para conservao dos mesmos.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 39

Introduo:
Consideraes sociais: A engenharia tem seus esforos dirigidos para os seguintes nveis: 1. Sobrevivncia 2. Segurana 3. Aceitao Social 4. Status 5. Auto-satisfao. Atualmente uma % maior de sistemas de produo tem sido projetados para prover a sociedade com produtos que estejam acima das necessidades bsicas de sobrevivncia e segurana, pensando em satisfazer as outras necessidades do consumidor.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 40

Ciclo de Desenvolvimento:
O ciclo de desenvolvimento do produto vai desde a concepo at a fabricao final do mesmo. Inclui etapas como: idealizao e esboos, desenhos detalhados, pesquisa, lista de materiais, estudo de viabilidade, clculos, simulaes, testes e fabricao do produto final. No caso dos elementos de mquinas, que so solicitados por cargas e esforos durante a operao, um dos pontos mais crticos do projeto o correto dimensionamento para suportar tais cargas.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 41

Ciclo de Desenvolvimento:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 42

Formulao e Clculo:
Todo engenheiro trabalha com um grande nmero de variveis, que formam o chamado espao de projeto, ou seja, o conjunto de todos os fatores que influem sobre a configurao do projeto, seu custo de fabricao e operao, seu desempenho em servio, etc. Dentre as principais variveis, tem-se: Valores de carga (foras, momentos, presses); Valores de carregamento; Variao da temperatura durante a operao; Propriedades dos materiais utilizados; Tipos de vnculos e restries; Nvel de segurana.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 43

Formulao e Clculo:
Destas variveis, muitas so incgnitas no incio do projeto, portanto, comum possuirmos incgnitas em um projeto preliminar, como por exemplo, as dimenses do componente, espessura de parede e at mesmo a especificao do material. Por isso importante que o engenheiro desenvolva hbitos computacionais cuidadosos, ser organizado e manter registros de documentaes e hipteses para as tomadas de deciso ao longo do trabalho. Um pequeno roteiro das tarefas a serem realizadas durante um projeto, tem-se:
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 44

Formulao e Clculo:
Definio do problema; Declarao dos dados; Elaborao de hipteses apropriadas; Decises preliminares do projeto; Croquis do projeto; Modelos matemticos; Anlise do projeto; Avaliao; Documentao dos resultados.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 45

Projeto auxiliado por computador:


O surgimento do computador provocou uma revoluo no projeto e na anlise de engenharia. A medida que o projeto avana, os croquis so substitudos por desenhos formais, hoje, por meio do desenho auxiliado por computador.
CAD: Computer Aided Design (desenho assistido por computador) CAE: Computer Aided Engineering (engenharia assistida por computador) CAM: Computer Aided Manufacturing (manufatura assistida por computador) FEM: Finite Element Method (Mtodo dos elementos finitos).
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 46

Projeto auxiliado por computador:

CAD CAM CAE


Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 47

Projeto auxiliado por computador:


FEM

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 48

Relatrio de Engenharia:
A comunicao das suas idias um aspecto muito importante da engenharia. O engenheiro necessariamente precisa: Elaborar propostas, relatrios tcnicos, apresentaes e interagir com outras pessoas. Por isso, muito importante que o engenheiro desenvolva suas habilidades de comunicao. E claro, que a viso tica e moral deve sempre estar presente na vida do engenheiro.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 49

Fatores de Projeto / Segurana:


A tenso de projeto dada como o nvel de tenso calculada multiplicada por um fator de projeto ou coeficiente de segurana.

Projeto = Calculada . CS
O CS sempre um nmero maior do que 1. Alternativamente, uma tenso admissvel usada no lugar da tenso de projeto. Essa tenso est baseada no limite de escoamento do material e dada por:

Admissvel

LE = CS
Slide 50

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Fatores de Projeto / Segurana:


A utilizao da tenso de projeto prefervel, uma vez que est baseada na estimativa de tenso mxima aplicvel. Se o valor de CS for muito grande haver um superdimensionamento dos componentes, isto , ou muito material ser utilizado ou uma liga com resistncia maior do que a necessria ser empregada. Os valores de CS situam-se geralmente entre 1,0 e 4,0 e a seleo desse valor depende de vrios fatores: questes econmicas, experincia prvia, preciso de determinao da propriedades, consequncias das falhas, etc.
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 51

Fatores de Projeto / Segurana:


n = x.y.z.w
Valores de x (tipo de material) x = 2,0 para materiais comuns x = 1,5 para aos de qualidade e aos liga Valores de y (tipo de carga) y = 1,0 para carga constante y = 2,0 para carga intermitente y = 3,0 para carga alternada

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 52

Fatores de Projeto / Segurana:


n = x.y.z.w
Valores de z (tipo de carga) z = 1,0 para carga gradual z = 1,5 para choques leves z = 2,0 para choques bruscos Valores de w (contra falhas de fabricao) w = 1,0 a 1,5 para aos w = 1,5 a 2,0 para ferro fundido

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 53

Normas de Projeto / Segurana:


Muitas associaes de engenharia e agncias governamentais desenvolvem normas para reas especficas de projetos. Algumas so recomendaes, outras tem fora de lei. As principais delas so: AGMA: American Gear Manufacuturers Association AISC: American Institute of Steel Construction AISI: American Iron and Steel Institute ANSI: American National Standards Institute ASM International: American Society for Metals ASME: American Society of Mechanical Engineers
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 54

Normas de Projeto / Segurana:


ASTM: American Society of Testing and Materials AWS: American Welding Society AFBMA: Anti-Friction Bearing Manufacturers Association ISO: International Standards Organization NIST: National Institute for Standards and Technology SAE: Society of Automotive Engineers SPE: Society of Plastics Engineers UL: Underwriters Laboratories
Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013 Slide 55

Graduao em Mecatrnica Industrial

Disciplina: ELEMENTOS DE MQUINAS

APRESENTAO DA DISCIPLINA CONCEITOS INICIAIS

Atividade Prtica Supervisionada ATPS


Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

ATPS:
A ATPS um desafio prtico para o desenvolvimento de diversas competncias nos alunos. Os relatrios das ATPSs devem ser produzidos de acordo com as normas ABNT (descritas no slide 68).

ATPSs copiadas sero zeradas !!!!

Aula 09 (Rel.1 e 2) Aula 17 (Rel.3 e Prot.)

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 57

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 58

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 59

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 60

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 61

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 62

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 63

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 64

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 65

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 66

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 67

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 68

ATPS:

Grace Kelly Quarteiro Ganharul 2013

Slide 69

You might also like