You are on page 1of 2

Nome: Ubirajara Soares Monteiro. Fichamento. Del Priore, Mary. Histrias do cotidiano / Mary Del Priore.

So Paulo : Contexto , 2001. Pag. 46-94. A autora aborda de maneira apurada aspectos simblicos dos brinquedos, sendo na figura das bonecas um brinquedo envolto de simbolismos que oscila entre religioso ao ldico. Faz uma aluso a boneca Barbie, para ele o simbolismo inserido nela, remeteria a um padro de juventude americana, ou seja, de um estilo de vida cor de rosa para uma gerao de meninas em sua maioria pobres. No aspecto relacional com a boneca traz a ideia da beleza fsica como chave para um padro de popular e de felicidade, que promove a competio e comparao (p.46 -47) "Falo mal da Barbie para lembrar a mes, educadoras, psiclogas e professoras que somos responsveis pela construo da subjetividade de nossas meninas. Mas a futilidade de Barbie no exclui a sua utilidade de lembrar-nos que temos de lutar por valores melhores do que o dinheiro ou de desejarmos para nossas filhas outra coisa que tornar-se simples mulherobjeto." (p.47) A autora argumenta que hoje a auto-felicidade vem antes dos cuidados entre os cnjuges sendo contraditrio a funo bsica de garantia da sobrevivncia. Enxerga na televiso um meio de transmisso perigoso que est permeado de falsos conceitos que vo na contra mo do viver junto. (p.48.49) O texto faz uma relao entre humanos e seus animais de estimao, abordando o trato maternal com os mascotes, e cita o antroplogo Marcel Maus ao falar que o gato seria o nico animal que domesticou o homem, refletindo que o gato permanece como prisioneiro selvagem (pag.53). A autora aborda o contexto histrico das relaes entre humanos e gatos, no decorrer das civilizaes com as variadas representaes, em contraponto ela traz a figura do co, que se configura na dependncia da figura humana e auxiliando os homens nas mais variadas funes, sendo de certa forma uma anttese do gato (pag.54). Outro ponto significativo no texto a relao especial dos animais domsticos com os indivduos, visto que podem suprir lacunas nos mais variados campos das carncias humanas. Porm, estes animais infestam as cidades, e em muitos casos refletem a solido e o abandono das grandes cidades (pag. 55-56). Aponta diferentes formas sanitrias de colonizao entre portugueses e holandeses no que diz respeito a limpeza e manuteno das colnias e contrape a costumes indgenas de higiene pessoal e conscincia sanitria coletiva (pag. 58-59).

Nesta parte a autora critica o Brasil como pais dos contrastes, e cita as diferenas entre educados e mal-educados na concepo do dicionrio Aurlio, e prope a reflexo de que no conhecemos um processo civilizatrio capaz de nos educar como em outros pases. Desenvolve um pensamento sobre o desejo narcsico de exibio, e dos costumes que levam a buscar a preferncia nas mais variadas reas (p.61).

A autora analisa o desejo de romper os ritos sufocantes do cotidiano, que tem levado as pessoas a considerar mais pertinentes e relevantes as viagens e as evases que lhes satisfaam os sentidos (pag.65). A autora usa o exemplo da divulgao de uma notcia impactante para mostrar como a sociedade indiferente em relao as adversidades da vida, ressaltando o carter de banalizao das relaes pessoais em relao a tecnologia. Faz tambm uma reflexo da mdia que torna as pessoas apticos consumidores. (p.68-69) Com a citao de exemplos de como a aristocracia ou as elites modelaram o pas a seu favor na histria do Brasil, que esta est repleta de grupos que se organizam a sua revelia o estado para ocupar o seu lugar, como fizeram os senhores de engenho no passado ou os economistas hoje. Segundo a autora o conhecimento melhor os cinco sculos da histria do Brasil e explicar isso aos nossos filhos talvez nos ajude a no repetir a histria nos prximos 500 anos (pag. 73-75.) O dia das mes significa um imbatvel estimulador de vendas para o comrcio e teses cientficas sustentam que a sociedade brasileira considera a maternidade uma atividade essncia (p.81) A educao toma o lugar, pouco a pouco, das antigas formas de disciplinas repressivas (p.88) No existem palavras de consolo para tranqulizar mulheres batidas, seviciadas, maltratadas, roubadas. No h gesto de solidariedade que baste em relao aos seus familiares (p.91) Para aquelas que evitam tomar medida de sua prpria fragilidade, o vazio num momento de solido pode aparecer como algo detestvel. Pode mesmo ser confundido com doena, com depresso e ser mascarado com remdio (p.93)

You might also like