You are on page 1of 28

LISTA DE EXERCCIOS PROF: JANDER

Questo 1) Se um gentipo representado por questo:

porque os genes em

a) situam-se no mesmo par de homlogos. b) situam-se em cromossomos sexuais. c) segregam-se independentemente. d) so alelos mltiplos. e) determinam dois caracteres recessivos.

Questo 2) UFRGS-RS O esquema a seguir representa determinados genes alelos, localizados no mesmo par de homlogos.

Assinale a alternativa correta. a) Em I, a freqncia de crossing over mais significativa. b) Em II, a probabilidade de ligao maior. c) Em II, a probabilidade de recombinao gnica menor. d) Em I, a ligao menos freqente. e) Em II, a probabilidade de recombinao maior.

Questo 3) . Considere as clulas A e B representadas abaixo e suponha que elas pertenam a linhagens germinativas de dois diferentes organismos. Aps sofrer a meiose, uma clula A e uma clula B originaro, respectivamente, quantos e quais tipos de gametas, se no houver permutao na meiose?

a) 2 (Ab/aB), 4 (cD/Cd/CD/cd) b) 2 (Ab/aB), 2 (CD/cd ou Cd e cD) c) 1 (Ab ou aB), 4 (CD/Cd/cD/cd) d) 4 (Ab/aB/AB/ab), 2 (CD/cd) e) 1 (Ab ou aB), 2 (CD/cd ou Cd e cD)

Questo 4) UEL-PR Em tomates, o fruto vermelho (V) dominante sobre fruto o amarelo (v). A planta alta (A) dominante sobre a planta baixa (a). Os dois genes esto localizados no mesmo cromossomo e no apresentam crossing over. Quais os fentipos esperados para os descendentes de dois indivduos com o seguinte gentipo:

a) apenas altos e vermelhos. b) apenas amarelos e baixos. c) altos e vermelhos e amarelos e baixos. d) baixos e vermelhos e altos e amarelos. e) altos e vermelhos, amarelos e baixos, baixos e vermelhos e altos e amarelos.

Questo 5). Suponha que o gene que determina o albinismo (a) esteja em ligao fatorial total com um gene (l) que letal recessivo. No cruzamento abaixo, qual a probabilidade de aparecerem, na descendncia, indivduos albinos?

AL / al x Al / aL

Questo 6) UFU-MG Consideremos a segregao de dois pares de alelos durante a meiose. Supondo-se que no houve crossing over entre os dois cromossomos, os gametas formados so:

a) 50% Ab, 50% Ba. b) 25% A, 25% B, 25% a, 25% b. c) 100% AaBb. d) 50% AB, 50% ab. e) 50% Aa, 50% Bb.

Questo 7) PUC-SP Generalizando a formao dos gametas de uma fmea de drosfila com linkage, no absoluto, onde ocorre crossing over, poderamos afirmar que em I, II, III e IV os cromossomos transportam os seguintes genes, respectivamente:

a) AB, Ab, aB e ab b) Ab, ab, aB e ab c) AB, Ab, ab e AB d) AB, AB, AB e AB e) ab, ab, ab e ab

Questo 8) UCBA Um indivduo apresenta os seguintes cromossomos:

e produz gametas dos seguintes tipos:

Durante a meiose ocorreu: a) mutao. b) dominncia. c) permuta. d) no-disjuno. e) segregao independente.

Questo 9) UFRGS-RS O esquema abaixo refere-se a uma clula diplide que, durante a meiose, sofrer permutao entre os genes A e B.

Assinale a alternativa que apresenta todos os tipos de gametas normais que podem ser formados por essa clula.

a) AbCe; abCe; aBCe; ABCe b) AbC; e; ABC; e c) AbCe; ABCe d) AbCe; aBCe e) AabCe; AaBCe; AbCe; aBCe

Questo 10) Fuvest-SP Em determinada espcie, os loci dos genes A e B situam-se no mesmo cromossomo. Na meiose de um indivduo duplo heterozigoto AB/ab, ocorre permutao entre esses loci em 80% das clulas. A porcentagem esperada de gametas Ab que o indivduo formar :

a) 10%

d) 40%

b) 20% c) 30%

e) 80%

Questo 11) UEL-PR Na meiose de um indivduo AB/ab, ocorre crossing over entre esses genes em 40% das clulas. A freqncia de gametas AB, Ab, aB e ab produzidos por esse indivduo deve ser, respectivamente:

a) 10%, 40%, 40% e 10%. b) 30%, 20%, 20% e 30%. c) 30%, 30%, 20% e 20%. d) 40%, 10%, 10% e 40%. e) 40%, 40%, 10% e 10%.

Questo 12) Unirio-RJ Suponha que 100 clulas germinativas entrem em meiose e que essas clulas tenham o seguinte gentipo:

Quantos gametas recombinantes sero formados se 20 das 100 clulas apresentarem permutao na meiose?

a) 20 b) 40 c) 80

d) 160 e) 180

Questo 13) UFTM-MG Considere duas caractersticas determinadas por dois diferentes pares de genes situados em um mesmo par de cromossomos autossmicos, como exemplificado no esquema.

Suponha que 500 clulas germinativas, com o mesmo gentipo da clula anterior, entrem em meiose e que 20% dessas clulas apresentem permutao. O nmero de gametas recombinantes que se espera encontrar ao final do processo :

a) 200 b) 400 c) 500 d) 1.000 e) 2.000

Questo

14)

Mackenzie-SP que ocorre

A na

figura

seguir e

representa tem como

_________________,

______________

consequncia _______________

A alternativa que preenche, correta e respectivamente, os espaos anteriores : a) crossing over, metfase da mitose; a variabilidade gentica. b) o pareamento de cromtides-irms; anfase I da meiose; a troca de genes alelos. c) o crossing over, prfase I da meiose; a variabilidade gentica. d) a segregao de cromossomos homlogos; anfase I da meiose; a formao de clulas haplides. e) o pareamento de cromossomos homlogos; metfase da mitose; a formao de gametas.

Questo 15) Um indivduo de gentipo AaBb cujos genes se encontram em linkage em posio cis, apresenta crossing over em 40% de suas clulas.

a) Quais os tipos e propores de gametas gerados por esse indivduo? b) Qual a taxa de crossing over entre os genes citados?

Questo 16) UFPE Na elaborao de mapas cromossmicos, devem ser consideradas as taxas de recombinao entre os loci gnicos. Considerando o gentipo ilustrado na figura e as freqncias de recombinao mostradas para os gametas oriundos, correto afirmar que:

a) os gametas AB e ab (parentais) sero observados em maior freqncia. b) os gametas recombinantes ocorrerro com frequncia de 60% (figura 1). c) os gametas no-recombinantes ocorrerro com freqncia de 40% (figura 2).

d) o processo de permutao (figura 1) ocorre na prfase II da meiose. e) os gametas duplo-recessivos so obtidos em menor freqncia.

Questo 17) UFMT Cruzando-se os indivduos PpRr pprr, obtiveram-se os seguintes descendentes, nas propores indicadas: PpRr = 40% Pprr = 10% ppRr = 10% pprr = 40% Esses resultados permitem concluir que os genes P e R:

a) situam-se no mesmo cromossomo. b) segregam-se independentemente. c) interagem. d) fazem parte de uma srie de alelos. e) situam-se nos cromossomos sexuais.

Questo 18) Unirio-RJ Um cruzamento entre dois indivduos, com os gentipos DdEe ddee, originou 42 descendentes com gentipo DdEe, 160 Ddee, 168 ddEe e 40 ddee. Sobre os genes D e E, podemos concluir que:

a) esto ligados, e h permuta entre eles. b) esto ligados, e no h permuta entre eles. c) segregam-se independentemente, e h permuta entre eles. d) segregam-se independentemente, e no h permuta entre eles. e) no esto ligados, logo segregam-se independentemente.

Questo 19) PUC-SP Suponha que, em uma certa espcie de dpteros, os genes para cor do olho e tamanho da asa estejam localizados no mesmo cromossomo. Sabe-se que o olho marrom (M) dominante sobre o olho branco (m) e que a asa longa (L) denominante sobre asa curta (l). Uma fmea de

olho marrom e asa longa cruzada com um macho de olho branco e asa curta produziu a seguinte descendncia:

A constituio da fmea utilizada no cruzamento :

Questo 20) Mackenzie-SP Considere o seguinte cruzamento: AaBb x aabb. Descendncia:

O gentipo do indivduo heterozigoto ________, e a taxa de permutao entre os genes a e b

Questo 21) Um indivduo homozigoto para os genes a e b cruzado com um homozigoto dominante e, o F1 retrocruzado com o tipo parental duplorecessivo. Obtm-se os seguintes descendentes:

Qual a freqncia aproximada de permuta entre a e b? a) 5% b) 10% c) 15%

d) 20% e) 25%

Questo 22) FM Santos-SP Um indivduo homozigoto para os genes c e d cruzado com um homozigoto selvagem, e o F1 retrocruzado com o tipo parental duplo recessivo. So obtidos os seguintes descendentes:

A porcentagem de recombinao entre c e d de: a) 2% b) 0,5% c) 10% d) 5% e) 3%

Questo 23) UFPE A freqncia de recombinao entre os loci A e B de 10%. Em que percentual sero esperados descendentes de gentipo AB // ab, a partir de progenitores com os gentipos mostrados na figura?

a) 5% b) 90% c) 45% d) 10%

e) 20%

Questo 24) PUC-MG Em um caso de linkage, dois genes A e B, autossmicos, distam entre si 20 UR. Considere o seguinte cruzamento:

Qual a freqncia esperada de machos com o gentipo AB/ab? a) 100% b) 50% c) 25% d) 10% e) 5%

Questo 25) No milho, so conhecidos dois pares de genes em ligao fatorial linkage:

Sabendo-se que a freqncia de permutao entre os genes V e B de 20%, determine, para um total de 1.000 indivduos, como ser a descendncia do cruzamento abaixo:

Questo 26) Um indivduo duplo-heterozigoto (AaBb), cujos genes se encontram em posio cis, apresenta crossing over em 40% de suas clulas. Quais tipos de gametas so produzidos e em que proporo? Quais so os tipos formados atravs da recombinao? Qual a freqncia de crossing over formada?

Questo 27) Unisa-SP Plantas altas, de flores vermelhas, foram cruzadas com plantas baixas, de flores brancas, resultando apenas em descendentes altos e de flores vermelhas. Feito o retrocruzamento, os quatro fentipos possveis da descendncia surgiram na proporo de 1:1:1:1. Isso significa que os genes para altura e cor das flores das plantas:

a) apresentam vinculao (linkage). b) no se situam no mesmo cromossomo. c) so eqidistantes do centrmero no mesmo cromossomo. d) apresentam taxa de permuta de 25%. e) apresentam epistasia.

Questo 28) UFRJ Considere a existncia de dois loci em um indivduo. Cada loco tem dois alelos A e a e B e b, sendo que A e B so dominantes. Um pesquisador cruzou um indivduo AaBb com um indivduo aabb. A prole resultante foi:

O pesquisador ficou surpreso, pois esperava obter os quatro gentipos na mesma proporo, 25% para cada um deles. Esses resultados contrariam a 2 lei de Mendel ou lei da segregao independente? Justifique sua resposta.

Questo 29) Em alguns casos, na gentica, a proporo dos gametas formados no obedece 2 lei de Mendel. Neste caso, temos um caso de ________ ou ________. Nesta situao, os gametas que so formados em maior proporo so ditos ________, e os gametas formados em menor proporo so ditos ________. Assinale a alternativa que trz as palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto. a) epistasia interao gnica maiorais filiais b) ligao gnica recombinao gentica dominantes recessivos c) epistasia recombinao gnica parentais recombinantes d) ligao gnica linkage parentais recombinantes e) interao gnica linkage dominantes recessivos

Questo 30) Mendel, nas primeiras experincias sobre hereditariedade, trabalhou com apenas uma caracterstica de cada vez. Posteriormente, ele acompanhou a transmisso de dois caracteres ao mesmo tempo, e os resultados levaram-no a concluir que: fatores para dois ou mais caracteres so transmitidos para os gametas de modo totalmente independente. Esta observao foi enunciada como 2 lei de Mendel ou lei da segregao independente, a qual no vlida para os genes que esto em ligao gnica ou linkage, isto , genes que esto localizados nos mesmos cromossomos.

Observe as seguintes propores de gametas produzidos

pelo dibrido AaBb em trs situaes distintas: I. AB (25%); Ab (25%); aB (25%); ab (25%) II. AB (50%); ab (50%) III. AB (40%); Ab (10%); aB (10%); ab (40%) Quais os mecanismos presentes em I, II e III?

Questo 31)

UFG-GO A transferncia das mensagens genticas se faz

atravs da reproduo, que, quando sexuada, permite que cromossomos homlogos pareiem genes alelos. Considerando o exposto: a) diferencie, exemplificando, genes ligados e a segunda lei de Mendel; b) explique o fenmeno da permutao e cite duas de suas conseqncias.

Questo 32) UFJF-MG Complete o quadro abaixo, informando o tipo de herana e como os genes se localizam nos cromossomos:

Questo 33) Fuvest-SP Foram realizados cruzamentos entre uma linhagem pura de plantas de ervilha com flores prpuras e gros de plen longos e outra linhagem pura, com flores vermelhas e gros de plen redondos. Todas as plantas produzidas tinham flores prpuras e gros de plen longos. Cruzandose essas plantas heterozigticas com plantas da linhagem pura de flores vermelhas e gros de plen redondos, foram obtidas 160 plantas: 62 com flores prpuras e gros de plen longos; 66 com flores vermelhas e gros de plen redondos; 17 com flores prpuras e gros de plen redondos; 15 com flores vermelhas e gros de plen longos. Essas freqncias fenotpicas obtidas no esto de acordo com o esperado, considerando-se a segunda lei de Mendel (lei da segregao independente).

a) De acordo com a 2 lei de Mendel, quais so as freqncias esperadas para os fentipos?

b) Explique a razo das diferenas entre as frequncias esperadas e as observadas.

Questo 34) Unisa-SP Thomas Morgan elaborou os mapas cromossmicos de Drosophila melanogaster, onde assinalava as distncias relativas entre os genes situados num mesmo cromossomo. A construo desses mapas s foi possvel aceitando-se uma suposio bsica de que: a) a ocorrncia do crossing over ocorresse durante a meiose. b) os genes alelos ocupassem os mesmos loci. c) os genes alelos estivessem em dose dupla. d) os genes no-alelos de um mesmo cromossomo estivessem dispostos linearmente ao longo dele. e) s houvesse crossing over na gametognese das fmeas.

Questo 35) ESAN-RN Em drosfilas, os genes que determinam cor do corpo e comprimento das asas situam-se no mesmo cromossomo e, entre eles, h 17 unidades de recombinao (UR). Por isso, a porcentagem de crossing over entre esses genes :

a) 68% b) 34% c) 17% d) 8,5% e) 4,25%

Questo 36) Mackenzie-SP Analisando-se dois pares de genes em ligamento fatorial (linkage) representados pelo hbrido BbRr, uma certa espcie apresentou a seguinte proporo de gametas:

Pela anlise dos resultados, pode-se concluir que a distncia entre os genes B e R de:

a) 48,5 morgandeos. b) 97 morgandeos. c) 1,5 morgandeo. d) 3 morgandeos. e) 50 morgandeos.

Questo 37) O cruzamento de indivduos produziu a seguinte descendncia:

Qual a distncia relativa entre os genes considerados? a) 34 UR b) 17 UR c) 8,5 UR d) 4,2 UR e) 0,85 UR

Questo 38) Vunesp Se num mapa gentico, a distncia entre os loci A e B de 16 morgandeos, qual a freqncia relativa dos gametas AB, Ab, aB, ab produzidos pelo gentipo AB/ab?

Questo 39) Um indivduo apresenta o seguinte gentipo Ab//aB. Sabendo que a distncia entre os dois loci de 8 UR, quais so as freqncias que podem ser esperadas na produo de gametas?

Questo 40) PUC-SP Sabendo-se que a distncia entre dois genes, A e B, localizados num mesmo cromossomo, de 16 unidades de recombinao, pode-se dizer que os gametas produzidos por um indivduo sero:

Questo 41) PUC-MG Um indivduo apresenta o gentipo

Sabendo-se

que a distncia entre os dois loci de 6 unidades de recombinao, quais so as freqncias que podero ser esperadas na produo dos gametas?

Questo 42) Sabendo-se que a freqncia de permutao entre os genes A e C de 20% e que entre os genes B e C de 10%, ento a distncia entre os genes A e B ser: a) 10 morgandeos. b) 30 morgandeos. c) 10 ou 30 morgandeos. d) 20 morgandeos. e) 20 ou 10 morgandeos.

Questo 43) FCMSC-SP Em drosfilas, a freqncia de permuta entre os genes w e bi de 5,4% e entre os genes w e y de 1,5%. Para poder concluir que os genes se situam no cromossomo na ordem y-w-bi, a freqncia de permuta entre y e bi deve ser igual a: a) 1,5% b) 3,9% c) 5,4% d) 6,9% e) 8,4%

GABARITO
01) LETRA A 02) LETRA E 03) LETRA A

04) LETRA C

05) 1/3 de albinos

06) LETRA D

07) LETRA A

08) LETRA C

09) LETRA A

10) LETRA B

11) LETRA D

12) LETRA B

13) LETRA A

14) LETRA C

15) a) AB = 40%, ab= 40%, Ab=10%, aB=10% b) A taxa de crossing-over de 20%. 16) LETRA A

17) LETRA A

18) LETRA A

19) LETRA A

20) LETRA B

21) LETRA B

22) LETRA C

23) LETRA C

24) LETRA E

25) Taxa de Recombinao = 20%

10% de Bbvv = 100 plantas altas e verdes 40% de BbVv = 400 plantas altas e roxas 40% de bbvv = 400 plantas baixas e verdes 10% de bbVv = 100 plantas baixas e roxas 26) AB/ab (posio cis) 40% das clulas com crossing over: 10% AB; 10% Ab; 10% aB; 10% ab.

60% sem crossing over: 30% AB; Total de gametas: AB = 40%;

30% ab Ab = 10%; aB = 10%

ab = 40%;

Gametas recombinantes: Ab e aB Taxa de crossing over = 20%

27) LETRA B

28) Os resultados obtidos contrariam a segunda lei de Mendel. A segregao independente somente ocorre quando os pares de genes se situam em diferentes pares de cromossomos homlogos.

29) LETRA D

30) I. Segregao independente dos cromossomos homlogos (genes em cromossomos diferentes). II. Ligao gnica completa (genes no mesmo cromossomo sem crossing over. III. Ligao gnica incompleta (genes no mesmo cromossomo com crossing over com taxa de recombinao = 20%).

31) a) Considere uma clula com dois pares de genes Aa e Bb. Se dois pares estiverem em cromossomos no-homlogos, podem separar-se independentemente, originando gametas B (25%), Ab (25%), de acordo com a segunda lei de Mendel. Se os dois pares (Aa e Bb) estiveresm no mesmo par de homlogos (genes ligados), no se observar segregao independente; se os genes A e B estiverem num dos homlogos e a e b em outro, sero formados gametas AB (50%) e ab (50%); se os genes A e

b estiverem em um dos homlogos e a e B em outro, os gametas formados sero Ab (50%) e aB(50%).

b) Permutao: fenmeno em que ocorre a troca de segmentos entre duas cromtides homlogas. Esse fenmeno permite a formao de maior nmero de tipos de gametas. Com isso, aumenta a variabilidade das espcies, sendo, portanto, importante fator evolutivo.

32)

33) a- Cruzando duplo-heterizogoto co birressivos (VvRr x vvrr), so esperados, de acordo com a lei da segregao independente, 4 tipos de descendentes igualmente distribudos (40 plantas com flores prpuras e gros de plen longos; 40 plantas com flores prpuras e gros de plen redondos; 40 plantas com flores vermelhas e gros de plen longos; 40 plantas com flores vermelhas e gros de plen redondos). Tambm seria vlido dizer aproximadamente 40, pois estamos trabalhando com probabilidades.

b- um caso de linkage, ligao gnica ou ligao fatorial incompleta. As frequncias entre os gametas e descendentes mostram V e R esto no mesmo cromossomo enquanto que v e r, no seu homlogo. Quando os pares de genes ocorrem no mesmo par de cromossomos, as novas combinaes gnicas e o seu percentual vo depender da distncia entre os genes. Os dois parentais formam-se em maior frequncia, e os tipos resultantes de recombinao em menor frequncia. Os genes ligados parcialmente no apresentam completa segregaso independente durante a meiose, contrariando a segunda lei de Mendel (lei da segregao independente de fatores no-alelos). 34) D 35) C 36) D 37) B 38) C 39) Parentais: Ab = 46% / aB = 46% / ab = 4%

Recombinantes: AB = 4% 40) A 41) A 42) C 43) D

You might also like