You are on page 1of 4

AO MONITRIA: NATUREZA JURDICA DOS EMBARGOS E COISA JULGADA.

A Ao Monitria um procedimento de cognio sumria que possui um rito especial e tem como principal objetivo alcanar o ttulo executivo, de forma antecipada sem as delongas naturais do processo de conhecimento, que necessita do proferimento de uma sentena de mrito transitada em julgado para que o processo executivo tenha incio. A natureza jurdica dessa ao muito discutida. Alguns autores dizem tratar-se de uma ao de conhecimento porque sua finalidade fazer com que o Poder Judicirio tome cincia do ttulo que o credor possui e a ele reconhea e atribua o carter de executvel. Dizem, ainda, ter fins condenatrios porque o objetivo do autor a condenao do ru e, consequentemente, proporcionar a interposio da execuo sem as delongas naturais do procedimento ordinrio. E, por fim, um procedimento de cognio sumria posto que o juiz, mediante a apresentao pelo autor de uma prova escrita desde que seja suficiente para formar o seu convencimento acerca da legalidade, defere a expedio do mandado inaudita altera parts, ou seja, sem ouvir a parte contrria. Antnio Carlos Marcato [01], por sua vez, aduz que " um processo misto, integrado por atos tpicos de cognio, em alguns aspectos parecidos com tantos outros que permeiam o sistema processual, bastando lembrar, a ttulo de ilustrao o processo de despejo e os processos possessrios, nos quais, esgotada a fase de cognio e obtida a sentena de mrito, passa-se imediatamente execuo (execuo lato senso), sem a necessidade de instaurao de um novo processo. Trata-se, em suma, de um processo que se desenvolve segundo a postura assumida pelo ru." O nosso Cdigo de Processo Civil, em seu artigo 1.102-A giza: "A ao monitria compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel" (grifo nosso). Ultrapassados os requisitos genricos exigidos por todas as aes, preciso atender aos pressupostos especficos necessrios propositura de uma demanda monitria, quais sejam: prova escrita; desprovimento de eficcia executiva e que tenha por objeto pagamento de quantia em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel. Estando a inicial em ordem, o juiz expede o mandado monitrio. No procedimento da ao monitria, o ru pode adotar uma das trs posies a seguir: o demandado cumpre o mandado, ficando isento do pagamento de custas e honorrios; o ru fica inerte ou pode o demandado oferecer embargos. Esta ltima hiptese abordaremos agora. Discute-se muito na doutrina a natureza jurdica dos embargos na ao monitria. Alexandre Freitas Cmara [02], em sua obra Lies de Direito Processual Civil, V.III, aborda trs correntes que tratam do tema.

A primeira corrente afirma que os embargos tm natureza jurdica de ao autnoma. Segundo os defensores dessa corrente, o ajuizamento dos embargos d vida a um novo processo, de conhecimento, incidente ao procedimento monitrio. Alegam, ainda, que o prprio artigo 1.102-C, caput, do CPC diz que o mandado ficar suspenso, quando os embargos forem interpostos.

Ademais, previu que, julgados improcedentes os embargos, o mandado inicial converte-se de pleno direito em "ttulo executivo", independentemente de sentena final, descartando, assim, a possibilidade dos embargos serem "contestao". Essa corrente doutrinria afirma que os embargos constituem, nitidamente, forma incidental de desconstituio do provimento inicial e/ou de reconhecimento da inexistncia do dbito, o que, no sistema processual brasileiro, feito atravs de nova demanda, geradora de outro processo. Vicente Greco Filho [03] e Liebman so adeptos dessa teoria. Todavia, essa corrente equivoca-se em afirmar que a natureza jurdica dos embargos de uma ao autnoma, uma vez que, segundo Alexandre Cmara, no se pode desconstituir algo que nem eficcia executiva tem, diferentemente do que ocorre nos embargos execuo. A segunda corrente doutrinria, por sua vez, considera a natureza jurdica dos embargos como contestao. Significa dizer que os embargos so uma resposta do demandado, de natureza idntica de uma contestao. Tem-se, ainda, uma terceira corrente. Esta atribui aos embargos a natureza de recurso. Porm, a mesma equivocada, face o Princpio da Taxatividade dos recursos, segundo o qual s recurso aquilo que recebe da lei tal natureza. Assim, tendo em vista que a lei no atribui aos embargos natureza recursal, no h que se cogitar nessa possibilidade. Dessa maneira, a discusso acerca da natureza jurdica dos embargos funda-se nas duas primeiras correntes. No entanto, Alexandre Cmara e Ada Pellegrini [04] defendem que a corrente mais aceita a que considera os embargos como contestao, porque, de acordo com esse primeiro autor, caso se afirmasse que os embargos ao mandado tm natureza de demanda autnoma, estar-se-ia dificultando o acesso justia, j que no se pode imaginar a necessidade do demandado instaurar um processo visando desconstituir algo que no possui eficcia executiva. E o direito ampla defesa? Em qual momento processual da ao monitria o demandado teria oportunidade de se defender, caso fossem os embargos verdadeira ao? Alm disso, a instaurao de um novo processo implicaria a necessidade de recolhimento de custas processuais, pagamento de tributos, como a taxa judiciria, sem

contar com o risco do indeferimento da inicial, o que, na prtica, implicaria na formao do ttulo executivo judicial, sem que houvesse nova oportunidade de ajuizamento da mesma demanda. Aqueles que defendem a natureza de ao autnoma justificam esse entendimento na posio adotada pelo CPC. A lei processual afirma que os embargos tramitam nos mesmos autos do procedimento monitrio (afirmao que s seria necessria se os embargos tivessem natureza de ao autnoma, uma vez que a contestao sempre processada nos mesmos autos da petio inicial), pelo procedimento ordinrio (sabe-se que a contestao no segue procedimento nenhum), e no dependem de segurana do juzo. Todavia, esse entendimento no deve prevalecer. Percebe-se que a lei processual cometeu certas impropriedades terminolgicas. Alexandre Cmara alega que o fato dos embargos serem processados nos mesmos autos no capaz de permitir que se determine sua natureza jurdica, j que existem processos autnomos que tramitam nos mesmos autos, como ocorre com a liquidao de sentena, e incidentes que, embora no dem origem a processo autnomo, levam formao de autos apartados, a exemplo da impugnao ao valor da causa. Afirma tambm que quanto afirmao de que os embargos seguem o procedimento ordinrio, preciso ter em mente que o verdadeiro sentido da norma o de afirmar que, com o oferecimento dos embargos, o procedimento monitrio se converte em ordinrio. No que pertine segurana do juzo, o ilustre doutrinador diz que no se pode confundir os embargos ao mandado e os embargos do executado. Dessa maneira, o nosso entendimento coincide com a corrente mais aceita, que aquela que admite os embargos como meio de defesa, uma verdadeira contestao, haja vista que nesse momento que o contraditrio ir se instaurar, no havendo limitao na matria dos embargos, diferentemente do que ocorre com os embargos do executado. Tanto assim que cabe reconveno, interveno de terceiros e declaratria incidente. O juzo pleno e exauriente, podendo o juiz examinar profundamente as alegaes das partes. Dirimida a questo da natureza jurdica dos embargos, parte-se, agora, para o seu processamento. Os embargos podem ser acolhidos ou rejeitados. Na primeira hiptese, eles podem, ainda, ser acolhidos parcial ou totalmente. Caso os embargos sejam acolhidos parcialmente a sentena liminar (expresso utilizada por Ada Pellegrini ao se referir ao mandado monitrio) perde eficcia na parte atacada, sendo confirmada no resto. H sentena declaratria com improcedncia na parte reformada e os efeitos condenatrios no restante se perfazem. Na hiptese dos embargos serem acolhidos totalmente a sentena liminar no se aperfeioou por causa da condio atendida, ou seja, os embargos. H sentena declaratria de improcedncia do pedido monitrio.

J na rejeio dos embargos tambm h sentena declaratria, uma vez o mandado teve seus efeitos efetivados. A sentena liminar (mandado) do procedimento monitrio continha condenao, com condio suspensiva (embargos), mas no continha declarao. Processado e julgado os embargos, tem-se uma sentena, contra a qual caber apelao, uma vez que contra sentena de qualquer natureza o recurso cabvel apelao. Mas h que se observar se este recurso ter ou no efeito suspensivo. Quando h embargos a sentena definitiva. Se no h embargos, a matria controvertida. Parte da doutrina alega que em no havendo embargos, no h coisa julgada, j que a coisa julgada s incide sobre sentenas ou pelo fato desse provimento preambular (sentena liminar) ser fundado em juzo de probabilidade, no tendo contedo declaratrio capaz de permitir a formao da coisa julgada substancial. Outra parte da doutrina, por sua vez, entende que h coisa julgada, pois sabendose a que a sentena liminar foi tida em juzo de probabilidade, a CERTEZA JURDICA surgir da combinao da probabilidade da existncia do direito aferida pelo juiz com o silncio do demandado (no ofereceu embargos). Essa idia a mesma tida no procedimento comum com a revelia, em que as alegaes do demandante conjuntamente com o silncio do demandado, geram presuno de veracidade. Assim, na verdade, h coisa julgada no procedimento monitrio havendo ou no embargos. preciso atentar para as modificaes no procedimento monitrio introduzidas pela Lei n 11.232, de 22 de dezembro de 2005, cuja vigncia ocorrer aps seis meses da data de publicao, tendo em vista o disposto no seu art.8. O art.1.102-C ganhou nova redao: "No prazo previsto no art.1.102-B, poder o ru oferecer embargos, que suspendero a eficcia do mandado inicial. Se os embargos no forem opostos, constituir-se-, de pleno direito, o ttulo executivo judicial, convertendose o mandado inicial em mandado executivo e prosseguindo-se na forma do Livro I, Ttulo VIII, Captulo X desta Lei." (grifo nosso) Seu pargrafo 3 tambm foi modificado e passa a ter a seguinte redao: "Rejeitados os embargos, constituir-se-, de pleno direito, o ttulo executivo judicial, intimando-se o devedor e prosseguindo-se na forma prevista no Livro I, Ttulo VIII, Captulo X, desta lei." A aludida lei alterou as regras do processo de execuo.Agora, com todas essas modificaes, a sentena no procedimento monitrio passou a ser tambm autoexecutvel, o que reflete a tendncia moderna do processo sincrtico.Ademais, visa-se com a implementao da Lei n 11.232/2005 o atendimento garantia constitucional do processo ter uma durao razovel (inciso LXXVIII do art.5, introduzido pela Emenda Constitucional n45/2004). Enfim, o procedimento monitrio uma modernidade jurdica admitida pela legislao ptria, com o objetivo de alcanar-se a celeridade processual to clamada pela sociedade, todavia sem comprometer a segurana jurdica mnima.

You might also like