You are on page 1of 8

Preservar o Passado Construir o Futuro

Snia Maria de Mattos Lucas*

A importncia da preservao do patrimnio histrico e cultural na contemporaneidade


O desafio dos trabalhos voltados para preservao do patrimnio histrico e cultural no mundo contemporneo tanto maior quanto menos se conhece a herana deixada por nossos antepassados, e quanto menor for o registro, a documentao e a disponibilizao dessas informaes para o cidado comum e o pblico em geral. Com o crescente processo de globalizao, os laos de identidade entre os diferentes grupos sociais, que at h pouco mantinham ntegros os vnculos culturais, passaram a sofrer, num ritmo acelerado, todo tipo de influncias, abrindo-se para pases e culturas do mundo inteiro. No Brasil, particularmente, a grande diversidade de nossas origens tnicas e a dinmica das trocas que ocorrem nos ambientes culturais e naturais em que vivemos, fermentam a tendncia a privilegiar a atualidade dos acontecimentos, recriando novas comunidades, fazendo com que uma parte significativa da sociedade passe a reconhecer-se menos em suas heranas histricas e mais na modernidade e tendncias exgenas produzidas por aqueles que detm o poder de modelar a informao. Em conseqncia, o interesse pelos temas relacionados ao nosso passado histrico e cultural encontra resistncia nos mais diferentes setores da sociedade. Por outro lado, fatos polticos e personagens histricos so completamente ignorados e desmerecidos de sua importncia e contribuio para o entendimento do pas e do mundo em que vivemos, impedindo que sejam estabelecidas conexes entre a realidade presente e suas origens histricas. Tambm o sistema educacional brasileiro no incorporou, como fator fundamental ao desenvolvimento intelectual dos cidados, a importncia da valorizao desse passado, como referncia essencial e necessria para a construo de um futuro mais digno e promissor para a nao. Este desconhecimento gera atitudes de descaso, negligncia e mesmo de depreciao do legado patrimonial, que deixa de ser visto como um aspecto importante no fortalecimento de nossa identidade, de valor nico, a ser amado (ou mesmo odiado, mas que necessariamente deve ser conhecido), a ser respeitado e apreciado. Isto porque atribuir valor a um bem cultural , de alguma forma, reconhecer-se nele, identificando-o como lugar de memria individual e coletiva, passvel de estabelecer laos de pertencimento e de relao afetiva com o passado.

* Filsofa, fundadora do Instituto PRESERVALE, presidente da Associao Fazendas do Brasil e proprietria da Fazenda Vista Alegre, em Valena.

79

As conseqncias das mudanas econmicas e tecnolgicas havidas em nosso pas no sculo XX foram intensas, causando impactos dramticos na preservao e sustentabilidade desse patrimnio histrico material e imaterial , dentre outros fatores, por produzir vorazmente o empobrecimento e a misria, a migrao das populaes de suas comunidades de origem em busca de trabalho e meios de sobrevivncia, provocando o rompimento de suas estruturas socioculturais e afetivas. O quadro com que nos deparamos hoje rene tantas urgncias humanas, decorrentes dos modelos de desenvolvimento do mundo moderno, que exige que sejamos firmes em nossas certezas quanto importncia da luta que travamos em prol do conhecimento, da preservao e valorizao do nosso passado histrico. No apenas para termos o direito de (con)viver com dignidade no presente com nossas heranas passadas, mas tambm para garantir a continuidade do seu usufruto pelas geraes futuras. Em qualquer hiptese, complicado falar de patrimnio... No entanto, a que se tornam imperativas a pesquisa, a produo de conhecimento, a divulgao, a interpretao e a utilizao sustentvel do patrimnio histrico, especialmente no caso brasileiro.

Alternativas de aes
Em todo o mundo, o bem cultural reconhecido como um lugar ou objeto de memria a ser desfrutado pelos cidados, assim como de realimentao do sentido de identidade e pertencimento social. Isto acontece porque tais espaos so vistos como ativos da sociedade, e isso no apenas do ponto de vista do imaginrio cultural. Investimentos pblicos e privados fazem dessas reas locais de intervenes fsicas e financeiras importantes, atravs do planejamento integrado e coerncia na aplicao de investimentos, criando oportunidades significativas para o desenvolvimento econmico, a melhoria da qualidade de vida e a ampliao da renda das populaes. No Brasil, em que pese um tradicional imobilismo das polticas pblicas nesse setor, exemplos de preservao de conjuntos histricos para uso social, cultural e turstico, resultados de parcerias com a iniciativa privada, vm dotando estes patrimnios de recursos humanos e financeiros para a sua revitalizao. Um exemplo pioneiro o ocorrido no Convento do Carmo, em pleno centro histrico de Salvador, restaurado pela rede portuguesa Pestana, que hoje um dos melhores hotis da regio. A recuperao de um prdio ou de um conjunto urbano de relevncia histrica provoca no seu entorno um aquecimento na economia dos servios, dos transportes, da moradia e do comrcio. Gera tambm sentimentos de auto-estima e valorizao da percepo do espao social que respondem, em grande medida, pela dinamizao da vida local. O turismo, como ferramenta econmica de manuteno do patrimnio e criao de oportunidades de trabalho e negcio, um inegvel aliado ao desenvolvimento humano local. Os casos de sucesso so muitos e, na verdade, s no temos melhor desempenho do turismo cultural no pas por falta de maior integrao das polticas pblicas, do empresariado e do terceiro setor para a sua dinamizao. Aonde esta sinergia ocorre, os resultados se tornam evidentes na economia e na vida cultural das comunidades.

80

Num pas em que o esquecimento e a perda da memria acontecem simultaneamente ao empobrecimento da sociedade e decadncia do legado patrimonial edificado e imaterial, as solues que se apresentam como casos de sucesso na recuperao do patrimnio confirmam que vale a pena preservar. As experincias que vm ocorrendo no Vale do Caf fluminense so exemplos de parcerias bem sucedidas. O Festival de Msica Vale do Caf um evento que j faz parte do calendrio cultural da regio, atraindo cerca de 15.000 turistas aos municpios de Vassouras, Valena, Barra do Pira, Rio das Flores, Paty do Alferes, Mendes, Paulo de Frontin e outros. No ms de julho, cerca de 20 Fazendas Histricas abrem as portas para concertos de msica brasileira de qualidade. Tambm nas igrejas e praas da regio, eventos gratuitos, bem como oficinas de msica para jovens aprendizes, mostram que, quando a sociedade, os governos e as empresas se unem para promover o uso cultural do patrimnio, todos se beneficiam. Os hotis, pousadas e restaurantes ficam lotados, visitantes de todo o Brasil se encantam com a cultura e a hospitalidade da regio, e a economia local se movimenta, ampliando as opes de lazer. O presente Inventrio das Fazendas Histricas do Vale do Caf foi patrocinado pela Light Servios de Eletricidade S.A., atravs do Instituto Light e da legislao estadual de incentivos fiscais, com uso de recurso proveniente do Imposto de Circulao de Mercadorias ICMS, capitaneado pelo Instituto Cultural Cidade Viva ICCV, e realizado sob a coordenao tcnica do Instituto Estadual do Patrimnio Cultural INEPAC. Esta iniciativa no poderia acontecer sem a total dedicao e o empenho da equipe tcnica do rgo de patrimnio cultural do Estado, somado ao grande interesse de uma das maiores e mais antigas empresas do estado em assumir a sua parcela de responsabilidade social na regio em que atua h quase 70 anos, contribuindo para o resgate e preservao desse rico Patrimnio Rural, bem como para a potencializao do seu reaproveitamento como vetor de desenvolvimento. A atuao do Instituto Cultural Cidade Viva, representando o Terceiro Setor nesta empreitada, confirma o trip de sustentao das iniciativas de preservao do patrimnio cultural que garantem a sua sustentabilidade.

Avanando com o Turismo Cultural: Desafios e Oportunidades


O Turismo Cultural tem sido, no mundo contemporneo, a maior ferramenta para a revitalizao e uso sustentvel do patrimnio. Seja atravs de iniciativas empresariais como na implantao de hotis, centros culturais ou empreendimentos comerciais seja por intermdio de investimentos pblicos e no-governamentais na criao de museus, escolas, stios e centros histricos recuperados para uso social. Fazer da preservao de um patrimnio cultural, especialmente quando ele est localizado no meio rural, uma atividade sustentvel, requer a diversificao de iniciativas e a integrao a uma rede de apoios que podem ser institucionais e empresariais simultaneamente. O Turismo Cultural combina as duas possibilidades, acrescentando ainda a grande parceria com o Terceiro Setor, que pode promover as iniciativas de cunho educativo, acadmico, institucional, de pesquisa e de desenvolvimento de projetos especiais.

81

O Instituto PRESERVALE lidera uma Rede Nacional de Hospitalidade no Espao Rural, as FAZENDAS DO BRASIL, que engloba seis estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, So Paulo, Cear, Pernambuco e Mato Grosso do Sul), oferecendo alojamento, entretenimento, animao turstica e interpretao do patrimnio para o pblico nacional e internacional. O uso mltiplo das propriedades aliando a produo agropecuria e rural visitao, a hospitalidade e s atividades educativas, as FAZENDAS DO BRASIL tm conseguido um aumento substancial de receita que, reinvestida na melhoria e conservao do patrimnio, valorizam as propriedadee e tornam a atividades rurais sustentveis. No caso do Vale do Caf, a iniciativa dos proprietrios encontrou grande apelo de pblico e de imprensa, a tal ponto que a regio, conhecida como Vale do Paraba, tem hoje um nome de marca, que o Vale Histrico do Caf, utilizado para denominar a regio turstica do estado do Rio de Janeiro. De fato, um grande nmero de hotis e pousadas abre hoje as portas para turistas e estudantes, que vm para conhecer o patrimnio interpretado das Fazendas, que conta a histria do Ciclo do Caf. Da mesma forma, grupos institucionais e empresariais de todo o pas visitam a regio para aprender como fazer o mesmo em seus locais de origem. Ou seja, um caso de sucesso. As oportunidades so econmicas, mas, sobretudo, socioculturais. A regio do Vale do Paraba foi, por muitas dcadas, um lugar de baixa auto-estima, tendo passado pela grande dbcle (arruinamento econmico) do fim da escravido, que sustentava a cafeicultura, seguido pela lenta decadncia da agropecuria extensiva, que terminou por consumir as matas e as riquezas ainda existentes. As fazendas abandonadas eram vistas como monumentos runa, como smbolos de um passado ingrato de explorao. A revitalizao de algumas dessas fazendas recriou, alm de uma nova dinmica econmica a do turismo - a possibilidade de redescoberta, pelas populaes locais, do papel importante que desempenharam na construo de uma parte significativa da histria do pas. Hoje, as escolas visitam as fazendas para observarem in loco aquilo que os livros buscam contar. O resultado foi alm das fazendas, e hoje as cidades histricas da regio se empenham em recuperar seus prdios, cuidam de suas praas e jardins, mantm museus e centros culturais, onde tambm o artesanato e a gastronomia regional esto disposio do pblico para o entretenimento e comercializao de seus produtos. Os eventos regionais so, atualmente, responsveis por uma grande movimentao na economia regional. Realizados com grande resultado de pblico, como o j citado Festival de Msica Vale do Caf, e o Caf, Cachaa e Chorinho outro evento que conta com os apoios das prefeituras municipais, realizado nas praas e lugares pblicos de 14 municpios trazem para o Vale do Caf um grande afluxo de visitantes, que injetam recursos em diversos setores da economia. Foi tambm criado, no ano 2000, o Conselho de Turismo da Regio do Vale do Caf (CONCICLO), reunindo as prefeituras e o empresariado regional para a divulgao da regio. Enfim, toda uma sria de iniciativas encontra-se hoje ancorada nas fazendas restauradas, que oferecem visitas, servios, eventos, hospitalidade e animao cultural.

82

O Turismo Cultural, contudo, implica por sua vez, em planejamento criterioso, investimentos em infra-estrutura, capacitao da mo-de-obra e uma grande reflexo quanto capacidade de resilincia das cidades e de seu entorno. H que se evitar que a explorao indiscriminada do turismo ponha em risco a sustentabilidade do patrimnio, do ambiente onde est inserido e a preservao do modo de vida das comunidades locais.

Agregando novos valores humanos e materiais ao patrimnio do Vale


Desde o incio dos anos 80, a regio do Vale do Paraba Fluminense comeou a reverter o quadro de estagnao econmica e degradao do seu patrimnio histrico, atravs da aquisio e recuperao, por novos proprietrios, de antigas e imponentes fazendas cafeeiras do sculo XIX, algumas delas remanescentes do ciclo da cana-de-acar, ainda no sculo XVIII. Inicialmente, vinham em busca de reas para investimentos agropecurios e imobilirios atrados, tambm, pela bela arquitetura das casas e pelo relativo baixo custo da terra. Com o passar dos anos, uma nova comunidade foi sendo forjada, agregando as pessoas de fora s famlias tradicionais da regio, aos pesquisadores, arquitetos, historiadores, ecologistas e admiradores da riqueza cultural do Vale. Tratava-se, naquele momento, atravs do resgate da histria dessas propriedades, da memria de suas famlias, da importncia de cada uma delas na construo e no desenvolvimento do territrio fluminense, de (re)agregar valor quele vasto patrimnio, na busca de alternativas econmicas para a revitalizao da regio. O surgimento, nos anos 90, do Instituto PRESERVALE organizao no-governamental que hoje rene boa parte das propriedades histricas recuperadas do Vale do Caf, reflexo dessa mobilizao, quando a ao de preservao foi acrescida de um interesse econmico sucedneo: o turismo. Inicialmente criado com o objetivo de articular tais aes ao conceito de desenvolvimento, o PRESERVALE comeou abrindo 5 fazendas visitao e interpretao do patrimnio. A sociedade civil, associada ao interesse empreendedor, foi buscar ajuda nas prefeituras, rgos de governo estaduais e federais, tentando criar no Vale do Paraba um destino de Turismo Cultural baseado na preservao do seu patrimnio material, imaterial e ambiental. Comeava a nascer um tipo de cidadania cultural no Vale, que se manifestou no incremento da pesquisa histrica, no maior apuro na recuperao das sedes rurais, assim como no maior intercmbio entre os proprietrios e os organismos oficiais de preservao, como o IPHAN, o INEPAC, bem como aqueles de fomento cultura e ao turismo (SEBRAE, Secretarias Estaduais de Cultura e Turismo, SESC, etc.). Atualmente, so 28 as Fazendas associadas ao Instituto, oferecendo hospitalidade, entretenimento, cultura e educao. As escolas da regio e de todo o pas vm ao Vale para conhecer a histria do Ciclo do Caf.

83

Em 2005, O PRESERVALE obteve o reconhecimento oficial de suas aes, com o recebimento do Prmio Estcio de S na categoria Preservao do Patrimnio Cultural, dado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, atravs da sua Secretaria de Cultura, fato que impulsionou significativamente as aes privadas neste campo.

A viso do proprietrio
Um bem histrico particular, que se torna disponvel visitao, pesquisa e ao conhecimento, oferece uma possibilidade de democratizao do acesso cultura, alm de representar um investimento privado em um equipamento cultural que se abre ao pblico, sem receber qualquer subsdio, recurso ou mesmo amparo legal dos poderes pblicos. Mesmo quando ele se torna um empreendimento comercial no caso das Fazendas Histricas do Vale, que atuam em pequena escala os custos de restauro, manuteno, interpretao e qualificao do patrimnio superam amplamente o retorno econmico, com a atividade de explorao do bem, ao menos no curto e no mdio prazo. importante perceber que existe, do ponto de vista do proprietrio, um desequilbrio no jogo de foras entre o privado e o pblico, na medida em que aquele patrimnio, que passa a fazer parte do rol de atrativos culturais e tursticos de um municpio, um estado e um pas, est sendo custeado e gerido inteiramente pelo proprietrio, mas beneficia de inmeras formas a sociedade como um todo, incluindo seus governos. No Brasil, alm de no haver compensaes fiscais ou tributrias diretas para o proprietrio que preserva voluntariamente e com recursos prprios o patrimnio no protegido legalmente, tampouco os h para aqueles que, sujeitos a legislao de tombamento, so obrigados a preservarem suas propriedades. Estas diferenas, entre os direitos e os deveres do proprietrio de um bem tombado, criaram, ao longo dos anos, uma grande rejeio em alguns setores idia de tombamento. Especialmente aqueles que no dispem de recursos para a conservao dos bens histricos, muitas vezes herana partilhada com diversos herdeiros, nem todos de comum acordo quanto sua preservao. Alm das dificuldades financeiras dos proprietrios, existe um problema to ou bem mais grave, que a falta de recursos pblicos para que os organismos responsveis pela preservao, fiscalizao, registro e controle do patrimnio, possam levar a cabo suas muitas e fundamentais tarefas. Levando-se em considerao as dimenses de nosso territrio e a carncia de infra-estrutura e de pessoal qualificado para dar conta da enormidade do patrimnio protegido, o que ocorre, em geral, uma grande lentido na aprovao de projetos, na concesso de licenas, na tomada de providncias em casos de emergncia, enfim, situaes de impasse, nas quais ningum fica satisfeito: nem o proprietrio, nem os rgos pblicos responsveis, nem a populao. As alternativas para este impasse vm h muito sendo discutidas e pensadas por ambas as partes poder pblico e setor privado , com o objetivo de encontrar a justa medida entre a necessidade de preservao do patrimnio e a viabilidade de faz-lo sem recursos. Mas muito ainda temos que caminhar.

84

Fazenda Florena, restaurada e funcionando como hotel em Conservatria, Valena

O fortalecimento dos organismos oficiais leia-se a maior destinao de recursos, a realizao de concursos pblicos, a dotao oramentria e a autonomia institucional poder permitir a maior eficincia e agilizao dos processos de fiscalizao, acompanhamento de projetos e mesmo a formao tcnica de quadros profissionais, resultando em uma adequao das demandas entre a sociedade civil e o estado na questo da proteo legal. Em quase todos os lugares do mundo dito desenvolvido, o tombamento representa uma qualificao altamente desejvel para o patrimnio, que v o seu preo de mercado valorado e a fidelidade na sua restaurao garantida pela orientao constante oferecida pelos organismos responsveis, alm dos benefcios fiscais que geralmente acompanham a concesso do tombamento. Efetivamente, a proteo legal passa a ser aliada dos proprietrios, na medida em que o aumento do valor imobilirio corresponde ao melhor estado de conservao e adequada restaurao do bem. Exemplo interessante pode ser encontrado no site do National Trust for Historic Preservation (www.nationaltrust.org), maior ONG norte-americana de preservao do patrimnio. A pgina referente ao mercado imobilirio de propriedades histricas reflete, inequivocamente, o aumento do valor do imvel proporcionalmente sua maior proteo legal.

AL egislao de Incentivo Cultura na Preservao do Patrimnio


O surgimento da legislao de incentivo cultura no pas, introduzida nos anos 80, conhecida em mbito federal como Lei Sarney e, ao nvel estadual, no Rio de Janeiro, como Lei Moreira, representou um avano considervel no exerccio de polticas culturais do pas resguardando-se, contudo, que a legislao de renncia fiscal uma ferramenta de poltica cultural, no podendo ser considerada, ela mesma, como uma poltica em si.

85

Em suas verses mais contemporneas, a legislao federal (Lei Rouanet) e a estadual (Lei do ICMS/ RJ) evoluram substantivamente, permitindo que o investimento no patrimnio histrico com base em recursos de renncia fiscal pudesse ser utilizado para a sua recuperao e revitalizao. No entanto, existem ainda diversos inconvenientes sua aplicao, no que concerne aos bens privados, tombados ou em processo de tombamento que precisam ser regulamentados. Fazem-se necessrios, agora, como forma de instrumentalizao da legislao de apoio cultura, mecanismos de financiamento e benefcios tributrios, voltados especificamente preservao do patrimnio histrico. Dessa forma, torna-se possvel que investimentos significativos de capital possam ser direcionados tarefa de resgatar da runa os registros de nossa histria, que se encontram ameaados pelo abandono, pelas mudanas na economia e pelas polticas vigentes.

Fazenda Vista Alegre, aberta visitao em Valena

A disponibilizao de financiamentos bancrios a juros subsidiados e de longo prazo, para projetos e programas articulados s iniciativas de registro, documentao e proteo legal do patrimnio, tornar a tarefa de preservao economicamente vivel e a sociedade dispor de condies mais favorveis para empreend-la. No existem impossibilidades jurdicas ou econmicas para a implementao de medidas dessa natureza. Com o direcionamento de intenes e de polticas consoantes, grandes regies detentoras de um acervo patrimonial histrico e natural podero ser vocacionadas para o Turismo Cultural, fomentando o desenvolvimento econmico e a melhoria da qualidade de das comunidades rurais brasileiras. Como ltima considerao, necessrio agradecer, primeiramente, aos personagens de nossa histria que construram e nos legaram testemunhos to belos e importantes, e cuja herana nos permite restabelecer o elo entre o passado e o presente, olhando para o futuro. E, finalmente, aos proprietrios e gestores desses bens histricos privados e pblicos, rurais e urbanos que, direta ou indiretamente, lutam para garantir, com seu cuidado e dedicao, a conservao e a manuteno desse patrimnio para as geraes futuras.

86

You might also like