You are on page 1of 4

Avaliao participativa: uma utopia possvel?

XI Salo de Iniciao Cientfica PUCRS

Priscila Soares Pereira1 Ana Lcia de Souza Freitas2 (orientador)


Faculdade de Educao, PUCRS

Resumo O presente trabalho apresenta uma proposta de Avaliao Participativa no Ensino Superior. O processo avaliativo consiste em no apenas dar nota, mas trabalhar no sentido de que o educando compreenda como se processa a construo da avaliao. Este modo de construir a avaliao est relacionado compreenso de que as relaes entre educador e educandos, que envolvem tambm a afetividade, so fundamentais para o processo avaliativo. A Avaliao Participativa uma proposta de ensino-pesquisa que busca construir com os educandos a tomada de conscincia sobre o processo e seus resultados, de modo que se assumam como sujeitos que investigam e questionam suas aprendizagens, desenvolvendo autonomia em relao ao processo de conhecimento. Este mtodo avaliativo leva educador e educandos a uma reflexo crtica permanente sobre a prtica, processo em que reciprocamente aprendem e ensinam. Introduo Avaliao Participativa um processo avaliativo que, apesar de sua proposta ser explicada no incio e ao longo do semestre, muitos alunos no entendem o seu propsito. Muitos educandos, inclusive no Ensino Superior, entendem que a nica maneira de passar seria estudar para a prova e tirar uma nota que faa com que ele no repita ou fique em recuperao. Muitos destes alunos estudam com este nico enfoque, negligenciando vrias outras etapas e isto se torna prejudicial na formao deste aluno, tornando este aprendizado frustrado ao invs de ser prazeroso.

1 2

Aluna do 5 semestre do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educao Prof Dra. Ana Lcia Souza de Freitas, professora do Curso de Graduao e Ps-Graduao da FACED

XI Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 09 a 12 de agosto de 2010

1183

A experincia da Avaliao Participativa envolve todos no processo de aprendizagem, primeiramente com o olhar observador do professor, a ver seus alunos de forma individualizada e no todo. A Avaliao como elemento impulsionador da aprendizagem, exige de educadores e educados assuno em suas utopias e justifica-se no embasamento da relao professor/aluno como troca recproca e solidria. Este no um processo que est s relacionado em o aluno obter nota, mas que pretende fortalecer as relaes aluno, professor e conhecimento por meio do dilogo como ato indispensvel na construo dos saberes. Esta proposta de avaliao tem como objetivo estimular os participantes a tornarem-se sujeitos de suas avaliaes, aes, pedagogias e principalmente de suas histrias de vida. Para tanto, a experincia da Avaliao se realiza por meio das relaes entre educador e educando para que haja uma criao de condies para a promoo da aprendizagem em que ambos possam fazer a aula (RIOS, 2008). Esta prtica compartilhada acontece sob a forma de registros em dirios de aula, em que os educados fazem a sistematizao do que foi relevante durante a aula. Alm disso, os educados fazem uma reflexo contextualizada em que necessitam sistematizar conceitos aprendidos em aula. Concomitantemente, h uma avaliao feita pelo educador com o educando, em que ambos refletem sobre a nota final, levando em conta a autoavaliao feita pelo educando. Desse modo, a Avaliao Participativa contribui para a aprendizagem de ambas as partes educador e educandos - pois implica em uma construo de saberes. Conforme Freire, Ensinar no transferir o conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produo ou construo. (2000, p.25), respeitando a autonomia do aluno e sabendo escut-lo. O escutar aqui mencionado escutar o que realmente o aluno quer dizer, muitas vezes no utilizando de palavras, mas pequenos gestos que o educador observador vai saber escutar. A Avaliao Participativa uma avaliao em que se estimula o falar a como o caminho para falar com (Op, Cit, p.131).

Metodologia A proposta da Avaliao Participativa em sim mesma, uma metodologia inditovivel (FREIRE, 2008) de ensino-pesquisa que contribui para o redimensionamento das relaes exercidas entre professor, aluno e conhecimento. A investigao se organizar em duas fases:

XI Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 09 a 12 de agosto de 2010

1184

A primeira fase consiste na organizao dos dados que constituiro o corpo da anlise preliminar da experincia de ensino-pesquisa em andamento e na documentao de sua realizao durante um semestre letivo. A segunda fase consiste na ampliao da anlise anterior a partir da anlise dos dados referentes ao semestre letivo 2010/1, mediante o procedimento de anlise textual discursiva, ampliando a coleta de dados a partir da realizao de entrevistas com alunas dos semestres anteriores, tendo em vista a sistematizao dos resultados. Resultados (ou Resultados e Discusso) A pesquisa se encontra na primeira fase, no qual esto sendo organizados os dados referentes srie histrica de 2008/2 a 2009/2, que constituiro o corpo da anlise preliminar desta experincia de ensino-pesquisa. A anlise preliminar fornecer elementos para a elaborao do roteiro da entrevista a ser realizada com alunos que cursaram esta disciplina em semestres anteriores. No presente momento, est sendo acompanhada e documentada a experincia do semestre de 2010/1. Consideraes complementares Enfim, tal como se apresenta, a Avaliao Participativa problematiza a experincia do ensino, mobilizando novas aprendizagens tanto aos educandos quanto ao educador. De igual modo, mobiliza a experincia da pesquisa, pois requer a produo de novos conhecimentos sobre as relaes entre o ensino, a aprendizagem e a avaliao. Os resultados esperados com o projeto em andamento configuram-se como importante contribuio para qualificar a gesto da aula de graduao no que diz respeito ao fortalecimento do potencial emancipatrio que se evidencia na experincia da Avaliao Participativa. Espera-se, com a continuidade desta investigao, contribuir para o aperfeioamento da experincia da Avaliao Participativa como apoio aprendizagem e promoo da autonomia dos educados. Referncias FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo, SP: Paz e Terra, 2000. ____________. Pedagogia do Oprimido, 22 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

XI Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 09 a 12 de agosto de 2010

1185

FREITAS, Ana Lcia Souza de. Avaliao sumativa: uma utopia possvel? In: Revista de Educao ANEC Associao Nacional de Educao Catlica do Brasil. A avaliao qualifica a educao? Braslia, n. 150, ano 38, jan./jun. 2009. RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e Ensinar. Por uma docncia da melhor qualidade. So Paulo, SP: Cortez, 2008. FREIRE, Ana Maria Arajo. Indito-vivel In: In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime (orgs). Dicionrio Paulo Freire. Belo Horizonte: Autntica Editora, 2008.

XI Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 09 a 12 de agosto de 2010

1186

You might also like