You are on page 1of 4

1.

Rumo

uma

caracterizao

da

democracia

delegativa.

Segundo o autor as democracias delegativas se fundamentam em uma premissa bsica: Quem ganha uma eleio presidencial autorizado a governar o pas como lhe parecer coveniente e , na medida em que as relaes de poder existentes permitam, at o final de seu mandato. O presidente a encarnao da nao, o princiapal fiador do interesse nacional, o qual cabe a ele definir. O que ele faz no governo no precisa guardar nenhuma semelhana com o que ele prometeu durante a campanha eleitoral. A democracia delegativa fortemente individualista, os eleitores escolhem independentemente de suas identidades e filiaes a pessoa que mais adequada para cuidar dos destinos do pas. Os candidatos vitoriosos nas democracias delegativas se apresentam como estando acima de todas as partes; isto , dos partidos politicos e dos interesses organizados. A democracia delegativa no alheia tradio democratica, ela menos liberal que a democracia representativa. Frequentemente, as democracias delegativas usam artificios como eleies em dois turnos, para que se caso a maioria no formada diretamente, tem de ser criada para sustentar o mito da delegao legtima. As eleies em democracias delegativas so elies emocionais e envolvem altas apostas; vrios candidatos concorrem para saber quem ser o ganhador, num jogo absolutamente soma zero, da delegao para governar o pas sem quasisquer outras restrines a no ser aquelas impostas pelas relaes de poder no institucionaliadas. Depois da eleio, espera-se que os eleitores/delegentes retornem condio de espectadores passivos.

2. O

presidente

sua

equipe

so

olfato

mega

da

politica.

O presidente

Onda

de

Democratrizao

aps

segunda

Guerra

Mundial.

Aps a segunda guerra mundial, ocorreu uma onda de democratizao, ocasionada pela imposio dos aliados, aos pases derrotados. Alemanh, Itlia e Japo. As condies resultantes foram notavelmente diferentes das enfrentadas hoje, nessa nova onda democratica, na America Latina e Europa Ocidental. Segundo o autor, depois da destruio provocada pela guerra, as expectativas economicas das respectivas populaes eram, provavelmente, extremamente moderadas. Houve injees macias de capital, principalmente por meio do plano Marshall, mas no exclusivamente por ele. Como consequencia, e numa fase de expanso da economia mundial, esses pases logo alcanaram taxas elevadas de crescimento economico. Esses no foram os nicos fatores, mas ajudaram muito na consolidao bem-sucedida da democracia nesses pases. Segundo O'Donnell, esses fatores contribuiram para a estabilidade politica e para orientaes estveis das politicas publicas; demorou cerca de vinte anos para que houvesse uma alternncia do partido no governo na Alemanha e , em termos de coalizes nacionais marjoritrias, essa alternncia ainda est para ocorrer na itlia e no Japo. Ao contrrio, na transio das dcadas de 1970 e 1980, como um reflexo eloquente do contexto muito menos favorvel no qual ocorreram,

a vitoria na primeira eleio aps a derrubada do regime autoritario garantiu que o partido vitorioso estivesse condenado a perder a eleio seguinte, ou virtualmente desaparecer nela. Espanha, Portugal e Grcia, bem como Argentina, Bolivia, Brasil, Equador, Peru e Uruguai testemunham isso. A maioria desses pases herdou uma situao dificil do regime autoritario anterior, e foi seriamente afetada pela crise mundial da decada de 1970 e inicio da de 1980. Em todos eles a situao socio-econmica em um certo momento foi reconhecida como critica, exigindo uma ao forte e determinada por parte do governo. Porm por mais srios que fossem esses problemas, quando comparados aos herdados pelos pases recentemente democratizados da America Latina, eles so pequenos. Pois, na America Latina, a inflao extrema, estagnao economica, uma profunda crise financeira do estado, uma enorme divida externa e interna, e uma acentuada deteriorao das politicas e dos servies sociais publicos so aspectos dessa crise. Casos de democracia delegativa: Argentina, Brasil e Peru.

Segundo o autor, Argentina, Brasil e Peru, constituram verdadeiros desastres em termos de politica economica. Todos eles adotaram uma estratgia de " pacotes" de politica de estabilizao economica, drsticos e de surpresa: Austral na Argentina, Cruzado no Brasil , Inti no Peru, e seus igualmente infelizes sucessores. Essas politicas no resolveram nenhum dos problemas herdados; ao contrrio, dificil encontrar um nico problema que elas no tenham agravado. Segundo o autor ao enfocar a Aegentina, Brasil e Peru, ele focaliza os mais puros casos de democracia delegativa. Segundo ele a crise social e economica, que esses paises herdaram dos regimes autoritarios que os antecederam, ou as condies em que eles se encontram hoje, um terreno ideal para liberar as propenses delegativas que podem estar presentes em um dado pas. Que uma crise como essa gera um forte senso de urgencia. Problemas e demandas se acumulam para os novos governos democraticos, que segundo ele so, inexperientes e devem operar por meio de uma burocracia fraca e desarticulada . "Governo de Salvadores" , governam atravs de pacotes.

Segundo O'Donnel o "Governo de Salvadores" o governo onde os presidentes se elegem prometendo que governaram fortes, corajosos, acima dos partidos e interesses, que salvaro o pas. atribui a capacidade de governar como um "salvador da ptria", sem aceitar controles parlamentares, judiciais e partidrios. O'Donnell vincula esse processo no s as caracteristicas da cultura politica anterior, mas tambm aos efeitos socio-culturais do ajuste economico. E os "pacotes" acontecem a partir dessa misso de salvador. Essa concepo da resultantre dessas politicas publicas, ignora os partidos, o congresso, o judiciario, e praticamente todas as organizaes de representao de interesses. Ele diz que quanto mais longa a crise, e quanto

menor a confiana em que o governo ser capaz de resolve-la, mais racional se torna para todos agir.Quando o autor fala do pacote do Uruguai, ele diz que o governo uruguaio no adotou seu proprio "pacote", pois o congresso voltou a funcionar no momento certo da instalao da democracia, pois essas politicas eram dicutidas no congresso, partidos e os legisladores, mas tambm vrios interesses organizados. Tais politicas economicas foram "condenadas" a serem graduais, bastante insconsistentes, e restritas a metas muito limitadas. Porm teve um desempenho decente, onde a inflao foi reduzida, e o PIB, o investimento e os salarios cresceram lentamente. Diferentemente dos pacotes com metas "hroicas"de estabilizao de outros Pases. Dilema do prisioneiro Com a diminuio da confiana em que o governo ser capaz de resolver a crise. A desarticulao e o enfraquecimento, corrupo, do aparelho do estado, com o pressuposto de que todos os outros faro o mesmo, Esse dilema do prisoneiro o oposto exato das condies que levam ao surgimento e fortalecimento de instituies democrticas.

You might also like