You are on page 1of 34

BRASIL COLNIA

PROF. SORMANY ALVES

O PERODO PR-COLONIAL (1500-1530) Perodo marcado pelo desinteresse portugus pela terra brasileira. O rico comrcio de especiarias do Oriente atraa as atenes da Coroa Portuguesa. Envio de expedies guarda-costas e de reconhecimento do litoral.

O PERODO PR-COLONIAL (1500-1530)

O PERODO PR-COLONIAL (1500-1530)

O PERODO PR-COLONIAL (1500-1530)

O PERODO PR-COLONIAL (1500-1530)


A Expedio de Martim Afonso de Souza (1530): Transferncia de 400 colonos para o Brasil. Fundao da Vila de So Vicente. Levantamento das possibilidades de colonizao nas regies norte e sul do territrio. Inicio da lavoura aucareira e da pecuria. Fundao do 1. Engenho.

AS CAPITANIAS HEREDITRIAS
Sistema poltico descentralizado. Diviso do territrio em 15 faixas paralelas (capitanias) de tamanhos desiguais. Transferncia dos encargos da colonizao para a iniciativa particular. Regido juridicamente por dois documentos:

AS CAPITANIAS HEREDITRIAS
a)CARTA DE DOAO: concedia a posse da faixa terra ao Capito Donatrio. b)FORAL: estabelecia os direitos e os deveres do Capito Donatrio. Direitos: - exercer a justia - estabelecer a cobrana de impostos - doar sesmarias (propriedade rural) Deveres: - manter a colonizao do territrio com seus prprios recursos. - estabelecer a defesa. - incentivar a expanso da f catlica

O GOVERNO GERAL
A implantao do Sistema de Capitanias, apesar de alguns resultados positivos, como So Vicente e Pernambuco, no garantiu a promoo do desenvolvimento econmico ordenado de todo o territrio. O GOVERNO GERAL Sistema poltico centralizado. Local escolhido: Salvador, 1 capital do Brasil. a) Antecedentes: As dificuldades de comunicao e isolamento das capitanias. A falta de recursos por parte dos Capites Donatrios.

O GOVERNO GERAL
b) Objetivos: Centralizar o poder poltico-administrativo da colnia. Promover o desenvolvimento ordenado do territrio. Fiscalizar a ao autnoma dos Donatrios. Auxiliares: Ouvidor-mor: encarregado aplicao da justia. Provedor-mor: encarregado dos recursos financeiros. Capito-mor da Costa: encarregado da defesa do litoral.

A ECONOMIA COLONIAL

A LAVOURA AUCAREIRA
Antecedentes:

A antiga experincia portuguesa nas ilhas de Aores. O lucrativo mercado consumidor europeu. O acar era um produto raro e caro. As condies naturais (clima quente e solo de massap) da regio nordeste do Brasil. A participao do capital holands (flamengos). Portugal Planta e colhe a cana-de-acar Holanda Refina e vende o acar na Europa e obtendo maiores lucros que Portugal.

A LAVOURA AUCAREIRA
Sociedade:

Patriarcal ( O pai Comanda) Sem Mobilidade Social Sociedade Rural Mulher submissa Utilizao do trabalho escravo negro em grande quantidade. Aumento da populao. Desenvolvimento do nordeste principalmente, Pernambuco e Bahia. Introduo da pecuria para alimentao e transporte.

A LAVOURA AUCAREIRA
A Unio Ibrica (1580-1640)

Momento em que Portugal perde sua autonomia para a Espanha. A Espanha era inimiga da Holanda e exige sua expulso do Brasil. A Holanda, potncia rival da Coroa Espanhola invade por duas vezes o Brasil (Bahia e Pernambuco), sendo a ultima realizada com xito. Permaneceram no Brasil (ZUKERLAND) de 1630 a 1654. Com o fim da Unio Ibrica, ocorre a expulso dos holandeses que passaro a investir na produo nas ANTILHAS, principalmente Cuba, o que, por competio, provocar o declnio da lavoura aucareira no Brasil.

A LAVOURA AUCAREIRA

OUTRAS ATIVIDADES ECONMICAS


. O ALGODO A produo cotonfera no perodo colonial predominou no Maranho, a partir da 2 metade do sculo XVIII, e tinha como principal mercado consumidor a Inglaterra, que passava neste momento pela Revoluo Industrial. A PECURIA Mesmo no sendo uma atividade econmica destinada exportao (somente o couro foi exportado durante o perodo colonial), a pecuria teve fundamental importncia na economia brasileira: Integrou colnia uma vasta rea geografia, correspondente ao serto nordestino. Forneceu alimento, transporte e fora motriz para o Engenho. Forneceu alimento e transporte para a regio mineradora. Utilizou, pela primeira vez, a mo-de-obra assalariada na colnia O TABACO A produo de tabaco era destinada, enquanto durou o trafico de escravos (1850), para exportao com destino frica, utilizado na troca por negros.

A MINERAO
Estrutura de Produo:
FAISQUEIRAS: unidade de produo mineradora baseada na explorao do ouro no leito de rios e crregos. LAVRAS: unidade de produo mineradora baseada na explorao do ouro em rochas e morros. Demandava maior capital, equipamentos e maior numero de trabalhadores.

A MINERAO
A Organizao do Mercado Interno: Importante destacar que a minerao dinamiza o comercio interno, uma vez que a regio, no sendo favorvel agricultura, passa a ser abastecida de gneros de primeira necessidade atravs das vrias regies do pas a pecuria do sul, fornecendo transporte, couro e charque. a agricultura de subsistncia de So Paulo e sul de Minas. o artesanato das vilas mineiras. o comercio distribuidor de produtos importados, via Rio de Janeiro. Estes fatores fizeram da regio mineradora o principal centro de distribuio de renda, dinamizando o mercado interno da colnia.

A MINERAO
Quantidade de Ouro retirado em Minas Gerais.

A MINERAO
A Regulamentao: Uma vez descobertas as minas, a Metrpole, preocupada com os possveis desvios do ouro, legislar diretamente sobre a regio, atravs da Intendncia das Minas: rgo responsvel pelo controle da produo. Distribuio das Datas: lotes vendidos pela coroa portuguesa para explorao mineral e cobrana dos impostos (1702). O Quinto: 20% do ouro arrecadado era pago como imposto Real.

A MINERAO
Casas de fundio: o ouro extrado era transformado em barras e delas recolhido o imposto da Fazenda Real: 20% ou o Quinto (1720) Captao: imposto cobrado sobre o numero de trabalhadores escravos em cada unidade produtora (1735). Finta: contribuio fixa, calculada em 100 arrobas anuais (1,5 T) de ouro. Era dividida proporcionalmente entre todos os mineradores que se dedicavam atividade no perodo (1750) Derrama: cobrana violenta dos impostos atrasados (1765).

A MINERAO-SOCIEDADE

A MINERAOO Tratado de Methuem (1702):


Tratado Comercial que estabelecia privilgios alfandegrios para os vinhos portugueses no mercado interno ingls e o mesmo tratamento para as manufaturas txteis inglesas no mercado portugus. O ouro brasileiro ser transferido sistematicamente para os cofres britnicos, pois era utilizado para o pagamento das manufaturas importadas pela Coroa Portuguesa.

A MINERAOO Tratado de Methuem (1702):

A MINERAOO Tratado de Methuem (1702):


Conseqncia do Tratado de Methuem:

A MINERAO
Alem da dinamizao do mercado interno, destaca-se tambm a formao da primeira elite intelectualizada, em condies de pensar politicamente o sistema colonial e buscar uma soluo tambm poltica no sentimento de rompimento do Pacto Colonial. A exemplo do restante da Amrica, o processo de emancipao poltica conduzido pela elite nativa que, detentora do poder econmico, almeja o poder poltico no ps-dependncia. Tambm, assim como no restante da Amrica, os colonos brasileiros contestam o Absolutismo, o Mercantilismo e o escravismo. Como formas de contestao excessiva explorao metropolitana e conseqente domnio poltico, surgem os movimentos nativistas e emancipacionistas.

MOVIMENTOS NATIVISTAS E EMANCIPACIONISTAS

MOVIMENTOS NATIVISTAS
Revolta de Beckman (Maranho 1648); movimento promovido pelos proprietrios rurais contra a Companhia de Comrcio do Estado do Maranho. No centro da revolta, a questo do trabalho escravo dos ndios e a questo dos juros e impostos cobrados. Revolta dos Emboabas (Minas Gerais 1708); movimento ocorrido na regio mineradora, que colocou em conflito paulistas e portugueses pela posse das minas. Revolta dos Mascates(Pernambuco1710);movimento que teve como causa principal a elevao de Recife, ento subordinada Olinda, categoria de Vila em 1709. Revolta de Felipe dos Santos - Sedio de Vila Rica (Minas Gerais 1720); movimento que contestou a instalao das Casas de Fundio, criadas em 1720, para exercer maior controle fiscal e evitar o extravio do ouro

Inconfidncia Mineira 1789


Causa bsica Explorao aurfera e, sobretudo, a criao da Derrama em 1765 pela Metrpole imposto em dinheiro cobrado junto aos mineiros para se completar o quinto mnimo de ouro exigido por Lisboa anualmente, caso a Colnia no conseguisse enviar tal quantidade .Principais lderes Toms Antnio Gonzaga Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto, Freire de Andrade, lvares Maciel, Padre Rolim, Padre Toledo, Joaquim Silvrio dos Reis e Joaquim Jos da Silva Xavier (Tiradentes), dentre outros, dos quais apenas o ultimo no pertence elite de Minas, sendo os demais intelectuais, clrigos e militares da alta patente.

Inconfidncia Mineira 1789


Principais objetivos - Transferncia da capital de Minas, de Vila Rica para So Joo del Rei. - Criao de uma universidade em Vila Rica. - Criao de uma bandeira com a inscrio Libertas Quae Sera Tamen. - Adoo de uma Repblica, embora alguns prefiram a Monarquia. - Manuteno da escravido (poucos defendem a abolio). Pelos objetivos acima, nota-se um movimento de pouca profundidade social, poltico e notadamente elitista.

Inconfidncia Mineira 1789


Principal influncia Idias liberais da Revoluo Americana (1776). Desfecho A traio de alguns membros leva o movimento ao fracasso, com a morte de Tiradentes na forca (nico a assumir a culpa, embora no idealizasse o processo) e exlio dos demais para a frica.

Conjurao dos Alfaiates (BAHIA) 1798


Causa bsica Pssimas condies scioeconmicas da provncia da Bahia e de sua populao sobretudo a mais humilde. Principais lderes Joo de Deus e Manuel Faustino (alfaiates), Lucas Dantas e Lus Gonzaga das Virgens (soldados), Cipriano Barata (intelectual), dentre outros, em sua maioria de origem humilde.

Conjurao dos Alfaiates (BAHIA) 1798


Principais objetivos- Independncia da provncia da Bahia.- Proclamao da Repblica Bahiense.Abolio dos escravos (vrios chegam a participar do movimento). Pelos objetivos acima, nota-se um movimento de profundidade social, definido em deus trs pontos bsicos e notadamente popular. Principal influencia Revoluo Francesa Desfecho Igualmente, a traio de alguns leva descoberta do movimento pela Metrpole, com a priso de vrios lderes, sendo os intelectuais absolvidos posteriormente e os populares mortos e esquartejados.

You might also like