You are on page 1of 57

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RS DCVida-DEPARTAMENTO CINCIAS DA VIDA CURSO ENGENHARIAS

QUMICA ENGENHARIA

Professora: Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


UNIJU UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RS DCvida - DEPARTAMENTO CINCIAS DA VIDA CURSO: ENGENHARIAs - DISCIPLINA: QUIMICA Profa: Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

Introduo - Qumica estuda os materiais, se preocupa com o mundo material estrutura/constituio dos materiais suas propriedades e as transformaes.

O desempenho dos materiais se relaciona com uma srie de caracterstica, que podem ser distribudas em trs grupos : propriedades fsicas, qumicas e as fsico-qumicas.

A Qumica como cincia tem aproximadamente 200 anos estrutura bsica da matria ao nvel microscpico.

As maiores descobertas qumicas ocorreram nos ltimos 40 anos, com a descoberta dos antibiticos, com a sntese de drogas para o tratamento de doenas e principalmente os materiais presentes no mundo tecnolgico. A Qumica uma cincia experimental de onde surgem os princpios da qumica. Classificar substncias como elementares ou compostas, identificar com base em suas propriedades fsicas e qumicas e separ-las. Qumica, com toda cincia tem: uma linguagem prpria e convencional (smbolos, frmulas) para representar os fatos, por meio da qual os qumicos de todo mundo se comunicam e se entendem. Ex: H2O(s), H2O(l), H2O(g),

- Qumica como cincia: oferece um entendimento importante sobre o nosso mundo e sobre o seu funcionamento, tem influncia sobre a vida cotidiana. construo intelectual, maneira de se explicar o mundo material. Um conhecimento , sempre, uma tentativa de resposta verdadeira a uma pergunta. Cincia fazer perguntas, colocar em dvida a resposta.

Vocs aprendero esta linguagem, ou seja, aprender a ler o mundo material, do qual voc faz

parte, de outra maneira, usando um outro tipo de culos, os culos qumicos. Essa construo, ou

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

seja, o elaborar de seu conhecimento, se dar por meio de trabalho pessoal e coletivo na interao professor/alunos/professor.

Qumica trabalha com o mundo Material. - Do que so constitudos os Materiais?

O qumico sempre pergunta: do que constitudo determinada poro do mundo material? De que so feitos os Materiais?

Gregos disseram que tudo era formado por quatro elementos: gua, terra, ar e fogo. Hoje fala - se em Mistura de Substncias. Fala-se das Substncias. Objeto da qumica. Tem existncia real, posso identificar. Como? Nome - gua

O que caracteriza uma substncia

Representao qumica - H2O Propriedades que as identificam.

Ex: A substncia gua (nome), H2O(s), H2O(l), H2O(g), (linguagem representacional) PF = O oC, PE = 100oC, = 1,00g/cm3(propriedades).

Um material constitudo de vrias substncias, porm alguns sistemas so mais simples. Mistura material, portanto vrias substncias. Ex: Ar atmosfrico um material natural constitudo por diferentes Substncias, portanto uma Mistura de diferentes substncias. Quais? Ex: Amostra ideal. Nitrognio N2(g) 78% Oxignio O2(g) 21% Gs carbnico CO2(g) 0,03% Gs argnio Ar(g) 0,9% e outros gases 0,1%

Tem nome, representao qumica, posso identific-las. As substncias de modo geral existem em diferentes estados fsicos: (s), (l), (g) etc...

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

Diferentes estados fsicos da matria Como podemos nos certificar da existncia desses gases, sabendo que o ar atmosfrico constituise de uma mistura de diferentes substncias que tem existncia real, portanto podem ser identificados? Como podemos separar as substncias presentes em uma amostra real? Identificao de substncias que constituem o ar atmosfrico.

MISTURAS: SEPARAO E PURIFICAO DAS SUBSTNCIAS

Os materiais se encontram na grande maioria na forma de misturas. No so substncias puras. Como exemplo temos o ar atmosfrico, sangue e gua do mar,..etc. Muitas ligas, que so misturas de metais, so usadas por apresentar maior dureza e resistncia corroso. Os medicamentos, tal como um xarope contra tosse uma mistura de vrias substncias que foram formulados para conseguir um efeito biolgico. A luz solar uma mistura de radiaes com vrios comprimentos de ondas (). As plantas so misturas complexas de diferentes substncias. As misturas so

justaposies de duas ou mais substncias, na qual cada substncia guarda sua identidade qumica prpria e por isso suas propriedades especficas. Em qumica como podemos separar as substncias (elementares (S(s)) e composta CO2(g)) que esto misturadas no ar atmosfrico? Sistema ideal (% em nmero de partculas). Mtodos convenientes de separao?

Desafio: Como podemos fracionar/separar as substncias que constituem as misturas?

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

- uma mistura constituda por areia basicamente, xido de silcio, (SiO 2(s), naftalina essencialmente, naftaleno, (C10H8(s)) e sal de cozinha basicamente, cloreto de sdio,(NaCl(s). - o lcool do vinho uma mistura de lquidos miscveis? - a tinta de vrias canetas? - a gua do mar? - o lcool da gasolina? - o leo da gua? - uma liga metlica? - o sangue? - o sulfato de zinco ZnSO4(s) um dos produtos resultantes da reao do cido sulfrico (H 2SO4 (aq)) com zinco metlico (Zn(s)). Inicialmente cite algumas caractersticas de cada uma das substncias presentes no material que permite separ-las. Tendo por base alguma propriedade saliente de cada substncia, descreva o processo de separao de cada substncia presente no material. Quais so os mtodos, ou seja, tcnicas que podem ser utilizados para separar os componentes (substncias) de uma mistura?

- No que consiste a destilao fracionada? Qual o critrio necessrio para a escolha deste mtodo? - Como feito o fracionamento do ar atmosfrico industrialmente? Pesquise em livros de qumica e em peridicos especializados.

- Comentar o uso da sublimao principalmente para retirar impurezas, a liofilizao como processo de retirar umidade. - Quando podemos fazer o uso da decantao e da cristalizao. Explique. Para identificar os componentes presentes em uma mistura precisamos separ-los e obt-los na forma pura (Consulte em livros de qumica geral o comportamento de grficos para substncias pura e misturas). Alm disto, a separao das substncias numa mistura deve ser to quantitativa quanto possvel, para que se tenha uma idia da percentagem real de cada componente. Qumicos ao trabalharem com reaes normalmente necessitam de substncias puras. . Devemos levar em considerao o conjunto de propriedades inerentes as possveis substncias presentes na mistura original. Outras preocupaes devem estar presentes como:

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

O mtodo de separao escolhido deve ser o que leva a maior pureza possvel das substncias presentes na mistura original. A amostra suportar o procedimento de separao, ou seja, os componentes da mistura so estveis nas condies da separao? A tcnica escolhida a mais eficiente (simples, barata, rpida, pureza, etc.) para se efetivar a separao? As separaes cromatogrficas no envolvem normalmente aplicao de calor e por isto podem ser muito convenientes para as amostras que no se podem destilar. A cromatografia uma tcnica amplamente utilizada na indstria alimentcia e farmacutica para identificar os componentes em uma mistura e quantific-los. Apresenta diversas vantagens em relao a mtodos clssicos.

Podemos citar a cromatografia gasosa (CG) e a cromatografia lquida (HPLC) essas tcnicas permitem identificar traos de substncias na mistura. PRTICA: Reao de metais com solues cidas diludas

Coloque 2,5 g de zinco metal em um erlenmeyer de 50 mL. Observe e descreva as caractersticas do metal zinco. Adicione 20 mL de cido sulfrico diludo a 4,5M ( mol/ litro de sol.) medidos com tubo graduado. Quando o tubo de ensaio estiver cheio de gs levante-o de boca para cima e aproxime, com cuidado, um palito de fsforo aceso. O que aconteceu? Voc observou modificaes no metal zinco? Onde deve estar o zinco? De que forma ele se encontra? Que outras substncias/compostos devem ter se formado? Essas substncias so simples ou compostas? Que processo voc sugere para separar os compostos formados nas atividades realizadas anteriormente? Discuta com seus colegas.

As substncias metlicas ou simplesmente metais so uma presena constante em nosso cotidiano. Os mais comuns so ferro (Fe (s)), alumnio (Al(s)), cobre (Cu(s)), zinco (Zn(s)), prata (Ag(s)), etc. Estes mesmos metais tambm esto presentes na forma de substncia qumica ou composto qumico. Podemos citar: sulfato de cobre (CuSO 4), sulfato de zinco (ZnSO4), sulfato de alumnio (Al2(SO4)3), nitrato de prata (AgNO3), sulfato de ferro (FeSO4), etc.. Tanto uma forma (metlica) quanto outra (composta) a utilidade dos metais em nossas atividades dirias muito grande.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

Na forma de compostos usamos estes metais geralmente em soluo aquosa. O smbolo do elemento nas duas formas o mesmo, mas a aparncia muito diferente. Alguns metais em soluo aquosa ou na forma de compostos apresentam-se coloridos e outros permanecem incolores. O sulfato de cobre, encontrado no comrcio na forma de cristal azul, de uso intenso como fungicida em culturas vegetais como nas parreiras, tomateiros, etc. e mesmo em piscinas. O sulfato de zinco outro composto de metal e encontrado na forma de cristal branco como voc j conhece. O sulfato de ferro (sulfato ferroso) encontrado em medicamentos que ajudam no tratamento de pessoas anmicas. Reao de metais no estado normal e metais em soluo aquosa. Coloque 10 mL de soluo de sulfato de cobre (CuSO 4(aq)) 1M (mol/litro de soluo) em quatro copos de bquer e, em cada um deles, mergulhe os metais: Ferro (Fe(s)); Zinco (Zn(S)); Cobre (Cu(S)). Descreva as transformaes observaes em cada um dos sistemas represente atravs de equaes qumicas essas transformaes. Discusso dos resultados obtidos nos experimentos at aqui realizados.

No frasco 1 voc evidenciou o desaparecimento da cor azul (o cobre saiu da soluo e depositou). Ao mesmo tempo o ferro desgastou (entrou na soluo). A equao da reao 1 pode ser expressa: Cobre soluo Cu(sol)) + + Ferro metal Fe(s) Cobre metal + Cu(s) + Ferro soluo Fe(sol)

Faa o mesmo com os outros sistemas (se houve reao!)

- Quando o metal est em soluo ele est na forma de composto. H na verdade uma simples troca entre o metal que entra e que sai da soluo em termos de um deles se tornar composto e o outro de se tornar metal. Vejamos como isto pode ser explicado no frasco 3. Havia sulfato de cobre e foi colocado zinco. O cobre saiu da soluo e o zinco entrou na soluo: Zn(s) + CuSO4(aq) ZnSO4(aq) + Cu(s)

O grupo sulfato (SO4) em nada modificou. Houve apenas a simples troca entre os dois metais (cobre e zinco).

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

Reaes deste tipo (troca de um metal com outro que est em soluo) releva a reatividade maior de um metal em relao ao outro. O Zn (s) , por exemplo, mais reativo que o Cu (s), pois o desloca de um composto ocupando seu lugar. O cobre (Cu (s)) igual reativo que o (Cu(s)), pois no consegue desloc-lo de um grupo para ocupar seu lugar. Por meio de reaes desse tipo os qumicos organizaram os metais em ordem (crescente ou decrescente) de reatividade qumica. O mais reativo (na forma metlica) sempre desloca o menos reativo quando estiver na soluo (como composto). O contrrio no acontece. Apresentamos, a seguir, uma tabela de reatividade dos principais metais (incluindo o hidrognio (H) que no metal). Procure saber o nome dos elementos a partir dos smbolos dados. ORDEM DECRESCENTE DE REATIVIDADE DOS METAIS Li > Cs > Rb > K > Sr > Ca > Na > Mg > Be > Al > Zn > Cr > Fe > Cd > Co > Ni > Pb > H > Sb > Bi >Cu > Hg > Ag > Pd > Pt > Au.

Voc deve ter observado que atravs de reaes qumicas as substncias podem ser transformadas em outras essenciais para a produo de novas substncias essenciais para a obteno de materiais indispensveis para as engenharias. Estas reaes sero de grande

utilidade na compreenso de conceitos fundamentais de qumica que vamos desenvolver no decorrer da disciplina e, que em vrias situaes sero retomadas.

PROPRIEDADES FSICAS

Tendo separado as substncias de uma mistura, como podemos nos certificar de que a substncia realmente est na sua forma pura? Pureza um requisito necessrio para se caracterizar uma substncia. Toda substncia tem um conjunto de propriedades fsicas como: densidade,

solubilidade, ponto de ebulio, ponto de fuso que a distingue das demais, alm de ter um nome e uma frmula que muito importante. PRTICA: Determinao de Propriedades das substncias Consulte em livros de qumica o comportamento (grficos) de substncias puras e misturas. Procure se informar sobre o que uma mistura azeotrpica e uma euttica.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

Consulte livros que apresentam constantes fsicas para diferentes substncias e comportamento do grfico. Voc recebe de seu professor dois materiais e com a seguinte orientao: um destes materiais gua pura e o outro gua com sal. Distinga-os. Como voc distinguiria imediatamente? claro que voc ir test-lo pelo sabor, ou seja, pelas propriedades organolpticas (propriedades percebidas pelos nossos sentidos). Muitas vezes suficiente a anlise pelas propriedades organolpticas, como cor, sabor, estado fsico, odor, para identificarmos um material. Isto, no entanto, nem sempre possvel e na maioria das vezes insuficiente. H outro grupo de propriedades, chamadas constantes fsicas, que permitem identificar materiais e substncias. Podemos citar: ponto de fuso, ponto de ebulio, densidade, solubilidade, cor, dureza etc. Para verificar essas propriedades, faa os seguintes experimentos:

Determinao do ponto de Ebulio de substncia pura e de uma mistura a) Para determinar temperatura de ebulio aquea lentamente 50 mL de gua pura em um

frasco apropriado, anotando a temperatura de 1 em 1 minuto. Quando a substncia entrar em ebulio continue o aquecimento por mais 3 minutos. b) Repita o procedimento com 50 mL de gua salgada (mistura de gua com cloreto de sdio). Construa o grfico com os dados obtidos atravs do aquecimento dessa mistura. Compare os dados e as curvas dos grficos.

Determinao da Densidade () a) Para determinar a densidade da gua pura, pese 10,0 mL do material usamos aqui densidade () como a razo massa/volume, que na verdade a massa especfica ou densidade absoluta. b) Repita o procedimento usando 10,0 mL de soluo salina (mistura de gua com cloreto de sdio). c) Determine a densidade do cobre, alumnio e chumbo colocando em um tubo graduado certa quantidade de gua. Mergulhe uma amostra do metal e determine a densidade do mesmo. Consulte a densidade destes materiais em livros e discuta/analise os resultados obtidos nos experimentos realizados efetuados. Determinao da Solubilidade

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

10

a) Em um erlenmeyer coloque 100 mL de gua medida com um tubo graduado. Registre a temperatura. Adicione 4 grama de cloreto de cloreto de amnio. Registre novamente a temperatura. b) Em outro erlenmeyer coloque 100 mL de gua. Registre a temperatura do sistema. Adicione 4 gramas de hidrxido de sdio. Registre novamente a temperatura. c) Um bquer coloque 100 mL de gua e adicione 1 grama de cido acetil saliclico. Observe o resultado. Analisando a variao de temperatura em cada um dos experimentos, explique porque em algumas transformaes ocorre variao de temperatura no sistema. Determinao da temperatura de fuso. a) Coloque em diferentes tampas de garrafas uma pequena poro dos seguintes materiais: sal de cozinha, acar, carbonato de clcio e parafina. - Aquea lentamente durante aproximadamente 1 minutos, quando observar alguma alterao na substncia desligue a fonte de calor. Observe e anote o que voc observou. Todas as substncias fundiram? Discuta com seus colegas porque algumas substncias fundem em temperaturas baixas enquanto outras necessitam temperaturas muito mais elevadas para que o mesmo processo acontea. Represente a frmula qumica de cada substncia testada e discuta o tipo de interao que ocorre entre os tomos em cada caso. O que voc conclui? AS SUBSTNCIAS SO CONSTITUDAS POR TOMOS. Constituio e decomposio de substncias Procedimento - Coloque uma pequena poro de sulfato de cobre penta hidratado em um tubo de ensaio. - Segure com um agarrador de madeira e aquea na chama do bico de bunsen. - Coloque uma tira de papel indicador de cloreto de cobalto na abertura do tubo de ensaio logo aps iniciar o aquecimento. - Pegue outra tira de papel indicador cloreto de cobalto e molhe na gua de torneira. Observe e discuta o resultado obtido. Procedimento - Coloque uma pequena poro de sulfato de cobre penta hidratado em uma tampa de lata.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


- Aquea em bico de bunsen at observar alterao no sulfato de cobre. - Deixe a tampa esfriar e coloque-a sobre a palma da mo. - Com um conta gotas adicione gotas de gua. - Observe e discuta o resultado obtido. A DECOMPOSIO DE SUBSTNCIAS

11

O manejo com as substncias desde o tempo mais antigo pelos alquimistas e o incio da qumica moderna, possibilitaram a idia de substncias mais elementares ou fundamentais, como constituintes de outras substncias. Voc mesmo j evidenciou este fato ao aquecer cristais de sulfato de cobre. Aps o aquecimento obtinha-se sulfato de cobre branco. A adio posterior de gua, recompondo o sulfato azul, permitiu a interpretao da decomposio de uma substncia em outras mais fundamentais. Ou seja: o aquecimento dos cristais azuis (CuSO 4.5H2O) permite a obteno de substncias mais elementares que so CuSO 4(s) e H2O(l) como vimos anteriormente. Imediatamente vem a questo: podem as substncias CuSO 4(s) e H2O(l) ser decompostas em substncias mais elementares? A gua (H2O(l)), por exemplo, pode ser decomposta em gs hidrognio (H2(g)) e gs oxignio (O2(g)) e dados qumicos disponveis mostram que CuSO 4 pode ser decomposto em xido de cobre (CuO (s)) e xido de enxofre (SO3(g)) e estes xidos ainda podem ser decompostos respectivamente em cobre metal (Cu (s)), gs oxignio (O2(g)), enxofre cristalino (S(s)) e gs oxignio (O2(g)). Esquematicamente podemos resumir o texto anterior:

H2O eletrlise CuSO4.5H2O CuSO4 aquecimento

H2(g) O2(g) SO3 S(s) O2(g) CuO Cu(s) O2(g)

Obs.: Procuramos representar no esquema apenas as substncias, sem nos preocupar com as quantidades.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


importante no confundir elemento qumico com substncia elementar.

12
Assim por

exemplo: a gua (H2O(l)) constituda pelos elementos hidrognio (H) e oxignio (O), mas existe a substncia elementar hidrognio (H2) e a substncia elementar oxignio (O 2). elementares H2 e O2 so constitudas respectivamente pelos elementos H e O. Muitas vezes o elemento representado pela mesma simbologia que a substncia. Exemplo Cu. Pode significar o elemento cobre ou a substncia elementar cobre. Achamos conveniente representar apenas por Cu para indicar o smbolo do elemento cobre e Cu(s) para indicar a substncia cobre (geralmente slida nas condies de trabalho em laboratrio). De qualquer modo uma substncia elementar constituda por um nico tipo de smbolo ou elemento. As substncias

SUBSTNCIA PURA E MISTURA - Leitura Complementar

Em nosso dia-a-dia estamos sempre em contato com materiais e estes so misturas de substncias. Em situaes especiais, como nos laboratrios de qumica, indstria qumica e outras encontra-se substncias puras. Na verdade,substncia 100% pura apenas um conceito ou uma idia. Muitas vezes busca-se essa pureza qumica, mas na prtica sempre haver a presena de alguma espcie qumica que contamina a substncia pura que buscamos. Ao se desconsiderar a presena de pequenas quantidades de outras substncias, podemos falar em substncias puras. Para obt-las, partindo dos materiais da natureza, temos de separ-las das outras substncias, da melhor forma possvel. Mesmo quando uma substncia produzida pelo conhecimento qumico, em laboratrio ou na indstria, essa substncia precisa ser purificada, isto , separada de outras substncias que tambm esto presentes em quantidade que no se deseja. Em algumas situaes do cotidiano procura-se purificar o ar, isto , separar alguns componentes indesejveis. Sabe-se, por exemplo, que nos carros temos os filtros de ar, bem como nos aparelhos de ar condicionado, em indstrias, em nossas narinas. Esses filtros separam alguns materiais slidos, portanto, misturas complexas de substncias que se agregam em partculas suficientemente grandes para serem retidos nos filtros, enquanto outras partculas do ar, as partculas moleculares, passam pelo filtro. Quanto menores os poros ou buracos do filtro, mais partculas slidas sero retidas, mas as partculas moleculares que compem o ar atmosfrico sempre passaro. Esse conhecimento prtico d-nos uma idia qumica sumamente importante: as partculas moleculares no podem ser retidas em filtros comuns, por menores que sejam os poros, o que nos permite imaginar as pequenas dimenses que devem ter molculas e tomos, estruturas

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

13

bsicas das substncias qumicas. Mas no se pode esquecer que h casos de molculas gigantes, como a molcula de DNA. Mas esse um caso especial! Para separar os materiais, bem como as substncias presentes num material, necessrio pensar nas suas propriedades ou caractersticas especficas. Os processos de separao das substncias nas misturas recebem o nome genrico de fracionamento da mistura. Para planejar o fracionamento de uma mistura, olha-se as caractersticas das substncias presentes. A gua, por exemplo, condensa ao abaixar-se a temperatura. Isso explica por que nos aparelhos de ar condicionado aparece gua lquida. Essa gua foi condensada a partir do vapor pelo resfriamento que o ar sofre dentro do aparelho. Quimicamente apresenta-se essa transformao atravs de equao qumica: H2O(g) H2O(l)

Interpreta-se assim: gua na forma gasosa (vapor) converte-se em gua na forma lquida. Pela frmula qumica representativa (H2O) fica claro que nenhuma substncia nova aparece no sistema; h, apenas, mudana de fase de uma mesma substncia pelo abaixamento da temperatura. Abaixando mais a temperatura, por exemplo, at zero clcius (0 C), em presso atmosfrica normal, a gua lquida congela, ou seja, torna-se slida ou solidifica. Isso representado quimicamente da seguinte forma: H2O(l) H2O(s)

As fases lquidas e slidas de uma substncia so conhecidas como fases condensadas da matria ou de uma substncia. A fase gasosa est sempre associada s fases condensadas, isto , algumas partculas moleculares conseguem romper as foras que mantm a fase slida ou lquida tornando-as livres e constituindo uma poro gasosa em torno da poro lquida ou slida. Aparece, aqui, um conceito importante em Qumica: as fases condensadas so possveis porque existem foras interpartculas que mantm as partculas atmico-moleculares unidas umas as outras. Se essas foras so rompidas facilmente, as substncias tendem a ser gasosas nas condies ambiente (temperatura de 25C e presso normal atmosfrica normal). As mesmas foras definem algumas caractersticas importantes de uma substncia, como o ponto de fuso e congelamento, o ponto de ebulio e condensao. Esses pontos so expressos em escala de temperatura e sob presso normal. No caso da substncia gua, o ponto de fuso ou congelamento 0C (zero clcius), sendo que a fuso representa a mudana de fase slida para lquida e o congelamento ou solidificao representa a mudana da fase lquida para slida. A mudana lquido/vapor/lquido da gua, sob presso normal, acontece na temperatura de 100C (100 clcius), sendo denominada ebulio a

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

14

passagem da fase lquida para gasosa, se conduzida na temperatura de 100C sob presso normal, e condensao a mudana da fase de vapor para a fase lquida, tambm a 100C sob presso normal. Quando parte do lquido passa para vapor, abaixo da temperatura de ebulio, essa mudana comumente chamada evaporao. H, ainda, a passagem da fase slida diretamente para gasosa, quando a substncia est em temperaturas abaixo de ponto de fuso ou a passagem direta da fase gasosa para slida. Essas mudanas, normalmente, s possveis em temperaturas abaixo do ponto de fuso ou solidificao, recebem o nome de sublimao e ressublimao. A representao das mudanas reversveis, que se do em determinadas condies, como a fuso/solidificao, ebulio/condensao, sublimao/ressublimao, evaporao/condensao pode ser feita com o uso de uma dupla seta ( ). O mesmo smbolo pode representar, tambm, um equilbrio entre as fases, isto , a velocidade de mudana num sentido e outro a mesma, no havendo mais modificaes aparentes no sistema. Para ter um primeiro entendimento, considere, por exemplo, um frasco no qual se introduz certa poro de gua lquida na temperatura ambiente (25C). Estando o frasco fechado, uma poro de gua evapora at atingir certa concentrao mxima de molculas de gua no estado gasoso. O valor dessa concentrao depende s da temperatura e fixa para cada substncia. Pode-se representar essa situao na forma da linguagem qumica, que para a substncia gua : H2O(l) H2O(g)

O mundo material constitudo de substncias. Cada substncia se caracteriza, em primeiro momento, como algo concreto a que se pode dar um nome, tem caractersticas especficas e pode ser representada por uma frmula qumica. As substncias, por sua vez, podem ser elementares ou compostas, de acordo com o nmero de elementos que as constitui. Os elementos qumicos, representados por uma letra ou duas, constituem as substncias, havendo pelo menos uma forma estvel de substncia elementar para cada elemento natural. Em condies especiais, todos os elementos podem estar na forma atmica, isto , na forma de tomos isolados. Para um grupo pequeno de elementos, seis gases nobres, entre eles o argnio, essa a forma mais estvel. Para os outros elementos, a forma estvel de substncia elementar sempre um agregado de dois tomos ou mais: N2, O2, O3. Em agregados pequenos de tomos, isto , na forma de molculas, as substncias elementares tendem a ser gasosas nas condies ambiente, mas haver sempre uma temperatura mais baixa sob presso normal em que essas substncias podem existir na fase lquida e slida. O mesmo vale para as substncias compostas! Isso possvel porque h foras interpartculas que mantm o estado agregado ou condensado da matria. O estado gasoso forma-

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

15

se quando essas foras interpartculas so rompidas, algo sempre possvel para algumas molculas de um estado agregado. Quando o agregado de tomos grande, a substncia elementar tende a ser slida nas condies ambiente. Este o caso, por exemplo, do carbono, C(s), muito presente na fuligem, que, por sua vez, participa das fumaas presentes na atmosfera real. As substncias que compem os materiais so na maioria compostas ou compostos qumicos, isto , constitudos de dois ou mais elementos qumicos. Obter substncias puras, a partir dos materiais, um processo qumico de fracionamento, geralmente bem trabalhoso e totalmente baseado nas caractersticas de cada substncia que forma a mistura. Na nossa vida cotidiana, os materiais se apresentam nas mais diferentes formas e estados fsicos. Os metais, por exemplo, muito comuns em nosso meio, se apresentam na forma metlica ou na forma de compostos (presentes em medicamentos, alimentos, em cimentos ou ligas metlicas utilizadas para a construo de nossas casas, enfim eles assumem uma fundamental importncia na sociedade). MALDANER, O. A. Ar atmosfrico: uma poro do mundo material sobre a qual se deve pensar. In:
FRISON, M. D. Programa de Capacitao de Professores da rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Srie Qumica 05. Iju: Uniju, 2007.

Medidas: Grandezas/ Unidades de medidas

Ao lidarmos com os materiais/substncias em laboratrio usamos comumente balana e vidrarias/ instrumentos graduados como: termmetro, pipeta, tubo graduado, bureta, bales volumtricos, bqueres, erlemneyer etc.... O uso de instrumentos expressa medida/grandezas como: comprimento(m), volume(l), massa (kg), temperatura(k), tempo(s) e quantidades de substncias (mol).

Muitas propriedades da matria so quantitativas, ou seja, podem ser associadas a nmeros. Para entender uma transformao qumica os qumicos fazem em geral, medies quantitativas. Em qumica, lida-se com quantidades mensurveis.Mensuramos uma grandeza, que expressa por uma unidade de medida. Ex: Se 2 substncias reagem entre si, pergunta-se: Quanto sobrou, qual a quantidade de produto que se formou? Houve variao de temperatura? De quanto variou a temperatura etc...

Estas perguntas nos levam a utilizar uma medida. Cada medida constituda por um nmero e uma unidade de medida.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


-

16

Quando um nmero representa uma grandeza medida, as unidades da medida devem ser sempre especificadas. Ex: Dizer que o comprimento de uma barra de metal 5 , no tem sentido. preciso identificar apropriadamente o comprimento, 5,0 cm, por exemplo.

Nas cincias naturais e tecnolgicas h grandezas fundamentais (livro Masterton pg 622) e unidades derivadas (pg 623). Temos sete (07) grandezas fsicas fundamentais no SI.

Comprimento, massa, tempo, temperatura, quantidade de matria, corrente eltrica e intensidade luminosa. Comprimento Unidade bsica de comprimento do sistema mtrico o metro (m). Em qumica na maioria das vezes usamos os submltiplos da unidade padro para expressar as medidas. Prefixos mtricos comuns: 106 mega, 103 quilo, 10-1 deci, 10-2 centi, 10-3 mili, 10-6 micro 10-9 nano Exemplo: 1 cm = 10-2 m, 1mm = 10-3 m Para partculas minsculas (como tomos) utiliza-se o nanmetro (nm): 1 nm= 10 Massa A massa de uma amostra uma medida da quantidade de matria que ela contm. Expressa em: gramas (g), quilogramas (kg) ou miligramas (mg). Ex. 1 kg = 103 g, 1 mg = 10-3 g Temperatura Temperatura uma propriedade do sistema, dizemos que um sistema est a uma temperatura e isto seria como que dizer possui tal temperatura. A temperatura de um corpo nos indica a energia cintica mdia das molculas do sistema. Para medir a temperatura utiliza-se o termmetro de vidro com mercrio. O mercrio expande-se com aumento da temperatura. Os termmetros podem ser graduados em: Graus Celsius (oC) Ponto de congelamento da gua = 0 C e o ponto de ebulio = 100 C. A distncia entre os dois pontos 100. Grau Fahrenheit Ponto de congelamento da gua = 32 F e o ponto de ebulio = 212 F. A distncia entre os dois pontos 180. Relao entre C e F:
-9

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


F= 1,8 X(C) +32 reordenando podemos obter a converso em oC:
o

17

C = oF - 32 1,8

Escala Kelvin (utilizado principalmente para gases) Relao entre C e K: K= C + 273,15 Ex: O stio mais quente, registrado na Amrica do norte, est no vale da morte, na Califrnia, onde a temperatura atingiu 134 oF em 1913. Qual esta temperatura em oC e k.

Presso: muito usada em qumica para gases. A presso, P, de um gs a fora, F, exercida pelo gs dividida pela rea, A, sobre a qual a fora aplicada: Presso = fora rea A unidade para informar presso Torr e atmosferas. A presso exercida pela atmosfera medida com um barmetro. A presso medida por um barmetro de mercrio usualmente dada nas unidades milmetro de mercrio(mmHg), que tambm se chama torr em homenagem a Torricelli. A unidade do SI de presso o pascal, Pa. 1 Pa = 1kg.m-1.s-1 =1N.m-2. Unidades de presso podem ser interconvertidas com uso de tabelas. Unidades Convencionais: 1 bar = 10 5Pa = 100kPa 1atm = 1,01325 x 105Pa = 101.325kPa 1 atm = 760Torr = 1,01325 x 10 5Pa = 14,7lb/in2

Ex: Rdio informa presso atmosfrica do dia de 980mbar. Quanto 980 mbar em Pa, kPa e hPa? Volume (unidade derivada muito utilizada em qumica) As unidades de Volume do Sistema mtrico so: O litro (l), o mililitro (mL) Relacionadas com as unidades de comprimento temos o centmetro cbico (cm3). Ex: rea (A) A = L x L A = L2 A = m x m A = m2 V = L x L x L ou m x m x m = m3 V = m3 Ex. 1 L = 1000 cm3 e 1 mL = 1 cm3 = 10-3dm3

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

18

3. Medidas com algarismos significativos: Incertezas nas medidas (so os algarismos que conheo com certeza e mais um sobre o qual tenho dvida ). Depende do tipo de instrumento. O resultado deve indicar o grau de incerteza (os algarismos com certeza e mais o duvidoso) associado. O mtodo pelo qual indicado o grau de confiana numa medida descrito em termos de algarismos significativos, ou seja, aqueles que apresentam significado experimental. O ltimo dgito representa a incerteza da medida que ser sempre de uma unidade.

Ex.: 8 mL grau de incerteza de 1 mL (tubo graduado grande) 8,0 mL grau de incerteza de 0,1 mL (tubo graduado pequena) 8,00 mL grau de incerteza de 0,01 mL bureta)

Ex: Qual a diferena entre 4,0g e 4,00g?

- Contagem dos algarismos significativos (zeros antes da vrgula no conta como algarismo significativo).

1. Todos os dgitos diferentes de zero so significativos. Ex.: 3,241 (4) 2. Zeros entre dgitos diferentes de zero so significativos. Ex.: 201g (3) 3. Zeros alm da vrgula decimal no final de um nmero so significativos. Ex.: 2,00 (3). 4. Zeros que precedem o primeiro dgito diferente de zero em um nmero no so significativos. Ex.: 0,001 (1) ou 1 x 10 -3. A notao exponencial no contribui com qualquer algarismo significativo. -

Aplicao: Quando grandezas experimentais so multiplicadas ou divididas, o total de algarismos significativos no resultado igual ao da grandeza com o menor nmero de algarismos significativos. Ex: clculo da rea de um tringulo: (6,221 cm) (5,2 cm) = 32,3492 cm 2 = 32,3 cm2

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


-

19

Na adio e na subtrao a incerteza determinada atravs da incerteza absoluta, ou seja, quando quantidades experimentais so adicionadas ou subtradas, o nmero de dgitos aps a vrgula decimal no resultado igual ao da quantidade com o menor nmero de dgitos aps o ponto decimal (parcela com a menor preciso no resultado). Ex: 10,21 0,01 0,2 0,1 256,0 266,41 1

Converso de unidades - Utiliza-se o fator de converso: 1. Descobrir a relao entre as duas unidades. Ex.: 1 atm = 760 mmHg

2. Transformar a relao em um fator de converso. Ex.: A relao 1 atm = 760 mmHg 1 atm / 760 mmHg e 760 mmHg / 1 atm

3. Multiplicar a quantidade original pelo fator de converso que cancela a unidade que queremos cortar. Ex.: Para converter X atm para mmHg ns multiplicamos por: X atm x 760 mmHg / 1 atm =760X mmHg

4. Este processo pode ser repetido vrias vezes at obter as unidades desejadas. EXEMPLO: O nitrognio gasoso o componente mais abundante do ar atmosfrico. Uma amostra de nitrognio, num balo de vidro, pesa 243mg. fundamental de massa do SI (quilogramas)? 1) 1mg = 10-3g, pode-se escrever 243mg x 10-3g = 2,43 x 10-1g 1mg 2) 1kg = 103g , ento pode-se escrever 2,43 x 10-1g x 1kg = 2,43 x 10-4kg 103g Como se exprime esta massa na unidade

. Estas duas converses se podem fazer em uma etapa:

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


243mg x 10-3g/1mg x 1kg/103g = 2,43 x 10-4kg (Converte mg a g e kg)

20

Exerccios: 1) Escreva as seguintes medidas adotando o prefixo do SI mais apropriado. Consulte a Tab. A1.2 pg 622 Masterton a) 0,00721g b) 750g c) 3,1mm d) 1,0mol e) Converta 1,28L para cm3. d) Efetue o seguinte clculo: 4,18 - 58,16 (3,38 - 3,01 ) = 2) O consumo de combustvel de um determinado automvel de 36,2 milhas por galo. Converta para km/litro. R: 15,4km/L 3) Qual a massa mdia de trs corpos cujas massas so: 10,3g, 9,234g, 8,35g?

4) O volume de uma tbua, cujas dimenses dadas so: comprimento 52,8dm; largura 22,3cm; espessura 1,45 in. Expressar o resultado em dm3 e em m3. 5) Faa as seguintes converses de unidades: a presso de 500 Torr em atm. 0,67 atm a mmHg 740mmHg a quilopascais 745 mmHg a bar

Exerccios sobre as prticas

1) Em uma das atividades experimentais, um grupo de alunos recebeu um material que continha areia [basicamente, xido de silcio, SiO 2(s)], naftalina [essencialmente, naftaleno, C 10H8(s)] e sal de cozinha [basicamente, cloreto de sdio, NaCl(s)]. a) Este material homogneo ou heterogneo. Justifique. b) Cite algumas caractersticas de cada substncia presente no material que permite fracionar (separar) o material recebido. c) Tendo por base alguma propriedade saliente de cada substncia, descreva o processo de separao de cada substncia presente no material.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

21

d) Em certa ocasio, diante de um material semelhante, um grupo de estudantes aqueceu, em bico de bunsen ou bico de gs, o material e verificou que o naftaleno fundia, molhando o restante do material. Os estudantes esperavam que o material sublimasse. Explique o que deve ter acontecido e discuta as condies experimentais para que a sublimao/ressublimao sejam possveis.

2) Um grupo recebeu um material que era basicamente identificado como nitrato de potssio com certa impureza. Solicitou-se uma recristalizao do nitrato de potssio, pois sucessivas recristalizaes constituem - se em excelente processo de purificao de um slido solvel em algum solvente. Uma das maneiras de proceder recristalizao variar a temperatura do

solvente, desde que, com essa variao a solubilidade do slido que se deseja recristalizar aumente consideravelmente a sua solubilidade com o aumento da temperatura. prprio do nitrato de potssio em gua. a) Procure no seu livro Masterton os coeficiente de solubilidade do nitrato de potssio em gua em duas temperaturas bem diferentes, como a 20C e 80C (ou valores descritos no Handbook). Esses coeficientes so dados em gramas de substncia dissolvidas em 100g /H2O (massa substncia/100g de solvente) veja diagrama na fig.1.6, pg. 13 de seu livro coeficientes de solubilidade do KNO3 e NaCl. b) Examinando o diagrama da fig.1.6 de seu livro, aponte as solubilidades de cada uma das substncias 20C e 80C. Discuta se o processo de recristalizao, por variao de temperatura, para as duas substncias pode ser aplicado em ambas as temperaturas. Este comportamento

3) O grupo que recebeu um material (sempre um conjunto de substncias misturadas) identificado como vinho. Feita a montagem da aparelhagem para proceder destilao como o indicado na fig. 1.8, pg. 16 de seu livro. No lugar da manta de aquecimento foi colocado um banho maria leo vegetal (soja). Junto com o vinho foram colocados pedacinhos de porcelana. O balo utilizado pelo grupo tinha uma sada lateral para os vapores provenientes da mistura, algo um pouco diferente da sada pelo furo da rolha, como na fig. 1.8. O bulbo do termmetro deve estar o mais prximo possvel da sada dos vapores, para medir a temperatura de condensao (que aproximadamente a temperatura de ebulio da substncia pura ou da mistura que est saindo do balo e entrando no condensador). A coleta realizada pelo grupo apresentou forte cheiro de lcool (graspa ou cachaa de uva). As primeiras gotas de destilado aconteceram quando a temperatura estava em torno de 80C e depois o termmetro marcou temperaturas gradativamente mais elevadas, chegando quase a 100C.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

22

a) Por que se usa banho maria com leo ou manta de aquecimento para fazer uma destilao? E por que colocar pedacinhos de porcelana ou outro material slido inerte (como prolas de vidro)? b) Em que caractersticas das duas substncias mais abundantes na mistura o grupo se baseou para propor a destilao como processo de separao? abundantes no vinho? c) Por que a temperatura no termmetro no marcou 78,5C na hora em que o destilado comeou a pingar? E por que continuou subindo gradativamente com o tempo? quando a temperatura se aproxima de 100C? d) Observe na fig. 1.8 que a entrada da gua na camisa do condensador na parte inferior. Por que este procedimento experimental deve ser seguido ao ligar a gua de torneira nos condensadores, ou seja, a gua do condensador deve fluir em sentido contrrio corrente dos vapores. e) Na destilao importante pensar na coluna de fracionamento. nela que acontece a O que dizer do destilado Quais so essas substncias mais

separao dos lquidos, produzindo vapores cada vez mais ricos com o componente mais voltil, lcool etlico ou etanol. Observe o tamanho da coluna de fracionamento na destilao realizada (~ 10cm) com uma outra coluna, carregada de prolas de vidro, fig. 1.9. Para obter etanol a 96GL (prximo a 96% em volume) precisamos de uma coluna de 11 metros.

4) Um dos grupos fez uma cromatografia em papel. O material utilizado foi tinta de diversas canetas. O processo revelou, por manchas de cores, que h a presena de vrias substncias em cada material. O processo foi originalmente utilizado para amostras coloridas, isto , constituda de substncias que interagem com a luz visvel manifestando cores. A luz caracteriza-se por ondas eletromagnticas com diferentes comprimentos de onda ( ). Essas ondas, de luz visvel, fazem parte de um espectro bem maior, com ondas de comprimento menor que as de luz visvel (ultravioleta) e maior que a luz visvel (infravermelho). Veja a tabela 1.6, pg.15 de seu livro. Quando temos substncias que interagem com ondas no UV ou IV temos de ter outras formas de visualizar as manchas que indicam a presena das substncias no material. H aparelhos leitores sofisticados dessas interaes entre energia eletromagntica e substncia. Sempre por comparao com padres consegue-se, inclusive, identificar cada uma das substncias presentes em uma mistura complexa de diferentes substncias e sua quantidade relativa, atravs de picos que so gerados na forma de cromatogramas como o apresentado na fig.1.11, pg. 18 de seu livro (no caso cromatografia em fase gasosa, para componentes volteis). Vocs sabiam que temos um

cromatgrafo a gs (CG) em nosso laboratrio/central analtica, o qual permite analisar amostras desconhecidas.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

23

a) Como pode perceber pela tabela 1.6, a cor visvel para uma substncia a cor transmitida enquanto algum comprimento de onda (cor) absorvido. A cromatografia foi um mtodo utilizado para separar substncias contidas na tinta de caneta. Discutam, em quais comprimentos de onda (cores) so absorvidas e quais so transmitidas pelas manchas visveis no papel utilizado na cromatografia. b) O que dizer de uma tinta preta sobre a absoro e transmisso de cores? Quais foram s manchas mais salientes quando o grupo usou caneta preta? c) Descreva o princpio bsico que permite a separao de um material pelo processo da cromatografia.

5) Um dos grupos fracionou os componentes bsicos de um material denominado gasolina. A gasolina brasileira, como voc sabe, um material homogneo, no caso uma mistura homognea, de hidrocarbonetos (derivados do petrleo) e etanol, atualmente 21% em volume. a) Descreva o processo que permite fracionar (separar) o etanol da outra parte que constitui a mistura de hidrocarbonetos (compostos constitudos pelos elementos C e H) Por que adicionando gua ao material o lcool sai da outra mistura de hidrocarbonetos? Quais processos poderiam ser usados para fracionar as duas pores obtidas com a adio da gua? Qual a poro que fica na parte inferior do menisco (separao entre as duas fases) e qual a poro que fica na parte superior? b) Os colegas utilizaram uma amostra de 60,0 mL de gasolina comum e adicionaram 40,0 mL de gua. As duas pores foram colocadas em tubo graduado com tampa, para permitir boa agitao e evitar maior evaporao dos componentes mais volteis (alguns hidrocarbonetos). Aps deixar decantar, verificou-se o seguinte volume: OBS: ver com o grupo o resultado obtido. Determine, agora, o volume aproximado de lcool que foi extrado pela gua. Qual a porcentagem, em volume, de etanol encontrado. Est d entro dos padres prescritos? (19-21%). c) No se preocupe, ainda, se no conseguiu perceber os componentes estruturais das substncias que permitem uma boa interao entre substncias diferentes. Por enquanto saiba que a interao deve ser suficiente para permitir um material homogneo, que ser, ento, a mistura homognea quando duas substncias interagem suficientemente bem. gua e leo, por exemplo, constituem um material heterogneo, no sendo propriamente uma mistura (eles no se misturam porque no interagem positivamente, mas negativamente, pois se repelem). Em qumica chamamos estes

sistemas de misturas heterogneas, quando na verdade eles no constituem mistura! O que dizer sobre isso?

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

24

6 ) Quatro (4) substncias diferentes encontram-se misturadas e esto identificadas por letras A,B,C, D. As caractersticas das substncias so dadas abaixo: (pg 276 ou Tab. 4.2 . Masterton). A B C D Pto Fuso(oC) 660 0 - 64 - 94 Pto Ebulio(oC) 1800 100 61 57 Densidade 2,7 1,00 1,50 0,70 Solubilidade ins. em B,C,D solvel em D e ins.em C ins. em B e solvel em D solvel em B e C. Prefere B.

a) Qual o estado fsico das quatro (04) substncias nas condies normais ambientes (25 o e presso normal). Justifique. b) Como procederia, qual a propriedade que voc utilizaria para separar uma mistura homognea contendo dois (02) lquidos em gua. 7) Em um experimento de laboratrio adicionou-se 80mL de gua a 120mL de uma gasolina, em um tubo graduado de 250mL. Aps a agitao/decantao verificou-se que a poro inferior ocupa 98mL. Qual a % em volume do lcool na gasolina analisada? 8) Uma amostra de um metal desconhecido colocada em um tubo graduado contendo gua. A massa da amostra 37,5 g e o nvel de gua no tubo graduado passa de 7,0 mL para 21,0 mL quando se mergulha o metal. Qual a densidade deste metal.

TRABALHO- APRESENTAO DE SEMINRIO Os materiais como: Metais, Cermicas, Polmeros, Compsitos e Eletrnicos so utilizados em diferentes segmentos. Escolha um dos temas de seu interesse para socializar com seus colegas na forma de seminrio e pesquise sobre sua aplicao, considerando aspectos importantes desses na rea das engenharias. ESTRUTURA DO TRABALHO - Introduo, desenvolvimento (tpicos que devem ser abordados, histrico, composio qumica, formas de obteno, aplicaes) concluso e bibliografia consultada. Deve ser entregue na forma escrita, com 8 a 15 pginas. O trabalho deve ser apresentado em data show, em data a ser agendada e o tempo para apresentao para o grupo de 10 a 15 minutos.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

25

MATERIAIS

MISTURAS DE SUBSTNCIAS ou SUBSTNCIAS PURAS

QUAIS SUBSTNCIAS? ELEMENTARES OU COMPOSTAS

ELEMENTO (como constituintes das substncias).

TOMOS (menor partcula dos elementos)

MOLCULAS (menor partcula representativa das substncias moleculares).

ONS (estruturas carregadas positivamente ou negativamente)

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


MATERIAIS: Qumica olha os materiais (normalmente um agrupamento de substncias).

26

- Qualquer poro material que tem existncia fsica real Ex.: ar atmosfrico, madeira, ouro, leite, aspirina, macacos, borracha, pizza, etc. - Os materiais em sua grande maioria so encontrados como misturas de diferentes substncias.

Mistura: uma combinao (agrupamentos) de duas ou mais substncias, podem estar bem misturadas, material homogneo Ex. concreto, gua salgada, ar atmosfrico, chocolate,...etc (mistura de substncias podem ser simples/ compostas). Muitas vezes podemos observar atravs de uma simples inspeo o tipo de material. Ex. granito, mistura de pequenos gros de componentes diferentes: quartzo, mica, feldspato, etc. Na gua salgada no podemos identificar visualmente se a mesma se trata de uma mistura, entretanto se submetermos esta mistura a temperatura ir nos revelar, pois a temperatura no permanecer constante durante a mudana de estado em se tratando de uma mistura.

Misturas: homogneas (solues) e heterogneas. Mistura homognea chamada de soluo. Apresenta apenas uma fase, pois existem interaes atrativas entre as substncias que a constituem. Ex. lcool e gua, gua salgada, gasolina, vinagre, e o ar atmosfrico. Uma soluo pode ser slida, lquida ou gasosa e seus componentes podem ser substncias simples ou compostas. Como podemos distinguir uma soluo (mistura homognea) formada de gua mais cloreto de sdio de uma substncia pura como a gua que tambm se apresenta de forma homognea? Uma soluo pode ser separada em seus componentes (substncias) por meios fsicos, enquanto que um composto no pode. Uma soluo tem uma composio varivel, enquanto que a de um composto fixa. Ex: Diferena da gua pura da gua salgada.

Mistura heterognea, no se pode falar propriamente de mistura heterognea. Por ex. leo mais gua no uma mistura, no existem atraes interativas e sim repulsivas. J o granito que constitudo por quartzo, mica e feldspato constitusse em uma mistura slida.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


Substncia pura:

27

Uma substncia quimicamente pura, ela tm um nico tipo de partcula representativa. Ex: H 2O. Pode ser representada por uma frmula qumica. Apresenta composio caracterstica

determinada e um conjunto definido de propriedade como a temperatura de mudana de estado (fuso, ebulio, etc.) permanecem constantes durante toda a transformao (observe os grficos em seu livro Masterton pg. 13 fig.1.5). uma substncia no contaminada que pode ser simples (de um s elemento) ou composta (mais de um elemento). A gua salgada ferve a uma temperatura mais alta do que gua pura, (100 C) e sua temperatura aumenta durante a destilao devido ao aumento da concentrao do sal. Substncia pode ser classificada como: elementares ou compostas H duas espcies de substncias puras: elementares (substncia simples) e as compostas.

Substncias elementares (simples) que podem ser encontradas nas condies ambiente. Podem ser observadas e manipuladas. Ex. Argnio (Ar), O 2(g) He(g), Cl2(g), Na(s), etc. Formada por tomos do mesmo elemento qumico. Ex. He(g) por tomo de He, Ne(g), H 2(g), O2(g), etc.

Substncia composta: Formada pela combinao de dois ou mais elementos qumicos diferentes. Ex. H2O(l), H2SO4(g), HCl(g), NaCl(s), etc. Substncias compostas no so misturas, no podem ser separados por meios fsicos, somente por meios qumicos. Eles possuem composio caracterstica determinada, enquanto que das misturas so variveis. Ex. O NaCl: tem 39,34% de Na e 60,66% de Cl em massa. Elementos qumicos, um elemento qumico se materializa em um conjunto de tomos de mesmo nmero atmico e representado por uma letra ou duas abreviao conhecida como smbolo qumico do elemento. Ex. Ca, Na, O, S, P, etc. Frmula qumica ou representao qumica das substncias permite discutir sua constituio (propriedades). Ex: sacarose, frmula qumica, C12H22O11(s), tomos, conjunto mnimo de partculas, representativos dos elementos. Os tomos interagem e se reorganizam entre si. A forma de organizao (arranjo) am determina o tipo de material. Como partculas submicroscpicas: Prtons, Nutrons e Eltrons

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


Ex: Esto organizadas em trs partculas maiores que so: tomos de C, H, e O. Estes tomos esto agrupados em molculas, onde cada molcula apresenta: 12 tomos de C; 22 tomos de H; 11 tomos de O. As molculas esto agrupadas em um conjunto chamado de retculo cristalino. O conjunto destes cristais aquilo que podemos ver na colher de acar.

28

material: a gua H2O(l) substncia, quimicamente pura , ela tem um nico tipo de partcula representativa; molcula: H2O , a menor partcula de uma substncia a partcula molecular, o conjunto mnimo de tomos; os tomos 2H e1O so representativos dos elementos.

REPRESENTAO DOS ELEMENTOS NA TABELA PERIDICA. OBS: Tenha-a sempre em mos. Os elementos qumicos representados na T.P so os que constituem as substncias elementares e compostas e tambm as substncias elementares atmicas (existe para qualquer elemento em certas condies). Sabendo que as substncias so o objeto da qumica, tem existncia real, podem ser identificadas com testes especficos, so distinguidos atravs de suas propriedades e que normalmente esto na forma de uma mistura. Podemos perceber que os materiais que nos rodeiam so constitudos em sua maioria de substncias simples (elementares) e compostas.

REPRESENTAO

QUMICA DAS

SUBSTNCIAS

ELEMENTARES

PRESENTES

NAS

CONDIES AMBIENTES: Cada elemento forma substncia elementar mais estvel nas condies ambientais (1 bar,25C). Todos os tipos de propriedades de materiais podem surgir da estrutura dos seus tomos e das suas molculas. Os tomos podem ser classificados em duas categorias: metais e no-metais. Tambm h uma categoria hbrida onde os tomos exibem caractersticas de metal e de no-metal. Esta

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

29

categoria de tomo chamada metalide. Muitos metalides so alternativamente chamados de semicondutores. Este grupo de elementos inclui o boro, o silcio, o germnio, o arsnico, o antimnio, o telrio e astatine. Dos tomos at agora conhecidos, s 17 mostram caractersticas principalmente no-metlicas, outros 7 so metalides, e o resto (mais de 80) podem ser classificados como metais. Metais M(s): A maior parte dos elementos T.P constituem as substncias metlicas Cu(s), Fe(s), Zn(s), Al(s), Mg(s), Pb(s), Sn(s), Hg(l). Os metais so os pilares da tecnologia, e no surpreendente que tanto esforo tenha sido feito no desenvolvimento e compreenso de suas propriedades. O brilho, a maleabilidade e a ductilidade so caractersticas dos metais. Semimetais (na classificao antiga) tendem a ser considerados metais na atual classificao. So eles: Boro, silcio, germnio, arsnio, antimnio, telrio, polnio e o astato. As substncias destacadas em negrito receberam grande importncia no sculo XX pelas suas aplicaes tecnolgicas. Como nos transistores, dodo s (so pequenas peas feitas de cristais chips do semicondutor silcio), dos circuitos integrados utilizados na informtica, eletrnica, comunicaes e muitos automatismos. No metais: variedades diatmicas como: H2(g), N2(g), Cl2(g), O2(g), F2(g)Br2(l) e I2(s). Os no metais como, o diamante(Cdiamante) so slidos constitudos por grandes redes covalentes que podem ser muito duros. O enxofre rmbico (S 8), forma comum amarela, constitudo por molculas que formam um anel reverso com oito tomos de enxofre. Embora o enxofre slido seja constitudo por anis S8, costume simboliza-lo, simplesmente por S(s). (Cap.13 . Tab.13.1, pg 276). Gases nobres: He(g), Ne(g), Ar(g), Kr(g), Xe(g), Rn(g) , so todos no metais gasosos na temperatura ambiente. So todos monoatmicos (isto , os gases so constitudos por tomos livres (isolados) e no por agrupamento de molculas). Esto no estado atmico nas condies ambiente. Para estes elementos a forma estvel a forma atmica, logicamente o estado gasoso. Quando um elemento apresenta duas ou mais substncias elementares, temos os Altropos falase das diferentes formas alotrpicas de um mesmo elemento. A forma mais estvel tende a receber o nome do elemento. Ex: oxignio, o fsforo, o enxofre e o carbono cada qual pode existir em formas diferentes. Os altropos do oxignio so: O 2(g), O3(g). A forma mais comum do fsforo

elementar a constituda por molculas com quatro tomos, tetratmica (P 4), chamada de fsforo

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

30

branco muito reativa e guardado sob gua para ficar protegido do oxignio. Aquecido na ausncia de ar, at cerca de 400 oC, converte-se em uma forma mais estvel, o fsforo vermelho, que envolve unidades P4 ligadas umas as outras, numa cadeia. Esta variedade no se inflama em contato com o ar e , muito menos txica do que a variedade branca. O fsforo elementar comumente representado por P(s). As duas formas cristalinas comuns do enxofre so o Smonoclnico e o Srmbico, sendo a forma mais comum e mais estvel a do slido amarelo com a frmula molecular S8 tambm denominado Srmbico, o qual forma lindos cristais amarelos. O carbono puro, encontrado em duas formas bem conhecidas, constitudas por reticulados extensos: acreditava-se que o grafite e o diamante fossem as nicas formas alotrpicas do carbono com estrutura bem definida. No final da dcada de 80, foi identificada outra forma do carbono C 60, componente da fuligem, material negro que se recolhe quando se queimam combustveis carbonferos em atmosfera pobre em oxignio. O nome oficial da forma alotrpica buckminsterfulereno, sendo comum os qumicos denominarem buckybolas as molculas C 60. Sabemos, hoje, que esta apenas um membro da famlia denominada em geral de fulerenos. Alguns tm menos do que 60 tomos de C e outras ainda nmeros maiores. Em condies especiais (temperatura alta ou baixa ex. dos gases nobres) todos os elementos podem estar na forma atmica.

Obs: importante no confundir elemento qumico com substncia elementar .

Ex: A substncia composta gua (H2O(l)) constituda pelos elementos H e O, mas existe a substncia elementar O2(g) e H2(g) que a espcie qumica mais estvel nas condies ambientes. Muitas vezes a substncia representada pela mesma simbologia que o elemento. Ex: Cu (no tem caractersticas) conveniente represent-la por Cu(s) para indicar a substncia elementar metlica cobre.

Roald Hoffmann, qumico polons naturalizado americano, recebeu o prmio Nobel de qumica de 1981 pelo seu trabalho sobre ligao qumica. Hoffmann afi rmou que a qumica a cincia das molculas e suas transformaes. No em grande parte, a cincia dos elementos, mas da variedade de substncias que se formam a partir deles.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

31

A interao entre substncias elementares nos fornece substncias compostas, estas podem ser decompostas em substncias elementares.

Ex1: H2(g) + O2(g)

fasca

H2O(l)

eletrlise

H2(g) + O2(g)

Ex2:

2C(s) + 3H2(g)

1/2 O2(g) C2H6O(l)

- Escreva a equao qumica que representa a sntese total da substncia composta H2SO4 e do Ca(NO3)2 a partir das substncias elementares. - Represente atravs de equao qumica, a transformao do gs oxignio molecular uma das substncias altropas do elemento oxignio no outro altropo. A interao entre substncias elementares dos Metais e No-metais forma os compostos. Os elementos dos Grupos 1, 2, 13,14 constituem as substncias elementares metlicas e os Grupos 15,16,17 os No-metais. Tambm chamados de Grupos Principais.

Represente atravs de equao qumica a interao da substncia metlica potssio com a gua lquida produzindo o gs hidrognio e hidrxido de potssio.

Represente atravs de equao qumica a transformao do carbono diamante a carbono atmico.

ORGANIZAO DOS ELEMENTOS NA TABELA PERIDICA

A T.P uma ferramenta til para o desenvolvimento do conhecimento qumico.

Os qumicos

descobriram que, quando os elementos so listados em ordem crescente de seu nmero atmico e arranjados em linha de certos comprimentos, eles formam famlias que mostram tendncias regulares em suas propriedades. O arranjo dos elementos que mostra as relaes familiares chamado de Tabela Peridica. As colunas verticais da T.P so chamadas de g rupos. Estes grupos identificam as principais famlias dos elementos. As colunas mais altas ( Grupos 1,2 e 13 at 18) so chamadas de grupo principal da T.P. As linhas horizontais so chamadas de perodo e so numeradas de cima para baixo. As quatro regies retangulares da T.P so chamadas de blocos o que est relacionado com a estrutura atmica, so chamados de s,p,d e f. Os elementos

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

32

do bloco d so chamados de metais de transio (exceo dos elementos do grupo 12 , grupo do zinco). Os elementos do bloco f, que so mostrados abaixo da tabela principal, so os metais de transio interna. Elementos que seguem ao lantnio (elemento 57) no perodo 6, so os lantandeos a linha inferior, seguindo actnio (elemento 89) no perodo 7, so os Actindeos. Os elementos do grupo 1 so chamados metais alcalinos. Todos so metais macios e prateados que fundem em temperaturas baixas. Produzem hidrognio quando postos em contato com a gua, ltio moderadamente, mas crescendo em violncia medida que descemos no grupo. Os elementos do grupo 2 so chamados de metais alcalinos terrosos. Estes tm propriedades em comum com os metais do grupo 1, mas suas reaes so menos vigorosas. Os elementos do grupo 18 no lado extremo direito representam os gases nobres. So chamados assim porque combinam com poucos elementos, eles so quimicamente neutros. At os anos 60 eles eram conhecidos como gases inertes porque se pensava que eles no se combinavam com elemento algum. Este grupo constitui-se de substncias elementares gasosas (monoatmicas) so incolores e inodoras. Os elementos do grupo 17 prximo aos gases nobres so chamados de halognios. Muitas

propriedades dos halognios mostram variaes regulares. O flor em cor amarelo plido, um gs quase incolor, o cloro um gs amarelo esverdeado, o bromo, um lquido marrom avermelhado, e o iodo, um slido roxo escuro. No topo da T.P, sozinho, est o hidrognio. Os elementos so classificados como: metais, no metais tem aparncia e algumas propriedades de um metal, mas, comporta-se como um no metal. A T.P um arranjo dos elementos que reflete suas relaes familiares; membros do mesmo grupo tipicamente mostram a mesma tendncia nas propriedades.

TABELA PERIDICA E ESTRUTURA ELETRNICA

Organizao da Tabela Peridica: dividida em blocos s, p, d e f, denominados pela ltima subcamada ocupada de acordo com o princpio da construo.

bloco s bloco f

bloco d

bloco p

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

33

Duas excees: Hlio (que deveria estar no bloco s mas mostrado no bloco p) que possui as propriedades de um gs nobre, como aqueles do Grupo 18 e o Hidrognio, que ocupa uma posio nica na Tabela Peridica elementos de um Grupo principal so as causas de suas propriedades similares. O nmero do Grupo nos diz quantos eltrons esto presentes na camada de valncia.

No bloco s, o nmero do Grupo (1 ou 2) o mesmo do nmero de eltrons na camada de valncia. No bloco p, temos que subtrair 10 (para os 10 eltrons da subcamada d) do nmero do Grupo. Assim, os elementos do Grupo 17 possuem 7 eltrons na camada de valncia. Cada novo perodo corresponde ocupao de uma camada com um nmero quntico principal mais alto. Esta configurao explica as diferenas de comprimento dos perodos. O perodo 1 consiste de somente dois elementos: H e He, com um orbital s sozinho na camada n = 1, que fica preenchido com dois eltrons. O perodo 2 consiste de oito elementos, do Li ao Ne, nos quais um orbital 2s e trs orbitais 2p vo sendo preenchidos com oito eltrons. No perodo 3, (do Na ao Ar) os orbitais 3s e 3p vo sendo preenchidos com mais oito eltrons. No perodo 4, no somente os oito eltrons dos orbitais 4s e 4p, mas tambm os dez eltrons do orbital 4d vo sendo preenchidos, o que totaliza 18 elementos.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

34

Nos elementos do perodo 5, so adicionados 18 eltrons, enquanto so preenchidos os orbitais 5s, 5p e 5d. No perodo 6, um total de 32 eltrons so distribudos porque mais 14 eltrons so includos aos sete orbitais 4f. Os elementos do perodo 6 possuem propriedades muito semelhantes pois, a diferena na sua configurao eletrnica se restringe ao orbital 4f, que um orbital interno e no participa muito na formao de ligaes qumicas.

O IMPACTO SOBRE OS MATERIAIS - Estamos agora no ponto em que podemos utilizar a Tabela Peridica para predizer as propriedades dos elementos e verificar como podem ser usados para criar os materiais que nos rodeiam e para projetar novos materiais para tecnologias do futuro.

PRTICA: A NATUREZA ELTRICA DA MATRIA: condutividade eltrica das substncias

Sustncias sero disponibilizadas com o objetivo de test-las em sistema conveniente. Responda com base no observado: Quem responsvel pela conduo de eletricidade nos metais? E em soluo aquosa? Quais sustncias (como grupo especial) conduzem corrente eltrica mesmo sem estar em soluo aquosa? Quais substncias, testadas produzem ons em soluo aquosa (ons so estruturas qumicas com carga eltrica em soluo aquosa). Quais substncias testadas mesmo em soluo aquosa no produzem ons?

TOMOS, MOLCULAS E ONS.

At o momento vimos s propriedades macroscpicas da matria. Examinaremos agora os componentes (estruturas microscpicas) que constituem as substncias as quais definem seu comportamento. A qumica dos materiais tem como base o entendimento das estruturas microscpicas. As substncias so constitudas por partculas mnimas.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

35

tomo: menor partcula representativa dos elementos. Conjunto de tomos (ao se combinarem, os tomos do origem s substncias) constituem as substncias metlicas. Ex: Fe(s), Ag(s) etc... Molcula: menor partcula representativa das substncias moleculares. Grupo discreto de tomos ligados em um arranjo especfico. Ex: H2(g), H2O(l), C12H22O11(s), C2H6O(l). ons: so estruturas carregadas positivamente ou negativamente como: Na +, NH4+ , Cl -, SO4= . Um on carregado positivamente chamado de ction, e um carregado negativamente chamado de nion. Exemplo de ction poliatmico (muitos tomos) o on amnio (NH4+) e um exemplo de nion poliatmico, o on carbonato (CO 3-2). Ligao qumica: a fora atrativa que mantm dois ou mais tomos unidos. Ligao inica: resulta da transferncia de eltrons de um metal para um no-metal. Ligao covalente: resulta do compartilhamento de eltrons entre dois tomos. Normalmente encontrada entre elementos no metlicos. Ligao metlica: a fora atrativa que mantm metais puros unidos.

Slidos Dentre os slidos existem duas divises, a primeira por ligaes qumicas. Slidos:

Inicos Covalentes (Moleculares) Metlicos

e a segunda por propriedades fisico-qumicas ou materiais de engenharia:


Metais Cermicas Polmeros Compsitos Eletrnicos

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

36

TEORIA ATMICO / EVOLUO

O conhecimento das substncias e dos materiais diz respeito a suas propriedades, tais como: dureza, ductibilidade, densidade, solubilidade, temperatura de ebulio e de fuso (C) alm de outras possveis de seres medidas e que possuem relao direta com o uso que se faz dos materiais. No sentido de compreender o comportamento dos materiais alguns conhecimentos qumicos so fundamentais: - aqueles que envolvem os diversos modelos que constituem o mundo atmico/molecular, as propostas para conceber a organizao e as interaes entre tomos, ons e molculas. das transformaes dos materiais. Estabelecer inter-relaes entre esses trs aspectos fundamental para que se possa compreender o contedo qumico. A contribuio da qumica para esta busca mostrar como tudo que nos cerca por ex: montanhas, rvores, pessoas, computadores, crebros, concreto, oceanos , de fato, constitudo de um aglomerado de entidades /partculas. Estes

conhecimentos oferecem subsdios importantes para a compreenso, o planejamento e a execuo

TOMOS: TEORIA ATMICA DA MATRIA

Compreender o comportamento da matria, atravs da elaborao de idias sobre sua constituio, tem sido preocupao constante desde os pensadores mais antigos at os cientistas atuais. Essas idias esto em contnua transformao, pois, conforme mais informaes so

obtidas, mais as idias se mostram limitadas, para explicar os novos dados. Gregos antigos pensavam que havia quatro elementos: terra, ar, fogo e gua estas poderiam produzir todas as outras substncias quando combinado em propores correta. Idia da existncia do tomo indivisvel - idia filosfica a maioria dos filsofos entre os quais Plato e Aristteles acreditavam que a matria era infinitamente divisvel. Um dos que no concordava com esta idia era Demcrito (370 - 460 a. c).

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


-

37

Teoria atmica foi construda sob a hiptese de Leucipo a seu discpulo Demcrito o qual afirmava que a matria era composta por partculas pequenas, que no se dividiam a que denominava tomos do grego significa indivisvel. 1807 John Dalton rompe com a idia filosfica cria uma idia cientfica do tomo baseando sua teoria em fatos experimentais. Modernidade aparece idia cientfica se acopla a dados empricos de interao entre o homem e a matria o que levou Dalton a desenvolver alguns postulados sobre a teoria atmica. Postulados (princpios, proposies) da teoria atmica .

Toda a matria formada por tomos. Estes so as menores partculas que a constituem, e so indivisveis e indestrutveis, mesmo durante transformaes qumicas. Todos os tomos de um dado elemento so idnticos. (Ateno: elemento se concretiza no

tomo). Os tomos de diferentes elementos tm massas diferentes. Um composto uma combinao especfica de tomos de mais de um elemento. Em uma reao qumica, os tomos no so criados nem destrudos mais interagem uns com os outros se reordenando para produzir novas substncias. Estas proposies da teoria atmica de Dalton foram aceitas, pois explicava as duas leis bsicas da qumica conhecidas como:

Lei da Conservao da massa nas reaes qumicas Lavoisier. (A massa conservada porque os tomos nas transformaes qumicas so conservados).

Lei das propores definidas (composio constante) Proust.J.L. (A proporo em massa dos elementos nos compostos constante).

Ex: gua tem quais elementos? H e O. Qual a proporo? H = 11,11% e O = 88,89% Se o H vale 1 o O vale 8. Se a molcula de gua fosse HO, como pensava Dalton. - Sabendo que a gua pode ser obtida por reaes qumicas entre as substncias elementares hidrognio e oxignio, qual a quantidade de gua que se pode obter no mximo ao reagir 10 g de H e 40g de O? Na gua a proporo em massa mO = 88,9 = 8 mH 11,1 1

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

38

H2(g) + O2(g) H2O(l) 1g 10 g 8g 40g 9g ?

Ento:

mO2 = 40g = 4 mH2 10g 1

No est na proporo. Algum est em excesso?

H2(g) + O2(g) H2O(l) 8g 40g 9g xg x = 45 g de H2O(l). Logo sobraram 5,0 g de H2(g) .

Assim, a concepo de Dalton sobre a constituio da matria diferente da concepo proposta por Lavoisier. Este admitia a matria constituda por elementos. Dalton a considerava constituda por tomos de massas diferentes. No entanto, essas concepes podem ser relacionadas

admitindo que cada elemento constituinte da matria seja formado por tomos de mesma massa. No entanto estas teorias no eram suficientes para prever frmulas qumicas para as substncias. No se conheciam as massas dos tomos de cada elemento e mesmo a massa relativa dos tomos no era conhecido. Dalton adotou uma hiptese de que os compostos formados por dois

elementos na proporo mais simples (1:1) seriam os mais estveis. Isso lhe permitiu estabelecer uma escala de pesos relativos com H =1,00.
-

Dalton avanou e props a nova Lei com base na sua teoria e em algumas experincias. Lei das propores mltiplas: quando dois elementos formam dois ou mais compostos diferentes, a razo entre as massas num dos compostos igual a um nmero inteiro de vezes a razo entre as massas no outro. Dois elementos formam mais de um composto. Ex: CO e CO2. De acordo com a hiptese de Dalton, a frmula do CO seria a mais estvel. Isso nos leva a frmulas diferentes das aceitas hoje. O CO para o composto mais estvel entre C e O, quando sabemos que o CO2 e o HO para gua quando temos como H 2O. Mesmo assim a teoria foi importante.

Dalton representava os elementos qumicos e seus tomos atravs de smbolos circulares.

smbolo representava o elemento hidrognio, um tomo desse elemento e a sua massa atmica. No entanto, como o uso desse smbolo circular se revelou pouco prtico, o qumico sueco Berzelius

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

39

props que os elementos qumicos, seus tomos e suas massas atmicas fossem representados pela primeira letra do nome do elemento em latim. A representao por letra, a partir da inicial maiscula do nome latino ou latinizado, at hoje utilizada. Ex: H para hidrognio. Quando houver elementos cujos nomes comecem pela mesma letra, acrescenta-se uma segunda, que ser minscula. Segundo as idias de Dalton, os elementos diferem entre si pela massa dos tomos que os constituem, ou seja, por sua massa atmica. Para formar substncias os tomos se combinam em propores definidas, conseqentemente, as partculas que constituem as substncias so idnticas entre si. Dalton assumia a idia de que para formar uma molcula de gua seria

necessrio, a unio de um tomo do elemento hidrognio, (massa atmica 1) com a de um tomo do elemento oxignio (HO). Ligando esta idia ao fato de que 1,0g de gs hidrognio reage com

8,0g de gs oxignio, formando 9,0g de gua, Dalton concluiu que o tomo de oxignio deveria ter massa 8 vezes maior do que o tomo de hidrognio e, portanto, a sua massa atmica seria 8. No entanto experimentos envolvendo gases, realizados principalmente pelo qumico francs Gay-Lussac, e estudos do fsico italiano Avogadro e de Berzelius sobre esses experimentos levaram concluso de que a partcula de gua seria constituda por dois tomos de hidrognio e um tomo de oxignio. Desta forma admitindo que a partcula de gua seja representada por H 2O, a massa atmica do oxignio em relao ao hidrognio no seria 8 como proposto por Dalton. Avogadro postulou a idia de molculas nmero par de tomos ligados para formar os gases elementares. Deste modo, as determinaes de massas atmicas realizadas por Dalton foram revistas e outros experimentos e propores sobre a composio das partculas levaram a valores diferentes. Atualmente os valores de massas atmicas so determinados admitindo o carbono 12 como padro.

A partir dessas Leis foi possvel planejar reaes qumicas isto, foi um avano e, praticamente o marco inicial da Qumica moderna. Dalton conhecia muitas frmulas centesimais de compostos. A composio qumica em termos de massa de cada elemento que constitui o composto deve ser conhecida, geralmente usava-se uma frmula centesimal ou composio centesimal. Prtica: Desprendimento de gs a) Em um bquer de 50 mL coloque uma pequena poro ( duas esptulas cheias ou colherinhas) de carbonato de clcio ou cimento e em outro coloque 20 mL de vinagre.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


b) Pese os dois bqueres e anote a massa. c) Derrame o vinagre sobre o carbonato de clcio ou cimento, agite e deixe reagir. d) Pese novamente ambos os bqueres e anote a massa. e) Repita o procedimento anterior em sistema fechado. O que voc pode concluir? Prtica: Combusto de esponja de ferro ( bombril ou semelhante) a) Coloque um pedao de bombril em uma cpsula de porcelana e pese o conjunto.

40

b) Queime o bombril de forma mais completa possvel, cuidando para no perder nenhuma poro de reagente e nem de produto. Assopre levemente sobre o ( bombril acesso para obter melhor resultado. c) Espere terminar a reao de combusto, deixe esfriar e pese o sistema. DISCUSSO DOS RESULTADOS Ao realizar estas atividades voc deve ter observado que em alguns sistemas houve alterao sensvel na massa, antes e aps a reao. Como voc explica este fato? De que forma estas massas esto conservadas? Houve entrada ou sada de alguma substncia nos diversos sistemas? Podemos exemplificar estas leis partindo da reao de combusto do bombril (ferro). Fe (s) + 1/2 O2 (g) FeO (s)

Medidas cuidadosas de massa indicam que 77,78 gramas de ferro reagem com 22,22 gramas de gs oxignio e produzem 100 gramas de xido de ferro, ou seja: segundo Lavoisier a massa dos reagentes (ferro e oxignio) era igual a massa do produto xido de ferro.

Segundo Proust o xido do ferro ( FeO) constitudo sempre de 77, 78 % de ferro e 22,22 % de oxignio. A partir destas duas leis possvel planejar reaes qumicas de sntese de um composto e isto foi um grande avano no conhecimento e no desenvolvimento tecnolgico.

Admite-se hoje, como fato, a conservao dos tomos nas transformaes qumicas. Os tomos so as unidades bsicas de composio de qualquer material e/ou substncia. So entidades materiais, portanto, unidade com massa de repouso definida. A massa de um sistema qumico, se fechado, se mantm, qualquer seja a transformao. Isso foi muito difcil de enunciar na poca de Lavoisier, em que a combusto era explicada pela teoria flogstica (ler sobre isso, por exemplo, a pea Oxignio). Hoje compreendemos que uma substncia constituda de unidades

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

41

moleculares bsicas ou unidades em proporo mnima com nmero definido de tomos e de elementos qumicos. Fica fcil compreender as frmulas centesimais dos compostos. Sabendo-se as massas relativas e/ou absolutas dos tomos, como hoje se sabe, pode-se propor facilmente uma frmula qumica para um composto do qual se conhece a frmula centsima. Mas isso era muito complicado para Dalton, que props para a gua a frmula mnima HO, mantendo a relao de massa O/H como 8:1.

REAGENTE LIMITANTE E REAGENTE EM EXCESSO

Ex1: A composio qumica centesimal em massa para o xido de magnsio de %Mg = 60,30 e %O = 39,70. Ento para produzir 100g de MgO (s) so necessrios, no mnimo 60,30g da substncia elementar magnsio e 39,70g da substncia elementar oxignio. Tendo como base o acima exposto responda: a) Se desejarmos produzir 1,80kg de MgO(s), qual a massa de cada substncia elementar necessriaa?

b) Tendo disponvel 700g de magnsio (Mg (s)) e suficiente oxignio (O2(g)), qual a quantidade mxima de xido de magnsio que se pode produzir?

c) Tendo disponvel 430g de magnsio (Mg (s)) e 380g de (O2(g)), qual a massaq mxima de xido de magnsio que se pode produzir? Exerccio: 1) 11,2g de ferro Fe(s) reagem com suficiente enxofre (S(s)) produzindo exclusivamente 20,80g de sulfeto frrico Fe2S3(s). a) Represente atravs de equao qumica a reao acima? b) Qual a % em massa de cada elemento no composto? c) Tendo disponvel 80,0g de S(s) e 90,0g de Fe(s), qual a quantidade mxima de Fe 2S3(s) que se pode obter? d) Para produzir 1.664g de composto, qual a massa de cada uma das substncias ser consumida?

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

42

2) Sabendo que 56,00g de ferro reagem totalmente com 16,00g de gs oxignio, quanto de xido de ferro teria sido produzido num momento em que um vulco liberasse 3,5kg de ferro na presena de calor e oxignio suficiente.

Quanto de xido de ferro produzido ao queimar 28,0g de ferro na presena de 15,0g d gs oxignio?

3) Em um recipiente fechado de 10 litros encontram-se inicialmente 2,00 g de hidrognio e 20,00 g de gs oxignio, em temperatura de 25 oC. Atravs de uma fasca eltrica desencadeada a reao qumica que continua at que um dos reagentes esteja totalmente consumido . Com base no enunciado responda:

a) Qual o provvel composto produzido na reao? Justifique!

b) Escreva a equao qumica balanceada da reao ocorrida.

c) Qual dos dois reagentes iniciais ainda vai permanecer no recipiente aps a reao se completar? Qual quantidade?

d) Qual a % em massa com a qual participa cada elemento no composto formado?

e) Para obtermos 200 gramas do mesmo composto nessa reao, qual seria a massa mnima de um dos gases que deveriam ser colocados no recipiente?

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


ESTRUTURA ATMICA: Componentes do tomo (partculas subatmicas) e o Modelo de tomo.

43

Dalton representava os tomos como se fossem esferas do tipo de uma bola de bilhar (partcula indivisvel). Hoje sabemos que os tomos tm uma estrutura interna, sendo constitudo por partculas subatmicas menores, os prtons, nutrons localizados no ncleo dos tomos e eltrons na eletrosfera.

- Para acomodar essas trs (03) partculas no tomo, vrios modelos foram propostos e estes modelos mudaram historicamente visando adaptar -se a novos fatos ou conhecimentos produzidos pelos cientistas, at chegar ao modelo atual (mecnica quntica). - Vrios modelos simples foram propostos historicamente um deles, Modelo Planetrio. Atravs de um experimento, o cientista Ernest Rutherford comprovou que o tomo deveria ter um ncleo onde esta a carga positiva do tomo e praticamente toda a mas sa. Ao redor deste ncleo devia haver uma nuvem eletrnica de massa muito dispersa e carga negativa, com dimetro dez mil a cem mil vezes o dimetro do ncleo; a nuvem devia conter os eltrons num contnuo movimento ao redor do ncleo. O modelo assim descrito pode ser representado conforme a figura abaixo:
dimetro do ncleo de carga dimetro do tomo

nuvem eletrnica de carga

Investigando-se a estrutura interna dos tomos, podemos ver como os elementos diferem uns dos outros. As diferenas dependem do nmero de cada partcula subatmica nos tomos.

Segundo estruturas de Dalton (tomos) Avogadro (molculas) so explicadas as Leis da Combinao qumica, porm no explicavam as cargas eltricas ou fenmenos eltricos na matria, nem os fenmenos de radiao, nem os fenmenos luminosos (cores), Raio X e outras radiaes...etc. Estudos do final do sculo XIX e incio do sculo XX com a descoberta da partcula negativa (e-) tudo muda!

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

44

Sculo XX experimentos mostram que o tomo divisvel, formado por trs (03) partculas fundamentais ainda menores, chamadas de partculas subatmicas que so os prtons, nutrons e os eltrons. Atualmente sabe-se que mesmo estas, no so mais consideradas indivisveis. H modelos (confirmados experimentalmente em abril de 1994) que consideram os quarks e lptons como as partculas formadoras dos prtons e nutrons. Cientistas cogitam agora (anncio feito em fevereiro de 1996) a possibilidade dos quarks serem divisveis (Revista qumica nova n 3, maio 1996 pg. 3).

- Com os experimentos sobre conduo de eletricidade (atravs de J.J.Thomson) em tubos de vcuo, permitiram mostrar a existncia da partcula negativa fundamental, presente em toda a matria, e chamada de eltron (e-). Millikan (1909) - determinou a massa e carga desta partcula (conforme esquema da pg. 25 Masterton) isto pelo desvio de feixe de eltrons num campo magntico. A carga : qe- = 1,602 X 10-19C, onde C a abreviao da unidade SI de carga eltrica o Coulomb A carga foi determinada com a gota de leo eletrizada. A massa foi calculada com relao me-/qe- = 5,69 X 10-9g/C; que determinado num campo eltrico. (me- = 5,69 X 10-9g/C X 1,602 X 10-19C = 9,11 X 10-28g ou 9,11 X 10-31 kg) ; A matria, no seu todo neutra, ou seja, no tem carga residual positiva ou negativa e este princpio j fora estabelecido amplamente pelos fsicos. mesmo difcil separar cargas eltricas positivas das negativas. Por isso mesmo a existncia de uma partcula positiva fundamental na matria foi postulada e tambm detectada aps a comprovao da existncia do eltron. Esta partcula positiva o Prton, mas cuja massa aproximadamente 1836 vezes maior que a do eltron (m p+ = 1,67 x 10-24g) ; carga do prton (q+ = 1,602 x 10-19C). Uma outra partcula fundamental na matria o Nutron, cuja existncia foi comprovada s em 1932. A massa do nutron aproximadamente igual a do prton, mas no tem carga eltrica (mno = 1,67 x 10-24g). Desde os tempos de Rutherford, os fsicos avanaram bastante no entendimento da composio dos ncleos atmicos. As descobertas feitas fizeram com que a lista de partculas nucleares ficasse bastante longa e continua aumentando. Porm para o nosso estudo suficiente considerarmos estas (03) partculas (ELTRON, PTON E NUTRON) para entender o comportamento qumico.

No tomo nuclear, carga positiva e quase toda a massa se concentram no pequeno ncleo e todos os eltrons carregados negativamente circundam o ncleo.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

45

Cada tomo quimicamente diferente tem no ncleo um certo nmero de prtons (p+) que igual ao nmero atmico (Z). O nmero de prtons (p+) igual ao nmero de eltrons (e-) quando o tomo neutro. Prtons mais nutrons no ncleo igual ao nmero de massa (A). Nmero de prtons mais nutrons presentes no ncleo (no representa a massa, um nmero inteiro representando o nmero total de ncleons). Todos os tomos so feitos de prtons, nutrons e eltrons. As

diferenas entre os tomos se devem as diferenas no nmero de partculas subatmicas. Por isso podemos considerar o tomo a menor partcula de um elemento, pois se dividirmos um tomo nas partculas subatmicas que o constituem destruiremos a sua identidade. tomos cujos ncleos tem o mesmo nmero de prtons, mas diferem em seu nmero de nutrons so denominados Istopos. Os tomos so feitos de partculas subatmicas chamadas eltrons, prtons e nutrons. Os prtons e os neutrns formam um corpo central minsculo, denso chamado de ncleo do tomo. Os eltrons esto distribudos no espao em torno do ncleo.

Exerccio: Sendo dadas as estruturas abaixo complete o que solicitado: no atmico(Z)


35 37

Nmero de massa(A) no prtons

no eltrons

no nutrons

Cl Cl

235 92 U 235 +6 92 U 18 2

MASSAS ATMICAS e DISTRIBUIO ISOTPICAS Os tomos de um dado elemento no possuem exatamente a mesma massa. Como a maioria dos elementos qumicos ocorre sob a forma de mais de um istopo, o clculo da massa atmica do elemento deve levar em considerao a abundncia de cada istopo, pois cada um tem massa diferente. Isso explica porque as massas atmicas relacionadas na T.P no so nmeros inteiros. A maioria dos elementos tem pelo menos dois tipos de istopos estveis. Istopos so tomos que tm o mesmo nmero atmico (Z), mas diferente nmero de massa (A). Ou seja, os istopos so tomos de um mesmo elemento que tm massas diferentes, pois tm nmero de nutrons

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

46

diferentes. Assim, para cada elemento que tem istopos de ocorrncia natural, a massa de um tomo mdio dada como massa atmica (u). Ou seja realizada uma mdia ponderada, levando em considerao as abundncias relativas dos vrios istopos do elemento. Na T. P. se encontra a massa atmica em u (unidades de massa atmica). Cada unidade de massa no usada porque a massa de prtons e nutrons no a mesma, usa-se 1u = 1/12 m12C. Todos os elementos so expressos em unidades de massa atmica relativa do
12

C, ou seja, uma

unidade de massa atmica um doze avo da massa do istopo mais comum do carbono. O carbono 12. Os avanos tecnolgicos na eletrnica, no incio do sculo XX, levaram inveno do espectrmetro de massa, que nos fornece um meio mais direto e exato de determinao de massas atmicas e moleculares. Na natureza, a maioria dos elementos aparece na forma de misturas de istopos. Podemos

determinar a massa atmica mdia de um elemento se soubermos as massas dos diversos istopos e as respectivas abundncias relativas. A abundncia relativa de um istopo a frao do nmero total de tomos que constituda pelos tomos do istopo. A composio isotpica de um elemento expressa, sempre, na base de uma porcentagem em termos de nmero relativo de tomos dos diversos istopos presentes. Para calcular a massa atmica mdia necessrio: as massas dos istopos individuais na escala do carbono 12 e as distribuies isotpicas porcentagens .
12 13

Ex: O carbono na natureza apresenta as seguintes abundncias: 99%

6C

e 1%

6C

respectivamente. Isto que dizer que: 99 entre 100 tomos de carbono tm uma massa atmica de 12,00 e 1 entre 100 tomo tm massa 13,00. Massa atmica do C = massa atmica do 12C x (% de 12C) / 100 + massa atmica do 13C x (% de 13C) / 100

Massa atmica do C = 12 x 99 / 100 + 13 x 1/100 12 x 0,99 + 13 x 0,1 Massa atmica do C = 12,01u

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


Podemos calcular a massa atmica de qualquer elemento: Massa atmica de = (massa atmica de Y1) x (% de Y1) / 100 + (massa atmica de Y2) x (% de Y2) / 100 + .....

47

A percentagem de todos os istopos devem ser igual a 100. % de Y1 + % de Y2 + .... = 100%

Exerccios: 1) O bromo que se usa na obteno do brometo de prata, importante componente dos filmes fotogrficos tem dois istopos de ocorrncia natural, um deles com massa de 78,918336 u e abundncia percentual de 50,69%. O outro istopo com massa de 80,916289 u tem abundncia percentual de 49,31%. Calcular a massa atmica do bromo.
10

2) O elemento boro consiste em dois istopos,

5B

e 11 5B. Suas massas na escala do carbono -12


10 5B

so 10,01 e 11,01, respectivamente. A distribuio do Qual a massa atmica do boro?

20%. Qual a distribuio do

11

5B?

3) O elemento silcio consiste essencialmente de um istopo de massa 27,98 (92,28%), mas h uma pequena percentagem de dois outros istopos de massas relativa a 28,99 e 29,98. Calcule suas percentagens de ocorrncia. OBS: Veja a massa atmica do silcio na T. P. R: x = 2,22 e y = 55

A massa atmica mdia de cada elemento em (u) tambm conhecida como o peso atmico. Embora massa atmica mdia seja expresso mais apropriada, a expresso peso atmico universalmente usada. peridica. Massas atmicas (u) dos elementos podem ser encontrados na Tabela

O tomo um conjunto organizado das trs partculas, cuja m

tomo

= das partculas. A massa de

um tomo na verdade, a soma das massas de suas partculas principais: prtons, nutrons e eltrons. Isto no verdadeiro, pois os prprios prtons e neutrns variam de massa conforme o ncleo que constituem. Mas como uma 1a aproximao isto vlido. . Ex: mp + 1p+ + me1e1 1

Ho

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

48

Mt H = 1,67 X 10 24g + 0,000911 x 10

24

g = 1,67 X 10-24g.

Vejamos o exemplo do elemento oxignio (O). Um tomo neutro tem 8p + + 8no + 8e- Qual seria a massa de um tomo de Oxignio? a soma das massas de suas partculas. Ento: A mp+ = 1,67 X 10
24

g Mno = 1,67 X 10-24g; ( me- = 9,11 x 10


24 24

28

g desprezvel comparado com


28

a massa do prton e do nutron). Para 3 algarismos significativos temos: Mt O = 8 x 1,67 X 10 g + 8 x 1,67 X 10 g + 8 x 9,11 x 10 g = 2,68 X 10-23g. A massa

do eltron desprezvel quando se trabalha com trs algarismos significativos. Deduz-se que as massas de tomos individuais so muito pequenas. No se pode trabalhar desta forma. Em qumica lida-se com gramas ou miligramas. Para ter 16,00g de tomos de oxignio 16O, quantos tomos so necessrio? 1 t. x 2,68 x 10-23g. 16,00g

x = 5,97 X 1023 t. 6,0 x 1023 t/mol que o valor aceito para o mol. Este nmero conhecido como: 6,02 x 1023

- E para ter 1,0 g de tomos de hidrognio 1H quantos tomos so necessrios? Exerccio: Qual a massa de um tomo de partculas que o constituem?
40Ca

(istopo 40), admitindo ser a soma das massas das

Quantos tomos de clcio, so necessrios para termos 40g deste istopo?

A massa dos tomos isolados pode ser pensada como a soma dos prtons e nutrons. Cada tomo (vale tambm para molculas) tem certo nmero de p + e n , portanto poderamos pensar a massa do tomo com certo nmero : 1,67 X 10 atmica (u)! Ex: m H mO = 1 u 1,67 X 10 24g = 16 u
24

g , passaria a ser uma unidade de massa

m H2O = 18 u

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


m O2 = 32 u Acontece que a mp+ e mnO na organizao dos tomos pouco diferente que a mp+

49

e mnO

isolados! Isso varia para elemento. Por isso no posso usar m p+ como u. Alm disso, um elemento qumico sempre um conjunto de istopos. Temos de pensar na mdia das massas desses istopos. Essa mdia vai ser a massa atmica do elemento em u (prximo ao nmero de massa do istopo mais abundante). 1 u definido como 1/12 m t significativos). Na verdade define-se mol o nmero de tomos de
12 12 23

C = 1/12 x 1,99 x 10

g = 1,66 x 10-24g ( com trs algarismos

C em 12,00g deste istopo! O valor aceito


12

com trs algarismos significativos 6,02 x 1023 tomos

C/mol.

1 mol de qualquer entidade

material sempre 6,02 x 1023 tomos 12C em 12,00 g ( definio mol). 6,02 x 1023 tomos 12C 1 t 12C u = 1/12 x 1,99 x 10 23g u = 1,66 x 10
24

12,00 g C _ xg _

xg = 1,99 x 10 23g/ t 12C

QUANTIDADE EM QUMICA

Quantidade em qumica quantidade de matria (n), quantidade dada em mol (1 mol, 2 mol, 20mmo). Mol uma constante numrica! Nmero de entidades materiais, muito pequenas (tomos, molculas, ons, eltrons, prtons, e nutrons...) a constante de Avogadro (A) valor com trs algarismos significativos 6,022x1023 entidades/mol. No prtico e nem possvel contar essas entidades, da ser importante uma medida (massa, volume, concentrao) que se relacione com a quantidade em mol ou n. So quatro (04) medidas importantes. Assim medindo massa de uma dada substncia sabe-se n, basta saber M (massa molar) de um mol pela TP que contm valores de massa atmica em u (unidade de massa atmica).Sabendo-se nmero de entidades materiais (L), sabe-se tambm n! n = L/A onde L um nmero muito grande e A constante de Avogadro 6,022x1023 entidades/mol.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

50

Sabendo C (concentrao em [ ] em mol/dm3 ou mmol/mL tambm sabemos n! Ex: 800 mL de soluo cloreto de sdio de c= 0,45mol/litro. Quantos n? n = CxV 0,45 mol/L x 800 mL = 360 mmol ou 0,360mol n = C x V onde V o volume da soluo e/ou mistura gasosa . Para gases ideais, sabe-se o volume molar que de 22,7 L. Volume molar o volume de um mol de gs que nas condies normais (273,16k, 1 bar = 105 Pa) 22,7 L/mol.

Exerccio: 1) Calcule as massas molares (g/mol) de:

a) 1 mol de cromato de potssio, K 2CrO4 ; b) 1 mol de molculas de sacarose, C12H22O11; c) mol de molculas de H2SO4; d) 1 mol de molculas de H2SO4; e) 1/10 mol de molculas de H2SO4 ; f) 1/1000 mol ou 1 mmol de molculas de H2SO4 2) Determine a quantidade de matria (n) quantos mols h em:

a) 212g de composto K2CrO4; b) 342g de composto C12H22O11; c) 5,845g de composto NaCl; d) 1,6 mg da substncia O2(g); e) 635,5mg do metal Cu(s);

3) Quantas molculas h:

a) em 9,008g de H2O? b) em 44,01mg de CO2? (mg = miligramas = 10-3 g)? c) em 342g de C12H22O11? 4) Para termos uma quantidade de matria igual a 5mmol. Qual a massa necessria:

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


a) se a substncia for gs hidrognio? b) se a substncia for gs carbnico? c) se a substncia for gua? d) se a substncia for sulfato de zinco?

51

5) Dissolve-se 23,4 g de sulfato de sdio em gua suficiente para obter um volume de 125,0mL. Qual a concentrao do sulfato de sdio em mol/L de soluo. MOL unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a grandeza quantidade de matria (n) cuja unidade o mol.

Aps a fixao do carbono 12 como padro de massa pela IUPAC (Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada) e pela INPAP (Unio Internacional de Fsica Pura e Aplicada) e a ISO (Organizao Internacional para Padronizao), foi criada uma unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI), para a quantidade de matria (n), o Mol. Para descrever o nmero de tomos, ons, molculas, eltrons, prtons, ou qualquer outro grupamento de tais partculas utiliza-se uma unidade chamada mol. Quando se fala ento, em quantidade de matria (n) de determinada substncia, usamos como unidade de medida o mol. O mol definido como sendo o nmeroa que contm tantas entidades elementares quantos so os tomos contidos em 0,012 kg ou 12g de carbono 12
12

C. Quando se utiliza a unidade mol, as

entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser tomos, molculas, eltrons, outras partculas ou agrupamentos especiais de tais partculas. Ento 1 mol o nmero de tomos em exatamente 12g de carbono 12. O nmero aceito para o mol, com trs (03) algarismos significativos 6,02 x 1023 unidades elementares/mol. Mol uma unidade conveniente de relacionar as espcies qumicas e embora seja um nmero muito grande, de difcil apreenso, possvel usar a unidade de medida mol e relacion-la diretamente com as massas atmicas relativas. Isto uma conseqncia direta da definio de mol sobre o padro de massa do 12C com massa relativa 12,0000. Elemento Massa relativas 12,01 1,008 atmicas Pesos at. rel. Unidades elementares expressos p/unid. De massa 0,01201kg ou 12,01g 6,022x1023 tomos de C ou 1mol de t.C 0,001008kg ou 1,008g 6,022x1023 tomos de C ou 1 mol de t. H

C H

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


O N Cl 16,00 14,01 35,45 0,01600kg ou 16,00g 0,01401kg ou 14,01g 0,03545kg ou 35,45g 6,022x1023 tomos de C ou 1 mol de t.O 6,022x1023 tomos de C ou 1 mol de t.N 6,022x1023 tomos de C ou 1 mol de t. Cl

52

12,01g de C, 1,008g de H, 16,00g de O, 14,01g de N, 35,45g de Cl ou qualquer outro valor de massa atmica relativa tomado como massa em gramas, constitui a massa molar ou massa de 1 mol de tomos do elemento. Ento se tivermos 24,02g de carbono teremos naturalmente, 2 vezes o mol de tomos de carbono ou 2 x 6,022x1023 tomos de C, ou tendo 24,02g C temos uma quantidade de matria de C igual a 2 mols. Observe que a quantidade de matria (n) medida em unidades de mol .

Exemplo: 1) Uma amostra de C pesa 6,005g. Qual a quantidade de matria de C na amostra? Veja que a massa da amostra a metade de 12,01g que corresponde a 1mol. Logo: 6,005g deve ser mol e deve ter 3,01 x 10 23 at.C ou mol C/mol = 3,01 x 1023 at.C. 2) Em uma amostra de C h 3,01 x 10 22 at.C. Qual a quantidade de matria de C na amostra? 6,02 x 1023 t.C _ 1mol 3,01 x 1022 t.C _ X x = 1mol x 3,01 x 1022 t.C/ 6,02 x 1023 at.C = x 10-1 mol ou 0,05 mols. 3) Em um experimento qumico necessita-se de 2mmol de carbono (mmol 10 -3mol). massa de C que deve ser pesada? 1mol C _ 12,01g x ou x = 2mmol C x 12,01g/ 1mol C = 24,02mg x 6,022x1023 tomos

Qual a

2mmol C _

1 mol de tomos de qualquer elemento pesa X gramas, onde X a massa atmica do elemento.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

53

Para substncias cuja frmula qumica no representada apenas com um tomo como o caso do Carbono(C(s)) ou no caso dos metais (Fe(s), substncias? Isto tambm vlido para molculas e ons, sabemos que tomos se ligam entre si e formam estruturas que denominamos molculas. qumicas como H2(g), O2(g), H2O(l), NH3(g) etc. H os compostos inicos (ligao entre ons) e que so representados tambm por frmulas que expressam a menor proporo com que estes ons se combinam. CuSO4.5H2O(s), ZnSO4(s), etc. Todas estas estruturas, e outras como os ons poliatmicos (SO 4= , PO4= , NO3-, CO3=, NH4+....) so enquadrados na mesma escala de pesos relativos ao Carbono 12. Ex: NaCl(s), CuSO 4(s), Estas estruturas so representadas por frmulas Na(s), Au(s), Zn(s), Cu(s), etc) ou outras

1 mol de H2 contm 2 mols de tomos de H e pesa 2 (1,01g) = 2,02g 1 mol de H2O contm 2 mols de tomos de H e 1 mol de tomos de O e pesa 2 (1,01g) + 16,00g = 18,02g 1 mol de NaCl contm 1 mol de tomos de Na (22,99g) e 1 mol de tomos de Cl (35,45g) e pesa 22,99g + 35,45g = 58,44g A massa molar de um elemento a massa por mol de seus tomos. A massa molar de um composto molecular a massa por mol de suas molculas. A massa molar de um composto inico a massa por mol de suas frmulas unitrias. A unidade de massa molar em todos os casos gramas por mol (g/mol).

Converses mol-grama: Para converter mols em gramas e vice-versa ns precisamos conhecer as massas molares das substncias envolvidas. conveniente saber como relacionar massa de um nmero de partculas de modo que, trabalhando na prtica com massa, seja possvel pensar em termos de nmero de partculas envolvidas na transformao. Deve-se considerar que as massas de um mesmo nmero de tomos de elementos diferentes sejam necessariamente diferentes, pois as massas atmicas, massa do tomo de um elemento, so caractersticas para cada elemento. A massa de uma substncia que contenha um mol de partculas chamada massa molar.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


ESTRUTURA ELETRNICA

54

As relaes entre estrutura eletrnica, as foras de ligaes qumicas e as propriedades das Substncias nos fornecem informaes sobre o comportamento das substncias. Sabemos que os eltrons so os responsveis pelas propriedades qumicas das substncias. Explicam a conduo de eletricidade dos metias, produo de energia atravs de reaes qumicas, enfim todas as transformaes qumicas so explicadas com base em sua estrutura eletrnica. Estrutura eletrnica de um tomo nos fornece informaes sobre o comportamento qumico dos diferentes elementos. Propriedades qumicas de um tomo so determinadas pela sua estrutura eletrnica, isto o nmero e arranjo dos eltrons em torno do tomo. Vimos que os grupos na Tabela Peridica 1 18 apresentam elementos qumicos com comportamento semelhante. Idia de transferirem o mesmo nmero de eltrons, no grupo. ESTRUTURA ELETRNICA 2 Nvel

Estrutura eletrnica de um tomo nos fornece informaes sobre o comportamento qumico dos diferentes elementos. As relaes entre estrutura eletrnica, a foras de ligaes qumicas e as propriedades das Substncias nos fornecem informaes sobre o comportamento das substncias. Sabemos que os eltrons so os responsveis pelas propriedades qumicas das substncias. Explica a conduo de eletricidade dos metais, a converso de metal na forma elementar em metal soluo (ons) M(s) M (aq.), os metais na forma de SUBSTNCIA ELEMENTAR tendem a reagir formando novamente COMPOSTOS, alguns com maior e outros com menor tendncia (isto, sugere a ordem de reatividade dos metais, produo de energia atravs de reaes qumicas, todavia, todas as transformaes qumicas so explicadas com base em sua estrutura eletrnica. Os metais na forma de substncias elementares conduzem bem a eletricidade Modelo Explicativo- eltrons que devem estar semi livres, podendo facilmente entreg-los. Os metais na forma de compostos solveis em gua apresentam-se na forma de ctions (ons +). ons so estruturas materiais com cargas eltricas. Em soluo esto livres e conduzem corrente eltrica. A formao de ctions metlicos se d pela perda de eltrons. Ction, somente se forma se houver outra estrutura para receber os eltrons.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke


M(s) xe- M
x+

55

Quantos eltrons os metais podem perder? Por exemplo, o zinco metlico (Zno).

Zno - 2 eltrons Zn++ Para explicar algumas transformaes qumicas (frmulas qumicas) que se
estabeleciam entre os tomos Nao e Clo o Modelo de Eletrosfera de Gases Nobres era suficiente, partamos da idia de eletrosfera como nmero total de eltrons do gs nobre mais prximo. Mas no explica satisfatoriamente a formao dos ons Pb ++ e Pb++++ com estrutura eletrnica de 86 eltrons. Precisamos conhecer mais sobre a estrutura eletrnica para compreendermos as diferentes reaes qumicas etc. Vimos que os grupos na T. P 1 18 apresentam elementos qumicos com comportamento semelhante. Idia de transferirem o mesmo nmero de eltrons, no grupo. Propriedades qumicas de um tomo so determinadas pela sua estrutura eletrnica, isto o nmero e arranjo dos eltrons em torno do tomo. Para compreender este fato temos que aprofundar o estudo da Eletrosfera, so os eltrons ali presentes os responsveis pelos fatos qumicos. Para formar ction: M(s) xe- M x+ gasta-se energia, chamada de Energia de Ionizao. A energia de ionizao a energia necessria para retirar um eltron de um tomo na fase gasosa. Para a primeira ionizao, I1, partimos do tomo neutro. Por exemplo, para o cobre: Cu(g) Cu+ (g) + e- (g) energia requerida = I1 (785 kJ mol-1) A segunda energia de ionizao, I2, a energia necessria para remover um eltron de um ction gasoso com carga unitria. Para o cobre: Cu+ (g) Cu+2 (g) energia requerida = I2 (1.955 kJ mol-1) A primeira energia de ionizao geralmente decresce de cima para baixo em um grupo. O decrscimo significa que necessrio menos quantidade de energia para remover um eltron de um tomo de csio do que de um tomo de sdio, por exemplo. A energia de ionizao decresce de cima para baixo em um grupo porque, nos perodos sucessivos, o eltron mais externo ocupa uma camada que est cada vez mais longe do ncleo e, portanto, encontra-se menos fortemente ligado. Ento, temos que entender melhor a eletrosfera. J sabemos que os eltrons fazem as ligaes qumicas e que h eltrons com diferentes energias. Eltrons encontram-se em nveis de energia quantizados, chamada de camadas. Eltrons mais prximos do ncleo tem menos energia ou seja, necessitam absorver muita energia para serem arrancados. Com base nisso, pensamos em organizar os eltrons em torno do ncleo - Configurao Eletrnica, base a tabela peridica. Pela energia de ligao podese pensar que h 1 at 8 eltrons nas camadas mais externas, sendo que, no caso de j existir 8 e -, a primeira energia de ionizao elevada (gases Nobres). Somente elementos com baixas energias de ionizao os membros do bloco s, do bloco p, do bloco d, do bloco f e os da parte de baixo esquerda do bloco p podem formar slidos metlicos, porque somente eles podem perder eltrons facilmente. Os elementos da parte de cima direita da Tabela Peridica tm altas energias de ionizao, ento eles no perdem eltrons facilmente e, portanto, so no-metais. DISTRIBUIO DOS ELTRONS NOS ORBITAIS - Material

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke Procedimento : Solubilidade de substncias Coloque 1mL ou uma pitada de cada substncia ou outras indicadas pelo seu professor, em 2 mL de cada solvente. SUBSTNCIA Ss SOLVEL GUA cido actico (glacial) Etanol lcool pentlico Sulfato de cobre Acar Cloreto de sdio Naftaleno Parafina EM SOLVEL CICLOHEXANO EM

56

Para realizar a atividade acima voc utilizou dois solventes, a gua e o ciclo hexano. Para compreendermos como aconteceu a interao entre as substncias analisadas precisamos analisa que tipo de solvente a gua e, que tipo solvente o ciclohexano

No processo de solubilizao de substncias possvel compreender que so rompidas e formadas interaes entre partculas (ons, molculas, etc..) na formao de solues. No experimento a seguir podemos perceber a ruptura e formao de interaes intra partculas durante a reao qumica que acontece na formao de um polmero. Para observar e compreender esse processo realize o procedimento abaixo. Procedimento : Obteno de polmero entre Uria e Formol (UF)

a) Coloque 3g de uria em um bquer b) Acrescente 5mL de formol no bquer que contm a uria, vagarosamente, agitar a soluo at a dissoluo total da uria. O processo endo ou exotrmico? Explique em termos de energia potencial.

Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

57

c) Abra um saquinho de plstico de modo a obter uma folha, e forre com ela uma cpsula de porcelana, deixando as bordas da folha para fora do recipiente. Transferir a soluo de uria em formol para a cpsula forrada. d) Adicione, gota a gota, lentamente, e com agitao (basto de vidro) gotas de cido clordrico conc., com auxilio de conta gotas, soluo de uria em formol, (cuidado: o cido clordrico concentrado exala vapores: evite respirar esses vapores e evite o contato com a pele). Quando notar qualquer alterao, parar imediatamente de agitar e de adicionar cido. e) Retire o saquinho com a massa e coloque-o em um vidro relgio. Deixe em repouso por uma hora. f) Verificar, ento, com auxilio do basto de vidro, a dureza do material. O que observa? g) Lavar o material obtido, sem toc-lo com as mo, ele s pode ser manuseado depois de lavado. h) Recoloque o material obtido no vidro relgio e deixe-o por alguns dias. Observe seu aspecto diariamente. O material se torna mais opaco ou mais transparente? i) Pesquise e verifique a estrutura do polmero obtido. Equacionar a reao.

You might also like