You are on page 1of 2

Informativo CNG

Uma obra social da Congregao Redentorista da Provncia do Rio, Minas e Esprito Santo

Setembro/2013
N 3

Tramas Este o Terceiro nmero do Informativo da Obra Social Centro Nova Gerao, o CNG, que por meio do cultivo de valores humanos e de aes socioassistenciais, fornece aos beneficirios instrumentos para a confirmao de sua dignidade, cidadania e aumento de sua autoestima. Boa leitura! Informtica com foco em valores humanos Renato Terra 1. Por meio das aulas informtica trabalhamos os temas Amizade e Famlia; as crianas realizaram a pintura e a digitao de texto sobre os temas e posteriormente realizamos uma conversa destacando os benefcios de uma boa amizade. Complementando fizemos um trabalho com fotos levando as crianas para diversos espaos da Obra para que elas tirassem fotos com seus amigos e posteriormente criassem montagens e as usassem para complementar o texto dando-lhe uma nova cara. Essas atividades tiveram como objetivo compartilhar os significados atribudos pelos educandos palavra amizade, destacando a sua importncia para a convivncia grupal. Gincana de Pais e Filhos No dia 17 de agosto, tivemos um dia significante no CNG: a gincana envolvendo pais e filhos. Foi um sucesso! Todos os pais que compareceram, participaram de diversas atividades com os filhos, tais como: Circuito, Dana do jornal, Dana da cadeira, Jogo de Desenhos, Cad meu filho, dentre outros. O professor Joel Arajo (msica) apresentou o coral do CNG, que encantou a todos com as msicas Happy Day, Donna nobis pacem e Como grande meu amor por voc. No final todos os pais puderam ver exposies com os trabalhos das crianas e adolescentes e receberam lembrancinhas confeccionadas pelos filhos com material reciclvel. Todos gostaram muito e esto esperando o prximo encontro. Bem-vinda, Klara! No final de agosto recebemos entre ns a jovem voluntria alem Klara Kentrup, que vem ao Brasil para realizar atividades diversas em benefcio das crianas e adolescentes da Obra Social. Segundo o coordenador, o papel da Obra Social acolher e proporcionar a Klara a possibilidade de alm da aprendizagem da lngua portuguesa ter a experincia junto nossa realidade social, a realizao de um trabalho missionrio, ampliando tambm o universo cultural das nossas crianas e adolescentes, colaborando com nossa equipe de educadores sociais. Ela foi recebida calorosamente aqui no CNG, e j comeou a participar ativamente das atividades. Klara disse que gosta muito do CNG, das crianas e da equipe. Adoro estar com eles. As pessoas aqui so muito agradveis. Agora estou tendo a oportunidade de aprender um pouco de portugus e conhecer novas pessoas, comentou.

Lanamento do Programa de Coleta de leo O CNG lanou, no dia 17 de agosto, o programa de coleta e troca de leo do Projeto PR VIDA, iniciativa que visa a reduo da quantidade leo de fritura descartado na natureza, reaproveitando o material para a produo de biocombustvel. Na apresentao do programa, o coordenador Jovanir Poleze explicou ao pblico presente (180 pessoas) as etapas do projeto de reaproveitamento do leo e disse como ser realizada a troca por produtos confeccionados pelo curso de artesanato. O leo coletado nas casas ser entregue ao CNG s quartas-feiras, e o doador receber em troca uma pea artesanal ou camiseta exclusiva (como essas camisetas da foto ao lado); posteriormente esse leo ser repassado BioMarca (empresa terceirizada Marca Ambiental) que o transformar em biocombustvel. O planeta agradece!

Cidadania em famlia Veronice Souza Famlia a parte mais importante de uma sociedade, por isso ela deve ser preservada. Em comemorao semana da famlia com atividades que visam valorizao, o afeto, o respeito e o dilogo, convivncia em harmonia com todos os membros da famlia, as crianas e os adolescentes, construram murais, participaram de rodas de leitura e reflexo do texto famlia todos temos, de Nolio Duarte, da msica Tua Famlia (Anjos de Resgate) e desenhos que ampliassem a reflexo da atividade desenvolvida. O tema proporcionou momentos marcantes em que eles puderam conversar sobre suas famlias. Novas atividades Dacilene Os adolescentes, sob a orientao da educadora Dacilene, produziram lindas lembrancinhas para o dia da famlia no CNG, eles se empenharam bastante na tarefa e fizeram belos presentes confeccionadas com Garrafa Pet e E.V.A. Tambm criaram tiaras feitas de fitas de cetim, aplique e feltro. Os arcos foram um sucesso tanto que as meninas da Obra Social esto usandoo no dia-a-dia. . Esporte pela Paz Patrick Paraguassu No decorrer de um ano e dez meses de Projeto Esporte Pela Paz, venho trabalhando diversas atividades com base nas tendncias pedaggicas, onde podemos perceber que cada uma destas tendncias se identifica com cada criana e ou adolescente. As abordagens crtico-superadora, crtico- emancipatria e os PCNs (Parmetros Curriculares Nacionais) nos mostram pontos determinantes para a melhor formao da criana e do adolescente. Da a importncia de aplicar a forma de ensino voltado para a formao de cidados. Junto com as aulas de futsal, tambm trabalhamos as atividades ldicas e cooperativas, que geram o dilogo, o respeito, a solidariedade, entre outros.
CRDITOS: Elaborao e Diagramao: Renato Terra Coordenao e Reviso: Jovanir Poleze Matrias do ms: Veronice Souza, Sonia Lisboa, Meire Barros, Patrick Paraguassu, Renato Terra, Joel Araujo.

Cultura musical Joel Arajo Aps a bela apresentao do coral no Dia da famlia (ver matria na pgina 1), que encantou a todos, as crianas e adolescentes avaliaram sua participao e discutiram estratgias para melhorar ainda mais em apresentaes futuras. E o grupo vai enriquecendo cada vez mais seu conhecimento musical. Estamos experimentando a incluso da 3 voz, que corresponde ao tenorino em nossos ensaios. Neste ms tambm iniciamos a oficina de congo que vem empolgando nossos adolescentes e fazendo o tambor voltar a soar no CNG. O Abrao do Redentor Um novo mural a mais recente atrao do CNG. Criamos o mural com base em 3 obras do famoso pintor Romero Britto: o Abrao, Jesus e So Francisco. Romero Britto um artista pernambucano dono de um trao quase infantil, que usa cores vibrantes e imagens do cotidiano. Sua inspirao vem das coisas simples. Transforma tudo em pura alegria, cor, sentimento. por isso que agrada a tanta gente diferente. A adaptao de sua obra (foto) representa o Redentor, e foi criada por Jovanir Poleze e desenhada/pintada por Cristina Brum e Fbio Campos. Ficou belssima. Recebendo muitos elogios de todos que visitam o Centro Nova Gerao. . IMAGEM DO MS:

O abrao de Diego e sua me, durante a gincana de pais e filhos, que reuniu cerca de 80 famlias no dia 17 de agosto.

CENTRO NOVA GERAO Diretor: Pe. Jos Maurcio de Arajo, CSsR. Coordenador: Jovanir Poleze Endereo: Rua 97, n 166, Nova Rosa da Penha, Cariacica ES Telefone: (27) 3254 4696 Email: cng@provinciadorio.org.br Blog: blogdocng.wordpress.com Facebook: facebook.com/cngredentorista

You might also like