You are on page 1of 8

PROBLEMAS POSTURAIS INERENTES PERFORMANCE DA FLAUTA

Marcelo Parizzi Marques Fonseca Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Professor do curso de Licenciatura em Musica da Escola de Msica da UEMG FEVALE Professor do Curso de Licenciatura em Musica da UFOP marceloparizzi@yahoo.com.br
Resumo: Este artigo traz uma reviso da literatura especializada sobre as preocupaes com a postura na performance da flauta. A seguir so discutidas as principais alteraes posturais dos flautistas buscando suas principais causas. Como concluso apresentada uma reflexo sobre questes preventivas significativas para auxiliar flautistas e estudantes de flauta a buscarem uma maior conscincia corporal e assim prolongar sua vida ativa como msicos. Palavras-chave: Postura, performance da flauta, desconfortos fsico-posturais.

1 Postura na performance da flauta consideraes histricas Embora seja muito antiga, no freqente, na literatura especializada, a preocupao com a postura na performance da flauta. Johann Joachim Quantz, grande compositor e flautista alemo do sculo XVII, foi um dos primeiros autores que manifestou uma preocupao sistemtica com questes tcnicas relacionadas postura na execuo da flauta. Quantz tratou detalhadamente, em seu tratado Essay of a Method for Playing The Transverse Flute, de assuntos fundamentais como a sustentao do instrumento, a posio das mos na flauta, a embocadura e a respirao. Pela forma como ele abordou o assunto, fica clara sua preocupao com a postura do flautista. No segundo captulo, que trata da sustentao da flauta, ele afirma que:
A cabea deve se sustentar sempre ereta, e de maneira natural, assim a respirao no ser prejudicada. Voc deve sustentar seus braos um pouco afastados de seu corpo, o esquerdo um pouco mais que o direito, e no pressionlos contra o corpo, afim de que sua cabea no fique em uma posio oblqua em relao ao seu corpo; isso poderia, alm de causar uma m postura, impedir sua respirao, uma vez que sua garganta se contrairia e a respirao no aconteceria to facilmente como deveria ser. Voc deve sempre sustentar a flauta com firmeza contra sua boca, a alternncia desta presso pode afetar a afinao (QUANTZ, 1752, p.37).

Mtodos consagrados como Mthode complte de Flte, de Taffanel e Gaubert (1958, p.4) e Check-up - 20 Basic Studies for Flautists de Peter Lukas Graf (1991, p.4) so unnimes em afirmar que a postura correta essencial para a tcnica do instrumento. Porm, esses autores no so claros quanto ao processo para se atingir esses objetivos. Eles tendem a tratar essas questes de forma superficial e sinttica, dificultando sua compreenso. Apenas mais recentemente a preocupao com a boa postura vem sendo relevada por vrios autores embora ainda no possamos dizer que se trata de uma preocupao sistemtica. Reproduzimos aqui algumas afirmaes de autores contemporneos que abordam de forma muito clara o assunto.

2
Kimachi (2002, WERIL on-line)1 descreve de maneira bastante detalhada os melhores caminhos para uma postura adequada ao tocar flauta.
Quando de p, devemos pensar em uma postura relaxada, ereta, com cabea e tronco erguidos, joelhos levemente dobrados, peso nas coxas, sensao de uma linha imaginria que vai do calcanhar, passando pelas costas e indo at a cabea, alongando o corpo inteiro. Para deixar a cabea na posio certa, no muito abaixada e nem muito erguida, podemos fazer um teste, cantando e sustentando a vogal e abaixando e erguendo a cabea sucessivamente. Devemos procurar o som mais ressonante e aberto, indicando que estamos abrindo a garganta e com a postura correta. A sensao de alongamento da coluna cervical (regio do pescoo). Os braos formam tringulos com o corpo. Se fssemos vistos de cima, veramos dois tringulos cujos lados seriam formados pelos braos, antebraos e corpo. Devemos sempre pensar em relaxar os ombros. O quanto levantamos ou abaixamos os cotovelos e o quanto dobramos os pulsos devem estar relacionados com o relaxamento dos ombros e o alinhamento da flauta com relao ao corpo. Vendo um flautista de frente, a linha do instrumento deve ser paralela com a linha dos lbios. Vista de cima, a linha da flauta deve estar perpendicular ponta do nariz do msico. Os ps podem ficar paralelos um ao outro ou fazendo um "L", o direito sendo a base e o esquerdo frente, levemente separados. Giramos a cabea para esquerda em direo estante, ao maestro e ao pblico. Nosso corpo nunca ficar de frente para a estante e sim para a direita. O mesmo vale quando estamos sentados. Os ps devem tocar o cho, e a cadeira voltada para a direita para girarmos a cabea para a esquerda. A flauta transversal, no a tocamos como um clarinete, por exemplo. Se no prestarmos ateno a estes detalhes, podem-se desenvolver graves problemas de coluna. Devemos pensar em movimentos horizontais, seguindo as linhas das frases, para no criarmos vcios de tocar acentuando notas sem necessidade, a menos que estejam indicados acentos na partitura. Os movimentos devem estar sempre relacionados msica, como se fssemos atores interpretando um texto.

Dvila (2003, PATTAPIO on-line)2 trata da postura do flautista enfatizando a autoobservao do flautista durante a performance.
Creio que a primeira coisa para ser refletida em relao postura do corpo do flautista quando este est executando seu instrumento : embora a postura assumida pelo flautista quando este est executando seu instrumento no seja a postura mais natural para o ser humano executar um instrumento, ela PODE e DEVE tornar-se a mais natural possvel. A partir desta reflexo, o primeiro passo para se obter uma boa postura - alm de receber boas orientaes do professor - estar sempre muito atento na utilizao do prprio corpo, sobretudo quando este est atuando na execuo. Este processo de auto-observao deve ser auxiliado, sempre que possvel, pela utilizao de um espelho (de propores mnimas que possam refletir a imagem de todo o corpo do flautista) ou pela utilizao de uma cmara de vdeo, ferramenta nem sempre acessvel a todos, mas que pode trazer timos benefcios, ainda que utilizada esporadicamente.

Mathieu (2004, p.41-48), num detalhado artigo sobre a performance da flauta, afirma que a primeira grande dificuldade colocada pela flauta segur-la. Manter um objeto no eixo do corpo mais fcil do que mant-lo de lado. A sustentao da flauta desvia
1

. Algumas consideraes sobre a postura para tocar flauta.

Flauta sem Mistrios. Revista Weril nmero 140, So Paulo, 2002. Disponvel em: < www.weril.com.br/dicas.asp?area=5

Revista Pattapio on-ilne n.22. 2003. Disponvel em: <http://www.geocities.com/abraf.geo/pattapio22.htm>.

3
as foras de sustentao para a direita. Este desvio propicia uma maior carga de trabalho da musculatura e, de acordo com ela, os flautistas que no se preocupam com o conjunto de seus gestos, podem chegar a uma postura regida por muitas tenses que se instalam para compensar as dificuldades. Estas formas de rigidez se insinuam sutilmente, sucessivamente, e se fixam assim no esquema de gestos dos msicos. O esquema motor assim instalado torna-se um programa cerebral que se pe a funcionar a partir do momento em que o msico pega seu instrumento. 2 Alteraes posturais decorrentes da performance da flauta Um indivduo normal com boa postura, quando visto de perfil, tem os planos das escpulas e o dos glteos alinhados (figura 1).

Figura 1 Postura normal em perfil

Ao segurar a flauta, ocorre com muita freqncia o deslocamento do pescoo para frente e o desalinhamento do plano escapular (figura 2).

Figura 2 Plano escapular posteriorizado e a projeo do pescoo

Visto de frente, o flautista tende a desalinhar todas a linhas horizontais: linhas das pupilas, entre os dois trgus, entre os dois mamilos, alm das cinturas escapular e plvi-

4
ca. A figura 3 ilustra a postura normal vista de frente. As figuras 4 e 5 ilustram os desalinhamentos mais comuns durante a performance da flauta.

Figura 3 Postura normal de frente

Figura 4 Bsculas paralelas de ombros e quadril

Figura 5 Bsculas cruzadas de ombros e quadril

Visto por cima, um flautista tende a desalinhar os ombros colocando o ombro esquerdo na frente do direito. Estes desalinhamentos, que perturbam a esttica3, so inerentes ao ato de tocar flauta e merecem toda a ateno no sentido de serem minimizados durante a performance e compensados com cuidados posturais no cotidiano em geral. Flautistas que no desenvolvem a conscincia desses desalinhamentos e no cuidam de suas compensaes, tendem a apresentar dores, enrijecimentos, contraturas, com limitao dos movimentos articulares, queda no rendimento e na resistncia musculares, que acabam por prejudicar seriamente a qualidade das performances e da progresso do aprendizado. Numa tentativa inconsciente de compensar o problema da assimetria e do peso do instrumento, os flautistas tendem, muitas vezes, a recuar posteriormente o ombro direito e avanar o esquerdo em um movimento de rotao dos quadris, para, com isso, ajustar melhor o bocal e atingir as chaves na outra extremidade. O cansao faz com que o flautista aproxime o instrumento de seu ombro direito para aliviar o desgaste de sustent-la com o brao. Alguns flautistas chegam mesmo a inclinar o tronco para o lado (direito) para apoiar o cotovelo no tronco, numa situao de virtual colapso postural. A postura fica totalmente cada para escapar do peso da flauta (MATHIEU, 2004, p.43).

O termo esttica se refere ao conjunto (cadeia) de msculos da parte posterior do corpo, responsveis pela manuteno da postura ereta, quando estamos de p ou assentados.

Figura 5 Colapso postural freqente em flautistas: apoio do cotovelo direito no tronco para aliviar o peso do instrumento e rotao do pescoo. Esta postura dificulta a ao dos msculos respiratrios e obriga o flautista a virar a cabea para o lado esquerdo para ler a partitura. Alm disso, esta posio faz com que a cabea fique bastante inclinada acabando com a horizontalidade do olhar, podendo causar uma srie de desconfortos e transtornos fsicos. Para alguns flautistas que assumem essa postura com grande freqncia, Norris (1997, p.77-87) prope o uso de um bocal angulado desenvolvido pela Emerson Musical Instruments. Este bocal permite que o flautista toque de maneira mais confortvel e ameniza a problemtica postural da performance. Contudo, h uma perda da estabilidade do instrumento e, por isso, ele aconselha o uso de um acessrio para apoiar o polegar da mo direita e o indicador da mo esquerda.
muito freqente a ocorrncia de problemas que afetam os msculos, os nervos e as articulaes dos flautistas. O pescoo uma rea bastante afetada. A inclinao e a rotao deste so ambas problemticas. Instrumentistas de sopro ideologicamente deveriam tocar com a garganta e os msculos do pescoo relaxados. Contudo, esta rotao e inclinao levam contrao dos msculos do pescoo. Manter esta posio por horas durante anos pode levar a um desequilbrio dos msculos do pescoo (NORRIS, 1997, p.77-87).

3 Atitudes preventivas teis performance da flauta 4 A ao de tocar um instrumento musical uma atividade fsica e, portanto, requer uma prontido motora e muscular. Tocar um instrumento de sopro um ato de coragem, pois envolve o domnio tcnico de questes extremamente complexas como a sustentao da flauta, a respirao, a produo do som, o vibrato, dentre outras coisas. de nosso corpo que partem todos os comandos para que um som seja articulado, para que uma obra musical possa ser executada. Se esse corpo apresenta problemas posturais de qualquer ordem, certamente o ato de tocar se tornar muito mais difcil e, s
4

A elaborao deste item foi fundamentada em FONSECA, 2005.

7
vezes, at penoso. O flautista precisa ter conscincia que a demanda de seu corpo semelhante de um atleta. As atitudes e prticas preventivas fazem parte do cotidiano dos esportistas j h algum tempo. O msico deveria buscar um caminho semelhante, pois o corpo, como no caso dos atletas, o seu instrumento de trabalho. O msico normalmente s se preocupa com seu corpo quando sente dor. Antes do aparecimento de qualquer desconforto, seria importante que o instrumentista investisse em trabalhos corporais a fim de evitar futuros transtornos decorrentes da prtica do instrumento. A prtica de esportes, de alongamentos, de tcnicas posturais (Tcnica de Alexander, por exemplo), uma alimentao regrada e um sono regular deveriam fazer parte de seu cotidiano. E, nunca demais repetir - todas estas atividades e cuidados com o corpo devem ser, principalmente, preventivos. Outro aspecto que devemos mencionar a importncia da figura do professor como conscientizador. Acreditamos que a atuao do professor seja extremamente relevante em relao aos cuidados que o aluno deve ter com sua postura durante a prtica instrumental. Ele deve, antes de tudo, estar bastante atento sua prpria postura, caso contrrio, dificilmente ter condies de observar criticamente a postura de seu aluno. Por ser normalmente a principal referncia do aluno, tem tambm a funo de conscientiz-lo de que os ganhos musculares, interpretativos e musicais so conquistados gradualmente. comum o aluno se interessar por peas com um grau de dificuldade muito acima de sua capacidade tcnica. Isso pode lev-lo a um estudo prolongado e fisicamente estressante, durante muitas horas seguidas. Um estudo feito desta maneira poder provocar no aluno uma sobrecarga muscular, com possibilidades concretas de transtornos fsicos. Quanto menor for a experincia do aluno, mais intensos devem ser os cuidados com os desvios posturais. Sustentar a flauta j algo bastante complexo. Antes de o aluno estudar obras com grandes dificuldades tcnicas, ele deve, por exemplo, investir em aprender a sustentar a flauta corretamente. Isso implica em sentir o quanto o bocal deve estar firme em seu lbio inferior, em perceber as relaes dos eixos corporais e em respeitar o seu limite fsico de sustentao devido ao peso do instrumento. importante enfatizar que a falta de conscincia corporal e os problemas posturais decorrentes disso atingem grande parte da populao. Isto no uma particularidade dos instrumentistas, o que torna esta discusso ainda mais ampla e complexa. Uma pessoa, ao iniciar a prtica de um instrumento musical, pode j apresentar uma postura inadequada que poder (ou no) acentuar-se. O estudo e o cuidado especfico com a sade do msico so recentes, se comparados s mesmas preocupaes voltadas para o atleta. Os msicos devem ousar mais neste campo de investigao. imprescindvel que profissionais da sade e msicos caminhem juntos. Apenas a interdisciplinaridade permitir o progresso do conhecimento no campo da sade do msico.

8
Referncias DAVILA, Raul da Costa. Algumas consideraes sobre a postura para tocar flauta. Revista Pattapio on-ilne n.22. 2003. Disponvel em:<http://www.geocities.com/abraf.geo/pattapio22.htm>. Acesso em 14 maro 2005. FONSECA, Marcelo Parizzi Marques. Os principais desconfortos fsico-posturais dos Flautistas e suas implicaes no estudo na performance da flauta.2005. 90f. Dissertao (Mestrado em Msica) Escola de Msica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2005. KIMACHI, Renato. Flauta sem Mistrios. Revista Weril nmero 140, So Paulo, 2002. Disponvel em: < www.weril.com.br/dicas.asp?area=5>. Acesso em: 14 Maro 2005. MATHIEU, Marie-Christine. Gestes et postures du fltiste. Traversire Magazine. Saint-Claire sur Epte, v. 80. p. 41-48, set. 2004. NORRIS, Richard. The Musicians Survival Manual: A Guide to Prevent and Treating Injuries in Instrumentalists. 3 ed. Saint Loius: Ed. ICSOM, 1997. p.77-87. QUANTZ, Johann Joachim. Essay of a Method for Playing The Transverse Flute. Traduo de Edward R. Reilly. London: Faber and Faber, 1966. 368 p. Original alemo. TAFFANEL, Paul, GAUBERT, Philipe: Mthode Complte de Flte. Paris: Editions Musicales Alphonse Leduc, 1958. 227p.

You might also like