You are on page 1of 3

Esboo de Controladoria Controladoria busca ampliar os conhecimento que possibilitem aos gestores melhor compreenderem o processo decisrio em toda

da sua amplitude, facilitando, assim, o alcance da eficcia gerencial necessria para a conduo da empresa a resultados econmicos otimizados e a prpria continuidade.

Duas formas de viso sobre a controladoria: rea de conhecimento; e rea administrativa;

rea de conhecimento Apropria de conceitos de outras cincias sociais facilitar o controle da gesto empresarial. Auxilia e explica o comportamento do processo decisrio da organizao e, por isso, deveria ser incorporado por toda a gesto, convertendo essa rea de conhecimento em uma filosofia que deveria ser aplicada por cada gestor na tomada de decises.

rea administrativa Utiliza de todo arcabouo conceitual necessrio para apoiar, monitorar e avaliar o processo de gesto organizacional, em todos os nveis. Centralizar em uma nica rea a responsabilidade pela gerao de informaes que promovam tomadas de decises. Gestores sob uma nica orientao. Auxilio sobre o controle organizacional.

Funo da controladoria Segundo Kanitz: Funo primordial: Informao (Sistema de Informao); Motivao (Efeitos sobre as pessoas); Coordenao (Centralizao de informaes) Alerta sobre situaes desfavorveis Sugesto de correes

Avaliao (Resultados);

CONTROLADORIA

Planejamento; Acompanhamento;

Segundo Mosimann e outros, a controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos gesto econmica. Pode ser visualizada sob dois enfoques: a) Como rgo administrativo como misso, funes e princpios norteadores definidos no modelo de gesto e sistema empresa; b) Como uma rea do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princpios e mtodos oriundos de outras cincias A controladoria pode ser conceituada como um conjunto de princpios, procedimentos e mtodos oriundos das cincias da administrao, Economia, Psicologia, Estatstica e principalmente da Contabilidade, que se ocupa da gesto econmica das empresas, com o fim de orient-las para eficcia(Mosimann, p.96). Padoveze (2009, p. 33) conceitua a Controladoria como a unidade administrativa de uma empresa, que atravs da Cincia Contbil e do seu Sistema de Informaes responsvel pela coordenao da gesto econmica da empresa, e compara segundo Heckert & Wilson a misso da Controladoria ao comando de um navio, o qual tem a finalidade de manter o comandante informado para que consigam chegar ao destino, o que para uma empresa seria a consecuo da otimizao de seus resultados. Padoveze (2009, p. 33) ressalta ainda a proximidade dessa comparao com o que afirmara Henri Fayol ao dizer que a Contabilidade deve permitir que se saiba a todo instante onde estamos e para onde vamos. A controladoria pode ser entendida como a cincia contbil evoluda. A controladoria a utilizao da cincia contbil em toda sua plenitude. A controladoria pode ser definida como uma unidade administrativa responsvel pela utilizao de todo o conjunto da cincia contbil, dentro da empresa. Neste sentido de evidenciar a demanda dos servios do profissional de controladoria, apesar de no ser uma publicao cientfica, a revista VOC S/A, publicao da editora abril, na edio n. 157 de Julho de 2011, publicou por Estado e por regio do B rasil As 10 posies mais procuradas pelos recrutadores. No estado de So Paulo o cargo de Controller ocupa a 4 posio mais procurada, nesse estado o contador ocupa o 1 lugar, j no estado do Rio de Janeiro o Controller o 3 colocado. Na regio Nordeste o cargo de controller o segundo mais procurado. No estado do Paran o controller o 6 colocado, na regio Norte ele ocupa a segunda posio. A expanso da controladoria vem ocorrendo tambm na rea pblica, exemplo a criao de secretarias de controladoria em diversas capitais brasileiras, como no Rio de Janeiro e Recife. O estado de Pernambuco possui a secretaria de Controladoria. Em nvel nacional a Controladoria Geral da Unio (CGU) tambm possui status de ministrio.

You might also like