You are on page 1of 14

ATIVIDADE ALUNO

COMPLEMENTAR

MATERIAL

DO

Questo 1 A prosperidade induzida pela emergncia das mquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestgio. Foi nessa idade de ouro que os artesos, ou os teceles temporrios, passaram a ser denominados, de modo genrico, teceles de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-teceles abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos completa dependncia dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matria-prima, os teceles ficaram expostos a sucessivas redues dos rendimentos.
THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguim Books, 1979 (adaptado).

A caracterstica de funcionamento que garante essa economia devida A) altura do sifo de gua. B) ao volume do tanque de gua. C) altura do nvel de gua no vaso. D) ao dimetro do distribuidor de gua. E) eficincia da vlvula de enchimento do tanque. Questo 4 Um grupo de cientistas liderado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califrnia (Caltech), nos Estados Unidos, construiu o primeiro metamaterial que apresentava valor negativo do ndice de refrao relativo para a luz visvel. Denomina-se metamaterial um material ptico artificial, tridimensional, formado por pequenas estruturas menores do que o comprimento de onda da luz, o que lhe d propriedades e comportamentos que no so encontrados em materiais naturais. Esse material tem sido chamado de canhoto.
Disponvel em: http://www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).

Com a mudana tecnolgica ocorrida durante a Revoluo Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque A) a inveno do tear propiciou o surgimento de novas relaes sociais. B) os teceles mais hbeis prevaleceram sobre os inexperientes. C) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados. D) os artesos, no perodo anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistncia. E) os trabalhadores no especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesos nas fbricas. Questo 67 Questo 2 A evoluo do processo de transformao de matriasprimas em produtos acabados ocorreu em trs estgios: artesanato, manufatura e maquinofatura. Um desses estgios foi o artesanato, em que se A) trabalhava conforme o ritmo das mquinas e de maneira padronizada. B) trabalhava geralmente sem o uso de mquinas e de modo diferente do modelo de produo em srie. C) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das mquinas. D) realizava parte da produo por cada operrio, com uso de mquinas e trabalho assalariado. E) faziam interferncia do processo produtivo por tcnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produo. Questo 3 Um tipo de vaso sanitrio que vem substituindo as vlvulas de descarga est esquematizado na figura. Ao acionar a alavanca, toda a gua do tanque escoada e aumenta o nvel no vaso, at cobrir o sifo. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a presso. Assim, a gua desce levando os rejeitos at o sistema de esgoto. A vlvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relao s vlvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de gua.

Considerando o comportamento atpico desse metamaterial, qual a figura que representa a refrao da luz ao passar do ar para esse meio?

Resoluo

Questo 5 Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhes de pessoas infectadas pelo HIV (o vrus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infeces continuam crescendo, principalmente na frica, sia e Rssia. Nesse cenrio de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhes de vidas. Certamente seria um marco na histria planetria e tambm uma esperana para as populaes carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento mdico.
TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra AIDS: desafios e esperanas. Cincia Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

D) Utilizar cabos com menor dimetro nas linhas de transmisso a fim de economizar o material condutor. E) Utilizar materiais com melhores propriedades condutoras nas linhas de transmisso e lmpadas fluorescentes nas moradias. Questo 7 O manual de instrues de um aparelho de arcondicionado apresenta a seguinte tabela, com dados tcnicos para diversos modelos:

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria A) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminao viral. B) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a sntese de enzimas protetoras. C) produzir antgenos capazes de se ligarem ao vrus, impedindo que este entre nas clulas do organismo humano. D) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses so os principais transmissores do vrus para os seres humanos. E) estimular a imunidade, minimizando a transmisso do vrus por gotculas de saliva. Questo 6 A eficincia de um processo de converso de energia definida como a razo entre a produo de energia ou trabalho til e o total de entrada de energia no processo. A figura mostra um processo com diversas etapas. Nesse caso, a eficincia geral ser igual ao produto das eficincias das etapas individuais. A entrada de energia que no se transforma em trabalho til perdida sob formas no utilizveis (como resduos de calor).
Disponvel em: http://www.institucional.brastemp.com.br. Acesso em: 13 jul. 2009 (adaptado).

Considere-se que um auditrio possua capacidade para 40 pessoas, cada uma produzindo uma quantidade mdia de calor, e que praticamente todo o calor que flui para fora do auditrio o faz por meio dos aparelhos de ar-condicionado. Nessa situao, entre as informaes listadas, aquelas essenciais para se determinar quantos e/ou quais aparelhos de ar-condicionado so precisos para manter, com lotao mxima, a temperatura interna do auditrio agradvel e constante, bem como determinar a espessura da fiao do circuito eltrico para a ligao desses aparelhos, so A) vazo de ar e potncia. B) vazo de ar e corrente eltrica ciclo frio. C) eficincia energtica e potncia. D) capacidade de refrigerao e frequncia. E) capacidade de refrigerao e corrente eltrica ciclo frio. Questo 8 O esquema mostra um diagrama de bloco de uma estao geradora de eletricidade abastecida por combustvel fssil.

Aumentar a eficincia dos processos de converso de energia implica economizar recursos e combustveis. Das propostas seguintes, qual resultar em maior aumento da eficincia geral do processo? A) Aumentar a quantidade de combustvel para queima na usina de fora. B) Utilizar lmpadas incandescentes, que geram pouco calor e muita luminosidade. C) Manter o menor nmero possvel de aparelh os eltricos em funcionamento nas moradias.

HINRICHS. R. A.; KLEINBACH, M. Energia e meio ambiente. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adaptado).

Se fosse necessrio melhorar o rendimento dessa usina, que forneceria eletricidade para abastecer uma cidade, qual das seguintes aes poderia resultar em alguma

economia de energia, sem afetar a capacidade de gerao da usina? A) Reduzir a quantidade de combustvel fornecido usina para ser queimado. B) Reduzir o volume de gua do lago que circula no condensador de vapor. C) Reduzir o tamanho da bomba usada para devolver a gua lquida caldeira. D) Melhorar a capacidade dos dutos com vapor conduzirem calor para o ambiente. E) Usar o calor liberado com os gases pela chamin para mover um outro gerador. Questo 9 Um medicamento, aps ser ingerido, atinge a corrente sangunea e espalha-se pelo organismo, mas, como suas molculas no sabem onde que est o problema, podem atuar em locais diferentes do local alvo e desencadear efeitos alm daqueles desejados. No seria perfeito se as molculas dos medicamentos soubessem exatamente onde est o problema e fossem apenas at aquele local exercer sua ao? A tcnica conhecida como iontoforese, indolor e no invasiva, promete isso. Como mostram as figuras, essa nova tcnica baseia-se na aplicao de uma corrente eltrica de baixa intensidade sobre a pele do paciente, permitindo que frmacos permeiem membranas biolgicas e alcancem a corrente sangunea, sem passar pelo estmago. Muitos pacientes relatam apenas um formigamento no local de aplicao. O objetivo da corrente eltrica formar poros que permitam a passagem do frmaco de interesse. A corrente eltrica distribuda por eletrodos, positivo e negativo, por meio de uma soluo aplicada sobre a pele. Se a molcula do medicamento tiver carga eltrica positiva ou negativa, ao entrar em contato com o eletrodo de carga de mesmo sinal, ela ser repelida e forada a entrar na pele (eletrorrepulso A). Se for neutra, a molcula ser forada a entrar na pele juntamente com o fluxo de solvente fisiolgico que se forma entre os eletrodos (eletrosmose B).

De acordo com as informaes contidas no texto e nas figuras, o uso da iontoforese A) provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo o epitlio. B) aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicao da corrente eltrica. C) inibe o mecanismo de ao dos medicamentos no tecido-alvo, pois estes passam a entrar por meio da pele. D) diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingesto se faz por via oral. E) deve ser eficaz para medicamentos constitudos de molculas polares e ineficaz, se essas forem apolares. Questo 10 Cerca de 1% do lixo urbano constitudo por resduos slidos contendo elementos txicos. Entre esses elementos esto metais pesados como o cdmio, o chumbo e o mercrio, componentes de pilhas e baterias, que so perigosos sade humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vo para aterros sanitrios ou lixes a cu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lenol fretico, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e no biodegradveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. A legislao vigente (Resoluo CONAMA n- 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias aps seu esgotamento energtico e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade mxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porm o problema ainda persiste.
Disponvel em: http://www.mma.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2009 (adaptado).

Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluio ambiental por metais pesados relatado no texto seria A) deixar de consumir aparelhos eltricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia. B) usar apenas pilhas ou baterias recarregveis e de vida til longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes. C) devolver pilhas e baterias, aps o esgotamento da energia armazenada, rede de assistncia tcnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores. D) criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 100 mil habitantes, pontos estratgicos de coleta de baterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores. E) exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituio desses metais txicos por substncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que no sejam bioacumulativas. Questo 11 O processo de industrializao tem gerado srios problemas de ordem ambiental, econmica e social,

GRATIERI, T; GELFUSO, G. M.; LOPES, R. F. V. Medicao do futuro iontoforese facilita entrada de frmacos no organismo. Cincia Hoje, vol 44, n- 259, maio 2009 (adaptado).

entre os quais se pode citar a chuva cida. Os cidos usualmente presentes em maiores propores na gua da chuva so o H2CO3, formado pela reao do CO2 atmosfrico com a gua, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro ltimos so formados principalmente a partir da reao da gua com os xidos de nitrognio e de enxofre gerados pela queima de combustveis fsseis. A formao de chuva mais ou menos cida depende no s da concentrao do cido formado, como tambm do tipo de cido. Essa pode ser uma informao til na elaborao de estratgias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentraes idnticas, quais dos cidos citados no texto conferem maior acidez s guas das chuvas? A) HNO3 e HNO2. B) H2SO4 e H2SO3. C) H2SO3 e HNO2. D) H2SO4 e HNO3. E) H2CO3 e H2SO3. Questo 12 O nibus espacial Atlantis foi lanado ao espao com cinco astronautas a bordo e uma cmera nova, que iria substituir uma outra danificada por um curto-circuito no telescpio Hubble. Depois de entrarem em rbita a 560km de altura, os astronautas se aproximaram do Hubble. Dois astronautas saram da Atlantis e se dirigiram ao telescpio. Ao abrir a porta de acesso, um deles exclamou: Esse telescpio tem a massa grande, mas o peso pequeno. Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta

telescpio e a responsvel por manter o prprio telescpio em rbita. E) no se justifica, pois a ao da fora-peso implica a ao de uma fora de reao contrria, que no existe naquele ambiente. A massa do telescpio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume. Questo 13 O progresso da tecnologia introduziu diversos artefatos geradores de campos eletromagnticos. Uma das mais empregadas invenes nessa rea so os telefones celulares e smartphones. As tecnologias de transmisso de celular atualmente em uso no Brasil contemplam dois sistemas. O primeiro deles operado entre as freqncias de 800MHz e 900MHz e constitui os chamados sistemas TDMA/CDMA. J a tecnologia GSM, ocupa a frequncia de 1.800MHz. Considerando que a intensidade de transmisso e o nvel de recepo celular sejam os mesmos para as tecnologias de transmisso TDMA/CDMA ou GSM, se um engenheiro tiver de escolher entre as duas tecnologias para obter a mesma cobertura, levando em considerao apenas o nmero de antenas em uma regio, ele dever escolher: A) a tecnologia GSM, pois a que opera com ondas de maior comprimento de onda. B) a tecnologia TDMA/CDMA, pois a que apresenta Efeito Dopler mais pronunciado. C) a tecnologia GSM, pois a que utiliza ondas que se propagam com maior velocidade. D) qualquer uma das duas, pois as diferenas nas frequncias so compensadas pelas diferenas nos comprimentos de onda. E) qualquer uma das duas, pois nesse caso as intensidades decaem igualmente da mesma forma, independentemente da frequncia. Questo 14 Considere um equipamento capaz de emitir radiao eletromagntica com comprimento de onda bem menor que a radiao ultravioleta. Suponha que a radiao emitida por esse equipamento foi apontada para um tipo especfico de filme fotogrfico e entre o equipamento e o filme foi posicionado o pescoo de um indivduo. Quanto mais exposto radiao, mais escuro se torna o filme aps a revelao. Aps acionar o equipamento e revelar o filme, evidenciou-se a imagem mostrada na figura abaixo:

A) se justifica porque o tamanho do telescpio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ao da acelerao da gravidade. B) se justifica ao verificar que a inrcia do telescpio grande comparada dele prprio, e que o peso do telescpio pequeno porque a atrao gravitacional criada por sua massa era pequena. C) no se justifica, porque a avaliao da massa e do peso de objeto em rbita tem por base as leis de Kepler, que no se aplicam a satlites artificiais. D) no se justifica, porque a fora-peso a fora exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o

Dentre os fenmenos decorrentes da interao entre a radiao e os tomos do indivduo que permitem a obteno desta imagem inclui-se a A) absoro da radiao eletromagntica e a consequente ionizao dos tomos de clcio, que se transformam em tomos de fsforo. B) maior absoro da radiao eletromagntica pelos tomos de clcio que por outros tipos de tomos. C) maior absoro da radiao eletromagntica pelos tomos de carbono que por tomos de clcio. D) maior refrao ao atravessar os tomos de carbono que os tomos de clcio. E) maior ionizao de molculas de gua que de tomos de carbono. Questo 15 Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribudos em ampla regio na Amrica do Norte. A pelagem de ratos dessa espcie varia do marrom claro at o escuro, sendo que os ratos de uma mesma populao tm colorao muito semelhante. Em geral, a colorao da pelagem tambm muito parecida cor do solo da regio em que se encontram, que tambm apresenta a mesma variao de cor, distribudas ao longo de um gradiente sul-norte. Na figura abaixo, encontram-se representadas sete diferentes populaes de P. polionotus. Cada populao representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posio geogrfica no mapa.

capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais. E) a herana de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas caractersticas genticas aos descendentes. Questo 16 Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variaes anatmicas entre os animais fossem consequncia de diferenas significativas entre seus genomas. Porm, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrrio. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo igual ao do homem, apesar das notveis diferenas entre eles. Sabe-se tambm que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam protenas que atuam na construo e na definio das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA no codificante. Como explicar, ento, as diferenas fenotpicas entre as diversas espcies animais? A resposta pode estar na regio no codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. O jogo da evoluo. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptaes).

A) Regio no codificante do DNA pode ser responsvel pelas diferenas marcantes no fentipo porque contm as sequncias de DNA que codificam protenas responsveis pela definio das formas do corpo. B) Uma enzima que sintetiza protenas a partir da sequncia de aminocidos que formam o gene. C) Centenas de aminocidos que compem a maioria de nossas protenas. D) Informaes que, apesar de no serem traduzidas em sequncias de protenas, interferem no fentipo. E) Os genes associados formao de estruturas similares s de outras espcies. Questo 17 Um novo mtodo para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Braslia (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactria Escherichia coli para torn-la capaz de sintetizar o hormnio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um tero do tempo necessrio para obt-la pelo mtodo tradicional, que consiste na extrao do hormnio a partir do pncreas de animais abatidos.
Cincia Hoje, 24 abr. 2001. Disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado)

MULLEN, L. M.; HOEKSTRA, H. E. Natural selection along an environmental gradiente: a classic cline in mouse pigmentation. Evolution, 2008.

O mecanismo evolutivo envolvido na associao entre cores de pelagem e de substrato A) a alimentao, pois pigmentos de terra so absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores. B) o fluxo gnico entre as diferentes populaes, que mantm constante a grande diversidade interpopulacional. C) a seleo natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivncia diferenciada de indivduos com caractersticas distintas. D) a mutao gentica, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, tm maior ocorrncia e

A produo da insulina pela tcnica recombinante tem, como consequncia:

do

DNA

A) O aperfeioamento do processo de extrao de insulina a partir do pncreas suno. B) A seleo de microrganismos resistentes a antibiticos. C) O progresso na tcnica da sntese qumica de hormnios.

D) Impacto favorvel na sade de indivduos diabticos. E) A criao de animais transgnicos. Questo 18 A inveno da geladeira proporcionou uma revoluo no aproveitamento dos alimentos, ao permitir que fossem armazenados e transportados por longos perodos. A figura apresentada ilustra o processo cclico de funcionamento de uma geladeira, em que um gs no interior de uma tubulao forado a circular entre o congelador e a parte externa da geladeira. por meio dos processos de compresso, que ocorre na parte externa, e de expanso, que ocorre na parte interna, que o gs proporciona a troca de calor entre o interior e o exterior da geladeira.

esto sendo muito pesquisados em diversas reas, desde o desenvolvimento de cosmticos, tintas e tecidos, at o de terapias contra o cncer.
LACAVA. Z. G. M; MORAIS, P. C. Nanobiotecnologia e Sade. Disponvel em: http://www.comciencia.br (adaptado).

A utilizao de nanopartculas na indstria e na medicina requer estudos mais detalhados, pois A) as partculas, quanto menores, mais potentes e radiativas se tornam. B) as partculas podem ser manipuladas, mas no caracterizadas com a atual tecnologia. C) as propriedades biolgicas das partculas somente podem ser testadas em microrganismos. D) as partculas podem atravessar poros e canais celulares, o que poderia causar impactos desconhecidos aos seres vivos e, at mesmo, aos ecossistemas. E) o organismo humano apresenta imunidade contra partculas to pequenas, j que apresentam a mesma dimenso das bactrias (um bilionsimo de metro). Questo 20 Uma vtima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma exploso. Indcios, como certos adereos de metal usados pela vtima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de percia teve acesso ao material biolgico carbonizado da vtima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que possvel obter DNA em condies para anlise gentica de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossmicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opo para identificao do parentesco da vtima com o referido casal. Sabe-se que, entre outros aspectos, o nmero de cpias de um mesmo cromossomo por clula maximiza a chance de se obter molculas no degradadas pelo calor da exploso. Com base nessas informaes e tendo em vista os diferentes padres de herana de cada fonte de DNA citada, a melhor opo para a percia seria a utilizao A) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada clula humana, h vrias cpias dessa molcula. B) do cromossomo X, pois a vtima herdou duas cpias desse cromossomo, estando assim em nmero superior aos demais. C) do cromossomo autossmico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material gentico quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt. D) do cromossomo Y, pois, em condies normais, este transmitido integralmente do pai para toda a prole e est presente em duas cpias em clulas de indivduos do sexo feminino. E) de marcadores genticos em cromossomos autossmicos, pois estes, alm de serem transmitidos pelo pai e pela me, esto presentes em 44 cpias por clula, e os demais, em apenas uma.

Disponvel em: http://home.howstuffworks.com. Acesso em: 19 out. 2008 (adaptado).

Nos processos de transformao de energia envolvidos no funcionamento da geladeira, A) a expanso do gs um processo que cede a energia necessria ao resfriamento da parte interna da geladeira. B) o calor flui de forma no-espontnea da parte mais fria, no interior, para a mais quente, no exterior da geladeira. C) a quantidade de calor cedida ao meio externo igual ao calor retirado da geladeira. D) a eficincia tanto maior quanto menos isolado termicamente do ambiente externo for o seu compartimento interno. E) a energia retirada do interior pode ser devolvida geladeira abrindo-se a sua porta, o que reduz seu consumo de energia. Questo 19 Na manipulao em escala nanomtrica, os tomos revelam caractersticas peculiares, podendo apresentar tolerncia temperatura, reatividade qumica, condutividade eltrica, ou mesmo exibir fora de intensidade extraordinria. Essas caractersticas explicam o interesse industrial pelos nanomateriais que

Questo 21 A prosperidade induzida pela emergncia das mquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestgio. Foi nessa idade de ouro que os artesos, ou os teceles temporrios, passaram a ser denominados, de modo genrico, teceles de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-teceles abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos completa dependncia dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matria-prima, os teceles ficaram expostos a sucessivas redues dos rendimentos.
THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguim Books, 1979 (adaptado).

Da ocupao do solo urbano at o interior da moradia, a transformao foi profunda.


MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrpoles brasileiras. Disponvel em: http://www.scielo.br. Acesso em: 12 ago. 2009 (adaptado).

Uma das consequncias das inovaes tecnolgicas das ltimas dcadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupao do espao geogrfico, a instituio das chamadas cidades globais, que se caracterizam por A) possurem o mesmo nvel de influncia no cenrio mundial. B) fortalecerem os laos de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades. C) constiturem um passo importante para a diminuio das desigualdades sociais causadas pela polarizao social e pela segregao urbana. D) terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalizao da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970. E) terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonizao ocidental do sculo XIX. Questo 24

Com a mudana tecnolgica ocorrida durante a Revoluo Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque A) a inveno do tear propiciou o surgimento de novas relaes sociais. B) os teceles mais hbeis prevaleceram sobre os inexperientes. C) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados. D) os artesos, no perodo anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistncia. E) os trabalhadores no especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesos nas fbricas. Questo 22 At o sculo XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revoluo Industrial, porm, sobretudo com o advento da revoluo tecnolgica, houve um desenvolvimento contnuo do setor agropecurio. So, portanto, observadas consequncias econmicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no perodo posterior Revoluo Industrial, as quais incluem A) a erradicao da fome no mundo. B) o aumento das reas rurais e a diminuio das reas urbanas. C) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energticos. D) a menor necessidade de utilizao de adubos e corretivos na agricultura. E) o contnuo aumento da oferta de emprego no setor primrio da economia, em face da mecanizao. Questo 23 Alm dos inmeros eletrodomsticos e bens eletrnicos, o automvel produzido pela indstria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanas significativas no modo de vida dos consumidores e tambm na habitao e nas cidades. Com a massificao do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrnicos e tambm do automvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construdo.

A partir do mapa apresentado, possvel inferir que nas ltimas dcadas do sculo XX, registraram-se processos que resultaram em transformaes nas distribuio das atividades econmicas e da populao sobre o territrio brasileiro, com reflexos no PIB por habitante. Assim, A) as desigualdades econmicas existentes entre regies brasileiras desapareceram, tendo em vista a modernizao tecnolgica e o crescimento vivido pelo pas. B) os novos fluxos migratrios instaurados em direo ao Norte e ao Centro-Oeste do pas prejudicaram o desenvolvimento socioeconmico dessas regies, incapazes de atender ao crescimento da demanda por postos de trabalho. C) o Sudeste brasileiro deixou de ser a regio com o maior PIB industrial a partir do processo de desconcentrao espacial do setor, em direo a outras regies do pas. D) o avano da fronteira econmica sobre os estados da regio Norte e do Centro-Oeste resultou no

desenvolvimento e na introduo de novas atividades econmicas, tanto nos setores primrio e secundrio, como no tercirio. E) o Nordeste tem vivido, ao contrrio do restante do pas, um perodo de retrao econmica, como conseqncia da falta de investimentos no setor industrial com base na moderna tecnologia. Questo 25 Populaes inteiras, nas cidades e na zona rural, dispem da parafernlia digital global como fonte de educao e de formao cultural. Essa simultaneidade de cultura e informao eletrnica com as formas tradicionais e orais um desafio que necessita ser discutido. A exposio, via mdia eletrnica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreo, mas tambm distores e ressentimentos. Tanto quanto h necessidade de uma cultura tradicional de posse da educao letrada, tambm necessrio criar estratgias de alfabetizao eletrnica, que passam a ser o grande canal de informao das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educao.
BRIGAGO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalizao a olho nu: o mundo conectado. So Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difuso das tecnologias de informao no marco da globalizao, depreende-se que A) a ampla difuso das tecnologias de informao nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepes tradicionais de educao. B) a apropriao, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefcio prprio fonte de conflitos e ressentimentos. C) as mudanas sociais e culturais que acompanham o processo de globalizao, ao mesmo tempo em que refletem a preponderncia da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educao tradicionais prprias do meio rural. D) as populaes nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informao basicamente como meio de comunicao mtua, e no os veem como fontes de educao e cultura. E) a intensificao do fluxo de comunicao por meios eletrnicos, caracterstica do processo de globalizao, est dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

As reservas venezuelanas figuram em ambas as classificaes porque A) a Venezuela j est integrada ao MERCOSUL. B) so reservas comprovadas, mas ainda inexploradas. C) podem ser exploradas sem causarem alteraes ambientais. D) j esto comprometidas com o setor industrial interno daquele pas. E) a Venezuela uma grande potncia energtica mundial. Questo 27 Analise as seguintes avaliaes de possveis resultados de um teste na Internet.

Veja. 8 jul. 2009. p.102 (adaptado).

Depreende-se, a partir desse conjunto de informaes, que o teste que deu origem a esses resultados, alm de estabelecer um perfil para o usurio de sites de relacionamento, apresenta preocupao com hbitos e prope mudanas de comportamento direcionadas A) ao adolescente que acessa sites de entretenimento. B) ao profissional interessado em aperfeioamento tecnolgico. C) pessoa que usa os sites de relacionamento para complementar seu crculo de amizades. D) ao usurio que reserva mais tempo aos sites de relacionamento do que ao convvio pessoal com os amigos. E) ao leitor que se interessa em aprender sobre o funcionamento de diversos tipos de sites de relacionamento.

Questo 26 No mundo contemporneo, as reservas energticas tornam-se estratgicas para muitos pases no cenrio internacional. Os grficos apresentados mostram os dez pases com as maiores reservas de petrleo e gs natural em reservas comprovadas at janeiro de 2008.

Questo 28 A partir da metade do sculo XX, ocorreu um conjunto de transformaes econmicas e sociais cuja dimenso difcil de ser mensurada: a chamada exploso da informao. Embora essa expresso tenha surgido no contexto da informao cientfica e tecnolgica, seu significado, hoje, em um contexto mais geral, atinge propores gigantescas. Por estabelecerem novas formas de pensamento e mesmo de lgica, a informtica e a Internet vm gerando impactos sociais e culturais importantes. A disseminao do microcomputador e a expanso da Internet vm acelerando o processo de globalizao tanto no sentido do mercado quanto no sentido das trocas simblicas possveis entre sociedades e culturas diferentes, o que tem provocado e acelerado o fenmeno de hibridizao amplamente caracterizado como prprio da psmodernidade.
FERNANDES, M. F.; PAR, T. A contribuio das novas tecnologias da informao na gerao de conhecimento. Disponvel em: http://www.coep.ufrj.br. Acesso em: 11 ago. 2009 (adaptado).

A) a dependncia das escolas pblicas quanto ao uso de sistemas de informao. B) a ampliao do grau de interao entre as pessoas, a partir de tecnologia convencional. C) a democratizao da informao, por meio da disponibilizao de contedo cultural e cientfico sociedade. D) a comercializao do acesso a diversas produes culturais nacionais e estrangeiras via tecnologia da informao e da comunicao. E) a produo de repertrio cultural direcionado a acadmicos e educadores. Questo 30 As tecnologias de informao e comunicao (TIC) vieram aprimorar ou substituir meios tradicionais de comunicao e armazenamento de informaes, tais como o rdio e a TV analgicos, os livros, os telgrafos, o fax etc. As novas bases tecnolgicas so mais poderosas e versteis, introduziram fortemente a possibilidade de comunicao interativa e esto presentes em todos os meios produtivos da atualidade. As novas TIC vieram acompanhadas da chamada Digital Divide, Digital Gap ou Digital Exclusion, traduzidas para o portugus como Diviso Digital ou Excluso Digital, sendo, s vezes, tambm usados os termos Brecha Digital ou Abismo Digital. Nesse contexto, a expresso Diviso Digital refere-se a A) uma classificao que caracteriza cada uma das reas nas quais as novas TIC podem ser aplicadas, relacionando os padres de utilizao e exemplificando o uso dessas TIC no mundo moderno. B) uma relao das reas ou subreas de conhecimento que ainda no foram contempladas com o uso das novas tecnologias digitais, o que caracteriza uma brecha tecnolgica que precisa ser minimizada. C) uma enorme diferena de desempenho entre os empreendimentos que utilizam as tecnologias digitais e aqueles que permaneceram usando mtodos e tcnicas analgicas. D) um aprofundamento das diferenas sociais j existentes, uma vez que se torna difcil a aquisio de conhecimentos e habilidades fundamentais pelas populaes menos favorecidas nos novos meios produtivos. E) uma proposta de educao para o uso de novas pedagogias com a finalidade de acompanhar a evoluo das mdias e orientar a produo de material pedaggico com apoio de computadores e outras tcnicas digitais. Questo 31 Voc sabia que as metrpoles so as grandes consumidoras dos produtos feitos com recursos naturais da Amaznia? Voc pode diminuir os impactos floresta adquirindo produtos com selos de certificao. Eles so encontrados em itens que vo desde lpis e embalagens de papelo at mveis, cosmticos e materiais de construo. Para receber os selos esses produtos devem ser fabricados sob 10 princpios ticos, entre eles o respeito legislao ambiental e aos direitos de povos indgenas e populaes que vivem em nossas matas nativas.
Vida simples. Ed. 74, dez. 2008.

Considerando-se o novo contexto social e econmico aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de informao e comunicao A) desempenham importante papel, porque sem elas no seria possvel registrar os acontecimentos histricos. B) facilitam os processos educacionais para ensino de tecnologia, mas no exercem influncia nas cincias humanas. C) limitam-se a dar suporte aos meios de comunicao, facilitando sobretudo os trabalhos jornalsticos. D) contribuem para o desenvolvimento social, pois permitem o registro e a disseminao do conhecimento de forma mais democrtica e interativa. E) esto em estgio experimental, particularmente na educao, rea em que ainda no demonstraram potencial produtivo. Questo 29 O Portal Domnio Pblico, lanado em novembro de 2004, prope o compartilhamento de conhecimento de forma equnime e gratuita, colocando disposio de todos os usurios da Internet, uma biblioteca virtual que dever constituir referncia para professores, alunos, pesquisadores e para a populao em geral. Esse portal constitui um ambiente virtual que permite a coleta, a integrao, a preservao e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso s obras literrias, artsticas e cientficas (na forma de textos, sons, imagens e vdeos), j em domnio pblico ou que tenham a sua divulgao devidamente autorizada.
BRASIL. Misnistrio da Educao. Disponvel em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2009 (adaptado).

Considerando a funo social das informaes geradas nos sistemas de comunicao e informao, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica.

O texto tem por finalidade induzir o leitor a uma mudana de comportamento a partir do(a) A) consumo de produtos naturais provindos da Amaznia. B) cuidado na hora de comprar produtos alimentcios. C) verificao da existncia do selo de padronizao de produtos industriais. D) certificao de que o produto foi fabricado de acordo com os princpios ticos. E) verificao da garantia de tratamento dos recursos naturais utilizados em cada produto. Questo 32 As ondas eletromagnticas, como a luz visvel e as ondas de rdio, viajam em linha reta em um meio homogneo. Ento, as ondas de rdio emitidas na regio litornea do Brasil no alcanariam a regio amaznica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que possvel transmitir ondas de rdio entre essas localidades devido ionosfera. Com a ajuda da ionosfera, a transmisso de ondas planas entre o litoral do Brasil e a regio amaznica possvel por meio da A) reflexo. B) refrao. C) difrao. D) polarizao. E) interferncia. Questo 33 Com o objetivo de se testar a eficincia de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento em 10C de amostras de diferentes substncias, cada uma com determinada massa, em cinco fornos de marcas distintas. Nesse teste, cada forno operou a potncia mxima. O forno mais eficiente foi aquele que A) forneceu a maior quantidade de energia s amostras. B) cedeu energia amostra de maior massa em mais tempo. C) forneceu a maior quantidade de energia em menos tempo. D) cedeu energia amostra de menor calor especfico mais lentamente. E) forneceu a menor quantidade de energia s amostras em menos tempo. Questo 34 Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pde observar a srie de processos de beneficiamento da cana-de-acar, entre os quais se destacam: 1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhes e despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo aucarado, toda a cana transportada por esteiras e passada por um eletroim para a retirada de materiais metlicos.

2. Aps se esmagar a cana, o bagao segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina. 3. O caldo primrio, resultante do esmagamento, passado por filtros e sofre tratamento para transformarse em acar refinado e etanol. Com base nos destaques da observao dos alunos, quais operaes fsicas de separao de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-deacar? A) Separao mecnica, extrao, decantao. B) Separao magntica, combusto, filtrao. C) Separao magntica, extrao, filtrao. D) Imantao, combusto, peneirao. E) Imantao, destilao, filtrao. Questo 35 Duas irms que dividem o mesmo quarto de estudos combinaram de comprar duas caixas com tampas para guardarem seus pertences dentro de suas caixas, evitando, assim, a baguna sobre a mesa de estudos. Uma delas comprou uma metlica, e a outra, uma caixa de madeira de rea e espessura lateral diferentes, para facilitar a identificao. Um dia as meninas foram estudar para a prova de Fsica e, ao se acomodarem na mesa de estudos, guardaram seus celulares ligados dentro de suas caixas. Ao longo desse dia, uma delas recebeu ligaes telefnicas, enquanto os amigos da outra tentavam ligar e recebiam a mensagem de que o celular estava fora da rea de cobertura ou desligado. Para explicar essa situao, um fsico deveria afirmar que o material da caixa, cujo telefone celular no recebeu as ligaes de A) madeira, e o telefone no funcionava porque a madeira no um bom condutor de eletricidade. B) metal, e o telefone no funcionava devido blindagem eletrosttica que o metal proporcionava. C) metal, e o telefone no funcionava porque o metal refletia todo tipo de radiao que nele incidia. D) metal, e o telefone no funcionava porque a rea lateral da caixa de metal era maior. E) madeira, e o telefone no funcionava porque a espessura desta caixa era maior que a espessura da caixa de metal. Questo 36 As mobilizaes para promover um planeta melhor para as futuras geraes so cada vez mais frequentes. A maior parte dos meios de transporte de massa atualmente movida pela queima de um combustvel fssil. A ttulo de exemplificao do nus causado por essa prtica, basta saber que um carro produz, em mdia, cerca de 200g de dixido de carbono por km percorrido.
Revista Aquecimento Global. Ano 2, no 8. Publicao do Instituto Brasileiro de Cultura Ltda.

Um dos principais constituintes da gasolina o octano (C8H18). Por meio da combusto do octano possvel a liberao de energia, permitindo que o carro entre em movimento. A equao que representa a reao qumica desse processo demonstra que

A) no processo h liberao de oxignio, sob a forma de O2. B) o coeficiente estequiomtrico para a gua de 8 para 1 do octano. C) no processo h consumo de gua, para que haja liberao de energia. D) o coeficiente estequiomtrico para o oxignio de 12,5 para 1 do octano. E) o coeficiente estequiomtrico para o gs carbnico de 9 para 1 do octano. Questo 37 A chegada da televiso A caixa de pandora tecnolgica penetra nos lares e libera suas cabeas falantes, astros, novelas, noticirios e as fabulosas, irresistveis garotas-propaganda, verses modernizadas do tradicional homem-sanduche.
SEVCENKO, N. (Org.). Histria da Vida Privada no Brasil 3. Repblica: da Belle poque a Era do Rdio. So Paulo: Cia. das Letras, 1998.

Ao optar por ler a reportagem completa sobre o assunto anunciado, tem-se acesso a duas palavras que Bill Gates no quer que o leitor conhea e que se referem A) aos responsveis pela divulgao desta informao na internet. B) s marcas mais importantes de microcomputadores do mercado. C) aos nomes dos americanos que inventaram a suposta tecnologia. D) aos sites da internet pelos quais o produto j pode ser conhecido. E) s empresas que levam vantagem para serem suas concorrentes. Questo 39 A Internet que voc faz Uma pequena inveno, A Wikipdia, mudou o jeito de lidarmos com informaes na rede. Trata-se de uma enciclopdia virtual colaborativa, que feita e atualizada por qualquer internauta que tenha algo a contribuir. Em resumo: como se voc imprimisse uma nova pgina para a publicao desatualizada que encontrou na biblioteca. Antigamente, quando precisvamos de alguma informao confivel, tnhamos a enciclopdia como fonte segura de pesquisa para trabalhos, estudos e pesquisa em geral. Contudo, a novidade trazida pela Wikipdia nos coloca em uma nova circunstncia, em que no podemos confiar integralmente no que lemos. Por ter como lema principal a escritura coletiva, seus textos trazem informaes que podem ser editadas e reeditadas por pessoas do mundo inteiro. Ou seja, a relevncia da informao no determinada pela tradio cultural, como nas antigas enciclopdias, mas pela dinmica da mdia. Assim, questiona-se a possibilidade de serem encontradas informaes corretas entre sabotagens deliberadas e contribuies erradas.
NO, A. et al: A Internet que voc faz. In: Revista PENSE! Secretaria de Educao do Estado do Cear. Ano 2, no 3, mar.-abr. 2010 (adaptado).

A TV, a partir da dcada de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanas considerveis nos hbitos da populao. Certos episdios da histria brasileira revelaram que a TV, especialmente como espao de ao da imprensa, tornou-se tambm veculo de utilidade pblica, a favor da democracia, na medida em que A) amplificou os discursos nacionalistas e autoritrios durante o governo Vargas. B) revelou para o pas casos de corrupo na esfera poltica de vrios governos. C) maquiou indicadores socias negativos durante as dcadas de 1970 e 1980. D) apoiou, no governo Castelo Branco, as iniciativas de fechamento do parlamento. E) corroborou a construo de obras faranicas durante os governos militares. Questo 38 THE DEATH OF THE PC The days of paying for costly software upgrades are numbered The PC will soon be obsolete. And BusinessWeek reports 70% of Americans are already using the tecnology that will replace it. Merrill Lynch calls it a $ 160 billion tsunami. Computing giants including IBM. Yahoo!, and Amazon are racing to be the first to cash in on this PC-killing revolution. Yet, two little-known companies have a huge head start. Get their names in a free report from The Motley Fool called, The Two Words Bill Gates Doesnt Want You to Hear Click here for instant acess to this FREE report! BROUGHT TO YOU BY THE MOTLEY FOOL
Disponvel em: http://www.fool.com. Acesso em: 21 jul. 2010.

As novas Tecnologias de Informao e Comunicao, como a Wikipdia, tm trazido inovaes que impactaram significativamente a sociedade. A respeito desse assunto, o texto apresentado mostra que a falta de confiana na veracidade dos contedos registrados na Wikipdia A) acontece pelo fato de sua construo coletiva possibilitar a edio e reeditao das informaes por qualquer pessoa no mundo inteiro. B) limita a disseminao do saber, apesar do crescente nmero de acessos ao site que a abriga, por falta de legitimidade. C) ocorre pela facilidade de acesso pgina, o que torna a informao vulnervel, ou seja, pela dinmica da mdia. D) ressalta a crescente busca das enciclopdias impressas para as pesquisas escolares. E) revela o desconhecimento do usurio, impedindo-o de formar um juzo de valor sobre as informaes.

Questo 40 Choque a 36000 km/h A faixa que vai de 160 quilmetros de altitude em volta da terra assemelha-se a uma avenida congestionada onde orbitam 3000 satlites ativos. Eles disputam espao com 17000 fragmentos de artefatos lanados pela Terra e que se desmancharam foguetes, satlites desativados e at ferramentas perdidas por astronautas. Com um trfego celeste to intenso, era questo de tempo para que acontecesse um acidente de grandes propores, como o da semana passada. Na tera-feira, dois satlites em rbita desde os anos 90 colidiram em um ponto 790 quilmetros acima da Sibria. A trombada dos satlites chama a ateno para os riscos que oferece a montanha de lixo espacial em rbita. Como os objetos viajam a grande velocidade, mesmo um pequeno fragmento de 10 centmetros poderia causar estragos considerveis no telescpio Hubble ou na estao espacial Internacional nesse caso pondo em risco a vida dos astronautas que l trabalham.
Revista Veja, 18 set. 2009 (adaptado).

B) documentrios, pois o autor faz uma seleo dos fatos e das imagens. C) relatos pessoais, pois o narrador apresenta sua percepo dos fatos. D) editoriais, pois o editorialista faz uma abordagem detalhada dos fatos. E) romances romnticos, pois os eventos ocorrem em diversos cenrios. Questo 42 Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, cido flico e soja. Os filhotes dessas ratas, apesar de possurem o gene para obesidade, no expressaram essa doena na fase adulta. A autora concluiu que a alimentao da me, durante a gestao, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram 100 casos comprovados de traos adquiridos e transmitidos entre geraes de organismos, sustentando, assim, a epigentica, que estuda as mudanas na atividade dos genes que no envolvem alteraes na sequncia do DNA.
A reabilitao do herege. poca. no 610, 2010 (adaptado).

Levando-se em considerao os elementos constitutivos de um texto jornalstico, infere-se que o autor teve como objetivo A) exaltar o emprego da linguagem figurada. B) criar suspense e despertar temor no leitor. C) influenciar a opinio dos leitores sobre o tema, com as marcas argumentativas de seu posicionamento. D) induzir o leitor a pensar que os satlites artificiais representam um grande perigo para toda a humanidade. E) exercitar a ironia ao empregar avenida congestionada; trfego celeste to intenso; montanha de lixo. Questo 41 Fora da ordem Em 1588, o engenheiro militar italiano Agostinho Romelli publicou Le Diverse et Artifciose Machine, no qual descrevia uma mquina de ler livros. Montada para girar verticalmente, como uma roda de hamster, a inveno permitia que o leitor fosse de um texto ao outro sem se levantar de sua cadeira. Hoje podemos alternar entre documentos com muito mais facilidade um clique no mouse suficiente para acessarmos imagens, textos, vdeos e sons instantaneamente. Para isso, usamos o computador, e principalmente a internet tecnologias que no estavam disponveis no Renascimento, poca em que Romelli viveu.
BERCITTO, D. Revista Lngua Portuguesa. Ano II. No 14.

Alguns cnceres espordicos representam exemplos de alterao epigentica, pois so ocasionados por A) aneuploidia do cromossomo sexual X. B) polipoidia dos cromossomos autossmicos. C) mutao em genes autossmicos com expresso dominante. D) substituio no gene da cadeia beta da hemoglobina. E) inativao de genes por meio de modificaes nas bases nitrogenadas. Questo 43 Um motor s poder realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustvel , em parte, liberada durante a combusto para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combusto no pode ser utilizada para a realizao de trabalho. Isso significa dizer que h vazamento da energia em outra forma.
CARVALHO, A. X. Z. Fsica Trmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).

O inventor italiano antecipou, no sculo XVI, um dos princpios definidores do hipertexto: a quebra de linearidade na leitura e a possibilidade de acesso ao texto conforme o interesse do leitor. Alm de ser caracterstica essencial da internet, do ponto de vista da produo do texto, a hipertextualidade se manifesta tambm em textos impressos, como A) dicionrios, pois a forma do texto d liberdade de acesso informao.

De acordo com o texto, as transformaes de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor so decorrentes de a A) liberao de calor dentro do motor ser impossvel. B) realizao de trabalho pelo motor ser incontrolvel. C) converso integral de calor em trabalho ser impossvel. D) transformao de energia trmica em cintica ser impossvel. E) utilizao de energia potencial do combustvel ser incontrolvel.

Questo 44 Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma clula sinttica, uma bactria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequncia de nucleotdeos, que formam o nico cromossomo dessa bactria, o qual foi introduzido em outra espcie de bactria, a Mycoplasma capricolum. Aps a introduo, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides comeou a gerenciar a clula, produzindo suas protenas.
GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science v. 329, 2010 (adaptado).

Questo 46 Uma equipe de cientistas lanar uma expedio ao Titanic para criar um detalhado mapa 3D que vai tir ar, virtualmente, o Titanic do fundo do mar para o pblico. A expedio ao local, a 4 quilmetros de profundidade no Oceano Atlntico, est sendo apresentada como a mais sofisticada expedio cientfica ao Titanic. Ela utilizar tecnologias de imagem e sonar que nunca tinham sido aplicadas ao navio, para obter o mais completo inventrio de seu contedo. Esta complementao necessria em razo das condies do navio, naufragado h um sculo.
O Estado de So Paulo. Disponvel em: http://www.estadao.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A importncia dessa inovao tecnolgica para a comunidade cientfica se deve A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactrias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais. B) capacidade de criao, pela cincia, de novas formas de vida, utilizando substncias como carboidratos e lipdios. C) possibilidade de produo em massa da bactria Mycoplasma capricolum para sua distribuio em ambientes naturais. D) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas e combustveis. E) capacidade da bactria Mycoplasma capricolum de expressar suas protenas na bactria sinttica e estas serem usadas na indstria. Questo 45 Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito eltrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligaes com a inteno de acender a lmpada:

No problema apresentado para gerar imagens atravs de camadas de sedimentos depositados no navio, o sonar mais adequado, pois a A) propagao da luz na gua ocorre a uma velocidade maior que a do som neste meio. B) absoro da luz ao longo de uma camada de gua facilitada enquanto a absoro do som no. C) refrao da luz a uma grande profundidade acontece com uma intensidade menor que a do som. D) atenuao da luz nos materiais analisados distinta da atenuao de som nestes mesmos materiais. E) reflexo da luz nas camadas de sedimentos menos intensa do que a reflexo do som neste material. Questes 47 e 48

O argumento presente na charge consiste em uma metfora relativa teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnolgico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnolgico pode ocasionar A) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnolgico. B) a mudana do homem em razo dos novos inventos que destroem sua realidade. C) a problemtica social de grande excluso digital a partir da interferncia da mquina. D) a inveno de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social. E) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criao de ferramentas como lana, mquina e computador. Questo 48 O homem evoluiu. Independentemente de teoria, essa evoluo ocorreu de vrias formas. No que concerne evoluo digital, o homem percorreu longo trajeto da pedra lascada ao mundo virtual. Tal fato culminou em um problema fsico habitual, ilustrado na imagem, que

GONALVES FILHO, A.; BAROLLI, E. Instalao Eltrica: investigando e aprendendo. So Paulo: Scipione, 1997 (adaptado).

Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lmpada acendeu? A) (1), (3), (6) B) (3), (4), (5) C) (1), (3), (5) D) (1), (3), (7) E) (1), (2), (5)

propicia uma piora na qualidade de vida do usurio, uma vez que A) a evoluo ocorreu e com ela evoluram as dores de cabea, o estresse e a falta de ateno famlia. B) a vida sem computador tornou-se quase invivel, mas se tem diminudo problemas de viso cansada. C) a utilizao em demasiada do computador tem proporcionado o surgimento de cientistas que apresentam leso por esforo repetitivo. D) o homem criou o computador, que evoluiu, e hoje opera vrias aes antes feitas pelas pessoas, tornandoas sedentrias ou obesas. E) o uso contnuo do computador de forma inadequada tem ocasionado m postura corporal. Questo 49 O que possvel dizer em 140 caracteres? Sucesso do Twitter no Brasil oportunidade nica de compreender a importncia da conciso nos gneros de escrita. A mxima menos mais nunca fez tanto sentido como no caso do microblog Twitter, cuja premissa dizer algo no importa o qu em 140 caracteres. Desde que o servio foi criado, em 2006, o nmero de usurios da ferramenta cada vez maior, assim como a diversidade de usos que se faz dela. Do estilo querido dirio literatura concisa, passando por aforismo, citaes, jornalismo, fofoca, humor etc., tudo ganha o espao de um tweet (pio em ingls), e entender seu sucesso pode indicar um caminho para o aprimoramento de um recurso vital escrita: a conciso.
Disponvel em: http://www.revistalingua.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).

realmente nutridos por esta indigesta sopa de informaes e sua busca finaliza em frustrao. Cada vez mais frequentemente, at, eles ressentem esse bombardeio de riquezas falsas como agressivo e se refugiam na resistncia a toda ou qualquer informao. O verdadeiro problema das sociedades ps-industriais no a penria**, mas a abundncia. As sociedades modernas tm a sua disposio muito mais do que necessitam em objetos, informaes e contatos. Ou, mais exatamente, disso resulta uma desarmonia entre uma oferta, no excessiva, mas incoerente, e uma demanda que, confusamente, exige uma escolha muito mais rpida a absorver. Por isso os rgos de informao devem escolher, uma vez que o homem contemporneo apressado, estressado, desorientado busca uma linha diretriz, uma classificao mais clara, um condensado do que realmente importante. (*) fome excessiva, desejo descontrolado. (**) misria, pobreza
VOYENNE, B. Informao hoje. Lisboa: Armand Colin, 1975 (adaptado).

Com o uso das novas tecnologias, os domnios miditicos obtiveram um avano maior e uma presena mais atuante junto ao pblico, marcada ora pela quase simultaneidade das informaes, ora pelo uso abundante de imagens. A relao entre as necessidades da sociedade moderna e a oferta de informao, segundo o texto, desarmnica, porque A) o jornalista seleciona as informaes mais importantes antes de public-las. B) o ser humano precisa de muito mais conhecimento do que a tecnologia pode dar. C) o problema da sociedade moderna a abundncia de informaes e de liberdade de escolha. D) a oferta incoerente com o tempo que as pessoas tm para digerir a quantidade de informao disponvel. E) a utilizao dos meios de informao acontece de maneira desorganizada e sem controle efetivo.

O Twitter se presta a diversas finalidades, entre elas, comunicao concisa, por isso essa rede social A) um recurso elitizado, cujo pblico precisa dominar a lngua padro. B) constitui recurso prprio para a aquisio da modalidade escrita da lngua. C) restrita divulgao de textos curtos e pouco significativos e, portanto, pouco til. D) interfere negativamente no processo de escrita e acaba por revelar uma cultura pouco reflexiva. E) estimula a produo de frases com clareza e objetividade, fatores que potencializam a comunicao interativa. Questo 50 A marcha galopante das tecnologias teve por primeiro resultado multiplicar em enormes propores tanto a massa das notcias que circulam quanto as ocasies de sermos solicitados por elas. Os profissionais tm tendncia a considerar esta inflao como automaticamente favorvel ao pblico, pois dela tiram proveito e tornam-se obcecados pela imagem liberal do grande mercado em que cada um, dotado de luzes por definio iguais, pode fazer sua escolha em toda liberdade. Isso jamais foi realizado e tende a nunca ser. Na verdade, os leitores, ouvintes, telespectadores, mesmo se abandonam a sua bulimia*, no so

You might also like