You are on page 1of 9

CONSUMO DE GUA NOS CANTEIROS DE OBRA

A preocupao com a escassez de gua acirrou-se apenas no final do sculo 20, quando as modificaes climticas passaram a preocupar os cientistas. A partir da alguns setores produtivos adotaram medidas visando racionalizao no consumo de gua. Na Construo Civil no foi diferente, e as primeiras aes sobre a necessidade de construes com menor impacto sobre o meio ambiente iniciaram-se, surgindo investigaes para diminuir o consumo na fabricao de materiais e na construo de prdios e, mesmo, para melhorar a gesto dos resduos.

Nos Estados Unidos, o movimento organizou-se e foi criado o Conselho Nacional de Construes Verdes (United States Green Building Council USGBC), rgo regulamentador das normas de construo no pas e certificador das obras que atendam s normas no mundo inteiro. Na China, as noes de desenvolvimento sustentvel tambm ganharam ares mais oficiais na ltima dcada.

No Brasil h iniciativas interessantes; como por exemplo, a criao em agosto de 2007, do CBCS Conselho Brasileiro de Construo Sustentvel, que tem como um dos objetivos, otimizar o uso dos recursos naturais. Entretanto, as iniciativas ainda so muito tmidas, tendo em vista que o Brasil o pas com a maior disponibilidade de gua do planeta, cerca de 12% da gua potvel do globo.

Alm disso, as poucas aes existentes esto relacionadas com o edifcio em operao e pouco se fala no edifcio em construo, embora o custo com o consumo de gua no edifcio em construo represente 0,7% do custo total da obra, de acordo com as pesquisas realizadas nas construtoras entrevistadas.

DEMANDA POR GUA NA CONSTRUO DE EDIFCIOS


Na construo de edifcios, como em outros tipos de obras, a gua um elemento importante, sendo essencial para o consumo humano e indispensvel na execuo de alguns servios.

No canteiro de obras a utilizao da gua para as necessidades humanas est relacionada, basicamente, s demandas essenciais dos funcionrios do canteiro e estas so preservadas de acordo com a legislao trabalhista.

Em linhas gerais, estima-se que o consumo dirio por operrio no alojado chega a 45 litros por dia, no estando inclusa a refeio. No caso da refeio ser preparada na obra, este nmero passa para 65 litros por dia.

J nos servios de construo civil, embora a gua no seja vista e nem tratada como material de construo, o consumo bastante elevado, por exemplo, para a confeco de um metro cbico de concreto, gasta-se em mdia de 160 a 200 litros e, na compactao de um metro cbico de aterro, podem ser consumidos at 300 litros de gua.

Com base nisso, foram analisados os consumos de gua em 3 obras com tipologias diferentes e construtoras com participaes de mercado e organizaes internas bastante distintas, gerando os indicadores apresentados na tabela a seguir:

Tabela 1 Anlise geral dos resultados

Construtoras rea Construda (m) Consumo mensal (m/ms) Consumo por m (m/m) Consumo de gua por Hh (m/Hh)

Construtora A

(grande porte)

120.000

2.234

0,68

0,0142

Construtora B (porte mdio)

5.100

107

0,44

0,0099

Construtora C

(pequeno porte)

4.200

69

0,37

0,0105

Avaliando os indicadores apresentados, verifica-se que tanto o indicador de consumo mensal de gua (m/ms), quanto o indicador de consumo de gua por rea construda (m/m), apresentaram valores significativos, mesmo com variaes entre as obras, isto porque h diferenas nas tipologias de cada uma delas, por exemplo, o tamanho das obras e as caractersticas construtivas, alm disso a obra da Construtora A e B so mais complexas que a da Construtora C.

J, na analisando o indicador de consumo de gua por Homem hora (m/Hh) verifica-se que este apresentou um resultado comparativo satisfatrio, pois os valores no variaram muito de obra para obra apesar destas possurem caractersticas construtivas bastante distintas. Isto ocorreu, pois o indicador de consumo de gua por Homem hora est fundamentado na idia de que a quantidade de servios executados e a quantidade de pessoas na obra esto intrinsecamente relacionadas, ou seja, na medida em que se aumentam os servios na obra, a quantidade de pessoas para execut-los tambm aumenta e, consequentemente, o consumo de gua. Portanto, entende-se que este indicador poderia ser utilizado na estimativa de consumo de gua para outras obras.

Atravs dos estudos realizados, verificou-se que a gua um recurso natural importante para as obras de construo civil, tendo em vista que primordial nos principais servios da obra e para o consumo humano.

Alm disso a pesquisa permitiu identificar as etapas construtivas que consomem mais gua, conforme grfico abaixo, que apresenta o consumo de gua ao longo de todo o perodo de execuo da obra e as respectivas etapas construtivas.

Grfico 1 Consumo mensal de gua confrontado com as etapas construtivas na obra da Construtora B

Analisando o grfico, pode-se observar alguns pontos importantes, como:

elevao do consumo de gua na obra se eleva na fase de fundao; o pico de consumo ocorrido no ms de Junho, que elevou o consumo de gua para mais de 400 m, provavelmente foi em funo dos testes de impermeabilizao e dos testes nas instalaes hidrulicas ocorridos neste ms; no ltimo ms, embora a quantidade de servios e de pessoas tenha reduzido consideravelmente, o consumo de gua cresceu, isto devido s limpezas realizadas na obra, para entrega dos apartamentos.

MEDIDAS PARA REDUO DO CONSUMO DE GUA NAS OBRAS

A relevncia do consumo de gua na construo de empreendimentos apontab para a necessidade de se implantar Programas para Economia de gua nos Canteiros este poderia prever diversas aes, visando reduo do consumo de gua nos canteiros de obra, tais como:

utilizao de torneiras com acionamento e desligamento automtico;

instalao de temporizadores nos chuveiros, determinando o tempo de banho;

utilizao de gua da chuva para descargas, limpeza da obra e etc;

estudos para utilizao de fontes alternativas de gua para consumo em servios de construo civil. Por exemplo, utilizao de gua da chuva na cura do concreto ou dosagem de argamassas;

palestras para conscientizao dos funcionrios, com relao fonte finita de recursos naturais;

acompanhamento mensal dos consumos e medidas para reduo dos mesmos.

A economia de gua nos canteiros deve estar fundamentada na sustentabilidade, entretanto os fatores econmicos ajudam a impulsionar esta necessidade, j que o boom da construo civil certamente elevar a demanda de gua e, com a baixa oferta do insumo, o custo da gua tende a aumentar cada vez mais, elevando ainda mais o custo total do empreendimento.

Referncia (ABNT): . Consumo de gua nos canteiros, 24 mar. 2008. Disponvel em: <http://revistasustentabilidade.com.br/consumo-de-agua-nos-canteiros/>. Acesso em: 10 set. 2013.

Todos os textos da Revista Sustentabilidade podem ser reproduzidos mediante citao da fonte segundo licena Creative Commons Comentrios

1. Viviane de Oliveira e Silva

4 / 26 / 2012 6:39
Boa noite!!! Sou estudante de Engenharia Ambiental, e estou fazendo Tcc sobre Construo sustentvel, adorei o artigo!!! Gostaria de Saber se teria como revelar o nome das construtoras, para saber se o numero atualmente teve alguma queda. O tema me interessa muito, no s pelo Tcc, mas que o setor de construo civil, uma rea onde se tem que melhorar e muitos esses numeros elevados da explorao dos recursos naturais. E o mesmo

setor ja sofre com a escassez de alguns. Desde j, agradeo e muito. Viviane de Oliveria Responder

Rodrigo

3 / 18 / 2013 13:47
Ol Viviane, sou ator, a frente de um grupo especializado em conscientizao de funcionrios sobre qualquer assunto, caso tenha interesse em conhecer o trabalho Responder Nome/Nick: E-mail: Site:

Seu comentrio:

Enviar comentrio

Comentrios no Facebook
Notcias

Renova Energia planeja instalar uma miniusina solar por trimestre

Leia mais

Conhea os 40 projetos sobre energia solar na Cmara dos Deputados

Leia mais

Veja 6 projetos de lei do Senado que fomentam o uso de energia solar

Leia mais

Eletrosul prepara chamada para estudos solarimtricos e olha para mercado solar

Leia mais Anlise e Opinio

EDITORIAL Surge das redes e das ruas um quinto poder?

Leia mais

Energia solar Vs gs de xisto: uma questo de vontade poltica

Leia mais

EDITORIAL As ruas querem mobilidade e no s congelamento de tarifas

Leia mais

EDITORIAL Energia solar: vamos controlar a tecnologia e nosso destino?

Leia mais
Blog da Redao Blog do Editor Construo Verde Desenvolvimento sustentvel Eficincia

Energtica Energias renovveis Pecados Verdes Pesquisa e Inovao Polticas pblicas Reciclagem Reciclagem e novos materiais - See more at: http://revistasustentabilidade.com.br/consumo-de-agua-noscanteiros/#sthash.BX6yEdTB.dpuf

You might also like