You are on page 1of 34

Geometria Espacial Elementos de Geometria Espacial Prof.

Fabiano

A Geometria espacial (euclidiana) funciona como uma ampliao da Geometria plana (euclidiana) e trata dos mtodos apropriados para o estudo de objetos espaciais assim como a relao entre esses elementos. Os objetos primitivos do ponto de vista espacial, so: pontos, retas, segmentos de retas, planos, curvas, ngulos e superfcies.

Os principais tipos de clculos que podemos realizar so: comprimentos de curvas, reas de superfcies e volumes de regies slidas. Tomaremos ponto e reta como conceitos primitivos, os quais sero aceitos sem definio.

O Plano Um plano um subconjunto do espao R3 de tal modo que quaisquer dois pontos desse conjunto pode ser ligado por um segmento de reta inteiramente contido no conjunto. Um plano no espao R3 pode ser determinado por qualquer uma das situaes:

Trs pontos no colineares (no pertencentes mesma reta); Um ponto e uma reta que no contem o ponto; Um ponto e um segmento de reta que no contem o ponto; Duas retas paralelas que no se sobrepe; Dois segmentos de reta paralelos que no se sobrepe; Duas retas concorrentes; Dois segmentos de reta concorrentes.

Poliedros So slidos do espao de 3 dimenses cuja fronteira a reunio de partes de planos.


Tetraedro Pentaedro Hexaedro Heptaedro 4 faces 5 faces 6 faces 7 faces

Poliedros de Plato O filsofo Plato nasceu em Atenas (Grcia), em 428 / 427 a.C. A primeira paixo de Plato foi a poltica. Mais tarde, a filosofia se tornou a finalidade de sua vida. H cerca de 2400 anos, os poliedros regulares foram estudados na escola de Plato, por isso recebem o nome de Poliedros de Plato.

Esse filsofo professou que o mundo foi criado a partir de 4 elementos bsicos: a terra, o ar e a gua. Plato associou cada um dos elementos a um dos poliedros regulares. O ltimo poliedro que Plato estudou foi o dodecaedro. Plato associou este slido ao cosmos (Universo) Tetraedro: fogo Cubo ou Hexaedro: terra Octaedro: ar Dodecaedro: cosmos Icosaedro: gua

OS CINCO SLIDOS PLATNICOS

Tetraedo Hexaedro Octaedro Dodecaedro Icosaedro

Faces Arestas Vrtices 4 6 8 12 20 6 12 12 30 30 4 8 6 20 12

Relao de Euler

VA+F=2
Em qualquer poliedro convexo vlida a relao: Onde: V = n de vrtices; A = n de arestas; F = n de faces.

S = (V-2).360
Soma dos ngulos das faces :

Cubo ou Hexaedro Regular


Caractersticas Vrtices: 8 Arestas: 12 Faces: 6 Um Cubo uma figura formada por 6 quadrados iguais, como mostra a figura ao lado.

rea da Base: AB = (lado)2 rea Lateral: AL = 4(lado)2 rea total: AT = 6(lado)2 Volume: V = (lado).(lado).(lado)

CUBO

d = a 2
d a

d=a3 At = 6a V=a
3 2

d a

Paraleleppedo Reto-Retngulo
Estrutura de um paraleleppedo: Caractersticas Vrtices: 8 Arestas: 12 Faces: 6 o slido construdo com seis retngulos, congruentes dois a dois, conforme ilustra a figura ao lado. AB = ab AL = 2(ac + bc)

PARALELEPPEDO d c b

d2 = a2+b2+c2 St = 2(ab+ac+bc)

V = abc

Prismas
Estrutura dos primas: Prisma um slido geomtrico delimitado por faces planas, no qual as bases se situam em planos paralelos. Quanto inclinao das arestas laterais, os prismas podem ser retos ou oblquos.

Prisma reto
As arestas laterais tm o mesmo comprimento. As arestas laterais so perpendiculares ao plano da base. As faces laterais so retangulares.

Prisma oblquo As arestas laterais tm o mesmo comprimento. As arestas laterais so oblquas ao plano da base. As faces laterais no so retangulares.

Os prismas podem ser quadrangulares, triangulares, hexagonais, pentagonais, etc... dependendo da forma de suas bases. Seo transversal de um prisma a regio poligonal obtida pela interseo do prisma com um plano paralelo s bases, sendo que esta regio poligonal congruente a cada uma das bases. Prisma regular um prisma reto cujas bases so regies poligonais regulares.

PRISMAS
V = AB.h
AT =
SOMA DAS REAS DAS FACES LATERAIS

AT = AL + 2 AB

Prisma reto de Prisma Regular = bases regulares

rea da Base: AB = (rea da fig da base) rea Lateral: AL = n (face lateral) rea total: AT = 2AB + AL Volume: V = AB . h

Cilindro
o slido como o representado na figura a seguir: rea da Base:AB = R2 rea Lateral: AL = 2Rh rea total: AT = 2(R2) + 2Rh Volume: V = R2h

CILINDRO

A B = R 2 V = AB.h AL = 2Rg AT = AL + 2 AB
h

R g=h R

Cilindro equiltero:

g = 2R

Cone Circular Reto


o slido como o representado na figura abaixo:

rea da Base: AB = R2 rea Lateral: AL = Rg rea total: AT = R2 + Rg Volume:


1 2 V = R h 3

CONE
g2 = h 2 + R 2 h g R

AB =R2 AB.h V= 3 AL = Rg AT = AL + AB

Cone equiltero:

g = 2R

Pirmide
So slidos como o representado na figura acima. Se a base for um polgono regular, e a projeo ortogonal do vrtice sobre a base coincidir com o seu centro, a pirmide denominada pirmide regular. onde : (h) altura da pirmide. (h)2 = (ap) 2 + (ab) 2 (ab) aptema da base (raio da circunferncia inscrita). (ap) aptema da pirmide, ou aptema lateral.

rea da Base: AB = (rea da fig da base) rea Lateral: AL = n (face lateral) rea total: AT = AB + AL Volume:

1 A L = AB h 3

Esfera
Devido s caractersticas especiais da esfera, ela no pode ser planificada. Uma esfera obtida fazendo-se a rotao completa de um semicrculo sobre seu dimetro. Com esse movimento, cada ponto do semicrculo descreve uma circunferncia que tem como centro um ponto qualquer do dimetro e cujo raio se torna maior medida que aumenta a sua distncia ao eixo. Todos os pontos da superfcie esfrica esto mesma distncia de um ponto chamado centro.

rea do crculo mximo: A= R2 rea da esfera: AT = 4R2 Volume da esfera:

4 3 V = R 3

SEO NA ESFERA

d
O

..

r R
2 2 d + r R = 2

Cunha
rea do fuso:

AF = 2 0 4 R 360
Volume da cunha :

= 4 3 3600 R 3
AF

You might also like